14Bis

O Comando da Aeronáutica celebra nesta terça-feira (23/10) o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). A data marca os 112 anos do primeiro voo do 14 Bis, realizado em 1906 por Alberto Santos Dumont no Campo de Campo de Bagatelle, em Paris.

Na capital federal, as celebrações serão realizadas na Ala 1 (Base Aérea de Brasília), às 10h30, com as presenças do presidente da República, do ministro da Defesa e do comandante da Aeronáutica. Haverá sobrevoo de aeronaves da FAB e do KC-390 durante a cerimônia.

Durante o evento será realizada a imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA). Neste ano, a mais importante condecoração da FAB será destinada a 505 agraciados, sendo 63 no exterior. No Distrito Federal (DF), serão agraciadas 232 pessoas.

A Ordem do Mérito Aeronáutico é concedida pela FAB a personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, por terem se destacado no exercício da sua profissão ou em reconhecimento aos serviços prestados ao País. A distinção pode ser concedida em cinco graus: Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

História – O Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, celebrados em 23 de outubro, rememora o primeiro voo do 14 Bis realizado por Alberto Santos Dumont. O voo do aparelho mais pesado do que o ar ocorreu em 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris. O 14 Bis percorreu 60 metros em sete segundos, voando a dois metros do solo perante a Comissão Oficial do Aeroclube da França (instituição de reconhecimento internacional autorizada a homologar descoberta aeronáutica marcante) e mais de mil espectadores.

Serviço:

Evento: Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira
Local: Ala 1 (Base Aérea de Brasília). Setor Militar do Aeroporto Internacional de Brasília.
Data e Horário: terça-feira (23/10), às 10h30.
Horário limite para chegada da Imprensa no local será 9h45
Credenciamento de imprensa: profissionais de imprensa interessados devem efetuar credenciamento, enviando nome completo e número do documento de identificação, para imprensa@fab.mil.br.

O material alusivo ao Dia do Aviador será disponibilizado no site www.fab.mil.br e nas mídias sociais da FAB.

DIVULGAÇÃO: Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto Messa

Parabéns à FAB!!!

Profissionais de 1ª em uma instituição fundamental à manutenção de nossa soberania.

Roberto Messa

Aproveitando:

A missão de Artilharia Antiaérea deveria passar do Exército para a FAB?

Na Rússia, funciona assim.

Saldanha da Gama

Se ele fosse americano, russo, europeu , seria endeusado!

Samuel Sobral

A reportagem não faz nem questão de enfatizar que foi o primeiro vôo do mundo, não só do 14bis, aquela porcaria dos americanos é uma fraude, ninguém viu, refizeram o modelo e não saiu do solo. Incrível como comoco Brasil não valoriza seus heróis

Guizmo

Santos Dumont foi um cara extraordinário. Mais do que o pai da aviação, eu o considero o pai do “open innovation”, tão falado atualmente em tecnologia.

Deixou propositadamente seus projetos sem patente, como um presente para a humanidade, além de outras “invenções” tão inovadoras e disruptivas para a época. Vale a pena conhecer a casa que morou, em Petrópolis

Marcelo Andrade

Sim Guizmo,

Sugiro que leiam “Asas da Loucura” do jornalista americano Paul Hoffman. Infelizmente, um estrangeiro apaixonado por Santos-Dumont.

Gabriel Pires

Será que esse evento é aberto ao público?