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Estadão: Boeing e Embraer estão próximas de acordo

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Negociações estão avançadas e divisão na participação das companhias na nova empresa está definida; composição do conselho ainda é entrave

O Estadão noticiou que as negociações entre o governo brasileiro e a Boeing para a criação de uma nova companhia entre a maior fabricante de aeronaves do mundo e a Embraer estão “muito avançadas”, segundo fontes próximas às tratativas ouvidas pelo jornal. A divisão na participação da nova empresa deve ser de 80,01% para a americana e de 19,99% para a brasileira, modelo que o governo brasileiro não abre mão.

A joint venture envolverá apenas a área de jatos comerciais da brasileira, ficando de fora as partes militar e executiva. O acordo está aquém do que pretendia a norte-americana, que tinha planos de levar todos os negócios da Embraer.

De acordo com uma fonte com conhecimento das negociações, as grandes questões entre governo, Embraer e Boeing já foram definidas e só estão na mesa agora pontos considerados menos importantes, como definir a situação das fábricas da brasileira que desenvolvem produtos tanto para a área comercial como para a militar da Embraer.

Segundo o Estadão, um dos pontos que ainda estão em discussão é a participação de um representante brasileiro no conselho de administração da nova companhia. A Boeing é contra. A reportagem apurou que se esse for um dos únicos pontos de entrave ao negócio, o governo pode ceder e ficar sem representantes no colegiado. Há, porém, forte pressão da área de militares para que o governo não ceda nessa questão.

Depois de concretizado o negócio com a Boeing, a marca Embraer usada nos jatos comerciais deixaria de existir, permanecendo apenas nas aeronaves produzidas pela Embraer Defesa, como KC 390 e o Tucano. A proposta de associação prevê que Embraer Defesa detenha participação minoritária na receita da nova empresa, criada a partir da junção da Embraer com Boeing.

Procurados, Embraer, Boeing e governo não comentam.

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Hélio
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Hélio

Ou seja, os jatos não serão mais produzidos aqui “como definir a situação das fábricas da brasileira que desenvolvem produtos tanto para a área comercial como para a militar da Embraer.” Além de tudo sequer uma cadeira no conselho o Brasil terá, logo, já da pra imaginar que a Golden share foi pro espaço. Aí eu pergunto, é isso que os ~liberais~ queriam? Isso sim é entreguismo, e ainda falam em uso dual para a tecnologia absorvida no projeto do gripen, diziam que a Embraer iria entrar no mercado de jatos grandes, olha aí, a SAAB deve estar adorando. E… Read more »

HMS TIRELESS
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HMS TIRELESS

E o que os “nacionalistas” querem? Estatização ou a venda da EMBRAER para a Odebrecht ou a JBS?

ODST
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ODST

Os brasileiros sensatos (nem precisa ser nacionalista ou patriota) querem que tudo permaneça como está, a Embraer não está passando fome, pelo contrário. Ou que seja feita uma parceria de verdade (não uma venda disfarçada).

Alessandro
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Alessandro

concordo com vc ODST, a empresa já é privatizada qualquer coisa a mais que isso é entreguismo SIM, a empresa vai bem obrigado, está dando bons lucros e cada vez adquirindo expertise no setor.

sempre fui defensor das privatizações no Brasil, sou de direita e liberal econômico, mas essa negociação não tem nada de bom para o nosso país, só não vê quem não quer ou está com muita má vontade de querer enxergar o óbvio.

Canarinho
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Canarinho

Dois erros nao fazem um acerto. Se me permite perguntar quantos anos voce tem? Desculpe, mas em todos os comentarios voce vem com essa falacia de estatizar e bla bla, gente que parece que nao amadureceu. Quer dizer que so ha dois polos extremos de solucoes? O governo poderia muito bem comprar acoes vias BNDESpar e revender a fundos de investimentos nacionais, de forma que o lucro da embraer ficaria para brasileiros. Uma empresa brasileira gerando dividendos para brasileiros. Mas nao eh isso que vc quer nao eh seu troll? Vc prefere que mais americanos ganhem emprego e sejemos apenas… Read more »

Jefferson
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Jefferson

Canarinho 20 de Abril de 2018 at 17:37 Com todo o respeito, entendo você, porém sua idéia é inviável. O Estado brasileiro está quebrado, explodiu a divida pública na última década, Estado que já conseme 45% de toda a riqeza naciona, tendo apenas a UNIÃO a concentração de 2/3 de todo orçamento nacional. O BNDES tem um divida gigantesca, tendo que fechar rombos com aportes federais, o país está no 4° ano seguido de rombo orçamentário, esse ano será de 140 bilhões; são 14 milhões de desempregados, 60 milhões no Bolsa Familia…não há espaço para ESTADO empreendedor, muito pelo contrário,… Read more »

Wellington Góes
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Wellington Góes

Quer dizer que, na tua visão, o melhor é uma empresa estrangeira comprar e não uma outra brasileira?! Que justa de entendimento é o teu?!

Ivan BC
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Ivan BC

O que a fusão da Embraer tem a ver com liberais? Outra coisa, liberais no Brasil? Temer virou liberal? Kkkkk onde, quando? Por fim, o que o negócio de uma empresa privada tem a ver com governo? Logo uma das únicas que sobreviveram após correr das mãos do Estado. Para quem é leigo, liberalismo é um conjunto de práticas internas e externas que visam uma maior dinâmica de mercado, onde o Estado passa a ser menor, porém forte e estável (no Brasil é apenas grande, mas é fraco e instável). Estado focado em atividades prioritárias e coletivas, atividades de Estado,… Read more »

Marcelo Martins
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Marcelo Martins

Que entreguismo ? A Embraer a muito tempo não é mais do governo. Acorda! A única coisa que o governo federal tinha de dedo na Embraer é a tal da Golden Share. E a Embrear Defesa também é privada! O que algumas pessoas precisam entender é que não dá mais para o Estado querer ser empresário. Está mais que provado que o Estado não é bom gestor. TODAS as privatizações feitas nesses últimas décadas se mostraram um bom negócio: o governo se livrou de empresas deficitárias, o consumidor ganhou, quem comprou também ganhou porque as empresas triplicaram de valor nas… Read more »

Canarinho
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Canarinho

Nao eh questao de governo ser dono. Eh questao da empresa estar nas maos de brasileiros. Simples assim. Por que isso? Porque empresas que geram tecnologia, empregos de alta renda e conhecimentos sensiveis devem estar ao interesse de sua respectiva nacao. Porque vc acha que isso que vc falou nao se aplica aos demais paises? Nao se engane, Lockheed Martin, Boeing, General electric, United Technologies, todas sao empresas privadas, mas cujo capital, ao menos a maioria, estao nas maos de americanos. Isso faz toda a diferenca. Porque todas as decisoes tomadas no conselho, nas varias escalas da diretoria servirao mesmo… Read more »

Mark
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Mark

Também é entreguismo manter estatais para alimentar máquinas político-partidárias, forçando as mesmas a realizar péssimos negócio para fortalecer o projeto de um partidão, não? Pois é para isso que serviram (e servem até hoje) as empresas. Não se pode viver em 2018 como se estivéssemos em 1917 ou na década de 1930. O mundo mudou…

Hélio
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Hélio

Eu acho é que você não aceita que foi enganado pela sua ideologia, isso sim, e ainda vem com esse tipo de bravata, claro, como se a Boeing fosse melhor que essas empresas privadas que você cita. A Embraer tem que ficar como ela é, não tem que ser entregue a estrangeiros a troco de nada e ao custo de todo o parque aeronáutico brasileiro e você sabe disso, mas fica defendendo sua ideologia tal como um petista defende o lula.

Jacinto
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Jacinto

Hélio,

a Embraer não é brasileira já faz muitos anos… o quadro de sócios, hoje, tem como maiores acionistas o Brandes Investment Partners & Co (14%) e o Mondrian Investment Partners Ltd (10%) que pelos nomes já se nota a origem. O maior acionista brasileiro é o BNDESpar, que tem 5,5%. A maior parte (65%) está diluída em acionistas pequenos (relativamente).

Hélio
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Hélio

De onde você tirou que a Embraer não é brasileira? Uma empresa ter sócios de país a ou b em nada tem a ver com sua nacionalidade, tanto que, o controle é brasileiro.

Jacinto
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Jacinto

Hélio Vc está completamente enganado. O Brasil já faz muito tempo não tem controle da Embraer. A chamada Golden share apenas confere a União Federal poderes de veto sobre alguns temas como a transferência do controle acionário, uso da logomarca e questões relativas à parte militar da Embraer. Mas a Golden share não se aplica a operação industrial da Embraer. Se Embraer hoje decidir mudar o parque fabril das aeronaves civis para outro país a União Federal não tem o que fazer. Tanto é assim que a Embraer já cogitou fazer isso. Sobre a Embraer não ser brasileira… bom o… Read more »

Hélio
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Hélio

Quem está totalmente enganado é você, a Golden share dá a ultima palavra sobre todas as grandes decisões, ela é o maior voto do conselho, a Embraer de maneira alguma poderia se transferir para outro país sem autorização do governo, tanto que, pra que a Boeing quer de toda maneira comprar a Golden shere? Leia o inciso quarto.

Jacinto
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Jacinto

Hélio o inciso iv refere-se a programas militares.

“IV. Capacitação de terceiros em tecnologia para programas militares;”

As aeronaves civis nao sao programas militares e este é um dos motivos pelos quais a área militar não faz parte dos negócios.

Perdoe -me mas você realmente não entende o conceito de Golden share. Golden shares em geral não atuam na área operacional/industrial da empresa porque se ela atuar nesta área então o detentor de Golden share manda e desmanda em absolutamente tudo, o que e contrário à própria natureza do PND do qual a Embraer fez parte

Henrique
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Henrique

Não detém o controle? Hoje se o governo brasileiro quiser ele tem poder de veto nessa aquisição! Isso não é controle? A golden share dá sim controle soberano e estratégico na empresa. Sem mentiras aqui, por favor.

Jacinto
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Jacinto

Henrique,
Uma lição básica de direito societário: o sócio não se confunde com a empresa, eles (sócios e sociedade) têm personalidades jurídicas distintas. O Brasil não tem controle sobre a Embraer ou sobre que a Embraer faz, salvo nas matérias arroladas no artigo 9º do meu comentário anterior. O que o Brasil tem, em relação ao tema do artigo, é um poder de veto sobre quem pode ser acionista controlador da Embraer, mas isso não a torna controladora da empresa. São conceitos diferentes, embora para o leigo no assunto não pareça ser assim.

Fabio Jeffer
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Fabio Jeffer

Hms tireles
Vc ficou triste pq queria ver a Embraer ser vendida por inteira para a Boeing?
Ninguem falou em estatizar
Muito menos corrompe-la
Esse seu bla bla bla de sempre

HMS TIRELESS
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HMS TIRELESS

Acho que quem incorre no bla-bla-bla de sempre é você!

Ademais eu já posicionei contra o negócio da forma como está

Hélio
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Hélio

Oras, você mesmo está dizendo o que tem a ver com liberais. Estão entregando uma empresa estratégica para um governo estrangeiro com a simples lorota de que ~É uma empresa privada~(mas é dependente da fab e do governo pra tudo), e continuam a defender isso quando é claro que o Brasil só sairá prejudicado, mas liberalismo é isso né? Livre mercado, livre mercado é isso, quem pode mais chora menos. Pior é o outro aí que mesmo diante dos fatos ainda tenta nega-los dizendo que é tudo mentira, diante da manifesta intenção de transferir a produção para os EUA ainda… Read more »

HMS TIRELESS
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HMS TIRELESS

Onde que a EMBRAER “depende da FAB e do governo para tudo”?

Bardini
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Bardini

Sendo a segunda maior utilizadora do BNDES.

HMS TIRELESS
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HMS TIRELESS

Bardini, os critérios para concessão de linhas de crédito no BNDES são objetivos ou seja, a empresa precisa atender a determinados requisitos. Exatamente por esse fato que a empresa não deve obediência ao GF.

Bardini
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Bardini

A Odebrecht que o diga…

Hélio
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Hélio

De onde vem os projetos da Embraer? Quem projetou o tucano? Quem projetou o agora b390? De onde verio o projeto do amx que deu origem aos jatos? Sem a fab a Embraer não projetaria um parafuso.

Jefferson
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Jefferson

Hélio, acorda! Eu sou liberal e sou contra a venda da Embraer, justamente porqueliberais defendem livre mercado, mas acima de tudo MERCADO ABERTO, ou seja, ampla oferta de produtos e serviços, nenhum liberal em sã consciência deixaria a ÚNICA empresa de avião brasileira ser vendida, pois isso mataria o segmento no Brasil. Liberais de verdade defendem mercado aberto e estimula a criação de ofertas. Em vez de estatização ou mercado mercado, liberais defendem mercado aberto e acima de tudo OFERTAS, em um país liberal haveria estimula a criação de 10 embraer, teríamos várias empresas competindo. Concentração de mercado é um… Read more »

MATHEUS
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MATHEUS

Os americanos são tão bonzinhos que não querem nenhum brasileiro bisbilhotando os negócios.

Jefferson
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Jefferson

E eles são tão mal que são o principal cliente da Embraer, governo americano vendem aviões super-tucano para vários países, temos fábricas nos EUA, os principais componentes dos aviões Embraer são de empresas americanas, ações da empresa negociada na Bolsa de NY etc…

ODST
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ODST

“americano vendem aviões super-tucano para vários países” Isso não é exatamente uma coisa boa, só depende da forma como você enxerga o negócio, pois esses aviões poderiam estar sendo totalmente fabricados e montados por aqui mesmo, e nosso governo negociando com esses países, angariando pontos diplomáticos e melhorando nossa esfera geopolítica. Mas como é o EUA que faz tudo isso, nós só podemos nos contentar com os royalties mesmo. “temos fábricas nos EUA” Você poderia ter fábricas até na China, isso só quer dizer que você está retirando linhas de montagens do Brasil, criando empregos fora do seu país e… Read more »

HMS TIRELESS
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HMS TIRELESS

“Isso não quer dizer nada, as peças podem ser adquiridas de qualquer país, por exemplo, você acha que os russos malvados iriam recusar vender peças para a Embraer?”

É mesmo? As peças (na verdade os componentes) podem ser comprados em qualquer lugar? Então veja o que aconteceria se a EMBRAER resolvesse equipar os seus E-Jets com motores e aviônica russa , você realmente acha que o avião teria ampla aceitação no mercado internacional meu caro ODST?

Jefferson
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Jefferson

ODST 20 de Abril de 2018 at 17:55 1 – Poderíamos esta vendendo aviões super-tucanos, MAS não vendemos ao longo da história. Nesse contexto, a aproximação com o governo americano fez a EMBRAER ganhar mercados e fazer caixa, dando dessa forma, uma grande crescimento. O que você diz é o que “poderia”, eu disse aquilo que realmente “É”. ………………. 2 – A fábricas estão nos EUA, porém as vendas são EMBRAER, sua alegação é tão infantil que dentro dessa lógica a Volkswagem, SAAB, FIAT, Samsung, lenovo, Mcdonalds, empresas chinesas aqui no Brasil e de diversos outros países são decisões ruins… Read more »

Leo
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Leo

Depois que descobrirem que o Cseries miou. Vai ser tarde de mais.
A embraer tá mordendo a isca bonito.

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Interessante colocação…..

De fato a compra do programa do CSeries pela Airbus, longe de provocar um aumento nas vendas do aparelho, não tirou o programa do marasmo e da apatia. Creio que depois do anúncio houve apenas a venda de um punhado de aeronaves à EgyptAir.

Claudio Luiz
Visitante
Claudio Luiz

Já estive na ponta que foi comprada por uma concorrente e posso afirmar com certeza de que este é o pior dos mundos.
Não desejo isso nem a um inimigo.
Eles estão removendo o risco de que a Embraer pudesse no futuro vir a se tornar um competidor de alguma linha de produto da Boeing.
Como disse um comentarista anterior somos AGRO e portanto não devemos possuir nenhuma empresa de sucesso desenvolvedora de tecnologia.

Jorge Hirota Nakata
Visitante
Jorge Hirota Nakata

Negoção… a Embraer acabou e ainda tem maluco que apoia.
Nem o nome vai existir mais… baita negoção mesmo.. tem ir pro STF e entrar com pedido de cassação de mandato na Câmara… colocar em risco para a segurança nacional…

Claudio Luiz
Visitante
Claudio Luiz

Concordo inteiramente contigo. Entreguismo barato que deveria ser punido como crime de lesa pátria.

Mark
Visitante
Mark

Acreditar que a EMBRAER é nossa é igual ao papo de ” o petróleo ė nosso”. Eu nunca via minha parte, mas sei que muita gente vive bem sugando as estatais e etc…. Mantendo a divisão de defesa já está de bom tamanho.

Edison Castro Durval
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Edison Castro Durval

Cansei desse papo que a Embraer não é nosssa. É nossa sim, ela é a empresa responsavel pelo desenvolvimento dos nossos caças e do nosso transportador e terceira maior empresa aeronautica do mundo, responsavel por lucros na nossa balança comercial, esse papo de que ela não é nossa é a forma de querer nos convencer que a mesma pode ser vendida sem que nos importemos com ela. Se o que se propo-se fosse uma parceria eu aceitaria sem nenhum problema, agora lhes pergunto quando a Boieng gastaria para criar uma empresa para fazer o que a Embraer faz do zero???… Read more »

Marcelo Martins
Visitante
Marcelo Martins

Tá cheio de gente que diz que o petróleo é nosso, mas estamos pagando R$ 4,00 o litro da gasolina! Até os paraguaios pagam mais barato pela mesma gasolina que vem da Petrobrás!

Henrique
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Henrique

O preço hoje da gasolina só comprova que abertura comercial ao estrangeiro não é garantia de queda do preço, pelo contrário. A política do Pedro parente foi exatamente essa, abrir a Petrobras para o capital estrangeiro e o que vimos foi esse aumento absurdo em 2 anos da gasolina. Nós se iludam com historinha de adolescente do MBL.

Silvio Donato
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Silvio Donato

Segundo um jornal New York Times, a ideia é que em no máximo 5 anos, toda a estrutura da Embraer de São José dos Campos seja transferida para os Estados Unidos.

Vanessa Cioffi
Visitante
Vanessa Cioffi

Fonte ??
Link ??

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

Continuo a fazer a mesma pergunta: Se fosse ao contrário com a Embraer, china xing ling ou os russos sem pós venda, ou até uma empresa Israelense, o presidente americano e seu congresso iriam liberar a absorção, fusão, venda da L.Martin ou Boeing, já que são a essência do capitalismo, do mercado livre e da democracia? A médio prazo, a Embraer que ficará conosco (aviões executivos e militares) deixará de existir!

Claudio Luiz
Visitante
Claudio Luiz

O Congresso deles vetaria imediatamente.

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

Obrigado pela resposta caro Cláudio, quer dizer que lá pode se defender empresas que são de segurança nacional, ter patriotismo, e que o capitalismo e livre mercado neste caso não vigora! Pobre Brasil!!! um abração e esta minha resposta não foi direcionada à vc! abração st4

Jr
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Jr

Não chegaria nem no congresso, o Trump nesse 1 ano de mandato vetou a venda de TRÊS empresas americanas para investidores estrangeiros alegando ameaça a segurança nacional, e olha que essas três empresas estão longe de ser uma Boeing, uma Lockheed Martin, uma Northrop Grumman ou uma Raytheon da vida, mas aqui o morcegão do ——-> ” Tem que manter isso aí, viu” deve e$$$$$$$tar intere$$$$$$$ado em outra coi$$$$$$$a

HMS TIRELESS
Visitante
HMS TIRELESS

Fazendo proselitismo político-ideológico meu caro Jr? Começo a achar que você preferiria que a EMBRAER fosse vendida para a JBS…

Saldanha da Gama
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Saldanha da Gama

Então o governo americano, bastião do livre mercado, da democracia é patriota e nacionalista? Sempre os admirei, agora então muito mais! Quem já esteve lá assistindo uma partida da NFL, basket e até boxe, quando do início começam a cantar seu hino e todas os presentes acompanhando com entusiasmo, amor e honra, chega a arrepiar e me dar uma pontinha de inveja. Quem dera tivéssemos 1/10 do orgulho que sentem por sua pátria. Quanto a outra coi$$$$a, é intriga política, seja do temer, seja do aécio, jucá, gato angorá, do triplex do lula, do enriquecimento lícito de seu filho, que… Read more »

Vanessa Cioffi
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Vanessa Cioffi

Você quer que faça o seu Senhor Saldanha ?

Barre a venda ?
Que o governo compre a Embraer ?

Me explica qual é a sua idéia para evitar que a Boeing compre a Aviação Comercial da Embraer

Saldanha da Gama
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Saldanha da Gama

Minha cara senhora Vanessa Cioffi, Para mim o governo temer não possui legitimidade (não sou pt e não acho que foi golpe) para decidir uma ação de interesse e segurança nacional, aliás, não somente este caso como outros de suma importância, como o da previdência, já que está com cerca de apenas 7% de aceite popular. A minha idéia seria a mesma que o governo americano tomaria num caso semelhante ao nosso. Somos sabedores que a Embraer é de capital privado e está no mercado de ações, portanto propensa a negociação de mercado, mas retorno novamente ao que o governo… Read more »

Jr
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Jr

Tireless meu caro, o único que tenta a todo custo politizar todos os assuntos não só aqui, mas em todos sites que comenta é você e não eu, isso é marca registrada sua e todo mundo conhece, aproveita e vai chamar o Trump de est*tista, esque*d*sta e coisas do tipo, afinal ele barrou a venda de três empresas PRIVADAS para investidores estrangeiros, fora a bolsa de Chicago. Quanto a JBS comprar a Embraer, você esta tão sem argumento e tão perdido que já esta misturando frigorifico com empresa de aviação, até aonde sei, vaca não voa, mas vai que a… Read more »

Saldanha da Gama
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Saldanha da Gama

Meu caro, me perdoe mas eu discordo, se vaca não voa, elefante voa, se esqueceu do Dumbo? Dumbo e não Jumbo! abração st4

Paiva
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Paiva

Não consigo entender uma coisa: pagamos uma fortuna pelo Gripen, que é bom mas não é o melhor do mercado, para obter acesso a uma tecnologia que posteriormente seria utilizada no desenvolvimento dos aviões pela Embraer, Em seguida vendemos a empresa inteira por um preço ligeiramente acima do valor pago pelos 36 Gripen?

Saldanha da Gama
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Saldanha da Gama

Empresa inteira não, ficarão conosco os jatos executivos e a aviação militar, que espero que realmente fiquem conosco e sobrevivam!!! st4

Hélio
Visitante
Hélio

Ou seja, ficamos com aquilo que ninguem quer.

Mauricio R.
Visitante

Não se desespere, já, já, a Beechcraft vem e compra as linha de jatos executivos.
Ai sim vai sobrar pra nós, aquilo que ninguém quer; a inútil da ESD.

João Adaime
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João Adaime

Só não entendi uma coisa:
Eu entro numa sociedade onde forneço o ferramental, os projetos, os recursos humanos e o produto já acabado e vendendo, fico com 20% do negócio, mas não posso participar do conselho de administração?
Uma aquisição hostil seria menos traumática.

Edison Castro Durval
Visitante
Edison Castro Durval

“De acordo com uma fonte com conhecimento das negociações, as grandes questões entre governo, Embraer e Boeing já foram definidas e só estão na mesa agora pontos considerados menos importantes, como definir a situação das fábricas da brasileira que desenvolvem produtos tanto para a área comercial como para a militar da Embraer.” “Depois de concretizado o negócio com a Boeing, a marca Embraer usada nos jatos comerciais deixaria de existir” “A proposta de associação prevê que Embraer Defesa detenha participação minoritária na receita da nova empresa, criada a partir da junção da Embraer com Boeing.” E tem gente aqui que… Read more »

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

Este é exatamente o meu temor, caro Edison! abraços st4

Bardini
Visitante
Bardini

A Embraer usou bilhões do BNDES para desenvolver seus produtos, como os novos E2, para a Boeing ter lucro no final das contas… Brasilsilsil.

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

Pô Bardini, eu estava até me contentando com a venda e vc lembra isto? golpe baixo!!!! abração st4

Alberto
Visitante
Alberto

Cada comentário que a gente lê aqui! Quer dizer que ser contra a venda da empresa é ser associado a uma ideologia político-partidária de esquerda? Esta “meritocracia de mercado” que muitos carregam como bandeira também não é um ideologia? EUA não é Brasil. Essa história de que o que é bom para os EUA e bom para o Brasil é coisa de vira-lata. A logica econômica não é determinística. Depende de diversos fatores como legislação e cultura de um povo. O capitalismo dos EUA não é exatamente igual ao da Alemanha. Alguém aqui já ouviu falar de “capitalismo do Vale… Read more »

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

Meu caro Alberto, Se ela sobreviveu até agora e por sinal muito bem, por que não darmos um crédito à mesma? Não a deixarmos seguir seu caminho e aproveitar o que desenvolveu até agora e o que poderá nos ofertar no futuro? Concordo com vc, o que é bom para eles, talvez não seja para nós ou para outro país no mundo, o que eu ressaltei ao seguir a convicção do chefe do executivo e do congresso americano, é o sentimento de segurança nacional, manutenção dos empregos e conhecimento adquiridos, já que nos custaram sonhos, recursos, tempo e etc… Um… Read more »

Alessandro
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Alessandro

a MARCA Embraer, suas fábricas no Brasil, os empregos que dão aos brasileiros, e todo o conhecimento adquirido pela empresa, mais o dinheiro que o BNDES empresta para eles é do Brasil, independente se a maioria do seus acionários sejam estrangeiros. Portanto o governo brasileiro, e cada cidadão brasileiro tem sim o direito de questionar esse negociação, pois tem o risco de perder tudo isso e parar tudo nos EUA. como já disseram alguns colegas, gostaria de ver se fosse o contrário, se eles aceitariam isso numa boa, ae vale a desculpa do nacionalismo e patriotismo americano, mas quando é… Read more »

Filipe Prestes
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Filipe Prestes

É…E afinal a Boeing conseguiu do modo que queria. “Parceria” do lobo com o cordeiro. Chega a ser pornográfica a participação de menos de 1/5 nos lucros, transferência de linha de montagem para os Estados Unidos, e pior, se negam até a ter algum brasileiro no conselho. De fato, excelente “parceria” esta. Como bem colocou o Galante, nacionalismo só vale se for nos EUA, afinal “America first”. Triste dia pro parque industrial de SJC e para, talvez, o único orgulho nacional.

Claudio Luiz
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Claudio Luiz

Típica parceria Caracu…

Filipe Prestes
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Filipe Prestes

Bem isso aí mesmo. E no fim, estamos prestes a perder a capacidade nacional de desenvolver produtos alta tecnologia, ao menos no setor aeronáutico.

Luiz Henrique
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Luiz Henrique

venda sem sentido para nós, a EMBRAER não esta no prejuízo, mesmo que o capital dela seja de maioria estrangeiro, não faz sentido fazer essa transação.

Flick
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Flick

Sendo o que se apresenta, a Boeing realizará uma festa onde toda a companhia irá fantasiada de órgão genital masculino, e, convidaram a Embraer – seção aviação comercial – os famosos e conceituadíssimos E-Jets. Só tem um porém: A Embraer deve ir fantasiada de bunda, nádegas, traseiro ou o nome que vocês desejarem dar. Torcia pra que desse certo. Agora, já desejo que a negociação vá de ralo e que a Embraer viva por suas próprias conquistas até onde for possível. Afinal, de acordo com um executivo da companhia, o acordo não é imprescindível pra continuidade da empresa. Já pra… Read more »

luiz antonio
Visitante
luiz antonio

Nenhuma empresa de porte, hoje em dia, possui capital nacional, seja de que países forem. Esse é o perfil do capitalismo. Ocorre que as ferramentas para controle das origens do capital de uma empresa está diretamente ligado ao perfil da economia do país de origem. Se a estrutura desse país é virtual ou difusa a empresa não consegue competir por muito tempo no mercado e a tendência é, ou falir, ou ser absorvida por outras mais consistentes financeiramente. A história esta cheia de casos assim e a EMBRAER (infelizmente) não é a primeira e nem será a última. O Brasil… Read more »

Zorann
Visitante
Zorann

Perfeito…

Alberto
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Alberto

Amigo, o Brasil é subdesenvolvido em termos de aviação civil. Concordo. Entretanto, os outros países TEM mercado interno e NÃO fabricam aviões. A EMBRAER escolheu nichos de mercado, não explorados pelas gigantes BOEING e AIRBUS, e verificou as necessidades de seus clientes na elaboração de seus produtos. Por isso, a empresa se tornou a terceira maior fabricante de aviões do mundo. Volto a repetir: você estão olhando o problema ideologicamente. Economia não é algo determinístico e linear.

luiz antonio
Visitante
luiz antonio

Pois é:
No Brasil usam dinheiro do governo para desenvolver produtos cujos projetos são repassados para outros países.
Nos países com economias fortes é o contrário.
Porque será?

Zorann
Visitante
Zorann

Vou repetir aqui o comentário que fiz e outro post: É muita hipocrisia! . A Embraer vende aeronaves pra quem? Vende principalmente para o mercado europeu e americano. E por que não vende no mercado brasileiro? Porque nossa aviação regional praticamente não existe. A gigante Airbus (criada a partir da fusão/incorporação de várias empresas europeias visando conseguir competir com as gigantes americanas) tem todo o mercado doméstico europeu para vender seus produtos. A Boeing tem o mercado doméstico americano. os russos e chineses, que estão projetando aeronaves comercias em conjunto, tem todo o mercado chines para ser explorado. A Embraer… Read more »

luiz antonio
Visitante
luiz antonio

Sem mais comentários

Alberto
Visitante
Alberto

A EMBRAER foi e esta sendo financiada por dinheiro público (BNDES). Portanto, é dinheiro dos meus impostos, sim, que está lá. Vamos parar com esta hipocrisia ideológica “do mercado se auto regula” e o “governo só atrapalha”. Todas as crises do capitalismo foram geradas por falta de regulamentação. Você acha que a crise de 2008 foi gerada pelo quê?

Lucas Senna
Visitante
Lucas Senna

Por excesso de intervenção no mercado, com leis imbecis que basicamente obrigavam bancos a oferecerem empréstimos para qualquer um, em nome de dar acesso ao crédito a gente que nunca tinha tido antes (e por bom motivo), por protecionismo e cartelização dentro das empresas de avaliação de risco (que são frequentemente pautadas pelo governo). Por conta geração descontrolada de dinheiro pelo Banco Central, por conta de politicas como “too big to fail” onde um banco pode literalmente fazer o que quiser e saber que no final vai ser salvo pelo governo. Enfim, a lista de merdas que o governo americano… Read more »

Alberto
Visitante
Alberto

Caro Lucas, Olha a ideologia liberal e a sua arrogância intrinsecamente associada! Querido, você esta botando a culpa toda no governo e tirando totalmente das empresas e, pior, as colocando com “vítimas”. Apresentar apenas um lado para justificar uma tese pode ser classificada como desonestidade intelectual. Um bom exemplo é o guia politicamente incorreto, que como pessoa “culta”, o senhor deve ter lido e cita naquele chopinho com os amigos, né? Olha, não vale usar o Google, entretanto, como pessoa bem informada, o senhor certamente deve saber mas não mencionou para não estragar este brilhante texto que teve orgulho de… Read more »

Lucas Senna
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Lucas Senna

Nunca li o tal guia que você se refere. E eu referenciei sim ao papel das empresas de classificação, existe uma pesada regulação sobre elas e uma verdadeira cartelização, elas estão a serviço do establishment e quando é conveniente agem para mover o mercado em uma direção ou outra com suas classificações tanto em favor próprio quanto do governo. E o que leva um Banco a tomar decisões insensatas é justamente a garantia de que podem fazer o que quiser que vão ser resgatados. Existe uma lista gigantesca de artigos e livros sobre os absurdos permitidos pelo Banco Central e… Read more »

Lucas Senna
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Lucas Senna

Pra dar um exemplo do que estou falando sobre regulações: no interrogatório do Zuckerberg lá no congresso americano, os democratas falaram sobre “regulação das mídias sociais” e abertamente chamaram a empresa para debater a regulação, para criar uma regulação que eles aceitaram, que eles consideraram “boa”. Ou seja, o ente a ser regulado vai escrever a própria regulação. Não preciso dizer o que é que vai acontecer se tal medida for a frente né…

Lucas Senna
Visitante
Lucas Senna

Agora me diga sinceramente, se você tivesse uma empresa e soubesse que não interessa o que acontecesse, você vai ser salvo pelo estado, podendo fazer a merda que for e tendo acesso a dinheiro quase infinito do governo via Banco Central, com todos os privilégios absurdos que eles possuem garantidos e um mercado cartelizado, você iria tomar decisões economicamente sensatas e prudentes? Ou iria querer o mundo se explodisse e agir de forma a só procurar o seu próprio interesse sem avaliar riscos e é claro, procurar beneficiar aqueles que mantêm o seu privilégio?

Alberto
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Alberto

Lucas, Ok. Concordamos em algo. Sem regulamentação, os abrutes corrompem o sistema. O que falei não é novidade. Entretanto, você sonegou esta informação para dar suporte a sua tese que, pelo seu comentário, denotou a mim que é adepto do liberalismo econômico. No livro que citei, há uma defesa apaixonada desta ideologia, porém sonegando os problemas sociais e políticos intrínsecos ou seja, agindo de forma equivalente a sua. Além disso foi desrespeitoso, pois você não sabe absolutamente nada sobre mim – minha formação acadêmica, visão de mundo, onde trabalho, etc.- o que era absolutamente desnecessário. Vi aqui debater ideias e… Read more »

Zorann
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Zorann

Olá Alberto!
.
Minha empresa devia ser sua também né? Cansei de pegar financiamentos no BNDES, PROGER no Banco do Brasil, antes de vender a empresa…

Alberto
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Alberto

O governo federal (eu, você e todos nós) e fundos de pensões estatais tinham ações de sua empresa?

Você vendeu sua empresa para um grupo estrangeiro, que transferiu suas atividades para fora, acabando com toda uma cadeia produtiva local e empobrecendo o seu município e, consequentemente, todo o pais?

Entendeu agora porque economia não é determinística e linear?

Zorann
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Zorann

Qualquer um pode pegar empréstimo no BNDES, ou qualquer outro programa federal de financiamento. Basta atender aos requisitos. . Tanto os fundos de pensões, quanto os brasileiros que eram donos da Embraer abriram mão de suas ações porque não eram sufucientemente lucrativas. Isto não muda o fato de que ela continua sendo controlada por brasileiros, que querem a fusão. . Entenda oque estou dizendo….Todas as grandes empresas aeronauticas tem um mercado interno onde podem desovar sua produção, onde podem receber benefícios, incentivos, subsidios para aumentar suas vendas. A Embraer não tem. Ótimo que ela seja uma empresa exportadora, mas não… Read more »

Alberto
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Alberto

Zonann, Amigo,o governo federal tem ações da EMBRAER. A EMBRAER recebeu MUITA verba federal do BNDES para financiamento da venda e pesquisa de seus produtos. O dinheiro investido foi devolvido ao BNDES acrescido de juros? Muito provavelmente. A questão, meu caro, é que o objetivo do empréstimo era capacitar a empresa para a ser competitiva, gerando vendas, desenvolvimento de novos produtos e, principalmente, empregos que vão de engenheiro até o da tia que vende coxinha na padaria perto da casa deste primeiro profissional. O dinheiro se multiplica e se distribui. Fundiu a empresa? Cadeia produtiva? Tchau!Conhecimento técnico? Tchau! Empresa aeronáutica… Read more »

Jefferson
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Jefferson

Alberto 20 de Abril de 2018 at 21:35 Com todo o respeito, mas você precisa estudar economia. Crise de 2008 decorrente de liberalismo? De onde você tirou isso? É exatamente o oposto, desde o governo Clinton houve uma grande e sútil intervenção do Estado na economia. Os juros baixos dos EUA tiram a atratividade dos investidores, ocasionando o consumo de fatores não produtivos e capital financeiro ocioso, dessa forma, vendo o crescimento baixo da economia, segmentos políticos tiveram a ideia de incentivar a construção civil com foco de aquecer a economia e suprir a falta de moradias. O capital financeiro… Read more »

Wellington Góes
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Wellington Góes

Que josta de argumento é esse? Quer dizer que se a Embraer vendesse mais para o mercado interno, então só assim ela não deveria ser controlada por empresa estrangeira? Não é para quem vende ou deixa de vender, que se deve ou não defender que o controle administrativo de empresas desse porte, fiquem em mãos nacionais. Aliás, é justamente por ser uma grande exportadora e desenvolvedora de tecnologia e novos mercados, que empresas como a Embraer devem ser olhadas com um outro prisma economico. Se fosse por isto, a FIAT deveria ser controlada por brasileiros, afinal o Brasil é o… Read more »

Zorann
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Zorann

Ahh cara, você nao entendeu porque não quis. . Você acha que os donos da empresa não pensam nisto? Você acha que Boeing, Airbus, Chineses não vão ser favorecidas por seus mercados domésticos em detrimento à Embraer? Lógico que serão favorecidas. Aqui mesmo favorecemos as nossas qdo estas existem. . Não falei nada de errado. Não temos mercado interno por nossa culpa, por nossa incapacidade. Não temos como manter a Embraer sem um mercado externo. Existe sim a grande posibilidade dela perder mercado no exterior em médio e longo prazo. Se tivéssemos um mercado interno forte, de repente os acionistas… Read more »

Alberto
Visitante
Alberto

Zorann,

Empresa de transporte aéreo seja chinesa, americana ou mesmo marciana vai comprar aviões da EMBRAER se o produto se encaixar no seu plano de negócios. Isto já ocorreu com o Brasilia, com a primeira geração de e-jets e os aviões executivos. Isto continua com o E-2. Portanto, temos acesso ao mercado doméstico dos países estrangeiros.

Zorann
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Zorann

Vai mesmo… Agora se tiver beneficios fiscais na nação dona da empresa, ou outras facilidades, a Embraer perde competitividade. É nisto que os acionistas estão pensando. Eu não disse que não terá acesso, só não terá as mesmas facilidades, como hoje já não tem. E pensando nisto, na redução de custos, aumento dos lucros, na influencia americana, nas novas oportunidades, os acionistas são a favor da fusão.
.
É tão difícil entender isto?

Alberto
Visitante
Alberto

Zorann,

E a OMC? A EMBRAER já não encontrou contra o governo canadense exatamente por este motivo. Tá difícil de entender que sempre tem um “porém”, né?

Marcos10
Visitante
Marcos10

Os Estados Unidos fazem restrições de vendas de suas companhias para outros porque podem e porque seu mercado interno consegue gerar consumo para manter essas companhias. Suas restrições tem haver com o setor de defesa americano, o qual eles priorizam.
O Brasil ao contrário conspira contra suas empresas.

Marcos10
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Marcos10

Antes de quererem salvar a Embraer das garras da Boeing, é necessário salvar o Brasil de nós mesmos.

Alberto
Visitante
Alberto

Jesus! Melhor alugarmos tudo para os gringos,né?

Robsonmkt
Visitante

A lógica de quem é favorável a venda como proposta é deveras interessante: Com a fusão da Airbus com a Bombardier na produção do C-series, a Embraer corre o risco de deixar de existir em 10 anos. Então vamos vendê-la para a Boeing para deixar de existir agora.

Alberto
Visitante
Alberto

Exato! Melhor sofrer rapidamente do que agonizar lentamente. A pergunta é: será que a EMBRAER deixará de existir em 10 anos sem a tábua de salvação da BOEING?

Robsonmkt
Visitante

Isto é uma projeção de cenário pessimista. Pode-se fazer várias projeções alterando um ou outro dado. Mas é o cenaŕio conveniente para quem quer a venda.
Com a venda da Embraer, os acionistas ficam mais ricos, mas o país fica mais pobre de várias formas.

Marcos10
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Marcos10

Alberto:
Melhor mesmo seria entregar o país para eles, com nós dentro.

Alberto
Visitante
Alberto

Cara, prefiro retornar para o oceano segundo o caminho contrário ao de nossos antepassados há centenas de milhões de anos. Deixa os caras que acreditam na entidade divina “mercado” receberem os gringos de joelhos, balançando o rabinho, e aguardando as ordens.

Alessandro
Visitante
Alessandro

os acionistas colocaram dinheiro na Embraer ? tá bom rsrs.. e o nosso suado dinheiro que eles cansaram de pegar no BNDES ao longo das décadas, para fazer suas pesquisas adquirindo conhecimento, promovendo vendas mundão afora como é que fica ? Vão devolver a nossa grana que pegaram se fecharem tudo por aqui ?

Sem contar o conhecimento, pq isso não tem preço, vamos perder tudo pois vão levar nossa melhor parte da mão de obra especializada, os projetos dos aviões que foi financiado por nós brasileiros, é….

Aldaz
Visitante
Aldaz

Que situação da EMBRAER, acho que a situação chegou ao ponto de “se correr o bixo pega, se ficar o bixo come”. A verdade é que a BOENG realmente pretende entrar no mercado de jatos médios, com ou sem a empresa brasileira. Só o tempo dirá se esta junção entre as duas empresas será boa ou ruim, principalmente para nos brasileiros. Espero que sim.
Agora não se pode ignorar o fato de que se a BOENG entrar com toda a força no mercado de médios, tendo como objetivo tirar um competidor do caminho, ai a coisa fica feia para nossa EMBRAER.

Henrique
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Henrique

O complexo de vira lata é a doença do neoliberal. Agora nem nacionalista podemos ser mais, que já somos criticados. Enéas avisou que este movimento antipatriota acabaria com a identidade do povo brasileiro. Seremos um país de apaixonados pelo padrão de consumo e identidade americana. Exatamente como a cartilha neoliberal recomenda, é a colonização moderna. Exploração de mercados consumidores externos e manutenção das linhas produtivas e do repasse de lucro para os países de origem. Ainda tem gente que defende isso.

Mauricio_Silva
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Mauricio_Silva

Olá. Semi off-topic; pleno desabafo. Com certeza há várias “caveiras de burro” enterradas em solo nacional. Vamos por partes: O Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes, foi colonizado por europeus e teve forte influência migratória na sua cultura. O país não foi cenário de guerras internacionais desde o século XIX. Nunca teve seu território tomado ou cedido para inimigos de forma permanente. O território tem recursos naturais de vários tipos e origens, permitindo o desenvolvimento de produtos acabados e matérias primas dos mais diferentes tipos. É um país capitalista, com boas relações com a maioria dos outros países.… Read more »

Alberto
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Alberto

Ok. Mesmo com isto tudo, estamos entre as 10 maiores economias do mundo. Nos saímos de um status de pais agrário para um com industria diversificada em apenas 30 anos. No começo dos anos da década de 1980, nosso pátio industrial era superior ao sul-coreano. Por que eles nos superam? Entre outros medidas, investimentos maciços em educação básica.
“Problemas” históricos, todas as pessoas tem. Com países, é mais ou mesma coisa. Entretanto, tomando as medidas corretas, tudo pode mudar.

Jefferson
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Jefferson

Mauricio_Silva 21 de Abril de 2018 at 10:50
Penso igual…também sou contra a venda da Embraer, não pelos motivos usados por vários membros aqui do site, mas por outros. Abraço!

Soldat
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Soldat

O problema que nem o super-tucano é Brasileiro!!!
Em relação ao super-tucano o Brasil como colonia opss(pais amigo,irmão) tem que pedir sempre permissão para vender o avião em qualquer pais triste realidade?!!?!.

E se depender da galera Pro-Âmis do blog a Bandeira Brasileira deixaria de existir a muito tempo e colocariam aquela Bandeira que os traidores que deram o golpe da Republica queriam e seria ate hoje:

Estados Unidos do Brasil….

opinião tanto faz se vendida ou não é tudo carta marcada e via USA….USA…USA….

Jefferson
Visitante
Jefferson

Comentário sem sentido. Nós, a colônia, temos a Embraer com sede no Brasil e fábricas aqui; que tem como maior cliente empresas americanas, fábricamos lá, pois as maiores vendas estão lá; usamos componentes de empresas americanas, nada mais justo; eles vendem aviões super-tucano para outros países, o que ajuda a ampliar mercado da empresa; temos ações da empresa negociada lá, o que ajuda a capitalizar a empresa. Uma empresa existe para vender produtos e serviços, ganhar mercado…não para agradar um país ou vender a bandeira do Brasil. Eu sou contra a venda da empresa, pelo menos a venda por si… Read more »

Leo
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Leo

Só se enrique mantendo capital. Liquidar ativos patrimoniais é besteira. É pensamento de pobre que vende a geladeira pra comprar um carro. O correto é o Brasil comprar mais e mais ativos da boeing.

Cesar A. Ferreira
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Cesar A. Ferreira

É o fim da Embraer como a conhecemos.
Vejo como uma incorporação, pois a tão falada Joint Venture abarcará não um produto específico, mas toda a linha comercial da Embraer. É o fim, na forma de 20% e vultosos bônus para os executivos…

jose luiz esposito
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jose luiz esposito

Marcelo Martins e outros , então uma empresa para ser brasileira deve ser controlada pelo Estado , bom , a Embraer mesmo não tendo o Controle acionário do Estado era controlada Estrategicamente pelo Estado brasileiro , porém Escrevas , mais uma vez estão mentindo ao brasileiro , nossos militares não permitiriam nem conversar , se não fosse com empresas dos EUA , sendo de qualquer outro país , de antemão se colocariam contra , isto aposto com qualquer um . e tenho certeza de levar toda a aposta , quem não conhece nossos militares , que os comprem !