J-20

A China continuará a melhorar e atualizar seu jato de combate de ponta J-20, oferecendo mais capacidades do que simplesmente penetrar nas redes de defesa aérea de um inimigo, de acordo com seu designer-chefe.

Yang Wei, vice-diretor de ciência e tecnologia da Aviation Industry Corp da China e um acadêmico da Academia Chinesa de Ciências, disse ao China Daily em uma entrevista exclusiva que designers desenvolverão variantes do J-20 stealth e abrirão pesquisas para seu sucessor – um avião de combate de sexta geração.

“Nós não somos complacentes com o que conseguimos. Vamos desenvolver o J-20 em uma grande família e continuar fortalecendo seu processamento de informações e capacidades inteligentes. Ao mesmo tempo, pensamos em nosso avião de combate de próxima geração para atender os requisitos futuros do país”, disse Yang.

O designer fez as observações à margem da primeira sessão em curso do 13º Congresso Nacional do Povo em Pequim. Ele é um deputado na legislatura superior do país.

“No passado, tivemos que seguir os caminhos dos outros quando se tratava de projetar aeronaves militares porque nossas capacidades de pesquisa e desenvolvimento eram primitivas nesse sentido, mas agora nos tornamos capazes de projetar e fazer o que queremos”, disse ele.

O designer sênior disse que o J-20 é o melhor caça da China, então seria usado nos momentos mais cruciais durante uma guerra.

“É claro que será encarregado de penetrações em redes de defesa aérea, mas essa não será a sua única missão. Definitivamente tem múltiplas funções. Como usaremos depende da sua escala de produção e desdobramento”, disse Yang.

O J-20, o primeiro avião de combate de quinta geração da China, fez seu primeiro voo em janeiro de 2011 e foi desclassificado em novembro de 2016. Foi o terceiro desses aviões furtivos de combate a entrar no serviço, depois do F-22 Raptor e F-35 Lightning II dos Estados Unidos.

Foi enviado para participar de uma série de exercícios com outros aviões de combate avançados e praticou manobras de combate aéreo além de alcance visual durante o treinamento, de acordo com a Força Aérea.

O jato tem a responsabilidade importante de abrir caminho para outras aeronaves em uma batalha aérea, disse Zhang Hao, chefe de um centro de testes de voo da Força Aérea que incorporou o jato.

Além do J-20, a AVIC está testando o FC-31, outro avião de combate de quinta geração, e quer usá-lo para explorar o mercado internacional de aviões de combate avançados. A Força Aérea deixou claro que não permitirá exportações do J-20.

As partes frontais do F-22 e J-20 comparadas

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carcara_br

Excelente para os chineses, além de já terem um ótimo caça de quinta geração já estão projetando a sexta…

Antonio

Chineses têm vontade, conhecimento e muito, muito dinheiro.
Estão dominando o mundo.
O criador do Fórum Mundial. ontem, vaticinou: “China se prepara para assumir liderança mundial.’

Rodrigues

Não sou especialista, apenas um entusiasta, mas me parece que ele tem, terá, uma menor assinatura térmica, os motores parecem estar mais “cobertos”, melhor desenhados que no SU-57 russo.
Saudações a todos.

carcara_br

Não sei quanto ao ir, mas em relação ao radar acho que ele fica mais coberto que até os motores do F-35…

HMS TIRELESS

Mas a assinatura IR dos motores do J-20 ao que tudo indica é bem maior que a do Su-57 e do F-35

Jr

O maior óbice para a China ir em frente no que esta relacionado a caças de maneira geral, e não só os de quinta geração, é justamente a questão dos motores, nisso eles estão atrás de EUA e Rússia. Dinheiro e vontade eles tem, mas não nos enganemos, vai demorar até eles terem o completo domínio para projetar e fabricar motores confiáveis

HMS TIRELESS

Galante, eles ainda importam mais de 100 motores para caças da Rússia todos os anos e os projetos locais de motores aeronáuticos têm padecido de falta de confiabilidade e o não atingimento das especificações. Ou seja, a questão dos motores ainda irá demorar muito para ser resolvida.

Jr

Sim Galante, como disse no meu comentário, com o dinheiro e a vontade que eles tem, é questão de tempo para eles construírem motores confiáveis, quanto tempo isso vai demorar é difícil dizer, mas que eles vão chegar lá, eu não tenho duvida nenhuma

kaleu

Bom Dia !

Analisando o rastro de fumaça na decolagem na 8ª foto nota-se que terão dificuldades de permanecer furtivos ao IRST, não basta mais a furtividade aos radares, as questões de emissão eletromagnéticas e sobretudo de calor e arrasto não mais passam despercebidos aos sensores atuais … acredito que tenha muito a se aprimorar no J-20

Saudações Cordiais !

Rodrigues

Tenho a sensação de que eu com os olhos veria o calor dos motores do SU-57, aquilo tudo sem proteção, as entradas de ar também, não sou louco de por o J-20 no páreo de um quinta geração ocidental, mas talvez em alguns anos ele possa ultrapassar o russo, e em um futuro conflito, a construção de milhares pode fazer a diferença.

HMS TIRELESS

Um caça de quinta geração que não tem motores (usa os ALF-31 russos) e em virtude do péssimo material RAM precisa ser guardado em hangares com ar-condicionado. Nesse aspecto acho que o Su-57, a despeito dos problemas que o Kremlin e a Sputnik não publicam, está melhor encaminhado.

E o J-31 nem pode ser chamado de avião de quinta geração pois seus motores soltam muita fumaça…

Walfrido Strobel

De onde tirou estes seus pré-requisitos para definir o que é ou não é quinta geração?

HMS TIRELESS

No caso do J-31, se seus motores soltam muita fumaça (ele usa os mesmos turbofans do Mig-29) ele deixa de ser discreto visualmente. E cumpre lembrar que um das formas que os norte-vietnamitas usavam para localizar os F-4 Phantoms durante a guerra era justamente a trilha de fumaça dos motores J-79

Clésio Luiz

A RAM do F-22 é tão frágil quanto e por enquanto a do F-35 não está muito melhor. Ambos estão abaixo de 70% de disponibilidade na USAF. Advinha se a cobertura RAM está ajudando nesse quesito…

Além do mais, tá vendo aquele F-22 que aparece na segundo foto comparado com o J-20? Está completamente sem RAM, porque a USAF, num ato de economia, parou de aplicar o frágil material em aeronaves fora da linha de frente para economizar recursos e melhorar a disponibilidade da frota.

HMS TIRELESS

Clésio, os F-22 não precisam ser guardados em hangares com ar-condicionado. Aposto que se você for até a base aérea nos EAU onde os Raptors estão deslocados irá encontrá-los em hangaretes tal como os outros caças de 4ª Geração. Situação bem diferente do J-20….

HMS TIRELESS

“Two totally sealed hangars erected at Dingxin were reportedly intended to house the J-20s which, unlike the US F-22, must be kept at a constant temperature and in a humidity-controlled environment during downtime to preserve their delicate stealth coating. The room temperature needs to be kept at 22 degrees Celsius (71.6 Fahrenheit).”

http://www.atimes.com/article/plas-j-20-jet-fighter-hard-spot/

Kelvin

Considero que as diversas críticas direcionadas aos obstáculos enfrentados pelo programa F-35 só ocorrem pela transparência dos americanos em referência ao referido jato. Com certeza o J-20 (e também o SU-57) passa por muito mais dificuldades, que apenas não são divulgadas pelo “pouco transparente” governo chinês. Além disso, especificamente sobre a motorização, os próprios chineses admitem a dificuldade na área. Agora, ficar nessa de afirmar que os J-20 precisam ficar em hangares termostáticos sem se referir a nenhuma fonte crível, apenas se referindo à matérias de jornais/revistas que citam “fontes” de dentro da PLAAF (citing sources within the PLAAF), sem… Read more »

J-20

É business indiferente, qualidade Sputnik de informação, só que pende a balança para os EUA.

Ricardo Bigliazzi

E os Russos ainda se preocupam com o Ocidente… nunca antes na historia do Mundo os Russos tiveram duas “frentes de batalha” tão perigosas quanto as hoje em dia.

Julio

Conheça a historia da Russia e voce saberá o porque desse comportamento russo em relação ao ocidente.

O avanço da OTAN para o Leste Europeu, não ajudou a melhorar a visão que a Russia tem em relação ao Ocidente.

HMS TIRELESS

Júlio, a guerra fria acabou mais a Rússia continua a pensar da mesma forma. Ademais não houve “avanço da OTAN no Leste Europeu” mas sim o fato desses países, após 45 anos de brutal ocupação russa, terem se voltado à OTAN justamente para assegurar uma dissuasão de aventuras russas futuras.

Aliás a “ameaça ocidental” é bem mais um inimigo externo criado por Putin para manter os russos reféns do medo e principalmente votando nele…

Julio

Eu concordo com você, a Guerra Fria acabou. Mas o fato do seus antigos inimigos avançarem e se posicionaram próximos a suas fronteiras, não ajuda, e faz com que a Russia pense que isso é uma preparação para um ataque. Você deve saber que todos os lideres políticos dos principais países cresceram durante a guerra fria. E difícil mudar antigas maneiras de pensar. Quanto ao medo da população, saiba que uma geração inteira de russos tiveram algum parente que morreu durante a segunda guerra. A percepção de medo que eles possuem não é sem fundamento. A Alemanha se aproximou e… Read more »

HMS TIRELESS

Julio, quem avançou até as fronteiras da Rússia? Ninguém! Agora o fato dos países integrantes do antigo Pacto de Varsóvia terem sem exceção aderido à Aliança Militar Atlântica na verdade diz muito sobre a percepção que esses países têm da Rússia….

Quanto à Alemanha, como esse país hoje, com suas forças armadas em frangalhos, pode representar uma ameaça à Rússia?

Leandro Costa

Julio, a Alemanha não se fixou ante à fronteira soviética antes da ofensiva. Procure dar uma olhada sobre o Pacto Ribbentrop-Molotov, no qual antes da invasão da Polônia, Alemanha e URSS simplesmente dividiram a mesma ao meio, estabelecendo limites de avanço para as tropas de ambos países, que foram escrupulosamente obedecidos até finalmente a Barbarossa, mas até então Stalin acreditava que Hitler era amiguinho, apesar dos avisos constantes antes da invasão alemã. De fato, esses novos integrantes da OTAN, tiveram poucos anos de independência até serem invadidos pelos alemães, e finalmente pelos soviéticos em sua marcha para Berlim. Boa parte… Read more »

Ricardo Bigliazzi

Julio, na boa. A OTAN quer tudo, menos Guerra, os conflitos de forças regulares nas dimensões possíveis contra a Russia são inimagináveis nos dias de hoje. Mesmo os russos sabem que é meio que insustentável economicamente lançar um ataque contra a Europa com mais de 15.000 tanques durante 30 dias, haja logística para isso. Tudo é muito “bonito”, porém tudo meio que insustentável. O que vemos hoje é a luta encarniçada por GRANA. Só isso. Os três grandes “lutam” para manter o status quo de suas ordenhas de dinheiro no mundo todo. E na minha visão particular a China é… Read more »

Julio

Primeiro – Em nenhum momento eu disse o que a OTAN quer, ou não quer. Eu disse o que o povo russo, e seus políticos percebem do a avanço da OTAN para o Leste Europeu. Todos os Lideres da Russia, nasceram e cresceram durante a Guerra Fria. E muito difícil mudar a maneira de pensar de uma pessoa. Segundo – A Rússia é um pais muito vasto que possui muitas riquezas naturais, mas sua localização é péssima. O Porto da Crimeia, que na pratica é da Russia, é o único que não congela durante o inverno. Caso a Russia perdeste… Read more »

Julio

Leandro Costa, desde do inicio eu falo em percepção dos russo em face dos acontecimentos. Em nenhum momento eu os condeno ou os aprovo. Quando eu disse que a OTAN avançou para a fronteira russa, isso é um fato. É algo semelhante a um marido que flagra a sua esposa com o amante na cama. Se ela seduziu o amante, ao contrário, foi o amante que seduziu a esposa, não faz diferença, o fato é que houve adultério. Na visão russa, a OTAN em suas fronteiras é uma ameaça, se ela foi convidada ou não, pouco importa. Quando eu citei… Read more »

Leandro Costa

Julio, errou de novo. Acho que você esqueceu dos portos de Murmansk (único porto do ártico que permanece utilizável até o verão), Vladivostok e mais alguns outros no Pacífico. Alianças são feitas com a carteira mesmo. Não há muito como sair disso. Existem algumas outras motivações, geralmente motivadas por religião e posicionamento geográfico, mas tudo visando uma carteira cheia mesmo. Richelieu que o diga. Sobre a ofensiva sobre Leningrado, pode se dizer que foi uma contraofensiva. Você parece esquecer sobre a invasão Soviética da Finlândia em 1939, quase um ano até que os alemães invadissem a Noruega. Apesar de a… Read more »

Julio

Leandro Costa, a milênios a diplomacia é feita em base de dois Pilares: Dinheiro e Armas. Não existe meio termo. E como é dito por alguma autoridade dos EUA quando um porta-aviões vai para uma zona conflituosa. “50.000 toneladas de diplomacia”. A China possui dinheiro para formar alianças, mas sem uma força militar forte e presente, tais alianças não se sustentam. Esse é o princípio da diplomacia. Sempre foi. Poder Militar e Dinheiro, um complementa o outro. Em 1940, a poderosa URSS teve que assinar uma humilhante armistício com um país tido como insignificante e que precariamente conseguiu formar um… Read more »

Fabrício Barros

O Tireless costuma negar dados óbvios da realidade geopolítica. Quer forçar os acontecimentos a se conformarem à sua visão ou opinião a respeito do mundo. Até o mundo mineral sabe da dinâmica de expansão da Otan contrariando interesses russos. Mas o Tireless nega.

Mas há sempre meios de deixar o embotamento intelectual e superar o preconceito. E ter uma fonte de informações, como essa: http://foreignpolicy.com/2018/02/12/russias-clash-with-the-west-is-about-geography-not-ideology/

Formiga

O que o Obama fez nas relações com a Russia foi dar eles de bandeja para a China. O Kissinger falou isso quando a investida na Ucrânia por parte dos EUA começou em 2013. Isso acabou com o equilibrio interno que havia na Russia entre os pro ocidentes e os pro asia. É so ver as noticias, após as sanções os russos foram atrás dos chineses e esses receberam de “braços abertos”, compraram gás e petroleo como numca da Russia. Boa parte do gasto diplomatico de trazer a Russia para proximo do ocidente que demorou quase 2 decadas (investimento, G8,… Read more »

Leandro Costa

A política externa de Obama foi uma das mais desastrosas que já vi desde Jimmy Carter.

HMS TIRELESS

Ricardo, os chineses são ainda mais perigosos que os ocidentais. Com o Ocidente, especialmente a Europa e os EUA, os russos sabem como lidar em virtude dos anos de guerra fria. Por seu turno os chineses são oportunistas.

Jefferson Ferreira

Exato! A Rússia se não ficar esperta o dragão vai engolir o urso.

HMS TIRELESS

Exatamente! Grosso modo o que Putin faz hoje é colocar na porta da frente de casa cerca elétrica, 3 Rotweillers, caco de vidro no muro além de suas próprias ameaças e deixa a porta dos fundos aberta

Robsonmkt

O principal sinal de que os chineses apostam na qualidade do J-20 é que eles não exportarão o caça.

Lemes

Ou será que não dá para exportar pois assim seus defeitos ficariam visíveis? Aposto mais nessa versão.

ODST

Lemes

Pode ser também, afinal, assim como o F-22 o J-20 não é uma aeronave qualquer, é um caça estratégico, e nem o EUA e nem a China querem que descubram as falhas desses aviões.

HMS TIRELESS

No caso do F-22 eu já acho que foi um erro não ter exportado o aparelho. Logicamente isso seria para países como Israel e Austrália, que são aliados estratégicos e confiáveis dos EUA. Isso poderia ter baixado o custo unitário do aparelho e eventualmente permitido a própria USAF comprar mais aviões.

J-20

Aposto que os custos seriam menores se o Japão tivesse entrado no programa também. Mas sabe como é, né? Os japoneses confiam nos americanos, mas o caminho contrário é um pouco mais espinhoso.

Leandro Costa

Sim, concordo que o F-22 deveria ter sido exportado. E exatamente como o J-20 falou, o Japão poderia ter entrado nessa. Agora que abandonaram o desenvolvimento do Mitsubishi F-3 por se tornar caro demais, os Americanos poderiam dar uma mãozinha novamente nesse desenvolvimento, e quem sabe os japoneses poderiam produzir uma versão local do F-22, o que poderia acarretar num custo extremamente mais baixo do que a reabertura da linha de produção do mesmo. Coisa para se colocar na ponta do lápis e para se trabalhar a diplomacia, porque acredito que o interesse mútuo seria bom. Talvez exista o medo… Read more »

Julio

Os Chineses optaram por uma linha de desenvolvimento bastante racional. Criaram uma plataforma relativamente simples, especializada em uma função e, aos poucos, vão incrementando ela. Não fizeram um caça esperando ser o mais fodastico, nem tiveram a pretensão de substituir toda a sua frota por esse vetor.

Parabéns aos chineses.

Gustavo

J 20 e FC 31 são lindos

Antonio Palhares

Somente saberemos se estes caças cumprem o que prometem quando forem efetivamente testados em combates de alta pressão.

Robsonmkt

Assim como com qualquer outro caça de outra procedência. A questão é que combates assim estão escassos hoje em dia, especialmente no que tange a combate aéreo. Basicamente o que há hoje são bombardeios.

Jorge Nakata

Bicho fuma que é uma beleza.

HMS TIRELESS

Cachimbo ou charuto?..rs!

Léo Neves

Os motores do Su-57 são mais bem trabalhados e cobertos que os do J-20, e com os novos motores vai melhorar ainda mais.
E o Su-57 parece mais bem acabado e mais ágil que o J-20.

J-20

https://goo.gl/images/C3BrSN
https://goo.gl/images/gRH5h2
Acho que alguém estava trabalhando e só nós que não percebemos.

Léo Neves

Fizeram o mesmo que os russos nos novos motores.

J-20

Eles não “fizeram o mesmo que os russos”, eles fizeram o óbvio. Observe o F-35, as maquetes do J-31, as imagens divulgadas de projetos de 5ª geração de outros países.

cwb

Alguém poderia informar onde estes aviões participaram de treinamento contra aeronaves avançadas?
Os chineses realizaram manobras com os russos,americanos,europeus e outros que desconhecemos?
Não é uma crítica,não sou do lado blue ou red,apenas para ter um parâmetro.
Abraço para todos!

Clésio Luiz

A foto que compara os narizes do dois caças mostra detalhes curiosos. A Lockheed optou por um canopi inteiriço, que por causa do contorno furtivo e até questões de arrasto, acabou por limitar a visão lateral do piloto, cujas paredes estão à altura dos ombros, quando F-15 fica na altura dos cotovelos.

O chineses seguiram o mesmo caminho sem cerimônias, porém optaram pelo reforço do para-brisas e a parte superior fragmentável, como acontece no Harrier. No F-35B a Lockheed aparentemente conseguiu fabricar a parte superior fina o suficiente para dispensar filetes explosivos que os chineses estão usando.

HMS TIRELESS

Em estética ou funcionalidade?

Luiz Trindade

O que importa é que a China esta à passos largos em diversas áreas se apoiando na economia de mercado que esta atendendo os interesses de um governo comunista.
Anotem ae… Estamos em 2018. Daqui a mais 05 anos vai ser a China que será líder em diversas áreas a ponto de dar direção para aonde o mundo deve ir, já que o TIO SAM esta abdicando dessa prerrogativa!

HMS TIRELESS

Ninguém vai querer seguir um regime totalitário como o Chinês….

Rodrigo M

HMS TIRELSS
.
Nisso eu concordo.
Mas daí a querer desmerecer a qualquer custo os equipamentos “Made in China” ou “Made in Russia” por conta dos seus respectivos regimes de governo é besteira.
São equipamentos que devem ser levados a sério e analisados (Se isso é possível para nós meros entusiastas) com imparcialidade.
Deixemos a parte das gozações para os iranianos com seus Qaher-313 da vida..

HMS TIRELESS

Rodrigo, eu não desmereço os equipamentos desses países. Agora o que por vezes vejo (e critico) é a supervalorização dos mesmos….

Rodrigo M

E quando ocorre o outro lado da moeda? Quando os “Made in USA” são supervalorizados aí ok..? Realmente os americanos são excelentes, todos sabemos disso, mas ainda assim, não são seres de outra galáxia de inteligência superior. As vezes erram também, acredite. Imparcialidade é fundamental nessas discussões, caso contrário não passa de briguinha de torcidas. E detalhe, por coisas que nem são nossas.. Dê sua opinião sem se preocupar com isso, esqueça se o outro supervaloriza esse ou aquele avião, você não vai conseguir fazer escola e convencer todos a pensarem como você. Um bom debate é feito da troca… Read more »

Bosco

Ninguém desmerece o equipamento russo. Eles estão atrás, por exemplo, em tecnologia stealth. Isso é só uma leitura da realidade e não é desmerecer ninguém porque os europeus, japoneses, etc. também estão e nem por isso são criticados. Quanto a desmerecer os chineses não é por conta de lá ser um país comunista, ditatorial e escravocrata não. É por conta que eles copiam tudo descaradamente e abarrotam o mercado externo de produtos de péssima qualidade. Aí você queria o quê? Eles podem ser os bambambans da alta tecnologia militar e aeroespacial mas se querem ser reconhecidos assim primeiro têm que… Read more »

Tadeu Mendes

Assino embaixo.

ednardo ferreira

A fama que a China tem hoje de xing ling já foi da Coréia e do Japão.

Gabriel

Xing ling mas pode voar na chuva hehehe

HMS TIRELESS

Se o xing-ling voar na chuva perde a camada RAM….

HMS TIRELESS

Galante, se o aparelho precisa ser mantido em hangares com temperatura controlada a 22º C ,me parece bem lógico que a cobertura RAM não resista à chuva…

Insisto: Como chineses e tampouco russos não divulgam os problemas de seus aviões vocês tendem a imaginar que o desenvolvimento deles está às mil maravilhas.

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS

E quando o Southfront diz que um F-35I foi danificado por um S-200? Ou então quando a Sputnik diz que um Su-24 “paralisou um Arleight Burke no Mar Negro e 27 marujos pediram baixa”, como ficamos Galante? Só lembrando que “notícia” do Southfront virou matéria aqui.

HMS TIRELESS

Mas a matéria do Southfront não virou matéria apesar de ser puro Nonsense?

Bosco

Quais armas já estão integradas e operacionais no caça?
Alguém já viu uma foto ou um vídeo dele lançando algo?

HMS TIRELESS

Bosco, segundo relatos ele teria disparado o míssil “Codfish’s Head” e também a bomba “Nun’s Ear”..rs!

Diogo de Araujo

Igual ao SU-57 lançando aquele míssil de computação gráfica e ainda postaram aqui. Não desmerecendo o caça russo, que é um feito incrível projetado por uma única nação.

Ricardo Da Silva

Desculpem pela intromissão de um ignorante entre os entendidos, mas o J-20 é um caça mesmo? Suas funções serão as de combate aéreo? Ele vai assumir as funções de interceptador ou superioridade aérea? Pergunto isso porque ele “me parece” um caça bombardeiro de ataque, um substituto do JH-7 e um equivalente a um F-117.

HMS TIRELESS

Segundo alguns analistas o J-20 seria um “caça estratégico” ou seja, um aparelho destinado a penetrar em espaço aéreo altamente defendido e atacar alvos de grande valor em território inimigo mas dotado de capacidade ar-ar considerável. Ou seja, não seria um caça de superioridade aérea como o F-22 ou um aparelho multifuncional como pretende que sejam o F-35 e o Su-57.

J-20

Acredite, o J-20 é feito para ter uma agilidade melhor em velocidade supersônica que subsônica. O próprio piloto de teste admitiu que ele supera o J-10 quanto a agilidade em alguns quesitos, o que nos faz pensar que ele talvez não seja tão desengonçado assim.

Tadeu Mendes

Galante, voce parece muito entusiasmado com a China. E voce não é o unico aqui não.

Para mim, na minha maneira de pensar, os chineses, como comunistas que são, seguem a risca o mesmo estilo de propagandaque os sovieticos fizeram nos anos 50, 60, 70 e 80.

Comem sardinha, mas arrotam caviar.

É tem muita gente ainda que quer ver a China dominar o mundo. Que tipo de planeta será esse, quando esse mar humano de chineses se espalhar por toda a terra.

Melhor seria cortar o mal pela raíz..

Rinaldo Nery

Não sou defensor de chinês, mas estive lá ano passado e fiquei bem impressionado com o País. Comunismo, só vi nas propagandas estatais na TV. E, by the way, o Mar do Sul da China é lindo. E gostei muito da cerveja: Hainan e Tsingtao.

nanorj

Independente de ser melhor ou pior, os caras não brincam em serviço e correm atras do prejuízo …

ODST

Esse caça de determinados ângulos é até bonitinho, mas no geral é bem feio, parece um pastel de flango amassado. As similaridades com o F-22 e F-35 também são inegáveis.

J-20

Entregue um desenho de caça stealth que não siga as linhas gerais do F-22 ou F-35 que a segunda parte implicita do seu comentário fará sentido. Observe o desenho de praticamente todos os caças ou demonstradores de tecnologia de 5ª geração, apenas faça isso. O único que desviou disso foi o Su-57, mas será que ele conseguiu manter sua furtividade ao nível dos caças americanos?

ODST

O F-22 e o F-35 são do mesmo país e do mesmo fabricante, então é óbvio que o design será semelhante, o caça chinês é uma produção baseada em dados roubados da Lockheed, e por isso é tão parecido com os caças dela, e por fim temos o SU-57 da Rússia, que é a única nação depois do EUA que consegue fazer um projeto desse tipo sem precisar surrupiar ninguém, e podemos verificar isso só de olhar para o design dele, que é algo único.

J-20

Então veja os designs apresentados pelo Japão com o Shinshin, a Coréia com o TFX, o AMCA da Índia, o projeto apresentado pela Airbus. Todos eles tem um mesmo tipo de design pois são esses ângulos que são melhor para refletir radar. Os russos fizeram uma aeronave muito ágil, mas vai ficar muito atrás quanto sua geometria, até mesmo em ângulos frontais. Parece até que você não sabe como funciona a furtividade em aeronave.

ODST

Você precisa aprender a interpretar textos. Todo mundo sabe como funciona o design de uma aeronave stealth, e em momento algum eu entrei nesse mérito, falei sobre a similaridade visual dele especificamente com os caças do EUA. O TFX e o AMCA sequer possuem um design definitivo, então nem vou perder meu tempo com isso. Com relação ao caça japonês eu não vejo muita semelhanças com o F-35 ou F-22, só uma curva ou outra e o fato de ser gordinho como o F-35, nada demais. Na segunda imagem da para confundir facilmente o J-20 com o F-22, e tirando… Read more »

Nunão

“Mas a matéria do Southfront não virou matéria apesar de ser puro Nonsense?” Não HMS Tireless. Ela não “virou matéria “, e sim foi uma das fontes para uma matéria trazendo mais de uma versão do fato, para enriquecer o debate, o que é muito diferente. Ou seja, foi filtrada e confrontada. http://www.aereo.jor.br/2017/10/17/segundo-site-russo-f-35-israelense-foi-danificado-por-misseis-sirios/ Então sugiro que, ao invés de ficar confrontando a editoria do Poder Aéreo no afã de ganhar a discussão, aceite a dica de que todo leitor tem que saber filtrar tanto o que vem de um “lado” quanto do “outro lado”, sob pena de fazer apenas o… Read more »

romp

Oi Nunão, deixa o pau quebrar!! , é divertido ler os comentários aqui. É a parte que eu mais gosto quando rola essas tretinhas, mesmo que empobreça a discussão. 😉

nunao

Romp, peço que não entre nessa discussão.

Rodrigo

Chineses, russos e americanos comendo o pão que o diabo amassou para desenvolverem seus 5 geração. Mais ainda os dois primeiros, os primeiros pela inexperiência com gerações anteriores ( principalmente em qualidade). Os segundos sofrem com a falta de grana e os terceiros tem grana, expertise, mas tem a danada da democracia, que faz com que os fracassos e/ou problemas no processo tomem, ÀS VEZES, uma dimensão maior do que de fato são.

No caso dos chineses é o pastel de flango que o diabo amassou… 🙂

Wagner

Podia ter ido dormir sem essa hein HMS “cheio das fontes cod head” Tireless.

É comum aparecer em fotos do J20 um dispositivo sob a fuselagem para ampliar a reflexão do aparelho ao radar. Estariam os chineses blefando? Jamais saberemos.

Fernando "Nunão" De Martini

Wagner, peço que não entre nessa discussão.

Wagner

Alguém lembra o nome desse dispositivo?

Luciano

O transponder não é suficiente?

Rodrigo M
Rodrigo M

Ops, o Galante foi mais rápido no gatilho.

Wagner

Funciona como um transponder?

Washington Menezes

Nunão nem perca seu tempo.

Fernando "Nunão" De Martini

Washington, peço que não entre nessa discussão.

CESAR FLORIANO

Q inveja!!!

Wagner

HMS TIRELESS 15 de Março de 2018 at 13:05 Usando essa linha equivocada de raciocínio, vamos proibir os caças de voarem acima de 20,000 pés tambem! A esteira de condensação deixa o vetor do aparelho bem definido, vc vê onde ele esta, de onde veio e para onde está indo. Aeh é só dar um lock. SQN Motor é commoditie e mais rápido que pensamos os chineses terão milhares de motores mais ou menos confiaveis a sua disposição. Questão de tempo. Lembro que os chineses historicamente não dão o mesmo valor à vida humana que nós do ocidente damos, então… Read more »

Rodrigo

Como todo produto chines, a copia é quase igual ao original, é mais barato e entregam antes.

Victor Moraes

Eu não entendo muito de avião, mas este avião me parece desequilibrado. Deve ser difícil fazer um looping neste avião, apesar de seus canards. Me parece uma avião desequilibrado. Asa muito traseira.

Victor Moraes

Apenas para complementar, eu acredito que este avião deve ser extremamente cansativo de pilotar. Como a asa que sustenta o avião é muito para trás, a massa dianteira faz com que o avião tenda sempre por embicar para baixo, forçando o piloto a sempre estar puxando o avião para cima. O canard não tem função de sustentação, mas como parece que acaba por exercer esta função, torna todo sistema extremamente frágil. Provavelmente é uma avião difícil e pesado para manobrar, exigindo muito dos pilotos, e certamente péssimo para “dogfight”. Um erro de “design” infantil, básico, típico de quem não sabe… Read more »

Victor Moraes

Certo, fly by wire…Mas eu não falo da força das mãos sobre o “manche”, mas da quantidade de vezes que o piloto terá que utilizar o manche para manter o avião voando em linha reta. Não é carga de trabalho, é repetição de trabalho.

Victor Moraes

Já ouvi sim, e isto, ser dotado de “fly by wire” não modifica em nada a situação do avião. Ele vai continuar embicando para baixo. E se um sistema computacional corrigir, um piloto automático, vai forçar os canards e fragilizar toda máquina. Não é carga de trabalho o problema do piloto, é repetição de trabalho. ( eu tenho direito a esta tréplica?)

Victor Moraes

Não importa se há correção fly-by-wire neste avião quando ele é desequilibrado. Ok, há correção, mas correção de quê? De um “erro”. Há um erro no equilíbrio do avião e parte da sustentação do avião se dá com exigência do Canard. Este avião “embica para baixo”.

J-20

Todos, absolutamente todos os caças da quarta geração pra cima são FBW.

Jose de Deus

Nossa Victor, Assim VC Pega pesado com seus neuronios, Nem quero Lhe pedir para imaginar como foi o voo do Santos Dummont no 14Bis. Kkkkkkkk

Victor Moraes

No 14 bis o peso estava na parte traseira, o piloto o motor e a asa. No J 20, aparentemente não. Eu sou leigo…

Rinaldo Nery

Não há NENHUM peso nos comandos em sistema full fly by wire. Onde você largar o comando, a aeronave mantém a trajetória, a não ser que você dê novo input. É assim também nos AIRBUS.

Victor Moraes

Mas sem equilíbrio, além de colocar peso de sustentação sobre os canards, você vai “sobrecarregar” o fly-by-wire. Não adianta correção por fly-by-wire se o peso de avião é desequilibrado… Vai existir a correção, sim, o avião vai voar retinho, mas com sobrecarga do canard.

Victor Moraes

Não há peso nas mãos do piloto, mas na estrutura do avião.

J-20

Victor Moraes, isso só é possível justamente porque os materiais que compõe a fuselagem dos caças é muito mais resistente que os materiais que compunham, por exemplo o F-4. Eles nunca variam uma aeronave com a estabilidade relaxada se não fosse por isso. Todos os caças que estão surgindo hoje tem sua estabilidade relaxada. Vide o Rafale, o Typhoon, o F-16, o Gripen, o próprio J-10 que antecede o J-20.

Kelvin

Cara, com toda essa sabedoria, tu devia mandar teu currículo para a Lockheed Martin.

Ivan BC

Ainda bem que não há nenhuma matéria negativa acerca do J-20, sem dúvidas esse avião custou uns 10 milhões de dólares (contra os 170 milhões de dólares do F-22), além de ser superior em todos os aspectos, pois nunca vi uma matéria negativa dele. Os EUA sempre copiando os chineses, os chineses estão 20 anos a frente dos EUA em termos de aeronave steath (irônico).
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Victor Moraes 15 de Março de 2018 at 19:05
Eu também tenho essa impressão.
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Falando sério agora, há informações acerca do nosso Gripen?

Ivan BC

Apesar da minha crítica a total falta de transparência dos russos e chineses, o que me faz não dar muitos votos para seus equipamentos, devemos reconhecer que esses países tem bons engenheiro e interesse político/Estado, no caso específico da China, tem também poder econômico para bancar grandes investimentos nesses setores, diferente da Rússia que está bem limitada.
Depois da entrega de todos os caças Gripen, acho interessante o Brasil visar algum caça de 5 geração steath…não é bom o países ficar nesse GAP tecnológico, será algo muito, muito difícil, mas uma hora o Brasil vai ter que entrar nesse campo.

Tadeu Mendes

Falo tudo IvanBC. E tem gente que idolatra a China. Go figure.

Arariboia

Só o fato de os chineses estarem propensos a comprar mais SU- 35S mostra que o J-20 não é esse dragão todo.
O SU-57 ta bem claro.
Se divulgou o incêndio em um dos protótipos
Que eles tiveram que refazer a estrutura do SU-37 a partir do 50-8.
E que eles desenvolveram um novo sistema computacional pro SU-57 de série, em vez de aprimorar o do SU-35S.

Então acho que ele tão revolucionário como F-35. Afinal montar seis antenas trabalhando em 3 bandas diferentes não é pouca coisa.

J-20

Esqueceu que a China tem duas centenas de J-11 para atualizar? Eles entraram em serviço durante os anos 90 e a versão B é do século XXI. O Su-35 serviria como base para eles atualizarem esses caças. Segundo: a China não está sendo tão ambiciosa quanto os EUA que planejam substituir TODOS os caças de 4ª geração pelos F-22 e F-35 (mais destaque para o segundo). Tanto nós quanto os chineses sabem que a 4ª geração voará ainda por mais uns 20 anos na linha de frente. Sabemos disso pois sabemos quais são os custos dos programas de quinta geração,… Read more »

Hugo

Nem é tanto assim a questão das antenas, é só uma tentativa de ver primeiro pq sabe q vai seria visto antes. O
Pro f-22 era previsto tb, mas não foi implantado, mas tem espaço pra elas em todos

Dan01

Se tem qualidade eu nao sei, agora em relação a beleza ele tem de sobra!

Arnaldo
Tadeu Mendes

Yea right.

Léo Neves

O Su-57 não perde para esse J-20 nem em pintura , nem em acabamento dos rebites, muito menos em desempenho .
Os dois últimos protótipos são bem diferentes dos anteriores .

HMS TIRELESS

Particularmente entre os dois eu prefiro o jato russo.

Léo Neves

Só pela ficha técnica , análises de especialistas e pelo histórico de desenvolvimento da pra perceber que o Russo é melhor .
Talvez o J-20 ganhe no menor RCS em alguns ângulos .

Tadeu Mendes

Se for concurso de beleza o SU-57 ganha o primeiro lugar.

O J-20 em segundo lugar
O F-35 em terceiro lugar.
O F-22 em último lugar.

Mas na hora do quebra pau, fica assim: F-22, F-35, SU-57, ………………………Super Tucano…………………J-20

HMS TIRELESS

Boa…kkkk

Maurício.

Na verdade se formos analisar friamente essas 5 aeronaves listadas a que mais quebrou o pau até hoje foi justamente o Super Tucano.

HMS TIRELESS

Dizem que os ex-guerrilheiros das FARCS têm pesadelos com o Super Tucano até hoje…

Maurício.

Pior, eu ia citar esse fato mas achei que o comentário ia ficar muito grande kkkk

Tadeu Mendes

Exatamente. Lá na Colombia ele deu show.

Eu visito a Colombia acada dois anos, desde 1997. Conheço bem o país além do mais, minha esposa é Colombiana de Medellin

Também vi muitos Cascaveis da Engesa, no exército Colombiano.

Ivanmc

É um caça espetacular sem dúvidas. Bela matéria.

Hugo

Geral mita mt a Rússia, a única solução visivel no su-57 é baixa observabilidade por conta de superfície facetada e armas internas ( pense num gripen ou maio sem armas), se olhar : superfície mal acabada, irst redondo, nem um elemento da fuselagem e preso em angolos não esperados, e aqueles motores? Pelo menos não usam mais a desculpa q vão ser usadoa com plasma stealth… Mas s-57 tá aquém do j-20, quem dirá do f-22. O próprio su-35 parece ser um vetor melhor, usaria o su-57 só pra alta penetração

Hugo

Mako*

Marcello Magnelli

Pergunta que não quer calar: Eles tem problema com os pneus neste avião?????

Emmanuel

Ninguém sabe.
Os chineses são tão transparentes quanto os russos em seus projetos.

Alfredo Araújo

“Foi o terceiro desses aviões furtivos de combate a entrar no serviço, depois do F-22 Raptor e F-35 Lightning II dos Estados Unidos..
.
Esqueceram mesmo do F117…

Emmanuel

Acho que se referia a caças.

Bruno w

Confio mas no Su57 do que neste J20 , pelo menos os Russos tem escola ,se não deu certo ainda ,nós sabemos que vão tentar até dar certo…
Agora este J20 sempre dependente de alguns dados roubados ou copiados ,para alguma melhoria…Agora provavelmente vão dar mais uma atualizada nele ,pois receberam Su 35s ,ai copiam e “colam” no deles..

Mark

Comprar está j20 ou su57 com f22 é f35 é o mesmo que comprará uma Ferrari 2018 com o modelo que comprei na loja de souvenir semana passada.

Mark

Comparar*

Carlos Alberto Soares

O grande salto da industria de aviação de caça dos Han se deu a partir do apoio (negado) dos Israeli, via projeto Lavi (J10).

http://www.aereo.jor.br/2017/06/10/o-programa-lavi-2/

http://www.aereo.jor.br/2009/07/12/as-garras-do-j-10/