JF-17 com a marcação de um Su-30MKI abatido

Na guerra pelo domínio da narrativa, paquistaneses e indianos transformaram as redes sociais em um campo de batalha sobre o que de fato aconteceu nos combates aéreos do dia 27 de fevereiro de 2019.

Desde os informes oficiais sobre o abate do MiG-21 Bison indiano na Caxemira, as autoridades paquistanesas divulgaram várias versões sobre o ocorrido, incluindo o número de pilotos capturados (inicialmente eram dois, depois corrigiram para um) e o número de aeronaves abatidas.

A informação mais recente divulgada pelos paquistaneses nas redes sociais diz que além do MiG-21 Bison abatido, um caça indiano Su-30MKI teria sido abatido por um caça sino-paquistanês JF-17.

Foram divulgadas imagens de caças JF-17 com silhuetas das aeronaves abatidas pintadas na fuselagem e até uma bolacha (patch) de esquadrão produzida para comemorar o feito.

Para os paquistaneses, os dois caças indianos foram abatidos pelos JF-17 e os caças F-16 não participaram das operações no dia 27 de fevereiro.

JF-17 com a marcação de um MiG-21 abatido
Bolacha da Força Aérea do Paquistão mostrando o abate de dois caças indianos, um Su-30 e um MiG-21
Bolacha da Força Aérea do Paquistão comemorando o abate de dois caças indianos, um Su-30 e um MiG-21, no macacão de voo de um piloto de JF-17 paquistanês ao lado de um piloto turco
Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

Se o confronto foi sobre o Paquistão, o piloto do Su-30 teria sido capturado, como o do MIG-21, ou o seu cadáver recuperado dos destroços.
Essa versão é que é sem chances.

Paulo Costa

vamos esperar o próximo capitulo dessa novela

Antunes 1980

A narrativa mentirosa das mídias, partidos políticos, instituições privadas e agora até governos. Mostra como a sociedade está mais doente do que nunca.
A ética e a verdade não existem mais em nenhuma área de atuação.
O relativismo impera acima das evidências e da realidade visível.
O Paquistão é um covil do terrorismo islâmico e a Índia é um país onde rato, boi e até gambás são considerados deuses.
Ambos os países perseguem e matam cristãos católicos e protestantes.
O que esperar destes países, correto ?
Nem o F-16 paquistanês, nem o Su-30 indiano foram abatidos, simples assim!

Nilton Reis Jr

Cometário começa muito bem e termina sendo um exemplo do problema que estava denunciando:
1. Qual o problema de deificar animais? Pelo menos eles estão ali do nosso ladinho, não é um velho impassível e vingativo que nem um mugido consegue produzir ;
2. O terrorismo Islâmico tá meio last week, né? O que tem de cristão matando a todo por aí…
3. De onde essa história de perseguição a cristão? Pelamor;
Concluindo, quando um brasileiro vem vomitar leizinha moral sobre os indianos e paquistaneses, temos uma grande corroboração do relativismo moral!

Carlos Campos

Nilton Jr. fico triste por vc só conhecer a internet agora, mas aproveita e pesquisa sobre a perseguição contra cristãos na índia, Egito, áfrica saariana e sub-saariana, esses são os lugares onde os cristãos são mais perseguidos.

José

Só não ver quem não quer!Quando a questão é nebulosa,tal qual ao abate de aeronaves sem provas de ambos os lados,só assumem mesmo os governos mentirosos e as torcidas passionais. Quanto a perseguição religiosa acima mencionada e o Paquistão ser um antro do terrorismo,é uma verdade inconteste,obvio ululante,conhecida por muitos. A menos que tu sejas um fervoroso partidário da teoria da conspiração que acredita que a terra é plana,que o homem não foi a lua,que Hitler está por ai na América do Sul,e outras pérolas,é na verdade uma questão de engano intimo(não de foro íntimo),pois acredita quem quer.Se tu queres,sinta-se… Read more »

Kemen

Macaco também é Deus em algumas regiões, sobre os gambas não sabia, sobre perseguição aos católicos, tem pais bem pior, a India é uma mistura de religiões, até budista tem, a única contenda religiosa de peso ali é entre hindus e muçulmanos, o resto é “fichinha”.

JPC3

Não veneram Boi, veneram as vacas.

Boi eles comem.

Alfredo RCS

Aqui no Brasil veneravam dois jumentos…eram tratados como deuses.
Sim, a India persegue cristaos e baixou decreto criminalizando a catequese feitas por entidades cristãs. Sim, o Paquistao persegue cristaos, e utiliza as armas da avibras para manter os assassinos no poder. Tomara que o MAR-1 esteja sob vigilancia dos EUA, pois acredito que o “sumiço” das informacoes sobre o MAR-1 ocorreu sobre pressao dos EUA, maior pais de cultura JUDAICO-CRISTÃ do ocidente e, por isso, a MAIOR POTENCIA ECONOMICA E MILITAR DO MUNDO.

Carlito

Não, não comem bois por lá. A carne vermelha mais próxima consumida por lá é a de búfalos. Inclusive a Índia é hoje um grande exportador de carne de búfalo.

Ricardo

Comentário cheio de preconceito e nada haver com a proposta do canal, qual influência teria a religião no contexto da publicação? Cristãos católicos ou não torturaram por décadas indianos Hindus, qual relação isso tem haver com abate de um avião ou divulgação ou propaganda d guerra?
Agora qualquer argunento serve para dizer q um povo é mentiroso?
Antes a moda era dizer q os judeus não eram confiáveis, hj são os defensores da verdade, preconceito como base de qualquer argumento é como uma ponte com os pilares sobre a m@rda, não se sustenta

Alfredo RCS

Ricardo, talvez voce desconheça, mas o povo brasileiro so existe pir causa da cultura religiosa judaico-cristã. Desde as regras de convivencia, dos diretos naturais, da noçao moral de certo ou errado, passando pelas leis civis, orientaçao politica (Israel ainda é o UNICO pais democratico do oriente medio) e desenvolvimento economico. Nao foi a toa que o comunista Adolf Hitler tentou exterminar os judeus na Alemanha, fingindo ser por motivos economicos, mas na verdade para destruir a basa filosofica que da sustento a todo o ocidente, ou seja as bases filosoficas judaico-cristãs. A nossa constituicao GARANTE a liberdade de expressao, mas… Read more »

Tiago

Perfeito

Nostra

If one feels like visiting visiting Goa and surrounding areas in India as a tourist , please come and feel free to ask the locals the stories passed down generations which tell the tales of colonial Portuguese brutality , inhuman torture and mass murder in the name of spreading Christianity for hundreds of years. In Goa and surrounding areas which now is Christian dominated one will find Hindu temples whose height is less than 6 metres among the jungles and marshes ( Elsewhere in India temples are very high and grand ) , the reason being the catholic Evangelists would… Read more »

Otavio

Você confundiu os países, onde há covil de terroristas é o Afeganistão.

Kemen

1-Bin Laden foi encontrado no Paquistão.
2-As bombas na Cachemira indiana foram colocadas por terroristas que se escondem no Paquistão.
3-Alguns membros do Talibã as vezes cruzam a fronteira do Paquistão para se esconder.
Não afirmo que o Paquistão proteja os terroristas, eles se escondem, tal como aqui no Brasil fazem os traficantes, Alguns preconceituosos poderiam perguntar porque não acabamos com os traficantes, o mesmo ocorre no Paquistão, não é facil acabar com isso.

JPC3

Critica um comentário fazendo outro pior….

Defensor da liberdade

Índia perseguindo cristãos kkkkkk é cada uma que a gente lê que meu Deus! A Índia persegue cristãos e os países ocidentais cada vez mais se aproximam dela! Meio contraditório….

Renan

A tal da “verdade” foi abatida antes de todos

Adriano RA

Pois é… Como alguém disse uma vez: “Em uma guerra, a primeira a morrer é a verdade”…

Sérgio Luís

Virou banalidade!
Não importa se uma aeronave é superior a outra ou não, mas ali parece que a próximidade é tão grande que quem disparar primeiro derruba alguma coisa!
Estão muito próximas uma da outra!

Kemen

Para mim desde que os USA não fornecem suporte nem peças para os F-16 block 60 (acredito que pela compra de material bélico chines, pela associação com a China para produção de material bélico, pela existencia de grupos terroristas dentro de suas fronteiras), agora o Paquistão alega que foram os JF-17 que estiveram na contenda e que derrubaram dois caças da India. Ora vamos, esse vai e vem de informações de ambos os lados dando credito ao “fomos vitoriosos” para satisfazer a midia é perigoso pois as pressões para maiores agressões de ambos os lados podem aumentar. Tem mais, para… Read more »

Leandro Costa

À favor da Índia, existe o fato de que se mantiveram fiéis à apenas uma versão do ocorrido ao longo de toda a controvérsia. Isso conta bastante no quesito credibilidade. Ao passo que o Paquistão já divulgou N versões diferentes. Nada disso é prova de X ou Y, mas pode ser um indício forte.

Clésio Luiz

Falando em América do Sul, eu me pergunto se o Peru assumiu a perda de 2 Su-22 no conflito de 1995, nas mãos de Mirage F1 equatorianos. Eu lembro de ler reportagens contando o lado do Equador da história, mas não do lado peruano.

A Véia Quaker

O Peru não tem vida fácil com os Equatorianos…

Alex Nogueira

Digamos que seja verdade, interessante um caça considerado de segunda linha e de 3º geração abater um caça de 4º geração que possui um radar mais potente, maior manobrabilidade e mais força em geral, além é claro, de maior capacidade de portar armamento.

Dai acho interessante quando alguém tem coragem de desacreditar as capacidades do Gripen E/F (só porque é menor) que teoricamente é muito mais moderno e capaz do que o “básico” JF-17.

Alex Nogueira

Quando o F-39 estiver operacional, não vai ter para ninguém na América do Sul, fico na torcida para que venha o pacote completo de armas – Meteor – IDerby – Iris-T – Python V – RBS Mk4 – Bombas Spyce – MAR-1 – futuramente a versão aerotransportada do MANSUP – SDBs.

Carlos Eduardo Broglio Gasperin

Não precisa ir longe para ver, ler e escutar mídia tendenciosa, comprada e antiética.

Gorgoroth

Índia também vai comemorar… ops
Derrubou nada :0 :0

Ivan

Paquistão: “Isso non ecziste!!!”
Se o Paquistão está muito assanhado(a) é porque ele deve estar bem protegido, com o rabinho abanando, ou pensa que está. Até tomarem umas espinafradas dos Su-30.

Plinio Jr

No momento a única verdade comprovada é um Mig-21 abatido e seu piloto capturado, o resto é pura invenção…..

Antonio Palhares

Facilmente pelos comentários o que se pode comprovar que é proibido abater F16. Parece que existem pessoas trabalhando para lados opostos. Ai o debate fica difícil.

Plinio Jr

O debate fica difícil para quem não tem interesse em debater, não disse besteira alguma, existem fotos / vídeos do Mig-21 abatido e seu piloto prisioneiro, reconhecido até mesmo pelos hindus….quanto ao F-16, pode ter sido abatido desde que apresentem provas de que isto ocorreu, até o presente isto não aconteceu….continuamos a espera de provas e material mais contundente….

Antonio Palhares

Senhor Plinio.
Não é do meu feitio ser torcedor em assuntos que não dizem respeito ao meu país. Para quem um dia eu jurei a bandeira. Não acho que os Paquistaneses que estão em saia justa com os Estados Unidos, vão de alguma forma mostrar os destroços do caça abatido.
Um abraço fraterno.

Cássio Silva

Isso faz parte da ” Guerra de Informações”.

Cheris

Virou guerra de egos….

Andrigo

Já virou “várzea” essa disputa. Agora esperemos pela réplica indiana.

Alexandre

As pessoas aqui são tão alienadas que esquecem que foi um combate entre um pacote paquistanês com um mix de 16 caças F16 e 8 caças j 17 contra apenas 8 caças MIg 21, Mirage 2000 e Su 30. Pelo que eu entendo, a superioridade numérica do Paquistão nesse enfrentamento teria que levar ao abate de todos caças Indianos, e isso não ocorreu, comprovado apenas, só o abate de um mig 21. Então a pergunta que fica é , por quê os caças do Paquistão bateram em retirada se tinham ampla vantagem? 16 caças F16 não podem com 8 caças… Read more »

JPC3

Essa é uma das versões.

Agnelo

Qual a missão de cada um no pacote?
O q eles carregavam em seus pilones?
O q poderia se desenvolver de um combate enorme no céu?
Quanto de combustível q levavam? Foi no início ou no final da missão?

Alexandre

08 caças F16 estavam na escolta, ou seja, 100% full para combate aéreo, outros 08 caças F 16 para bombardeio, mas lembre-se que o caça F 16 é multi função e alguns de seus pilones são exclusivos para míssil ar-ar, então, mesmo numa configuração para ataque ao solo, eles levam armas ar-ar para auto defesa. Fora isso tiveram mais 08 caças J17 que não sei a função no pacote. Tudo isso, 24 caças, contra apenas 08 caças Indianos, num mix de SU 30, mirage 2000 e mig 21! Não me parece justo esse enfrentamento, a vantagem é toda do lado… Read more »

GripenBR

Quais mísseis usa o JF-17 paquistanês?

Régis Athayde

Quase todos são de origem chinesa. Lembro que compraram o MAR-1, mas este é para destruir alvos que emitem sinais de radar e comunicação. Acho que também compraram alguns mísseis Piranha, de curto alcance.

Já pensou no blábláblá que seria se ficasse provado o abate do Su-30, e com o serviço feito pelo Piranha?

Carlos Alberto Soares

Cartola Magic

Bosco

Eu gostaria de sugerir ao Galante que postasse notícias a respeito da Space X (Crew Dragron , DearMoon, BFR, etc) e da nova espaçonave tripulada da Boeing.

paddy mayne

Povo loroteiro. Está difícil de acreditar em qualquer uma das partes. Na minha muito modesta opinião:
– Mig-21, abatido com certeza;
– F-16, possível mas ainda a confirmar;
– Su-30, improvável.

Rafael

O pior é que os dois países têm arsenal nuclear!

Gunther Heinzel

Depois do abate dos caças paquistaneses f16 ou f17 pelo veterano mig 21 eles precisavam de um fato “ou factóide” para vender seus F17

Jeff

Logo logo dão uma escorregada mais forte lá, e bombas nucleares serão disparadas. Aí matam 50% da população de cada lado e vão ficar contentes. Já se matam há anos, então que se explodam logo de uma vez. Tá precisando dar uma reduzida na população mesmo, já estamos consumindo muitos recursos desse planeta.
.
Se ficar só entre eles, tudo bem. Imagino que os outros não vão se meter na briguinha do sujo com o mal lavado.

Hawk

Russo vs Russo vs Chinês vs Americano! Pelo menos, em caças!

J-20

https://youtu.be/8x-l72IrleY

Achei esse vídeo. Dizem que é um Su-30, mas tive minhas dúvidas porque a primeira aeronave não tinha canards. Alguém faz análise disso também, ficarei muito agradecido.

Alfredo RCS

Sr. Moderador, respondi ao forista Ricardo, o qual argumentou que alguns comentarios dos foristas p eram “cheios de preconceito”, porem minha resposta foi retida. Pesso que a mesma seja liberada, pois reflete o ponto vista legitimo de parcela desse forum. Obrigado.

Ricardão

O Super Sukhoi SU-30, o destruidor de tudo que voa derrubado por um reles e miserável JF-17. Só acredito quando a Sputnik confirmar.

K, k, k, k, k, k, k, k, k, k, k, k……