O protótipo do Embraer KC-390 PT-ZNF foi fotografado hoje no Aeroporto Internacional de Goiânia (SBGO) pelo nosso amigo e spotter Samuel Barros Pysklyvicz.

A aeronave encontra-se em campanha de testes e está com a designação na cauda e logomarca da Embraer no motor, indicando que ela é que deverá ser apresentada na FIDAE 2018 no Chile.

O protótipo da aeronave de transporte KC-390 matrícula PT-ZNF retornou aos céus após um hiato de menos de seis meses.

Acreditava-se que o PT-ZNF tinha sofrido danos estruturais consideráveis após um incidente ocorrido durante um voo de ensaio em 12 de outubro do ano passado. No entanto, a Embraer não deu maiores detalhes sobre o caso e a dúvida sobre o seu retorno aos ensaios permaneceu.

Pelas informações extra-oficiais a aeronave teria sofrido danos estruturais e até perdido parte das superfícies de controle. Pelo menos um dos tripulantes ficou gravemente ferido. O retorno do PT-ZNF aos céus mostra que o projeto é extremamente robusto.

Subscribe
Notify of
guest

74 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Bueno

Lindíssima pintura.

Matheus

Discordo.

André Bueno

Ok, grato pela consideração.

Stene Nilton

Eu não entendo muito disso não, mas além de considerar a pintura bonita (não a mais…), acredito que seja porque o modelo é mais destinado ao uso pelo exército. Pode até ser que esteja dizendo besteira… Não sei. Mas acho a pintura bonita.

Rinaldo Nery

Apesar de o EB ser um dos grandes usuários, usuário não define camuflagem. Já postei a razão dessa camuflagem noutra matéria.

Everton Matheus

eu tbn acho horrivel. Mas somos minoria. kkk

André Bueno

Eu gosto da pintura mas escrevi apenas para zoar. 😀

Gustavo

acho bonita, mas poderia ser melhor. rs

André Bueno

Sugestão de nome: Touro.

Cbamaral

Belo nome

romp

Ta mais pra Baleia.

Ricardo Da Silva

Touro ? Vão falar que é corno.
Baleia ? Vão falar que encalha.
Não é a maior aeronave já produzida no hemisfério sul ? Porque não o nome da maior ave que voa ?
Condor ? Podem falar que é carniceiro . . .
Harpia ? Vão dizer que parece nome de caça . . .
Nomes nativos da Harpia: Uiruuetê, Uiraçu, Uraçu, Cutucurim. Não achei os nomes indígenas do Condor, urubu já é outro bicho!
Difícil decisão essa de escolher nome, a FAB poderia fazer um concurso.

Ainda não entendo porque não tem winglets.

romp

Gosto de Jubart porque elas se reproduzem na nossa costa e além de serem os maiores mamíferos que existem.

Ricardo Da Silva

Em português é Jubarte.
E o maior mamífero que existe é a baleia-azul.

MATHEUS

Não tem winglet porque não é necessário.

Ricardo Da Silva

Mas mesmo não sendo “necessário’, não produziria um efeito positivo, um plus ?
Pelo que já vi muitos dos aviões que usam o wingled “não precisam” mas utilizam para melhorar ainda mais as performances de voo. Mesmo que seja muito pouco o efeito em economia de de combustível, “de grão em grão, a galinha enche o papo”.

Gilberto Rezende

Falando justamente sobre a Harpia, sempre tive a idéia de criar uma imagem mitológica de um Grifo brasileiro para os esquadrões Gripen da FAB. Cheguei até tentar negociar como uma artista americana famosa por criar seres híbridos por photoshop mas não consegui as imagens de alta resolução que ela precisava para fazer um bom trabalho do nível dela. O Grifo europeu é um ser mitológico meio águia e meio leão. A nossa Harpia é até maior que qualquer águia européia ou americana e seu colar penacho na cabeça é até mais bonito ou impressionante de qualquer outra de espécie de… Read more »

Washington Menezes

Lindíssima aeronave

Delmo Almeida

Com tudo da pra aprender. Com o caso do incidente, da pra aprender a fazer reparos, demonstrar o número de horas de serviço necessárias e tudo mais. Naturalmente, qualquer um ai prefere uma campanha sem nenhum incidente que aprender desse jeito.

André Bueno

Existirá alguma chance da Embraer anunciar alguma encomenda da FACH do -390?

André Bueno

O Raupp é o mesmo que foi presidente do INPE?
Notícia importante pois permite imaginar a possibilidade da mesma empresa modernizar os T-27 da FAB, quando necessário e desejável.

Guizmo

É o mesmo que foi ministro do MCTI em 2013/14

Thiago

Como quase tds aki falaram na época do incidente… “essa aeronave é phod…..!” Baita susto, quase foi p saco, provou se da pior (ou melhor) maneira a qualidade do projeto e execução. Só propaganda positiva para o incidente passado.

jose carlos

“0” bala kkkkkk

jorge Alberto

kkkkkkkkk boa boa…….

jorge Alberto

Olha… me perdoem! Mas nao consigo acha esse aviao bonito…. me parece “todo torto”… e “desproporcional”, uma “imagem de fraco”…

Ok Ok: guentou a “queda” e voltou a voar: O bixo “eh bruto”…. mas imagem eh tudo!

Tem uma empenagem vertical enorme, corpo torto e parabrisa grande que faz parecer ter “bico” pequeno…. As asas parecem finas e fracas… Sei la… Nao me agrada o desenho…

Felipe Alberto

Uma pena para parte dos spotters, apenas eles (os militares, devidos usuários, não).

Dodo

Pena que o senhor não é engenheiro aeronauio né….

Gilberto Rezende

Eu já acho o porte curvado e atarracado dele lembra um bulgogue, forte, enfezado e brabo…
Que cabe muito bem num transportador militar tático como imagem… Passar força e não beleza…
Quem sabe poderia ser “seu nome informal” KC-390 poderia ser Buldogue, Pittbull ou Fila…
Um bicho dessa linha…
Cada um vê o que quer…

JT8D

O Hercules não me parece mais bonito e foi um sucesso

Felipe Maia

A aeronave deveria se chamar KC-390 Harpia. A Harpia, grande ave de rapina encontrada no Brasil, consegue levantar voo com presas de até 6kg. É um baita pássaro. Acho que combina com o nosso KC.

Cesar A. Ferreira

Olá, Jorge Alberto, li o seu comentário, respeito-o, mas a minha opinião difere em muito da sua. O KC – 390 têm o seu design completamente afeito às funções previstas. A grande área envidraçada se faz necessária para visibilidade em operações no solo e nas aproximações. O grande estabilizador ali está para melhor prover estabilidade longitudinal e direcional enquanto os grandes profundores assumem a função de proporcionar melhor controle ascensional com ângulos de ataque mais agudos… As asas foram concebidas para proporcionarem desempenho ótimo em baixas velocidades e eficiência em perfil de cruzeiro… A aparência atarracada é típica de transportadores…… Read more »

Walfrido Strobel

O An-178 é derivado do An-148/158 civil, com piso e trem de pouso reforçado e rampa de carga, por isso sua aparencia menos robusta de um avião comercial, mas pode ser uma boa opção para quem quer um avião de carga com menos capacidade, porém bem mais barato que um KC-390.

Samuca cobre

Jorge Alberto, gosto é gosto…

Rommelqe

Depois do martelinho de ouro e uma bela lustrada na pintura, o bichão tá novo em folha!
Que a FIDAE propicie boas noticias!

Rommelqe

Falando de aparencias: a estetica em geral é um conceito. A beleza é antes de tudo uma percepçao, uma compreensão do meio que nos envolve. Se alguem for analisar o modulo que conduziu o homem até a lua, procurando por uma funcionalidade aerodinâmica similar a um caça, vai ficar profundamente decepcionado, nao é mesmo? A funcionalidade é mandatoria. Pois é, pintura de camuflagem somente é bela se mimetizar o veiculo com o seu entorno, dificultando a sua localizaçao pelo inimigo; vejo, no padrão escolhido pela FAB – diga-se de passagem, apos estudos minuciosos e com muito profissionalismo e competencia –… Read more »

Rodrigues

Melhor resposta.? se não for especialista, chega perto.

Thiago

Essa aeronave é linda. Se fosse por beleza conceitual dessa q foi dita um ah64 nem sairia da prancheta. O mais belo é enxergar justamente o pq de suas linhas, qual motivo e dinâmica. Isso é q faz a aeronave linda.

Mateus

Essa camuflagem é muito eficiente, basta ver qualquer imagem do A-29 vista por cima quando voando em mata ou cidade, mas ela quebra as linhas bonitas de qualquer aeronave, em fotos gostaria de ver o KC-390 em cor unica, de preferencia um cinza escuro…

camargoer

Olá Colegas. Talvez o Rommelqe tenha tocado em um ponto interessante. Será que esta pintura seria a mais apropriada para a exibição em feiras internacionais? Talvez a pintura cinza ajudasse na exibição da aeronave nas feiras aeronáuticas. Não discuto aqui a eficiência da camuflagem para operações da FAB, mas será que ela é a mais eficiente para exibições e marketing de vendas?

sergio ribamar ferreira

Linda aeronave.

Wagner

KC 390 Bulldog

Humberto

Acho que o nome deveria remeter a carga, força robustes, poderia ser Bufaro II, Pégasus ou Shire. Os dois primeiros seriam mais degustáveis tanto para Brazucas como no mercado internacional.
Tribos de índios também poderiam ser utilizadas, mesmo já tendo sido utilizado (como Bufaro), Xingu, Guarani.
Se fosse pássaro, poderia ser Gavião, não tem como colocar um nome como tuiuiu (imagina como fica em Ingles) ou Ema (pois nem voa).
Tem sentido?

Silas

Nome em ingles?????? Acho que não né…

por que não Carcará??

Humberto

Temos que lembrar que o mercado é global, por isto um nome que ter soar bem em inglês.

Bueno

Jogada de mestre da EMBRAER levar o PT-ZNF para FIDAE … Parabéns!!

Tomcat3.7

Kc-390 Búfalo !!!

Daniel

Essa pintura da FAB é horrível! o avião fica com cara de velho! Imagina o KC-390 todo cinza, chumbo! Eu espero que não façam isso com os Gripens!

Vini

Só quem já viu de perto sabe como é grande kkkkk em fotos não parece tão grande, mas de perto é gigante kkkkk

MATHEUS

KC-390 Júpiter.

Vitor

Porque a FAB não tira umas fotos do KC-390 e C-130 lado a lado e voando juntos para propagar comercialmente e dar oportunidade a todos em ver a dimensão do KC-390 perante seu principal competidor ?

Comentario: Duvido outra força aérea confirmar aquisição até que a FAB inicie operação e reporte sucesso operacional em pistas não preparadas, região do Artico, REVO molhado, REVO com Helicoptero entre outros escopos…

Negrão

Alguém sabe me dizer quando ele vem à Belém?

Quanto ao nome se puder ser um peixe, poderia ser o “Apaiari”, conhecido como Óscar ou Pirarucu ou tucunaré, pois são grandes predadores que protegem suas proles na boca (analogia aos paraquedistas e as cargas) e ainda são camuflados.
https://www.google.com.br/search?safe=active&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=677&ei=bN2rWuCDAarl5gLSp4HoBw&q=apaiar%C3%AD&oq=apaiar%C3%AD&gs_l=img.3…1157.4036.0.5057.7.7.0.0.0.0.233.1016.0j2j3.5.0….0…1ac.1.64.img..2.5.1015…0j0i24k1j0i10i24k1.0.exu19l6ivYk

https://www.google.com.br/search?safe=active&hl=pt-BR&biw=1024&bih=677&tbm=isch&sa=1&ei=cd2rWpb_IJCd5gKYtqfIDw&q=pirarucu&oq=pirarucu&gs_l=psy-ab.3..0l10.89566.92687.0.94241.8.6.0.2.2.0.236.1293.0j2j4.6.0….0…1c.1.64.psy-ab..0.8.1295….0.Kavn4yTq9oI

https://www.google.com.br/search?safe=active&hl=pt-BR&biw=1024&bih=677&tbm=isch&sa=1&ei=zt2rWpeGOMuD5wLFxb2ADw&q=tucunar%C3%A9&oq=tucunar%C3%A9&gs_l=psy-ab.1.0.0l3j0i67k1l2j0l5.128173.130908.0.134160.8.7.0.1.1.0.211.1168.0j3j3.6.0….0…1c.1.64.psy-ab..1.7.1168….0.dlG03WUmKII

JOSÉ AIRTON

Gostei da sugestão do Wagner: “Bulldog” más é como foi dito por alguns colegas: algo que remeta à ideia de força, robustez, Taí, minha sugestão: Brutus rsrsr

Andre

Minha sugestão de nome: kc-390 Stalin

Rinaldo Nery

É piada? Porque exterminou milhões de pessoas?

Rafael Oliveira

Se fosse colocar nome, a Embraer já teria colocado.
A FAB talvez coloque, já que colocou nome até no C-295.
O que eu acho interessante de ser feito é o KC-390 ser usado na Cruzex 2018 e, principalmente, realizar REVO de aviões nela. Isso sim é vitrine. Ainda mais que países interessados em comprá-lo estarão presentes com aeronaves ou com observadores.

Humberto

Interessante seria, mas um tanto prematuro não? O avião ainda não foi recebido pela FAB então não existe experiencia ou doutrina. Algo não testado tende a ser uma péssima vitrine. Usar em um exercício multinacional um protótipo, não sei se isto é viável.

Rafael Oliveira

Conforme cronograma, ele será recebido pela FAB em junho de 2018. Não será o protótipo. Será a aeronave de produção.
A Cruzex será em novembro de 2018.
Já houve contato a seco ano passado. Duvido que a FAB não tenha competência para treinar e realizar essa operação com segurança com 4 meses de treinamento. Doutrina de REVO existe com C-130. Experiência com o KC-390 só se desenvolve se praticar.

Gonçalo Jr.

Parabéns à tripulação, a EMBRAER e seu corpo de engenheiros. O PT-ZNF representa duas façanhas: a dos pilotos e do projeto da aeronave. Certamente esses fatos vão reverberar no meio aeronáutico militar. O KC-390 é um projeto que merece ser sucesso.

Alessandro Lazarini

Esse lindo aviao acredito que esta sendo pilotado (ou um dos prototipos) pelo comandante Jordao. Ele foi um dos pilotos qu fez a perseguicao na famosa “noite oficial dos ovnis” em 1986, capitao Marcio Brizola Jordao.

Cinturão de Orion

Boa noite, Colegas.
Acho interessante esta padronagem camuflada (e fosca) que a FAB emprega. Contudo, penso que a pintura “branca/cinza” que ilustra o KC 390 no site da Embraer ficaria bem mais atraente aos olhos em Feiras e Exposições, uma vez que diversos componentes “destacam” e “enrobustecem” a fuselagem como um todo: aberturas, portas, janelas, antenas, relevos, encaixes, frisos, rebites, parafusos, etc. (me desculpem se os termos empregados não são os “técnicos” corretos; não sou especialista).

Flanker

“Rafael Oliveira 16 de Março de 2018 at 15:09 Conforme cronograma, ele será recebido pela FAB em junho de 2018. Não será o protótipo. Será a aeronave de produção. A Cruzex será em novembro de 2018. Já houve contato a seco ano passado. Duvido que a FAB não tenha competência para treinar e realizar essa operação com segurança com 4 meses de treinamento. Doutrina de REVO existe com C-130. Experiência com o KC-390 só se desenvolve se praticar.” Rafael, eu já escrevi isso em outro tópico, mas vou repetir: se rudo correr como planejado, o 1° KC será entregue em… Read more »

Caerthal

Flanker, Tenho certeza que o participação no Cruzex está nos planos. Cara, você esta falando da Embraer! Que outra empresa manda um jato como o novíssimo 190E2 para a Inglaterra apenas 40 dias do 1° voo? Que já no primeiro vôo chega a altitude e velocidade máxima? Neste momento o KC-390 precisa ser visto, promovido junto a potenciais clientes e aprimorar a doutrina. Tá na cara que os pilotos estrangeiros que estarão lá irão querer ver a performance do avião brasileiro. Fica a aposta! ps: Alguém sabe onde será realizado os testes em de pouso de decolagem em pistas semi-preparadas?… Read more »

Rafael Oliveira

Flanker, penso que a expertise vem das horas de voo. Se voar pouco, vai demorar mais. Se voar bastante, sairá rápido. Vai da FAB ter dinheiro para o combustível e voá-la bastante assim que receber. A aeronave tem IOC, então participar da Cruzex como avião de transporte é relativamente tranquilo. Uma companhia aérea demora quanto tempo para colocar uma aeronave nova na linha? Duvido que fique mais de 4 meses só para treino. Quanto ao REVO concordo que é mais complexo, mas também não é nada de outro mundo. E, dos pilotos militares, espera-se mais do que dos pilotos civis.… Read more »

Rommelqe

O KC390 ja acumulou uma experiencia muito significativa de voo, tendo recebido o IOC. O que ocorre é que numa eventual participaçap ativa na Cruzex estariam (ão) sendo avaliadas, por equipes estrangeiras e eventuais futuros clientes, nao só se a pintura é pink ou azulada, mas sim se as operaçoes, no ambito militar, sao eficientes e eficazes quando operacionalizadas com o concurso do KC390. Vejamos um exemplo: em bases desdobradas na amazonia, um KC390 performaria reabastecendo A29? Antes que os plantonistas de sempre falem que o tucanão nao tem sonda de reabastecimento, quero me referir a um KC com umas… Read more »

Rommelqe

Claro que se nao providenciarmos tudo que seja necessario para as demonstraçoes Cruzex nao teremos exito. Se começarmos noje, com o treinamento de uma equipe e alocaçao de recursos fisicos especificos o maximo que poderemos fazer é estacionar o KC390 perto da pista e expo-lo ao publico. Quiça com uma pintura disfuncional para adolescente achar “bunitinho”? Que tal a Anita cantando na rampa?

Rommelqe

Caro Flanker: concordando contigo, nas minhas consideraçoes acima parto, implicitamente, do pressuposto de que seria virtualmente impossivel prover reabastecimento molhado, em voo, por exemplo, de dois F5M ou mesmo dois Rafales. Concordo contigo que nao foi ainda desenvolvida in totum essa capacidade do KC e seu(s) reabastecendos. Mas podem ser missoes simuladas on job stage, concordas?

Caerthal

Ainda sobre a participação no Cruzex um ponto relevante no projeto foi o uso de componentes críticos bastante testados no mercado civil, não apenas as turbinas. A Embraer espera que o KC-390 tenha um fator de disponibilidade comparável a uma aeronave civil. Se ela conseguir demonstrar isso, o KC-390 pode almejar clientes que estão pensando no A400 ou C2 mas não tem um orçamento assim tão grande. Quando fizerem as contas que 4 KC-390 custam o mesmo que 2 C-2/A400 e que na prática o primeiro tem mais de 80% de disponibilidade enquanto os outros algo como 50% a matemática… Read more »

Rommelqe

Prezado Caerthal: concordo, mesmo na minha qualidade de amador, plenamente contigo. Um mercado que foi inicialmente quantificado considerando reposição de C130s, hoje pode ser trabalhado e invlusive açambarcar uma parcela outrora vetorada para A400 e C2. O A400, do qual sou fã, infelizmente apresenta enormes problemas, talvez ate devidos aquela mentalidade de, entre outras razões mais concretas, menosprezar seus “concorrentes” denominando-os como carrinho de mão. O C2, outro incrivel avião, foi descontinuado e pelo visto é caríssimo. As pistas em que pode operar, acredito, restrigem seu âmbito de ação,. Como disse o Caerthal, 3 a 1 para o KC390! Tem… Read more »

Washington

Boa tarde! Sugestão, ver uma camuflagem pixealizada até mesmo nas cores atuais usada pela FAB mas com um toque contemporâneo. O que acha Cel Nery?

Rinaldo Nery

O objetivo da camuflagem é diminuir sua visualização NO AR, e não no solo. Se o resultado da “pixealização”, for superior, que seja feito. Com certeza, devem haver algumas dissertações de mestrado nos EUA sobre o tema. Camargoer vai achar e postar. Por isso a aeronave é pintada de cinza na parte inferior.

Justin Case

Olá, amigos.
O site Australian Aviation faz um balanço bem detalhado das atividades da Embraer e comenta a possibilidade de aquisição do KC-390 pela Nova Zelândia.
http://australianaviation.com.au/2018/03/embraer-targets-up-to-95-commercial-aircraft-deliveries-in-2018/
Obs: colocou até um vídeo que o Justin editou e publicou no YouTube.
Abraços,

Justin

Rafael Oliveira

Interessante a Embraer fazendo propaganda do KC-390 em aeroporto da NZ.
E Justin, parabéns pelo reconhecimento.

Justin Case

Grato, Rafael.
Abraço.