Home Indústria Aeroespacial Putin apresenta armamento nuclear ‘invencível’ e que ‘inutiliza’ escudo antimísseis

Putin apresenta armamento nuclear ‘invencível’ e que ‘inutiliza’ escudo antimísseis

8475
180
AEL Sistemas

Presidente surpreendeu ao falar longamente da capacidade armamentista russa e de tensões leste-oeste, num discurso que se esperava ser voltado à eleição presidencial que acontece este mês

A Rússia tem um novo leque de armas com capacidade nuclear, incluindo um míssil balístico intercontinental que torna os sistemas de defesa “inúteis”, anunciou o presidente Vladimir Putin nesta quinta-feira (1º). Esse míssil tem um alcance mais longo do que qualquer outro e pode atingir praticamente qualquer alvo no mundo, enfatizou.

De acordo com Putin, um dos sistemas inclui “mísseis que voam baixo, difíceis de encontrar, com uma rota de voo imprevisível que podem ignorar linhas de intercepção são invencíveis diante de todos os sistemas existentes e sistemas futuros de defesa aérea e contra mísseis”.

Ele também advertiu que Moscou consideraria qualquer ataque nuclear, de qualquer tamanho, contra ele ou seus aliados, um ataque à Rússia que levaria a uma resposta imediata.

Falando no salão de exposições de Manege, em Moscou, Putin apresentou os objetivos da Rússia para os próximos seis anos, com a ajuda de infográficos e vídeos animados. Ele se concentrou no desenvolvimento da economia, infra-estrutura, saúde e educação na Rússia.

A menos de 3 semanas da eleição presidencial, em que deve garantir novo mandato, a expectativa era de que seu discurso seguisse uma linha de campanha, em vez de fazer o tradicional panorama governamental que acontece todos os anos.

Mas, numa guinada inesperada, o presidente dedicou quase trinta minutos de sua fala de duas horas para discutir – e exibir em uma série de vídeos – as novas capacidades de mísseis nucleares da Rússia. “Ninguém no mundo tem algo igual, por enquanto. É algo fantástico!”, afirmou o líder russo.

“Espero que o que foi dito hoje iniba qualquer potencial agressor ou gestos hostis à Rússia, como a implantação de um sistema antimíssil e o desenvolvimento da infra-estrutura da Otan perto de nossas fronteiras. Isso deve ser visto como ineficaz do ponto de vista militar, financeiramente dispendioso e simplesmente inútil. Ninguém nos ouviu antes. Ouçam-nos agora”, disse.

Redução da pobreza
Além da fala sobre armas, Putin prometeu nesta quinta melhorar o nível de vida dos russos e reduzir à metade o nível de pobreza “inadmissível” durante o mandato de seis anos que provavelmente receberá nas eleições de 18 de março.

O presidente destacou a importância no investimento em infraestruturas e saúde para evitar que o país fique atrasado, o que no seu entender seria o “principal inimigo”.

“Os próximos anos serão decisivos para a vida do país”, afirmou o presidente, que considera “essencial o desenvolvimento do bem-estar”.

“Temos que resolver uma das tarefas chave da próxima década: garantir um crescimento seguro, a longo prazo uma renda real aos cidadãos e reduzir a taxa de pobreza no mínimo à metade em seis anos”, declarou Putin.

O número de pobres no país caiu, segundo Putin, de 42 milhões no ano 2000 a quase 20 milhões atualmente. A tendência de queda desacelerou em seu último mandato (2012-2018) em consequência da recessão econômica.

“O atraso, este é o nosso inimigo”, disse Putin, que enfatizou a importância dos avanços tecnológicos para que a Rússia, com um “potencial colossal”, não fique de fora da “revolução tecnológica”.

Putin está há mais de 18 anos no comando da Rússia, como presidente ou primeiro-ministro. Agora é candidato a um quarto mandato de seis anos nas eleições presidenciais de 18 de março, que provavelmente vencerá ante a falta de uma oposição forte.

FONTE: G1/COLABOROU: Léo Neves

AS NOVAS ARMAS DE PUTIN

Torpedo nuclear

Míssil hipersônico intercontinental

Míssil hipersônico antinavio

Sarmat

Míssil de cruzeiro

Arma a laser sobre veículo

180 COMMENTS

  1. Quem avisa amigo é! Recado bem claro para quem quiser se arriscar! Muitos aqui vão falar que ele está blefando ou que duvidam da existência dessas armas, Trump ameaçou várias vezes, inclusive adorando sanções, agora é hora de ouvir! Reage agora Totó.

  2. Editores, apenas um pequeno erro de digitação.
    De acordo com Putin, um dos sistemas inclui “mísseis que voam baixo, difíceis de encontrar, com uma rota de voo IMPRESIVÍVEL que podem ignorar linhas de intercepção são invencíveis diante de todos os sistemas existentes e sistemas futuros de defesa aérea e contra mísseis”.

  3. winner oliveira 1 de Março de 2018 at 17:04
    só funciona nos vídeos da propaganda
    As vezes funciona para os americanos também, cada mentira que e contada na Rússia pode significar alguns bilhões gastos nos EUA…
    Mas destes todos acho que o Sarmat e o missel antinavio ja existe , o resto e boato ..

  4. Mas deixamos entender que todo investimento em armas da Rússia ,não e para concorrer com ninguém e nem para atacar ,mas sim para tirar a vontade de todo o inimigo da Rússia em se aventurar no seu território…
    Os Russos sofreram com Napoleão e Hitler ,mesmo vencendo ,isso deixou sequelas neles ,acho que o maior medo deles e ser invadido novamente..

  5. Bom, a arma a laser é plenamente possível os russos a terem , os EUA também tem. O Sarmat ninguém dúvida que os russos tem capacidade de fazer , o míssil hipersônico intercontinental também não acho algo de outro planeta , os EUA também estão fazendo o seu . O míssil anti navio hipersônico segundo Putin já entrou em operação. O torpedo esta sendo desenvolvido e seu submarino também.
    O único que me deixou muito curioso é este míssil de cruzeiro que segundo a animação , tem alcance intercontinental

  6. Felizmente sabemos que os russos e americanos podem fazer oque querem… E não só em vídeo.
    São os únicos com com apoio e força política pra isso.

    Japão/Alemanha possuem os instrumentos e dinheiro mas não a vontade política.
    China ainda não posso os instrumentos intelectuais… Mas tem dinheiro e vontade política.

  7. Como um míssil de cruzeiro com essas dimensões poderia ter tanto alcance ? O resto eu acho plenamente possível, só este míssil que me deixou intrigado .

  8. Só um exemplo rápido: Ninguém sabia antes da intervenção na Síria, que as bombas por GPS estavam em serviço Rússia.
    Assim é… Americanos e Russos tem seus brinquedos e escolhem como mostrar.
    Sobre armas a laser os russo já tinham estudos e teste delas na década de 70/80 de tanques e aviões.

    A-60
    https://en.m.wikipedia.org/wiki/Beriev_A-60

  9. Boa tarde a todos,
    avanço tecnológico plausível e ao mesmo tempo assustador (propaganda os Ursos sabem fazer e mostrar seus equipamentos “atingindo realmente os alvos ou não”).

    Agora Míssil de cruzeiro que atravessa o Atlantico e contorna a américa do sul e acerta um alvo no Pacifico perto do continente americano… só se esse Míssil tiver probe de reabastecimento aereo e estiver sendo reabastecido durante a sua longaaaaa “viagem” kkkkkkkkkkkk….

    Saudações a todos,

  10. É…. pois é…. Acho melhor a gente se cuidar, tratar a defesa como algo prioritário pois futuramente a batata pode assar e queimar até. Programas como PROSUB e GRIPEN são boas iniciativas, e serve de alicerce mas temos muito que pedalar considerando os desafios que a geopolítica está nos mostrando que teremos no horizonte próximo. Defesa será questão de sobrevivência do povo, da nação. Agora quanto a propaganda da Russia, pode ser que 50% disso apenas seja verdade, mas quem será macho o suficiente pra pagar pra ver ??? Melhor se precaver…

  11. Falou, falou, e não disse nada. Falou para a plateia e para os eleitores.
    A foto do míssil antinavio hipersônico que vai entrar em operação esse ano ele não mostrou. Era isso que eu queria ter visto.
    Também parece que o torpedo nuclear não tem ogiva de 100 Mt.
    Em relação a mísseis que conseguem se evadir das defesas, isso é redundante. As defesas americanas de hoje não são capaz de deter o ataque dos mísseis russos ora em operação. Então nada de novo nessa tese que ele insiste em repetir.
    O desenho animado do míssil hipersônico que segue planando na estratosfera pra mim foi muito otimista também. E dizer que ele consegue se evadir de qualquer defesa que existe e que existirá, acho muito ufanismo.
    Não me impressionou, mas provavelmente votaria nele de qualquer maneira.

  12. É verdade. Tanto que ele falou o motivo… 2001.
    E o russos tem um grande medo de cerco desde épocas imperiais.” Com e sem razão” Eles estando fortes ou fracos, em praticamente em toda sua história tiveram essa paranoia… Tem um livro sobre um dos motivos da russa ter expandido tanto seu território.

    BOSCO o míssil é aquela no MIG-31BM. Tá o vídeo até descente dele. Olha lá.

  13. É um aviso, eu creio, longe de ser hollywoodiano independence day, mas em outras palavras, quem se meter com a Rússia será destruído, simples assim. Bela matéria.

  14. Sabe quando o Rei reúne seus súditos e diz “Eu sou o Rei”?
    Então, será que um Rei de verdade precisa dizer “Eu sou o rei”?
    Para pensar…

  15. “O atraso, este é o nosso inimigo”, disse Putin, que enfatizou a importância dos avanços tecnológicos para que a Rússia, com um “potencial colossal”, não fique de fora da “revolução tecnológica”.

    Este é o trecho mais importante e mais lúcido do discurso, e aplicável a quase qualquer país do mundo. Certamente, aplicável ao Brasil. O mundo está às vésperas do que se espera ser a “4ª revolução industrial”, e quem não embarcar nela verá sua economia – e consequentemente a sua população – sofrer muito.

    Putin, portanto, identificou qual é o verdadeiro inimigo russo – e de quase todos os países: o atraso. Agora é ver se ele vai ser capaz enfrentar este inimigo.

  16. Não sei… Acho um pouco de espuma… Os custos de desenvolvimento e produção de armamento nesse nível é estratosférico. A crise econômica mundial pegou a Rússia em cheio… Não sei se eles teriam orçamento para tudo o que estão fazendo ou dizendo que estão fazendo. Não dá para fazer mágica com recursos financeiros finitos. Você escolhe prioridades e foca nelas. De qualquer maneira, vai ser interessante esperar a resposta americana.

  17. É… Como pode um país como a Russia, que alguns dizem estar quebrado, de equipamento rudimentar, e ao mesmo tempo ser um grande player. O Putin está o tempo todo na mídia, quase em todos os veículos de comunicação. Os EUA são phod@! Mas os caras lá de perto do polo também são.

  18. Qual a novidade? Nenhuma! O dia em que Rússia ou USA tiver capacidade para atingir o outro sem ser atingido aí a coisa complica, por hora o que dá para fazer é assegurar a MAD Mutual Assurance Destruction, só que isso vale para ambos.
    E segue o imperador russo, 18 anos no poder e mais 6, mais 6…. A alternância do poder é desejável até para síndico de prédio, já imaginou o Temer (ou outro qualquer) 24 anos na presidência? Ninguém merece! Isso quando não deixam o irmão no poder! O Temer possui irmão?

  19. Se eu fosse Russo votaria em Putin ,se fosse Chinês e lá tivesse eleição votaria em Xi , sabe por que, eles querem o país deles grande e luta para isso ..
    Muitos vão dizer ,à mais lá não tem liberdade, blá blá …Eu não quero liberdade ,quero um pais grande ,que se faz respeitar, um povo que pensa grande com políticos comprometidos com a grandeza de sua nação..
    Muitos falam dos americanos ,Russos ou Chineses ,mas eles tem algo que poucos tem ,chama se patriotismo….

  20. “Vou pegar a pipoca para assistir a briga dos “ispicialistas” de internet e seus vereditos..”

    kkkk
    Com certeza
    Quero ver as lições de engenharia do pessoal daqui
    Pq os tecnicos russos tem que frequentar urgentemente este blog pra aprender como fazer qualquer coisa

    E quero tbm ver o discurso de sempre: “a Russia esta quebrada”…. “Ter não significa operar”….

  21. Agora,
    Deixando a brincadeira de lado e falando serio

    Esse missil anti-navio lançado pelo Mig-31 é novo?
    Alguem tem informações sobre ele?

    Achei bem interessante

  22. Eu só acho que fica meio feio propagar tanta coisa, e mostrar esses videozinhos mequetrefes. Pode até ser que tenham atingido tais tecnologias, mas eu tbm sei fazer um video de um torpedo navegando igual um peixe e explodindo a costa de NY…..consigo até colocar uns P-8 voando, procurando sem sucesso o atacante

  23. “A foto do míssil antinavio hipersônico que vai entrar em operação esse ano ele não mostrou”

    kkkkk
    Pois é
    Quando o Kalibr foi lançado ninguem sabia que existia e ainda duvidaram

    hauhauhaua

    Pessoal aqui não tem jeito
    Morrem pela boca mas não dão o braço a torcer

  24. Bruno, quem afirma que o Canadá tem o PIB superior, utiliza essa fonte:

    http://www.funag.gov.br/ipri/index.php/o-ipri/47-estatisticas/94-as-15-maiores-economias-do-mundo-em-pib-e-pib-ppp

    A fonte que vc usou é correta, mas não é o PIB puro e simples, é o PPP, baseado no Poder de Compra(Paridade Poder de Compra).
    Nessa loucura, até a China supera os EUA kkkkk, o que esta um pouco longe ainda. No próprio link que vc citou, o texto informa isso.

  25. Essa é a parte mais engraçada:

    ““Espero que o que foi dito hoje iniba qualquer potencial agressor ou gestos hostis à Rússia, como a implantação de um sistema antimíssil e o desenvolvimento da infra-estrutura da Otan perto de nossas fronteiras. Isso deve ser visto como ineficaz do ponto de vista militar, financeiramente dispendioso e simplesmente inútil. Ninguém nos ouviu antes. Ouçam-nos agora”

    A OTAN agradece o conselho Sr Putin! 🙂

  26. “nigo 1 de Março de 2018 at 18:39
    Enquanto isso, a economia do Canadá é maior que a russa”.

    E o Canadá e ponta em quê em termos tecnológicos?
    O Canadá fabrica lançadores?
    Submarinos nucleares?

    O Canadá é uma nação interessante, com renda média elevada, atendimento de saúde universalizado, mas… Muito das conquistas canadenses advém do fato de não haver uma pressão geopolítica para que o Canadá invista em suas FFAA algo equivalente a 4% do PIB.

    A Rússia não só investe 4% do PIB, como mantém forças expedicionárias com o seu orçamento. Ainda assim, promove um desenvolvimento constante em termos tecnológicos, inclusive na área de hardware/software, onde obteve ganhos visíveis, caso dos microprocessadores Baikal T-1 e Elbruss 8S…

    Qual é o microprocessador que o Canadá produz?

    Dia desses, no Forças Terrestres, dei-me de frente com uma argumentação parecida, em que o nosso PIB era apontado como maior… O interessante foi, no entanto, o enunciado do interlocutor, que dizia “fora a industria bélica, aeronáutica e espacial nós somos melhores em tudo”…
    Somos melhores em produzir soja e milho?

    A Rússia é independente. Apenas isto… É por este fato que produz muitas reações emocionais: de uns, por não aceitarem nada que não seja submissão a ordem da matriz norte-americana, de outros por pura inveja desta independência.

  27. A questão é muito simples: os russos fizeram a leitura, ao meu ver correta, que o “escudo anti-mísseis” montado na Europa Oriental era voltado contra eles, e apesar de ser de eficácia duvidosa visava antes convencer o publico interno norte-americano de que o mesmo era viável, eficaz. Ou seja, os russos estavam tomando a iniciativa norte-americana em instalar mísseis anti-balísticos como um passo anterior a um ataque nuclear massivo, preemptivo. Com o discurso em questão Putin deu um presente ao mundo, retirando dos loucos o direito à loucura impudica.

  28. O que importa mesmo, é isso aqui:

    PIB per capita

    Estados Unidos
    57.466,79 USD ‎(2016)
    Alemanha
    41.936,06 USD ‎(2016
    Reino Unido
    39.899,39 USD ‎(2016)
    Japão
    38.894,47 USD ‎(2016)
    Polônia
    12.372,42 USD (2016)
    Russia
    8.748,36 USD (2016)
    Brasil
    8.649,95 USD (2016)
    China
    8.123,18 USD (2016)

    Gasta o que não tem com BOMBA ATÔMICA, enquanto sua população naufraga na m……

  29. Vai ficando mais vergonhoso ainda:

    Suécia
    51.599,87 USD (2016)

    Finlândia
    43.090,25 USD (2016)

    Canadá
    42.157,93 USD (2016)

    Coreia do Sul
    27.538,81 USD (2016)

    República Checa
    18.266,55 USD (2016)

    Grécia
    18.103,97 USD ‎(2016)

    Estónia
    17.574,69 USD (2016)

    Lituânia
    14.879,68 USD (2016)

    Letónia
    14.118,06 USD (2016)

    Turquia
    10.787,61 USD (2016)

  30. vou seguir o coro da rapaziada Pró-Âmis do blog…..

    É tudo fack, essas armas não existem, não funciona na pratica e propaganda comunista nos moldes do fascista Goebbels etc…bla….bla.

    O Fato que só Rambo e Zohan dão conta dos russos e de seus falsos armamento que não funciona e não existem…Kakaka….

  31. Rafa,
    Eu já sabia do Kalibr há muito tempo. Anos antes dele ser utilizado operacionalmente. Você não sabia porque fica cassando engenheiros nos blogs que frequenta.
    Antes a família do Kalibr era denominado de Klub e o mundo todo sabia que ele existia e estava operacional em diversas corvetas, submarinos, etc.

    Leo e Arariboia,
    Esse míssil lançado pelo MiG-31 é chamado de Kinzhal e parece ter um motor foguete e não um motor aspirado (scramjet ??) como parece ser o Zircon.
    Interessante é que ele mostra um míssil que ninguém nunca tinha ouvido falar mas o Zircon que tem dois anos que tá na boca do povo ele não mostrou.
    O Kinzhal me pareceu um Iskander. Se for, é muito interessante o conceito. Recentemente os israelenses anunciaram um míssil chamado de SkySniper que é baseado no míssil sup-sup “Extra”. Eu apostaria minhas fichas que esse Kinzhal é uma versão aerolançado do Iskander.
    Em não mostrando o Zircon a impressão que dá é que ainda não dominam a tecnologia scramjet como querem nos fazer crer.
    Também não acredito que esse planador estratosférico hipersônico intercontinental fique pronto em menos de 10 anos. Vários países (Rússia, China, EUA, Índia, etc.) estão tentando domar essa tecnologia e até “ontem” essa tecnologia ainda apresentava alguns obstáculos. E mesmo que os russos a tenham dominado, restaria saber se é útil na prática, se é viável em relação ao custo e quando serão fabricados em série e colocados em operação os mísseis. Isso leva-se anos e extrapola o próximo mandato do Putin.

  32. Gasta o que não tem com BOMBA ATÔMICA, enquanto sua população naufraga na m……

    Este e teu ponto de vista e respeito ,mas a realidade e outra , pela diferença cambial estes U$ 8,748 ,na Rússia da para VC fazer coisas que VC nem imagina ,é por isso que um orçamento de U$ 60bi na Rússia ,da para fazer coisas inimagináveis , 60 bi na Rússia vale no minimo 8 vezes mais que 60bi nos EUA..
    Se a Rússia com um PIB Per capita de U$ 8,748 vive na merd@ , como VC disse imagine aqui no Brasil com U$ 8,649 .. E olha que a educação e a saúde lá e umas 100 vezes melhor que aqui…

  33. Olá.
    Uma coisa me chamou a atenção: o míssil anti navio sendo lançado de um MiG-31.
    O MiG-31 é (ou era…) um interceptador “puro e duro”, “raiz no último”. Será que as modernizações do modelo o tornarão multi-missão?
    Quem deveria (pelo menos em teoria) portar tal armamento é o Su-34.
    Estranho…
    SDS.

  34. Mas o Putin tá de parabéns. No todo mostrou que não quer deixar a Rússia atrá em relação à tecnologia bélica e nem precisava enfeitar tanto. Só os armamentos que efetivamente os russos possuem já daria pra impressionar.
    Alguns exemplos:
    Mísseis Iskander, sistema S-400 e Pantsir, mísseis Bulava, submarinos Borei e Yasen, ICBM RS-24, Su-35, mísseis Moskit, Kalibr, Oniks, tanque T-90, etc.
    Todas armas impressionantes.

  35. Nigo. Menos.
    Depende da forma de fazer a conta e de quem faz a conta.
    O senhor quer dizer que todo aparelho produtivo do Canadá é maior que o Russo?
    Pela sua lógica de PIB per capita, significaria que hoje o Brasil seria mais importante que a China?
    Outra coisa. Todas as apresentações de armas de todas as partes possuem um componente muito forte de exageros e um viés de propaganda para consumo interno.

  36. Bosco
    Concordo , as tecnologias mostradas ali , somente o Sarmat , o laser e este míssil hipersônico lançado do MIG estarão operacionais logo.
    O que tem a dizer desse míssil de cruzeiro intercontinental? É meio difícil de acreditar , só acredito se ele pesar umas 6t.

  37. @antonio palhares,

    PIB per capita da China já passou o do Brasil em 2017. Alias o salario médio de um chines ja passou do brasileiro e provavelmente do russo também.

    E sobre economia Canada x Russia, eu prefiro viver no Canada do que na Russia. Qualidade de vida é o importa no fim das contas. Nosso tempo no planeta é curto demais. 😉

    Ps: Russos tem a bomba atômica desde 1949. Parece que nada mudou por lá, exceto a queda do comunismo. Já nas democracias liberais ocidentais…

  38. O cara tenta demonstrar força para impedir avanços militar da OTAN!? é isso mesmo ARNALDO!? Agora mesmo que a OTAN entra na paranoia e instala os misseis de curto e médio alcances nucleares nos países bálticos, depois da Crimeia, putin alfineta a OTAN com agulha, vai levar uma bofetada OTANama kkkkkkk

  39. Léo,
    Esses mísseis terão o tamanho de um ICBM podendo chegar a dezenas de toneladas. Nos EUA os testes do conceito foram feito utilizando um míssil MX (Minotaur) para colocar no espaço um veículo planador hipersônico denominado de HTV-2 (Falcon). O conjunto todo pesava umas 90 t.

  40. PIB é mt importante, mas pra população o que importa é o salario e o Per Capita. Pq é facil a China ter mais de 1bi de moradores, figurar no topo do PIB e ter condições de vida e compra piores que a dos Brasileiros.

    Cesar, seu argumento de independência e blablabla se torna inválido quando a Russia começa a tomar a Criméia de Países alheios(Ucrânia). A Russia que importa 1/3 do gás que consome, entre outros motivos achou melhor pegar os gasoduto ali do lado kkk.
    O que a Russia produz de tecnologia pro mundo? Ela não consegue competir com o Ocidente, por isso usa o seu quintal(Oriente e Asia) como comercio. Tem programas espaciais, satélites, e outras tecnologias que obviamente herdaram da URSS e tbm crescem em paralelo ao setor Militar.

    Como o maior pais do mundo, e que tem 20% da Produção Mundial de Petróleo e gas natural natural não vai ser “independente”?
    O maior pais do mundo, em que 80% da sua economia gira em torno de Commoditie vai dar aula de tecnologia pro Canadá? Calma, vamos com mais calma.

    Abaixo segue o “pioneirismo tecnológico” que a Russia vende:
    Combustíveis minerais, incluindo o petróleo: US $ 134,7 bilhões (47,2% das exportações totais)
    Ferro, aço: US $ 14,1 bilhões (4,9%)
    Gemas, metais preciosos: US $ 8,9 bilhões (3,1%)
    Máquinas, incluindo computadores: US $ 6,8 bilhões (2,4%)
    Fertilizantes: US $ 6,6 bilhões (2,3%)
    Madeira: US $ 6,5 bilhões (2,3%)
    Alumínio: US $ 6 bilhões (2,1%)
    Cereais: US $ 5,6 bilhões (2%)
    Maquinaria elétrica, equipamentos: US $ 4 bilhões (1,4%)
    Cobre: ​​US $ 3,3 bilhões (1,2%)
    —-
    Difícil é ser um Japão, Coreia do Sul. … Se levantar pós guerra, e em um pais nanico ser referência mundial.

  41. Grande líder, Sr. Putin.
    Se a Rússia é a mãe, Putin, bendito seja ele, é nosso pai.
    Quantas maravilhas bélicas a nossa grande pátria mãe está desenvolvendo e mostrando ao mundo, assistam a nossa superioridade.

  42. Só pra constar, eu me referi a Russia optar pelo Oriente/Asia no que diz respeito a vendas militares de alta tecnologia, afinal, Nem todos mundo tem Sukhoi do lado de cá, mas os Iglas….
    Por favor, não me confundam, afinal os maiores compradores da Russia estão na Europa.

  43. Só mais uma.

    Enquanto estamos aqui discutindo sobre o assunto e tal como brasileiros parece diversão, mas se fossemos russos, aqueles que criticam já estariam na listinha negra do governo do Putin.

    😉

  44. Bosco 1 de Março de 2018 at 19:35
    … ” Vários países (Rússia, China, EUA, Índia, etc.) estão tentando domar essa tecnologia e até “ontem” essa tecnologia ainda apresentava alguns obstáculos.” …

    Bosco, temos um projeto brasileiro em andamento também, correto !?
    Vc tem alguma informação da sua situação ???
    ———————————————————————
    Quanto a apresentação …
    É política, e É sensacionalista.
    Mas faz sentido incentivar o nacionalismo exacerbado em época de eleições (o Brasil está passando por isso !!!)
    Reforça a ideia de diminuir o volume e aumentar a qualidade dos meios disponíveis.
    E confirma o projeto de 2008 de renovação completa das capacidades bélicas, com substituição de fornecedores estrangeiros por russos.
    Mas não com produtos equivalentes e sim com novas tecnologias locais.
    Quanto ao Putin ser um déspota, a verdade é que não sendo uma ditadura com a Chinesa, Putin concorre contra representantes de outros partidos e está sendo reeleito pelo voto popular.
    Os concorrentes mais próximos são do Partido Comunista Russo e o outro do Partido Ultra Nacionalista, nesse cenário o que sobra para o povo Russo ???
    ———————————————————————-
    Não adianta a variação de PIB ou PPP se apenas apresenta o número em dólares, mas desconsidera a variação cambial.
    Quando vc produz dentro do seu território o equipamento, vc está sujeito à sua variação de câmbio e não ao dólar !!!
    Vc não compra em dólar de fornecedor estrangeiro e monta no seu país.
    Vc constrói no seu país conforme seu valor de mercado interno.
    cada 1 dólar de um processador custa 3,25 reias pro Brasil.
    cada 1 rublo do mesmo processador custa 1 rublo para a Rússia.
    É local, não precisa pagar a variação cambial.

  45. A URSS teve, dentre todos, o maior número de mortos na segunda guerra.

    24 Milhões de mortos.

    Isso explica muita coisa, e a mentalidade existente no país.

    Abraços

  46. Carlos,
    Até onde eu sei tínhamos um programa na área de propulsão scramjet, que é o sistema propulsor que deverá equipar o Zircon.
    Já esse programa do planador (ou seria melhor, deslizador) hipersônico, não creio que estejamos desenvolvendo não, apesar de tudo que aprendermos na área de voo hipersônico tem a ver.
    Também o Brasil conta com um túnel de vento hipersônico que estuda o fenômeno do voo hipersônico.
    Não sei que fim teve esses projetos e nem se o túnel ainda está funcionando.

  47. é a russia sempre exagera para os especialista do ocidente , assim como os misseis calibre lançado de uma corveta no mar negro até então ninguém acreditava que se podia fazer isso , foram la e fizeram e acertaram em cheio na síria , A Russia tem especialista de sobra e tecnologia de ponta , para fazerem o que eles quiserem pode ser que tenha alguma falha aqui como ali isso é normal tanto no ocidente como oriente mas de certa forma funciona , com os russos não se brinca e acredito que são bem mais sério do que se imagina , não são de se ficar mostrando muito em detalhes seus equipamentos como os EUA adora publicar para mídia do ocidente , só perdem mesmo na economia pois em outros campo são foda e isso incomoda demais os yankes .

  48. Bosco 1 de Março de 2018 at 20:54
    Obrigado, Bosco.
    Rezo para que esse projeto esteja indo adiante, pois junto com o SN BR, coloca o Brasil em outro patamar em defesa.
    Achei o nosso parecido.

  49. Putin pode ter muitos defeitos, mas blefe não é um deles. Todas as armas apresentadas podem plenamente serem implantadas. Muitas delas já foram cantadas pelo Pentágono.

  50. Acreditem se quiserem ou se puderem.Tudo isso não passa de vulgar ufanismo.
    Não existe nada nesse mundo que seja invencível,porém ao nível de crença muitos crerão na tal afirmativa,principalmente aqueles que automaticamente,por viés ideológico,crerão em toda propaganda ilusória apresentada,porque os tais já de antemão tem a disposição mental de acreditar: se é russo,é bom!

  51. O curioso é que eu sempre achei que o tal escudo anti-míssil dos EUA era tão eficiente quanto tentar impedir o fluxo de um rio com uma peneira. Mas se os russo estão efetivamente preocupados com ele é porque ele deve funcionar…

  52. Bosco
    Mas pelo vídeo parece ser um míssil de cruzeiro de vôo baixo como o kalibr com alcance intercontinental, isso que me deixou intrigado .
    Abraço

  53. O Putin deve estar pensando que o presidente dos Eua é o Reagan com o “Guerra nas Estrelas”. Será que ele não conhece satélites não? Será que ele não conhece pulsos eletromagnéticos de alta energia?
    O cara fez uma apresentação com Infograficos (made in USA), equipamentos de vídeo (made in USA), Power Point (made in Usa) e fala em “armamento invencível e não detectavel por tecnologias atuais e futuras”? Dessa vez tomou Vodcka com maconha vencida salpicada com estrume de burro.

  54. acho que o Trump não vai dormir essa noite rsrs… sqn !

    mas de qualquer forma os russos não dorme no ponto, fazem muito com pouco, mas menos né Putin, falar é fácil, a OTAN só está colocando sistema de DEFESAS na fronteiras com a rússia, que é direito deles.

    joga uma dessas pra vc ver oq acontece com sua Rússia, mas que o Putin é um bom marqueteiro isso ele é rsrs..

  55. O hipersônico nacional, 14-X esta sendo desenvolvido no IAE. Foram realizados lançamentos com modelos em escala reduzida e a previsão para conclusão é 2020.
    Fonte: IAE

  56. Pessoal insiste em acalentar aquela visão da Russia dos anos 90… fragilizada, em crise, desorganizada e sob o risco de fragmentação

    Estamos em 2018

    De lá pra cá, a coisa mudou drasticamente

    quer voces queiram ou não

  57. Bosco, os americanos fizeram 199 vôos com o X-15 ainda na década de 60 que voava a mach 6, nesses vôos eles coletaram muitas informações sobre o regime hipersônico e e até hoje eles tem dificuldades no desenvolvimento de uma arma com essa velocidade, daí pode-se ver quão complicado é dominar essa tecnologia.

  58. deixo um recado pro mundo aqui tbem ,,,, aqui e do brasil ,, e se vcs tentarem atacar o brasil , vao se lascar ,, mandaremos nossos politicos ai e em poucos anos vcs seram uma das piores naçoes do mundo ,,, e se os politicos falharem , mandaremos nossos juizes , ai sim vcs seram excluidos do mapa mundi ,, kkkkkk duvido que alguem tenha uma arma como a nossa …

  59. Cesar,
    Em relação ao seu comentário das 19:26
    Eu concordo que os russos se sintam ameaçados com os sistemas defensivos que os EUA estão implantando já que essa sensação de segurança poderia empurrar os EUA a um primeiro ataque nuclear imaginando que poderia sobreviver a um contra-ataque russo.
    Mesmo os americanos alegando insistentemente que escudo na Europa sirva para conter um ataque iraniano não há nada que possa garantir que no futuro os mísseis SM-3 não possam interceptar mísseis ICBM na fase inicial, lançados da Rússia.
    Essa capacidade americana de interceptar mísseis balísticos pode mexer na balança nuclear e isso realmente não é interessante pra ninguém. O problema é que os EUA não vão abrir mão de desdobrar seus meios defensivos nem que a vaca tussa e aí só resta aos russos agirem, ou melhor, reagirem.
    O problema que vejo é que a reação é equivocada. Estão focando o problema na fase intermediária, criando ogivas deslizantes, que “voam” até os EUA a Mach 25, e que portanto estariam muito baixas para serem detectadas precocemente pelo radares antibalísticos e não seriam atingidas pelos interceptadores exoatmosféricos (GBI, SM-3)
    Ora! Mas os mísseis SM-3 que serão instalados na Polônia atuariam na fase inicial dos mísseis e não na fase intermediária. O enfoque americano, caso a “leitura” russa acerca das “segundas intenções ” do Escudo Antimíssil Europeu seja acertada, é na fase inicial, mas o Putin invariavelmente cita que está desenvolvendo “ogivas”manobráveis que serão imunes às defesas.
    O enfoque tinha que ser dado na sobrevivência do míssil logo após ser lançado do silo ou do lançador móvel.
    As defesas americanas contra ICBMs que atuam na fase intermediária estão posicionadas no Alasca e na Califórnia e não são capazes de lidar com mísseis vindos do Polo Norte ou pelo leste.
    Os russos parece que não acreditam que rompendo os tratados de limitação de armas nucleares e instalando mais ogivas MIRVs nos mísseis, ou instalando mais “auxílios de penetração” (PENAIDS) de modo a saturar as defesas irá funcionar, mas aí, equivocadamente inventam de desenvolver ogivas “deslizantes”, sendo que o foco, como já disse, tinha que ser aumentar a capacidade de sobrevivência do míssil na fase inicial.
    O que então os russos deviam fazer? Primeiro, deixarem claro que aconteça o que acontecer as bases de mísseis na Polônia serão varridas por mísseis Iskander. Em segundo lugar tinham que focar no desenvolvimento do seu próprio programa antibalístico contra os ICBMs americanos. Em terceiro tinha que dar um jeito de proteger seus ICBMs na fase inicial. Em quarto, aí sim é que poderiam focar na sobrevivência das “ogivas” já que não há nada que garanta que no futuro os americanos não invetem de colocar uma base de mísseis interceptadores GBI no nordeste ou no centro-oeste dos EUA e aí sim eles poderiam interceptar os ICBMs russos na fase intermediária.
    O que você tem a dizer sobre isso? Você considera as medidas tomadas pelo Putin suficientes?
    Um abraço.

  60. Bosco,
    O scramjet se não estou enganado, precisa estar em velocidade supersônico pra entra em ação… Então aquele filme curto dele se separado é o primeiro estágio. Depois ele funciona com o scramjet.
    O X-43 da NASA é lançado assim.

  61. Arariboia,
    Com certeza! Mas eu falo que não parece ser scramjet porque não dá pra ver as entradas de ar.
    Pode ser que estejam cobertas por carenagens que se desprendem depois.
    Só o futuro dirá!

  62. Não queria entrar neste tema, mas frequentemente se diz que no Brasil se vive melhor que na Rússia. Pois bem, vamos analisar dos dados das fontes OCIDENTAIS:
    Muito bem vamos então analisar os dados do FMI, Banco Mundial, Pisa e UNODC. Note bem, são todos órgãos mundialmente reconhecidos, em outras palavras não é o zé mané da esquina que está fornecendo tais dados. Renda per capita por (PPP) Rússia: 27890(FMI-2017) Brasil 15500 (FMI-2017)
    Taxa de homicídios por 100 mil habitantes: Rússia 11,3 (UNODC) Brasil 26,7 (UNODC)
    Exame educacional internacional (PISA) Rússia 494 (Matemática -está na frente de países como Suécia, EUA e reino unido) Brasil ( Matemática – Está atrás de países como (Peru colômbia e costa rica) Rússia 495 (Leitura – está na frente de países como Suíça e Itália) Brasil 407 (está atrás de países como Argentina e México ) Rússia 487 (ciências- está na frente de países como Israel e Grécia) Brasil (ciências- está atrás de países como Tailândia e Turquia)
    IDH Rússia – 804 (posição 49) Brasil (0,754 atrás de países com Azerbaijão e Sri Lanka PQP!)
    Outro dia saiu uma pesquisa que mostra que o brasileiro é um dos povos que menos conhece o seu país, e a cada dia as pessoas provam isso! Vivem no mundo da fantasia!
    Referências:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_%C3%8Dndice_de_Desenvolvimento_Humano
    http://www.businessinsider.com/pisa-worldwide-ranking-of-math-science-reading-skills-2016-12
    https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_GDP_(PPP)_per_capita
    https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_intentional_homicide_rate
    Obs: todas as fontes do Wikipédia possuem a fonte original, só verificar em caso de dúvida!!!

  63. Bosco,
    Sobre o Putin enfeitar… Podemos tomar como um exemplo mais o menos a classe ALFA. Ele usou a irritação dele pra ser um ponto de inflexão e fazer a Rússia cresce e recuperar os anos 90 jogados fora. E como ele falou: ” O inimigo é o atraso”
    Ele teve 17 anos pra fazer disso de um programa de estado civil e militar sem alarde. E vai ser oque vai continuar margeando cada vez mais.

    Que um dia alguém possa ter um plano de nação pra nós.

  64. Bosco…

    Seu comentário acima na parte ..”o que os Russos deveriam fazer”..rs, ficou meio nonsense… tipo ensinar o bispo a rezar.

    O Russos “entupiram” o enclave de Kaliningrado com armas de guerra (nucleares)… a OTAN tem plena ciência que as principais bases militares dos países membros… irão virar pó, caso a Rússia sofra ataque … óbvio ululante.

    A Polônia, Redzikowo ? 265km do enclave .. Iskander(voando a 9000km/h) escudo R.I.P em -2 minutos….

  65. Pessoas precisão ir na Rússia antes de falar…
    A Rússia de hoje em dia, é muito mais equilibrada em qualquer parâmetros em comparação a URSS.
    Sobre capacidade tecnológica eles são junto com o Japão/Usa os únicos que trabalham e desenvolvem GaN.
    Quem viu o vídeo todo, viu que ele falou muito em a Rússia diversificar as suas exportações e aproveitar todo o potencial.
    Dem uma olhada nas empresas de alta tecnologia e desenvolvimento deles. Estão em fase final de desenvolvimento e teste de ônibus autônomo e carro ou moto voadora na área civil.
    https://m.youtube.com/watch?v=Bx08yRsR9ow

  66. Putin fazendo putinces.
    Mais do mesmo.
    Se fosse os anos 50, 60, até daria um medinho, mas hoje, nem para tirar o sono.
    O gordinho travesso de olhinhos puxados é mais divertido nesse assunto.

  67. Prezado Bosco,

    Com relação a fase inicial do míssil, é anunciado que o Sarmat tem este estágio mais curto, alcançando as velocidades necessárias mais rapidamente, o que por sim só já seria uma defesa contra o SM-3. Quais outras opções existiriam para defender o míssil nesse estágio, além, é claro, de varrer do mapa as bases na Polônia.

    Com relação ao míssil hipersônico, ele seria uma ogiva do Sarmat ou um sistema totalmente diferente?

    []d
    Sr. MDM

  68. Bosco,

    Eu penso que o discurso Krushoviano de Putin pode estar relacionado ao sistema PGS Americano.

    A USAF + DARPA + DOE estão testando, ou talvez até mesmo posicionando armamento orbital, ou seja; ogiva de alto explosivo convencional, kinetic weapons, ou termonuclear).

    O Programa Guerra nas Estrelas dos anos 80 (Ronald Reagan) evoluiu, posto que nunca foi engavetado.

  69. @Nigo

    Te equivocas enormemente (Indice de Desenvolvimento Humano= Qualidade de vida)

    IDH da Russia 0,804
    IDH do Brasil 0,754

    Já sei que alguns gostam de falar besteira, mais se informem antes de falar que na Russia estão na M achando que estão piores que o Brasil.

  70. “Agora Míssil que atravessa o Atlantico e contorna a américa do sul e acerta um alvo no Pacifico”

    Míssil com REVO? Essa ideia foi a mais criativa.

    Mas e o radar de “bolinhas”? Deveria ter divulgado também…

  71. Eu não sei o que é de ponta da Russia? 80% das suas exportações são commodites o resto armas, o brasil que tem se desindustrializado nos ultimos anos tem uma participação industrial nas exportações maiores do que da Russia, o Canadá entao que um “Iluminado” ai falou tem mais de 50% de produtos industrializados na sua pauta de exportação, a Russia não chega nem perto em termos industriais dos paises do G7. E qualquer das suas industria dependem muito de capital externo, coisa muito diferente dos paises do g7 que tem setores financeiros desenvolvidos.

  72. Acreditam que o Putin vai vir a TV e mentir descaradamente para o povo Russo? Eu sei que ele esta em campanha mas me parece que ele não tem esse perfil.
    Na realidade ele disse: Truco!

  73. “Presidente surpreendeu ao falar longamente da capacidade armamentista russa e de tensões leste-oeste, num discurso que se esperava ser voltado à eleição presidencial que acontece este mês”

    Peraí… o discurso foi essencialmente voltado para a ELEIÇÃO PRESIDENCIAL.

    Nada adianta ter hiper misseis e torpedos, não haverá retaliação nuclear “restrita” por ambos os lados. Se um dia o “bicho pegar” os arsenais nucleares existentes a mais de 20 anos fazem um estrago tremendo no planeta.

    Além de falar dos armamentos, que protegem o povo russo (foco na eleição) o Putin falou sobre saúde (eleição) e crescimento econômico com melhoria no padrão de vida da população (eleição).

    Quem não votaria em um cidadão que lhe dá proteção, saúde e melhor condição financeira?????

    Obs.: De vez em quando a outra parte da questão (entenda-se Ocidente/Americanos) adoram esse tipo de discurso, é a forma mais simples e eficiente de movimentar a industria de defesa do próprio Pais.

  74. Putin investindo pesado em armas(nucleares) novamente , que todos sabemos que a Rússia atualmente vive uma falsa democracia , pois quando ele não é reeleito , ele coloca um “boneco” dele para mandar , ou elimina seus adversários políticos ( com veneno ) , Nos EUA temos um Donald Trump que se comporta como uma criança , em matéria de diplomacia é quase zero , realmente a guerra fria esta voltando , são tempos difíceis .

  75. E outra ele está pressionando pela evolução da sociedade chinesa. Que não abandonou o comunismo e está proporcionando uma vida melhor para 260 milhões de chineses, enquanto os russos vivem numa democracia aos moldes bolivarianos.
    O criador tá vendo sua criatura dominando o mundo de forma rápida e eficiente.

  76. O Putin é um verdadeiro DITADOR. Se fosse em qualquer outro páis a imprensa caíria em cima, mas para Rússia, China não dizem nada. Cadê a alternância de poder? Ninguém consegue derrubar esse cara? Ah esqueci, ele era da KGB e manda matar seus opositores! Enquanto isso, o Brasil é completamente vulnerável a qualquer tipo de ataque, incapaz de se defender das grandes e médias nações. Bolsonaro 2018!

  77. Engraçado, lembro desse tipo de coisa nos anos 80 quando tinha guerra fria.
    Naqueles anos eles escondiam tudo, hoje correm na internet para anunciar o que tem.
    Cadê aqueles especialistas da CNN que diziam que o Putin armou para o Trump ganhar nos EUA?

  78. Mauricio_Silva 1 de Março de 2018 at 19:46

    Boa observação.

    O motivo só pode ser a necessidade de uma maior velocidade para chegar ao ponto de lançamento mais cedo. O MiG 31 tem a estrutura mais reforçada do que a do MiG 25, seu antecessor, podendo carregar mais peso na fuselagem e sob as asas, mas ainda assim acredito, como você lembrou, que a opção será o Su-34 quando o míssil estiver pronto.

  79. Muitos duvidam da “mãe” Rússia. Sua capacidade bélica é impressionante. Esta aí.
    Se é propaganda ou não eu não sei, afinal, o gordinho fogueteiro e principalmente os EUA pregam propaganda desde os anos 80.
    Com a Rudna ninguém ousa em mexer.

  80. Bosco
    Este míssil de cruzeiro subsônico intercontinental é movido a energia nuclear, já foi testado .
    Segundo as mídias russas….

  81. Todos os índices socioeconômicos russos superam os do Brasil. Que ninguém se iluda, Rússia é um lugar melhor que o Brasil para se viver.

  82. Léo,
    “míssil de cruzeiro com propulsão nuclear”
    Cara! Se for isso esse pessoal tá viajando na maionese geral.
    E olha que eu sempre poupei o Putin de sputinices mas não é que ele é que é mesmo a fonte delas? Eu sempre achei que eles faziam isso à revelia dele tipo pra agradar e nessa ação faziam era atrapalhar. Mas pelo visto as sputinices vêm de dentro do Kremlin.
    Torpedos nucleares com ogivas de 100 Mt , mísseis de cruzeiro com propulsão nuclear, mísseis planadores hipersônicos, ogivas que escapam de qualquer sistema defensivo que existe e que existirá. Ufa!

  83. Como já diria o “profexô”…”treino é treino e jogo é jogo”!
    As capacidades russas são realmente formidáveis mas tanto americanos quanto russos utilizam de muita propaganda para poder manter a hegemonia e o controle do poder. Aliás nenhuma grande nação ou império chega a esse status sem uma dose cavalar de propaganda.
    Recado dado e ouça quem tiver ouvidos…agora vamos ver qual será a reação do ocidente.

  84. Interessante é que mais acima alguém se jactou do desenvolvimento tecnológico russo citando os “microprocessadores Baikal e Elbruss”……

    Pois bem, esses microprocessadores conseguem rivalizar no mercado com os produzidos pela Intel e AMD?

    Os fabricante de automóvel russos conseguem rivalizar com GM, Ford, Toyota,Honda, Mercedes, BMW, Renault?

    Os jatos comerciais russos disputam o mercado de aviação civil com Boeing, Airbus, Embraer e Bombardier? A propósito quem vendeu mais, o Sukhoi Super Jet ou os E-Jets da Embraer?

    Existem fabricantes de celulares na Rússia capazes de rivalizar com Apple e Samsung?

    No que diz respeito ao discurso do déspota, mais do mesmo populismo chinfrim…..

  85. Vejo as respostas, mas elas pouco significam…
    Quem teve a oportunidade de ler “Ascenção e Queda das Grandes Potências” entenderá que nada significa riqueza dentro das fronteiras se você não tiver parque industrial e capacidade tecnológica madura o bastante para projetar poder fora das suas fronteiras.

    Gostaria de lembrar que a Suécia e a Finlândia, com populações estáveis e pequenas exibem elevado PIB Per Capita, mas, nada representam em termos geopolíticos…

    A Rússia produz, para se ter uma ideia, motores aeronáuticos de todos os tipos e tamanhos. O numero da nações capacitadas para tanto é menor do que aquelas que dominam o ciclo atômico completo…

    A Rússia simplesmente é uma nação que busca independência em todas as áreas, enfrenta o imperialismo do capitalismo financeiro internacional na prática do seu capitalismo nacional de produção… Já o Brasil abdicou da sua independência e com sorriso imenso aceita 49% de uma “joint venture” que abarcará toda a área comercial da Embraer, oferecendo a Boeing o total controle comercial, administrativo, financeiro e tecnológico…
    A diferença se mostra aqui.

  86. Bosco 2 de Março de 2018 at 9:27
    __

    Yes buddy cruise missile with a nuclear engine – for you it’s fantastic for us Russia is a reality!

    Putin said in 2004 that we will develop our offensive systems

  87. Resposta para Augusto L…

    E armas não são sistemas de ponta?
    Por acaso os sistemas de armas modernos não incorporam a mais moderna tecnologia?
    Não é a Rosatom aquela que ganhou os mais recentes contratos para exportação de reatores, superando a Areva?
    Não é por nada não, mas… Qual é lançador que o Canadá produz?
    O Canadá não consegue reparar os velhos Upholder…
    Do que adianta ter uma pauta de exportações que não se materializam em uma arma de negação do mar? O Canadá não consegue reparar um submarino convencional!!!
    É incapaz de se defender! Depende do clube OTAN para seguir existindo como nação…

    Vamos discutir a pauta canadense exemplificando-a: a Bell Textron produz no Canadá… É uma empresa canandense? Tem absoluta certeza disso?

    A Rússia traça a sua trajetória sozinha, isolada. E para desgosto de muitos o faz com sucesso. O discurso que é motivo dos comentários evidencia isso: a Rússia comunica ao mundo que é capaz de se defender sozinha. Sem apoio externo.
    Para quem entende isto conta muito, pois é a base para soberania plena.

  88. Gostaria de entender como um míssil movido a energia nuclear funciona. Em um navio ou submarino, o reator nuclear aquece a água em um circuito, transformando-a em vapor pressurizado, que gira um motor que faz o navio/submarino mover-se. Em um míssil, como se daria o movimento/propulsão nuclear???

  89. WFonseca

    “E segue o imperador russo, 18 anos no poder e mais 6, mais 6”
    Só que nesses 18 anos o cara mudou a Rússia completamente.
    Deixe de pensar como ocidental por um minuto e pense nas constantes humilhações que à fizeram passar na década de 90 e vamos lá…
    1. O mais notável de todos, o caso Ucrânia, seria uma derrota devastadora para a Rússia, foi resolvido de um jeito maestoso que deixou todo o ocidente admirado. Alguém duvida que hoje a saída do mar negro e a base de Sevastopol estaria tomada pela Otan?
    2. Relevância da Rússia no cenário mundial: Hoje não se decide nada, a nível mundial, sem o aval da Rússia, os mecanismos internacionais não podem mais fingir que ela não existe.

  90. 3. Restauração do controle russo sobre a república separatista da Chechênia.
    4. Quando começou a Rússia não figurava nem entre os 15° no rank das economias agora e a 6°.
    5. Reestruturação das forças armadas foram e estão sendo fantásticas.
    6. Encarou as sansões e guerra do petróleo muito bem, a Rússia sofreu por pouco mais de um ano, já voltou a crescer.
    7. Diminuiu o desemprego, em relação à quando teve seu primeiro mandato.
    8. Deu o pontapé inicial para diversificação da economia. Inclusive acho que esse mandado ele focara nisso. Por exemplo o programa de incentivo para indústrias montarem novos parques industriais e o programa para ocupação das terras selvagens.

  91. Bosco
    Este míssil de cruzeiro movido a energia nuclear é meio difícil de crer, realmente, mas Segundo Putin estas armas estão sendo desenvolvidas a mais de uma década, e algumas já desde a URSS estavam em estudo de tecnologias.
    Vamos esperar mais …
    E um míssil movido a energia nuclear deve sair bem caro , deve ser uma arma que poucas unidades serão fabricadas , algumas dezenas talvez.

  92. Flanker 2 de Março de 2018 at 10:19
    Na década de 60 existiam projetos de produzir motores de avião com energia nuclear. Entre eles uma versão nuclear motores do F-86 Sabre (GE J-47). Mas o Kennedy resolveu encerrar o programa.
    A questão de um míssil de cruzeiro nuclear nem é a possibilidade dele ser produzido. Possível é, mas qual é a sua utilidade? Tecnicamente, um míssil de cruzeiro movido a energia nuclear, ainda que usando ogiva convencional, é ele mesmo uma arma nuclear na medida em que, ao explodir, ele vai lançar na atmosfera material radioativo – que é o mecanismo de uma “bomba suja”. E ai teremos uma guerra nuclear.

  93. Não consegui ler todos os comentários… tem cada um…
    primeiro, especialistas julgam o equipamento sem ao menos conhecer a mínima informação dos mesmos… o míssil intercontinental não precisa ser reabastecido: ele é movido a energia nuclear segundo informado na entrevista e apresentação do equipamento… assim como o torpedo autônomo…
    Putin é um “ditador”, é um “tirado”… ah sim, tá bom…
    Putin é sim um nacionalista, responsável pela política e proteção de seu pais, cercado e ameaçado por uma infinidade de bases da otan!
    Já imaginaram se fosse os Eua cercados de bases russas ou chinesas? bases no México, no Canadá, em Cuba, nas Bahamas, na Groelandia… como eles reagiriam? iriam tentar interferir nas eleições no México, invadir parte do território do Canadá onde os habitantes fossem maioria americana e tivessem votado plebiscito para se anexar aos Eua?
    Quanta hipocrisia, o cara só tá defendendo sua soberania, coisa que brasileiro nunca soube e parece nunca saber o que é!

  94. Claro ainda falta algo importante, no qual ele falhou, a qualidade de vida dos Russos e na corrupção. Mas ninguém faz magica irmão, ele não pode resolver todos os problemas.
    Um ponto extremamente negativo e a liberdade de expressão que diminuiu muito com o governo dele, não concordo com ele mas entendo sua posição, se não restringir logo enfrenta uma revolução fomentada por agentes estrangeiros.
    Imperador ou não, se fosse Russo, voltaria nele 20 vezes.

  95. As pessoas falam de Putin… Mas a MerKel ta no poder desde 2005 e faz praticamente de tudo pra se manter no poder, inclusive coalizão com partidos que ela sempre criticou…
    Procurem por Lee Kuan Yew em Cingapura.

    Sobre a renda per capita, ela chegou a um pico de US$ 15,543 em 2014 e esta atualmente em 8.748,36 em 2016… provavelmente estaria perto de Portugal ou já ultrapassado se não tivesse tomado a Crimeia e tomado as sanções.

    Nós temos alternância de poder e olha a merda que estamos…
    Falem algum serviço publico que funcione nesse pais de Norte ao Sul, Leste Oeste com um
    padrão nacional de estrutura, qualidade e atendimento minimamente aceito.

    Antes de falar um Putin ou Russia, olhem para oque ela era nos anos 90 e hoje. Ele conseguiu fazer uma Russia coesa… Todo o problema de repressão religiosa e cultural da época Soviética ele resolveu e outros tantos
    Que concentra poder é verdade absoluta, mas não faz dele um ditador… A policia reprime passeatas mas nada muito diferente do ocidente. Tanto que eles vão as ruas

    Se olharmos aqui… nossa policia reprime com muito mais violência e até com casos de morte.
    Sobre repressão de passeatas… Tentem fazer alguma nos Estados Unidos ou europa sem autorização ou forte critica.

    PS: Por questões de trabalho vou pra Russia com boa frequência, então essa é minha visão.
    Não to falando que ele é perfeito…. Longe! Mas é muito longe de ser o monstro que muitos querem crer.

    USA

    https://www.youtube.com/watch?v=ekKUnQJP_Lo

    https://www.youtube.com/watch?v=RuSfCKcyba8

    https://www.youtube.com/watch?v=pE3z9sa9Kdc

    https://www.youtube.com/watch?v=GFAEiIXZ9Nc

    Na Russia

    https://www.youtube.com/watch?v=5Cy6pZoPjuc

  96. Procederam a leitura direito?! Entenderam?!! O quê ele quis dizer na verdade é: “Vou atacar o verdadeiro inimigo que é a pobreza na Russia”….a MESMA pobreza que fez RUIR a URSS…pobreza que tem suas causas e origens no enorme desvio de recursos para o militarismo.
    Então vou METER o LOCO!
    Vou deixar bem claro, num discurso imprevisto e agressivo, que parem de nos acossar/cercar..nós e aos nossos aliados…parem de tentar desestabiliza-los.
    Quanto aos fantásticos equipamentos anunciados….bem….cada um tem uma idade mental e credos próprios.

  97. Os que dizem que a Rússia está quebrada, que não tem dinheiro…. A resposta está aí, no discurso de Putin. Alguns vão ironizar, mas os inteligentes vão entender o recado….

  98. Arariboia
    Renda per capita nominal não significa absolutamente nada. Afinal não se compra nos EUA e na Rússia a mesma coisa com 1000 dólares, preços e custos de serviços variam de país para país. Por isso existe a renda per capita por poder de paridade de compra que mostra o real poder de compra. Brasil e Rússia possuem um pip per capito nonimal semelhante, porem as coisas mudam quando se mostra o poder real de compra de 8500 dólares em cada país. No Brasil a renda per capita por PPP é 15500 dólares enquanto na Rússia chega aos 27800. Um corola na Rússia custa perto de 50 mil reais, o mesmo carro no Brasil sai por 100. Por isso o PPP é tão importante!

  99. Gente,
    Pelo amor de Deus! Acredita nessa bobeira de míssil de cruzeiro nuclear? Ora! Os russos já têm mísseis de cruzeiro que alcançam 5000 km e aí inventam míssil de cruzeiro de propulsão nuclear.
    Eu nem perco meu tempo de ir atrás de uma estultice dessas.
    Se até fosse um drone stealth de combate reutilizável de propulsão nuclear eu ia ficar horrorizado mas ainda conseguiria ver alguma lógica (em que pese o perigo dele cair no próprio território russo e liberar radiação), mas essa de “míssil de cruzeiro de propulsão nuclear” não passa de um sPUTINice e podem se descabelar aí por eu não acreditar nisso, por não ser engenheiro e por não se brigadeiro ou general.
    E ninguém de fato acredita nisso. O Departamento de Defesa americano e a OTAN não acreditam e o Putin sabe disso. Ele dá uma de bobo inventando essas “armas malucas” a lá “Corrida Maluca” e se reelege e não tá nem aí se tem gente que acha tudo isso patético. Político é tudo igual em todo lugar. Eles não se importam de parecerem tapados para uns desde que para a maioria pareçam seres superiores. https://www.youtube.com/watch?v=sh5WWK5pEds
    É uma estultice e ponto final.

  100. Por tudo o que já produziu no passado quando ainda era URSS e tem produzido hoje como Rússia, a prudência recomenda levar à sério ao invés de desdenhar.
    Até porque não somos nem russos e nem norte-americanos para entrarmos neste fla-flu geopolítico.

  101. Arariboia 2 de Março de 2018 at 11:09

    Cara, você é inteligente e não deveria cair nessa! A Alemanha é um regime parlamentarista real onde temos chefia de estado e chefia de governo. Essa última é exercida por um primeiro ministro ou chancelar que geralmente é o líder do respectivo partido no parlamento. E uma vez que não há limites para eleição de membros do legislativo o primeiro ministro pode exercer o cargo o tempo que for o que por sinal não desnatura a democracia ali visto que existem outros mecanismos de freios e contrapesos entre os poderes.

    Por seu turno a Rússia é um arranjo anômalo, embora formalmente parlamentarista, onde o presidente acumula praticamente todos os poderes e os demais poderes (legislativo incluido o Primeiro Ministro e o judiciário) são vaquinhas de presépio. E não custa lembrar que a mera existência de eleições não torna um regime necessariamente democrático, vide a Venezuela.

  102. O Putin e a Rússia têm muitos méritos e muitos defeitos, e nisso não são discrepantes da média.
    Mas essa apresentação… Que coisa ridícula!
    Falou para um público interno, sabendo que repercutiria no exterior.
    Aparentemente, Putin contratou o departamento de marketing do Irã, com sua expertise em divulgar armas fantásticas que fazem os inimigos borrarem as calças.
    Sinceramente, acho que a melhor resposta à bravata putinesca seria um boicote à Copa do Mundo de 2018 – para desespero de um país sul-americano em que circo é item mais que essencial à vida cotidiana.

  103. Pedro Henrique Pereira Soares – 02/03 – 10:30
    Pedro,
    1) Prefiro as falhas da democracia, sujeita à “maioria burra” e que nos brinda temporariamente com Trumps e Lulas, a suportar “ditadores” de longo prazo que se apoderam da nação como donos, impondo único modo de pensar/administrar, impedindo mudanças e levando a prejuízos irreparáveis no longo prazo. Veja quanta prosperidade o defunto Fidel Castro trouxe para Cuba, ou como a CN de Kim Jong “bum” tornou se mais próspera que os vizinhos do sul. Putin na Rússia por 24 anos? Já imaginou o Trump nos EUA por 24 anos!!!! Pense!
    2) “Hoje não se decide nada a nível mundial sem o aval da Rússia” – Desculpe mas a Rússia é irrelevante. Sua importância restringe-se a esfera militar e tal como a França, EUA, China, e Reino Unido possui poder de veto junto a ONU. A cultura russa não influencia o mundo, o rublo é um desconhecido e dificilmente alguém vai lembrar de um produto russo que não seja Lada e AK 47. A Europa tende a diminuir a dependência do petróleo russo e a China irá tomar parte do mercado bélico russo possivelmente dificultado as coisas. Geograficamente a Rússia é pobre em saída para o mar durante o inverno; A Rússia, na época URSS, exportou junto com sua ideologia e influência militar, muita pobreza que pode ser vista até hoje na parte oriental da Alemanha, Laos, Vietnã, Camboja, Cuba etc. Minha opinião: A Rússia deveria procurar integrar-se a economia global, eliminando o atraso que o próprio Putin faz menção, ao invés de tentar reinventar a roda sendo apenas mais uma Coreia do Norte com muitas nukes, esforçando-se para mostrar um poder que não possui.
    Abraço!

  104. O que é incrível na Russia é que têm um PIB semelhante ao nosso. A renda per capta é um pouco maior, tem problemas de corrupção também. Mas… Tem um desenvolvimento de defesa/militar absurdo, são capazes de fabricar todos os componentes de misseis, aviões, submarinos, etc, alguns no Estado da Arte, outros bem competitivos. Ao lidar com a coisa pública são muito mais “honestos” que nós (vide a situação dos parques olímpicos de Sochi e do Rio).

    O nível educacional é alto, maior que os EUA (por exemplo) e vários países europeus (perde no entanto para os asiáticos).

    Claro que têm uma grande propaganda das suas “habilidades” de guerra, mas, isso é normal e todos o fazem.

  105. Bispo,
    A culpa não é minha se o Putin tem medo de um escudo de misseis que não o ameaça mas que ele insiste que o faz e ainda toma medidas equivocadas. Me diga o que resolve ter ogivas manobráveis ou ogivas planadoras imunes à interceptação se os mísseis SM-3 Block IIA da Polônia que tanto o irritam não representa perigo aos ICBMs russos que tenham como alvo os EUA e mesmo que se representasse, eles iriam tentar interceptar os ICBMs antes dele liberar as ogivas?

    Sr MDM,
    É difícil proteger essa fase da trajetória de um ICBM. O que me ocorre seria o que já existe, que é um ataque de saturação. Na medida em que centenas de mísseis são lançados muitos não seriam atingidos. Também pode tentar algo do tipo ‘míssil anti-míssil anti-míssil”. rsrs Ou seja, os mísseis poderiam ser protegidos por mísseis que iriam interceptar os SM-3. Ou mísseis falsos. Centenas de mísseis falsos poderiam ser lançados e poderiam imitar o lançamento de um míssil real, confundindo e saturando o sistema.
    OU então, abandonar o lançamento de ICBMs por terra e se valer só de submarinos.
    Mas fato é que os SM-3 não representam perigo aos russos e eles sabem disso e ficam com esse mimimi por conta de quev só recentemente caiu a ficha que a URSS se esfacelou e que muitas ex-repúblicas se distanciaram de Moscou e se integraram à OTAN e isso o Putin não aceita e fica criando picuinha.
    Fato é que nem os SM-3 poloneses, nem os SM-3 em navios e nem os GBI no Alasca e na Califórnia representam ameaça aos ICBMS russos e não desequilibram a balança nuclear. Não há nada que os EUA possa fazer hoje contra um ataque maciço dos russos.
    Os SM-3 na Polônia não representam ameaça ao russos salvo se os mísseis russos visarem alvos na Europa. Aí sim as ogivas seriam alvos dos SM-3. Contra alvos nos EUA só se os SM-3 tiverem velocidade e alcance suficiente para alcançarem os ICBMs russos quando ainda com os motores ligados ou pouco antes da liberação das ogivas pelo “post boost-vehicle”.
    Não há nada que indique que os SM-3 Block IIA tenham essa capacidade. Essa capacidade até seria possível se mísseis GBI tivessem sido instalados na Polônia como queria o Bush, mas depois, com a mudança feita pelo Obama, o míssil que se decidiu colocar na Europa foi o SM-3.
    Antes os americanos estavam desenvolvendo o KEI, que seria um míssil pesado, de alta velocidade e longo alcance, que visava interceptar ICBMs na fase inicial, mas o míssil teve seu desenvolvimento cancelado.
    Esse vídeo mostra como seria a atuação do KEI que o SM-3 não consegue imitar, apesar das desconfianças do Putin e da implicância com o Escudo. https://www.youtube.com/watch?v=U6px496s_rQ

  106. Putin ditador??? Merkel é o que ??? O PT no Brasil também é o que ?? A dona Merkel afundou a Alemanha ,o PT afundou o Brasil , mas o povo só fala de Putin que tomou a Rússia de um bêbado e estar reerguendo ela aos poucos …

  107. Léo,
    Até os EUA já teve essa ideia de míssil de cruzeiro nuclear(veja o SLAM) mas isso foi há 50 anos . Hoje, esse conceito é ultrapassado!
    E vai de encontro uma série de tratados assinados pelos russos. Hoje, seria querer inventar a roda. Há 50 ou 60 anos não havia armas confiáveis para levar uma carga nuclear do ponto A ao ponto B , mas hoje, com total domínio dos mísseis balísticos, torpedos e mísseis cruise de propulsão nuclear são umas excrescências tecnológicas.
    Nas românticas décadas de 50 e 60 esses projetos mirabolantes eram comuns e davam belíssimos artigos na Popular Mechanics, mas não passavam disso. Esse projetos serviram para criar alguma tecnologia e para ver o que não funcionava na prática numa época em que previam que até carros seria movidos a energia nuclear.
    Se imaginarmos que os russos irão desenvolver um míssil cruise (seria supersônico??) nuclear podemos imaginar que eles possam fazer um propulsor nuclear que possa ser atarrachado em um bombardeiro Tu-160 e dar a este um alcance ilimitado sem precisar de REVO.
    Ou seja, há tantas utilidades mais práticas para uma tecnologia dessas, caso se concretize, que desperdiçá-la em um míssil pra mim é grotesco.

  108. Bosco 2 de Março de 2018 at 11:50
    ” Político é tudo igual em todo lugar. Eles não se importam de parecerem tapados para uns desde que para a maioria pareçam seres superiores.”

    É isso aí Bosco! Fico impressionado como o Putin tem conquistado o eleitorado brasileiro…

  109. O mais estranho de tudo é que alguns brasileiros ficam com mais raiva do Putin que os próprios norte-americanos. Meu deus que loucura. Só o tempo dirá quem está com a razão, mas vi as declarações do Pentagono e nenhuma considera isso um Blef.

  110. EduardoSP 2 de Março de 2018 at 14:35
    Bosco 2 de Março de 2018 at 11:50
    ” Político é tudo igual em todo lugar. Eles não se importam de parecerem tapados para uns desde que para a maioria pareçam seres superiores.”

    É isso aí Bosco! Fico impressionado como o Putin tem conquistado o eleitorado brasileiro…
    ———————————————————————————————————————-
    O Putin está tão preocupado com o “atraso”, que não se importa em desperdiçar recursos orçamentários russos em uma corrida armamentista.
    O povo russo come armamento?

  111. Bosco,
    aprende-se muito quando discutem todas essas características militares das armas fantásticas da Rússia. Contudo, todo aquele discurso tem apenas objetivos políticos. Putin está a apontar para dentro da própria Rússia, é uma forma de afirmação de um percurso que ele iniciou com o ataque à Geórgia e continua com a Ucrânia. É uma forma de mostrar aos russos todo o poderio do império e do novo Czar. Os russos nunca tiveram uma tradição democrática, nunca foram uma sociedade aberta e livre à maneira ocidental, por isso, os russos adoram esta propaganda que lhe restitui a grandeza do passado. Pena foi que Putin tenha escolhido este caminho, o ocidente abriu-lhe as portas que poderiam transformar a Rússia numa sociedade mais aberta e democrática. Quer também condicionar politicamente os Estados Unidos e a NATO mostrando os novos brinquedos onde investiu tanto dinheiro. Nada que os Estados Unidos não tenham… acho que vai ter um efeito politico e militar diferente, países como a Alemanha e outros países do norte, centro e leste da Europa vão investir cada vez mais em novas armas e sistemas militares com medo do urso!
    Por sua vez os Estados Unidos e a NATO ao instalarem defesas anti-mísseis na Europa de leste e ao reforçar as suas defesas também é um aviso politico para a Rússia, uma forma de os condicionar politicamente de que não podem continuar por este caminho de anexação de territórios ou de países vizinhos.

  112. Pode até ser que haja alguma verdade. Restaurar a posição da Rússia pós-soviética como potência de respeito é um dos maiores apelos de Putin. Daí a “inventar” novas classes de armamentos “invencíveis” parece delirante, conversa para público interno em tempos de eleição. Míssil de cruzeiro com um reator de “um centésimo” do tamanho dos que movem os submarinos nucleares? Isso ainda seria enorme para ser instalado num míssil.

  113. Para aqueles que admiram tanto a Rússia e a China apenas gostaria de dizer que a China se prepara para fazer alterações politicas que poderão perpetuar o atual presidente no poder. É apenas a velha tradição chinesa, um imperador comunista com foram os anteriores. Putin na Rússia arranjou aquela geringonça pseudo democrática de rodar no poder com um sósia politico que ninguém sabe quem é. Putin é o novo czar da Rússia. Duas grandes super potências governadas de maneira autocrática com toda uma população que nunca se habituou a desancar os seus governantes e políticos em blogs de defesa ou afins. Nos Estados Unidos, Trump é uma espécie de erro de casting, mas na velha tradição democrática americana será apenas mais um presidente, nunca será recordado como um dos grandes presidentes americanos. À minha mais velha Europa não faziam falta nenhuma das duas grandes potências governadas desta maneira com ambições imperialistas. Na Europa estamos mais interessados em segurança e direitos sociais, por isso, uma parte de nós anda em viagem cá dentro.
    Um abraço ao forum

  114. HMS TIRELESS, sobre a Rússia e sua indústria é muito mais complexo. Como falei eles junto USA/Japão sao os únicos que mechem com GaN mmic.
    Então tecnologicamente eles estão na vanguarda junto a capacidade deles de usinas materiais complexos e automação Isso é um ponto claro.

    Eles mesmo não possuindo fábricas de carro 100% russas estão desenvolvendo carros e ônibus autônomos em vários centros de pesquisa como programa de estarem sempre em disputando e equiparado.

    Oque Putin falou em diversificar, no meu entender é isso… valorizar e apoiar o empreendedor independente civil , algo que eles tem olhado e parece agora que vai ser realmente algo de estado para consumo inter e exportar.

    Yandex car
    https://youtu.be/Bx08yRsR9ow
    Kamaz
    https://m.youtube.com/watch?v=5hNcivYMaLU
    Hoversuf
    https://m.youtube.com/watch?v=BDBevIXMPzs

    YOTAphone é um celular bem visto.

  115. Bosco
    Concordo que um míssil nuclear não é viavel por questão de preço e riscos, mas o que me parece estranho é Putin, inteligente do jeito que é, falar uma bobeira dessas para o mundo todo, a ganho de que ?
    O laser provavelmente é real e tem utilidade comprovada , o míssil hipersônico lançado do MIG também qualquer um percebe que é algo viável e útil e que os russos tem capacidade de fazer , o Sarmat também ( mesmo eu não achando ele tao útil como os Topol-M e Yars) e o míssil hipersônico intercontinental também é algo que pode ser útil , já este míssil de cruzeiro nuclear é algo que qualquer um vê que é inviável e sem utilidade e que eu acho ate algo que a Rússia nem os EUA conseguiriam fazer com facilidade, pois como você disse , um motor nuclear seria mais útil em aeronaves.
    Por que Putin depois de mostrar tanta arma boa e viáveis ia dar uma mancada dessa ? Ele não precisa inventar que tem arma boa como Irã e Coréia do norte fazem…
    Creio que possa ser um teste este míssil , para testar a tecnologia e no futuro aplicar em outra área ou até na mesma, mas duvido que este míssil chegue a ser fabricado em série. Agora o restante das armas mostradas acho muito interessante.

  116. Léo,
    Concordo com você. Das armas apresentadas pra mim só o torpedo e o míssil cruise nuclear. Aliás, não entendo russo e não sei se o míssil é nuclear mesmo. rsrs Sem que ele tem um baita de um alcance. rsrsss
    Os russos já têm um torpedo com 100 km de alcance, o Type 65, e não entendi qual é a do torpedo gigante e o que ele agrega. Sei que ele não parece ter uma ogiva de 100 Mt como aquele que apareceu no estudo do Pentágono.
    Pra mim seria mais racional um submarino nuclear não tripulado capaz de tocar o terror, atacando com torpedo e mísseis. Do mesmo jeito que não vejo razão para um míssil cruise nuclear, mas me calaria se fosse um bombardeiro nuclear furtivo capaz de igualmente tocar o terror no mundo todo.
    O Putin não está só no quesito “ufanismo” presidencial. Nossos presidentes também não ficam atrás e nos EUA o Reagan há 40 anos previu a Guerra nas Estrela (Iniciativa de Defesa Estratégica) que demandaria uns 2000 satélites em órbita e o Oriente Express, um avião civil para 300 passageiros que faria Mach 20.
    Graças a Deus a física trata de restringir esses projetos fora da curva das possibilidades reais. rsrss

  117. Tal como Brasil a Rússia é um país considerado em desenvolvimento (pelo menos do ponto de vista economico). Agora vamos analisar os dados de ambos, e ver serealmente o Brasil é melhor, como alguns aqui afirmaram: Renda per capita por (PPP) Rússia: 27890(FMI-2017) Brasil 15500 (FMI-2017)
    Taxa de homicídios por 100 mil habitantes: Rússia 11,3 (UNODC) Brasil 26,7 (UNODC)
    Exame educacional internacional (PISA) Rússia 494 (Matemática -está na frente de países como Suécia, EUA e reino unido) Brasil ( Matemática – Está atrás de países como (Peru colômbia e costa rica) Rússia 495 (Leitura – está na frente de países como Suíça e Itália) Brasil 407 (está atrás de países como Argentina e México ) Rússia 487 (ciências- está na frente de países como Israel e Grécia) Brasil (ciências- está atrás de países como Tailândia e Turquia)
    IDH Rússia – 804 (posição 49) Brasil (0,754 atrás de países com Azerbaijão e Sri Lanka PQP!)
    Outro dia saiu uma pesquisa que mostra que o brasileiro é um dos povos que menos conhece o seu país, e a cada dia as pessoas provam isso! Vivem no mundo da fantasia! Curioso é que quando Putin assumiu o Brasil era em geral, melhor que a Rússia.
    Referências:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_%C3%8Dndice_de_Desenvolvimento_Humano
    http://www.businessinsider.com/pisa-worldwide-ranking-of-math-science-reading-skills-2016-12
    https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_GDP_(PPP)_per_capita
    https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_intentional_homicide_rate
    Obs: todas as fontes do Wikipédia possuem a fonte original, só verificar em caso de dúvida!!!

  118. Comentário pescado na web:

    “so Americans react the same way as they did decades ago when they heard the Japanese efficiency in making cars was (I think ) 800% better than theirs. First they did not believe it. Then they sent a delegation to Japan to research. They came back and said -the efficiency was so high – Anglosheeple in Detroit HQs could not actually believe it. So they just pretended it was a bluff. They waited another 4 or so years and sent another delegation to Japan – and they confirmed it was actually true all along.
    Only then did the ‘scientists and managers’ believe it. I learned this while studying for a PMP certification”.

  119. Ideologia a parte, o problema é que, embora propaganda seja especialidade americana, o blefe é tradicional na Rússia desde a revolução comunista. Pessoalmente, é melhor ficar com os dois pés atrás quando prometem qualquer coisa, pois eles levam a sério a máxima de Sun Tzu “na guerra, se estiver fraco finja estar forte; se estiver forte finja estar fraco”. Levam a um nível que até assusta. A começar por criar bases com mísseis que são meros mock-up, confessado posteriormente ao fim da URSS. Não que americanos não façam isso, mas na escala russa só a China ganha.

    O problema de você brigar com o Tio Samuel é que ele não costuma blefar, ele fala o que tem, e pior, não fala o que tem de mais especial. Muitos pensam que hoje a tecnologia militar ficou mais aberta ao público, mas por trás dos panos há coisas ocultas que não imaginamos. Lembram, em 2011, do misterioso helicóptero stealth usaod para matar Bin Laden? Até hoje ele ainda é um segredo. Provavelmente deve ter sido um mix do abortado RAH-66 Comanche e um UH-60 Black Hawk. Sejamos sinceros, ninguém no mundo domina teologia stealth como os americanos, além de mísseis antimísseis.

    Dos russos, o mais perigoso é a megalomania de sua elite, ainda mais por Putin. Embora pensem que ele é um nacionalista comunista, a verdade é que ele é adepto de uma nova vertente revolucionária, criado por um maluco chamado Alexandr Dugin, o tal do Eurasianismo. Segundo o mesmo, há as potências atlânticas/marítimas, respectivamente Estados Unidos e Inglaterra, representando o Ocidente, e do outro lado os Terrestres/Continentais, representando China e Rússia. A ideologia afirma que as potências atlânticas oprimem as terrestres. É um maniqueísmo conveniente. Dugin chegou a debater com Olavo de Carvalho sobre sua nova vertente e sua luta contra os Globalistas. Por que isso? Porque Putin é uma depto dessa ideologia, por isso seu discurso parece muito nacionalista. A Guerra Fria nunca acabou, palavras do próprio KGB Vladmir Putin.

    A Terceira Guerra mundial só foi atrasada. Ela acontecerá cedo ou tarde. Começará localmente, rapidamente se tornando continental e, por fim, acabará numa chuva nuclear mútua.

    Se alguém aí sentia alguma inveja de quem viveu nos tempos da primeira guerra, segunda guerra, ou da guerra fria, tenha inveja deles, porque não viveram a sua época. Não vai ser como nos videogames.

  120. A maioria dos armamentos anunciados me deixa muito feliz que alguns pensem que são fantasiosos, pois se algum dia descobrirem que não são estaremos todos condenados, pra piorar nem moramos no país americano para morremos rapidamente. Vamos definhar aos poucos devido aos efeitos nocivos da radiação.
    Agora sobre os armamentos
    Míssil de cruzeiro nuclear- destruição em massa;
    Samart – destruição em massa;
    Submarino torpedo nuclear – destruição em massa;
    Ogiva supersônica planadora – destruição em massa;
    Míssil supersônico – convencional/ destruiçao em massa.
    Sei não, mas acho que tem um padrão se repetindo. A Rússia esta investido em dissuasão nuclear, é cristalino como água….
    Não adianta ficar vendo dificuldades. Estas armas não são pra proporcionar uma Vitória na guerra, são pra garantir que todos perderão ….

  121. Amigo Cesar A. O Canadá, não tem essas armas pq não precisa, porque tem boas relações com os vizinhos e pode se defenderem mutuamente e economizar dinheiro para investir na população, a Russia tem que ficar sozinha pq ninguem no mundo confia nela, com razão.

  122. Pessoas tentam por tudo que é mais pesado, desacreditar Putin como ele sendo um Ditador Comunista… Pelo contrário ele já demonstrou varais vezes que ele sabe o mal que o comunismo fez ao povo dele… ” troxe muito progresso” mas ele sabe como seu povo sofreu e sacrificou por isso.
    Esse Papo só cola pra pessoa ideológica dos dois lados. Agora que ele é puta apaixonado pelo pelo seu povo e cultura isso faz ele cometer erros graves. Mas longe de ser um Ditador.
    Como falei… Em vez de se levar por achismo, aproveitem um dia tirar umas férias pela Rússia e o Baltico. Tirando os poloneses a visão dos russos pelos povos são bem interessantes.
    Sobre o armamento os estados Unidos fizerem isso nos anos 2000 e ainda fazem. Os russo fizerem agora…
    Putin é um jogador de xadrez nato, fazer bravata sem poder pagar é um erro que ele não cometeria.
    Dois exemplos sobre pesquisar russos do emprego do laser. A-60/ 1K17

  123. Bosco
    No video da RT ,na Sputink, e na defense.ru falam que é movido a energia nuclear , e também pelo vídeo a única maneira de ele ter esse alcance todo seria ser nuclear .
    E o torpedo eu acho interessante, ele poderá ser lançado antes da guerra iniciar e ficar meses esperando ou se deslocando para um ponto ideal do globo , em grande profundidade onde outros torpedos não conseguem pegar , ele pode navegar lentamente para se manter em silencio , e usar seu sonar para identificar um grupo de batalha americano , como um submarino faz , ele é um mini submarino não tripulado só que suicida kkkk e pode ser armado com ogiva nuclear , como no video mostra atacando uma base naval , e ele segue o fundo do mar como um míssil de cruzeiro segue o relevo da terra.
    Eu não acho esse torpedo um desperdício.

  124. Disse a pessoa de Augusto L:
    “Amigo Cesar A. O Canadá, não tem essas armas pq não precisa, porque tem boas relações com os vizinhos e pode se defenderem mutuamente e economizar dinheiro para investir na população, a Russia tem que ficar sozinha pq ninguem no mundo confia nela, com razão”.

    Nações tem interesses a serem defendidos, mas, já que falaste em confiança, a Rússia não quebrou nenhum tratado do qual é signatária, comportamento que era igualmente típico da antiga URSS, que mesmo sob Stalin observava escrupulosamente todos os tratados firmados. O mesmo não se pode dizer dos EUA, que chegaram a mentir em pleno Conselho de Segurança da ONU para invadir o Iraque…
    Onde estão as armas de destruição em massa de Saddam? Pode nos dizer caro Augusto?

    Caro Augusto, desculpe-me se a resposta foi um tanto ácida, mas, que juntou a palavra “confiança” com nações, foi você.
    Sds.

  125. A Russia não ia expor suas armas se não estivesse bem adiantada,claro que essa propaganda tem dois objetivos claro,a reeleição de putim,mostrando que o povo está bem defendido,notem que ele falou em saúde,e desenvolvimento ,infraestrutura enfim falou o que o povo lá gosta de ouvir,e o segundo recado e para o EUA gastar mais dinheiro em armas(guerra fria) .Alguem falou que o bateria de antimísseis incomoda,sim incomoda que em caso de misseis de varias ogivas e melhor intercepta-lo nos primeiros estagio de lançamento pois é uma única peça e uma única ogiva,mas quando as ogivas se separam em 10,20 e em velocidade march10 fica quase impossível você abater que seje 50% delas.O EUA malandramente que instalar escudo na Europa, e a Russia é contra.

  126. Nada contra a capacidade militar russa, eles tem ótimos enenheiros e a história prova isso. Discordo completamente da visão de Estado da Rússia, assim como discordo também da visão de Estado dos países europeus: Alemanha, França, Inglaterra, Itália…etc. Essa confusão na Europa não acaba nunca.
    Apenas para lembra-los, o discurso do Putin acontece bem próximo a eleição, uma eleição quase indireta onde aqueles que são contrários ao grupo do Putin são excluídos do jogo (isso quando não são assassinados no centro de Moscou). Lembro também que o grupo de Putin controla a Rússia desde 1991 e que curiosamente é a continuação do antigo governoda URSS.
    Toda essa propaganda tem um propósito bem claro…não que os russos não sejam capazes, mas certamente o discurso não teve esse propósito.

  127. Vladimir Putin é um grande personagem da história moderna.
    Ficará marcado como o grande líder que é.
    O homem que levantou a Russia, que estava prestes a explodir quando ele assumiu, e resgatou o orgulho russo. São conquistas dele e ninguém pode lhe tirar esse mérito.

    Dito isso, Putin é autoritário ao extremo. Vem da escola da antiga KGB.
    Local aonde eram formados homens dispostos a matar ou morrer pela “Mãe Russia”.
    E ainda hoje alguns “métodos” de trabalho da antiga polícia secreta são utilizados.
    Não foram poucos os adversários políticos de Putin que morreram em circunstâncias suspeitas.
    Ele tem os “Celso Daniel” dele…

    Mas o engraçado disso tudo é que, apesar de ser ex-KGB, ter trabalhado para o regime comunista soviético e ser ídolo da esquerda latino americana, Putin hoje é o principal adversário dos comunistas russos, que formam a espinha dorsal da oposição russa. Que diga-se de passagem é um zero a esquerda. Tanto que o Partido Comunista Russo, aquele famoso, é acusado pelos radicais de esquerda de fazer uma oposição falsa e terem se vendido ao poder. Chega a ser cômico.

    Putin adota uma agenda política extremamente conservadora: Ele fortaleceu as ligações igreja e estado, é nacionalista, patriota, anti-imigração, tradicionalista(é odiado pelos movimentos sociais) e não tá nem aí para o politicamente correto.

    O filósofo Aleksandr Dugin, o guru de Putin, costuma dizer que a Russia que vai salvar a Europa após a falência sócio, política e cultural que ocorrerá nos próximos 50 anos.
    E é nisso que Putin acredita.
    Numa Russia forte, absoluta e cuja zona de influência vai do pacífico ao atlântico.
    A famosa EURASIA.

    Tal qual Gengis Khan sonhava.
    Quando o líder mongol destruiu Moscou DURANTE O INVERNO, os russos devem ter achado a ideia boa demais pra não tentar eles mesmos.

    • A diferença e que a Russia foi convidada pelo presidente eleito Assad para realizar a operação de pacificação … os EUA foram convidados? Então são uma forca invasora! O exercito sirio tem o direito de defender seu território contra os EUA … isso e’ ponto comum.

  128. Nos tempos da guerra fria, nenhum dos atores dizia ter a arma final ou que havia desenvolvido um sistema miraculoso, simplesmente eles contavam as ogivas e diziam: elas destroem o planeta 125 vezes ou 175 vezes.

    E ambos espionavam e continuavam desenvolvendo armamentos, e nunca nenhum deles teve coragem de posar de machão.

    O que quero dizer? Simples, Putin tá dando uma da machão de internet – aquele que na internet é o bonzão, o mais bonito, o mais potente, o mais espetacular… mas que na vida real e só mais um papudo.

    Se os russos tivessem as armas poderosíssimas que dizem ter, eles simplesmente ficariam de bico calado, deixariam no máximo que o ocidente desconfiasse delas…

  129. O conceito do míssil nuclear funciona de maneira semelhante ao reator nuclear, só que ao invés de aquecer água para gerar vapor, aquece o ar. Não deve ser veloz mas o alcance vai enquanto durar o combustível nuclear ou seja, um bom tempo.

  130. Só um louco ou alguém que anda tomando muita metanfetamina pode dizer que Vladimir Putin não é um grande líder, pois ele o é. Para um líder de um país que vive a base de exportação de commodities é fácil aplicar uma política econômica e fazer o país crescer 7% a.a quando o preço de tais produtos exportados cresciam a cada ano durante toda a década de 2000, apenas o incompetente do Lula não conseguiu essa façanha de colocar o país para crescer em 7% a.a, por isso nossa renda per capita é mais baixa do que os russos. Voltando a questão de Putin, ele sabe melhor do que ninguém usar todos os recursos herdados da antiga União Soviética, a monodependência energética permite a influência da Rússia em assuntos europeus, em
    compensação, a Rússia é vulnerável por sua alta concentração econômica em alguns poucos recursos naturais, em particular gás, petróleo, madeira e minérios. Consequentemente, o crescimento russo está diretamente ligado ao mercado do petróleo e gás, o que afeta diretamente a política fiscal russa. Como o petróleo bruto e refinado e o gás natural representam 61% das exportações russas, qualquer variação de preço, para cima ou para baixo, afeta profundamente a economia russa, não importa o que digam os demais, esse recursos herdados é de um valor inestimável para os líderes russos e eles sabem disso, prova disso é a intervenção russa na Síria para europeus não terem alternativa, senão o gás russo. Uma rápida comparação entre o setor industrial chinês e o russo é pertinente. Desde 1992, o setor industrial chinês cresceu em média 13,9% ao ano, mas o russo cresceu apenas 0,3%, período analisado até 2014. Assim, a renda energética russa permanece fundamental para o equilíbrio de suas contas públicas. Essa renda
    foi responsável por 28% da receita fiscal do governo em 2014, essas receitas foram de fundamental importância para os projetos militares do líder russo para se consolidar no poder e acrescentar hard power ao seu quase inexistente poderio bélico do exército russo na qual vinha se enfraquecendo ano após ano, basta que os projetos concluídos nessa década começaram e foram intensificados no período da bonança das commodities da década passada. Como nem tudo no conturbado cenário político russo é confiável aos olhos de um estrangeiro, aconteceram situações em que o líder russo foi colocado contra a parede, principalmente relacionados aos seus opositores. Boris Berezovsky foi um grande opositor de Putin, seu poder era mais econômico do que político já que se tratava de um oligarca russo, era um dos chamados “czares da economia russa”, correu da Rússia para Londres por apropriações do governo russo e de acusações de crimes financeiros e desvios de dinheiro, tão logo quando Putin assumiu, em decorrências suspeitas foi encontrado morto no banheiro de sua residência com grande chande de ter sido enforcado. Londres é um emblemático cemitério de inimigos graúdos do presidente russo Vladimir Putin. O magnata Boris Berezovsky não é o primeiro a ser encontrado morto em circunstâncias suspeitas na capital britânica. Antes dele, outros “desertores” do Kremlin também morreram no Reino Unido sem deixar qualquer vestígio imediato e aparente. O amigo pessoal de Berezovsky e ex-agente da KGB Alexander Litvinenko foi um dos que acabaram na lista de “casos inexplicáveis” dos investigadores britânicos. Em 2006, sua morte rápida e inesperada causou espanto. Em menos de um mês, Litvinenko ficou doente e morreu. Familiares não tinham notícia do diagnóstico de nenhuma doença agressiva. A surpresa veio com os exames da perícia, que verificaram doses elevadas de polônio 210 em seu organismo. Um micrograma dessa substância radioativa é o suficiente para matar um ser humano adulto de cerca de 80 quilos. A principal hipótese é de que alguém tenha dissolvido o veneno em alguma bebida durante uma reunião em um hotel de Londres. As investigações nunca comprovaram, mas o governo britânico acredita que agentes secretos russos tenham envenenado Litvinenko. Em 2008, outro opositor público de Putin foi encontrado morto sem grandes pistas. Badri Patarkatsichvili era georgiano e foi sócio de Berezovsky na década de 1990. Vivia exilado em Londres porque se dizia perseguido por autoridades do Kremlin. Morreu aos 52 anos. Em um primeiro momento, investigadores julgaram o caso como “inexplicável”. No entanto, pouco tempo depois, alegou-se que ele havia sofrido uma parada cardíaca fulminante. A imprensa russa alinhada a Putin atribuiu sua morte a disputas de poder na Geórgia, seu país natal. Outra morte repleta de especulações é a de Alexandre Perepilitchni. O empresário russo de 44 anos não possuía vínculos aparentes com Berezovsky, mas muitos dizem que estava indiretamente associado a um amplo esquema de lavagem de dinheiro do funcionalismo público russo. Perepilitchni morava em uma propriedade do magnata Alexandre Lebedev, testemunha nesse caso de corrupção. Seu corpo foi encontrado em frente a sua casa na região de Surrey. À semelhança de seus demais compatriotas, as causas da morte nunca foram esclarecidas. Me parece que o Serviço Estrangeiro de Inteligência da Rússia não brinca em serviço, muito menos em se tratando de “segurança nacional”. Outro que não teve a mesma sorte de ser o escolhido entre os favoritos do Czar da Rússia moderna é o Mikhail Khodorkovski, acusado de vários crimes que os atuais oligarcas cometem como fraude e fuga ao fisco e desvio de petróleo, ficou 11 anos na prisão, sendo que a acusação de desvio de petróleo não fazia o menor sentido, pela razão da justiça russa estipular um valor desviado quando a empresa em toda a sua história nunca produziu nessa quantidade. Esses não tiveram a mesma sorte que Roman Abramovich, Vladimir Potanin, Mikhail Fridman, Viktor Vekselberg, Andrey Melnichenko e Alisher Usmanov, esses homens “confiam” tanto em Putin que suas empresas são todas registradas em paraísos fiscais, seus iates ancoram na França e suas residências ficam em Londres, Suíça e Paris.

    Como o amigo Oráculo nos relatou, o partido comunista russo é uma falsa oposição ao partido de Putin, Rússia Unida. O Czar acumulou tanto poder e prestígio que, mesmo os comunistas russos caíram nas graças de seu senhorio, dispostos a levar o entretenimento político russo a um nível cômico, onde só que o importa é a permanência no poder, usando de todos os meios possíveis. Na Rússia de Putin, a única oposição permitida pelo czar talvez seja os comunistas, os que obviamente são totalmente controlados pelo Kremlin, uma prova do relatado é o atual candidato dos comunistas chamado de Pavel Grudinin, adivinha de quem ele é fã? De Putin. E mais, ele é um comunista milionário, contradição maior do que essa possivelmente não existe, entretenimento russo que nos diverte.

    Putin para agradar o eleitorado procura manter uma relação de causalidade com a Igreja Ortodoxa, o movimento conservador russo não é fruto de um líder que preza por seus valores morais e religiosos na qual toda a sociedade ou parte dela reconheçam esses aspectos conservadores na hora de definir questões culturais na sociedade russa, mas sim de um povo que sofreu por medidas anticristãs no comunismo soviético tendo seu apogeu o camarada Stalin como o guiador de toda essa política opressora, na qual tratava a religião meramente constituída através da ideologia comunista, era o que importava naqueles tempos. Isso mudou com a Segunda Guerra Mundial, Stalin usado a máquina de desinformação soviética para convocar os cristãos para lutar contra o “anticristo” Hitler, obviamente com intermediação dos líderes “ortodoxos” que, juraram fidelidade absoluta ao regime e aos interesses soviéticos. Incapazes de reconhecer qualquer autoridade ou doutrina unificadora, as igrejas “ortodoxas” sempre foram dependentes do poder temporal da região ou do momento, a igreja ortodoxa russa é uma das pontas do tridente político de Putin, O cristianismo é promovido enquanto instrumento de domínio político.

    Propaganda stalinista(‘Santinho’ soviético: Santa Olga se aparece a Stalin e o aconselha na II Guerra Mundial): https://3.bp.blogspot.com/-liKsI9K5-rU/WQqBaQszXhI/AAAAAAAAm5k/869Tb0KIe10FYWBLIjJt4lIfZti5ta68gCLcB/s1600/%2527Santinho%2527%2Bsovi%25C3%25A9tico%2BSanta%2BOlga%2Bse%2Baparece%2Ba%2BStalin%2Be%2Blhe%2Bd%25C3%25A1%2Bconselhos%2Bna%2BGuerra%2BMundial.jpg

    Não é raro encontrar quem diga que o regime de Putin é o guardião dos valores tradicionais do cristianismo e da família, e que a “nova Rússia” seria uma espécie de baluarte no qual o Ocidente deve se apoiar para não afundar na decadência. Relembra-i então alguns dados de conhecimento geral que são omitidos:
    — a “nova Rússia” cristã, cuja população é mais do que o dobro da francesa, aborta proporcionalmente duas vezes mais crianças (800.000 por ano) do que a França laicista (200.000).
    — a “nova Rússia” é o primeiro consumidor mundial de heroína. Embora esse extenso país represente apenas 2% da população mundial, consome 21% da produção planetária dessa droga pesada. Trata-se de uma herança recebida por Putin, mas não se tem notícia de que ele aja eficazmente para extirpar o vício que devora a nação.
    — o desfazimento da família está provocando uma catástrofe demográfica: a população russa – mais de 140 milhões – ruma para 80 milhões de habitantes por volta de 2050, segundo as projeções.

    https://4.bp.blogspot.com/-ZwFv_g9UOho/V3R-81Ld1mI/AAAAAAAAkY8/LnRg4t3KH_oSlsPceygxNqSn5kKpYX7ZgCLcB/s1600/Costumes%2Bcrist%25C3%25A3os%2Best%25C3%25A3o%2Bsendo%2Bachincalhados%2Bcom%2Bobjetivos%2Bpol%25C3%25ADticos.jpg

    “A Igreja Ortodoxa russa não tem mais nada a ver com o cristianismo, é uma religião consagrada ao culto do Estado russo. O próprio Kirill [patriarca de Moscou] declarava nos anos 90 que sua igreja tinha necessidade de se reformar para se separar da KGB, mas depois mudou de opinião”.

    Cécile Vaissié, professora de estudos russos e soviéticos da Universidade Rennes 2, em seu extenso livro Les réseaux du Kremlin en France, publicado em 2016, apresenta uma interpretação mais complexa e rica:
    “De fato, a Rússia consagra anualmente 3,5 bilhões de euros para a sua propaganda. E, ao fazê-lo, segundo a professora, “o Kremlin utiliza os velhos métodos da KGB: prefere promover sua imagem internacional, ao mesmo tempo em que reprime a população russa”.
    O Kremlin visa expandir as “igrejas ortodoxas” de acordo com um projeto em nada religioso, mas completamente político.
    “Tudo o que está ligado à igreja ortodoxa russa (mais conhecida como ‘Patriarcado de Moscou’) é político.
    “Na chefia dessa igreja se encontram dignitários que trabalharam para a KGB na época soviética”, explica.
    Hoje, acrescenta a professora, Putin se serve dela. Na Rússia, a ortodoxia é uma ideologia de estado, antidemocrática e antiocidental.”

    Culto da personalidade de Putin reedita o culto a Stalin instrumentalizando e desvirtuando o cristianismo: https://3.bp.blogspot.com/-Fq236RzVGEE/V3R_LlBgzZI/AAAAAAAAkZE/CNCjQSsfi5kl0OPLO5khJcTYk1w-5nrdACLcB/s1600/Culto%2Bda%2Bpersonalidade%2Bde%2BPutin%2Breedita%2Bo%2Bculto%2Ba%2BStalin%2Binstrumentalizando%2Bo%2Bcristianismo.jpg

    Putin equiparou o comunismo com o cristianismo, e o culto do corpo de Lênin na Praça Vermelha com as honras prestadas às relíquias dos santos, informou sua fiel agência Sputnik: https://br.sputniknews.com/russia/2018011410275186-putin-cristianismo-comunismo-lenin-mausoleu/

    Em entrevista reproduzida pela TV oficial Rossiya 1, Putin voltou a fórmulas já usadas por Fidel Castro e líderes marxistas ortodoxos para ludibriar os ocidentais temerosos de suas revoluções: “Talvez eu agora fale uma coisa que não agrade a algumas pessoas, mas vou falar o que penso, declarou Putin.
    “Houve os anos duros de combate à religião, quando eliminavam os sacerdotes, desmantelavam as igrejas.
    “Mas, ao mesmo tempo, se criava uma nova religião.
    “A ideologia comunista é muito parecida com o cristianismo, de fato — a liberdade, a igualdade, a fraternidade, a justiça — tudo isso está enraizado no Livro Sagrado.
    “O código do construtor do comunismo é apenas uma interpretação simplificada da Bíblia, [os comunistas] não inventaram nada de novo”, afirmou.

    Não se preocupem, tem vídeo também: https://www.youtube.com/watch?v=EFNvs0t8yvA

    Ações falam mais do que palavras. Muitos jovens russos leem Trotski, Marx e Engels e veem Stalin como uma figura a ser imitada. Ainda são inaugurados museus em sua memória. Está na moda os ideais comunistas resgatados através de aulas de história para os jovens na qual são incentivados a prestar homenagens ao camarada Stalin, tornando algo a mais do que simplesmente “orgulho de seu passado soviético”.
    Na Rússia faz falta uma reflexão sobre o stalinismo, como aconteceu na Alemanha. Isso tem sido feito apenas por um pequeno grupo de intelectuais russos. É só olhar para o que aconteceu em Perm, uma cidade no norte do país. Ali existia um museu em homenagem às vítimas das repressões stalinistas. Quando Putin chegou ao poder, expulsaram os membros da direção do museu e puseram outras pessoas no lugar. Agora, o estabelecimento é dedicado aos trabalhadores do gulag. Já não homenageia os encarcerados, mas sim os carcereiros. Outro exemplo é a aprovação de uma lei que autoriza a perseguição e punição, por parte da justiça, de pessoas que questionem a vitória da União Soviética na Segunda Guerra Mundial.

    Como Putin se vê através do espelho: https://4.bp.blogspot.com/-DxNuE2dwwrA/V8dCwrHk5XI/AAAAAAAAlPY/KhBy9k5vX7QuxZOaThISvX_20SUCDmteACLcB/s1600/Putin%2Be%2BStalin%2Bde%2Bum%2Be%2Boutro%2Blado%2Bdo%2Bespelho.jpg

    E deixo para o próprio dar seu veredicto: http://www.interfax-religion.com/?act=news&div=12690
    “Vocês sabem que, como mais de 20 milhões de cidadãos soviéticos, eu fui membro do Partido Comunista da URSS. E não somente fui um membro do partido, mas trabalhei por quase 20 anos para uma organização conhecida como Comitê para a Segurança do Estado”, o nome por extenso da KGB.
    “Como vocês sabem, não fui um membro por necessidade”, acrescentou. “Eu gostava muito das ideias comunistas e socialistas como ainda continuo gostando”, sublinhou.

    A Rússia hoje não é mais comunista, porém tão pouco é capitalista.

    Putin explora os sentimentos nacionalistas para se manter no poder e lançar ofensivas imperialistas contra os vizinhos, mas seu “sonho dourado” continua sendo o internacionalismo proletário marxista. Essa bandeira hoje não pega, então exibe a do nacionalismo aspirando a ludibriar os povos e engoli-los no internacionalismo da “nova-Rússia”, ou melhor da “nova-URSS”.

    Putin nacionalista vive indagando sobre a velha URSS internacionalista, ele é apenas mais um saudosista do poderio militar soviético e seu antigo prestígio geopolítico.

    Como o Oráculo relatou, Dugin acha que a Rússia é o último bastião da cristandade contra o islâmicos adoradores modernos de Baal e Aserá e o Ocidente pagão, e Putin se consagra como Carlos Martel da modernidade.

    Te garanto que não vai ser por falta de tentativa: https://2.bp.blogspot.com/-An6QsGedRrk/VWnNgDG8JVI/AAAAAAAAeq0/3ZM5j3bWiYU/s1600/Putin%2Bimperador%2Bsem%2Bcerim%25C3%25B4nia.jpg
    https://3.bp.blogspot.com/-CKTUTfx0W9s/VWnNf2kW8kI/AAAAAAAAeqw/Ksk-U_j7hSA/s1600/Culto%2Bao%2Bbusto%2Bde%2BPutin%2Bimperador.jpg
    https://3.bp.blogspot.com/-t5Ybpx3I6JU/VWnNfsYSzFI/AAAAAAAAeqs/NnMVK7F6Jpo/s1600/O%2Bprojeto%2Boriginal%2Bincluia%2Bcoroa%2Bde%2Blouros.jpg

  131. Tenho uma dúvida nada haver com essa notícia em partes, qual é melhor Mig29m ou Mig29smt? Ambos superam nosso F5 modernizados?

  132. Esse gráfico recente, produzido pela Agência de Defesa de Mísseis dos EUA
    https://mostlymissiledefense.files.wordpress.com/2016/06/blockiia-footprint5.png?w=600
    nos dá uma pista dos receios do Putin.
    A nova versão do SM-3 que será homologada esse ano, o SM-3 Block IIA, é tida como capaz de interceptar mísseis ICBMs na fase de ascensão (quando instaladas “próximas” dos lançadores de ICBMs) e na fase descendente (quando instalados entre o lançador de ICBMs e o alvo ou junto ao alvo).
    Esse outro gráfico dá o tamanho do problema que o Putin teria que enfrentar. https://mostlymissiledefense.files.wordpress.com/2016/06/blockiia-footprint-11.png?w=600
    Em tese, 3 navios seriam capazes de proteger todo os EUA contra mísseis balísticos russos.
    Esse artigo é bem interessante e talvez tenha me feito mudar de ideia quanto ao Putin estar paranoico. https://mostlymissiledefense.com/2016/06/30/strategic-capabilities-of-sm-3-block-iia-interceptors-june-30-2016/

  133. Ja faz tempo que o Exercito Russo apresenta planos para mísseis de cruzeiro de longo alcance, alguns tendo o alcance ate mesmo comparável ao dos ICBMs. Ja o míssil de cruzeiro apresentado, tem alcance infinito, pois possui um jato com propulsão atômica, ideia que existe ja a pelo menos 60 anos e parece ter sido implementada ate o estado de produção em massa em um míssil de tamanho extremamente pequeno. Se trata de uma tecnologia limpa, pois o ar não em que passar por dentro do gerador atômico para refrigera-lo, logo não polui o meio ambiente com partículas radioativas. Alem de voar praticamente junto ao solo o que o torna praticamente não detectável pelos radares, e seu alcance infinito permite dar varias voltas pelo planeta ate encontrar o alvo e a posição de ataque ideal, fugindo de todas as defesas antiaéreas. Tecnologia esta, que da supremacia total a Russia, pois os EUA não tem nada parecido. Sem contar que eles (a Russia) tem tecnologia de Laser e Plasma para derrubada de ICBMs desde a década de 70, imaginem o que eles tem hoje, depois de mais de 30 anos de desenvolvimento, e isso sem contar vários projetos secretos que não aparecem de forma nenhuma na mídia. Parece que quem esta criando um escudo anti-mísseis são os Russos (Laser + S-500 + …), e não os americanos, isso contando que eles tem so uma fração do dinheiro dos EUA para fazer isso tudo. Se eles continuarem neste ritmo, os EUA que se cuidem!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here