Home Equipes de Demonstração Esquadrilha da Fumaça se despede da 20ª FIDAE

Esquadrilha da Fumaça se despede da 20ª FIDAE

2717
11
Foto: Gabriel Luque / Twitter: @elsanto1971

A agenda do esquadrão continua com apresentações na Argentina

Mais de 90 mil espectadores assistiram à última demonstração da Esquadrilha da Fumaça na 20ª Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE), a maior feira aeroespacial da América Latina, no Chile, no domingo (08). Dessa vez, a Esquadrilha escreveu no céu “FIDAE 2018” com a fumaça branca, encantando o público.

A chilena e educadora de crianças, Patrícias Morales, ficou admirada com a apresentação. “Impressionantes as piruetas que eles fazem, inclusive juntos. Nunca havia assistido antes, somente por televisão ou vídeos. Mas ver ao vivo foi muito emocionante. Eu já sabia da amizade que existe entre a Fumaça e os Halcones, da Força Aérea do Chile, e estava curiosa para ver a demonstração da esquadrilha do Brasil”, comentou.

No terceiro dia de feira, a esquadrilha da Força Aérea do Chile, chamada Halcones, voou junto com a Fumaça diante de um público formado por militares de vários países, organizadores e representantes de empresas da área aeroespacial e imprensa mundial. Os cinco aviões dos Halcones, X-300 L, lideraram a formação com as sete aeronaves A-29 Super Tucano, confirmando a proximidade dos grupos e as semelhanças da missão e das atribuições de ambos. Um dos objetivos dos militares é o estímulo para que jovens sigam carreira na aviação, além de promover o patriotismo em seus países.

Nesta formação, o piloto número 5 dos Halcones, Tenente Marcelo Reys, voou em uma aeronave da Esquadrilha da Fumaça pilotada pelo piloto número 5, Capitão Pedro Esteves. “Foi muito emocionante, pois sempre quis voar com a Esquadrilha da Fumaça. Já até tive a oportunidade de voar com a Fumaça no Brasil, mas fazer esse voo em formação com as duas esquadrilhas no meu país foi inesquecível”, disse Reys.

Agenda – O circuito da Esquadrilha da Fumaça continua nesta terça-feira (10), com o deslocamento das aeronaves A-29 Super Tucano para a cidade de Córdoba, com abastecimento em Mendoza, na Argentina. A aeronave de apoio será o C-105 Amazonas, do Esquadrão Arara (1°/9° GAV), da Ala 8, localizada em Manaus (AM). A próxima demonstração está marcada para quarta-feira (11), às 15h, na Escola Militar de Aviação da Força Aérea da Argentina.

FONTE: Força Aérea Brasileira / FOTO DE ABERTURA: Gabriel Luque / Twitter: @elsanto1971

11 COMMENTS

  1. As relações entre FAB e Fuerza Aerea de Chile sempre foram excelentes. O 1° GDA fazia muitos intercâmbios no Chile. Há instrutores brasileiros na Escuela de Aviacion Militar Capitan Avalos, e chilenos ministrando inserção na AFA. Quando era Cadete do 4° ano estive lá em visita, bem como na Escuela Naval, em Valparaiso.

  2. Lindas imagens. Os Halcones são bons, mas sem falsa modéstia a Fumaça é mais..há muito tempo, sexagenária. Ainda não assisti as apresentações com os ST por pura falta de oportunidade e tempo, mais ainda chego lá. Estou pertinho da AFA e preciso largar a preguiça e criar vergonha.
    Parabéns Fumaceiros, nenhuma surpresa. Agora serão os hermanos, que vibram com a Fumaça, pelo menos alguns amigos argentinos assim se manifestam.

  3. Pude presenciar esse voo em formação das duas esquadrilhas na AFA em Pirassununga-SP em 2017, realizaram 3 passagens ao final da apresentação dos Halcones e antes de se iniciar a do EDA. Sensacional. Inclusive, a equipe dos halcones é muito receptiva.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here