Home Astronomia Brasil é despejado de consórcio internacional de astronomia

Brasil é despejado de consórcio internacional de astronomia

6296
116
AEL Sistemas
Radiotelescópios do Observatório ALMA, um dos mais avançados do mundo, operado pelo ESO. Foto: ESO

Observatório Europeu do Sul (ESO) rescindiu contrato assinado em 2010 para que o Brasil se tornasse membro do grupo, garantindo acesso de astrônomos brasileiros a alguns do melhores telescópios do mundo e participação do país na construção do Extremely Large Telescope, o maior telescópio de todos os tempos

Herton Escobar – Estadão

O Observatório Europeu do Sul (ESO), maior consórcio de pesquisa astronômica do mundo, finalmente se cansou de esperar pelo Brasil. Sete anos depois de assinar um acordo para admitir o país como primeiro integrante não-europeu do grupo, o Conselho do ESO decidiu rescindir o contrato com o governo brasileiro — que, nesse meio tempo, nunca fez qualquer pagamento nem chegou a ratificar em definitivo o acordo.

“Considerando ser improvável que a ratificação do Acordo de Acesso seja concluída num futuro próximo, o Conselho do ESO decidiu suspender o processo até que o Brasil esteja numa posição de completar a execução do Acordo, possivelmente por meio de uma renegociação”, diz uma “nota de esclarecimento” divulgada pelo ESO hoje. “Com apoio unânime de todos os Estados Membros, o ESO continuará aberto a acolher o Brasil a qualquer momento. Os arranjos vigentes, porém, estarão suspensos a partir de 1 de abril de 2018.”

Para saber mais sobre a participação do Brasil no ESO, veja o especial multimídia: O Futuro da Astronomia Brasileira, no Deserto do Atacama.

A entrada do Brasil para o ESO foi negociada no fim de 2010 pelo então ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e seria uma forma de garantir o acesso da comunidade científica brasileira a alguns dos maiores e melhores telescópios do mundo, que são operados pelo consórcio europeu nos Andes Chilenos — como o ALMA e o Observatório Paranal. O acordo também previa a participação do Brasil na construção e operação do Extremely Large Telescope (ELT), o maior telescópio do mundo, que está sendo construído agora no Deserto do Atacama.

O valor do acordo era de EU$ 270 milhões (cerca de R$ 1 bilhão), que o Brasil deveria pagar em várias parcelas até 2021. Nenhum centavo jamais foi pago, apesar de o ESO, numa demonstração de boa-fé, ter tratado o Brasil já como uma espécie de membro interino do grupo durante esse período. Mesmo sem a ratificação definitiva do acordo, os projetos de astrônomos brasileiros eram avaliados pelo grupo — para fins de obtenção de tempo de observação nos telescópios — como se o Brasil fosse um estado membro do consórcio, o que oferecia uma série de vantagens competitivas. Agora, com a rescisão do contrato, os cientistas brasileiros que quiserem usar os observatórios do ESO terão de concorrer por tempo como representantes de um país não membro, o que implica numa disponibilidade tempo muito menor e critérios mais rígidos de seleção.

“A gente perde muita coisa. O acesso aos telescópios fica bem mais complicado, o que é lamentável”, disse ao Estado o astrônomo Gustavo Rojas, professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e representante de Divulgação Científica do ESO no Brasil. Segundo ele, a exclusão vai dificultar o avanço da astronomia brasileira. “O Brasil nunca vai conseguir construir uma infraestrutura de pesquisa desse porte sozinho; ao a gente se junta a esses grandes consórcios internacionais ou vamos ficar para trás.”

FONTE: Estadão

116 COMMENTS

  1. É difícil passar tanta vergonha assim. Duvido q algum político responsável por “cuidar” desse acordo fique vermelho na cara. “nenhum centavo foi pago”.
    Às favas né….?

    • O politico sem vergonha que foi responsável por esse acordo foi o mesmo que assinou aquele acordo entre Brasil e Ucrânia do foguete que nunca decolou de Alcântara, o Sérgio Amaral, preciso falar mais alguma coisa?

      • A assinatura de participação foi em 2010 e o Brasil foi expulso agora, em outra gestão. Uma coisa dessas é motivo mais que suficiente para demitir e até examinar as contas dos incompetentes ministros da Ciência e tecnologia e da Cultura, junto com toda a cambada de mamões que conseguem se pendurar num Ministério.

  2. O governo não paga hospitais, vai pagar pela ciência? O que me revolta é que dinheiro sobra… Sobra! Mas infelizmente a quantidade de ratos é muito grande. Tenho pena deste país. E o pior é que nas próximas eleições – anote aí – vai ter muita gente se reelegendo.

    • Dinheiro não sobra. Ele falta. Mesmo que não houvesse corrupção, ainda faltaria muito dinheiro. Gastaram irresponsavelmente nos últimos anos e a conta chegou. O governo federal gasta (contando-se todas as despesas, inclusive juros da divida publica) 1.5X oque arrecada. O deficit é de 600, 700 bilhões por ano!!

      • Zorann, humildemente eu duvido disso. É uma enxurrada de impostos, é um absurdo o que nós pagamos, para TUDO! Desde remédios, alimentos, até para nascer e morrer. Rombo? Onde???? O problema, na minha opinião, é o ralo… O dinheiro que é gasto para os do topo da pirâmide.

      • Eu nunca esqueci quando o então governador do meu estado, muito anos atrás, DEVOLVEU milhões para o governo federal, em verbas destinadas à saúde, simplesmente porque elas não foram empregadas.

        Dinheiro tem sim, só não está chegando onde deve. Nunca duvide da capacidade dos políticos em segurar verbas, caso não consiga embolsar um trocado.

  3. Aí o pessoal fica bravo quando digo que não somos um país com projetos à longo prazo.

    Aqui político só de preocupa com os próximos 4 anos.

  4. Mas para estádios de futebol e carnaval não falta dinheiro…
    Querem saber?
    Se fizer uma enquete, noventa por cento dos brasileiros (ou mais!) com certeza estão se linchando em gastar dinheiro com um projeto desses.
    Third word forever!!!

    • Oque eu acredito é que o povo só quer um governo que não atrapalhe. Que deixe as pessoas trabalharem e gerarem empregos com menos inpostos. O resto não interessa. Se perguntar pra quem trabalha e tem família, quais são suas prioridades, eles responderão: pagar escola particular + plano de saúde. Até para os que não tem condição, se pudessem, não dependeriam do serviço público. O povo desistiu dos serviços públicos e de acreditar no Brasil. E vão se preocupar com isto aí? Lógico que não! Vamos pular carnaval, tomar cerveja , fazer churrasco, porque a vida passa rápido e única certeza que eu tenho é que o país não vai melhorar.
      .
      Acho que é bem por aí…

    • Pior que é verdade, em notícias assim de ciência sempre costumo ver várias pessoas contra qualquer investimento alegando que tem gente passando fome. Com essa mentalidade é que cada vez mais pessoas vão passar fome e necessidades mesmo no país.

  5. A especulação em torno do nome do Cel Marcos Pontes, Astronauta, para o ministério da tecnologia por parte de Bolsonaro, ou seja, alguém da área, seria um indicativo da retomada do estratégico programa espacial Brasileiro ? Falar nisso, porque há tanta resistência em aglutinar diversas agências sob a direção da AEB? Não seria mais produtivo reunir a AEB, INPE, CPTEC, ITA e outros orgãos numa só agencia civil voltada para o espaço?

    • Bolsonaro colocar o astronauta vendedor de travesseiro só vai ajudar a provar que o cara não é limitado só em economia, mas em outras áreas também. Mas em se tratando de Brasil e ciência, muita gente vai aplaudir e dizer que ele é um homem de visão.

  6. É incrível, o Brasil não consegue fazer parte desses grupos de trabalho, esses rompimentos vivem acontecendo, no governo Itamar, FHC, Lula, Dilma e agora Temer. O que acontece com o Brasil?

  7. Nada de novo, fomos expulsos da estação espacial internacional, fomos expulsos do ESO e muito em breve seremos expulsos do Cern, pois creio que as parcelas que temos que pagar anualmente estão atrasadas, aliás diferentemente do ESO que teríamos que pagar até 1 bilhão, no cern creio que a parcela é de 10 milhões anuais, ou seja, a expulsão do cern seria muito mais humilhante do que a do ESO. Quem sabe se os cientistas não baterem lá no ministério do trabalho e pedir, para aquele pirralho de 19 anos que nem completou o segundo grau ainda, a liberação de uma parte daqueles mais de 400 milhões de reais que ele toma conta para ver se os cientistas brasileiros conseguem reverter essa decisão

  8. “O valor do acordo era de EU$ 270 milhões (cerca de R$ 1 bilhão), que o Brasil deveria pagar em várias parcelas até 2021. Nenhum centavo jamais foi pago…”

  9. Uma vergonha lamentável. Este valor não chega a um por cento do que é surrupiado dos cofres públicos pelos dignos representantes do nosso povo. Mil vezes a ditadura, que não passaríamos por mais esta vergonha. Quanto gastaram nos estádios ? E nas olimpíadas ? Qual o legado?
    Politico brasileiro não presta.

  10. Rafa_positron

    Tá viajando legal

    O acordo foi firmado em 2010 (governo do PT) e provavelmente as primeiras conversas se deram bem antes, também no governo do PT

    De 2010 para 2016 o governo do PT não pagou 1 real, mas a culpa é do Temer que assumiu a bola de pagar 1 bilhão com o país em crise.

    Eita povin

  11. A vergonha é nossa…do contribuinte. E merecida ….
    Povo cordeiro!
    Em todas as esferas a coisa não caminha como deveria.
    Neste caso, melhor fechar a parceria com a Nasa e Zé fini.

  12. Billy, é sério isso do Marcos Pontes?
    Desculpa aí quem pensar o contrário. Marcos Pontes p mim foi uma tremenda vergonha a grana q se gastou c ele, ter ido plantar feijao no espaço e sair da fab p poder ganhar cache no domingao do Faustão….. C certeza baita cara qualificado, inteligente bem treinado, caçador…. Mas p mim foi o fim da picada……..

    • cara, antes de falar que ele foi plantar feijão, dá uma pesquisada sobre o trabalho que ele desempenhou na ISS, que ele desempenha atualmente na NASA e tudo mais.

      Abraços

    • Thiago,

      Sinto que você também caiu nessa lorota inventada por um povinho mesmo que adora Anita e BBB. Leia o livro, pesquise na internet a história e você vai saber a luta desse homem para que a Nasa não o expulsasse do Programa porque o nosso Desgoverno não conseguiu cumprir e nem fabricar um simples pallet para a ISS. Até dentro da FAB tinha oficiais contra. Foram gastos 10 Milhões de Dólares, o que não compra um Super Puma, para treiná-lo e levar mais de 10 experimentos de universidades e sim, sementes de feijão de uma escola pública de Bauru-SP, onde ele nasceu, experimento de uma turma de crianças para saber como é a germinação em gravidade zero.

      Esta estória de ele ir para a reserva é pelo simples fato de que com o atraso no treinamento em parte pelo nosso desgoverno em outro caso pelo acidente do ônibus Espacial Columbia, que parou os lançamentos. Assim, ele perdeu os cursos de Estado-Maior e os seus semelhantes de turma lhe passaram. Ao retornar não havia outro jeito de pedir a reserva, até porque os astronautas são civis ou ex-militares.

      Uma pena ele não poder voltar, mas esta pronto se precisar.

      Mas tudo isso não foi comentado né, preferiram falar as besteiras que é de praxe em um país que não valoriza a Educação e a Ciência

      • Marcelo está correto. Não havia mais espaço pra ele na FAB, a FAB ficou ¨pequena¨ pra ele. Que função ele desempenharia? Comandante do GEEV (ele é piloto de prova)? Pesquisador do IAE? Membro do ¨cabide de empregos de indicados de políticos¨ chamada AEB? Mandar ele de volta pra ECEMAR, pra participar do AZUVER? Comandante do CLA?
        A FAB não se preparou pro retorno dele. A família morava em Houston, filhos em escolas americanas. Eu, no lugar dele, faria o mesmo.

  13. Uma vergonha. O pior é que as cobranças internacionais vem sobre as pessoas, o povo, brasileiro e não sobre os governantes. Eu quero dizer, na comunidade científica os brasileiros ficam com fama de caloteiros irresponsáveis e tratantes. Acabarão por não serem convidados a participarem de mais nada. Dá vergonha…

  14. Deveria em minha opinião (é claro q se nao é comigo é fácil tacar pedra mas…..) tinha q ter ficado um bom tempo na fab depois doa feijões ao menos p fazer propaganda institucional

  15. só o cabral e seus amigos roubaram o suficiente para esse acordo ter saído, e praticamente roubaram a vista. E o acordo espacial era uma pechincha, visto a sua importância e o prazo de pagamento enormes.

    Acordo fechado em 2010 com pagamentos iniciando em 2011 que terminariam em 2021. 10 anos para pagar… mas preferiram dar estádios de futebol a quem não tinha. Grande pão e circo…. segue o carnaval.

  16. Galante, de fato nao li o livro. Vou ler e me redimir na opiniao se for o caso. Mas, ate onde sempre acompanhei (em midia, q d fato nao é la essa cosias) a fab o tinha proibido de palestras pagas em tv e ele (assessorado pela irma salvo engano) pediu baixa. E foi muito rápido entre pousar e pedir baixa. Mas de fato, vou ler o livro em q oese ser um lado da história

    • Resolveu “monetizar” a fama conquistada, vendendo palestras, entrevistas …
      Mas fez de maneira tão escancarada que (parece) que pegou mal …

  17. Ouviu sim. No Faustão uma vez. No jo Soares, eu acho. Talvez na xuxa tmb.
    Mas vou me segurar em falar mais para nao insistir em meu erro se estiver d fato errado. Vou ler o livro e pedir opinião de poucos da fab q eu conheço. Se me convencerem q estou errado nao terei nenhuma vergonha de voltar aki e dizer q ele é “o cara”.

  18. Esqueçam o telescópio, a astronomia, a tecnologia, a ciência e a educação. O povo quer saber é do pé do Neymar e da absolvição do “chefe”. Ah, e do BBB.

    • Errado……nem vou discutir sua opiniao de tao tacanha e ridicula na forma e essencia. Aqui nesse pais assim como seu tambem, o cidadao ate mesmo o mais miseravel nao passa fome. Tem isso sim sede de conhecimento e sonha com mais e profundas oporetunidades em todas as areas do conhecimento. Esse cidadao que acho voce nao conhece, uqer mais e evoluir e anseia por melhores isntituicoes de ensino e oportunidades em todas areas possivies, coisa que nossa policalha nao quer conceder por motivos obvios. Esse seu vies aqui e acola, as vezes e surpreendente pois denota o mais profundo conhecimento em varias esferas da nossa sociedade……..sera mesmo que voce foi tao atuante assim na FAB e voltado a PATRIA…. ??????? conheco bem sua terra e ai esta onde tais praticas tao nefastas do coronelismo, populismo e outras praticas culturais se arraigaram ao ponto de tornar seu povo um dos mais cegos e acomodados. Em sua terra, tudo o que se planta ou pesca, retorna…sera que ai estao passando fome ou estao encostados nas perpetuas benesses da miserabilidade concedidas por seus governantes e politicos muito conhecidos e esperando cair do ceu..???…..arghhhhh……menos, menos, cidadao, voce nao e dono da verdade absoluta, lhe falta muita experiencia ainda. E aqui vamos lendo mais uma barbaridade cometida por seus governantes canalhas e obtusos…..Brasil, pais de tolos

      • “…..arghhhhh……menos, menos, cidadao, voce nao e dono da verdade absoluta, lhe falta muita experiencia ainda.”
        Interessante, quando vc não concorda com minha opinião me acusa de ser “dono da verdade absoluta”.
        E ainda mete a Bahia, onde estou morando, na história, eu sou paranaense de União da Vitória criado em Curitiba.

    • A questão não é se é bom ou ruim, a questão é que o governo Brasileiro se comprometeu. E, bem mostra-se novamente um tratante. SE não é bom, não deveria ter prometido. Se prometeu, era porque foi entendido que seria bom, o que diverge da tua opinião. O governo achou bom, comprometeu-se e descumpriu. Um tratante.

  19. Que vergonha. Isso é o mesmo que um amigo se recusar a indicar seu nome para o “Círculo do Livro”. Valores ínfimos se comparados a…qualquer coisa.

  20. Pessoal..
    Só se decepciona quem cria expectativas e acredita em algo.
    Um país é feito do seu povo, e aqui na República de banânia do berço esplêndido, salvo uns poucos entusiastas, o povão não está nem aí..
    A mentalidade aqui é futebol, bundas e nada mais.
    Não adianta tentarmos levar esse projeto mal feito de país a sério.

  21. São voces mesmos os responsáveis por essas vergonhas entre outras. Não se esqueçam que voces colocam nossos políticos lá. E co locam os filhos deles, sobrinhos, netos, etc. Ele não entraram no senado ou na câmara sem sua ajuda.

  22. Galante, já dou metade da cara a tapa pelo q amigo me colocou, a fab é q teria sido ingrata com o marcos Pontes. Ainda lerei o livro.

  23. Imaginem se as empreiteiras estrelas da lava-jato estivessem construindo os telescópios… O governo brasileiro já teria liberado 50 bilhões de dólares em nome da Ciência.

  24. O Brasil não liga para ciência,vai desenvolver como,quando. na sonda espacial não consegui manter sua parte, é agora isto.Esse governo corta,corta é claro que acha astronomia(o Povo não precisa).Como disse de goule o Brasil não é feito de pessoas sérias,(foi um escândalo na época mas não é que o general estava certo)Tem um programa espacial vazio,deveria associar a agência europeia , não quer fazer sozinho, é não consegue perde tempo,perde dinheiro é perdi credibilidade.

  25. Perai… brincadeiras e “zoacao” a parte! Quem disse que o Br tem interesse em astronomia?

    Politicagem nao esta nem ai pra isso!

    Por isso meu “odio” a alguns “Prof” (comunistinhas-sic!), de Federais: Ao invés de estarem brigando com unhas e dentes pela melhora de nosso estudo e ciencias, nao… estao doutrinando jovens no comunismo!

  26. Pelo que sei realizavam previsões orçamentárias para honrar a participação brasileira no ESO, todavia, fazia-se para tal necessária ratificação pelo Congresso Nacional, que por motivos que só os parlamentares podem explicar, nunca se deu… Ou seja, a maior culpa repousa no legislativo, não no executivo…

    • O mesmo legislativo que na legislatura 2010-2014 contava com ampla maioria governista……

      Se for para justificar o fiasco do “Brasil-PuTênfia” é melhor contar outra…

  27. Os políticos são o reflexo da sociedade. Se quiserem mudar os políticos ( leia-se MENTALIDADE), tem que mudar a sociedade. O Povo brasileiro ainda é pré histórico, atrasado em muitos assuntos. Fabricamos avião e não temos aeroportos, rodovias, portos e ferrovias de primeiro mundo. Saude de graça (SUS) precária. Vejam o nível intelectual de nossos políticos. Cadê a Agência Espacial Brasileira? Sequer conseguimos lançar um foguete. Ainda vai demorar muito para sermos um país de ponta, um país sério.

  28. O que mais me dói, como brasileiro que sou ( e alguns pensam que eu sou traíra quando vejo a virtude Norte-Americana) é que em todos estes acordos, este com ESO, Ciclone Space, ISS, tanto por parte dos políticos quando por parte dos funcionários públicos, concursados auto entendidos como a nata intelectual do país, inclusive militares, fazem uma festa. São celebrações dos acordos com toda pompa. Há distribuição de quitutes, souvenirs, flores, medalhas, diplomas, e muitas fotografias. De mão dadas, dizem: “Estamos fazendo pelo bem do povo!”. Então a notícia percorre os rincões do país e enchem o povo de esperança. Após as celebrações caras ( procure contas pública e pesquise “flores” ou “flor” para ver o quanto este governo gasta com flores), é como o poema de Drummond ” E agora José? A festa acabou!” É foda. Vergonha.

  29. Me dói dizer isso, porque tenho filhos e me preocupo com o futuro deles, mas essa notícia é mais do mesmo. Não gosto de falar em política em blog de defesa, mas o problema do Brasil é político e cultural. Estamos nos acostumando à mediocridade, vibramos quando nossas empresas são vendidas, achamos o máximo nosso papel de fornecedor de matérias primas para chineses e americanos, reclamamos de nossos políticos como se não fossemos responsáveis por eles estarem lá nos roubando. O sonho da maioria é também participar da roubalheira, conseguir uma bolsa-qualquer-coisa, ou um emprego público com um bom salário e pouco trabalho. Me dói dizer isso, mas merecemos.

  30. Formação de Marcos Pontes:
    .
    Educação Fundamental
    Grupo Escolar Lourenço Filho
    Escola Estadual Francisco Antunes
    Sesi 358 Bauru, SP
    .
    Eletricista
    SENAI-SP & RFFSA Bauru, SP
    .
    Técnico em Eletrônica e Ensino Médio
    Liceu Noroeste Bauru, SP
    .
    Técnico em em Rx, Rgama e Proteção RadiológicaIindustrial
    Liceu Noroeste Bauru, SP
    .
    Técnico em Ensaios Industriais não Destrutivos
    Liceu Noroeste Bauru, SP
    .
    Oficial Aviador da Aeronáutica
    Academia da Força Aérea Pirassununga, SP
    .
    Bacharel em Ciências Aeronáuticas
    Academia da Força Aérea Pirassununga, SP
    .
    Bacharel em Administração Pública
    Academia da Força Aérea Pirassununga, SP
    .
    Treinamento de Salto de Emergência
    Brigada Paraquedista do Exército Brasileiro Rio de Janeiro, RJ
    .
    Treinamento de Sobrevivência na Selva
    PARASAR Região Amazônica
    .
    Trenamento de Sobrevivência no Mar
    PARASAR Rio de Janeiro, RJ
    .
    Treinamento de Tiro de Combate
    Centro de Aperfeiçoamento Tático e Recompletamento de Equipagens Natal, RN
    .
    Curso de Tática Aérea
    Grupo de Intrução Tática Especializada Natal, RN
    .
    Ala da Aviação de Caça
    2º/5º Grupo de Aviação, Natal, RN
    .
    Líder de Esquadrilha de Caça
    3º/10º Grupo de Aviação, Santa Maria, RS
    .
    Instrutor da Aviação de Caça
    3º/10º Grupo de Aviação, Santa Maria, RS
    .
    Controlador Aéreo Avançado
    3º/10º Grupo de Aviação, Santa Maria, RS
    .
    Especialista em Segurança Operacional
    Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, Brasília, DF
    .
    Engenheiro Aeronáutico
    Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, SP
    .
    Piloto de Testes de Aviões
    Instituto de Aeronáutica e Espaço, São José dos Campos, SP
    .
    Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais
    Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, Rio de Janeiro, RJ
    .
    Curso de Armamento Aéreo
    Instituto de Aeronáutica e Espaço, São José dos Campos, SP
    .
    Mestre em Engenharia de Sistemas
    Naval Postgraduate School, Monterey, CA, USA
    .
    Curso de Guerra Eletrônica
    Naval Postgraduate School, Monterey, CA, USA
    .
    Astronauta Profissional Especialista de Missão
    NASA Johnson Space Center, Houston, TX, USA
    .
    Treinamento de Sobrevivência na Selva
    US Navy Seals Survival Training Team, Maine, USA
    .
    Treinamento de Sobrevivência na Água
    US Navy Survival Training Team, Pensacola, FL, USA
    .
    Socorrista – Treinamento de Medicina de Emergência
    NASA Johnson Space Center Flight Medicine Division, Houston, TX, USA
    .
    Treinamento de Geologia – Análise e Coleta
    NASA Johnson Space Center, Taos, NM, USA
    .
    Mergulhador – Open Sea e Nitrox
    NASA Johnson Space Center – NBL, Houston, TX, USA
    .
    Operador de Braço Robótico
    NASA Johnson Space Center, Houston, TX, USA
    .
    EVA Crewmember – Atividade Extra-Veicular
    Sony Carter NBL – NASA Johnson Space Center, Houston, TX, USA
    .
    Negociador Internacional
    NASA Johnson Space Center, Houston, TX, USA
    .
    Treinamento de Segurança de Informações
    NASA Johnson Space Center, Houston, TX, USA
    .
    Relações Institucionais
    NASA Johnson Space Center, Houston, TX, USA
    .
    Locutor e Palestrante
    NASA Johnson Space Center, Houston, TX, USA
    .
    Cosmonauta
    Yuri Gararin Cosmonaut Training Center Star City, Rússia
    .
    Fotografia, Filmagem e Edição
    Yuri Gararin Cosmonaut Training Center Star City, Rússia
    .
    Treinamento de Sobrevivência na Água
    Yuri Gararin Cosmonaut Training Center Star City, Rússia
    .
    Treinamento de Sobrevivência na Neve
    Yuri Gararin Cosmonaut Training Center Star City, Rússia
    .
    Treinamento em Língua Russa
    Yuri Gararin Cosmonaut Training Center Star City, Rússia
    .
    Executive & Life Coach
    Integrated Coaching Institute São Paulo, Brasil.
    .
    Tá bom ou precisa de alguém mais qualificado, para ser o Ministro de CT&I ?
    .
    Ahhh… Mas bom mesmo é o Gilberto Kassab.

    • Marcos Pontes seria um bom Ministro de CT&I…
      Mais um que se sentiria frustrado na pasta, de poucas verbas, rotineiramente contingenciadas…

      Não existe preocupação estrutural em um governo que apenas se preocupa com a própria sobrevivência politica, diuturnamente…

      • A rotina de poucas verbas no Ministério da Ciência e Tecnologia vem de longe e persistiu durante o governo que se dizia “progressista, popular e nacionalista” mas que na verdade estava apenas preocupado em alinhar-se à um cartel de empreiteiras para juntos saquear o Estado brasileiro…..

        Se for para justificar o fiasco do “Brasil-PuTênfia” é melhor contar outra…(2)

        • Nada sabe, jamais informa e só sabe apelar para as paixões ideológicas…
          Pois, o Ministro Kassab acaba de ceder ao novo Satélite Geoestacionário de Comunicações, satélite este encomendado, justamente, para assegurar sigilo necessário para as nossas comunicações militares, para a empresa norte-americana Viasat, provedora da… NSA!
          Nossas comunicações militare estarão doravante sob controle de uma provedora contratual da NSA!

          Não venha, portanto, esgrimir com as suas diatribes ideológicas! Não só elas não cabem aqui como distorcem a realidade. O legislativo, apesar de lento, acabou por ratificar os termos do tratado em 2015, e este ficou dormitando na mesa do Governo Federal, como Michel Temer como dignitário.
          Não tive necessidade alguma de citar politico algum que fosse até este momento, pois ao contrário da sua pessoa me pauto pela necessidade de informar aos demais, enquanto você se comporta como um troll, procurando sempre um motivo para hostilizar quem não escreve pela sua cartilha.
          Fique com esta resposta, caríssimo que nada sabe.

          • Como de costume você é digno de pena! Vem aqui fazer seu proselitismo ideológico e quando confrontado com a realidade se descontrola.

            Triste crepúsculo de vida o seu….

    • Pois é…
      Mas bom mesmo e exemplo de vida para os bananeiros, digo, brasileiros é o Neymar!
      Aí se vc fala até nesse espaço aqui, que ficar perdendo tempo assistindo vinte e dois semianalfabetos (em sua gigantesca maioria) ganhar uma fábula para correr atrás de uma bola é pura bobagem inútil, vc é taxado pelos ufanistas de plantão de ¨invejoso¨!

  31. esses rompimentos vivem acontecendo, no governo Itamar, FHC, Lula, Dilma e agora Temer. O que acontece com o Brasil?
    O Brasil está cheio de brasileiros…

  32. Cadê Marcos Pontes? Qual sua importância no cenário atual (militar, político, administrativo, pedagógico…..etc…etc…etc…????) Ele contribui com seu conhecimento atualmente onde? Faz parte da AEB ja que foi ao espaço como astronauta, ensina o que aprendeu com sua ida ao espaço? Não adianta ter um currículo como o dele se ele não passa o que sabe para quem vem atrás. Ele com esse currículo é único (excessão) no Brasil, quando deveria ser regra ( varios Marcos Pontes)

    • “É Palestrante motivacional, Consultor Técnico e Coach Executivo e de Desenvolvimento Pessoal. Como empresário, é sócio da Agência Marcos Pontes Turismo de Aventuras e Brand Ambassador da Integra Optics.

      O Astronauta Marcos Pontes é Embaixador da ONU para o Desenvolvimento Industrial – UNIDO, Embaixador Mundial da WorldSkills International, para Educação Profissional, e Embaixador, no Brasil, da FIRST Foundation, para a promoção da Ciência e Tecnologia na Educação.

      Reconhecido mundialmente pelo seu trabalho pela ciência, pela tecnologia e pela educação, Marcos Pontes possui inúmeras medalhas e condecorações internacionais, incluindo a denominação de um asteroide com seu nome, e o título de Herói da Rússia.”
      .
      http://www.astropontes.org.br/wp/

  33. Então….! Que o Marcos Pontes é uma sumidade isso é incontestável. Que seu currículo é invejável também. Que a comunidade internacional o respeita também concordo. O que quero dizer é que ele deveria estar inserido num contexto governamental, dentro da AEB representando o Brasil la fora e também capacitando novos possíveis astronautas brasileiros e também melhorar a qualidade da Força Aérea do Brasil em diversas áreas. A falta dele nesse contexto e falta de uma política de enraizar nossos melhores profissionais aqui no Brasil. É isso que quis dizer anteriormente.

    • “O que quero dizer é que ele deveria estar inserido num contexto governamental, dentro da AEB representando o Brasil la fora”
      .
      Era o que ele fazia na NASA…
      .
      “também capacitando novos possíveis astronautas brasileiros”
      .
      ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
      .
      ” e também melhorar a qualidade da Força Aérea do Brasil em diversas áreas.”
      .
      Leia:
      Marcelo está correto. Não havia mais espaço pra ele na FAB, a FAB ficou ¨pequena¨ pra ele. Que função ele desempenharia? Comandante do GEEV (ele é piloto de prova)? Pesquisador do IAE? Membro do ¨cabide de empregos de indicados de políticos¨ chamada AEB? Mandar ele de volta pra ECEMAR, pra participar do AZUVER? Comandante do CLA?
      A FAB não se preparou pro retorno dele. A família morava em Houston, filhos em escolas americanas. Eu, no lugar dele, faria o mesmo.

  34. Acho que o problema é auditar a dívida pública como manda nossa constituição e certamente teremos dinheiro… Não é possível perdermos tanto e chegarmos agora e ficarmos decidindo, como impõe o teto dos gastos, se se paga remédios/vacinas ou se investe em pesquisa e desenvolvimento. Faz-se a dívida, atesta-se a corrupção bilionária que não aparece na televisão nem em canto nenhum, põe o ministério público e a polícia federal na cola de ex-presidentes e diretores do Banco Central responsáveis por ampliar as dívidas, junto com os ministros da fazenda, aí com certeza vai ter margem para o governo recuperar a economia, gastando/investindo onde precisamos: educação, saúde, infraestrutura e segurança. Parece mais simples escrevendo, mas temos que abrir esse debate em algum momento. Já vamos alcançar 52% de tudo que arrecadamos para pagar algo que só cresce e não traz nenhuma contrapartida ao país.

  35. Grande na Força Aérea foi Eduardo Gomes, kkkk , Vamos dar Vivas a a republiqueta de castas corporativista do brasil !!

  36. A maioria dos grandes países partiram do Zero com suas Tecnologias de ponta , mas nós nunca , temos que compra-las na mentalidade brasileira , então as compramos , adiante , vamos compra-las novamente , como no caso das fragatas , na década de 70 , iríamos absorver suas tecnologias , desde a esquadra de 1910 , compramos , compramos , com esta mesma conversa , para depois compararmos , comprarmos e repetirmos o mesmo papo !

  37. Galante,
    Retornando sobre o assunto Marcos Pontes, amigo cel da Fab me corrigiu e me esclareceu sobre o ocorrido. De fato eu estava completamente na ignorância, dos fatos como ocorreram, acreditando em mídia ruim e fazendo pre julgamento sem procurar saber de outras fontes.
    O Pontes se dedicou ao projeto, fez o doutorado nos eua, qdo voltou havia passado o curso d estado maior para ser promovido e a fab nao aceitou seu doutorado como substituto. Nao houve outra alternativa a nao ser pedir reserva apos seu tempo ser cumprido dado q iria, d qq, maneira ficar travado como ten cel.
    Minhas desculpas inclusive ao nome dele. Abs

  38. Com todo respeito mas esta afirmação “a FAB ficou ¨pequena¨ pra ele.” me parece Absurda. A Força Aérea da maior nação Sul-americana ficou pequena pra um homem depois que ele foi enviado ao espaço? Acho que não tem cabimento. Mesmo quando a opção tomada por ele tenha sido a mais acertada, é vergonhoso pra FAB ter que engolir tal afirmação. VERGONHOSO MESMO.

    • Amigo, quis dizer que não haveria uma função à altura para a qualificação dele, ainda mais sendo Ten Cel. Ainda mais que ciúme de homem é pior que o de mulher. Faço um paralelo quando os pilotos do 1°GAVCa retornaram da Itália. Como eu conheço a FAB um pouco mais que você, afirmo com certeza. Mas respeito vossa opinião.

    • Pontes que eu conheço muito bem, era da minha turma na AFA, fez o que tinha que fazer na FAB, depois saiu para ganhar dinheiro, está corretíssimo e dentro de seu direito.
      Poderia ter ficado na FAB e seria hoje Maj. Brig. Ar, como seus colegas Mangrich, Crepaldi e outros, mas optou por novos caminhos.

  39. Infelizmente são fatos inexoráveis do desgoverno do Brasil desde do golpe que instaurou a república! Agora nós vamos ficar cada vez mais para trás e voltar a posição de país de terceiro mundo que éramos na década de 80!

  40. O espaço aqui é muito nobre para eu usar as palavras que expressam o que sinto por esse incompetente e corrupto e toda a patota que o cerca, incluindo o congresso.

  41. Mentalidade das “elites governantes” brazileiras ficou pequena para Marcos Pontes. Mas espaço, ao menos projeto civil, não é problema da FAB. A AEB retomando o programa espacial, levada a sério e desenvolvedora de tecnologia, sim, seria uma área ideal para nosso Astronauta.

  42. Eu sei que variam mas quanto custam essas liberações de verbas que os governos fazem a seus aliados com o intuito de amarrar votos?

  43. Infelizmente, neste país, nos últimos 16 anos, só se investe em ciências políticas, em pseudo cursos sobre “golpe”, etc. Lamentável!

  44. Bom disso é que temos menos motivos para ficar se achando muito melhor que a Argentina, pois do jeito que alguns criticam nossos vizinhos parece que somos os melhores pagadores do mundo.
    Estamos melhor hoje, mas muito longe de estarmos em condições de ficar sacaneando os outros.

  45. O Brasil foi convidado a sair pela porta dos fundos da ISS. Agora mais esse vexame internacional. O pior de tudo é o golpe na comunidade de Astronomia do país.

    Mas tem gente aqui que está mais preocupado em encher barriga de pobre. Os pobres sempre existirão, e aos milhões, mas os cientistas brasileiros são como agulhas no parelho.

    Invista em Ciencia e não em pobreza.

  46. Esse tipo de acontecimento não me surpreende afinal trata-se de um país que precisa ser salvo de si mesmo pelo judiciário (mais especificamente, pelo TRF4)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here