Segundo o jornal, o general Joaquim Silva e Luna é contra a criação da joint venture entre a Boeing e Embraer

Por Karla Mamona

São Paulo – As ações da Embraer ampliaram queda na tarde desta quarta-feira. Os papéis registravam perdas de 5,87%, sendo negociadas na casa dos 21 reais.

Uma nota publicada pela coluna do Lauro Jardim, no jornal O Globo, afirma que o novo ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, é contra a criação da joint venture entre a Boeing e Embraer.

Segundo o jornal, em reuniões das quais participou sobre o tema, como representante do ministério da Defesa, nunca deixou qualquer margem à dúvida sobre sua posição.

Parceia entre Boeing e Embraer
Ontem, o secretário de comunicação da Presidência, Marcio de Freitas afirmou à Reuters que Michel Temer está avaliando se apóia uma proposta de criação de uma empresa conjunta de aviação comercial entre Boeing e Embraer e que ainda não existe uma definição do governo sobre a parceria das empresas.

O governo se opôs a uma aquisição da Embraer pela Boeing e uma nova proposta envolve a criação de uma terceira empresa que inclui a unidade de aviação comercial da Embraer, excluindo sua unidade de defesa.

“O Ministério da Defesa recebeu e reportou ao presidente. Mas ainda há avaliação sobre a proposta e ainda restam dúvidas sobre o tema”, finalizou Freitas.

FONTE: Exame

Subscribe
Notify of
guest

85 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Eduardo Maciel

Que paradoxo !

Wellington Góes

Enfim!!!!

Karl Bonfim

Esse general Luna, é lunático?!!!
Quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece!

ODST

Até que enfim alguém que pensa por lá…

Karl Bonfim

Ser contra a compra da EMBRAER como a BOEING inicialmente pro pois, é uma coisa, mas ser contra uma parceria, como foi ultimamente noticiado com a uma terceira empresa, ai já é brincadeira. A não que haja algo que não sabemos…

FXE500

Se esta contra é por que tem seus motivos e que o publico geral nao tem acesso.dificil tomar partido sem ter conhecimento total dos fatos seria pura bla bla sentimentaloide

Gonçalo Jr.

Veremos.
Já saiu um monte de notícias que se provaram infundadas e Lauro Jardim já cometeu sérias “gafes”. E agora a pouco saiu na coluna dele no O GLOBO que Temer garantiu a um interlocutor que o próximo Min.da Defesa não será um militar.

MATHEUS

Eu estava estranhando mesmo as ações da Embraer no vermelho tanto na B3 quanto em NYSE. Eis o motivo…

Jmgboston

Não sei dar uma opinião sobre isso. Pensei um tempão a respeito mas no final, somando, subtraindo e dividi ndo tudo cheguei à conclusão que não vai fazer a menor diferença na minha vida e possivelmente em 99.99% das pessoas que escreverem aqui.

Gabriel Oliveira

Lauro jardim tenho minhas ressalvas,vamos aguardar por mais informações.

Tiago Silva

Uma coisa é fato, não sabemos nada sobre as negociações de forma profunda afinal isso é sigiloso e o que nos resta são pequenos pontos que vamos ligando e ai montando cenários de como seria isso ou aquilo. O General Joaquim Silva e Luna tem os seus motivos como qualquer outra pessoa mas a diferença é que ele esta envolvido diretamente nas conversas sobre este futuro ainda nebuloso entre Boeing e Embraer. Sou contra qualquer negociação com a gigante norte-americana e acho que já passou da hora de termos um maior protagonismo no mercado e um detalhe bem importante e… Read more »

Norton

Precisamos de mais informações, sem as quais não temos fundamentação para opinar contra ou a favor.

Everton Matheus

Ja que vocês confiam tanto no Lauro Jardim…
http://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/temer-garante-que-ministro-da-defesa-nao-sera-militar.html

em menos de 1 mês o Ministro será um civíl. Segundo ele, é claro.

Caerthal

Notícia mal fundamentada. Os papeis subiram muito após o Lauro Jardim falar o que não sabe, correção da bolsa. Em um horizonte de 30 dias há ganho, existe a percepção que um negócio de costura complexa irá sair. Até lá a imprensa vai inventar algo novo para falar toda semana.

Claudio

O pessoal apoiando a venda da embraer pela boeing mas esquesse que no programa fx2 que exigiu a transferencia de tecnologia a boeing negou , a embraer ou o governo também deveria ter negado quanto aos super tucanos que hoje é montado nos estados unido , e na minha opinião o governo deve negar essa venda mesmo que caia os valores na bolsa, vai entender esses brasileiro que rasga calsinha pra americanos.

luiz Antonio

agora começa mais um Fla x Flu. No câmbio negro o ingresso não vale nem um pirulito de tanto bla..bla..bla..haja saco.

HMS TIRELESS

Vai ver o general ainda pensa que a EMBRAER é estatal e puxadinho da FAB

Marcos Simões

Lauro Jardim??? Fala sério! Esse é o jornalista mais fake que existe! kkkkkkkkkkk.

Diego

A Boeing deve tar pensando, – Onde é que fui me meter… No fim vai dar em nada esse acordo e as ações da Embraer vão cair ainda mais.

Johan

Dia de realização de último dia do mês na bolsa, fechando com queda de 1,8% devido a dados corporativos e sinais que o fim da queda nos juros se aproxima. Outros papéis caíram bastante, mas o que se percebe é que a mídia fica jogando notícias para ter oscilações no papel.

Corsario137

Gente, o ministro mal entrou e já subiu no telhado.

Marcos10

É o que sempre falo, esquerzoides e milicos bebem água do mesmo cocho, um de um lado e outro do outro.

WFonseca

Já disse e repito: Se a Boeing tiver um pouquinho de juízo não deveria prosseguir nesse negócio! A Embraer, apesar de ótima empresa, está atrelada a um país que em 2017, entre 180 outros, ocupa a 153ª posição no Ranking de Liberdade Econômica (composto de 13 itens como gastos e integridade do governo, respeito à propriedade, efetividade da justiça, interferência do estado, liberdade no trabalho, carga tributária etc). Não é questão de ser contra ou a favor, simplesmente não somos do ramo!

Paulo Roberto Fernandes

perguntar não ofende: Porque na criação de uma nova empresa a parceria não seria de 50% para cada uma empresa envolvida?
Sabe mesmo o que penso sobre isso? A Embraer deveria começar a fabricar jatos maiores.

Dan01

Se o acordo nao era bom entao deve ser barrado mesmo, mas com ja falaram nos nao sabemos nada sobre ele. Fazer negocio e diferente de ser entreguista

Dan01

WFonseca
Eu discordo, se ela conseguiu chegar a posição de 3º lugar entre as mais fortes do mundo entao o Brasil nao foi esse pesadelo pra ela. Nao que aqui seja uma maravilha pra empreender, mas a embraer recebeu uma forcinha boa do governo.

Leonardo Gama

Atitude sensata do General Luna.
A Embraer precisa de uma parceria, não de uma aquisição hostil.
Make Brazil Great Again.

alexandre

kkkkkkkkkkkkkkkk
Rindo muito aqui, se fosse Ministro civil era petralha, esquerdopata, etc, etc, etc… E agora José, como fica? É um Ministro Militar, coleguinha de Bolsonaro, diz aí galera …

Nonato

WFonseca, não entendi o seu objetivo.
Criticar o Brasil?
Grande parte de nós aqui queremos o melhor para o Brasil.
Ter uma empresa de alta tecnologia. Uma empresa entre as líderes mundiais.
Acredito que todo cidadão deveria querer o melhor para o seu país.
Problemas nós temos.
Mas ficar menosprezando e autldeoreciando nosso país não vai resolver nada.
A Embraer é motivo de orgulho, justamente o oposto da autodepreciação.
Se temos problemas não é a Embraer…

Rodrigo

Negócio da boieng e Embraer praticamente fechado. A Embraer não é burra sabe oque faz, até pq a diretoria que manter seu empregos e salário com autonomia. Respondendo ao de cima sobre o tucano Cláudio, já foi falado no blog sobre a montagem dos tucanos no EUA, brasil embarga super tucano? Kkkkkkk sendo que grande parte de componentes são dos EUA, mais fácil eles veta a venda que a gnt hahaha

Glasquis7

Eu já disse e fui muito criticado mas repito. Ou a BOEING leva ou a EMBRAER afunda. Questão de valor de mercado.

Cesar A. Ferreira

Que ótimo…
Pois a propalada joint venture a ser formada não se dará sobre produtos específicos, mas como desculpa para abarcar toda a linha comercial da Embraer, que ficará sob controle administrativo, financeiro, comercial e tecnológico da Boeing…

E tem quem comemore os 49%…

Gil

Chamem de compra, não de parceria.

Uma verdadeira parceria na 3ª empresa daria tambem a Embraer o poder de decisão das suas politicas e o que a Boeing propoe não é bem isso.

Chesterton

So esqueceram de avisar ao general que o bem mais valioso de uma empresa eh seu capital humano. Nao tem para onde fugir, ou arruma a casa ou adeus a nossa indústria aeronáutica nacional.

HMS TIRELESS

alexandre 1 de Março de 2018 at 0:48

Tal como a turma canhota que foi alijada do poder através do impeachment parcela significativa dos militares é adepta do estatismo desenfreado, só que de sinal trocado…

Em comum eles têm o seguinte pensamento: mais vale uma estatal deficitária (e muitas vezes saqueada) que uma empresa privada lucrativa.

Rafael Oliveira

Paulo Roberto,
Porque empresa em que não há uma forma de se ter a maioria (que não seja apenas com todos concordando), não funciona. Uma hora ou outra pode ocorrer um impasse e, se a distribuição é igual, ele não é resolvido.
Melhor que alguém mande.

Adler Medrado

Eu sinceramente não me importo.

Andre

A terceira empresa só é parceria p ingenuos! A Boeing tem tudo p engolir a principal parte da Embraer, essencial a sua viabilidade como centro de inovação, concepção, integração e formação de pessoal qualificado.

Glasquis7

BOEIN terá 51% da Joint Venture criada junto a EMBRAER.
http://www.defensa.com/aeronautica-y-espacio/boeing-tendra-51-joint-venture-creara-junto-embraer

Olha a parceria boa, tu entra com a empresa e eu mando.

Danton

A EMBRAER e Boeing farão a terceira empresa sem duvida nenhuma. Um general vermelho só não faz verão! Aliais as pessoas insistem em colocar esses estultos como sendo de “direita”. Não SÃO de Direita qualquer ser humano que seja NACIONALISTA (imploro para não confundirem nacionalistas com patriotas tá?!). Nacionalistas correm de mãos dadas com esquerdistas..SEMPRE! com um mínimo de QI normal humano sabe fazer essa correlação. Esquerdistas advogam (incorporam o conceito de HOBLES) que todo ser humano é egoísta e, assim, defendem constituir um Estado/Governo Forte/Enorme para aplacar essa verve egoística. Fundamento basilar do comunismo. Estudem LUKE pelo amor de… Read more »

Andre

A noticia dos 51% ja foi dada como infundada, a Boeing não se interessa por menos que 80%

JOEL EDUARDO SOARES

BOLSA, QUEM ESTÁ NA CHUVA PODE SE MOLHAR
SDS

Rafael Oliveira

Glasquis7,
A Embraer entra com a empresa e a Boeing entra com dinheiro.
Ela vai pagar pelos 51, 80, 90%. E os acionistas da Embraer decidem o que fazer com esse dinheiro – acredito que a maior parte será dividida como dividendos aos acionistas.

Jorge Nakata

Correndo a boca pequena em SJC: Airbus entrou na parada.

HMS TIRELESS

Jorge Nakata 1 de Março de 2018 at 10:02

Na boa, isso deve ser boato. Contudo, caso seja verdade termina por ser quase uma confissão de que o produto canadense apenas consegue ser competitivo em virtude dos indecentes subsídios do governo canadense e da província de Quebec.

De toda forma vai ser absolutamente lindo ver aqueles que criticam as investidas da Boeing expor toda a alegria e contentamento com configurações de negócios iguais ou até piores que venham a ser oferecidas pelo fabricante europeu.

WFonseca

Dan01 – 01/03 – 00:13
Entendo seu ponto de vista mas não é questão de concordar ou não, eu lhe passei um fato: Em 2017 ficamos em 153º dentre 180 países no indicativo Ranking de Liberdade Econômica, o qual considera 13 itens importantes para sucesso empresarial. Isso é relevante? Depende de quem toma a decisão, tal como o banco que empresta dinheiro para cliente com apontamentos, apesar do credit scoring alertar para um risco maior… normalmente levam na cabeça! Abraço!

Negrão

Sem o contrato em mãos e todos os detalhes da negociação e como dizia a Glória Pires no Óscar 2016: “Não tenho como opinar”.

Anderson

Acho que é uma questão de sobrevivência! Vale mais um pássaro na mão que dois voando! Somente se a direção da EMBRAER tiver uma carta na manga é que essa praceria não sai!
Sou totalmente contra a aporte dos cofres públicos para a EMBRAER. A GOLDENSHARE funciona muito bem.

José L emos filho

Boa notícia, até que em fim apareceu alguém sensato para por as coisa em seu devido lugar, e o lugar da Embraer é no BRASIL, mesmo com investidores internacionais assim comi também é a Boeing , mas as tomadas de decisões e rumo tem que ser nacional. Parabéns ao senhor ministro JOAQUIM SILVA E LUNA.

Hélio

Isso está com cara de notícia plantada para baixar as ações.