Home Aviação de Ataque Lockheed F-16V e Saab Gripen competem na Eslováquia

Lockheed F-16V e Saab Gripen competem na Eslováquia

6049
49
Lockheed Martin F-16V

Por Giovanni de Briganti

A fabricante norte-americana Lockheed Martin entregou no dia 10 de abril uma oferta de aviões de combate F-16V à Eslováquia, que está na fase final de sua busca por um novo caça para substituir os obsoletos MiG-29 ainda operados por sua força aérea.

O F-16V, a última versão do venerável caça dos EUA, está competindo com o Gripen da Saab pela encomenda eslovaca. O ministro da Defesa, Peter Gajdoš, apresentará sua recomendação ao gabinete eslovaco até 29 de junho de 2018, de acordo com as informações da imprensa local.

A Eslováquia quer um caça moderno, de motor único, com menor consumo de combustível do que o bimotor MiG-29. A Eslováquia também quer substituir esses caças  para se libertar da dependência de manutenção e peças de reposição pela Rússia. Além disso, sua disponibilidade é inaceitavelmente baixa: enquanto a Eslováquia tem 12 MiG-29, apenas três a quatro são capazes de voar ”a qualquer momento, disse o analista de defesa Jaroslav Nad ao site DennikN.

Dada a semelhança geral entre o F-16 e o ​​Gripen – ambos são caças monomotores, com capacidades amplamente comparáveis ​​–, os custos de aquisição e operação provavelmente serão o critério de seleção dominante. A principal diferença de capacidade é que o F-16V está sendo oferecido com o radar APG-83 de varredura eletrônica ativa (AESA), enquanto o Gripen C oferecido pela Suécia possui um radar de varredura mecânica.

Uma diferença notável entre os dois concorrentes é que a versão “V” do F-16 não entrou em produção, e não estará disponível para entrega até 2022, no mínimo, enquanto o Gripen está em produção e, se a Eslováquia optar por um arrendamento como a Hungria e a República Tcheca, os Gripen C da Força Aérea Sueca podem ser entregues dentro de dois anos.

Caça Saab JAS 39D Gripen da Força Aérea Tcheca

Custos provavelmente ​​vão determinar a escolha

A oferta da Lockheed, conforme descrito em uma notificação do Congresso em 4 de abril pela Agência de Cooperação de Defesa, compreendendo 14 aeronaves F-16 Block 70/72 V com um pacote de armas relativamente modesto, custa US$ 2,91 bilhões, ou cerca de US$ 208 milhões por aeronave. incluindo armas, treinamento e apoio.

“O acordo proposto para a aeronave F-16 será capaz de competir com a aeronave Gripen sueca e fará parte de um pacote que inclui treinamento e armamento”, disse o representante Michael Kelley da Lockheed à agência de notícias local TASR, mas se recusou a especificar o custo real pois a venda ainda está em negociação. Ele também se recusou a especificar os custos das horas de voo, dizendo apenas que “embora o custo do Gripen possa ser menor, sua vida útil seria menor que a dos F-16”, relatou a TASR.

A porta-voz do MoD eslovaco Danka Capakova disse na semana passada que, na realidade, “o preço do F-16 será cerca de um bilhão de euros mais baixo, já que pelo menos na primeira fase a Eslováquia não irá para o pacote completo”, disse o site eslovaco da DennikN em 10 de abril.

O preço do Gripen não foi divulgado e, além disso, depende se a Eslováquia compraria os Gripens ou os alugaria. A República Tcheca está atualmente pagando 50 milhões de euros por ano para arrendar 14 Gripens, acrescentou.

Um porta-voz da Saab não pôde fornecer informações sobre a oferta da empresa para a Eslováquia até o final do prazo e disse em um e-mail de 12 de abril que “quando se trata de preços e tal, normalmente não divulgamos informações detalhadas por razões competitivas”. Um receio que o governo dos EUA e a Lockheed Martin obviamente não compartilham.

No entanto, é do conhecimento público que a Força Aérea Tcheca opera 14 Gripen por arrendamento sob contrato de 10 anos assinados em 2004 e que custam 19,6 bilhões de coroas checas (atualmente avaliados em US$ 770 milhões). Este acordo foi prorrogado por mais 12 anos em maio de 2014.

Com base na locação original, o custo do Gripen chega a 77 milhões de euros por ano às taxas de câmbio atuais, embora o custo provavelmente tenha aumentado quando a locação foi renovada.

Os custos de operação e manutenção do Gripen também são muito inferiores aos do F-16. Embora nenhum dado oficial esteja disponível, o semanário de defesa Jane’s diz que os custos da hora de voo do Gripen estão em torno de US$ 4.700, comparado a US$ 7.000 do F-16.

No entanto, o F-35 Selected Acquisition Report lançado em 19 de março e que compara os custos operacionais e de suporte F-35 e F-16C/D, fixa o custo por hora de voo do F-16C/D em US$ 26.000, dos quais US$ 6.000 para manutenção, US$ 2.000 para sustentar o apoio e US$ 10.000 para mão-de-obra no nível de unidade. As operações da unidade (US$ 6.000) e as melhorias contínuas do sistema (US$ 2.000) elevam o total para US$ 26.000.

Embora as comparações de custos diretos não sejam possíveis sem o conhecimento detalhado de ambas as ofertas, as ordens de grandeza entre o F-16V e o Gripen diferem suficientemente para que o saldo se incline para o segundo.

Mas um porta-voz da Lockheed sugeriu 12 de abril que “esperamos ver o que está na resposta do governo dos EUA, quando submetida, já que o preço real de ambos os licitantes dependerá de treinamento, logística, suporte de armas e não apenas da plataforma”. Ele acrescentou que “chamaria sua atenção para nossa afirmação de que teremos um preço competitivo em relação ao concorrente.”

MiG-29 da Eslováquia

Entregas de F-16 só em 2022

Michael Kelley, da Lockheed, disse à agência de notícias TASR que o F-16V não seria entregue antes de 2022, aparentemente para dar tempo à Força Aérea da Eslováquia de modernizar sua infraestrutura, acrescentando que os quatro primeiros F-16Vs deveriam ser entregues à Eslováquia na época.

O fato de a versão “V” do F-16 ainda não estar em produção provavelmente não está desconectado do prazo de entrega de quatro anos.

Isto significa que a Eslováquia teria de operar o MiG-29 por pelo menos mais cinco anos, o que provavelmente custará caro – estima-se que custem entre 200 e 250 milhões de euros – e alguns meios de comunicação eslovacos temem que, sendo secreto, este contrato poderia permitir algumas práticas comerciais obscuras e incentivar a corrupção.

O Gripen pode ser entregue mais rapidamente, informou a TASR. A Saab afirma que pode entregar os primeiros caças dentro de dois anos, o que permitiria à Eslováquia evitar o prolongamento do contrato de manutenção do MiG-29 com a Rússia, que termina no final de 2019.

“A diferença de alguns meses até a entrega dos novos caças  poderia ser superada pela cooperação com a República Tcheca, que poderia cuidar do nosso espaço aéreo”, disse Nad à DennikN.

FONTE: www.defense-aerospace.com

49
Deixe um comentário

avatar
19 Comment threads
30 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
30 Comment authors
EsmagassaurusMateus Loboednardo ferreiraTheo GatosFelipe Morais Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Robsonmkt
Visitante

A balança pareça pender para o Gripen – já usam o caça, conhecem seu custo de voo e manutenção e a entrega de novas unidades seria bem mais rápida. Mas há o enorme peso político dos EUA que pode mudar este jogo via FMS e acordos de compensação comercial abrindo o mercado americano para produtos eslovacos.

GripenBR
Visitante
GripenBR

A Eslováquia não usa o Gripen quem o utiliza é a República Checa (Tchecoslováquia foi um Estado que existiu na Europa Central entre 1918 e 1992). Se a desvantagem esta no radar AESA poderiam esperar pelo E até 2019. Pelos valores divulgados parece que seria competitivo com Viper. Se a questão é preço o leasing parece sair mais conta.

Robsonmkt
Visitante

Verdade, obrigado pela correção!

Groo_SP
Visitante
Groo_SP

Nunca entendi o F-16 não constar no short list da FAB que escolheu o Gripen.

Guilherme Poggio
Editor
Active Member

Visão estratégica da empresa. Para ela não interessava e, portanto, não cumpriu com as exigências da FAB. Resultado – não passou do primeiro round. Já a Boeing a história era outra. Ela tinha todo o interesse em levar a concorrência. Cumpriu os requisitos da FAB e no campo político jogou pesado. Mas no final acabou perdendo por pouco.

Everton Matheus
Visitante
Everton Matheus

Amigo, O F-16 foi uma aeronave estudada para entrar no programa da FAB na década de 80(no lugar do AMX). Nem de longe esse caça faria frente aos atuais F-18, Rafale, ou aos novos Gripen(E/F).

Na reportagem o F-16 esta sendo comparado a versão anterior do Gripen(Versão C).

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

Groo, a única coisa em comum nos 3 candidatos do short-list era eles oferecerem radar AESA. Na época nem F-16, Typhoon ou Su-35 ofereciam esse tipo de radar. Pelo menos assim eu penso.

Delfim
Visitante
Delfim

Havia boatos, de receosos na FAB com relação à tomada de ar ventral dos F-16, que poderia admitir detritos indesejados em pistas de pouso sujas ou não-pavimentadas BR afora.

Groo_SP
Visitante
Groo_SP

O desinteresse da LM faz algum sentido, não ofereceram uma versão baseada no block 60 dos EAU ou no F-16V (block 70), com AESA, IRST, etc que não fica nada a dever aos Gripen, Rafale e SH. Ofereceram, pelo que me lembro, o block 52. É que o F-16, em suas versões avançadas, é o avião mais próximo do Gripen escolhido. Só é meio estranho uma empresa não ter interesse em uma venda. Se bem que o programa FX demorou tanto que chegou a irritar os participantes e, provavelmente, alguns acreditavam que não ia sair. Lembro dessa história da tomada… Read more »

Fernandes
Visitante
Fernandes

Desculpe-me, mas parece que quem usa o Gripen é a República Tcheca e não a Eslováquia. No passado recente eram um único pais, hoje são dois independentes. E muito bonitos para se visitar, diga-se de passagem.
Mas, realmente, o peso político dos EUA é considerável na região hoje.

Guilherme Poggio
Editor
Active Member

Um entrando na linha de produção e outro saindo de linha.

SmokingSnake 🐍
Visitante
SmokingSnake 🐍

Sou mais o F-16 que já foi amplamente provado em combate com bastante sucesso, ir de Gripen ao invés de F-16 é trocar o certo pelo duvidoso : (

ednardo ferreira
Visitante
ednardo ferreira

Um novo F16 tem tantas incertezas quanto um novo Gripen.

Fico com o argumento do Poggio: um saindo de produção e outro entrando. O f16 é um projeto soberbo, um dos grandes caças do século XX, mas o projeto está em fim de linha.

Na prática o F16 novo é a trigésima versão do Gol: uma esticada.

Gustavo
Visitante
Gustavo

Ainda que seja a versão C/D, a SAAB provavelmente vai disponibilizar modernizações com aesa e afins para estes no futuro próximo. (lei-se quando o programa gripen NG estiver na fase que não de desenvolvimento). A SAAB disse, no passado, que isso iria ocorrer eventualmente. Sendo assim, vale muito a pena pelo custo x beneficio… sair de mig-29 em suas primeiras versões para ir de Gripen C é um salto gigantesco e uma queda de custo exorbitante. F-16 é bom, na versão V é sensacional, mas é caro de adquirir e mais caro de operar que o Gripen seja o C,… Read more »

Roberto Medeiros
Visitante
Roberto Medeiros

Com o orçamento disponivel e o fantasma do embargo, acredito q o F-16 seria um risco. O Gripen seria uma opção mais viavel. MAS dentro das condições em serão empregados e as necessidades da Força aérea eslovaca, acredito q o NG e não o C/D seria a melhor opção. Talvez valesse à pena esperar um pouco mais.

Anderson
Visitante
Anderson

Mas afinal, qual seria o melhor vetor no combate mano a mano (f16 mais atual possível x gripen ng)?

Aposto no GRIPEN!

Roberto Medeiros
Visitante
Roberto Medeiros

Se for combate a nivel elemento ou esquadrilha, a vantagem é para o Gripen NG. Eles vão lutar como se fossem um só. É um time.

Eduardo von Tongel
Visitante
Eduardo von Tongel

Aposto no piloto!

Leandro Costa
Visitante
Leandro Costa

Depende de qual característica escolher no desafio do Super Trunfo.

Humberto
Visitante
Humberto

Hoje o F-16. Grippen é um caça ainda a ser testado, levado ao limite e provado.
Quanto a manutenção, não sei se a do Grippen pode ser mais barato que a do F-16, temos que ver a escala dos mesmos. Uma coisa é estimativa outra bem diferente é a realidade.

Roberto Santana
Visitante
Roberto Santana

Anderson. A melhor resposta seria de alguém que tivesse voado os dois aviões, o que, agora, evidentemente é impossível. Talvez pudéssemos saber algo aproximado, se existisse, por exemplo, um piloto da Força Aérea Tailandesa, que já tivesse voado operacionalmente os dois modelos que existem agora. O aviador militar americano gosta muito de empregar a palavra “capability”, o que se traduz em nossa língua como – capacidade – . É uma palavra pouco usada por nós, e que portanto, dificulta quando queremos compreender e comparar aviões. Eu diria que essa capacidade tem como principais pontos na aeronave de combate, a carga… Read more »

Roberto Santana
Visitante
Roberto Santana

A propósito.
Eu ficaria com o F-16, ao estilo dos F-16D Barak israelenses.

Müller
Visitante
Müller

Dependendo da escolha da da Eslováquia irá nos dar uma pista de que a nossa escolha pelo Gripen foi acertada ou não. Perdi a conta de quantas concorrências ” pequeno gafanhoto” sueco já perdeu. Isso nos dá um sinal claro que ele não está a altura dos seus concorrentes diretos. F-16, Eurofighter e MIG-35. Até hoje não conseguimos mensurar as reais capacidades dele. Tudo ficou somente em ótimos vídeos promocionais, opiniões nem sempre parciais e nada mais. Acredito que ainda dá tempo de cancelar o contrato e buscar opções mais aderentes as nossas dimensões continentais.

Zorann
Visitante
Zorann

Desculpe, mas é mujita informação errada num comentário só…
.
A Eslováquia vai de Gripen C/D, possivelmente arrendados, num contrato semelhante ao da Rep. Tcheca. Possivelmente no máximo de 12 aeronaves. A Eslováquia já pediu informações sobre o contrato tcheco, e recebeu informações muito boas. A escolha deles, não tem nada a ver com a nossa.
.
Quanto às aeronaves atuais, que deve estar comparando com o Gripen E/F, é melhor vc dar uma procurada melhor sobre as capacidades do novo caça. E não consigo entender este papo furado de dimensões continentais.

737-800RJ
Visitante
737-800RJ

“Até hoje não conseguimos mensurar as reais capacidades dele”
Ele terá muitas oportunidades de mostrar suas capacidades na Terceira Guerra Mundial que, acredito, se tudo continuar como está, irá ocorrer em até 5 anos; podendo se iniciar pela Síria ou num confronto entre Japão x China ou Coréia do Sul x Coréia do Norte.

Felipe Morais
Visitante
Felipe Morais

Kkkkkkkkkkkk de onde surgiu esse cara pra falar tanta besteira?

“Acredito que ainda dá tempo de cancelar o contrato…”

Isso, podemos abrir o FX3 e ver no que dá.

Flamenguista
Visitante
Flamenguista

Por mais que o F 16 seja um baita caça, no qual eu sou fã, o futuro é o Gripen.

SRN

EduardoSP
Visitante
EduardoSP

Escolha de aviões de combate nunca são somente técnicas. Resultados de concorrências dizem pouco sobre as capacidades operacionais das aeronaves.

JT8D
Visitante
JT8D

Não concordo de que o resultado dessa concorrência possa mostrar qual é o “melhor caça”. As duas variáveis que talvez desempenhem o maior papel nessa disputa não tem nada a ver com o desempenho dos aviões: a principal vantagem dos suecos é o baixo custo e o maior trunfo dos americanos é sua influência política

Roberto Santana
Visitante
Roberto Santana

Influência política e baixo custo o Grispen é vencedor é o melhor, já venceu o Rafale e o Super Hornet.
Só que isso não vence guerra, não mata o inimigo. O F-16 vai até o meio do país inimigo, destrói e volta.
Simples.

JT8D
Visitante
JT8D

Meu comentário não afirma nada a respeito das qualidades bélicas dos concorrentes. O que eu disse é justamente que, independente da efetividade de cada caça, essa disputa vai ser decidida por outros fatores, quer gostemos ou não

Roberto Santana
Visitante
Roberto Santana

É mesmo…
Sorry!

JT8D
Visitante
JT8D

É sempre um prazer conversar com o amigo. Abs

Delfim
Visitante
Delfim

“14 aeronaves F-16 Block 70/72 V com um pacote de armas relativamente modesto”.
Considerando que o Urso está com uma hibernação inquieta e pode acordar mal-humorado, é pouco.

JT8D
Visitante
JT8D

Se a pequenina Eslováquia tiver que depender de suas próprias forças para enfrentar a Russia é melhor eles conseguirem pelo menos uns 200 F-22

Nilson
Visitante
Nilson

Bem lembrado que a Eslováquia é pequenina, menos de 1/3 do tamanho do Uruguai…

737-800RJ
Visitante
737-800RJ

Mas ainda assim serve como uma ótima barreira para atrapalhar um possível avanço russo, somando-se a Hungria, República Theca e Polônia.

Alex Nogueira
Visitante
Alex Nogueira

Torcer para o Gripen levar essa, mesmo sendo nas versões C/D já vai ajudar em muito a SAAB e consequentemente nos ajduando também, pois quanto mais sucesso em exportações do Gripen, mais chances de outros países se interessarem também, sem contar que qualquer peça em comum com a versão E/F, já entra na conta da escala de produção.

Nilson
Visitante
Nilson

Também sou Gripen desde pequenininho (depois da decisão do FX-2), seja no sub-20 (C/D), seja no adulto (E/F).

Delfim
Visitante
Delfim

Lembrando que a SAAB continuará vendendo o J-39C/D, com vários aperfeiçoamentos do F-39E/F.
A Eslováquia não precisa da versão E/F pois seu pequeno território dispensa o alcance estendido e o motor F414.
Os J-39C/D com aviônica dos E/F serão mais que suficientes.

Humberto
Visitante
Humberto

Posso estar enganado, mas quando você compra caças (que é em tese o melhor que um pais fabrica em termos de aviões) de uma potencia, está sinalizando que no mínimo está tendo um bom relacionamento com o pais OU que está alinhado com o mesmo. Quando compramos um caça da Suecia, mostra que o pais não é alinhado, em menor grau o Rafale ou Typhoon vai pelo mesmo caminho. Quando compra um caça Chines, Russo ou Americano, significa que sim, no mínimo tem uma boa relação com eles. A compra do F-16 pode ser um sinal para a Russia (e… Read more »

Mateus Lobo
Visitante
Mateus Lobo

Mas o custo conta muito, operar adquirir e operar uma caça como o F-16 block 70/72 pode ser salgado para um país como a Eslováquia, um Gripen C ali faz mais sentido.

Theo Gatos
Visitante
Theo Gatos

Offtopic: Caiu um Mirage 2000-5 grego ontem. A tesao no Egeu cresce a cada dia…
.
http://www.businessinsider.com/greek-fighter-jet-reportedly-crashed-after-dogfight-with-turkish-jet-2018-4
.
Sds

Theo Gatos
Visitante
Theo Gatos

*tensão
.
Sorry! 😂

Esmagassaurus
Visitante
Esmagassaurus

Passando pra deixar meu voto no gripen, entendo que é uma plataforma robusta, moderna e com certeza capaz de atender todos os requisitos e ir além.
Alugar parece um bom negócio!