Brasil é despejado de consórcio internacional de astronomia

116

Radiotelescópios do Observatório ALMA, um dos mais avançados do mundo, operado pelo ESO. Foto: ESO

Radiotelescópios do Observatório ALMA, um dos mais avançados do mundo, operado pelo ESO. Foto: ESO

Observatório Europeu do Sul (ESO) rescindiu contrato assinado em 2010 para que o Brasil se tornasse membro do grupo, garantindo acesso de astrônomos brasileiros a alguns do melhores telescópios do mundo e participação do país na construção do Extremely Large Telescope, o maior telescópio de todos os tempos

Herton Escobar – Estadão

O Observatório Europeu do Sul (ESO), maior consórcio de pesquisa astronômica do mundo, finalmente se cansou de esperar pelo Brasil. Sete anos depois de assinar um acordo para admitir o país como primeiro integrante não-europeu do grupo, o Conselho do ESO decidiu rescindir o contrato com o governo brasileiro — que, nesse meio tempo, nunca fez qualquer pagamento nem chegou a ratificar em definitivo o acordo.

“Considerando ser improvável que a ratificação do Acordo de Acesso seja concluída num futuro próximo, o Conselho do ESO decidiu suspender o processo até que o Brasil esteja numa posição de completar a execução do Acordo, possivelmente por meio de uma renegociação”, diz uma “nota de esclarecimento” divulgada pelo ESO hoje. “Com apoio unânime de todos os Estados Membros, o ESO continuará aberto a acolher o Brasil a qualquer momento. Os arranjos vigentes, porém, estarão suspensos a partir de 1 de abril de 2018.”

Para saber mais sobre a participação do Brasil no ESO, veja o especial multimídia: O Futuro da Astronomia Brasileira, no Deserto do Atacama.

A entrada do Brasil para o ESO foi negociada no fim de 2010 pelo então ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e seria uma forma de garantir o acesso da comunidade científica brasileira a alguns dos maiores e melhores telescópios do mundo, que são operados pelo consórcio europeu nos Andes Chilenos — como o ALMA e o Observatório Paranal. O acordo também previa a participação do Brasil na construção e operação do Extremely Large Telescope (ELT), o maior telescópio do mundo, que está sendo construído agora no Deserto do Atacama.

O valor do acordo era de EU$ 270 milhões (cerca de R$ 1 bilhão), que o Brasil deveria pagar em várias parcelas até 2021. Nenhum centavo jamais foi pago, apesar de o ESO, numa demonstração de boa-fé, ter tratado o Brasil já como uma espécie de membro interino do grupo durante esse período. Mesmo sem a ratificação definitiva do acordo, os projetos de astrônomos brasileiros eram avaliados pelo grupo — para fins de obtenção de tempo de observação nos telescópios — como se o Brasil fosse um estado membro do consórcio, o que oferecia uma série de vantagens competitivas. Agora, com a rescisão do contrato, os cientistas brasileiros que quiserem usar os observatórios do ESO terão de concorrer por tempo como representantes de um país não membro, o que implica numa disponibilidade tempo muito menor e critérios mais rígidos de seleção.

“A gente perde muita coisa. O acesso aos telescópios fica bem mais complicado, o que é lamentável”, disse ao Estado o astrônomo Gustavo Rojas, professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e representante de Divulgação Científica do ESO no Brasil. Segundo ele, a exclusão vai dificultar o avanço da astronomia brasileira. “O Brasil nunca vai conseguir construir uma infraestrutura de pesquisa desse porte sozinho; ao a gente se junta a esses grandes consórcios internacionais ou vamos ficar para trás.”

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

116 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rui Chapéu

OIHIAEHIOEAHIOAEHOIAEHIOAEAA

O Brasil não perde uma oportunidade de perder uma oportunidade!*

*(salvo a compra do Ocean pela MB)

João Augusto

Que se bobear foi uma oportunidade pros ingleses e não pra nós…

Felipe Alberto

João Augusto, kkkkk é verdade e não faltam precedentes.

jorge Alberto

Eh… olhando por essa otica….

Que o digam os Franceses com seu ex porta avioes (Sao Paulo)

Rodrigo

Não, dessa vez os ingleses tomaram kkk já que o ocean tinha feito uma reforma de 60 milhões de euros kkkk

jorge Alberto

kkkk triste verdade….

Thiago

É difícil passar tanta vergonha assim. Duvido q algum político responsável por “cuidar” desse acordo fique vermelho na cara. “nenhum centavo foi pago”.
Às favas né….?

Jr

O politico sem vergonha que foi responsável por esse acordo foi o mesmo que assinou aquele acordo entre Brasil e Ucrânia do foguete que nunca decolou de Alcântara, o Sérgio Amaral, preciso falar mais alguma coisa?

Cristiano.GR

A assinatura de participação foi em 2010 e o Brasil foi expulso agora, em outra gestão. Uma coisa dessas é motivo mais que suficiente para demitir e até examinar as contas dos incompetentes ministros da Ciência e tecnologia e da Cultura, junto com toda a cambada de mamões que conseguem se pendurar num Ministério.

Stene Nilton

O governo não paga hospitais, vai pagar pela ciência? O que me revolta é que dinheiro sobra… Sobra! Mas infelizmente a quantidade de ratos é muito grande. Tenho pena deste país. E o pior é que nas próximas eleições – anote aí – vai ter muita gente se reelegendo.

Zorann

Dinheiro não sobra. Ele falta. Mesmo que não houvesse corrupção, ainda faltaria muito dinheiro. Gastaram irresponsavelmente nos últimos anos e a conta chegou. O governo federal gasta (contando-se todas as despesas, inclusive juros da divida publica) 1.5X oque arrecada. O deficit é de 600, 700 bilhões por ano!!

Stene Nilton

Zorann, humildemente eu duvido disso. É uma enxurrada de impostos, é um absurdo o que nós pagamos, para TUDO! Desde remédios, alimentos, até para nascer e morrer. Rombo? Onde???? O problema, na minha opinião, é o ralo… O dinheiro que é gasto para os do topo da pirâmide.

Clésio Luiz

Eu nunca esqueci quando o então governador do meu estado, muito anos atrás, DEVOLVEU milhões para o governo federal, em verbas destinadas à saúde, simplesmente porque elas não foram empregadas.

Dinheiro tem sim, só não está chegando onde deve. Nunca duvide da capacidade dos políticos em segurar verbas, caso não consiga embolsar um trocado.

Thiago

Rui chapéu, exatamente isso… Charles de gaulle até hj certo? É vergonhoso.

GEN. Escobar

Aí o pessoal fica bravo quando digo que não somos um país com projetos à longo prazo.

Aqui político só de preocupa com os próximos 4 anos.

Paulo

Mas para estádios de futebol e carnaval não falta dinheiro…
Querem saber?
Se fizer uma enquete, noventa por cento dos brasileiros (ou mais!) com certeza estão se linchando em gastar dinheiro com um projeto desses.
Third word forever!!!

Zorann

Oque eu acredito é que o povo só quer um governo que não atrapalhe. Que deixe as pessoas trabalharem e gerarem empregos com menos inpostos. O resto não interessa. Se perguntar pra quem trabalha e tem família, quais são suas prioridades, eles responderão: pagar escola particular + plano de saúde. Até para os que não tem condição, se pudessem, não dependeriam do serviço público. O povo desistiu dos serviços públicos e de acreditar no Brasil. E vão se preocupar com isto aí? Lógico que não! Vamos pular carnaval, tomar cerveja , fazer churrasco, porque a vida passa rápido e única… Read more »

Gustavo Gomes da Costa

Concordo plenamente com você, infelizmente,essa é a realidade… abraços

SmokingSnake ?

Pior que é verdade, em notícias assim de ciência sempre costumo ver várias pessoas contra qualquer investimento alegando que tem gente passando fome. Com essa mentalidade é que cada vez mais pessoas vão passar fome e necessidades mesmo no país.

Thiago

Escobar, se alguém ficar bravo c vc por dizer isso, ou é louco ou é burro. É só isso mesmo.

Jorge Nakata

Me parece meio inútil, melhor assim.

Victor Moraes

Inútil? Os estádios de futebol são muito mais úteis?

Billy

A especulação em torno do nome do Cel Marcos Pontes, Astronauta, para o ministério da tecnologia por parte de Bolsonaro, ou seja, alguém da área, seria um indicativo da retomada do estratégico programa espacial Brasileiro ? Falar nisso, porque há tanta resistência em aglutinar diversas agências sob a direção da AEB? Não seria mais produtivo reunir a AEB, INPE, CPTEC, ITA e outros orgãos numa só agencia civil voltada para o espaço?

HMS TIRELESS

O Marcos Pontes no Ministério da Ciência e Tecnologia seria tão inócuo quanto um placebo

jota ká

Astronauta ou “turista espacial”? (pago com dinheiro público)
O que ele fez para a ciência nacional?

Mosczynski

Bolsonaro colocar o astronauta vendedor de travesseiro só vai ajudar a provar que o cara não é limitado só em economia, mas em outras áreas também. Mas em se tratando de Brasil e ciência, muita gente vai aplaudir e dizer que ele é um homem de visão.

Ivan BC

É incrível, o Brasil não consegue fazer parte desses grupos de trabalho, esses rompimentos vivem acontecendo, no governo Itamar, FHC, Lula, Dilma e agora Temer. O que acontece com o Brasil?

Jr

Nada de novo, fomos expulsos da estação espacial internacional, fomos expulsos do ESO e muito em breve seremos expulsos do Cern, pois creio que as parcelas que temos que pagar anualmente estão atrasadas, aliás diferentemente do ESO que teríamos que pagar até 1 bilhão, no cern creio que a parcela é de 10 milhões anuais, ou seja, a expulsão do cern seria muito mais humilhante do que a do ESO. Quem sabe se os cientistas não baterem lá no ministério do trabalho e pedir, para aquele pirralho de 19 anos que nem completou o segundo grau ainda, a liberação de… Read more »

André Bueno

Caso parecido com o da ISS.

Eron

“O valor do acordo era de EU$ 270 milhões (cerca de R$ 1 bilhão), que o Brasil deveria pagar em várias parcelas até 2021. Nenhum centavo jamais foi pago…”

Leônidas Pereira

Era o valor, mais ou menos, de apenas UM estádio da bendita Copa…

SmokingSnake ?

Queriam entrar aí de grátis

Antonio Palhares

Uma vergonha lamentável. Este valor não chega a um por cento do que é surrupiado dos cofres públicos pelos dignos representantes do nosso povo. Mil vezes a ditadura, que não passaríamos por mais esta vergonha. Quanto gastaram nos estádios ? E nas olimpíadas ? Qual o legado?
Politico brasileiro não presta.

Mateus

Rafa_positron

Tá viajando legal

O acordo foi firmado em 2010 (governo do PT) e provavelmente as primeiras conversas se deram bem antes, também no governo do PT

De 2010 para 2016 o governo do PT não pagou 1 real, mas a culpa é do Temer que assumiu a bola de pagar 1 bilhão com o país em crise.

Eita povin

Willhorv

A vergonha é nossa…do contribuinte. E merecida ….
Povo cordeiro!
Em todas as esferas a coisa não caminha como deveria.
Neste caso, melhor fechar a parceria com a Nasa e Zé fini.

Ozawa

Como um governo pode se importar com o pó das estrelas se é composto por aqueles que rastejam sobre o pó da terra?

Thiago

Billy, é sério isso do Marcos Pontes?
Desculpa aí quem pensar o contrário. Marcos Pontes p mim foi uma tremenda vergonha a grana q se gastou c ele, ter ido plantar feijao no espaço e sair da fab p poder ganhar cache no domingao do Faustão….. C certeza baita cara qualificado, inteligente bem treinado, caçador…. Mas p mim foi o fim da picada……..

André Bueno

Concordo.

Rommelqe

Tambem concordo. O Pontes é extremamente preparado.

Gustavo

cara, antes de falar que ele foi plantar feijão, dá uma pesquisada sobre o trabalho que ele desempenhou na ISS, que ele desempenha atualmente na NASA e tudo mais.

Abraços

Marcelo Andrade

Thiago, Sinto que você também caiu nessa lorota inventada por um povinho mesmo que adora Anita e BBB. Leia o livro, pesquise na internet a história e você vai saber a luta desse homem para que a Nasa não o expulsasse do Programa porque o nosso Desgoverno não conseguiu cumprir e nem fabricar um simples pallet para a ISS. Até dentro da FAB tinha oficiais contra. Foram gastos 10 Milhões de Dólares, o que não compra um Super Puma, para treiná-lo e levar mais de 10 experimentos de universidades e sim, sementes de feijão de uma escola pública de Bauru-SP,… Read more »

jota ká

Thiago, concordo!

Rinaldo Nery

Marcelo está correto. Não havia mais espaço pra ele na FAB, a FAB ficou ¨pequena¨ pra ele. Que função ele desempenharia? Comandante do GEEV (ele é piloto de prova)? Pesquisador do IAE? Membro do ¨cabide de empregos de indicados de políticos¨ chamada AEB? Mandar ele de volta pra ECEMAR, pra participar do AZUVER? Comandante do CLA?
A FAB não se preparou pro retorno dele. A família morava em Houston, filhos em escolas americanas. Eu, no lugar dele, faria o mesmo.

Victor Moraes

Uma vergonha. O pior é que as cobranças internacionais vem sobre as pessoas, o povo, brasileiro e não sobre os governantes. Eu quero dizer, na comunidade científica os brasileiros ficam com fama de caloteiros irresponsáveis e tratantes. Acabarão por não serem convidados a participarem de mais nada. Dá vergonha…

Thiago

Deveria em minha opinião (é claro q se nao é comigo é fácil tacar pedra mas…..) tinha q ter ficado um bom tempo na fab depois doa feijões ao menos p fazer propaganda institucional

Gustavo

só o cabral e seus amigos roubaram o suficiente para esse acordo ter saído, e praticamente roubaram a vista. E o acordo espacial era uma pechincha, visto a sua importância e o prazo de pagamento enormes.

Acordo fechado em 2010 com pagamentos iniciando em 2011 que terminariam em 2021. 10 anos para pagar… mas preferiram dar estádios de futebol a quem não tinha. Grande pão e circo…. segue o carnaval.

Thiago

Galante, de fato nao li o livro. Vou ler e me redimir na opiniao se for o caso. Mas, ate onde sempre acompanhei (em midia, q d fato nao é la essa cosias) a fab o tinha proibido de palestras pagas em tv e ele (assessorado pela irma salvo engano) pediu baixa. E foi muito rápido entre pousar e pedir baixa. Mas de fato, vou ler o livro em q oese ser um lado da história

Thiago

*em q pese

Carlos Crispim

O que houve realmente com o Marcos Pontes que depois que voltou do espaço sumiu e ninguém mais ouviu falar dele?

jota ká

Resolveu “monetizar” a fama conquistada, vendendo palestras, entrevistas …
Mas fez de maneira tão escancarada que (parece) que pegou mal …

HMS TIRELESS

É a ressaca do “Brasil-PuTênfia” cada vez mais dolorida e vergonhosa para “estepaiz”….

Thiago

Ouviu sim. No Faustão uma vez. No jo Soares, eu acho. Talvez na xuxa tmb.
Mas vou me segurar em falar mais para nao insistir em meu erro se estiver d fato errado. Vou ler o livro e pedir opinião de poucos da fab q eu conheço. Se me convencerem q estou errado nao terei nenhuma vergonha de voltar aki e dizer q ele é “o cara”.

Stene Nilton

Esqueçam o telescópio, a astronomia, a tecnologia, a ciência e a educação. O povo quer saber é do pé do Neymar e da absolvição do “chefe”. Ah, e do BBB.

Walfrido Strobel

O brasileiro precisa de comida na panela e não de astronomia ou programa espacial.

Celso

Errado……nem vou discutir sua opiniao de tao tacanha e ridicula na forma e essencia. Aqui nesse pais assim como seu tambem, o cidadao ate mesmo o mais miseravel nao passa fome. Tem isso sim sede de conhecimento e sonha com mais e profundas oporetunidades em todas as areas do conhecimento. Esse cidadao que acho voce nao conhece, uqer mais e evoluir e anseia por melhores isntituicoes de ensino e oportunidades em todas areas possivies, coisa que nossa policalha nao quer conceder por motivos obvios. Esse seu vies aqui e acola, as vezes e surpreendente pois denota o mais profundo conhecimento… Read more »

Marcelo Andrade

Celso, nem gaste seus neurônios , isto é a nossa mentalidade, está na cultura

Walfrido Strobel

“…..arghhhhh……menos, menos, cidadao, voce nao e dono da verdade absoluta, lhe falta muita experiencia ainda.”
Interessante, quando vc não concorda com minha opinião me acusa de ser “dono da verdade absoluta”.
E ainda mete a Bahia, onde estou morando, na história, eu sou paranaense de União da Vitória criado em Curitiba.

Victor Moraes

A questão não é se é bom ou ruim, a questão é que o governo Brasileiro se comprometeu. E, bem mostra-se novamente um tratante. SE não é bom, não deveria ter prometido. Se prometeu, era porque foi entendido que seria bom, o que diverge da tua opinião. O governo achou bom, comprometeu-se e descumpriu. Um tratante.

Salomon

Que vergonha. Isso é o mesmo que um amigo se recusar a indicar seu nome para o “Círculo do Livro”. Valores ínfimos se comparados a…qualquer coisa.

Rodrigo M

Pessoal..
Só se decepciona quem cria expectativas e acredita em algo.
Um país é feito do seu povo, e aqui na República de banânia do berço esplêndido, salvo uns poucos entusiastas, o povão não está nem aí..
A mentalidade aqui é futebol, bundas e nada mais.
Não adianta tentarmos levar esse projeto mal feito de país a sério.

Jmgboston

São voces mesmos os responsáveis por essas vergonhas entre outras. Não se esqueçam que voces colocam nossos políticos lá. E co locam os filhos deles, sobrinhos, netos, etc. Ele não entraram no senado ou na câmara sem sua ajuda.

Thiago

Galante, já dou metade da cara a tapa pelo q amigo me colocou, a fab é q teria sido ingrata com o marcos Pontes. Ainda lerei o livro.

Joli Le Chat

Imaginem se as empreiteiras estrelas da lava-jato estivessem construindo os telescópios… O governo brasileiro já teria liberado 50 bilhões de dólares em nome da Ciência.

Jr

Quanto a isso não tenha a menor duvida

Ronaldo de souza gonçalves

O Brasil não liga para ciência,vai desenvolver como,quando. na sonda espacial não consegui manter sua parte, é agora isto.Esse governo corta,corta é claro que acha astronomia(o Povo não precisa).Como disse de goule o Brasil não é feito de pessoas sérias,(foi um escândalo na época mas não é que o general estava certo)Tem um programa espacial vazio,deveria associar a agência europeia , não quer fazer sozinho, é não consegue perde tempo,perde dinheiro é perdi credibilidade.

jorge Alberto

Perai… brincadeiras e “zoacao” a parte! Quem disse que o Br tem interesse em astronomia?

Politicagem nao esta nem ai pra isso!

Por isso meu “odio” a alguns “Prof” (comunistinhas-sic!), de Federais: Ao invés de estarem brigando com unhas e dentes pela melhora de nosso estudo e ciencias, nao… estao doutrinando jovens no comunismo!

Cesar A. Ferreira

Pelo que sei realizavam previsões orçamentárias para honrar a participação brasileira no ESO, todavia, fazia-se para tal necessária ratificação pelo Congresso Nacional, que por motivos que só os parlamentares podem explicar, nunca se deu… Ou seja, a maior culpa repousa no legislativo, não no executivo…

HMS TIRELESS

O mesmo legislativo que na legislatura 2010-2014 contava com ampla maioria governista……

Se for para justificar o fiasco do “Brasil-PuTênfia” é melhor contar outra…

Márcio

Os políticos são o reflexo da sociedade. Se quiserem mudar os políticos ( leia-se MENTALIDADE), tem que mudar a sociedade. O Povo brasileiro ainda é pré histórico, atrasado em muitos assuntos. Fabricamos avião e não temos aeroportos, rodovias, portos e ferrovias de primeiro mundo. Saude de graça (SUS) precária. Vejam o nível intelectual de nossos políticos. Cadê a Agência Espacial Brasileira? Sequer conseguimos lançar um foguete. Ainda vai demorar muito para sermos um país de ponta, um país sério.

Rinaldo Nery

Resumiu bem. O resto é blablabla.

Victor Moraes

O que mais me dói, como brasileiro que sou ( e alguns pensam que eu sou traíra quando vejo a virtude Norte-Americana) é que em todos estes acordos, este com ESO, Ciclone Space, ISS, tanto por parte dos políticos quando por parte dos funcionários públicos, concursados auto entendidos como a nata intelectual do país, inclusive militares, fazem uma festa. São celebrações dos acordos com toda pompa. Há distribuição de quitutes, souvenirs, flores, medalhas, diplomas, e muitas fotografias. De mão dadas, dizem: “Estamos fazendo pelo bem do povo!”. Então a notícia percorre os rincões do país e enchem o povo de… Read more »

nigo

Isso não é nem o começo.

JT8D

Me dói dizer isso, porque tenho filhos e me preocupo com o futuro deles, mas essa notícia é mais do mesmo. Não gosto de falar em política em blog de defesa, mas o problema do Brasil é político e cultural. Estamos nos acostumando à mediocridade, vibramos quando nossas empresas são vendidas, achamos o máximo nosso papel de fornecedor de matérias primas para chineses e americanos, reclamamos de nossos políticos como se não fossemos responsáveis por eles estarem lá nos roubando. O sonho da maioria é também participar da roubalheira, conseguir uma bolsa-qualquer-coisa, ou um emprego público com um bom salário… Read more »

Bardini

Formação de Marcos Pontes: . Educação Fundamental Grupo Escolar Lourenço Filho Escola Estadual Francisco Antunes Sesi 358 Bauru, SP . Eletricista SENAI-SP & RFFSA Bauru, SP . Técnico em Eletrônica e Ensino Médio Liceu Noroeste Bauru, SP . Técnico em em Rx, Rgama e Proteção RadiológicaIindustrial Liceu Noroeste Bauru, SP . Técnico em Ensaios Industriais não Destrutivos Liceu Noroeste Bauru, SP . Oficial Aviador da Aeronáutica Academia da Força Aérea Pirassununga, SP . Bacharel em Ciências Aeronáuticas Academia da Força Aérea Pirassununga, SP . Bacharel em Administração Pública Academia da Força Aérea Pirassununga, SP . Treinamento de Salto de Emergência… Read more »

Cesar A. Ferreira

Marcos Pontes seria um bom Ministro de CT&I…
Mais um que se sentiria frustrado na pasta, de poucas verbas, rotineiramente contingenciadas…

Não existe preocupação estrutural em um governo que apenas se preocupa com a própria sobrevivência politica, diuturnamente…

HMS TIRELESS

A rotina de poucas verbas no Ministério da Ciência e Tecnologia vem de longe e persistiu durante o governo que se dizia “progressista, popular e nacionalista” mas que na verdade estava apenas preocupado em alinhar-se à um cartel de empreiteiras para juntos saquear o Estado brasileiro…..

Se for para justificar o fiasco do “Brasil-PuTênfia” é melhor contar outra…(2)

Cesar A. Ferreira

Nada sabe, jamais informa e só sabe apelar para as paixões ideológicas… Pois, o Ministro Kassab acaba de ceder ao novo Satélite Geoestacionário de Comunicações, satélite este encomendado, justamente, para assegurar sigilo necessário para as nossas comunicações militares, para a empresa norte-americana Viasat, provedora da… NSA! Nossas comunicações militare estarão doravante sob controle de uma provedora contratual da NSA! Não venha, portanto, esgrimir com as suas diatribes ideológicas! Não só elas não cabem aqui como distorcem a realidade. O legislativo, apesar de lento, acabou por ratificar os termos do tratado em 2015, e este ficou dormitando na mesa do Governo… Read more »

HMS TIRELESS

Como de costume você é digno de pena! Vem aqui fazer seu proselitismo ideológico e quando confrontado com a realidade se descontrola.

Triste crepúsculo de vida o seu….

Paulo

Pois é…
Mas bom mesmo e exemplo de vida para os bananeiros, digo, brasileiros é o Neymar!
Aí se vc fala até nesse espaço aqui, que ficar perdendo tempo assistindo vinte e dois semianalfabetos (em sua gigantesca maioria) ganhar uma fábula para correr atrás de uma bola é pura bobagem inútil, vc é taxado pelos ufanistas de plantão de ¨invejoso¨!

Dieter

esses rompimentos vivem acontecendo, no governo Itamar, FHC, Lula, Dilma e agora Temer. O que acontece com o Brasil?
O Brasil está cheio de brasileiros…

Billy

Poxa, Bardini! Bateu muito forte nesses porquinhos que roncam e fuçam aqui na trilogia KKK

Rinaldo Nery

Se Bolsonaro vencer não duvidem que ele ocupará essa cadeira. Merecidamente.

Márcio

Cadê Marcos Pontes? Qual sua importância no cenário atual (militar, político, administrativo, pedagógico…..etc…etc…etc…????) Ele contribui com seu conhecimento atualmente onde? Faz parte da AEB ja que foi ao espaço como astronauta, ensina o que aprendeu com sua ida ao espaço? Não adianta ter um currículo como o dele se ele não passa o que sabe para quem vem atrás. Ele com esse currículo é único (excessão) no Brasil, quando deveria ser regra ( varios Marcos Pontes)

Bardini

“É Palestrante motivacional, Consultor Técnico e Coach Executivo e de Desenvolvimento Pessoal. Como empresário, é sócio da Agência Marcos Pontes Turismo de Aventuras e Brand Ambassador da Integra Optics. O Astronauta Marcos Pontes é Embaixador da ONU para o Desenvolvimento Industrial – UNIDO, Embaixador Mundial da WorldSkills International, para Educação Profissional, e Embaixador, no Brasil, da FIRST Foundation, para a promoção da Ciência e Tecnologia na Educação. Reconhecido mundialmente pelo seu trabalho pela ciência, pela tecnologia e pela educação, Marcos Pontes possui inúmeras medalhas e condecorações internacionais, incluindo a denominação de um asteroide com seu nome, e o título de… Read more »

Márcio

Então….! Que o Marcos Pontes é uma sumidade isso é incontestável. Que seu currículo é invejável também. Que a comunidade internacional o respeita também concordo. O que quero dizer é que ele deveria estar inserido num contexto governamental, dentro da AEB representando o Brasil la fora e também capacitando novos possíveis astronautas brasileiros e também melhorar a qualidade da Força Aérea do Brasil em diversas áreas. A falta dele nesse contexto e falta de uma política de enraizar nossos melhores profissionais aqui no Brasil. É isso que quis dizer anteriormente.

Bardini

“O que quero dizer é que ele deveria estar inserido num contexto governamental, dentro da AEB representando o Brasil la fora” . Era o que ele fazia na NASA… . “também capacitando novos possíveis astronautas brasileiros” . ???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? . ” e também melhorar a qualidade da Força Aérea do Brasil em diversas áreas.” . Leia: Marcelo está correto. Não havia mais espaço pra ele na FAB, a FAB ficou ¨pequena¨ pra ele. Que função ele desempenharia? Comandante do GEEV (ele é piloto de prova)? Pesquisador do IAE? Membro do ¨cabide de empregos de indicados de políticos¨ chamada AEB? Mandar ele… Read more »

Nimrod

Shame! Shame! Shame! …

Lucius

Acho que o problema é auditar a dívida pública como manda nossa constituição e certamente teremos dinheiro… Não é possível perdermos tanto e chegarmos agora e ficarmos decidindo, como impõe o teto dos gastos, se se paga remédios/vacinas ou se investe em pesquisa e desenvolvimento. Faz-se a dívida, atesta-se a corrupção bilionária que não aparece na televisão nem em canto nenhum, põe o ministério público e a polícia federal na cola de ex-presidentes e diretores do Banco Central responsáveis por ampliar as dívidas, junto com os ministros da fazenda, aí com certeza vai ter margem para o governo recuperar a… Read more »

jose luiz esposito

Grande na Força Aérea foi Eduardo Gomes, kkkk , Vamos dar Vivas a a republiqueta de castas corporativista do brasil !!