A Saab concluiu a atualização da frota de caças Gripen da República Tcheca para o padrão MS20. A atualização “aumenta muito as capacidades de combate e comunicação do Gripen”, de acordo com um comunicado à imprensa da Saab.

O MS20 permite que o Gripen atinja alvos terrestres usando bombas não guiadas e guiadas a laser. Enquanto isso, a capacidade ar-ar é melhorada através da introdução de novos modos de radar.

Como parte do novo padrão de software, os Gripens tchecos também passarão pela integração do pod de indicação de alvos eletro-óptico Rafael Litening III. O casulo israelense será usado para guiar mísseis e bombas, bem como para reconhecimento aéreo e em missões de defesa aérea.

A atualização do MS20 também implementa o link de dados Link 16, bem como os criptomodulos para comunicação secreta.

“Graças à modernização dos aviões tchecos Gripen, as capacidades operacionais da Força Aérea Tcheca serão significativamente aumentadas”, disse o coronel Petr Tománek, comandante da base aérea Čáslav da Força Aérea Tcheca. “Nossa equipe apreciou uma estreita e frutífera cooperação com a parte sueca nesse projeto específico de modernização, bem como a cooperação durante os 13 anos em que operamos aeronaves Gripen.”

A atualização de capacidade envolve atualizações de hardware e software. Em 12 de março – aniversário da entrada da República Tcheca na OTAN – o novo pacote de software foi integrado às versões de um e dois assentos do Gripen tcheco. Após testes de voo bem sucedidos, o software MS20 foi integrado nos caças restantes.

Pod Rafael Litening III

“Estamos muito satisfeitos com o sucesso desta atualização de capacidade”, disse Jonas Hjelm, diretor da área de negócios da Saab Aeronautics. “Estamos honrados em ter um parceiro de longa data na Força Aérea Tcheca. É em grande parte devido a esta cooperação mútua a longo prazo entre a FMV sueca, a Força Aérea Tcheca e a Saab que a atualização decorreu sem problemas e de acordo com o previsto. Desejamos que os pilotos e toda a força aérea continuem tendo sucesso no cumprimento de seus objetivos, tanto em suas operações de proteção do espaço aéreo como em suas operações conjuntas da OTAN”.

A Força Aérea Tcheca – formalmente a Vzdušné síly Armády České republiky (Componente Aéreo do Exército da República Tcheca) – recebeu 12 JAS 39C Gripen monopostos e um par de JAS 39D bipostos, com entregas iniciadas em abril de 2005.

Em março de 2014, o governo tcheco concedeu a aprovação de uma prorrogação de 12 anos do contrato de arrendamento com a Saab, segundo o qual todos os JAS 39C/D Gripens são operados, com a opção de prolongar por mais dois anos. Essa extensão, supostamente avaliada em 16,5 bilhões de coroas (US$ 841,4 milhões), levará o arrendamento até 2027, ou 2029, se a opção adicional for exercida. A Saab anunciou em dezembro de 2014 que havia recebido o contrato para a extensão do arrendamento.

A frota checa do Gripen é operada pelo 211. Taktická Letka (211. TL, 211º Esquadrão Tático) em Čáslav, no leste da Boêmia.

FONTE: Air Forces Monthly

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Gustavo

Será que eles irão oferecer atualizações e modernizações para os C/D para suportarem o MS23 que virá com os NG?

USGrant

Esse mono já foi testado em alguma operação real?
Parece um f.5 do sec. 21.

DarKnightBR

Grande Galante !

Quando vc diz “equivalente ao F-16”, isso se limita às versões C/D, correto ? As futuras versões E/F podem ser consideradas um “meio termo” entre a 4,5º e a 5º geração, não é mesmo (tipo geração “4,5 plus” que já vi ser dada aos Su-35) ?

Grato,

jorge Alberto

kkkkkk sem comentarios….. kkk

USGrant

Leve e aparentemente frágil.

HMS TIRELESS

Mas vamos combinar Galante que o Viggen era uma puta máquina! Quem não tinha um pôster dele que atire a primeira pedra…

jorge Alberto

tirou o dia!… kkk

Papan

Gripen NG será uma Excelente máquina de Guerra Moderna para o Brasil, excelente fusão de dados.

Rui Chapéu

Alguém sabe qual a função da tomada ali?

Adriano R.A.

Carregar o celular do mecânico.
Brincadeira… acho que conecta o caça a uma APU ou auxiliary power unit, que fornece energia externa para os sistemas do avião… acho…

Wagner

pode ser que seja para transmissão de dados via cabo. Sem possibilidade de interferência ou hacker.

Alex Nogueira

Exatamente, conecta um laptop ali e puxa todos os dados da aeronave. Relatório de integridade de todos os sistemas operantes.

Paulo Jorge

Atingiu o padrão MLU.
Os Gripens Tchecos eram bem limitados, mas agora estão preparados para mais 10 anos até o próximo ciclo.

Sds.

Zorann

Eles não eram limitados. Eles receberam em 2015 o MS19 block3. Agora com o MS20, estão aptos a usar o Meteor, coisa q se não me engano os poderosíssimos Rafales ainda não são capazes de fazer (se nao me engano a integração ainda não está completa – se eu estiver errado, me corrijam).
A SAAB pretende continuar atualizando os Gripens C/D.

Guizmo

Poucas coisas me irritam tanto quanto instalar mísseis Sidewinder nos cabides internos, ao invés de colocar nos trilhos da ponta das asas………vai entender, deve ser “toque”

Daniel

Guizmo
Pensei a mesma coisa quando vi a foto kkkkkk.
Mas algum propósito acredito que teve.