Dois Rafale B equipados com mísseis Mica IR/EM, Mica EM e SCALP-EG

Na concorrência MMRCA iniciada há mais de uma década a Índia planejava comprar 126 caças, mas acabou comprando apenas 36 caças Rafale até agora

A Força Aérea Indiana (IAF) provavelmente iniciará o processo de convidar fabricantes militares estrangeiros para construir aviões de combate no país sob o plano do governo na Índia, nas próximas quatro semanas, disse uma pessoa familiarizada com o projeto.

Este projeto de vários bilhões de dólares para construir 114 jatos estará “diretamente ligado” ao desenvolvimento de um caça furtivo futurista autóctone – o Advanced Medium Combat Aircraft (AMCA), acrescentou a fonte.

A IAF planeja emitir um pedido de informação (RFI) antes da DefExpo 2018 – uma feira de sistemas militares pelo Ministério da Defesa — que começa em Chennai em 11 de abril.

“O documento não especificará o número de motores que os jatos devem ter, deixando o campo aberto para os fabricantes de aviões de um e dois motores”, disse a pessoa que pediu para não ser identificada.

Um plano anterior envolveu a realização de dois projetos separados para construir caças de monomotore e bimotores na Índia, mas essa distinção foi descartada agora.

O RFI é o primeiro passo para encontrar um novo avião de combate para a força aérea e os fabricantes de aviões globais responderão com características operacionais e parâmetros técnicos de suas plataformas. Isso abrirá o caminho para que a IAF possa obter a “aceitação da necessidade” do ministério (AoN) – o selo de aprovação do governo para prosseguir um programa militar.

“Depois do AoN, poderemos optar por um acordo de governo a governo ou lançar uma concorrência. Ambas as opções estão abertas nesta fase”, disse um oficial sênior que acompanha a modernização da força aérea sob condição de anonimato.

O fabricante que a Índia finalmente decidir para colaborar terá que se comprometer com a transferência de tecnologia não só para o caça a ser construído na Índia, mas também para a AMCA que está na prancheta de desenho.

“Pedimos à Organização de Pesquisa e Desenvolvimento da Defesa (DRDO) que preparem uma lista de tecnologias de que precisam ser auxiliadas para a AMCA. Haverá uma cláusula clara sobre a transferência dessas tecnologias no contrato”, disse o funcionário citado acima.

Os especialistas dizem que o desenvolvimento de engenharia em grande escala da AMCA até o estágio do protótipo levará mais de uma década e seu voo pode acontecer por volta de 2030.

A Índia lançou uma concorrência global (MMRCA) para 126 aviões há mais de uma década, mas foi cancelada depois que o primeiro-ministro Narendra Modi declarou em abril de 2015 que a Índia compraria diretamente 36 aviões Rafale da França.

Seis caças participaram dessa concorrência antes do Rafale e o Eurofighter chegarem à última rodada.

A nova competição provavelmente também estará entre Rafale, Eurofighter, MiG-35, F/A-18, F-16 e Gripen.

“A tecnologia evoluiu durante a última década. Na sua forma atual, F/A-18 e Gripen NG não teriam sido rejeitados na concorrência mais antiga”, disse o oficial.

A IAF quer acelerar o projeto, já que a contagem de seus esquadrões de combate encolheu para 31 unidades em comparação com uma força ótima de mais de 42 unidades necessárias para lutar contra uma guerra de duas frentes.

As forças aéreas chinesas e paquistanesas operam com 60 e 25 esquadrões de combate, respectivamente.

FONTE: Defence Aviation Post

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
HMS TIRELESS

Me parece muito mais negócio para os indianos, agora, encomendar mais Su-30MKI e planejar o upgrade dos mesmos, que necessariamente deve contemplar um radar AESA. Isso vai propiciar uma desejada padronização da frota e dará tempo para selecionar um novo vetor.

Andre

Deseja por quem? Me parece que a Índia sempre buscou ter uma grande variedade de fornecedores.

Jean-Marc Jardino

Vice reportagem atrasada, o presidente Macron esta na India, e ja encaminhou a venda de mais 36 cacas Rafale para India alem dos 36 ja anunciados.

Jr

Oferecer ele ofereceu, mas os Indianos ficaram em silencio, segundo sites indianos. duvido que essa venda saia tendo em vista que esta tendo discussões acaloradas no congresso indianos sobre a provável praticas corruptas no contrato anterior para 36 caças

HMS TIRELESS

kkkkk…..vc mitou nessa Galante!

Paulo

Estou notando o Galante em modo bateu-levou…rs

ednardo ferreira

Tem 10 anos que os franceses dizem que o contrato está na mesa para ser assinado.

Os indianos a cada 3 meses mudam de ideia quanto ao avião que querem. E isso também tem uns 10 anos.

ednardo ferreira

no ritmo que vai,basta chineses e paquistaneses ficarem olhando as pataquadas indianas.

Todo anos eles derrubam sozinhos uns 20 aviões. Como não contratam mesmo em uns 10 anos a força indiana se acaba sozinha.

Adriano R.A.

Está mais fácil os argentinos remontarem sua aviação de caça do que os indianos fecharem essa compra…

Bruno w

Estranho não esta o Su 35 , mas está o MiG 35…
Acho que eles vão comprar Gripen NG ,para da mais uma incrementada na sopa de caças deles..

Ronaldo de souza gonçalves

O Mig-35 está nesta é para baixar os preços dos concorrentes,pois quanto a china ter 60 e Paquistão ter 20 esquadrões,isto é quantitativo ,é naõ qualitativo.quanto aõs pilotos chineses serem melhores que os indianos eu não tenho duvida,mas não vale para os paquistaneses que devem estar abaixo dos indianos.Será que os Indianos tem medo de uma colisão china Paquistão.Só tem um jeito eles aproximarem da Rússia ou EUA.

Emmanuel

tá pior do que a Suíça.
Até o Brasil conseguiu finalizar o FX-2 e a Índia não sai disso.

Carlos Alberto Soares

A matéria afirma em 114 unit
O JJJ em 36, eita matemática …………….

Particularmente iria de SH 18

DOUGLAS TARGINO

Rapaz, eu sendo eles, preferiam os su 30 ou 35!

TIGER 777

No caso Indiano, penso, que seria vantagem eles fecharem com o F-18 Block III, até as tecnologias tanto do F-35 ou do Su-57, estarem consolidadas. Com o F-18 eles terão um caça para no mínimo 20 anos…

Wellington Góes

Levar indiano a sério é perda de tempo…..