Por Vanessa Adachi | Valor Econômico

Boeing e Embraer trabalham para apresentar nesta semana ou na próxima a modelagem da aquisição dos negócios de aviação comercial da fabricante brasileira de aeronaves pela gigante americana. Segundo fonte próxima às negociações, as conversas entre as duas companhias ganharam tração nas últimas semanas, aumentando as chances de que a transação se concretize, embora ainda faltem muitas etapas.

“A ideia é apresentar um arcabouço com mais detalhes ao governo”, comentou a fonte, completando que já foram encontradas algumas soluções para a maior preocupação do governo que é a sustentabilidade no longo prazo dos negócios de defesa da Embraer, que com a venda da área comercial para a Boeing, restaria como única atividade da fabricante brasileira.

Pelo que está na mesa, haveria a criação de uma nova empresa de aviação comercial, de caráter operacional, controlada pela Boeing. Está em discussão ainda qual a fatia acionária da americana, num intervalo de 80% a 90%, conforme o Valor antecipou em 6 de fevereiro. A Embraer ficaria, portanto, com 10% a 20% da nova empresa. Assim, foi afastada a ideia de se criar uma holding acima da companhia operacional.

Chegou-se a ventilar que a Embraer pudesse ter 49% dessa holding e a Boeing, 51%. A ideia de criar a holding com 49% para Embraer surgiu com o intuito de criar um discurso mais palatável para a opinião pública. No entanto, por aquele modelo, a Boeing ainda deteria uma participação direta na companhia operacional, de forma que sua fatia total chegasse nos pretendidos 80%. As duas partes acabaram concordando com um desenho mais racional, sem holding, disse a fonte.

A Boeing tem deixado claro que faz questão de ter uma posição acionária claramente dominante na nova empresa, para que as decisões estratégicas estejam todas em suas mãos. A Embraer deve possuir alguns direitos específicos. Do ponto de vista da aprovação dos acionistas da Embraer, a compra pela Boeing de uma fatia mais relevante do capital tende a ajudar, desde que o preço agrade os investidores.

Se o governo aprovar a modelagem, as duas companhias ainda terão que discutir todo o detalhamento da operação. A Boeing informou que as conversas prosseguem e Embraer não comentou.

FONTEValor Econômico

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Ricardo Campelo

Lá se vai o último suspiro da nossa dignidade!!! Nessa formato a EMBRAER não fica com nada da nova empresa ou pelo menos podemos considerar isso. Não sou contrário a parceria, mas ao que parece não é uma parceria e sim uma aquisição!!!! A preocupação é de toda a linha de produção da EMBRAER ser deslocada para os EUA!!! Se pelo menos tivesse o comprometimento de que a linha de produção ficaria aqui no Brasil seria mais palatável para todos nós Brasileiros. Realmente desejo que seja um negócio bom para BOEING e bom para EMBRAER e não somente bom para… Read more »

Jorge Shimoide

CONCORDO. O MAIOR VALOR DA EMBRAER NÃO É A COTAÇÃO DA BOLSA E SIM CULTURA E TECNOLOGIA QUE NINGUÉM CONSEGUE REPLICAR.

COMPARE COM A GVT, TELEFONIA COMO MILHARES EXISTENTES MUNDO AFORA, NEGOCIADA POR USD25,0 BI = 5 EMBRAER’S.
RIDÍCULO, OU AO MENOS : ESTRANHO.

PC de Bordo

“Pelo que está na mesa, haveria a criação de uma nova empresa de aviação comercial, de caráter operacional, controlada pela Boeing. Está em discussão ainda qual a fatia acionária da americana, num intervalo de 80% a 90%[…]” Até quando iremos abaixar a cabeça e aceitar esmolas e tapinhas nas costas de americanos, russos, chineses ou qualquer outro país? Se a Embraer, um poço de inovação, capacidade e com muita credibilidade no que se propõe a fazer aceita isso, imagine um povo ignorante que é jogado de um lado para o outro por forças culturais muito mais organizadas do que ele?… Read more »

luiz antonio picholaro

Concordo em muitas coisas do seu comentário, no entanto temos que ser realistas, porque nossas empresas não tem recursos suficientes e cedo ou tarde são absorvidas por outras de maior poder. É a realidade de mercado. Capitalismo é assim. Apenas de boas intenções não conseguem sobrepujar a avalanche de alternativas que empresas de grande porte e que determinam as prerrogativas impõem ao mercado. O problema da EMBRAER, pela minha interpretação claro, não é o setor comercial, pois esse setor já é da Boeing (só estão acertando detalhes). O grande problema é a divisão militar que não sobreviverá sozinha sem o… Read more »

Nonato

Você respondeu tudo. A Embraer morre. Essa de sobrar Embraer defesa é conversa para boi dormir.
Nem para os acionistas da Embraer vale a pena. Receber 5 bilhões pela empresa?
É pouco dinheiro.
Nem a Embraer nem os acionistas nem o Brasil ganham nada com essa venda.
Uma parceria poderia ser interessante.
No caso da Bombardier, parece que foi bom para todos.
Os EUA não aceitariam que a Boeing fosse vendida para europeus, ou russos ou chineses ou árabes…

Jr

O Trump tá barrando até a venda de empresa fuleira alegando segurança nacional, imagina uma Boeing ou lockheed Martin. Ninguém esta chamando ele de estatista por isso

Antonio

A China acaba de anunciar restrições à importação de 128 produtos americanos.
As medidas devem afetar as exportações agrícolas americanas (produtores rurais fazem parte da base de apoio a Trump), aeronaves e outros produtos.
Algo me diz que os EUA não vão se dar bem nessa.

Paulo Roberto Fernandes

Sério, melhor descartar toda essa negociação e a Embraer começar a fabricar jatos maiores, basta alargar mais a cabine de tal maneira que comporte mais 2 assentos e teremos um avião de mais de 200 lugares. Acho que a Boeing não quer outro concorrente.

Daglian

Aé? Basta alargar a cabine? Então, inversamente, basta a Boeing encurtar a fuselagem de suas aeronaves para competir no segmento da Embraer? O que você fala está tão longe da verdade que a própria Boeing tentou entrar nesse nicho de mercado e falhou. A engenharia é algo muito mais complicado do que você pensa.

Paulo Roberto Fernandes

é óbvio que essa idéia simplista e figurativa, é claro que tem toda uma engenharia por trás, com novas estruturas, o que eu disse é que é bem mais simples porque muito do que já existe nos aviões regionais pode ser transferidos para um avião um pouco maior. Será que seria necessário desenhar? fala sério.

Paulo Roberto Fernandes

Entregar é mais fácil kkkkkkkkkkkkkkkk.

FighterBR

É cada uma… “Basta alargar mais a cabine” kkkkkkkkk…

EduardoSP

“…basta alargar mais a cabine…”
Rapaz, porque você está perdendo tempo lendo um blog de aviação?

Hélio

Pra que alargar a cabine? Basta colocar suportes no corredor e colocar os passageiros em pé, igual um ônibus.

Ricardo_Yamasaki

Perfeito!

Wagner

kkkkkkkkkkk
Boa! E dá pra por aqueles assentos de ônibus também, aqueles que você quase tem que cortar a perna fora para sentar! Ou melhor, coloca assento nenhum não, todo mundo em pé! kkkkkkkkkkkkk
Ah, e vamos por gente no compartimento de bagagens também ué! Um E190-500! Para 500 passageiros!
kkkkkkkkkkkk

Paulo Roberto Fernandes

também gargalhei com a sua resposta, kkkkkkkkkkkkkkkkk.

Mark

Me desculpe, mas eu gargalhehrei de riri aqui com a sua proposta de engenharia para fabricar aviões maiores e concorrer com Airbus e Boeing. Não quero faltar com respeito, mas esse post foi hilario.

Gustavo Bo

Compare os valores acionários da Boeing e da Embraer e veja se a empresa brasileira é uma anã comparada à americana. Ela simplesmente não teria fôlego para concorrer contra as duas maiores fabricantes de aeronaves do mundo.

HMS TIRELESS

Alguém está ganhando dinheiro na Bolsa de Valores com (mais) esse boato.

André Gomide

concordo.

Jr

Cada dia que passa fica mais difícil para o governo aprovar isso, as eleições chegando, o trump taxando aço e alumínio do Brasil e o mesmo com menos de 1 ano de governo já barrou a venda de 3 empresas americanas e a bolsa de Chicago alegando segurança nacional.
Espero que isso seja só especulação mesmo para algum esperto ganhar $$$$$$$$ na bolsa, porque dar 80/90% da Embraer para a Boeing só pode ser piada, que raios de parceria é essa?

Antonio

Esse é o famoso ‘Complexo de Vira-Latas’. Muito útil para uma pequena parcela da população que ganha muito dinheiro com essa subserviência.

HMS TIRELESS

E a pequeníssima parcela da população brasileira (Marcelo Odebrecht, Eike Batista, Irmãos “Friboi”,etc) que se uniu à OrCrim que estava no poder e usufruiu das mamatas do BNDES são o quê, “guerreiros do povo brasileiro”?

Antonio

Pergunte ao Professor Pesquisador Dr. Google e e poderá ver que esses grupos nasceram nos governos militares e cevaram nos governos posteriores até chegarem ao grande sociólogo. Aí, ficaram com a mente deturpada. Tarde demais

HMS TIRELESS

Ademais a pergunta não foi respondida: São ou não são “guerreiros do povo brasileiro”?

Antonio

Depende de quem vc chama de guerreiros do povo brasileiro.
Conheço vários que estão guerreando por auxílio-moradia. E todo ano lá se vão bilhões de reais.

HMS TIRELESS

Fui bem específico, tratei dos parceiros de ladroagem do ParTido apeado do poder em 2016

Antonio

Rubinho! Mude o discurso que vc já está ficando sozinho.
Está virando espécie em extinção. Conhecido popularmente como ‘manifestoche’.
Agora só faz sucesso na Marquês de Sapucaí.
Esse discurso não colou.
Arrume outro.

HMS TIRELESS

E vocês nem na sapucaí fazem sucesso, basta ver que o heptarréu vem sendo sucessivamente escorraçado das cidades gaúchas em que ouça botar os pés. Quando resolver fazer sua caravana em SP corre o risco de ser linchado…

HMS TIRELESS

Há (havia) também a síndrome do “Brasil-Putênfia”, com a qual uma minoria de espertos iludiu uma gigantesca tropa asinina….

Antonio

Havia. Mas acabou com a inédita parceria de uma turma conhecida como ‘Panela de Curitiba’ que colocou uma súcia no Governo.

LS637

Parceria comprando toda a área de aviação comercial da Embraer ???????????? Nunca vi isso. O Temer deveria aproveitar a taxação sobre o aço Brasileiro pelo Trump e retaliar cancelando toda essa ridícula negociação Boeing/Embraer.

Bravox

Só eu acho que a empresa Embraer sera extinta com essa tal “nova” empresa ? (ou fusão)

ODST

A Embraer pode ser “extinta” ou extinta (sem aspas), pois de um jeito ou de outro (levando tudo para fora ou não), a Embraer deixa de ser Embraer, e essa é a opinião de qualquer brasileiro com no minimo um neurônio ativo.

Matheus

Todo dia um boato diferente. Voces tem que parar de ficar espernando com essas choradeiras aqui. Povo esquece que ceder o controle da Empresa está fora de cogitação.

Já disse aqui uma vez e direi novamente, só acredito em alguma coisa quando uma das partes ou ambas se anunciarem sobre qual proposta de negócio eles farão.

Adriano A.R.

Matheus, de nada adianta manter o controle sobre uma “Embraer” que não será nem a sombra do que é atualmente. O que está em jogo é a venda da área de aviação civil inteirinha. Isso significa que a Boeing poderá, se desejar, levar a engenharia, linha de montagem e toda a cadeia produtiva para os EUA, em apenas alguns anos. Isso simplesmente decreta o fim do que conhecemos hoje como Embraer….

Hélio

Parece que a industria aeronáutica brasileira sairá do terceiro lugar e ficará relegada a uma industria de jatos executivos pouco lucrativos e uma industria de defesa largada à própria sorte. Eu apoio uma joint venture que tenha 49% das ações nas mãos da Embraer e que conservasse o que já foi feito, com essa empresa tendo o controle de novos seguimentos na aviação comercial. O que está sendo proposto é a compra, o controle e um cala boca de 10% para fazerem o que bem entendem com a aviação comercial. Parece que rodaram, rodaram, rodaram e acabaram entregando a empresa… Read more »

Carlito

Pelo que tem sido divulgado, a divisão de jatos executivos estaria inclusa no negócio. Apenas a divisão de defesa continuaria sob controle da Embraer.

Brasil vencerá

Os americanos jogam pesado…ou abre as pernas e cede a embraer, ou não vende mais aço para o titio do norte…e se depender da nossa classe politica, tchau embraer….os militares estão sozinhos nesta parada…muita coincidência os americanos sobretaxarem a importação do aço e justamente agora abrir negociações com o governo brasileiro deixando a sobre taxa em suspensão durante este período de negociação, e paralelamente envia a proposta absurda de compra da embraer, pois na realidade o que trata é isso…esqueçam a area militar, pois é totalmente dependente das vendas dos jatos comerciais…

Canarinho

Eu havia dito isso, que os EUA usariam toda a influência política e econômica dela nisso e falaram que eu estava ”’viajando”

nada como um dia após o outro….

Carlos Miguez _BH

Como explicar para um acionista que o lucro da empresa subiu 35,9% no ano passado, em relação a 2016, e ficou em R$ 795,8 milhões (2017), além de ter diminuído sua dívida em 20%; mas agora em 2018, devido a venda de 80% para a Boeing, os lucros que serão divididos entre os acionista serão apenas 1/5 (um quinto) do lucro total. Como isto é possível ???? A diretoria deve estar querendo se aposentar !!!! Ou não conhecem o que aconteceu com a CEMIG no governo de Eduardo Azeredo, ou com os processos que a Petrobrás está respondendo. Só lembrando… Read more »

Billy

Discurso palatável para opinião pública?? KKK…uma concessão aos sindicatos de ladrões e politiqueiros que querem manobrar com propinas e cabide de empregos.

Solskhaer

A Saab vai chiar!!!

Robsonmkt

Não creio que vá, pois vão separar a unidade de defesa da unidade de aeronaves comerciais. A Boeing somente teria acesso à esta última.

Saldanha da Gama

Gostaria por favor de entender o que a Embraer e o Brasil ganharão com esta nova empresa criada, São aqueles meros 5 bi??? estes 20% que a Embraer terá, englobarão todos os aviões produzidos, seja de médio e grande porte ou somente os do segmento que a empresa Brasileira é detentora de maior share? Fico a me perguntar, para quê tanto esforço, dedicação na criação, no crescimento e conhecimentos que adquirimos por todos estes anos. Para mim, é empresa de segurança nacional, mesmo que o setor militar fique a parte desta negociação.

Robsonmkt

A Embraer não ganhará nada, visto que deixará de existir como empresa autônoma no mercado de aviação comercial.
O Brasil, não ganhará nada se a produção dos jatos comerciais for transferida para os EUA. E se não for, ganhará menos, pois parte do lucro irá para o s EUA para os bolsos de sua nova matriz.
Já os acionistas: “Do ponto de vista da aprovação dos acionistas da Embraer, a compra pela Boeing de uma fatia mais relevante do capital tende a ajudar, desde que o preço agrade os investidores.”

Luiz Avila

Pergunta que fica, a Embraer ainda será o orgulho nacional?
Com esta operação, ela terá fôlego para dar continuidade aos projetos estratégicos?
E os tecnicos e engenheiros?

Carlos Miguez _BH

Como explicar para um acionista que o lucro da empresa subiu 35,9% no ano passado, em relação a 2016, e ficou em R$ 795,8 milhões (2017), além de ter diminuído sua dívida em 20%; mas agora em 2018, devido a venda de 80% para a Boeing, os lucros que serão divididos entre os acionista serão apenas 1/5 (um quinto) do lucro total. Como isto é possível ???? A diretoria deve estar querendo se aposentar !!!! Ou não conhecem o que aconteceu com a CEMIG no governo de Eduardo Azeredo, ou com os processos que a Petrobrás está respondendo. Só lembrando… Read more »

Helio Eduardo

Isso tudo entra no preço…. Esse é o tal “mercado” e nele os norte-americanos só jogam para ganhar/ganhar.

Matheus

OFF

F-15 Saudita atingido no Yemen. A aeronave conseguiu voltar pra base.

https://youtu.be/8rHTlruHnSA

BILL27

caraca ,acertou em cheio ,e ainda escapou …

Antonio

E parece que os iemenitas invadiram o território saudita e conquistaram uma base militar lá.
E os sauditas acham que podem confrontar o Irã.
Piada.

Ricardo Lacerda de Lacerda

O espaço tríade de defesa se discute assuntos militares e correlatos a uma defesa armada. Neste momento o Brasil se encontra sobre ataque em uma guerra híbrida que não tem nada diretamente relacionado a uma defesa armada, pelo menos com as armas que neste espaço se discute. Na guerra em que estamos lutando, nossas forças, que não são as armadas, já se mostraram dispostas a uma rendição incondicional com a entrega de todos os nossos ativos (as armas que nos permitem ser viáveis combatentes neste tipo de guerra). Desmoralização do nosso mais reconhecido cientista nuclear, entrega de nossas reservas petrolíferas,… Read more »

Bruno w
Robsonmkt

“…a maior preocupação do governo que é a sustentabilidade no longo prazo dos negócios de defesa da Embraer, que com a venda da área comercial para a Boeing, restaria como única atividade da fabricante brasileira.” Atividade esta que não terá como se sustentar sozinha, visto que depende de altos investimentos – inclusive governamentais -, não possui um fluxo de vendas constante e depende do capital intelectual da equipe de engenheiros da Embraer que atua também nos projetos civis da empresa. “A Boeing tem deixado claro que faz questão de ter uma posição acionária claramente dominante na nova empresa, para que… Read more »

Saldanha da GamaARO

Caro Robinson, obrigado pela força! então somente quem sairá ganhando serão os acionistas e a Boeing??? Pelo que sei, a imensa maioria acionária está no exterior, então para mim é questão de lesa pátria. Será que se fosse a Embraer adquirindo a Boeing, o governo americano permitiria??? D U V I D O!!! não prego a estatização da mesma, mas um olhar protetor não à ela, e sim ao país, pois, para mim é questão de segurança nacional, manutenção da empresa aqui e seus funcionários e principalmente a expertise que conquistamos a duras penas neste tempo todo. A população consciente… Read more »

Robsonmkt

Olá Saldanha.
Basicamente quem irá ganhar são os acionistas e executivos que receberão bônus recheados. E concordo contigo. Se fosse o contrário o, governo americano – qualquer governo, Trump, Obama, Bush, Clinton – proibiria o negócio por ser contrário aos interesses estratégicos do país.
Mas aqui, achamos honroso sermos comprados por uma empresa do chamado primeiro mundo.
Mas a notícia fala da proposta da Boeing, não que ela já tenha sido aceita pelo governo brasileiro.

Plinio Carvalho

Em quanto nos prostituimos para o extrangeiro, o Trump veto ha menos de um mes a compra da empresa americana Lattice Semiconductor por outra empresa chinesa por considerar a empresa americana “ESTRATEGICA”, mas no Brasil não existe estrategia né?!

BrunoFN

Pais sério e isso mesmo .. aki è essa pouca vergonha e nego ainda”aplaude” .. ou pior , ficam endeusando essa ”Donna Hrinak” …ate o americano sensato custa a acreditar em como essa negociata esta sendo tao benéfica e fácil pra BOEING … negocio do século , pra eles …. vão dividir a Embraer .. matar o setor ”civil” e daki a alguns anos veremos a parte militar ser vendida pra uma empresa Israelense qualquer …

Antonio

Quando saíram às ruas gritando ‘Queremos nosso País de volta’ foi justamente para isso. Entregar e se rastejar como sempre fizeram. Triste.

HMS TIRELESS

E aqueles que choramingam dizendo que foi “gópi” são os mesmos que se deixaram enganar pelo mito do “Brasil-PuTênfia”…

Bruno w

Foi mal Matheus …seu comentário não tinha entrado ainda…

HMS TIRELESS

Daqui a pouco aparece alguém defendendo a estatização da EMBRAER.

Jr

Não vi ninguém fazer isso aqui, você foi o primeiro a falar em estatização da Embraer no meio de 34 comentários, que irônico não?

Eduardo

E você? defende a desnacionalização da Embraer?

HMS TIRELESS

Pela sua “lógica” a EMBRAER há muito tempo já está “desnacionalizada” há muito tempo visto que o seu capital, pulverizado, em sua maioria está nas mãos de fundos de investimentos norte-americanos.

Marcius

Na minha opinião a Embraer é estratégica para o Brasil, confesso que fico um pouco triste, mesmo ela já sendo de vários acionistas, pulverizada, mas pelo menos o controle ainda sendo nosso. Porque acho que uma coisa complementa a outra, a militar da civil e vice versa. Como vai ficar a distribuição destes engenheiros que trabalham em ambas áreas? Nós não vemos o governo federal dando muita, digamos assim, “prioridade ” para investimentos em defesa, área essa que desenvolve altíssima tecnologia que é ótima para o país. O acordo com a Saab para mim foi excelente nesse sentido, porque confio… Read more »

JT8D

Parabéns aos envolvidos

BRArmy

deixa a Boeing levar tudo… Se é verdade que temos tanto talento / material humano assim, a gente cria uma “nova embraer” e boa.

luiz antonio picholaro

Colega: O problema não é talento. O problema é uma coisa conhecida como Dinheiro, coisa que não temos. O Brasil é um país de vira-latas que se viram chafurdando no lixo político para ver se sobra alguma coisinha, alguma merrequinha. Depois vai pra casa assistir um futebolzinho mediocre, sobre o qual ele briga com todo mundo e enche a cara de cerveja até perder o credito no buteco. Infelizmente não temos perfil de nação séria e adoramos a esculhambação. Enquanto países da Europa mantem uma linha de crescimento ou retração adaptando-se às condições globais, aqui nós só pensamos nos proximos… Read more »

Eduardo

Não é só material humano que é necessário para construir um avião, com a venda se vão anos de pesquisa e propriedade intelectual. E com a Boeing levando as operações para os EUA, esta mão de obra não sendo mais absorvida pela Embraer, ou mudarão de área ou de país…

marcus

Parcerias entre o Brasil e os Eua, são sempre fadadas ao sucesso, o Brasil entre com a bunda e os EUA entram com a ponta da bota.

luiz antonio picholaro

Vivi uma experiência recente em uma joint-venture formada por uma empresa brasileira e uma norte-americana no ramo de energia. O “bambambam” brasileiro convenceu os Gringos que ele era o pikadasgaláxias no assunto e os gringos colocaram 27 milhões de dolares no negócio para 5 anos de implementação até a empresa começar a lucrar e distribuir seus dividendos. Depois de 5 anos o prejuízo começou a aparecer e o “bambambam” tupiniquim pediu mais 5 milhões de dolares para compensar as perdas e recuperar o negócio. Quando o gato escorregou do telhado os gringos quiseram enviar uma pessoa de lá para verificar… Read more »

luiz antonio picholaro

complemento com uma pergunta sobre seu comentário: no caso real que descrevi quem levou na bunda?

ODST

Você está generalizando, esse cara que você citou não era empresário, era um bandido disfarçado. Além disso estamos falando da Embraer aqui, uma empresa que gerencia seus negócios muito melhor do que a Boeing…

Bezerra (FN)

Luis Antonio, você conhece a quantidade de Industrias Brasileiras? Vamos citar o Grupo Jacto, da cidade de Pompéia/SP. Desenvolvedora de Tecnologias e pouco comentada Brasil a fora, mas lá fora é referência mundial em Agricultura Mecanizada. Os Gringos adoram colocar dinheiro na conta da mesma para APOSTAR nos seus desenvolvimentos. Ela é inédita em diversos produtos de Classe mundial para o setor.

Colocando na ponta do lápis, esse sujeito que você comentou é apenas um estelionatário e não um industriário, 171 no meio industrial no EUA tem aos montes também, alias, em qualquer lugar do mundo.

Saldanha da GamaARO

Infelizmente falta-nos homens de estado que pensem no estado e não em seus bolsos! falta-nos respeito e amor a pátria , coisa esta que invejo profundamente e intensamente alguns países, dentre estes os EUA. Aqui é terra do me dar bem, do escárnio e da cara de pau, onde basta carnaval, cerveja barata, mulher semi-nua e futebol que a maioria da população estará feliz e radiante, não importando o quanto se desvia, as taxas absurdas de impostos para o bem estar dos poderosos, e se bobear e trocarem a bandeira e o hino nacional, nem se darão conta.

luiz antonio picholaro

É Fato.

ODST

É impressão minha ou o Valor Econômico só colocou tudo o que já sabíamos em uma única noticia? Resumindo, ninguém sabe de nada ainda, nem o Valor econômico…

Só espero que tudo isso seja cancelado por esse ou pelo próximo governo.

Fabio Jeffer

HMS TIRELESS
Ninguem esta defendendo uma estatização, apenas querendo que ela continue a ser esta empresa que sempre nos deu orgulho, sem a Boeing
Mas como vc só consegue ver as coisas de um determinado ponto de vista

Edu

O Trump acabou de vetar a venda da Qualcom (fabricante de processadores para celular) por considerar uma empresa estratégica para os Estados Unidos. Nós, que não temos amor próprio, vamos DOAR a única fabricante de aviões do hemisfério sul do planeta, presente em todo o globo, repleta de clientes e com produtos de alta qualidade. Ao longo das décadas adquirimos uma capacidade que muitos países desenvolvidos não possuem e vamos DOAR com uma canetada.

American First!!!

audaz

Podem rir, mas eu sou um dos que acham que este negócio não sairá. A Boeing quer comprar, como se diz, no interior, ” de porteira fechada”. A Embraer quer parceria, mas para não correr risco com outro competidor, ou seja, objetivos bem diferentes e ainda mais com a necessidade do aval governamental para complicar.
Então, por enquanto este negócio não sai.

HMS TIRELESS

Diante do desenrolar dos acontecimentos eu concordo com você! Ainda assim é bom saber quem está lucrando com esses boatos.

Wagner

HMS, eu já divergi várias vezes contigo aqui no PA. Mas dói esse discurso “nacionalista de meia tigela” que estão usando nesse assunto. Concordo com você, esse negócio não sai assim fácil não e tem gente que mordeu na hora a chumbada quando você falou que já já vão pedir a reestatização da Embraer. O BR tem dinheiro, gente, aqui tem muito dinheiro! Mas décadas de controle estatizante de viés esquerdista destruiu nosso parque industrial por conta de um protecionismo que, sob o discurso de “isso é do Brasil”, “O petróleo é nosso!”, “Vamos defender nossos empregos impedindo a concorrência”… Read more »

Gonçalves

A essas alturas, malas de dinheiro devem estar a caminho do planalto, da presidência, da diretoria da Embraer (questão de negociação). Aqui é o país da prostituição federativa que faz tudo, tudo tem seu preço e os EUA sabem bem disso. Vai ter gente que até ilha vai poder comprar com a grana. Essa venda só interessa aos EUA, o Brasil não ganhar NADA com isso, a Embraer vai ser mais uma história a se contar.

Marcos10

Nós temos um país realmente hostil às nossas empresas. O resultado é isso ai.
Estão preocupados com a Embraer? Há centenas de outras empresas brasileiras sendo compradas por outros países.

Robsonmkt

Na verdade, sempre foi. Desde a época do Barão de Mauá até hoje, cultivamos a ideia de que nossa vocação é o agronegócio. Naquela época defendida por barões do café, hoje por liberais que acreditam em uma espécie de predestinação econômica.
Nossa elite sócio-econômica, herdeira da visão colonialista, vê com desdém tudo aquilo que é produzido na colônia e com admiração e desejo tudo que é produzido no Velho Mundo.
Nos governos FHC, estas aquisições de empresas brasileiras por estrangeiras foi acentuado. Um exemplo foi a Aeroeletrônica, comprada pela Elbit como pré-condição para transferência de tecnologia.

Zorann

Sinceramente, não vejo vantagem em separar a área de Defesa da Embraer. Até mesmo porque se a parte de Defesa for separada, quem vai sutenta-la? A Embraer é uma nanica em Defesa, fora o Super Tucano, oque a Embraer exporta? O KC 390 só tem encomendas da FAB. A parte de Defesa não se sustenta sem o resto da compania. Sem compras do Governo não existe área de Defesa na Embraer. . Se for para vender (e eu apoio a venda), que se venda a empresa inteira. Sentem e negociem um acordo que seja bom para todos, onde os interesses… Read more »

Bezerra (FN)

Em tese todos nós temos ações da Embraer, no caso as Golden share. Por tanto, a ultima linha é irrelevante ou estou errado?

Aerococus

“A maioria dos funcionários é a favor da fusão “

De onde você tirou isso? É cada uma…

Zorann

Olá Aerococus!
.
Conheço alguns funcionarios que trabalham em SJC, tanto na própria Embraer como em terceirizadas. Segundo dizem, a maioria dos funcionários é a favor.

André Bueno

Creio que a golden share não é medida em volume de ações . Ela é um direito do governo brasileiro em possuir assento no conselho da empresa e, também, direito a veto.

Jorge Nakata

Os nassionalistas voltaram com tudo, nota-se como são educados e com grande apego pela verdade.
Esses nassionalistas são e eram os mesmos que foram contra a privatização da Embraer nos anos 90, algo que possibilitou a empresa chegar onde chegou, claro que os nassionlaistas eram contra também que a Embraer desde o nascimento fosse em busca do mercado norte americano.
Pode apostar, se fosse algo com os russos, chineses ou países bolivarianos, esses nassionalistas estariam dando mórrrapoio…
Sabemos quem são e o que representam.

Jr

hahahahahahahahahahahaha…… Me mostre onde estão os na–SS–ionalistas aqui nos comentários, não consigo enxergar nenhum. Vejo somente alguns nacionalistas preocupados com a maneira quase que secreta que esse governo esta tratando esse assunto. Também não vi ninguém defendendo a estatização da Embraer não, o engraçado é que quem esta abordando o tema da estatização aqui nos comentários é justamente os que estão criticando os nacionalistas

Antonio

Quero ver o monte engenheiro da EMBRAER desempregado batendo panela.
E poderão bater bastante, pois estarão vazias.

Antonio

Melhor dizendo: ‘o monte de engenheiros da EMBRAER desempregados’.

HMS TIRELESS

Engenheiros aeronáuticos brasileiros trabalham na Boeing e em outras indústrias aerospaciais mundo afora dada a sua competência e também a excelência da formação do ITA.

Por seu turno certamente veríamos muitos engenheiros ex-EMBRAER batendo panelas pelo desemprego caso a empresa viesse a ser comprada pela AVIC ou a COMAC chinesas visto que seriam substituídos por engenheiros chineses menos capacitados e ganhando bem menos (em média 1/3 do que recebe um engenheiro da EMBRAER). E ainda assim haverá quem até se sinta “meio orgulhoso” disso….

Antonio

Sim. Meia dúzia de seis.

Vanessa Cioffi

Melhor chance que essa de reestatizar a Embraer não há !!

Já disse e repito que o Brasil devia assumir a Embraer pois se trata de uma empresa estratégica para a nossa soberania nacional

Antonio

Soa muito estranho essa súcia que se apossou do Governo vendendo algo tão valioso ao País faltando nove meses para seus integrantes irem para a cadeia.

HMS TIRELESS

Uma súcia sucedendo a outra! Ou você esqueceu daquela que saqueou o Estado Brasileiro de 2003 a 2016?

Manoel Jorge

Súcia desde o descobrimento da pátria. Detona tudo que é de futuro da nação. E da-lhe receber sucatas “doadas” pelos americanos.

HMS TIRELESS

Uma súcia você sabe exatamente como é! A outra se dizia “nacionalista”, “progressista”, “honesta” e promoveu o maior saque ao Estado brasileiro desde 1500.

Qual é a pior?

Antonio

Não se engane Manoel. Tem muita gente que ganha muito com isso. E agora, com uma inédita parceria, diria, ‘jurisprudencial’.
Colocaram essa malta no Governo que está vendendo tudo a toque de caixa.
Como foi gravado: ‘Com Supremo e tudo’.
Estão infelicitando a nação e já comprometeram o futuro do País.

HMS TIRELESS

É aquela coisa: o regular funcionamento das instituições do Estado Democrático de Direito, conforme previsto na Carta Magna, sempre incomoda aqueles que vêem a democracia apenas como um fim para se atingir o poder.

Ademais, ninguém foi obrigado a fazer coligação para as eleições presidenciais..

HMS TIRELESS

Conforme eu havia previsto já vieram pedir a estatização da EMBRAER….

Estatizar a EMBRAER para quê Vanessa? Para a empresa virar um cabide de empregos e antro de ineficiência e corrupção? Para ser presidida por um sindicalista preguiçoso ou o genro de alguém e produzir e entregar meia dúzia de turboélices e aviões agrícolas para Bolívia e Venezuela? Quer saber como a EMBRAER ficaria se fosse reestatizada basta olhar para a FaDeA argentina: Falida, sem expertise alguma mas uma “orgulhosa estatal” segundo os “iluminados”

André Bueno

O governo Nixon criou a estatal Amtrak, aglutinando várias empresas ferroviárias. Situacao: declino das ferrovias entre os anos 30 e meados dos 70. Motivo: considerar as ferrovias como estratégicas para o país. Situação financeira: deficitária.
Não defendo a reestatizacao, apenas quero mostrar um exemplo de visão governamental sobre um segmento considerado estratégico.

HMS TIRELESS

A Amtrak dá todo ano US$ 1 bi de prejuízo, embora os trens sejam no geral muito bons.

HMS TIRELESS

Ainda falando em trilhos os trens britânicos até o final dos anos 70 eram estatizados e, contrariando a famosa pontualidade dos locais, viviam atrasando. Foram privatizados pela Dama de Ferro e voltaram a ser pontuais. Contudo Jeremy “Jezbollah” Corbyn, legítimo representante do sindicalismo arcaico que quase levou a Grã-Bretanha à ruína, almeja estatizá-los novamente se eventualmente vir a ser Primeiro-Ministro.

Antonio

Exemplo de ferrovias são Japão e China. No caso da China dezenas de milhares de quilômetros de ferrovias de trem-bala. Lá, chegou a um ponto que está tirando mercado das aéreas regionais. E tudo estatal. Aliás, a maioria dos gigantescos conglomerados chineses é estatal. E estão comprando o mundo.

Wagner

Mude pra China então.

HMS TIRELESS

Perfeito Wagner! Sujeito faz apologia histérica para a China mas mudar para lá que é bom, e virar formiguinha de chão de fábrica, nada….

Diego K

Americanos sendo americanos, não vão fazer negocio ruim, não vão fazer relação ganha-ganha, é sempre ganha-perde. Os executivos que estão tentando vender a EMBRAER devem estar recebendo uma boa bolada pra isso acontecer, porque não tem nexo. Manda a Boeing fazer negocio com outra, ou falir sozinha devido a crescente alta de vendas da Airbus.

elton

Arcodem!a embraer so prosperou porque se adaptou ao mercado se dependence do governo ja nao existiria alias toda a industria de defesa remanescente ja nao existiria qualquer pais que que ter uma base industrial de defesa faz compras militares locais so compra de fora o que nao consegue fabricar localmente .basta olhar o inventario das forças armadas do brasil so tem coisa de segunda mao desde p-3 ressusitado a f-5 ex-usaf o pouco que e nacional e usado ate o osso .como podemos desenvolver uma industria aeroespacial forte se o gorveno ta pouco se f… para a defesa

Antonio

Lá vai a jóia da coroa pro espaço. Perdendo nossa melhor empresa e suas subsidiárias só nos resta importar produtos industriais de outros países e vender soja para o mundo.
Que m…

HMS TIRELESS

Dependesse de vocês a empresa jamais teria sido privatizada e certamente teria sido alvo de alguma(s) busca e apreensão da Polícia Federal além de notório antro de incompetência industrial e gerencial.

No mais você pode ficar “até meio orgulhoso” afinal seus amados chineses estão comprando bastante coisa no Brasil hoje…

Antonio

Esse Antonio não sou ‘eu’. Mas, o que ele falou é pura verdade.
Governo entreguista que, com o beneplácito de setores do Judiciário, está entregando tudo.
Não sei quem ganha o quê.
Mas tem gente enchendo o bolso.

HMS TIRELESS

Independentemente do Antônio o pensamento de que a Democracia é apenas um fim para se atingir o poder é o mesmo…

Foxtrot

Pois é, vão exterminar de vez um forte e nascente concorrente da Boeing, Franceses e Canadenses. E os Brasileiros trouxas que são, ainda apoiam esse absurdo. Vamos fazer o seguinte, propor a Boeing a criação de nova empresa, mas com capital majoritário da Embraer; será que a mesma aceitaria ? E com a bagatela de 6 bilhões de dólares de investimento. Os absurdos de que são capaz, não tem fim nesse país. Vale ressaltar que a Embraer nasceu, cresceu e hoje é o que é foi com dinheiro nacional. Recebeu grande aporte de tecnologias da FAB/DCTA. E hoje estão entregando… Read more »

HMS TIRELESS

EMBRAER nasceu estatal mas houvesse continuado nessa condição jamais teria prosperado e chegado onde chegou.

Aerococus

É triste ver como um viés pseudo-politico tem tomado conta da discussão aqui – fazendo, até mesmo, colegas foristas insultarem uns aos outros. Apenas para reflexão: A Embraer é o que é pois domina o ciclo completo do desenvolvimento de produto aeronáutico. É referência neste assunto. Em 15 anos desenvolveu e certificou mais aeronaves do que qualquer outra OEM. Vocês realmente acham que isso se manterá no caso de uma assimilação pela Boeing (mesmo que neste embuste de JV com 80-20 ou90-10)? Vocês realmente acham que “Embraer” neste novo formato vai participar da concepção de novas aeronaves comerciais? Tenho sérias… Read more »

Jr

Parabéns pela lucidez do seu comentário, é triste , mas tem algumas pessoas que não conseguem raciocinar direito e enxergar as coisas a um palmo do seu próprio nariz. Ah e cuidado, daqui a pouco aparece a turminha para te chamar de esquerdista, estatista, nacionalista cego e coisas do tipo

HMS TIRELESS

Pessoalmente acho que o colega acima (Aerococus) é bem coerente em seu posicionamento! E muito do que ele diz é verdade….

No mais acho que por ora não há o que se preocupar com o assunto. Pessoalmente a meu ver essa notícia, vinda de um noticioso voltado para a área de economia/mercado financeiro, foi estrategicamente plantada para que alguém (ou alguns) esperto(s) lucrasse(m) na bolsa. E como estamos já adiantados em um ano eleitoral não creio que isso se defina pelo menos até depois das eleições (se é que vai se definir)

Jota

Boa noite à todos. Sem entrar no mérito da venda ou não , se a Embraer Defesa dependesse do GF ela inexistia. Ela já quebrou nas mãos do governo. Lembrando: O AMX teve sua compra reduzida de 100 para 60. A reforma dos 11 jordanianos ficou em 3. A reforma dos AMX-A1 de 43 foram 3. A reforma do Skyhawk AF-1 de 18 foram reformados só 2. Em 19/10 , o Brigadeiro Bonotto afirmava: Segundo ele, 94% do desenvolvimento da aeronave já foram concluídos, mas a aquisição dos aviões pela Aeronáutica é fundamental para que os modelos possam ser vendidos… Read more »

Ozawa

Até onde esse avanço ou recuo, dependendo do ponto de vista, da Boeing e da Embraer, teria a ver com a taxa de importação do alumínio e do aço imposta pelos Estados Unidos também ao Brasil mas com o qual, segundo disse hoje o Representante do Comércio dos Estados Unidos ao Congresso Americano, os Estados Unidos “iniciarão uma negociação para redução ou exclusão tarifária”? ?

A pergunta é retórica …

Bardini

Embraer certamente deixará de existir… Mesmo que seja um processo lento e gradual, será sufocada até a morte com esse acordo.
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Mas enfim… Tá na moda ser “Liberal”.

EduardoSP

Hoje a Embraer, como empresa autônoma, faz o que o seu conselho de administração acha que é mais conveniente. O que produzir, o que desenvolver, com quem fazer parcerias, são decisões que são tomadas pelo conselho e pela diretoria executiva da empresa. O que está sendo proposto não é uma joint venture. É venda do controle da empresa. Isso ocorrendo a Embraer deixará de ser uma empresa autônoma e se tornará uma subsidiária da Boeing. Fabricará, desenvolverá o que for conveniente para a Boeing, dentro da estratégia global dessa empresa. Não haverá mais Embraer, mas sim Boeing. Será como uma… Read more »

Rafael Oliveira

EduardoSP,
O que eu entendi das notícias é que a Embraer continuará existindo, sendo proprietária de 100% da unidade de Defesa e de 10% a 20% da unidade Comercial/executiva. Sendo assim, a Boeing comprará apenas a maior parte da unidade de aviões comerciais (que será uma terceira empresa, uma joint venture). A Embraer continuará fabricando KC-390 e SuperTucano, por exemplo, os quais não terão ingerência da Boeing.

Manoel Jorge

Pouco lucrativa a área de defesa…sem aporte do governo acaba.

HMS TIRELESS

O problema da área de defesa da EMBRAER é que vive em função do GF. Se começasse a pensar em função do mercado teria mais sucesso.

Rafael Oliveira

Ela ainda terá parte das receitas da aérea comercial/executiva.
No mais, pode correr atrás do mercado e aumentar a lucratividade.