E190-E2

E190-E2

São José dos Campos – SP, 28 de fevereiro de 2018 – Em cerimônia realizada hoje nas instalações da companhia em São José dos Campos, a Embraer recebeu a Certificado de Tipo para o E190-E2, o primeiro membro da família de E-Jets E2 de aviação comercial, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), pela Federal Aviation Administration (FAA) e pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA). É a primeira vez que um programa aeronáutico com o nível de complexidade do E2 recebe um certificado de tipo das três das maiores autoridades internacionais de certificação simultaneamente.

Apenas 56 meses se passaram entre o lançamento do programa e a certificação do E190-E2. O E190-E2 apresenta novos motores com elevada taxa de derivação e asas e trem de pouso completamente novos. Comparado à primeira geração do E190, 75% dos sistemas da aeronave são novos.

“Tive a satisfação de lançar o programa E-Jets E2 em 2013 e, por isso, é muito emocionante ver a o E190-E2 alcançar hoje o Certificado de Tipo, conforme planejado e no orçamento. Nossas equipes de desenvolvimento mais uma vez se superaram com sua criatividade, dedicação e competência! Além de alcançar todos os objetivos de desenvolvimento, vários pontos importantes, como consumo de combustível, desempenho, ruído e custos de manutenção, ficaram melhores que o originalmente especificado”, afirmou Paulo Cesar de Souza e Silva, Presidente e CEO da Embraer. “Quero felicitar todas as equipes envolvidas no programa, todos na Embraer desempenharam um papel nesta enorme conquista, trazendo ao mercado o melhor e mais eficiente avião de corredor único do mundo. O E190-E2, ao lado de Legacy 450, Legacy 500 e, em breve, o KC-390, posiciona a Embraer como uma das principais empresas aeroespaciais do mundo.”

O programa de testes em voo envolveu quatro protótipos da aeronave, que foram submetidos a rigorosas avaliações. A frota de testes do E190-E2 completou mais de 2.000 horas de voo. Aproximadamente 45 mil horas de testes foram conduzidos em bancadas com espaço para aviônicos, controles de voo, e sistemas elétrico, hidráulico e ambiental.

“A certificação de hoje do E190-E2 é um marco crucial no programa. É razoável admitir agora que as discussões comerciais com operadores em todo o mundo serão aceleradas,” disse John Slattery, Presidente & CEO da Embraer Aviação Comercial. “Atualmente, muitas das campanhas envolvendo o E190-E2 e seu ‘irmão maior’, o E195-E2, são com novos operadores para a Embraer – e isso é muito encorajador enquanto continuamos nossa trajetória em direção a 100 operadores de E-Jets em todo o mundo.”

A Widerøe, maior companhia aérea regional da Escandinávia, será a primeira companhia aérea no mundo a receber o novo E190-E2 e iniciará serviços com o jato em abril. A companhia aérea fechou contrato para até 15 jatos da família E2, consistindo em três pedidos firmes para o E190-E2 e o direito de compra de mais 12 aeronaves da família E2.

A Embraer anunciou recentemente os resultados finais dos testes em voo confirmando o E2 como as mais eficientes aeronaves de corredor único do mercado. Em termos de consumo de combustível, o E190-E2 provou ser 1,3% melhor do que originalmente esperado, o que representa uma melhoria de 17,3% em relação ao E190 de geração atual.

O E190-E2 também se torna assim o avião mais ambientalmente amigável na categoria, com o menor nível de ruído externo e emissões. Resultados de testes em voo confirmaram que o desempenho de decolagem do E190-E2 também é melhor que a especificação original. O alcance da aeronave a partir de aeroportos com altas temperaturas e grandes altitudes (Hot and High, no termo em inglês), como Denver e Cidade do México, aumenta 600 milhas náuticas em comparação com aeronaves de geração atual. Já o alcance a partir de aeroportos com pistas curtas, como London City, na Inglaterra, também aumenta em mais de 1.000 milhas náuticas, permitindo que a aeronave alcance destinos como Moscou, na Rússia, e no norte da África sem paradas.

O E190-E2 também terá os intervalos de manutenção mais longos no mercado de aviões de corredor único com 10 mil horas de voo para atividades básicas de manutenção sem limite de calendário para utilizações típicas. Isso significa 15 dias a mais para utilização da aeronave em um período de dez anos, comparado à atual geração de E-Jets. Outro ganho chave é o tempo de treinamento de transição para pilotos. Pilotos da atual geração de E-Jets precisarão de apenas dois dias e meio de treinamento sem necessidade de um simulador de voo completo para estarem qualificados a operar um E2.

Sobre a Embraer

Empresa global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer suporte e serviços de pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Joli Le Chat

Parabéns à Embraer pelo projeto certificado.
Parabéns à ANAC pelo trabalho de certificação.
Espero que outros projetos venham a ganhar TCDS brasileiro.

Gonçalo Jr.

Três certificações de uma só vez. Parabéns à Embraer e todo o corpo de funcionários da empresa.

Não sei se já foi debatido isso (creio que sim mas não devo ter visto o que é mais provável), aeronaves deste porte podem ser militarizadas para as mesmas funções do dos atuais vetores da FAB como o EMB-145 AEW&C (E/R-99)? Também podem substituir os P-3M no futuro?

Joli Le Chat

Estava aqui tão emocionado com a possibilidade de ser o primeiro comentarista desta grande notícia que escrevi meu voto de maneira imprecisa. O correto é: espero que outros projetos BRASILEIROS venham a ganhar TCDS brasileiro.

MATHEUS

Parabéns Embraer. Sucesso!

Luiz Fernando

Enorme conquista… fruto de uma equipe técnica de alto nível, de extrema competência na gestão de projetos complexos.
As 3 principais certificações recebidas ao mesmo tempo… um fato inédito.
E tudo dentro do cronograma, dentro das metas de investimento e de custos, e superando os requisitos.
Em abril, mais uma marca… a primeira entrega.
Parabéns a todos da Embraer!!!

Caerthal

É a primeira aeronave da nova geração a ser certificada. Há muito a explorar desta plataforma renovada: -versões militarizadas de patrulha e alerta antecipado; – versão executiva para grandes distâncias; – derivações de maior e menor porte; – derivação para propulsão turbohélice, otimzados para aeroportos restritivos e distâncias curtas. O concorrentes irão ter muita dificuldade de acompanhar. O Superjet ficou muito para trás, a ATR não tem cultura de projeto e o CSeries não consegue ser entregue em uma cedência razoável. Mesmo com a questão do motores com melhorias neste ano apenas 1 aeronave foi entregue. Fica uma forte impressão… Read more »

Gustavo

sem falar que o E2 ficou lindo demais. Ontem, com as passagens com a fumaça, poderiam virar um quadro facilmente.

José L emos filho

Parabéns à todo corpo da Embraer, responsáveis por tantos sucessos!!