Yak-130

Yak-130

A Fédération Aéronautique Internationale registrou os recordes estabelecidos pelos pilotos de teste do Yakovlev Design Bureau, que voam o jato Yak-130.

Os voos de recorde foram realizados no aeródromo do Gromov Flight Research Institute de 17 a 26 de outubro de 2016. As tripulações de voo da Rússia são os pilotos de testes Oleg Kononenko, Oleg Mutovin, Andrey Voropaev, e Vasily Sevastianov.

Vários recordes mundiais foram definidos para a classe de aviões turbojatos com peso de decolagem de 6.000 a 9.000 kg (veja a tabela abaixo).

Roman Taskaev, Diretor Geral Adjunto do Yakovlev Design Bureau para testes de voo, observa: “Os voos de recorde demonstraram tanto as excelentes capacidades das aeronaves Yak-130 quanto a perfeição de nossos pilotos de teste”.

Time to climb to a height of 6 000 m 1 min 42 sec Oleg Kononenko

Vasily Sevastianov

Time to climb to a height of 9 000 m 2 min 44 sec Oleg Kononenko

Oleg Mutovin

Time to climb to 3 000 m with 1 000 kg payload 1 min 16 sec Andrey Voropaev

Oleg Kononenko

Time to climb to 6 000 m with 1 000 kg payload 2 min 07 sec Andrey Voropaev

Oleg Mutovin

Time to climb to 9 000 m with 1 000 kg payload 3 min 30 sec Andrey Voropaev

Vasily Sevastianov

Time to climb to 2 000 m with 2 000 kg payload 1 min 17 sec Vasily Sevastianov

Oleg Mutovin

Time to climb to 3 000 m with 2 000 kg payload 1 min 26 sec Vasily Sevastianov

Oleg Mutovin

Time to climb to 6 000 m with 2 000 kg payload 2 min 39 sec Vasily Sevastianov

Andrey Voropaev

Time to climb to 9 000 m with 2 000 kg payload 4 min 43 sec Vasily Sevastianov

Oleg Kononenko

 

FONTE: United Aircraft Corp

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Ricardo Bigliazzi

Bonitinha a ave…

Rui chapéu

E o irmão ocidental dele? Vai tentar o mesmo?

Ia ser bonito de ver.

Aldo Ghisolfi

GRANDE VETOR!

Faz um estrago desastrado por onde atira…

Mark

Ele já participou de operações de combate?

Tallguiese

Mas essa categoria de aviãozinho estão parecendo com aquelas categorias de carros compactos. Mas concordo com o amigo assima. Que bichinhos bonitinhos o russo o chinês e o italiano, mesmo aquele feio do K-8! Coisa horrível

André Gomide

“ASSIMA”????

Kurganyev

Tem razão. O YAK-130 foi concebido na Rússia para ser uma aeronave de treinamento básico inicial de pilotos de combate e por isso de duplo assento para o cadete/aprendiz e instrutor/avaliador. E por isso, inclusive, originalmente para ser subsônico, estando em serviço ativo desde 2009. Mas em conflitos de baixa intensidade e ataque ao solo, e mesmo patrulha aérea, existem outras versões russas mono assento e supersônicos, tal qual o modelo Italiano, podendo chegar a 1.2 Mach também. Então é uma aeronave, que para o tamanho e capacidade tem essas características multi-roll, igualmente na configuração dos diversos tipos de armamentos,… Read more »

Clésio Luiz

Se não me falha a memória o M-346 até tem melhor razão peso-potência que o Yak.

Uma pena que essas tentativas de recordes junto a FAI tenham saído de moda. Seria interessante ver do que seriam capazes os novos caças que surgiram após a década de 1970.

Marcos

Provavelmente superaria o Tal, pois conta com cerca de 6000 N de empuxo a mais, aproximadamente 12% mais.

Marcos

Leia-se Yak onde aparece Tal, corretor dos infernos.

Ricardo Da Silva

Clésio Luiz,
De quê adianta registrar recordes junto a FAI ?
Você mesmo pode fazer uma Lista de recordes registrados junto a FAI que são simplesmente ignorados. Basta os EUA “vazarem” algum relatório, ou darem apoio a qualquer outro país (aliado) que ninguém dá mais crédito a FAI.

É lamentável mas é a triste realidade.

Delfim

Qual o peso de decolagem do F-5M ?

Ivanmc

Peso – Vazio: 4.346 kg
Máx. decolagem: 11.192 kg.
.

Lewandowski

Acho interessante uma aeronave desse tipo numa FFAA. Alguns já discutiram aqui a necessidade ou não de um vetor assim na FAB, da eficácia e tals… Eu particularmente acho interessante pela função secundária de combate num cenário como o nosso…
.
No máx, a Rússia vem acertando nos designs desde o Mig-29… Su-27 / 30 / 35 – Yak-130 – PAK-FA… Todos saem beeeem na foto…
.
Sds

MATHEUS

Discordo. MIG-29 é bem feio, principalmente a versão biposto. Mesma coisa do Sukhoi. SDS!

Ronaldo de souza gonçalves

Esses aviões ,os Italianos serviria,não só para a passagem do a-29 para f-5 mas daria um acréscimo na defesa nacional,pois tem alguma capacidade de combate, é bom em ataque de solo, é tem hora de voo mais em conta.Vejo que na passagem para o grispen seria pior,mesmo tendo simulador e tudo mais, é poderiam trabalhar em escolta do kc-390.Ou os Brigadeiros n~so vê isto ou e falta de grana mesmo.

Rinaldo Nery

De novo o “grispen”. Os Brigadeiros vêem muita coisa, inclusive que LIFT aqui não é necessário. Mas pode ter sua opinião. Só não repita “grispen”: é GRIPEN!

R_Cordeiro

Boa Cmte. Ja cansou este cara com seus “Grispens”.

Coutinho

Engraçado é que na matéria “F-35: USAF quer eliminar incertezas antes de aumentar a produção” o Ronaldo de Souza escreveu Gripen corretamente. Até achei que ele tinha se tocado, mas voltou a repetir o tal de Grispen em novos comentários.

Fabiano

“Grispens” e “Lift na FAB”, ninguém aguenta mais…

Karl Bonfim

O que torna esse avião bonito além do desenho e geometria bem arranjados, é essa pintura camuflada, alias as pinturas camufladas russas de aeronaves são muito bonitas. Agora, eu só queria saber uma coisa: o desenho do YAK-130 e russo ou italiano?

Alexandre Galante

O desenho é dos dois, foi feito em joint venture.

Cesar A. Ferreira

Nope, caro Galante… O desenho é de toda responsabilidade do bureau Yakovlev.
A aeronave apareceu ainda em 1991 com o desenho básico praticamente idêntico ao atual, sendo a diferença marcante as tomadas de ar projetadas à frente…
Antes da associação com a Airmacchi as tomadas de ar foram recuadas… Desde então o desenho foi apenas refinado, tendo perdido dimensões (menos 94 centímetros de envergadura e menos 41 centímetros de comprimento).

Sds,

Fabio Colombo

Sobre “boniteza” os italianos ganham e com sobras, e na minha opinião o xavante foi o mais belo de todos, e por culpa de algumas passagens baixas, aqui em Catanduva nos 50 anos do aeroclube em 1990 me olhar pra cima toda vez que passa um avião…

Off
https://youtu.be/oONq85YtE7M

Cesar A. Ferreira

Seria interessante saber com qual motorização foram alcançados os resultados relatados, pois o YaK-130 é oferecido com duas possibilidades de motorização: AI-222-25 e AI-222-28…

Com dois motores AI-222-25 a oferta é de 49 kN (11.000 lbf)…
Com dois motores AI-222-28 a oferta é de 53 kN (12.000 lbf)…

Como a matéria trata de obtenção de recordes, creio que fizeram a opção pelo -28…

PC de Bordo

Amigos, algumas unidades dessa aeronave ou do M-346 para interceptações de aviões com velocidades superiores às do Super Tucano (Phenom 300, por exemplo) em que não há necessidade de um caça de alta performance como o Gripen seria interessante para o Brasil, ou sua baixa velocidade final não compensa a aquisição?

Rinaldo Nery

O F-39 será nosso principal vetor de Defesa Aérea, seja contra um SU-30 ou um Citation CJ-2.

Antunes Neto

Acho até bom um caçador montado num Gripen caçar uma aeronave civil com velocidade de cruzeiro alta, mas não super sônica. É oportunidade de treino real com a máquina planejada pra isso, hora de vôo e experiência para o caçador.

Att.

Ivanmc

Acho semelhante a esse projeto o MFT/LF da Embraer um caça leve monoposto (LF Light fighter). Pensado em ser uma aeronave de baixo custo, mais leve e com uma configuração que lhe permitisse a voar em velocidades entre Mach 1,5 e 1,7, com base em dados fornecidos pela Embraer em 1988. Esta configuração permitiria a produção em massa da aeronave, podendo atender as necessidades da FAB e também de clientes externos que utilizavam o F-5. Com base também no Tornado europeu, o Embraer MFT-LF possuía potencial para suprir as necessidades da FAB até a entrada do programa FX e permitiria… Read more »

Rinaldo Nery

Não lembro desse.

Ivanmc

Pois é Coronel Rinaldo Nery. Esse só ficou na prancheta.
https://i.imgur.com/cG45USE_d.webp?maxwidth=640&shape=thumb&fidelity=medium

Rinaldo Nery

Igual ao A-1.

Fila

Esse avião é de alguma forma, comparável com o A-1?