Hermes RQ-450

Aeronaves têm capacidade de monitorar os principais eixos rodoviários e identificar situações de anormalidade nas estradas e terrenos

Por Roberto Godoy, O Estado de S.Paulo

A Força Aérea Brasileira está realizando o levantamento eletrônico de áreas estratégicas do Rio, no âmbito da operação de Garantia da Lei e da Ordem, por meio dos aviões sem piloto do Esquadrão Hórus, transferidos da base de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Os Veículos Aéreos não Tripulados (Vants) terão agora as ações intensificadas e expandidas, eventualmente envolvidos na vigilância das linhas de divisa com os Estados vizinhos.

De acordo com um oficial da Aeronáutica, além de monitorar os principais eixos rodoviários, as aeronaves têm capacidade para observar grandes porções do terreno e identificar situações de anormalidade também nas estradas secundárias. O principal Vant brasileiro (ou drone, na denominação internacional) é o Hermes RQ-450. Cada um custa em média US$ 2 milhões, pode permanecer 20 horas no ar e a altitudes de até 5,5 mil metros. A versão da FAB não incorpora armas.

Dois helicópteros pesados H-36 Caracal foram colocados à disposição das atividades de garantia da segurança. São os maiores da frota. Cada um transporta 29 soldados armados, mais dois tripulantes à distâncias de até 800 quilômetros e pesam cerca de 11 toneladas. O Caracal é preparado para receber metralhadoras pesadas em suportes laterais.

A infantaria da Aeronáutica será mobilizada nas ações que atinjam aeroportos e estruturas da aviação, incorporada aos quadros do Exército e dos fuzileiros da Marinha. Segundo o brigadeiro Nivaldo Rossato, comandante da Aeronáutica, “a FAB está pronta para participar das ações de intervenção”.

FONTE: O Estado de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
PauloR

Pelo visto, para variar, a formula dos trouxinhas de resolver o problema da violência no Rio é a velha pratica de enxugar gelo.

“Traficantes reassumem postos após saída de militares, dizem moradores
Segundo relatos, criminosos já circulam pelos mesmos lugares antes ocupados pelas tropas na Vila Kennedy, na zona oeste”

http://*brasil.estadao.com.br/noticias/*rio-de-janeiro,traficantes-reassumem-postos-apos-saida-de-militares-dizem-moradores,70002202017

Bb

Nao faz muito tempo q sugeri ao inves de se comprar navio usado da suecia, q a marinha com ajuda da ael, ares, e estaleiros nacionais montassem aqui o uvv elbit seagul. Alem de servir a forca anti minas , fato ja demonstrado no hms ocean, poderia servir para aquisicao de informacao na orla, portos e rios.

Continuo insistindo em parear essas duas plataformas

José L emos filho

Este vants é muito bonito!! Com um design moderno e linhas bem traçadas e definidas não deixou nada a dezejar aos seus concorrentes estrangeiros. Imponente e com cara de Maul ficou bem na capa.

Rui chapéu

Pro Rio de janeiro precisava de um Predator acompanhadp de uns hellfire, mas por enquanto esse está bom.

Ou poderiam usar esse vant e combinar ele com os mi-35… Aí ia ser coisa querida!

Rodrigo

O que virou o cantor da avibras, está pronto?
O Brasil possui tmb o Hermes 900?

carcara_br

Seria interessante a presença do mi-35, mas só para intimidação, não dá pra usar nada que ele possa disparar dentro de uma zona habitada…

Lucas Schmitt

Hermes 900 é pra enfeite?

Matheus

E o VANT Falcão da AVIBRÁS? Alguma noticia.

Carcara_br

Eu acho que seria possível um MI-35 fazer alguns disparos nas matas entre as favelas, ninguem vive ali e os traficantes sempre se escondem lá quando a PM invade.

Walfrido Strobel

Matheus, usar um canhão 23mm feito como anti-material para atingir pessoas na mata é um exagero e custa muito caro uma rajada deste canhão duplo.
. https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQzv7J4ZTz2Q73fM49f_9hJHHMLTE_JRrUHDQrvWpRpcM9YXviQez17CJjPmQ
.
Veja a munição 23mm
. https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTCzf2IuJduEUOYdB9gQutI_f9lyHknC8JH37filgX4Q3kSlwgyFQ

Walfrido Strobel

Lucas Schmitt 24 de Fevereiro de 2018 at 18:30
Hermes 900 é pra enfeite?
Lucas Schmitt, um Hermes 450 ja é um exagero para estas operações urbanas, um UAV menor como um RQ-7 Shadow usado peloUS Army e USMC daria conta do recado.
. http://www.worldwide-military.com/Military%20Aircraft/UAV%20plaatjes/Groot/RQ-7B%20(USMC)_003.jpg

Walfrido Strobel
Hélio

O Carcará não pode exercer essa função?

carcara_br

A propósito estes Drones podem ser vistos a olho nu ou fazem o trabalho discretamente?

Rafael M. F.

Eu ainda não entendo por que a PMERJ não conta com uma unidade especializada em operação de drones.

Daglian

Hélio 24 de Fevereiro de 2018 at 19:51
Suponho que você quis dizer “Caracal”. Nesse caso, evidentemente pode, mas a hora de voo dele é muito mais cara que de um Hermes 450. A economia de custo é um dos principais motivos para a popularização dos drones/VANTs em Forças Armadas.

Ronaldo de souza gonçalves

Todo esforço é valido,principalmente da aeronáutica, notando que isto é uma intervenção das FA é não só do exercito.Falam que bandido está na moita,está intervenção bem orquestrada e por quase um ano,vai quebrar o traficantes,pelo menos os mais fracos é desorganizados,cargas de drogas vão se difícil entrar é o perigo das perdas vai ser grande,os riquinhos que iam lá nas bocas vai pensar duas vezes.Não se iludam que vai acabar,certo que não mais diminuir bastante,um golpe duro de quem vive da droga.vão ver que o Brasil tem forças armadas e quando a policia não der jeito chamem as FA.

Walfrido Strobel

Daglian, o Hélio se referia ao pequeno Drone Carcará fabricado pela Santos e usado pela MB que pode ser lançado com a mão, ele serve para acompanhar as operações, mas pelo tamanho não pode fazer imagens com a resolução de um Hermes 450.
Um drone pode fazer uma vigilancia discreta voando alto com seus motores silenciosos, alguns como os Hermes possuem câmaras de alta resolução com aumento.

Daglian

Walfrido Strobel 24 de Fevereiro de 2018 at 21:07
Bem observado. Eu desconhecia esse drone, então desconsiderem meu comentário anterior, por favor. Concordo com você, nesse caso os Hermes 450 parecem mais adequados para a tarefa.

Matheus

Walfrido Strobel

Estava seguindo o pensamento do amigo ali, e usar o canhão para dar um abalo psicológico.

RL

Matheus 24 de Fevereiro de 2018 at 18:30
“E o VANT Falcão da AVIBRÁS? Alguma noticia?.”

Boa pergunta. TB tenho está curiosidade.

Zé

A FAB tem muito para contribuir para as operações militares na cidade e estado do Rio. Drones de vigilância, helicópteros pata transporte tático, aviões para deslocar rapidamente tropas de reforço de outros estados, PARA-CSAR para operações especiais e resgate além de tropas para guarda das instalações aeroportuárias.

Pedro Nolasco

Esse guerra contra as drogas é uma batalha perdida, um verdadeiro atoleiro, pior que uma guerra como a do Vietnam. Tem que acabar com essa palhaçada liberando e cortando o mal pela raiz. Vão ficar tapando o buraco com a peneira até quando?

BILL27

carcara_br Durante a copa de 14 ,o ST ,BH e o HErmes 900 fizeram proteçõa da area e passvam aqui em cima de casa …O BH dava pra ver normalmente , o ST È dificil de ver quando está voando bem alto ,eu escutava o barulhoe ficava olhando pro ceu e não conseguia ve lo ,quando via e paravca de olha ,logo vinha a dificuldade de encontar lo novamente e o VANT este meu amigo ,eu só ouvi o barulho ,nem com a camera com 50 de zoom caçando ele para eu fotografar não consegui avista lo e olha que… Read more »

carcara_br

Obrigado BILL27, muito interessante suas observações!

Hélio

Pedro Nolasco 25 de Fevereiro de 2018 at 7:25
Cortar o mal pela raiz é acabar até com o último usuário. Liberar droga só ajuda quem consome e quem vende, olha o exemplo do Uruguai.

Flanker

Enquanto não combater o consumo, criminalizando que consome da mesma maneira de que que vende, não haverá solução. Só existe trafico porque existe consumidor. Usuário de dorgas ilícitas é tão culpado quanto o traficante. Se o cara compra um baseado ou um papelote de cocaína está alimentando o sistema do crime. E quem usa, sabe muito bem o que está fazendo. Qualquer energúmeno sabe que nào deveria usar drogas. Se usa, é por livre opção. Logo, assuma os riscos e os resultados de sua opção. E o SUS não deveria bancar o tratamento de usuários de drogas. Por que o… Read more »

Johnnie

você mudará de opnião quando descobrir alguem querido seu consumindo.

Leonardo M.

Meu Deus é cada coisa que sou obrigado a ler nesse blog
Usar MI35 da FAB no RJ foi pra acabar
Ainda bem que não temos bomba atômica, se duvidar alguns iriam propor isso para usar em alguma favela do RJ

Pedro Nolasco
Ozawa

URGENTE: General Joaquim Silva e Luna assume Ministério da Defesa

http://odiarionacional.org/2018/02/26/urgente-general-joaquim-silva-e-luna-assume-ministerio-da-defesa/

Walfrido Strobel

Por falar em drone, a Indonésia enquanto avalia se vai produzir uma versão armada em parceria com a Turquia, resolver comprar imediatamente 4 drones armados Wing Loong da China.
E tem gente que pensa que Indonésia e China são inimigos porque eles não deixam os chineses pescar em torno das ilhas ao norte.
. http://defense-studies.blogspot.com.br/2018/02/indonesia-acquires-four-wing-loong-i.html

Rinaldo Nery

A FAB tá bem atrasada em não empregar ARP (aeronave remotamente pilotada) armada.

Marcos
Jota

O GF é um bundão mesmo. Essa era a hora de estimular a produçao nacional de ARP , determinando que certas favelas do RJ seriam vigiadas 24×7 por cima. Quero ver bandido receber carregamento de arma , droga, carga roubada, sabendo que tão vendo online. Vai sair um bonde pra invadir a favela ao lado? O Bope, já avisado, vai estar lá embaixo esperando… Estipula patrulha por drones nos pontos mais sensiveis da fronteira, 24×7!! Criem patrulhas navais 24×7! Vigia a fronteira do Paraguai 24×7! Coloca em pauta o debate sobre quem pode voar drones. Só a FAB? Pode a… Read more »

Rinaldo Nery

A PF adquiriu seu drone primeiro (Heron). Só não teve competência pra mantê-lo operando….

Salomon

Senhores,
Alguma informação sobre os VANTS que foram comprados e pagos pelo DPF?
Grato