‘Nervos de aço’: ex-piloto de caça pousa 737 da Southwest após explosão de motor

77

Tammie Jo Shults quando ainda era piloto da Marinha

Tammie Jo Shults quando ainda era piloto da Marinha

A piloto Tammie Jo Shults aterrissou com segurança um avião de passageiros 737 da Southwest Airlines depois que um dos motores a jato explodiu em voo. Ela está sendo elogiada como uma heroína pelos passageiros.

Tammie Jo Shults pousou o voo 1380 em um aeroporto da Filadélfia após o incidente na terça-feira, de acordo com os passageiros. Uma mulher faleceu devido a ferimentos.

Shults pousou o jato em segurança depois que o motor esquerdo explodiu, quebrou uma janela e uma passageira foi quase sugada para fora do avião. Ela foi salva por outros passageiros, mas acabou falecendo.

A Sra. Shults serviu na Marinha dos EUA por 10 anos e pilotou caças F/A-18.

A causa da explosão ainda não foi determinada, mas autoridades disseram que uma investigação preliminar do acidente, que matou uma passageira e deixou vários outros feridos, encontrou indícios de fadiga de metal em uma lâmina do fan que quebrou, segundo o US National Transportation Safety Board (NTSB).

O estado do motor esquerdo do Boeing 737 após o pouso
Subscribe
Notify of
guest

77 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Poggio

Repararam no capacete dela? Era piloto “aggressor”.

Leandro Costa

Sim, pelo visto era uma ‘Saint.’ A foto pode muito bem ter sido tirada em NAS Fallon.

Guilherme Poggio

Parece que falta uma palheta do fan. Olhar no detalhe da foto.

Leandro Costa

Parece sim, Guilherme. Exatamente como diz a matéria. Mas tenho certeza que a NTSB vai investigar à fundo e tirar isso à limpo, mas olhando essa foto parece ser mesmo esse o motivo do acidente.

Rui chapéu

Essa foto dela é sensacional, merece um quadro!

Aquele Hornet lá atrás todo pomposo, os cabelos ao vento, piloto mulher…….

Isso sim é meu Top Gun, não aquele pseudo homem chamado Tom Cruise com aquela porcaria de F-14 feio pra diabo!

#PAS

Rinaldo Nery

Você não prefere o Tom Cruise? rsrsrsrsrsrsrs

Leandro Costa

Rui, seu comentário é extremamente ofensivo para nós, fanzocas tresloucados do ator principal de TOPGUN. Classe, estilo, charme, beleza e letalidade. Sonho ainda em encontrá-lo algum dia para uma conversinha.

Obviamente falo do F-14. Tom Cruise que se exploda.

Emmanuel

Aquelas asas…
Aquela cauda…
Aquele bico…
Ah F-14…
S2

ednardo ferreira

kkkkk!!!

Foto sensacional.

Antonio Palhares

E aquele ronco….

Leandro Costa

Parabéns à piloto! Trabalho fantástico. E nada é mais satisfatório do que pousar em segurança uma aeronave avariada. Isso demonstra bem que a competência no cockpit não enxerga sexo.

Rennany Gomes

Que feito!

Walfrido Strobel

Daqui a pouco alguns americanos vão querer fabricar uma heroína como fizeram com aquele piloto que pousou na água depois de atropelar uns gansos canadenses.
Para um piloto de avião multimotor pousar com um motor parado é normal, treinado no curso e depois muitas vezes em simulador durante sua vida.

Walfrido Strobel

No caso do pouso na água foram os dois motores parados, mas qualquer piloto que tivesse uma pane e visse 3 possibilidades:
1- Área com prédios
2- Parque com grandes árvores
3- Grande rio.
Quem não escolheria o rio para pousar?

Rinaldo Nery

O pouso no rio sem os motores, sem fatalidades, foi um feito histórico mesmo. Mereceu o filme. Foi um Airbus, não foi um Sêneca.

Guilherme Poggio

Nunca antes na história da aviação comercial…

O que mais me deixou p. da vida foi a busca incessante para incriminar um cara que vez na prática e sem segunda chance o que ninguém fez no simulador após várias tentativas.

Rui chapéu

Seu rancor pelo EUA faz vc falar cada besteira.

Saiu até filme desse feito, a Airbus e a seguradora quis processar o piloto e tomaram no rabo.
Nas simulações com instrutores o avião ia ir direto pros prédios, matando muita gente.

Vença esse seu rancor psicológico e ilumine sua vida. Dá tempo de mudar.

Rafael M. F.

Perae, o cara salva mais de uma centena de vidas e ainda processam ele?

Aliás, já ouviram o áudio do incidente? Impressiona a frieza do piloto.

Rui chapéu

Assiste o filme.

A Airbus e a seguradora quiseram botar a culpa nele pela perca do avião.

Eles alegaram que o avião teria capacidade de retornar ao aeroporto com segurança.

Aí o resto vou deixar pra vc ver o filme, que é sensacional, e é o motivo pelo que ele é sim considerado herói.

Esqueça os rancorosos e assista o filme.

Guilherme Poggio

Outro que foi piloto de combate antes de ir para a comercial.

pdias

Hahaha, este comentário do Walfrido faz parecer fácil pousar um avião com uma pessoa com metade do corpo para fora sendo segurada à unha (pânico total dos passageiros), centenas de pessoas numa cabine despressurizada numa altitude maior que o Everest, incluindo bebês que é algo difícil para quem é pai ou mãe, e explosão da célula de força que poderia quebrar a asa a aeronave ou arruinar parte de sua navegação…. Siiiim, os pilotos são treinados para estas situações, mas não menosprezaria ou “pormenorizaria” a garra da mulher…. Peloamordedeus…. Garanto que muitos aqui, talvez eu mesmo, ficariam ultra nervosos….

Caçador Cometa

Caro Walfrido, Se pousar uma aeronave com pane de um dos motores fosse um procedimento tido como normal, não estaria enquadramento em manuais e checklists de fabricantes e operadores, como procedimentos anormal! É um procedimento de emergência, que requer horas de treinamento e muito sangue frio. Creio que a questão do processo decisório tomado a cerca de onde pousar, foi o menor dos detalhes ali. Ter colocado aquela aeronave, daquele porte, do jeito que foi, no leito do rio, foi sem sombra de dúvida foi um ato de extrema competência. É o que sempre afirmo, pilotos de planadores, como foi… Read more »

Walfrido Strobel

Sim, é um procedimento de emergencia, treinado na prática no curso multimotor e em simuladores durante a vida operacional dos pilotos.
Quanto ao voo de planadores, ajuda muito. Eu tinha dificuldade em panes até voar o planador Let L-13 Blaník na AFA, depois ficou muito mais tranquilo administrar uma pane em treinamentos.

Flávio Henrique

Não é normal tanto que além da tripulação ser treina para isso o estresse na vida real é maior fora que o piloto e empresa tem que ser credenciada, caso da perda de moto, para continuar o voou (nesse caso o voou teve que ser interrompido por causa do dano e da passageira).

Jmgboston

Pois é Walfrido, voce tem razão. Qualquer um faz o que o piloto do Hudson river ou essa mulher fez. Não fizeram nada de mais. ( sendo irônico para quem não entendeu)

Rinaldo Nery

Nada como um bom treinamento em simulador. Severe damage and rapid cabin depressurization.

Gustavo

Totalmente OFF TOPIC
As bombas e misseis comprados em 2015 já foram entregues para a FAB ou cancelaram e eu nem fiquei sabendo?
A lista que a globo noticiou era essa:
Míssil A-Darter: 10 unidades operacionais e 8, para treinamento
Míssil Iris-T: 10 unidades operacionais e 20, para treinamento
Bomba guiada Spice 1000: 20 kits de unidades operacionais
Bomba guiada Spice 250: 30 unidades
Pod Reccelite 2: 4 unidades
Pod Litening G4: 10 unidades

Abraços!

MATHEUS

Olá! Até onde sei esses armamentos serão utilizados em disparos para serem integrados ao F-39 Brasileiro.
Abraço.

Rinaldo Nery

Campanha de qualificação de armamento, você quer dizer?

carcara_br

Certamente treinam, mas a realidade é mais complexa, demonstrou controle e tranquilidade e pousou em segurança! Grande piloto parabéns!

Rinaldo Nery

A reciclagem em simulador (obrigatória em todos os países) passou a ser semestral. Há algumas emergências de treinamento obrigatório, dentre elas as duas que mencionei.
Há uma missão chamada LOFT (Line Oriented Flight Training), onde um vôo completo com uma emergência não usual (igual aquelas do Mayday Desastres Aéreos) é treinada, a fim de observar o comportamento da tripuação.

Jakson de Almeida

E se uma falha como essa ocorrer com o KC-390? Aeronaves como o C-130 e o A-400 ,que são quadri-turboélices ,teriam muito mais chances de “sobreviverem” ao acidente.

Rinaldo Nery

Nada a ver.

Aerococus

Ola Jackson, Toda aeronave homologada no RBAC/FAR/CS Part 25 deve cumprir com a AC20-128A que guia o processo de projeto/análise que deve ser feito para minimizar os perigos dos efeitos de um despalhetamento como esse ora em questão. Este processo passa pela distribuição dos sistemas ou combinações de sistemas críticos fora das regiões onde os estilhaços do motor podem acabar atingindo no caso de uma falha desta natureza. É um processo consideravelmente complexo e trabalhoso feito ao longo do projeto da aeronave. Apesar destes despalhetamentos não serem tão raros, seria bastante improvável a ocorrência de um evento catastrófico (resultando na… Read more »

Aerococus

Opa…. descanse em paz.

Augusto L

Rinaldo vc acha que pilotos comercias com experiência militar tem mais preparo do que um experiente mas só na area civil, ou, isso é só ilusão ???

Rinaldo Nery

Não há uma relação. Tem excelentes pilotos civis e militares, e maus pilotos também. O que eu percebi (sem nenhuma intenção de superestimar o piloto militar ou subestimar o civil) é que o treinamento militar lhe prepara melhor psicologicamente para as situações de emergência, no geral. Há exceções. A calma pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Vide o Sullemberg e, acredito, essa moça.

HMS TIRELESS

No caso da Tammie Jo é preciso lembrar que ela foi piloto naval, talvez a mais estressante das atividades da aviação visto que precisam decolar arremessados por uma catapulta e o pouso é um “crash” controlado.

Salomon

De toda a forma, foi uma grande feito.
Permitam, senhores, não dá para não lembrar:
https://www.youtube.com/watch?v=GZMv3-Ahx1U
TFA

Rinaldo Nery

Podem virar filme também…

Rafael M. F.

A da comissária indiana acho que virou.

Mauro 76

A comissão para eleger herois hoje esta muito severa..

Rinaldo Nery

Também percebi. Acho que passa na comissão só o Denzel Washington (Cmte Wip Whitaker) que, chapado de vodka e cocaína, colocou o avião no dorso e pousou na fazenda. E pegava aquela comissária gostosa (inveja….).

Guizmo

kkkkkkkkkkkkk

Rui chapéu

Bom, cada um considera seus heróis….

Tem uns que chamam aquele assassino psicopata do che Guevara um herói….

Cada um com seus heróis !

Eu escolho essa piloto.

Mattos

Vamos para com essa ladainha de piloto prá lá e piloto prá cá. Isso foi fadiga de material e provavelmente falha humana na área de manutenção. foi despalhetamento do Fan.

Rinaldo Nery

Isso parece óbvio, exceto a falha humana na manutenção. Estamos comentando o pouso da aeronave com segurança. Que é realizado pelo piloto.

LucianoSR71

Em relação a este acidente, o Lito ( que é um veterano mecânico de aeronaves ) do canal Aviões e Músicas no Youtube fez ontem mesmo um video colocando algumas coisas interessantes, sempre destacando que não gosta muito de comentar quando não há informações confiáveis, ele só fez o video porque muitos dos seus seguidores pediram – isso seria uma ‘falha não contida’ que não era p/ ter acontecido mesmo c/ a perda de uma das lâminas do fan. Em 2016 ocorreu algo semelhante em outro 737 dessa mesma companhia e também no motor esquerdo, mas não houve vítimas. Seria… Read more »

gordo

Interessante que a carreira militar nos EUA não parece ser lá muito atrativa, Ela ficou dez anos e se mandou.

Rui chapéu

Isso pode ser por ela se mulher e querer formar família e ficar em lugar mais fixo.

Guilherme Poggio

Na época dela uma piloto de combate não podia ir para uma guerra. De lá pra cá isso mudou.

Agnelo

É uma carreira muito ralada e em uma pirâmide de base muito larga, pq é uma força grande. Muitos sabem disso é até planejam o quanto vão ficar.
Além disso, as oportunidades de emprego para quem já foi militar são boas, em se comparando ao Brasil.
Sds

JT8D

Muitas opções de emprego, a maioria muito bem remunerada. São as vantagens do capitalismo, inexistente no Brasil

luiz antonio

Esse tipo de falha e até as consequencias com morte tambem de uma passageira, se não me engano aconteceu com um Foker 100 da TAM em Minas.
Quanto a causa, os especialistas vão descobrir, mas apontar para manutenção é muito prematuro, pois o motor poderia ter sugado algum objeto que pode ter danificado a palheta e desencadeado a falha. Quanto à moça Top Gun, prefiro ela pelada do que o Tom Cruise com a melhor roupa hehehehehe. Um desempenho de pilotagem digno de elogios claro. Pode sim vira filme.

GripenBR

Houve casos no Brasil de passageiros que foram retirados de vôos por se recusarem a voar com comandante mulher. Espero que estejam lendo essa reportagem hoje. Lamento a morte da senhora que parece ter sido atingida pela lâmina do Fan. Mas todos os outros passageiros se salvaram. Deve ter sido assutador. A notícia poderia ter sido outra. Um grande feito. Ao mesmo tempo, deixo aqui um protesto. Alguns seres humanos neste planeta parecem ter muito mais valor que outros. Na Argélia nesta semana a queda de um avião matou mais de 250 pessoas. E a notícia não esteve em nenhum… Read more »

luiz antonio

Campanha para as boas práticas da Língua Pátria: Correção no meu comentário.
“Pode sim VIRAR filme.”

jagderband#44

Essas super ligas de níquel podem falhar em serviço sim. Muito comum o recobrimento de cerâmica nas extremidades que eventualmente raspam na superfície interna.

Rinaldo Nery

Sempre fico impressionado, na inspeção externa, com a proximidade dos fans com a carenagem do motor. O ajuste é milimétrico. Principalmente no caso do LEAP-1A26 do A320Neo, que tem um fan enorme.

jagderband#44

Sim. E a técnica de fabricação destas pás também é impressionante. Controle de gradiente de temperatura para promover uma solidificação direcional. No caso de motores militares de alto desempenho é monocristalina. E arranham, de vez em quando, a carenagem.

Gabriel

Ai eu boto fé! pilota pra caramba

Marcelo Andrade

Só sei de uma coisa: Não viajo com o Tom Hanks de jeito nenhum!!

– Apolo XIII – Foi ser astronauta, deu ruim..
– Náufrago – Voava em um A300-600F da Fedex, deu ruim..
– Cmte Sully – Foi ser comandante de A-320, deu ruim
– Capitão Philips – Foi comandar um navio Porta-containers, deu ruim…

Tô fora!!!

EduardoSP

A melhor do dia!!!

luiz antonio

Faltaram ainda:
– Corredor – correndo feito junto com ele pelos Eua
– Soldado – Tomar tiro junto com ele por causa do tal Ryan
abraços

Rafael Oliveira

E ainda chegou num aeroporto e não deixaram ele sair de lá – O Terminal.

luiz antonio

boaaaaaaaaaaa kkkk

HMS TIRELESS

Complementando:

– Durante o seu tour no Vietnã o seu melhor amigo morreu e o seu superior perdeu as pernas

ednardo ferreira

Matt Damon dá mais azar ainda… Tem um site que calculou quanto custaria salvá-lo nos filmes. deu 900 bi de dólares (CoverageMail). – Coragem Sob Fogo (1996): US$ 300 mil com resgate de helicóptero – O Resgate do Soldado Ryan (1998): US$ 100 mil com 2 grupos de buscas na Segunda Guerra Mundial – Titan (2000): US$ 200 bilhões com evacuação da Terra para nave espacial – Syriana – A Indústria do Petróleo (2005): US$ 50 mil com voo de segurança particular para sair do Oriente Médio – Zona Verde (2010): US$ 50 mil com transporte do exército dos EUA… Read more »

Keison

Surreal. Pensei que nunca que poderia acontecer de um passageiro ser atingido assim. Lito me deve explicações.kkkk

ednardo ferreira

De todo modo, há sim que se elogiar demais esta piloto.

Por mais que se diga que ela foi treinada e tal e tal e tal ela já merece crédito por ter se esforçado por adquirir todo esse conhecimento e outro elogio por ter,na hora do sufoco, ter sangue frio e usado o que aprendeu.

Porque também na aviação nunca faltou gente treinada que na hora do aperto falhou feio.

Hélio

Isso me lembra do acidente da tam, quando um piloto simplesmente esqueceu que colocar o manche do motor direito na posição correta e quando percebeu que o avião estava saindo da pista começou a gritar e não arremeteu corretamente. Frieza é qualidade de poucos. Sobre o pouso em si, nada de anormal, o avião pode muito bem voar monomotor, mas o interessante é que ano passado um motor da mesma companhia também explodiu, esse não perdeu só uma lâmina como o fan inteiro, com certeza é problema de manutenção.

Julinho

O detalhe é que o computador entendeu que o avião “devia” arremeter e aumentou a potência sozinho da manete na posição errada. Não há frieza que dê conta de perceber em segundos que algo muda de parâmetro sem sua intervenção.
O piloto queria parar e o avião “quis” voar.

Walfrido Strobel

Interessante são estas pilotas de Boeing 787 da Royal Brunei Airlines, elas operam o 787 em países do Oriente Médio onde uma mulher não pode dirigir um carro, mas no Sudeste Asiático a liberdade nos países muçulmanos é maior do que no Oriente Médio.
.comment image

Guizmo

O que mais me choca foi a morte da passageira. Apesar de ter sido no hospital, foi em decorrência do acidente, que ela deve ter sofrido horrores, pânico e dor.

Imaginem ser lançado meio corpo pra fora de um 737, de forma absolutamente abrupta, ha 10km de altura e 850km/h. Deve ter desmaiado, sofrido hipotermia, fraturas etc….

Walfrido Strobel

Curiosidade: Encontro dos 3 ex-presidentes americanos no Presidents Cup Opening Ceremony em Jersey City no final de 2017
.comment image

Felipe Morais

Heróis são o Roberto Santana e o Walfrido, que com suas bundas pregadas numa cadeira se acham dignos a julgar o quantum de heroísmo possui um ato ou não. Aliás não é o Walfrido que dizem ter sido chutado da FAB? Pois é… Pessoas que com treinamento, seriedade e sangue frio, salvaram a vida de outras centenas, merecem todo o reconhecimento e aplausos. “Ah mas era a sua obrigação”. Sim, e ela cumpriu com êxito. Fruto, com certeza, de muito trabalho e dedicação. O que não tira o mérito dos dois casos tbm citados pelo Roberto. E de inúmeros outros… Read more »

Felipe Morais

Tudo bem Roberto. Cada um acaba tendo sua reação e interpretação dos acontecimentos.
Obrigado pela argumentação!

Rinaldo Nery

Já que ela é caçadora, lembrando que no próximo domingo é o Dia da Aviação de Caça, 22 de Abril.