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FAB transfere 1º Grupo de Transporte de Tropa para a Ala 2

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PORTARIA Nº 406/GC3, DE 29 DE MARÇO DE 2018

Transfere a sede do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa para a Ala 2.

O COMANDANTE DA AERONÁUTICA, em conformidade com o previsto no inciso V do
art. 23 da Estrutura Regimental do Comando da Aeronáutica, aprovada pelo Decreto nº 6.834, de 30 de abril de 2009, resolve:

Art. 1º – Transferir a sede do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), da Ala 11,
localizada no Município do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, para a Ala 2, localizada no Município de Anápolis, Estado de Goiás.

Art. 2º – O 1º GTT subordinar-se-á à Ala 2.

Art. 3º – O Comandante da Ala 2 deverá aprovar o Regimento Interno do 1º GTT, em até 120 dias, após a vigência desta Portaria.

Art. 4º – Esta Portaria entra em vigor em 12 de junho de 2018.

Ten Brig Ar NIVALDO LUIZ ROSSATO

Mapa com as Alas da FAB, clicar na imagem para ampliar

FONTE: Diário Oficial/COLABOROU: Rinaldo Nery

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MATTOS
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MATTOS

Vai ter moradia e infraestrutura pro pessoal todo???

Delfim
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Delfim

Tem que acabar com esta concentração de força no Rio de Janeiro.
Precisando é só dispersar.

Ozawa
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Ozawa

Não tenho conhecimento de causa, e por sua vez capacidade técnica, para emitir juízo de valor dessa transferência. Não obstante, em linhas gerais, ache plausível essa reordenação do tabuleiro de xadrez da FAB e das novas nomeações dos seus quadriláteros. A destacar, como a qualquer servidor público e não poucos da iniciativa privada, minha preocupação com as famílias que se estabeleceram por longos e longos anos no Rio, especialmente os filhos em idade escolar. Mas acredito que o alto custo de vida e o baixo valor da vida no Rio de Janeiro atualmente talvez não lhes deixem saudades . .… Read more »

Rinaldo Nery
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Rinaldo Nery

Incomparável a qualidade de vida em Anápolis, com relação ao Rio. Servi 7 anos em Anápolis, meu filho mais novo nasceu lá. O Rio faliu. E vida de militar é assim: cigano. Um dos motivos do salário integral na reserva, que vocês tanto criticam.

Ozawa
Visitante
Ozawa

Sem polemizar, pois o post não comporta tema para isso, e não obstante parecer que a crítica incidental foi de índole inespecífica, pontuo que nunca critiquei aposentadoria integral de nenhum servidor público (civil ou militar), mesmo acima do teto constitucional, mas amparado por direito adquirido ou decisão judicial irrecorrível.

Apenas essa ressalva e, repito, sem polêmica neste assunto. O tema é o gordo transferido e não o gordo aposentado.

Luiz Guilherme
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Luiz Guilherme

Melhor lugar que já morei foi na Vila de Anápolis. Atualmente trabalho com um construtora e a notícia é de que vão abrir licitação para a construção de dois prédios residenciais na Vila.

Wellington Góes
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Wellington Góes

Cel. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Grande abraço!!!

FabioLeo
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FabioLeo

Sou de Anápolis.
Cidade boa de morar e custo de vida muito baixo.

Rodrigo M
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Rodrigo M

Sair do Hell de Janeiro para Anápolis, uma cidade com excelente estrutura, clima e qualidade de vida é ganhar sozinho na loteria acumulada.
Sorte militar.
.
Alguém sabe informar se já existe alguma previsão de destinação dos Hércules após a substituição pelos KC-390? Não me lembro de ter lido algo a respeito.

Vaniro
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Vaniro

Desde o império estão a ganhar bônus para passar o tempo fora do rio. O oeste é local do novo PIB brasileiro. Diga lá os chineses.

Estão fechando a porta colombiana.

Sim, Colômbia, devido a instalação de bases lá por cima dos dos ‘russos’ de Washington .

José Roberto
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José Roberto

Como ficará a Bda Inf Pqdt?

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Você de ser novo aqui. Já postei em várias matérias que o EB está decidindo entre Goiânia e Anápolis.

Art
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Art

Esse projeto é da FAB, o EB não tem dinheiro e retirar a brigada Pqdt do Rio não é uma coisa que estão pensando. O rio já perdeu muitas unidades (5 Brigada – sul , 2 Brigada – selva) não pode perder mais pois sempre tem gente na rua.

Art
Visitante
Art

na verdade desculpe se pensava mas acho que esse projeto deve estar na geladeira

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Desculpe, mas, salvo melhor juízo, o planejamento não é da FAB. O KC-390 apoiará a Brigada, e não o contrário. A transferência segue a mesma lógica da BdaOpEsp para Goiania, um lugar mais central. O mesmo deve ocorrer com a BdaInfPqdt. Quanto aos recursos, um dia terão.
Só não entendi o ¨sempre tem gente na rua¨. Por que não pode mais perder unidades?

Art
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Art

Bem a situação no Rio é o que todos sabem, as operações de GLO estão sempre pautando a vida das unidades operacionais, e GLO requer rodízio, antes tinha muitas OMs operacionais lá, agora so tem 2 brigadas a (9 inf escola e a pqdt), sem a brigada pqdt a situação ficará complicada. Vai ter as escolas mas escolas não vão para a Rua.
Mas planejamento é planejamento.
abraços

Rinaldo Nery
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Rinaldo Nery

Obrigado pela explicação. Tem lógica, mas o problema é que o GF abusa das GLO pela incompetência dos governos estaduais. Mas isso é matéria do FORTE.

Alisson Mariano
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Alisson Mariano

Alguém sabe quais serão as unidades da FAB que receberão os KC-390?

Dodo
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Dodo

Justamente o 1GTT

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

E o 1°/1° GT e o 1°/9° GAV.

JOSÉ AIRTON CAVALCANTI
Visitante
JOSÉ AIRTON CAVALCANTI

Cel Rinaldo Nery, o 1°/9° também possui previsão de recebe-lo? Fico pensando que seria muito útil tanto no apoio logistico como também em apoio aos caças que ali atuam, e que por questões geográficas, de certa forma “dependem” de um abastecedor para melhor cumprimento das missões. Corrija-me se estiver equivocado. Desde já, Saudações.

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Sim, é isso.

Gustavo
Visitante
Gustavo

nenhuma unidade do KC 390 ao sul?

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Não. Os C-105 deverão ser remanejados para o 1° ETA e para o 1°/15° GAV.

Nunão
Visitante
Nunão

Informação muito interessante, Rinaldo. Agradecemos por compartilhá-la aqui.

Gustavo
Visitante
Gustavo

Exatamente, obrigado!

Otavio Costa
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Otavio Costa

Continuará como está, quando houver saltos desloca um Bandeite de Brasília ou C130 do Galeão.

Alisson Mariano
Visitante
Alisson Mariano

Obrigado, Dodo e Cel. Rinaldo.

Hélio
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Hélio

Vai concentrar tudo em Anápolis? Tem que ver se o centro do Brasil é perto de tudo ou longe de tudo.

Roberto Santana
Visitante
Roberto Santana

Free Willy e Grispen juntos comendo frango com pequi.

FabioLeo
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FabioLeo

kkk

Willhorv
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Willhorv

Mt bom. Descarrega o Rio das unidades, o que deveria ficar apenas a 1° frota da marinha na minha opinião, e centraliza as forças equidistante de nossas fronteiras.
Agora, olhando este mapa das alas, onde ficam 1/3, 2/3 e 3/3 Gav operando os A29, fica claro que poderíamos ter mais uma unidade no Paraná, outra em MGrosso, uma no Acre, 2 no Amazonas e uma no Pará….
Fechando o cinturão das nossas fronteiras….
Utopia né….mas seria bom!
Imaginem, todas operando A29, helis do EB de manobra e drones de vigilãncia!!!
Kkkkkkk

JONY
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JONY

Ótima notícia para minha cidade que cresceu junto da instalação da antiga 1º ALADA.

Uma dúvida, serão construídos novos hangares para a instalação do 1º GTT? Ou usarão em conjunto com o 2º6º GAV?

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Em conjunto.

Roberto Santana
Visitante
Roberto Santana

Não dá para ver muito, mas esse da foto, parece ser o 2459, um antigo EC-130E que era baseado em Recife, tinha uma bela pintura branca e cinza com grandes marcas amarelas de busca e salvamento. Um fato curioso na carenagem do C-130 é que o novo C-130J parece ter um motor completamente diferente, mas é sua nova hélice que dá essa impressão. A carenagem do motor é até a mesma, mudando somente a volumosa entrada de ar do radiador de óleo logo abaixo da carenagem, é bem grande na versão J. já a antiga hélice é a mesma do… Read more »

Walfrido Strobel
Visitante

Os de Recife era 3 SC-130E, a FAB não usou o EC130.
.
C-130J tem um motor e hélice diferente do C-130H:
C-130J- “4 × Rolls-Royce AE 2100D3 turboprop, 4,637 shp” com hélices “Dowty R391 6-blade composite”.
C-130H- “4 × Allison T56-A-15 turboprops, 4,590 shp” com hélices “four-bladed Hamilton Standard 54H60 propeller”.

Nunão
Visitante
Nunão

“Art. 4º – Esta Portaria entra em vigor em 12 de junho de 2018.”

Será que entrará em vigor simultaneamente ao recebimento, pelo esquadrão, de seu primeiro KC-390 em Anápolis?

Wellington Góes
Visitante
Wellington Góes

Acredito que sim. No meu entendimento é o preparativo para a nova casa do KC-390.

Fernando "Nunão" De Martini
Editor

Sim, certamente. Na verdade minha pergunta é um tanto óbvia, mas o que estou pensando é se há planejamento visando cerimônias simultâneas para as duas coisas (recebimento da primeira aeronave do esquadrão e entrada em vigor, oficialmente, da mudança de base).

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Sim, há.

Fernando "Nunão" De Martini
Editor

Obrigado, Rinaldo.
Será coerente com tradições da FAB.

Roberto Santana
Visitante
Roberto Santana

Há um vídeo (amador) feito recentemente na FIDAE 2018, em que um membro da equipe do KC-390, afirma que o primeiro exemplar será entregue no final do ano de 2018.

Vitor
Visitante
Vitor

Alguns dias atras me perguntei porque o Grupo Kilo estava baseado em Anapolis. Ta aí a resposta!

Interessante saber que haverão KC-390 baseado em Manaus no 1/9! Será que haverá redistribuição de C-295?

Fernando "Nunão" De Martini
Editor

Eu veria lógica, com o reequipamento mencionado pelo Rinaldo do 1º/9º com o KC-390, em redistribuir seus C-105 conforme também se desative mais alguns ETAs, mude outros de base, renomeando-os também, ficando alguns com C-95 remanescentes e quem sabe algum com C-105. Penso que Belém e Porto Velho (esta última sem esquadrão de transporte hoje) seriam candidatas a ter esquadrões com C-105 que sobrem do 1º/9º GAV, formando com Campo Grande (que tem o 1º/15º equipado com C-105) e Manaus (com o 1º/9º reequipado com KC-390) um “arco” de capacidade de transporte nnas fronteiras do Norte e Oeste. Mas o… Read more »

Nunão
Visitante
Nunão

Em tempo: mais pra cima, em comentário de horário posterior a este acima, o Rinaldo deu a dica: os C-105 a saírem do 1º/9º GAV (Manaus) reequiparão o 1ºETA (Belém) e reforçarão o 1º/15º GAV (Campo Grande).

Poderiam aproveitar para extinguir outros ETA equipados com C-95 do centro-sul ou transferi-los para Porto Velho e Boa Vista, onde creio que seriam mais necessários para apoiar pequenos desdobramentos etc.

Zorann
Visitante
Zorann

Ótima notícia.

Walfrido Strobel
Visitante

Está na hora de acabar com os Esq. Coral e Cascavel do 1° GTT pois na prática desde a aposentadoria dos C-115 Buffalo os dois Esq. se comportam como um, inclusive com o mesmo comandante, hoje com os C-130M.
A não ser que no futuro pretendam colocar uns C-105 no lugar dos C-115 Buffalo para missões onde não se fizer necessário o KC-390.

Nunão
Visitante
Nunão

Walfrido,
Hoje creio que é a mesma lógica do 1º/2º GAVCA e 2º/1º GAVCA, que na prática há muito tempo são só um esquadrão, e a tradição apenas se mantém nos dois códigos rádio e em haver uma competitividade interna entre pilotos “atribuídos” a cada um dos “esquadrões”, mas o comandante é um só, a estrutura também etc. É um esquadrão único com nome de grupo, como tantos outros na FAB após diversas iniciativas de reorganização. A divisão é só uma manutenção de tradições, na prática.

Walfrido Strobel
Visitante

No 2° GAvCa existe o agravante de ter se tornados os Esq. indívizíveis e intransferíveis em regulamento, em nome da maldita “tradição” pela 2 Guerra, um absurdo brasileiro, pois mundo afora muitos Esq. que voaram na 2° Guerra foram transferidos, extintos e até alugados a nações estrangeiras como o atual Esq. de F-15SG nos EUA, o 428th “Buccaneers”.
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cvn76
Membro
cvn76

Só para ver se entendí direito, não sou familiarizado com a FAB…

São os esquadrões “Coral” e “Cascavel” que mudam do Campo dos Afonsos para Anápolis?

Os esquadrões “Gordo”, “Condor” e “Corsario” permanecem no Galeão/RJ

O que eu não entendo é o fato de termos o 1°/4° e o 1°/14° ambos operando o F-5…por que não temos 1°/4° e 2°/4° por exemplo? Dois grupos com apenas um esquadrão…

Nunão
Visitante
Nunão

cvm76, As numerações dos esquadrões e grupos vêm de uma reorganização da FAB na virada dos anos 40/50, com critérios geográficos, e os grupos foram criados de forma a poderem se expandir em mais de um esquadrão. Com o tempo, essa lógica foi atropelada por transferências de esquadrões pelo território. Grupos criados com lógica geográfica acabaram mudando para lógica de equipamentos (por exemplo, o oitavo grupo “virou” o grupo de asas rotativas com esquadrões distribuídos em várias bases, o sétimo “virou” o de patrulha marítima). Não adianta tentar analisar essas numerações hoje como uma lógica atual, pois ela faz parte… Read more »

Nunão
Visitante
Nunão

Ops, escrevi “cvm76” ao invés de “cvn76”.

Segue o texto do Saito, publicado aqui em 2014, que entre outras coisas aborda essa lógica que ficou obsoleta de numerações de grupos e esquadrões:

http://www.aereo.jor.br/2014/01/25/mudar-ou-lapidar/

Walfrido Strobel
Visitante

Isso ja deveria ter sido corrigido a anos, a FAB durante sua vida teve uma variedade de formas de designar seus Esq. e depois ficou se apegando a tradição para não corrigir. Nos anos 40 se decidiu designar os Esq. pela Base Aérea onde existiam, 10° para BASP e 14° para BACO por exemplo, o Esq. de Caça da BACO era o 3° Grupo de Caça e virou 1°/14° GAv. Em São Paulo de criou o 1°/10°. 2°/10° e 3°/10° GAv, mas conforme foram transferindo os Esq. não foram mudando o designativo. Depois alguns grupos foram corrigidos como o 7°… Read more »

Nunão
Visitante
Nunão

Acho que simplesmente deve-se renumerar todos os esquadrões, de cada tipo de aviação, como 1º esquadrão, 2º esquadrão etc de suas aviações (caça, patrulha, transporte, asas rotativas) independentemente da Ala em que estejam baseados. Meu critério seria simples: data de sua criação original na FAB. Por exemplo, no caso de caças (posso estar errado, não vou verificar agora o ano exato de ativação cada um ou da unidade que lhe deu origem) teríamos o Jambock como 1º EC (Primeiro Esquadrão de Caça), provavelmente o Pampa como 2º EC, depois o Pacau como 3º EC e por aí vai, até se… Read more »

Otavio Costa
Visitante
Otavio Costa

Na base dos Afonsos não há nenhum Grupo de aviação, a base foi desativada.

Dan01
Visitante
Dan01

Acho interessante que os pqdt fiquem no meio do pais. Diminuirá a chance dos soldados serem aliciados pelos criminosos do Rj e acredito que o tempo que levarão pra cobrir todo o território nacional sera menor ja que estao no meio do pais

cvn76
Membro
cvn76

Muito obrigado ao Nunão e ao Walfrido pelos esclarecimentos!

Nunão
Visitante
Nunão

De nada! Ia esquecendo: a mudança que você mencionou em seu comentário não é de Afonsos para Anápolis e sim de Galeão para Anápolis. Antes dessa nova mudança anunciada, o 1º GTT já havia se mudado, há anos, de Afonsos para o Galeão, de modo a se manter numa só base todas as aeronaves C-130 em operação (e na Base Aérea do Galeão também está o parque de apoio dos C-130), e que gradualmente vão sendo desativadas de maneira coordenada às suas “diagonais de manutenção”. Vale lembrar que, nesse processo, desativa-se uma a uma as aeronaves de uma frota (cujo… Read more »

Celso
Visitante
Celso

Geograficamente e geopoliticamente, e mais perto do todo, pois assim foi pensado Brasilia por JFK. O intuito era tornar no todo, todos os estados federados mais perto da futura capital federal (infelizmente se tornou nessa porcaria de CASTAS e apaniguados de todo tipo, cujas contas pagamos com nosso suor) Brasil, pais de tolos

Eduardo Jardim
Visitante
Eduardo Jardim

Boa noite foristas.

Sou a favor da distribuição da Brigada de Infantaria Para-quedista pelo território nacional.

Um Batalhão em Manaus especializado em Selva operando em conjunto com o 1°/9° Gav.
Um Batalhão em Campo Grande especializado em Operações Ribeirinhas operando em conjunto com o 1°/15°Gav.
Um Batalhão no Rio especializado em Montanha operando em conjunto com o 1°/1°GT.
Um Batalhão e as outras unidades da Brigada de Infantaria Para-quedista em Goiânia operando em conjunto com o 1°/1°GTT.

Art
Visitante
Art

Exército não é FAB, a unidade minima do EB para o combate é Brigada. Atualmente é desejável que as unidades da Brigada estejam próximas para coordenação logística, pessoal etc. Antigamente se dispersava pelo território para se ter tropas já destacadas no terreno.

Art
Visitante
Art

pode ter FT (forças Tarefas – Task Force), mas é montada com a junção de unidades da própia brigada (desejável).

Ricardo Santos
Visitante

Prá mim deveríamos mudar sim as designaçôes! E seria mais simples: 1° GDA (Anápolis), 2° GDA (Canoas), 3° GDA (Manaus), 1° GSA (Grupo de Superioridade Aérea) (Santa Cruz), 2° GSA (Natal)! Os outros grupos poderiam ser: GTT (Grupo de Transporte Tático), para aeronaves de asa fixa, como os KC-390 e outros, GTE (Grupo de Transporte Estratégico), no caso do Esquadrão Corsário, GHM (Grupo de Helicópteros Médios ou de Manobra), 1° GHA (Grupo de Helicópteros de Ataque), no caso do 2°/8° GAv, com seus Mi-35M, 1° GMS (Grupo Misto de Salvamento), para o 2//10° GAv., GAP (Grupo de Aeronaves de Patrulha),… Read more »

Ricardo Santos
Visitante

Minha sugestão de se deslocar um dos esquadrões de caça para Natal, como 2° Grupo de Superioridade Aérea seria para que tivéssemos nosso flanco nordeste guarnecido por uma unidade de alto desempenho que cobriria a lacuna que o 1°/4° GAv deixou! E com a futura substituição dos A-1 de Santa Maria pelos Gripen, os 1° e 3°/10° GAv se transformariam em em 3° GSA (Santa Maria) e, possivelmente 4° GSA, que poderia ir para Campo Grande, mais próximo de Brasília e da Amazônia, já que Santa Maria teria já teria os jatos de Canoas para reforço e apoio no flanco… Read more »

Otavio Costa
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Otavio Costa

Todos irão para Anápolis.

ERON
Visitante
ERON

E os Afonsos? Qual utilidade para a FAB?

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

A Base? Nenhuma. Lá, agora, só a UNIFA e o Hospital

Walfrido Strobel
Visitante

Eu me lembro dos Afonsos com os C-130, Búfalos, H-34 quando tinha a BAAF, PAMA-AF e ParaSAR no local.

Billy
Visitante
Billy

E a Bda Pqdt? E o material Bélico? E os BSup?? A aviação do Exército fará o transorte estratégico?

Walfrido Strobel
Visitante

Claro que não, com 4 Sherpa nem pensar em transporte estratégico, a FAB vai se virar com os C-130 e depois KC-390.

Eduardo Jardim
Visitante
Eduardo Jardim

Cel Rinaldo Nery.

Será que existe possibilidade da FAB sair do Santos Dumont? O que se faz lá? (A pergunta é retórica)

O Santos Dumont precisa oferecer mais espaço para as companhias aéreas.

Bons vôos.

Karl Bonfim
Visitante
Karl Bonfim

Anápolis e no meio do caminho entre Goiânia e Brasília, bem no centro geográfico do Brasil, por isso faz muito sentido para uma Força Aérea com recursos limitados como a FAB, concentrar seus meios mais mais valiosos como os caças gripen e modernos meios de transporte KC-390 neste lugar, sem contar o esquadrão guardião com seus E-99 e R-99 lá já alocados . Só resta uma pergunta a fazer: A Base Aérea de Anápolis, tem estrutura para isso?

colombellim
Visitante
colombellim

Falta algo perto da cabeça do cachorro e amazônia ocidental.

Juarez
Visitante
Juarez

Esquadrão vai somente com a dotação de pessoal. Seus C 130 serão repassados ao GTT(na verdade já estão operando como uma única unidade, dada a baixa disponibilidade) Devem receber os primeiros KC 390 no primeiro trimestre de 2019.
Cel Neri, a ideia e que cada ETA tenha um C 105, ou dois C 105 para o tal desdobramento rápido. Vai funcionar??

Não sei.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

colombellim 8 de Abril de 2018 at 20:54

Bem lembrado, tema antigo entre nós na trilogia.

Quanto a essa mudança, desejo antigo e muito boa.

NÃO é função primária e nem secundária fas FA’s cobrir GLO e CD.

Para isso tem PM e Força Nacional.

Además, tem FN’s aos montes no RJ.

BPChq, BOE etc etc devem ser incrementados.

A chave de ouro está aqui:

http://www.coter.eb.mil.br/index.php/igpm