Imagem de satélite mostra dois caças Su-57 na Síria

Imagem de satélite mostra dois caças Su-57 na Síria

Imagem de satélite mostra dois caças Su-57 na base aérea de Khmeimim na Síria

A notícia de que a Rússia teria enviado caças Sukhoi Su-57 (conhecido anteriormente como PAK FA) de quinta geração à Síria foi confirmada pela divulgação de imagens de satélite que mostram dois dos novos caças pousados na base aérea de Khmeimim (ou Hmeimim).

O novo caça russo que ainda está em campanha de testes, foi enviado à Síria para realizar missões de combate em um teatro de operações complicado e ganhar o selo de “provado em combate”, assim como outras armas testadas pelos russos naquele conflito.

Foi noticiado também que mais dois caças Su-57 foram avistados pousando na Síria, o que aumentaria para 4 unidades do tipo desdobradas naquele Teatro de Operações.

Analistas comentam que o movimento ousado da Rússia de enviar seus caças “stealth” ainda em desenvolvimento para missões de combate real também vai ajudar na definição da parceria com a Índia, no desenvolvimento conjunto do seu caça FGFA, baseado no Su-57/PAK FA.

A presença dos caças russos Su-57 na Síria poderá provocar o primeiro encontro de caças stealth de quinta geração sobre uma zona de combate, já que os caças F-22 Raptor da USAF também estão operando na área.

Projetado para a superioridade aérea e os missões de ataque, o Su-57 está equipado com um sistema de aviônica sofisticado que facilita o trabalho do piloto no campo de batalha.

Além disso, ele está equipado com um radar AESA, que permite ao Su-57 a detectar alvos aéreos, terrestres e navais simultaneamente a grandes distâncias.

Subscribe
Notify of
guest

208 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Yuri

Se tem algo q a Russia sabe usar bem é a propagando militar.

Cesar A. Ferreira

Ótimo, fotos de satélite acabam com as especulações. Dias desses eu sustentei com uma outra pessoa, em um grupo no Facebook, a necessidade de obter fotos de satélites do ataque israeliano contra a base T-4, para ter a base necessária para redigir um texto sobre os danos havidos. Fiz pesquisas e apenas obtive imagens de fontes sírias, feitas a partir do solo que mostravam a base intacta, todavia, por serem imagens do solo, com abertura estreita e profundidade de foco controlada, sendo obviamente dirigida, nenhuma segurança informativa poderia proporcionar-me. Como Israel possui satélites de observação de órbita baixa a falta… Read more »

Adriano R.A.

Coleta de dados para os sensores do Su-57? Onde mais encontrariam F-22 e F-35? O problema é que a recíproca é verdadeira.

Matheus

O SU-57 tem baia de mísseis como o Raptor e o F-35? Se sim, quais dos 3 levam mais armamentos dentro do compartimento?

Outra pergunta, em relação ao caça furtivo da China, Chengdu J-20, SU-57 está mais avançado em relação ao desenvolvimento? Quais dos dois programas estão mais avançados?

Gustavo Oliveira

Melhor avião que já vi voar até hoje!!

Rafa_positron

Rapaz… Essa foi boa

Muita gente caiu do cavalo viu…

“Sputinice” pra ca…. “Sputinice” pra lá… e……….

FAIL

kkkkkkk

Bosco

Imagens de satélites… russos?

Rafa_positron

“Se tem algo q a Russia sabe usar bem é a propagando militar.”

Ham rã
Vide Hollywood né

Quem assiste aquele filme “Pearl Harbor” pensa que o Ben Affleck ganhou a gerra sozinho!

Na boa…. quem critica a dita “propaganda russa” não se toca do que é Hollywood?
Os filmes do Bradock?
Os filmes do Rambo?
Rocky Balboa vs Ivan Drago?

Aaaaaa va
Tudo é propaganda
E todo mundo faz isso

Bosco

Não é russo não. Não tinha lido o quadradinho . O satélite é israelense.

Rafa_positron

No mais… eu acho que se eles destacaram esses Su-57 foi mesmo só pra ir formando doutrina… não tem nada de outro mundo nisso

Afinal de contas isso ia acontecer uma hora ou outra… e tem mais: esses caças foram construidos pra serem usados mesmo !!!!

Eu sei que ainda falta o motor etc… mas isso não impede que o caça voe com o motor temporario

Yuri

Tentando achar aqui onde critiquei a tal Propaganda Russa. Disse q sabem usar bem, foi um elogio.

Galera ja entra aqui com 7 pedras na mão rssss

Tirar uma foto do saco do Putin sai uma galera daqui pendurada.

Rafa_positron

“Galera ja entra aqui com 7 pedras na mão rssss”

Não cara
Fui grosseiro não
Se tu entendeu assim peço desculpa (não foi minha intenção)
Só quis ser enfático… propaganda todo mundo usa… e é a alma do negocio

Valdez A

Um eventual encontro do Su57 com o F22 seria iconico eim?
Um dogfightzinho amistoso entre os dois sõ pra agitar a galera nos foruns.

Soldat

È isso ai tem até musiquinha F-22 vai cai…vai cai ..vai cai rsrs…..

Bosco

Matheus,
O Su-57 tem sim baias internas de armas.
Em relação à capacidade, as dos Su-57 e do F-22 se igualam com 8 mísseis ar-ar cada. A do F-35 por enquanto permite apenas 4 Amraams mas em dois anos será de 6.
Já relativo à capacidade de armas ar-sup a do F-35A e C são superiores aos outros dois caças, sendo homologado para levar 5000 libras enquanto a dos outros dois é de 3000 libras.

Gaineth

Vem pra Siria, seu lindo! 🙂

HMS TIRELESS

Absolutamente nada muda o fato de que são 4 protótipos sem radar e motores definitivos. Tal implantação soa mais a desespero ( e uma reação não muito inteligente aos fatos ocorridos no dia 07/08 de fevereiro quando uma força sírio/russa/iraniana foi dizimada pelos EUA) que a um mero “teste operacional”. De igual forma tal implantação pode ser um indício de que os ataques israelenses em resposta à queda do F-16 de fato golpearam duro as defesas antiaéreas sírias e as instalações do Hezbolah. Outrossim, Não custa lembrar que o F-35 ( e aqui estão incluídos os exemplares israelenses) possuem o… Read more »

Washington Menezes

É pelo jeito não foi Sputinice e devem estar inovando colocando aeronaves em desenvolvimento em áreas
de combate,
ou no minimo contestada.

Ferreiraluthier

A confiança que a Rússia tem em levar o Su57 para uma zona de guerra demostra quão maduro está o programa do caça, eleva a confiança em relação a Índia sua parceira, e de quebra coloca aquele ar de perplexidade no eixo rebeldes/EUA /Israel, claro que só fará testes e muito bem escoltados por Su35 mas essa “audácia ” coloca o Su57 como o único caça a rivalizar com o F22 ,pelo menos essa é a sensação que se tem visto em comentários da mídia e blogs na Internet…

Arariboia

Cesar falou um ponto chave sobre Israel. Faltou as fotos ou vídeos do maior ataque em anos na Síria… Não tem nem vídeos amadores no YouTube como era normal nos outros ataques.
Sobre o SU-57 ele provavelmente já está bem maduro nos seus sistemas eletrônicos principais, faltando basicamente alguns testes pra refinamentos e melhoras finais. O grande atraso dele é o motor.
Gostaria de saber se ele está com o NO36 GaAs ou GaN que estava em fase inicial de protótipo em 2016.

RenanZ

Vou pegar a pipoca pra assistir os passionais debates sobre a notícia.

Mas me impressiona a coragem russa de ja testar as aeronaves em tal conflito

Eduardo

Também podem ser apenas infláveis!
Russia e Usa já adotaram essa tática, vai que cola!

RL

Se é doideira dos russos não sei mas que é uma linda ave… Inegavelmente é.

Agora é esperar para ver as próximas cenas desta novela.

Igor

Que bonito esse caça!

Marcos

Depois que eu vi um flanker inflável e um sistema completo do S-400 inflável (caminhões com os silos, radares, tendas camufladas, etc) eu tenho as minhas duvidas.

https://br.rbth.com/ciencia/79815-tropas-inflaveis-exercito-russo

Hugo

Analisando a superfície do pak-fa, não me parece stealth como f-22, f-35, ou mesmo o J-20, parece mais um superfície com uma baixa observamos de sim, mas como o gripen, potencializada pela superfície facetada e baias internas mas visivelmente falta refinamento técnico.

sub-urbano

Cesar A. Ferreira 24 de Fevereiro de 2018 at 21:37 “Ótimo, fotos de satélite acabam com as especulações. Dias desses eu sustentei com uma outra pessoa, em um grupo no Facebook, a necessidade de obter fotos de satélites do ataque israeliano contra a base T-4, para ter a base necessária para redigir um texto sobre os danos havidos. Fiz pesquisas e apenas obtive imagens de fontes sírias, feitas a partir do solo que mostravam a base intacta, todavia, por serem imagens do solo, com abertura estreita e profundidade de foco controlada, sendo obviamente dirigida, nenhuma segurança informativa poderia proporcionar-me.” –… Read more »

Hugo

Baixa observabilidade sim*

Bosco

Sub,
Sem querer atrapalhar sua linha de raciocínio, mas o satélite é … israelense.
Só pra gente entender, você acredita na notícia ou acha que essa imagem é mais alguma mentira dos mestres da mentira com alguma finalidade maquiavélica?
Fiquei confuso agora sobre sua posição.
Antecipadamente, agradeço.

Ivanmc

Rafa_positron 24 de Fevereiro de 2018 at 21:48.
.
Boa. Sendo que no final do Rambo 3 eles agradeciam os “Mujahideen” logo al-Qaeda, mas o governo dos EUA mandou mudar o final do filme depois de 2001, e a frase mudou para agradecer o bravo povo do Afeganistão.

HMS TIRELESS

Sub, qual o interesse israelense em criar uma noticia falsa envolvendo o Su-57?

Ademais, o que você sabe que CIA, MI-6 e FSB não sabem afinal esses três serviços secretos reconhecem que o Estado Judeu possui armas nucleares…

Carlos Eduardo Maciel

HMS TIRELESS 24 de Fevereiro de 2018 at 22:41
Absolutamente nada muda o fato de que são 4 protótipos sem radar e motores definitivos. Tal implantação soa mais a desespero …

Por favor HMS !!!
Os Russos possuem experiência suficiente para saberem se o equipamento corre risco ou não !!!
Parece bem claro que eles querem ampliar o desenvolvimento do caça em um ambiente complexo.
Desespero é pagar centenas de milhões pra um avião não pode pousar a noite !!!
http://www.aereo.jor.br/2017/07/21/camera-ir-do-capacete-do-f-35b-nao-funciona-em-noite-sem-lua/
Será que já está funcionando ????

Matheus

Carlos Eduardo Maciel 24 de Fevereiro de 2018 at 23:38

A notícia é de julho de 2017, claro que já está funcionando, não só este problema como vários outros foram corrigidos. O F-35 pelo menos tem um motor e um radar, o SU-57 ainda não e seu RCS é bem acima dos dois caças furtivos americanos.

Russian Bear

A superioridade aérea russa em zonas pré-definidas já era totalmente garantida com os Su-35. Agora o jogo começa realmente a esquentar com a chegada dos Su-57. Mesmo no atual cenário das ações no mínimo desastrosas dos americanos, turcos e israelenses, a presença deste vetor já deixa claro um aviso que o Grande Urso chegou para ficar.

Ricardo_Yamasaki

Na verdade os Su-35 estão fadados ao fracasso, sendo um caça de 4° geração ++ não possui o efeito surpresa pela sua assinatura de radar que faz parecer um T-90 voador de tão obsoleto, um bom vetor e sistemas de armas confiáveis não são páreo para 5°geração, a geração do elemento surpresa, seja qual for o número aparelhos 4++ nunca haverá dogfigth, os F-22 sempre atacaram coordenados e em número equivalente para limpar o espaço aéreo em segundos, então nunca saberão o que os atingiu.

Arariboia

HMS para fazer conjecturas de que o SU-57 é inferior sem dados pra afirmar isso. O Único ponto que sabemos é que ele não o motor* definitivo ainda… mas todo o sistema eletrônico esta em fase de pré-serie com destaque pro N036 e saber se ele já vai estar usando GaN. Vou começar acreditar também nos sites de “inteligencia” que afirmaram um monte de vezes que os russo trucidaram Americanos e Israelenses em Alepo e outros lugares. Tem matéria excelente aqui sobre ele e o radar. https://forum.keypublishing.com/forumdisplay.php?5-Modern-Military-Aviation * Lembrar que os russo testaram nos anos 80/90 Su-27LL-PS(UV) a configuração de… Read more »

Arariboia
Elaine

HMS TIRELESS 24 de Fevereiro de 2018 at 22:41

Peço a você e aos outros que torcem pelos EUA: acreditem, mas acreditem com fé em todas as suas convicções que, certamente, a realidade vai se alterar.

Ah, você pode acreditar que eu vou ganhar na loteria também, mas com bastante convicção? quem sabe dá certo…

HMS TIRELESS

Russian Bear, que superioridade aérea totalmente garantida é essa que os F-22 conseguem chegar sem ser detectados junto dos Su-25 antes que os Su-35 de escolta pudessem fazer alguma coisa?

Arariboia

Vídeo SU-27

HMS TIRELESS

Elaine, eu escrevo com base em fatos concretos e não em cima de suposições e achismos. E já que você falou em fé, é preciso muita para acreditar que na Síria Putin estaria travando uma guerra Santa contra ocidentais e sionistas malvados.

Arariboia

SU 27 com configuração do F-22 no inicio de dos anos 90. Na virada melhor dizendo.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=yczvqsnEEac

Gonçalves

Esse “trem” não tem nada de stealth, nem é possível comparar com o F-22, são aviões totalmente diferentes. O projeto PAK-FA foi uma grande decepção, isso sim.

Carlos Eduardo Maciel

Matheus 24 de Fevereiro de 2018 at 23:49
O F-35 pelo menos tem um motor e um radar…

Pelo menos isso né Matheus.
Depois de US$ 400 bilhões,esperasse que pelo menos o motor e radar corretos !!!

Elaine

Extra! Breaking news! Deu na Sputnik: se o SU-57 ameaçar o F-22 e o F-35, os EUA vão mandar o COI impedir que a Rússia participe de mais duas olimpíadas!

BISPO

Então…se não pode vencê-los junte-se a eles… mais gasolina nas discussões…

http://mil.news.sina.com.cn/jssd/2018-01-24/doc-ifyqwiqk2124322.shtml (usem o google translator).

No post, explicam porque o SU-57 com seu novo motor será um assassino de F-22..rs

Arariboia

Moderação eu mandei uns 3 post mostrando o video do SU27 LL configurado com um motor ao estilo F-22 mas, ele parece que está bloqueado. O primeiro voo de teste se deu em dezembro de 1989. Se vocês poderem liberar fico grato. Então isso mostra que a Rússia declinou dele por outros motivos e nao por falta de conhecimento ou refinamento . Já que querem atacar sem baseamento em fatos ou matérias/dados o SU-57. Igual falar que ele não possui o radar N036 GaS pronto. A única dúvida é se ele já estarão com o GaN na primeira série, que… Read more »

Everton Matheus

Israel não dorme kkkk Nem pode

Tadeu Mendes

Nem a Russia e nem a China possuem aeronaves Stealth. A geometria dos aviões deles imita a furtividade, mas o importante é o recheio, e isso deles não tem.

Recado ao sub-urbano: Israel testou sua bomba nuclear. A bomba atomica Francesca foi resultado da cooperação entre os dois paises. Foram alguns matemáticos e físicos israelenses que ajudaram os Franceses a produzirem a bomba.

Rafael

O envio do SU-47 é para propaganda/testes e talvez alguma provocação, não ha nescessidade desse tipo de aeronave para os russos na região.
Os F-22 enfrentam AA de Assad e S-400 russos.

DOUGLAS TARGINO

O único motivo, é testar eles em combate real! E atualmente não há lugar melhor que a Síria!