Aeronave de Alerta Aéreo Antecipado KJ-200

De Yang Sheng

A China fez conquistas significativas na tecnologia de radar e bombardeiros estratégicos, de acordo com cientistas que trabalham nesses campos, acrescentando que seus radares militares agora podem detectar todos os tipos de caças furtivos e bombardeiros desdobrados na região da Ásia-Pacífico.

Hu Mingchun, diretor do instituto de pesquisa No.14 da China Electronic Technology Group Corporation (CETC), e também deputado do Congresso Nacional do Povo, disse à imprensa: “A tecnologia de radar da China está se aproximando do nível mundial ou é tão avançada como a tecnologia estrangeira em geral. Agora estamos no estágio de avançar para o protagonismo.”

“Em algumas áreas, a China já usa a mais avançada tecnologia de radar do mundo, como radares multifuncionais baseados em navios e radar de alerta antecipado”, disse Hu em 29 de março, segundo o jornal chinês thepaper.cn.

Desafios crescentes

Nos últimos anos, os EUA e seus aliados desdobraram várias aeronaves stealth em toda a China na região da Ásia-Pacífico.

Em outubro de 2017, 12 caças F-35A chegaram ao Japão, marcando a primeira missão do F-35 da Força Aérea dos EUA na região da Ásia-Pacífico, informou o Defense News.

Mais F-35 serão desdobrados nos próximos anos, relatou o Jane’s 360.

“Desde que os EUA desenvolveram o F-117, em 1981, o crescente desenvolvimento e a entrada em serviço de aeronaves furtivas trouxeram sérios desafios à defesa aérea nacional de outros países”, disse Hu.

“Tendo como alvo a nova geração de stealth de alta altitude, alta velocidade e avançada capacidade stealth, a nova geração de radares anti-stealth da China foi desenvolvida e, através da prática, sua capacidade em combate real foi comprovada. A competição tecnológica entre stealth e as tecnologias anti-stealth não vão parar a longo prazo”, observou Hu.

Em novembro de 2016, o radar anti-stealth YTC-8B da CETC, desenvolvido pelo instituto de pesquisa No.14, foi exibido no Airshow China 2016 em Zhuhai, província de Guangdong, sul da China.

“Os radares anti-furtivos da China podem detectar todos os tipos de aeronaves furtivas que os EUA desdobraram na região Ásia-Pacífico, incluindo o F-22, F-35 e B-2, o que significa que quando os EUA quiserem usar esses aviões para deter a China, eles precisam levar em consideração esses sistemas de radar, porque eles serão detectados por radares chineses e abatidos em combate real”, disse Song Zhongping, um especialista militar e comentarista da Phoenix TV, ao Global Times.

Radar anti-stealth YLC-8B

Alerta Aéreo Antecipado

Além dos radares anti-stealth, a China também possui um sistema de alerta aéreo antecipado de longo alcance, tornando-se o terceiro país depois dos EUA e da Rússia com a capacidade de conduzir o desenvolvimento independente desse tipo de radar, disse Hu. “Isso estabeleceu uma base sólida para o sistema de alerta aéreo antecipado antimísseis da China.”

Esse tipo de radar tem como alvo ameaças estratégicas, como mísseis balísticos entrantes, proporcionando tempo suficiente para o sistema interceptar o míssil, disse Song.

A China também fez grandes avanços em bombardeiros estratégicos. O H-6k não é um bombardeiro recém-desenvolvido, mas sua crescente presença na região da Ásia-Pacífico mostra que a China está cada vez mais confiante em usar sua estratégia de dissuasão, disse um estudioso de uma academia militar de Beijing que pediu anonimato.

“Uma potência nuclear deve ter múltiplas medidas estratégicas de dissuasão, incluindo mísseis balísticos terrestres, submarinos nucleares e bombardeiros estratégicos. Embora atualmente o H-6k não esteja no mesmo nível dos bombardeiros estratégicos stealth mais avançados dos EUA e da Rússia, é suficiente para a China “para dissuadir secessionistas em Taiwan, uma vez que pode levar bombas e mísseis de cruzeiro para atacar alvos militares de todas as direções na ilha”, observou.

De acordo com a agência de notícias Xinhua, He Shengqiang, chefe da equipe responsável pelo desenvolvimento do H-6k sob a Corporação da Indústria de Aviação da China, disse que “as capacidades da H-6k em contramedidas de informação e consciência situacional já alcançaram a terceiro e quarto geração de bombardeiros”.

“O desenvolvimento dos futuros bombardeiros é nosso dever na nova era e precisamos nos tornar o fabricante padrão dessa tecnologia e desempenhar o papel principal na modalidade de combate do futuro bombardeiro”, completou.

A nova geração H-20 da China, que se acredita ser um bombardeiro estratégico semelhante ao B-2, está em desenvolvimento.

FONTE: Global Times

Subscribe
Notify of
guest

119 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio

Vixe!
Li, inclusive, sites americanos dizendo que a tecnologia de mísseis chineses já está superior à Ocidental.
E o pior (ou melhor) que esse é o aparente início do seu desenvolvimento, pelo menos o visível.
Onde vão parar?

Bosco

Antônio,
Não existe isso de míssil melhor ou pior. Cada um tem as armas (mísseis, inclusive) que acha que serão úteis. Só para citar um exemplo, os americanos podem ter um míssil antinavio “melhor” (???) que um míssil chinês, mas o dos chineses faz o serviço do mesmo jeito.
Por exemplo, o “melhor” míssil ar-ar BVR hoje é o Meteor, mas o AIM-120C combinado com o F-22 é mais letal que qualquer caça armado com o Meteor.
*Do ponto de vista do “seeker” o melhor seria o AAM-4B japonês, com radar AESA.
Um abraço.

Antonio

Isso, realmente, eu não saberia classificar. Mas, o que eu li dizia respeito ao avanço tecnológico deles e que estariam em um estágio superior ao Ocidental em algumas áreas.
Só complementando o raciocínio, outra publicação que li, não lembro mais, argumentava que a estratégia chinesa seria de reforçar suas Marinha e Aeronáutica de forma a conter qualquer conflito bem longe de suas fronteiras. Desta forma, o Exército estaria em segundo plano.

Jacinto

Antonio,
Isso é uma consequência da geografia da China: é quase impossível invadir a China (como invadir um país com 1 bilhão de pessoas?), mas os acessos marítimos da China são facilmente bloqueáveis. E sem esses acessos, a China acaba, porque toda a sua economia é exportadora. Por conta disso, os estrategistas chineses tentam desenvolver estratégias para garantir o controle sobre o que eles chamam de “first island chain” – basicamente, todas as ilhas próximas da China desde o Vietnam até o Alasca, passando por praticamente todo o sudeste asiático (Taiwan, Indonésia, Coreias, Japão e Rússia)…

Antonio

Concordo contigo. Só adiciono o fato de que a China está desenvolvendo uma gigantesca malha ferroviária que está ligando todo o sudeste e sul da Ásia, incluindo ferrovias que levem à Europa. Lembro que são esperadas cerca de 4.000 composições ferroviárias para a Alemanha esse ano o que praticamente dobra esse tipo transporte para aquele continente com relação ao ano passado.

Jacinto Fernandes

Mas linhas ferroviárias, hoje em dia, são indefensáveis em virtude da precisão de misseis de cruzeiros e de sua imobilidade.

Antonio

Não estou me referindo em caso de conflito, apenas enfatizando o crescente comércio terrestre entre a Ásia e a Europa.

marcus

quando vão parar de mentir?

BMIKE

Venho dizendo: a torneirinha $$$ da china esta sendo fechada, e quando eles espernearem vão tomar um xeque mate daqueles…

Antonio

O fato inquestionável é que o poder econômico e militar predominante está sendo deslocado para a Região Ásia-Pacífico. E isso foi previsto pelos economistas há vinte anos ou mais.

Bosco

Não vi onde há vantagem! No máximo o que vi foi que eles estão perto de conseguir… paridade. Coisa que duvido!

Wellington Góes

Paridade, na região, eu não duvido. Com um detalhe, superioridade numérica.

Até mais!!! 😉

Antonio

E põe numérica nisso. Já imaginou uma situação de guerra total? Quantos soldados, voluntários e milicianos ela poderia mobilizar? 300? 400? 500? 700 milhões? Seria mais do dobro de toda a população americana.

Tadeu Mendesa

Quantas ogivas nucleares seriam necessrias para torrar 300, 400, 500 ou 700 milhoes de soldados?

Apenas um submarino Trident da US Navy, possui quantidades de ogivas nucleares suficientes, para evaporar toda essa gente em questao de minutos.

Defensor da Liberdade

Só se os EUA atacarem sem menu na declaração de Guetta, pois do contrário acho difícil um submarino chegar tão próximo da China sem ser detectado e caçado.

Defensor da Liberdade

Corrigindo: nenhuma declaração de guerra.

Antonio

Tadeu. Certamente muito menos ogivas para matar cerca de 300 milhões de americanos.

Bosco

Defensor,
Um SSBN Ohio consegue atingir a China atracado na sua base na costa oeste (Kitsap).

Bosco

Antônio,
Eu sei que você odeia os EUA mas eu te garanto que os EUA pode transformar a China em terra arrasada e liquidar pelo menos 50% da sua população e a China não conseguiria destruir os EUA.
Claro, haveriam milhões de baixas do lado americano e algumas cidades poderiam ser riscadas do mapa, mas depois, os EUA ainda existiria como uma potência nuclear, enquanto a China teria voltado à idade da pedra lascada.
Você já deixou seu rancor antiamericano de lado e já procurou fontes confiáveis sobre o real poder nuclear americano e chinês?

Bosco

A qualquer momento os EUA têm pelo menos 660 armas nucleares prontas para reagir a qualquer agressão (300 Minutemans com 1 ogiva cada e 80 Tridents com 4 ogivas cada). Se os EUA atacasse preventivamente, eles conseguiriam no mínimo, dobrar essa quantidade de armas. Se ele se retirar de qualquer tratado de limitação, em pouco tempo os EUA colocariam cerca de 7000 armas nucleares da reserva, em estado de “operacionais”. A China tem 270 armas nucleares. A sua única salvaguarda de um Trump que acordou com o pé esquerdo são alguns poucos SSBNs, mas que no caso de um primeiro… Read more »

Bosco

comment image

Antonio

Bosco nesse tipo de guerra não haveria vencedores todos seriam destruídos. Por isso acredito que dificilmente (ou nunca ocorrerá).
Desta forma, Trump está criando uma celeuma inútil, gastando rios de dinheiro em armas sem precisar. Cairemos naquela velha dicotomia ‘canhões ou manteiga’. Quem vencerá? Aposto todas as minhas na China.
E outra. Não tenho ódio dos americanos. Só tenho a mente aberta para o momento histórico que estamos presenciando que é a troca de guarda no posto de maior potência mundial. Quantos puderam assistir isso durante a História?

Bosco

Antônio, Falta muito pros chineses almejaram qualquer coisa em relação a serem potência dominante e principalmente, protagonistas nos setores científicos e tecnológicos. Eles têm muito dinheiro, mas têm mais de um bilhão de pobres. Os americanos ainda estão na crista da onda tecnológica e científica e continuarão lá ainda por pelo menos 30 anos. Claro, não se discute que a hegemonia americana está sendo reduzida e que os chineses estão expandindo suas áreas de influência, mas ainda vai demorar um pouco e talvez sequer vejamos quando os chineses irão ultrapassar os americanos. Não me refiro ao PIB. Esse, sem dúvida… Read more »

Bosco

“Quantos puderam assistir isso durante a História?”
Se realmente estivermos presenciando esse acontecimento histórico é uma pena. A China é uma ditadura escravocrata e agora, com ares de monarquia absolutista. De nós só irão querer nossas “riquezas” naturais e terras agricultáveis. E eles são 1,5 bilhão de seres.
E eles comem cachorro!!! O ser mais nobre sobre a Terra… junto com os cavalos.
Se alegrar pela substituição do protagonismo americano em favor do chinês, em sendo ocidental, é um exercício ou de sadismo ou de masoquismo. Normal é que não é!

Kelvin

Já está apelando para arma nuclear colega?
A china, embora em quantidade muito menor também as possui.
É triste ver puxa saco americano, o país mais poderoso militarmente do mundo, diante de uma ameaça convencional, já falar de uso de nukes.
Chora que a cama é quente.

Defensor da Liberdade

Bosco, creio que para isso o submarino precisa estar bem abastecido de informações sobre os seus alvos, e a única maneira segura de se obter essas informações é através dos satélites. Num provável conflito USA/China, creio que as primeiras vítimas seriam os satélites de observação e comunicação dos respectivos países, obrigando os beligerantes a utilizar o reconhecimento aéreo.

Bosco

Defensor,
Os SSBNs atuam contra alvos fixos cujas coordenadas já estão mais que sabidas e pré-gravadas.
E nenhum dos países citados (EUA e China) têm capacidade antissatélite consistente. Só marginal! E num caos numa situação de guerra total entre estes dois países pode ter certeza que operações antissatélites do tipo “hard kill” estarão no fim da fila das prioridades, e se forem implementadas, não farão grande diferença no curso das ações.

Bosco

Os chineses alegam poder detectar os aviões americanos (inclusive os stealths) e de seus aliados e o americanos e seus aliados na região alegam poder detectar as aeronaves chinesas. Isso não é “vantagem”. Vantagem haveria se os chineses conseguissem detectar os aviões americanos e não fossem detectados. Quem alega ter essa vantagem é os americanos, mas os chineses contestam porque confiam nos seus radares VHF. Os chineses estão prestes a colocar seu caça de 5ª G em operação, e isso poderia reverter a vantagem para o lado chinês. Só que os americanos operam o E-2C e o E-2D, que têm… Read more »

Antonio

Acho que queria dizer que aquela região é a casa deles. O quintal deles. Eles já estão por lá. Seria o equivalente a dizer que os EUA poderiam detectar qualquer avião chinês no Caribe.

Antonio

Exatamente Kelvin. Os chineses devem ter o suficiente para se protegerem e dissuadir quaisquer gracinhas. O resto dos recursos vai para o desenvolvimento do País. O resultado estamos vendo.

Tiger 777

Só de falar da capacidade nuclear dos EUA, frente a China, vc já matou a conversa Bosco!!! Saudações.

Mateus Lobo

Radar capaz de detectar o B-2… a que distância? Se bobear o B-2 destrói o radar com uma bomba de queda livre antes deste o detectar. E se detectar, como encontrar solução de tiro com um radar de banda UHF?

Alex Nogueira

Teoricamente, se conseguirem detectar a uma boa distância podem vetorar interceptadores para irem de encontro ao B-2.

Antonio

O fato concreto é que, em se confirmando isso, a polêmica em torno de F-35 e blábláblá já era.

Anderson

Eles estão muito bem mesmo! Praticamente já tomaram todo o parífico, inclusive com ilhas internacionais a apenas 150km de muitos países. Inclusive já tiveram vários incidentes contra os americanos no sentido destes últimos não reconhecerem o espaço mencionado como Chinês, e sim internacional. Além disso, o material bélico Chinês é muito grande, atrás apenas dos EUA e a Rússia. O Comunismo está mostrando a que veio também em termos militares. Resta saber se o Ocidente ficará nessa imparcialidade depravada.

JPC3

Não apenas os americanos, o mundo não reconhece as áreas tomadas pelos chineses. Talvez a Rússia reconheça porque precisa da China.

Comunismo pode ser de estado mas econômico não é. Tem muitos ricos e muito mais pobres lá, sendo grande parte da economia é impulsionada por investimentos de multinacionais.

Tiger 777

Não consigo entender os anti ocidentais, porque tanta raiva dos EUA… Há propósito, os EUA têm militares e armas para lutar em duas guerras (front) diferentes. E eu pergunto qual outro pais tem esta capacidade??? Nenhum, fora eles !!! Segue links
https://dogmaseenigmas.wordpress.com/2017/02/03/a-hegemonia-renovada-estrategia-norte-americana-no-ciclo-politico-do-primeiro-mandato-de-d-trump-2017-2020/
http://www.dnoticias.pt/mundo/russia-e-china-sao-agora-as-prioridades-militares-dos-eua-XB2636541#

Antonio

Tem condições. No Afeganistão e no Cacaristão.
Fala sério.
Acabei de ler que Trump está propondo que a Arábia Saudita banque a presença militar americana na Síria. Caso contrário, vai sair fora.

Rodrigo M

A China hoje já é uma potência capaz de dissuadir qualquer opotenente. Aliás como qualquer país que possua armas nucleares, vide a miserável Coréia do Norte…
Mas não a vejo como sendo capaz de levar esse poder muito além de sua própria região como faz hoje os EUA, Até mesmo pelo fato de ter sua marinha “cercada” geograficamente por outros países.

Bruno w

Só acredito vendo , agora para frente, para me convencer tem que provar na prática…
Se equipamento Chinês é tão bom assim ,por que eles ainda continuam a comprar equipamentos dos Russos ? Para ser potencia bélica tem que dominar de cabo a rabo todo a tecnologia hoje existentes na área bélica…
Econômico eles ameaçam sim ,mas militar ..tem que provar.

Marcos

Quando a Índia fiz poder detectar caças stealth chinês é mentira, quando a China afirma poder detectar f22 todo mudo aplaude… sou só eu que acho estranho ou temos pesos e medidas diferentes aqui.

LUIS HENRIQUE

Essas torcidas. são bizarras. Parece campeonato de futebol. A Matemática eh uma ciência EXATA. Da mesma forma que os EUA superaram a Inglaterra no passado e se tornaram a maior potência econômica e militar do planeta, o mesmo ESTÁ ACONTECENDO com a China. Os números não mentem. São 1,4 Bilhões de chineses contra 300 Milhões de americanos. Os chineses estão fazendo o dever de casa há décadas. As diferenças tecnológicas entre os dois países está sendo reduzida há muitos anos. Não existe essa estória que um povo eh gênio ou que recebe ajuda extraterrestre e outro povo nasce retardado. As… Read more »

Antonio

Só um detalhe. Se mantivermos as taxas de crescimento atuais, o PIB da China será maior do que os dos EUA, UE e Japão. Juntos. E em cerca de 10 anos. Isso no critério de Paridade de Poder de Compra, tirando os efeitos artificiais dos câmbios.

Nonato

Hora de Trump agir.
Se não daqui a pouco os chineses desembarcam em Washington sem resistência alguma.
Enquanto os EUA são uma novela para construir um navio, formar pilotos, a China consegue construir 10 porta aviões do nada se quiser.
Nos EUA as empresas de defesa ganham uma fortuna. Engenheiros ganham muito.
Pilotos saem da força aérea quando querem e vão faturar uma fortuna nas empresas privadas.
Militares da reserva faturam uma fortuna trabalhando para empresas de defesa.
Já na China vá um soldador reclamar que não quer ganhar pouco.
Vá um piloto dizer que quer sair…

Antonio

No que me diz respeito, não estou nem aí se os chineses desembarcarem em Washington.

Augusto

Antonio, esse seu ressentimento dos americanos é uma patologia mental que precisa ser tratada.

Antonio

E adulação aos americanos também, né?

Tadeu Mendesa

Os Estados Unidos levaram anos trabalhando em pesquisa pura e pesquisa aplicada (tecnologia & Inovacao), investindo bilhoes de dolares para manter a dianteira no estado de arte de seus produtos militares. De repente, em questao de duas decadas os chineses dao um salto quantico e aparecem com essas armas miraculosas, ou seja, com essa mania comunista de comer salame e arrotar caviar. Eles nao criamram nada ate hoje, e somente tentam copiar o que ja existe. Tudo nao passa de blefe. O dia que eles criarem pelo menos uma tecnologia que nao exista no mundo, ai sim, terao superado o… Read more »

Antonio Palhares

” Eles não criaram nada até hoje, e somente tentam copiar o que ja existe. Tudo não passa de blefe.” . A única coisa que tenho certeza é que hoje como torcedor do SPFC eu não posso abrir o bico. ” Inteligencia está no ADN. Determinismo biológico puro”.

André Bueno

Roberto, como pode algo assim???!!!

Kelvin

Chora mais, fanboy americano.
Só esqueceu das diversas invenções da civilização chinesa ao longo de MILÊNIOS.
E é tanto blefe que teve gente que já mencionou uso de nukes contra esses primitivos chineses.
A cama é quente.

Augusto

Enquanto na China um deputado do Congresso Nacional do Povo é também o diretor do instituto de pesquisa No.14 da China Electronic Technology Group Corporation (CETC), no Brasil o nível intelectual dos Senadores e Deputados não lhes permite sequer falar o português escorreito. Expressões tais como “é gópi!”, dentre outras, são aptas a comprovar o aqui alegado.

A distância cultural e intelectual entre nós e as grandes potências é um abismo.

Antonio

Depois que Alexandre Frota foi nomeado ‘Assessor especial’ do Ministério da Cultura e foi convidado para a mesma pasta pelo sujeito do nióbio, falar ‘é gópi’ está muito bom.

Bosco

O PT acha que aquela “professora” que c… na foto do Bolsonaro em plena avenida Paulista é uma artista e o troço dela uma obra de arte. Perto dela o Alexandre Frota mereceria ganhar o Nobel e entrar para a Academia Brasileira de Letras.

Rinaldo Nery

Bosco, esse Antonio é filho de militar e estudou no CMRJ. Mas sofreu lavagem cerebral na faculdade de Economia. Não perca seu tempo. Cuspiu no prato que comeu.

Kelvin

Ataque pessoal colega?
É falta de argumentos?
Chora que a cama é quente?
(os que não conseguem debater, esperneiam)

Augusto

Bosco, essa sua voadora foi de dois pés no peito!

Antonio

Bosco! Não me pergunte qual o Nobel que o Alexandre Frota merece! Estou fora!
kkkkkkk

Kelvin

O fã das grandes obras de arte (filmes pornográficos) do Alexandre Frota acha que ele mereceria ganhar o Nobel e entrar para a Academia Brasileira de Letras?
Parabéns.
Boa diversão

Antonio

Seria Prêmio Nobel ou oscar?
kkkkkkkkkk

Gabriel

Se, “se”, realmente tu passou pelo Sistema Colégio Militar, faz parte dos 5% que não aprenderam nada de bom. Como normalmente uma mentira sempre puxa outra, é bem provável que essa rotina faça parte do teu dia a dia. Assim, o “estudante de CM” deve ser mais um “engodo”, na mesma linha dessas suas informações. Fica a dica, finge que você é um robô e o perfil não existe. Vai passar menos vergonha que escrever tanta bobagem. A não ser é claro que você me desminta e comprove que “que Alexandre Frota foi nomeado ‘Assessor especial’ do Ministério da Cultura”.… Read more »

pangloss

Quando cai o 1º de abril, no calendário chinês?

Bosco

Alguém pode me explicar qual a lógica do bate e assopra dos chineses?
Eles alegam que neutralizaram os stealths americanos com seus radares anti-stealths mas ao mesmo tempo dizem estar desenvolvendo um bombardeiro semelhante ao B-2.
Afinal, eles acham que a tecnologia stealth é efetiva ou não? Ou será que eles acham que só eles (e os russos) dominam a tecnologia de radares de baixa frequência???

Petardo

O fato de um bombardeiro não servir contra uma grande potência não significa que não serve para operações contra os outros 190 países.

Wilson

Prezado Tadeu Mendesa,
O “Império do Meio” já foi o maior império do mundo, tanto em termos tecnológicos como em poder econômico e militar.Também os Egípcios já tiveram sua cota de maior poder no planeta, tal como os Árabes, quando dominaram metade da Europa. Por tudo isso sugiro que você estude um pouco de História e Antropologia antes de falar besteiras preconceituosas como defender o “Determinismo Biológico”. Arthur de Gobineau e Raimundo Nina Rodrigues já morrerram a mais de um século.

Edu

Exageros à parte, está cada dia mais difícil os EUA manterem seu domínio. Não dou nem 15 anos para os EUA perderem completamente sua influencia sobre outros países. Eles estão se isolando mais ainda com o presidente atual comprando briga com todo mundo, a começar pelos vizinhos.

Antonio

Com a política ruinosa de Trump, logo teremos uma base chinesa no México.

Antonio

É ironia. Mas, não duvide muito disso no futuro. Quem sabe?

Petardo

Se até a falida Rússia tem influência junto a um imenso número de países, não vai ser os EUA que vai deixar de ter.

marcus

Os Chineses com esse aviãozinho radarzinho, afirmam que detectam extraterrestres na lua.

ADRIANO M.

Antonio 5 de Abril de 2018 at 18:49
“Com a política ruinosa de Trump, logo teremos uma base chinesa no México”.

E porque não? Porque somente o grande líder do mundo livre pode ter bases em qualquer muquifo?

O méxico e os chineses são países soberanos…

Antonio

Não estou criticando isso. Na verdade estou torcendo para isso. Acho que uma maior presença chinesa por aqui será muito proveitosa.

carcara_br

Repito a mesma física que alguns gostam tanto de falar que torna possível as aeronaves serem furtivas, também permite que certos tipos de radares possam detectá-las…
agora resta saber uma vez conhecido a posição de uma aeronave dentro de uma “gaiola” de algumas centenas de metros as defesas aéreas podem agir ou não sobre elas…

Tadeu Mendes

A ascenção da Ciencia experimental e a revolução industrial começaram aonde? Na África, no Oriente Médio , na Asia? Não. E olha que essas civilizações prescedem a Europa em milhares de anos. A Ciencia começou na Europa.(Física, Química e Biologia). A emancipação científica e a revolução tecnológica se multiplicaram nos Estados Unidos. A Europa continuou seu desenvolvimento científico e tecnológico. A Russia também se juntou ao clube das nações intelectualmente poderosas. Seria uma mera coincidência histórica, que eses povos tenham dominado o conhecimento científico e tecnológico, e se tornaram os detentores do saber a nível mundial, ou seria a presença… Read more »

Tadeu Mendes

Não. Nos laboratórios.

Kelvin

Diz aí que laboratórios são esses?

Antonio

Laboratório do Dr. Mengele.
Olha. A coisa está difícil!

Tadeu Mendes

Quem é, ou foi esse tal de Lombroso?

Tadeu Mendes

Auschwitz?

Kelvin

Deve ser fã de Lombroso.
Parabéns!!
Pelo menos mostra o que pensa (pelo menos no mundo virtual), em que todo mundo é corajoso.
O maior sonho deve ser um “white american”.

Raul Sparrow

Concordo, mas até que ponto a questão dos chineses não respeitarem patentes valem? Pode ser uma baita asneira o que estou escrevendo mas muitas empresas internacionais produzem seus produtos na China. O que custa para a China se “apropriar” pra não dizer roubar mesmo uma tecnologia que precisa para um projeto militar. Entendem meu ponto? Será que delegando a sua produção na China o “ocidente” não estaria dando um gás nessa evolução Chinesa?

Tadeu Mendes

Eu já estudei bastante a História e tenho um conhecimento razoàvel em Antropologia.

As teorias sobre a Inteligencia, são um assunto complexo e nada de políticamente correto. A questão é válida, amplamente obsevadas sociológica e empíricamente constatadas.

Kelvin

Ele é um gênio desperdiçado. Só falta a genialidade.

Tadeu Mendes

Nao sou genio. Meu QI 127 nao me torna um genio.

Tadeu Mendes

Nem historiador e nem antropógo .Sempre gostei de ler.

Renato Carvalho

Tadeu,
Seu caso é pra internação, comentário estapafúrdio e preconceituoso, já vimos essas ideias antes e para onde ela nos levou.

Kelvin

Ignora, é o melhor a fazer com esse tipo.

Antonio

kkkkkkkk
Parece que abriram as portas dos hospícios. Principalmente em blogs de internet.
A gente lê cada coisa.

Antonio

Essas pessoas:

1) Ou tomaram algum susto de um chinês ou russo quando crianças;
2) Queriam ser americanos e não conseguiram;
3) Ou queriam trabalhar na Boeing ou LM e não conseguem.

Só pode!

Delfim

Roma era superior em termos individuais, culturais, tecnológicos, mas caiu.
Não me impressiono com este discurso.

Matheus G.

No começo até pode ser, mas no final não era, os romanos se deixaram levar pelo estatismo.

Fernando "Nunão" De Martini

Eugenia sempre acaba voltando aos comentários mais dia, menos dia. Uma verdadeira praga.

O filme abaixo, pra quem tiver tempo, costuma ser um bom antídoto para tentações eugênicas:

https://m.youtube.com/watch?v=vfdGgvj1z-E

Petardo

Para o rapaz que acha que é estadunidense, a história começa a partir da Revolução Industrial.

Tadeu Mendes

A História não, mas a Ciencia sim começa no fim da Idade Média.

Tadeu Mendes

Eu não sou simpatizante do Nazismo, nem do White Supremacism, e muito menos da Eugenia. Por examplo, se eu quiser entender sobre o comunismo, eu forçosamente tenho que ler Karl Marx. Se eu quero entender o que é Inteligencia, eu tenho que estudar Psicologia., Mas se eu quero saber a origem da inteligencia, eu tenho estudar as bases bilológicas da Linguagem, a qual é fundamental para a Inteligencia. O gene que codifica para a linguagem chama-se FOXP2. Então, já sabemos que a linguagem tem sua origem no ADN. Agora, falta confirmar que, as variações nos níveis de Inteligencia também estão… Read more »

Tadeu Mendes

Por acaso estou defendendo algum tipo de ideologia de pureza racial através da Eugenia?

Wilson

Prezado Tadeu Mendes,
Obrigado pela informação do Gene FOXP2, pois considerando que este gene é responsável pela linguagem e considerando o fato de que todas as culturas humanas possuem linguagem concluímos que todos os povos possuem este gene, confirmando a homogeneidade genética humana. Em outras palavras todos os povos tem as mesmas capacidades, inclusive intelectuais, por carregarem a mesma carga genética. As variações nos níveis de inteligência, como a comentada em relação a Einstein, são de indivíduos e não de povos, ou seja, em todos os povos aparecerão gênios e tolos.

Tadeu Mendesa

Prezado Wilson, Nada que agradecer. E sempre bom poder questionar e argumentar temas tao complexos e de implicacoes eticas profundas como este. Voce tem razao quanto a homogeinidade genetica humana. Mas existem variacoes mesmo dentro de um mesmo grupo humano geneticamente identico (Fenotipo e Genotipo). Ha alguns anos atras, me surprendi com o fato de que um pais asiatico tinha uma politica eugenista em pleno seculo XX, na epoca. Estou falando da Coreia do Sul. O interessante e que eles fazem um uma eugenia passiva. Nao existe campos de concentracao e nem fornos crematorios. Os sulcoreanos de maior nivel educacional,… Read more »

Edu

A colunista Madeleine Albright, do New York Times resume bem o isolamento cada vez maior dos Estados Unidos provocado por Trump (publicado hoje, 06/04):

https://www.nytimes.com/2018/04/06/opinion/sunday/trump-fascism-madeleine-albright.html?smid=tw-nytimes&smtyp=cur

Antonio

Para Madeleine Albright escrever isso é porque a situação está feia.

Tadeu Mendesa

Madeline Albright foi uma cobra criada pelos Clinton. Fuck her.

Luís Henrique

1) A China só sabe copiar as coisas? O J-11 é uma cópia do Su-30. Ok. E o J-10? E o J-20? E o HQ-9? E os lançadores VLS? E o DF-21? Alguns se esquecem que a China entrou para o clube de potência nuclear em 1969, ou seja, há quase 50 anos já possuem armas nucleares. Saindo um pouco do foco puramente militar, e entrando em uma análise mais abrangente, os dados mais recentes de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), mostram os seguintes números: Países que mais investem em P&D no ano de 2015: EUA = 496 bi China =… Read more »

Antonio

Perfeito comentário Luís Henrique.
Só faço um adendo de que OS DOIS mais poderosos supercomputadores do mundo são chineses. E já estão lançado, se não me engano este ano, o mais poderoso de todos. Vinte vezes mais poderoso que o atual. O primeiro a ser medido em exaflops.

Augusto

Luís Henrique, o maior acelerador de prótons poderá ser chinês, entre 2020 e 2015, se superar o LHC europeu. Mas o maior e melhor acelerador de elétrons do mundo será brasileiro (Sírius), já em fins de 2018, aprestado ao longo de 2019.

Tadeu Mendes

A China esta realmente superfodastica. Mas o pior mesmo e a galera que acredita piamente na propaganda comunista chinesa.

Christian F. Santos

Desculpe mas aonde foi que eu me perdi?!?! Comecei a ler uma matéria sobre tecnologia militar e seguindo os comentários passei pela disputa capitalismo x comunismo; eugenia; Maçonaria e finalmente genética. Papo djou – djoutro mundo.

SDs

Wilson

Realmente, peço desculpas ao Antonio e ao Christian Matos, bem como aos demais por ter fugido do tema mas preconceito realmente me tira do sério.

SmokingSnake ?

A única conclusão que chego por essa matéria é que o J-20 e aquela cópia bizarra do F-35 (J-31) não são stealth.

Nunão

Pessoal, estamos sem tempo pra ficar vigiando comentários de marmanjos. Já demos um toque aqui e ali, e pedimos mais uma vez: mantenham-se no tema e não comecem ataques mútuos. Será que é tão difícil assim ler as regras do blog e obedecê-las? Muitos que enchem a boca pra reclamar de leis que não são cumpridas etc, em geral são os primeiros que não conseguem obedecer nem a regras de postagem no blog… Cresçam. Não fiquem de araques bobos uns contra os outros. Leiam as regras que estão aí pra ajudar a manter um bom debate. Foquem nos temas das… Read more »

Luís Henrique

Eu espero que todos aqui saibam que não existe caça invisível ou à prova de detecção. O que os caças chamados Furtivos fazem é REDUZIR a distância de detecção. E também, creio que a maioria sabe que as principais técnicas de furtividade são ‘direcionadas’ para determinadas ondas eletromagnéticas. Ou seja, funcionam melhor contra alguns tipos de radares e pior contra outros. Vou exemplificar. A literatura russa sobre seus equipamentos militares diz o seguinte: O IRBIS-E (radar empregado no Su-35S) possui alcance máximo de detecção contra um alvo de RCS equivalente à 3 m² entre 350 e 400 km de distância.… Read more »

Miguel Felicio

Desculpem todos a minha ignorância, primeiro porque não li todas as postagem, não tenho paciência pra tal, mas o que penso é o seguinte; soltando pecinha ou não os chineses estão fazendo, enquanto nós aqui não estamos aptos nem para prender um ladrão contumaz…..agora discutir quem tem mais potência nuclear já é demais, qualquer um dos lados tem capacidades para destruir um ao outro e toda a humanidade….insensatez completa, qualquer tamanho de guerra nuclear.

Tadeu Mendes

Os unicos paises que tem condicao de destruir um ao outro e o resto da humanidade, sao os Estados Unidos e a Russia.

A China nao chegou a esse patamar apocaliptico.

Robson

Eu particularmente preferiria 1000 vezes nascer nos estados unidos do que na China… A China e um país predador, um exército incalculável de gafanhotos que vão devastar tudo por onde passarem.. Seus problemas também são muito grandes e acredito que vão se meter em confusão com os russos primeiro do que com os americanos.. Motivo: os chineses com sua imensa população estão invadindo a Sibéria russa… Mais agora dizem que apóiam os russos contra os americanos.. Logico: jogam um contra o outro e se torna mais forte que os dois..

Tadeu Mendes

Robson,

Eu concord contigo. Para mim tambem esta claro que os chineses vao acabar sendo evaporados pelos russos.

O poderio nuclear russo e muito superior ao da China. O tempo que um ICBM russo levaria para atingir a China, seria em torno de 4 a 6 minutos.

Um ataque relampago e noturno provavelmente pegaria os chineses de surpresa e sem tempo de contra atacar.

Antonio

Aproveite que Putin irá à China em junho para avisar isso a ele.

http://portuguese.cri.cn/news/world/408/20180406/114016.html

‘American fanboys’ ficam vendo conflitos da China com Rússia, Vietnã e etc.
Lembro que até a ‘arquirrival’ Índia está fazendo esforços para entrar no mercado chinês. Em princípio com chá e óleo de rícino. Mas, por enquanto, é o que eles têm a oferecer aos chineses.

Robson

Sem falar que os americanos possuem vários aliados na região que contam com sua proteção… e eles não vão ficar parados enquanto os chineses seguram e os russos batem… pois perdendo os americanos como aliados ficariam a merce da China.. Ademais os produtos chineses são copias dos produtos ocidentais produzidos com má qualidade… eles ainda tem que aprender a copiar no mesmo padrão de qualidade pra depois conseguirem surpreender… Existe o exemplo dos radares comprados pelo Equador que simplesmente não funcionaram.. foram devolvidos… além do que não torço por nenhum tipo de ditadura… a politica externa americana tem muitos erros,… Read more »

Bosco

comentários presos

Billy

Taiwan secessionista?? Pequim comunista que o é .

Johnny Walker

Impérios vêm e vão, nada é eterno, nem os romanos o foram, não foi diferente com a Gran Bretanha, Portugal ou Espanha e tão pouco será diferente com os EUA. Poderiam ser o povo mais adiantado do planeta se investissem mais no seu povo, tal como a China o faz hoje. O que vejo nos EUA é cada dia um povo mais pobre, com investimentos em educação cada menor, muita disparidade entre ricos e pobres, falta de investimento em infraestrutura, muitas das quais datam do século passado e que precisam de manutenção, o que não está sendo feito. A China… Read more »