F-35I Adir

F-35I Adir

F-35I Adir da Força Aérea de Israel

Dois aviões F-35 Adir da Força Aérea de Israel entraram no espaço aéreo iraniano sem serem detectados, de acordo com o jornal Al-Jarida do Kuwait

Dois caças israelenses F-35 entraram no espaço aéreo iraniano no mês passado, informou o jornal do Kuwait Al-Jarida na quinta-feira. O ato é um sinal de aumento das tensões regionais, especialmente à luz dos recentes ataques militares israelenses na Síria, inclusive contra bases iranianas no país.

Fontes citadas pelo Al-Jarida afirmaram que dois caças furtivos sobrevoaram o espaço aéreo sírio e iraquiano para chegar ao Irã, e até mesmo visaram locais nas cidades iranianas Bandar Abbas, Esfahan e Shiraz.

A reportagem afirma que os dois caças, entre os mais avançados do mundo, circularam em altitudes elevadas, acima dos locais do Golfo Pérsico, suspeitos de estarem associados ao programa nuclear iraniano.

Ele também afirma que os dois jatos não foram detectados pelo radar, inclusive pelo sistema de radar russo localizado na Síria. A fonte se recusou a confirmar se a operação foi realizada em coordenação com os militares dos EUA, que recentemente realizou exercícios conjuntos com as IDF (israel Defense Forces).

A fonte acrescentou que os sete caças do F-35 em serviço ativo da IAF realizaram uma série de missões na Síria e na fronteira libanesa-síria. Ela sublinhou que os caças podem voar de Israel ao Irã duas vezes sem reabastecimento.

Israel admitiu ter lançado cerca de 100 ataques aéreos na Síria nos últimos cinco anos, engajando terroristas do Hezbollah, comboios de armas e infraestrutura, e acredita-se que esteja por trás de dezenas de outros.

Em 21 de março, as IDF liberaram para publicação que Israel estava por trás da destruição em 2007 de um reator nuclear que estava em construção no norte da Síria.

Em fevereiro, caças israelenses F-16 entraram no espaço aéreo sírio, atingindo 12 alvos iranianos na Síria em resposta à invasão de um drone iraniano que foi abatido sobre Israel. Dois tripulantes israelenses ficaram feridos quando foram ejetados de seu jato atingido por míssil antiaéreo, o que mais tarde foi determinado como causado por erro do piloto.

Em resposta ao drone iraniano, uma alta autoridade israelense alertou que Israel reagirá com força aos esforços do Irã para se fortalecer ainda mais na Síria.

“… os iranianos estão determinados a continuar se estabelecendo na Síria, e o próximo incidente é apenas uma questão de tempo”, disse ele, advertindo que Israel não descarta que a República Islâmica continuará a tentar atacar Israel.

FONTE: Jerusalem Post

Subscribe
Notify of
guest

207 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Essa matéria vai deixar os F35zetes felizes. Achei o alcance da aeronave muito bom. Pareceu ser um bom teste operacional do avião. Um mapa sempre esclarece melhor.

Antonio

O fato é que, se for verdade, não quer dizer nada. Atualmente pelo espaço aéreo da Síria e do Iraque estão voando dezenas de aviões de vários países que não são importunados.
Se entrou, em parte do espaço aéreo do Irã e saiu, não há problema. Qualquer Cessna faz isso.
Mas, está parecendo mesmo fake news.

JPC3

Tá certo. Uma hora Israel não pode com o Irã, agora qualquer cessna inimigo entra lá sem ser detectado e abatido.

Não acho que seja verdade, mas, se for, é uma coisa muito séria. Podia ter jogado bombas nos radares deles e aberto caminho para outros.

Antonio

Israel não faria essa ‘gracinha’. Lembre-se que agora o Irã (seus soldados emilícias) já está perto de suas fronteiras. E pior. Trump anunciou ontem que suas tropas sairão da Síria. Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

HMS TIRELESS

Ah as esquerdas e seu antissemitismo atávico…..

Se os soldados e milícias do regime fascista iraniano atacarem Israel terão a resposta adequada! E se insistirem ainda mais Teerã corre o risco de virar um aterro radioativo.

Ah! apenas relembrando que os russos entendem que a declaração de Trump é uma tremenda bravata afinal os EUA estão reforçando sua presença na Síria….

Fernando Fernandes

Umas das alterações ao f35 “base” era o aumento da capacidade de raio de ação. As outras, as mais relevantes, são a nível da israelita, sobretudo no que concerne a medidas electrónicas de desenvolvimento exclusivo israelita. Aliás isso leva a que cada caça tenha um valor 40% acima dos caça-base.

Gustavo gb

Sobre o espaço aéreo de quem que tais aviões passaram? Iraque, Arábia Saudita, Jordânia?

Jacinto

Arábia Saudita. Se Israel prometer destruir as instalações nucleares do Irã os sauditas pagam até a conta da missão. E nem seria a primeira oportunidade em que os sauditas olham para o outro lado enquanto os israelenses passam por seu território. Isso já ocorreu no ataque ao reator iraquiano

Alex II

O mais interessante como notícia e fato é se fossem detectados. Aconteceria o que?

Eduardo Lima

Bom, falar todo mundo fala, agora é provar que fez tal feito!

Antonio

Pior é acreditar em notícia de Al Jarida.
Nem é Al Jazeera.
kkkkkkk

Gilmar

Kkkkk mas tem gente que precisa acreditar. Faz bem para o ego de alguns…

HMS TIRELESS

Exatamente….tanto que há quem precise acreditar que “O S-200 danificou o F-35I”.

Gilmar

Verdade rsrsrs. O ego é grande em alguns defensores dos dois lados, chega a beirar a falta de noção.
E às vezes esta falta de noção chega a ser ridícula e prejudica o debate sério sobre os temas que realmente interessam que são os ligados a aviação de modo geral.
Mas a turma é boa e de vez em quando a gente dá algumas gargalhadas com certas besteiras que escrevem.

Gustavo Lavalle Guimaraes

Se não me engano , o que danificou o F35 foi um S-100

HMS TIRELESS

Para quem acredita em Sputnik Al Jarida já está de ótimo tamanho…

Antonio

Ôxe! Sputnik adiantou que o chefe de Luftwaffe levaria um chute se continuasse de ‘farra. E levou!
Viva Sputnik!

HMS TIRELESS

Nada a ver meu caro “Sputpeniko”….

Se informe melhor….

Marcelo

Dizer que “…. os dois jatos não foram detectados pelo radar…….” já e por conta deles ne !!

Alessandro

Ué não era o F-35 natimorto, o caça que não tem coragem de sair dos hangares ? rsrs..

Defensor da Liberdade

Ir no Irã, fazer o que quiser e voltar qualquer teco-teco vai, quero ver é ir na Rússia e na China.

Alessandro

deixa ver se eu entendi direito, segundo os anti israelenses, antes era bom Israel não ousar entrar em espaço aéreo Sírio com seus F-35 natimortos, pq senão os sistemas AA russos iriam fazer a festa, mas agora que os israelenses não só entrou, como cruzou oriente médio e foi até o Irã, o discurso já mudou, só vale se for na Rússia ou na China ? hahahahaha E tem mais, o Irã não era aquele bicho papão todo ? Quando Israel destruiu a base deles lá na Síria, um monte de gente duvidou, agora os israelenses entram no país dos… Read more »

Defensor da Liberdade

O cara nem sabe da existência do acordo Israel/Rússia e quer discutir comigo. É lasca.

Vaniro

Furtivo… cadê as imagens?

Alessandro

Eu sei do acordo, vc é que parece fingir desconhecer e que escreveu essa pérola

“quero ver é ir na Rússia e na China.”

Defensor da Liberdade

Para começo de informação, radares VHF podem detectar os tais aviões furtivos à uma distância razoável, resta saber se os iranianos possuem tal equipamento ou não, os russos e os chineses devem ter centenas deles espalhados pelos seus territórios, mas depois desta pode ter certeza que os iranianos os comprarão aos montes, e com razão pois tem que manter sua soberania.

Antonio

Ou melhor, se for verdade essa notícia, os iranianos terão todo o direito de atacar as bases aéreas israelenses por legítima defesa. Basta lembrar que eles já estão nas fronteiras israelenses e que o exíguo território hebreu deve estar milimetricamente mapeado, Isto até pelo Google Maps.
Mas, como muito provavelmente é fake news, podemos ficar tranquilos.

HMS TIRELESS

Israel pode transformar Teerã em um aterro radioativo. Os fascistas iranianos seriam tão burros assim meus caros Sputpenikos?

Mark

O “natimorto” está deixando muita gente que adora ditadores sem dormir. Imaginem se fossem bons kkkk

Washington Menezes

Eles devem ter filmado, logo logo aparecerá os videos das missões.

Agnelo

Ora, ora, ora…
Aquela aeronave imprestável, q fatalmente cairia frente aos S-sei lá o q e os Su-qualquer coisa??
Em q pese os problemas, q o projeto tem apresentado, os especialistas sputnikianos esqueceram:
É a 6a ou 7a aeronave stealth (F-117, Comanche, B-2, YF-23, F-22, Silent Hawk) desenvolvida pela Força Aérea mais experiente em combate. Fora as q não conhecemos. Foi escolhida pelas IDF, com a Força Aérea mais letal e bem preparada.
Bom… na minha humilde opinião de infante… acredito q profissionais deste escol escolheriam e desenvolveriam algo eficiente.
Sds

XFF

Esse texto foi escrito para elevar o moral da Força Aérea Israelense depois de abate do F-16 e para promover F-35 baleia. Haja mentira nesse mundo!

Mark

Verdade. Fatos reais só na Sputnik não É? ?

XFF

Não há verdade absoluta em lugar nenhum. A verdade absoluta se comprova com provas irrefutáveis. Só relato não vale.

Mark

Eu concordo 100% Mas Israel costuma matar a cobra w mostrar o pau. Então é de se esperar que apareçam imagens pra corroborar. Veremos…

Antonio

Até agora, mesmo, só as fotos do F-16 derrubado.

Alessandro

Mark

as noticias vindas da imprensa ocidental só vale para esse povo, quando é cheias de críticas, ou mostra as deficiências dos projetos

quando fala de algum ataque realizado como é o caso, ou elogios, ae só vale se for da Sputnik hahahaha

Nickless

Verdade foi o SU-24 paralisar o destroier americano né… essa sim foi verdade.. kkkk

Sérgio Luís

Rsrsrsr
não é que ele voa longe mesmo?!?
Achei que não se lembrariam!!!
Rsrsr
Agora precisamos aguardar! Pois até agora esse” internado em UTI” só foi uma vez na Síria ( voltou chamuscado)e aparentemente uma vez no Irã em locais não guarnecidos com equipamentos eficazes!
Calma vamos aguardar novos desdobramentos!!

Gilmar

Tem gente por aí aguardando as imagens para “confirmar” o fato (será que tem?).
Vamos aguardar.

Ed Sanches

Teriam que sobrevoar espaço aéreo de outros países ou contornar e fazer REVO…Vamos aguardar provas,ja que a internet aceita de tudo.

Fabio Joffe

Em que pese poder ser verdade. Mas como um jornal do Kuwait ia saber? Acho que eles só querem é colocar lenha na fogueira.

Washington Menezes

É que os radares do Kuwait os acompanharam durante todo tempo.

Antonio

Ou foi uma fonte secretíssima do Al Jarida.
Fala sério!

Mark

Só existe um fato irrefutável: Se alguém imagina quem irá inaugurar o “natimorto”, só existe uma resposta, ISRAEL. Treman regimes terroristas. Logo o cajado do “natimorto” baterá forte.

Mark

Off: amo o corretor automático do meu smartphone, para não dizer o contrário ?

Alexandre

Logo não tava chovendo nem com raios!!!!KKKKK

Bosco

Sobre essa notícia só tenho a desejar a todos um dia mundial do bacalhau bem proveitoso e um feliz dia internacional do chocolate.

Antonio Palhares

Brilhante Mestre Bosco.
Bacalhau do mercado municipal com muitas azeitonas grandonas chilenas.

Bb

Boa pascoa

Sérgio Luís

Se o F-35 “Natimorto” voltar a dar as caras na Pérsia nos avise!

JPC3

Pedem provas mas não oferecem provas nenhuma quando falam. Prova aí que o F-35 não pode entrar na Síria???

Rídiculo, fazer afirmações em provas e cobrar prova dos outros. Ainda mais da força aérea de Israel que não está nem aí para a internet brasileira.

Jr

Você vai me desculpar, mas quem tem que oferecer provas é quem alega alguma coisa, e isso serve para os israelenses, russos, chineses, americanos, franceses e etc….. Natural o ceticismo das pessoas ao lerem essa informação, o que todo mundo tem agora são fotos do F-16, ou partes dele, no chão depois de derrubado. Logo depois disso Israel, por coincidência ou não, começou a soltar várias notícias positivas, como a destruição do reator Sírio que aconteceu tempos atrás e agora isso, não culpo as pessoas por estarem duvidando dessa notícia

Sérgio Luís

JPC3
Então tá ! Se o natimorto voltar a dar as caras na Síria você também pode nos avisar ok?!?
Olho aberto ein?!?!

Mabeco

interessante. Fica a dúvida sobre o ganho estratégico desta divulgação e porque ela ocorreu já que, usualmente, Israel é bastante comedido neste quesito.

Antonio

Depois deram uma passadinha por Moscou e Pequim antes de voltarem para casa.

alexandre

O grande problema não é se o F 35 pode entrar e sair no espaço aéreo do Irã sem ser detectado estando num configuração stealth com armamentos internos .O grande problema na verdade , é que é preciso muito mais que isso para se fazer um ataque realmente eficaz contra as defesas aéreas iranianas, tipo dezenas de caças armados com bombas ar solo, e isso pede o uso de muitos caças F 15 ou F35 com armas nos cabides externos, o que acaba com a furtividade dos mesmos.

Antonio

Isso é balela. A notícia importante de hoje é que Trump anunciou que retirará suas tropas da Síria. Apesar de serem poucas, estavam atrapalhando a estratégia do Governo sírio de acabar com os terroristas.

HMS TIRELESS

Engraçado mas os russos discordam! Inclusive a Porta-voz do Ministério das relações exteriores russo declarou um pouco antes do anúncio de Trump que os EUA estão colocando muito equipamento militar na área de al-Tanf, perto da fronteira com o Iraque.

Leonardo M.

Só fiquei na dúvida se foram reabastecido em ar
Será queriam ou usaram tanques extras?

Sérgio Luís

Outra coisa,
-Qual a vantagem de ir tão longe e não fazer nada!?!
-Se é que foi mesmo!
– O elemento surpresa já era (furtividade) depois dessa pouco provável incursão!
– Não sei se Israel faria uma besteira dessa! ( Sobrevôo panorâmico?)
– Só prá dizer que foi lá no Irã!?!
Não faz sentido!

gordo

Seu raciocínio faz muito mais sentido que a noticia, que diga-se de passagem faz umas afirmações pra la de estranhas. Eles falam “inclusive pelo sistema de radar russo localizado na Síria”, presumo que tenham um informante lá na base russa. O custo beneficio de uma missão só para passeio é pra lá de péssimo, vai que da um acidente como o que ocorreu com o RQ-170 Sentinel. Olha sinceramente, em tempos de internet e mídia mundial uma noticia dessas deve ter tido muita citação e por consequência acessos a pagina do jornal por parte de entusiastas do mundo inteiro e… Read more »

HMS TIRELESS

Agora quando um site russo diz que “O S-200 danificou um F-35I”, sem qualquer comprovação, você acredita não é!?

Antonio

‘……….. chegar ao Irã, e até mesmo alvejaram locais nas cidades iranianas Bandar Abbas, Esfahan e Shiraz.’

Carece de comprovação e credibilidade.
Não se noticiou nada sobre alvos atacados em pleno Irã.
Parece fake news.

Antonio

Ok.

Tadeu 54

Essa notícia precisa de confirmação……. e muita ! Agora…. que Israel tem vontade política e determinação para assustar os aiatolás iranianos, ninguém discute !

José

Os inimigos gratuitos do programa F-35,em função de seu viés ideológico,jamais reconhecerão a superioridade dessa aeronave invejável,apontarão como sempre problemas,como se isso anulasse,em um passe de mágica,as suas qualidades,que são,no momento,insuperáveis,um show de tecnologias, algo que seus acariciados demiurgos não possuem,por isso esse o show de invejas.
Na verdade o programa atravessou inúmeros problemas técnicos,altos custos,porém é uma realidade muito acima dos demais concorrentes,e pelo visto não vai ser fácil alcança-lo.

Sérgio Luís

Sou mais o modesto Gripen!

Paulo Jorge

O Gripen não sobreviveria a esse passeio.

Sds

Antonio

Que passeio?

Alex Nogueira

Quem disse? O Gripen também tem sistemas defensivos…

Mateus Lobo

Qual base de dados você tem para afirmar isso, meu caro? Pelo que sei o Gripen é o caça de 4ª geração de menor RCS na banda X (usada pelo “travamento” do alvo), nas bandas de menor frequência como VHF, UHF, L e S (bandas usadas para vigilância) a diferença de RCS entre o Gripen e o F-35 diminui, pois este último foi otimizado para ser discreto nas bandas C, X, Ku e K. Além do mais o Gripen irá ter UMA DAS melhores suites de guerra eletrônica do mundo por meio do Arexis que usará transistores de nitreto de… Read more »

Tico

Se a notícia falasse que tinha sido detectado, minha nossa, quase todos iriam está super feliz, mas como não foi… Meu avião de caça preferido é o gripen E/F, pois foi este que a FAB escolheu como seu caça de superioridade aérea, e como sou brasileiro apoio o que servirá aos interesses do meu país. Mas convenhamos, o projeto do F-35 é muito transparente, quase tudo que ocorre com o avião é divulgado para o público em geral,seja informação péssima, ruim, ou boa.Agora cadê os percalços do J-20? não se divulga quase nada sobre o projeto chinês, e muitos acham… Read more »

Tadeu Mendes

Que despeitado….rsrsrsrs. Abre as pernas e relaxa.

Nonato

Essa notícia não faz sentido.
Caças stealth são detectados a distância menor do que outros caças.
Não são indetectáveis.
Esses aí são totalmente invisíveis ao radar?

marcelo

NÃO, esses não são invisíveis, mais eles são capazes de criar um mapa do terreno marcando as emissões de radares e ate onde elas se irradiam, e os pilotos simplesmente podem passar ao lado do limite dessas conchas sem serem detectados!!!!

Alex II

“José 29 de Março de 2018 at 20:22
“Os inimigos gratuitos do programa F-35,em função de seu viés ideológico,”

Me parece completamente fora de proposito essa afirmação. Se vc comenta sempre com viés ideologico, não quer dizer que outros sejam contra o avião por motivos eminentemente técnicos de acordo com entendimento e conhecimento pessoal. Ou se gosta do F-35 ou não se gosta dos EUA ou se é esquerda, ou se gosta d a Russia e da China, e blabla. Que comentário bizonho.

Manock

voaram em altitudes elevadas pra evitar os pássaros que quase derrubaram um, meses atrás, rsrs

thiago

o caça nao é furtivo? e nao estava voando em alta altitude? Então como foi que essas fontes do kwuat puderam afirmar essa afirmação, pra mim essas fontes do jornal al-jazira são bem do mossad querendo pressionar o Irã. Não duvido mais de nada

Tadeu Mendes

Eu já havia comentado aqui no site, que os F-35 da IAF já haviam entrando e saido da Siria e do Líbano diversas vezes, em alguns casos é possível que tenham participado em ataques contra o Hezbollah.

Israel está testando intensamente os seus JSF-35 em preparação para emprego em combates eminentes.

Israel não blefa. Os inimigos de Israel sabem muito bem disso. A notícia foi vazada para dar o recado aos Aiatolás.

Pegou mal para os sistemas de defesa aérea russos.

Washington Menezes

É esta historia de é possível é possível que o coelhinho da pascoa que tenha pilotado ele durante a missão.

marcelo

Tadeu Mendes falou tudo , exatamente e só raciocinar um pouco !!!!

Tadeu Mendes

O Iran jamais iria confirmar qualquer ataque israelense em seu território.

LucianoSR71

Analisando friamente: – Se for verdade: 1-Israel já teria testado incursões em outros países árabes menos hostis e comprovado sua capacidade de não ser detectado, afinal não iria se arriscar de cara numa aventura dessa. 2-Deixou vazar a informação como um cartão de visitas do tipo é melhor vcs pararem o programa da bomba atômica por bem, porque senão nós podemos e faremos isso. -Se for mentira: 1-Vai deixar os iranianos numa dúvida cruel se vale a pena pagar p/ ver. 2-Em tese poderia ser ruim p/ Israel, pois alertaria os iranianos, mas não creio que eles possam fazer algo… Read more »

Agnelo

Concordo

LucianoSR71

Obrigado, nobre colega.

ScudB

Israelitas contando noticia que veio dos iraquianos(!!) sobre avião israelita que poucos dias atras (somente alguns deles , inclusive) trocou miolos yankees para miolos “kocher” faz mais de 4000 km sem reabastecer (com raio operacional de 1000km) so para dar uma espiadinha (ja que arma nenhuma faz parte do kit) e … ninguém soube.Nem israelitas..É o povo de Deus mesmo!!!!
Boa.Bem no estilo de Debka&cia.
Um grande abraço!

Bb

Os f35 adir terao cft ao fim das contas, 40% a mais de alcance,, como os f15 e f16. Os f35 adir diferem dos outros pela eletronica exclusiva.

jorge Alberto

Com certeza os Israelenses seriam os primeiros a mostrar “a q veio” o F-35…. E mostraram!

Rodrigo M

“Ela sublinhou que os caças podem voar de Israel ao Irã duas vezes sem reabastecimento..”

Ok.. Mas isso seria o alcance máximo de translado com mísseis ar-ar internos certo?
No máximo um bate e volta próximo a fronteira OESTE do Irã, alí bem pertinho do Iraque.. Ou seja, sem nenhuma capacidade de ataque com bombas..
É só olhar o mapa.
Os iranianos podem ser bobos mas não chegam a barbar não..
Eles colocaram seus centros nucleares no centro LESTE bemmmm longe do alcance de qualquer caça israelense.

Rodrigo M

*Barbar leia-se babar..

Bosco

Esse “duas vezes” é erro de interpretação ou de tradução. Quanto ao raio de combate, é esse mesmo. Se for numa missão ar-ar ainda se leva em conta um tempo de patrulha e um mínimo de reserva na volta. O alcance de translado tem que ser pelo menos o dobro do radio de combate. Então, pode-se estimar que se o raio de combate é de 1400 km, o alcance de translado é de pelo menos 2800 km. No mínimo, tendo em vista que no translado o caça pode estar mais leve (sem armas) e não se computa o tempo de… Read more »

Bb

Bosco, complementando: esta sendo desenvolvido o CFT para o F 35 Adir.

Bosco

Ao raio de combate geralmente é acrescido o tempo de “loiter” (30 minutos ?) e uma reserva (20 minutos?).
Se levar em consideração uma velocidade de 1000 km/h teremos 500 km a mais, além do raio de combate x 2. O que dá cerca de 3300 km de alcance de translado e conservando os 20 minutos de reserva.
O desempenho do F-35A pode ser que seja assim:
Raio de combate: 1400 km (760 nm) com 20 minutos de reserva
tempo on station: 30 minutos (500 km)
alcance de translado: 3300 km com 20 minutos de reserva

Rodrigo M

Exatamente..
Esse raio de combate é semelhante por exemplo ao do Gripen NG (1.300 Km com 4 mísseis RR, 2 IR, combustível externo e 30 min ”on station”).
-> Tirei esses dados de uma matéria aqui mesmo do P.A.

http://www.aereo.jor.br/2010/07/29/alcance-do-gripen-ng-operando-no-brasil/

Na verdade parece que o Gripen se sai até melhor que o F-35 nesse quesito (Talvez pelo número de mísseis) mas claro, sem a vantagem da “invisibilidade”.

Bosco

Rodrigo,
A diferença é que o Gripen o faz com tanques externos enquanto o F-35 é som com combustível interno.
Israel , como lembrou o Bb, parece que irá disponibilizar tanques externos e conformais para missões de long alcance.

Bb

Rodrigo, o F35 adir eh preparado para as ameacas a israel, sem duvida alguma, os mais longincuos pontos do Ira em relacao a Israel. O gripen ng para ameacas no Brasil e cobertura em nosso territorio, supostamente amigavel. Sao coisas diferentes. O cft q a rafael esta aprimorando tambem devera sera incorporado aos f35 c, uma vez q os porta avioes, confrontando uma pontencial china devera posicionar seus PA o mais longe possivel do alcance dos misseis.

Bruno w

Fake news …..Sobrevoar espaço aéreo do Iraque e do Irã…… Isso se fosse verdade seria algo gravíssimo, mesmo sendo feito por Israel que não liga muito mesmo com espaço aéreo alheio….Daria muitos motivos para o Irã… Acompanho mídia Saudita, Síria ,Turca e Iraniana ,mas do Kuwait, é a primeira vez que vejo eles noticiarem algo , não tem credibilidade nenhuma ,a não ser que tenha provas “videos” … É a mesma História do Su35 e F22 , apenas historia de aviador …Para levantar o alto estima ,e justificar o investimento… Israel é muito responsável , e infelizmente ele não encaixa… Read more »

Antonio

É que no desespero, pessoal quer acreditar em qualquer história. Simples.
Al Jarida?????
Nem é a respeitada Al Jazeera.
Meio bizarro.

Tadeu Mendes

Voces são absolutamente despeitados.

Queiroz

Por falar em desespero, esse comentarista Antonio aparenta estar fora de si… estarrecido! 10 intervenções, todas para malhar o F-35, e desacreditar o relato do Post. Há que se ter menos fanatismo, e aceitar as realidades militares. O F-35 pode ter problemas, principalmente relacionados ao custo do projeto e de manutenção, mas deve vir sim a cumprir bem com a operacionalidade requerida. Outro ponto… até onde não se para pra pensar que os relatórios mencionando as “falhas” do F-35 não são campanha de desinformação do governo americano para confundir os inimigos?! Cabe lembrar que só destas fontes provêm as críticas… Read more »

HMS TIRELESS

Desespero é acreditar na Sputnik ou seja, ser um Sputpeniko…..rs!

Renato

Israel não precisa de elevar sua auto estima. Já provou isso.

Aurélio

O F-35 foi pensado para entrar na Rússia, então entrar no Irã é algo muito mais fácil. Espero que logo apareçam vídeos desta incursão . Se é que de fato ocorreu.

Defensor da Liberdade

Depois que leva míssil na cara vai chorar pra ONU e para os EUA vê se ganha mais algumas doletas.

Felipe Morais

Errado. Se levar míssil na cara, dispara outros 10 para compensar. Israel não brinca, cidadão.

Defensor da Liberdade

Isso depois de passar no congresso americano para pedir as doletas que irão comprar esses 10 mísseis que lançariam no Irã.

Groo_SP

Fiquei mais impressionado com as fontes do jornal kwaitiano do que com o feito da IAF.

Delfim

“Ela sublinhou que os caças podem voar de Israel ao Irã duas vezes sem reabastecimento”.
Um caça que consome espaço interno da fuselagem com baias de armas, dutos de admissão de ar sinuosos e aviônica, tem espaço interno suficiente para armazenar combustível para tamanho alcance, DUAS VEZES, sem usar tanques externos para não ser detectado ?
E porque um jornal do Kuwait divulgaria o fato, em vez da mídia israeli ?

Groo_SP

A Lockheed Martin deveria ter divulgado 😉

JT8D

Se tivesse um avião “invisível” eu poderia dizer que ele sobrevoou qualquer lugar que eu quisesse e ninguém poderia provar o contrário, afinal o avião é “invisível”

Robson

Qual o raio de combate desse avião? Pode ser um teste para testar a baixa detecçao …a baixa visibilidade.. Coletar freqüência de radares, fotografar..testar a prontidão da defesa adversaria… Não foi reabastecido no ar se nas o avião tanque seria detectado.. Ou o avião tanque se passou por avião comercial?? Foi reabastecido no solo?
Com ajuda de quem…? Esses israelenses tem idéias muito loucas…

J-20

1200km de raio de combate limpo, apenas com o tanque interno cheio.

Bosco

O raio de combate tá citado no mapa: 1400 km numa configuração ar-ar (4 amraams).
Numa configuração ar-sup (2 amraams + 2 JDAM de 2000 lb) cai para 1270 km.
O caça não leva carga externa e pode voar alto, o que reduz o arrasto e incrementa o alcance.
O F-35A leva 8,4 t de combustível internamente, o que corresponde 2,6 x o levado por um F-16.

Groo_SP

“Ela sublinhou que os caças podem voar de Israel ao Irã duas vezes sem reabastecimento.”
A Yakovlev prestou assessoria para o desenvolvimento da versão de decolagem vertical. Talvez a empresa russa que desenvolveu o motor do míssil cruise de propulsão nuclear também prestou assessoria à LM.

Robert

Não lhe vi invisível. Pode ser truta iraniana. Na hora h, cleu.
Todos os furtivos estão sob suspeita, até prova em contrário e seria desvantagem revelar ao invasor/testador sua detecção.

MadMax

Quanta bobagem. Mas tudo bem, segue o jogo.

filipe

É uma grande obra de Engenharia, e nos ainda vamos no Gripen, enquanto que outros já embarcaram na 5ª Geração.

JT8D

Não seja por isso, vamos partir logo para a sétima geração, assim ficamos na frente de todo mundo

filipe

Para o nosso consolo as proximas encomendas da FAB serão de outra plataforma talves do FS2020 da SAAB, o pessoal quer 108 Gripens (36 actuais + 72 num próximo contracto), mas espero que a FAB seja sensata e embarque logo num projecto conjunto de 5ªGeração ,sendo que ficariamos com 36 caças de 4ªGeração e os restantes 72 sendo de 5ªGeração, baseado no projecto FS2020.

Jr

O FS2020 não existe, é/foi apenas um conceito apresentado por uma universidade sueca a pedido da SAAB. Na época a força aérea Sueca tinha 3 opções para substituir o C/D que eles tinham, uma, modernizar os mesmos, dois, fabricar o e/f que era uma versão nova e mais capaz que a versão antiga e três, fabricar um caça de quinta geração com sócios estrangeiros, bom como todos sabemos eles escolheram a opção 2, matando as outras duas opções. Muito provavelmente, o substituto ou o caça que vai complementar o gripen e/f será um caça não tripulado, mas isso vai ser… Read more »

Mateus Lobo

Uma pequena correção Jr, o conceito FS 2020 é da Saab, que fez parcerias com universidades afim de melhorar seu métodos de desenvolvimento, testando o conceito em subescala, detectando assim possíveis problemas no projeto, quanto a aerodinâmica e características de voo. “*Linköping University, Linköping, Sweden *Saab AB, Sweden ***Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, Brazil” ” With modern data acquisition tools and remote control (R/C) systems, subscale flight testing can provide aerodynamic information in a way similar to a wind tunnel. And more interestingly, it can be used for identification of flight dynamical characteristics during early stages of… Read more »

Mauricio R.

Mas já não houve aqui um forista informando que esse FS2020 é tão somente um projeto conceitual de engenharia, sem relação alguma com qualquer projeto real de aeronave de combate da chamada 5ª geração????

filipe

Pela procura mundial (Turquia, Coreia do Sul, Indonésia) parece que se tornara numa Aeronave Real, mesmo que a SAAB futuramente se ocupe apenas com o desenvolvimento do Gripen-Marine (para a MB e para a India), o FS2020 têm tudo para se concretizar e fazer concorrência ao F-35A, serão duas aeronaves mono-turbinas, o Gripen NG é da chamada geração 4++, essa geração já não tem muito a evoluir, a evolução natural será mesmo para uma plataforma de combate stealth. Podemos aproveitar essa parceria e começar já a esboçar a nossa participação, assim que dominarmos o ciclo de produção de uma aeronave… Read more »

Gabriel

Pelo visto não choveu rsrsrsrs