F-35A Lightning II

F-35A Lightning II

Director of Operational Test and Evaluation (DOT&E) relata mais atrasos no desenvolvimento do Programa F-35

PARIS — O programa F-35 Joint Strike Fighter continua ficar mais para trás no seu cronograma de desenvolvimento porque novas deficiências estão sendo descobertas mais rápido do que as anteriores podem ser consertadas, afirmou o principal examinador de armas do Pentágono em seu último relatório.

Sua descrição do estado do programa F-35, 17 anos após a adjudicação do contrato, é difícil de conciliar com as reivindicações do contratado principal Lockheed Martin e pelos militares de que o F-35 está pronto para o combate.

O relatório afirma que:

  • “A adequação operacional da frota F-35 permanece abaixo dos requisitos e depende dos trabalhos que não atendem às expectativas do serviço em situações de combate.
  • “Ao longo do ano anterior, a maioria das métricas de adequação permaneceram quase iguais, ou se moveram apenas em bandas estreitas que são insuficientes para caracterizar uma mudança no desempenho.
  • “As taxas globais de disponibilidade mensal de toda a frota permanecem em torno de 50%, uma condição que existe sem uma melhoria significativa desde outubro de 2014, apesar do número crescente de novas aeronaves. Uma tendência notável é um aumento na porcentagem da frota que não pode voar enquanto aguarda peças de reposição.
  • “Crescimento de confiabilidade estagnou. É improvável que o programa atinja os requisitos do limite JSF ORD (Documento de Requisitos Operacionais) no prazo de vencimento para a maioria das métricas de confiabilidade”.

Essas opiniões são as de Robert F. Behler, que foi jurado como Diretor de Teste Operacional e Avaliação em 11 de dezembro de 2017. Seu relatório de 30 páginas, publicado em 23 de janeiro, descreve uma longa lista de falhas de software e hardware no programa. Isso provavelmente atrasará o Teste e Avaliação Operacional Inicial (IOT&E) até o final de 2018, o mais cedo possível.

Isso é significativo porque, a menos que o programa passe com sucesso no IOT&E de 13 meses, ele não poderá se mover para a produção em grande escala.

Behler também é crítico com o plano do JPO de “transição para a próxima fase de desenvolvimento – desenvolvimento e entrega de capacidade contínua (C2D2) – começando no CY18, para solucionar as deficiências identificadas no desenvolvimento do Block 3F e para fornecer recursos planejados do Block 4.

“O cronograma C2D2 original não foi executável devido a recursos de teste inadequados nas linhas de tempo alocadas para testes de desenvolvimento e operacionais para explorar as novas capacidades planejadas”, acrescenta, então a estratégia de aquisição C2D2 do programa e os prazos de desenvolvimento e entrega não são prováveis resultados antecipados.

Entretanto, o F-35 Joint Program Office (JPO) está tentando fechar a fase atual de Desenvolvimento e Demonstração de Sistema (SDD), principalmente eliminando pontos de teste.

No entanto, o relatório de Behmat observa que “apesar das eliminações de pontos de teste, os atrasos contínuos nos testes, particularmente para os sistemas de missão e as ciências de voo do F-35B, provavelmente empurrarão o fim do DT para o primeiro ou segundo trimestre da CY18, mesmo que o tempo e o financiamento sejam se esgotando para o Sistema de Desenvolvimento e Demonstração (SDD)”.

F-35B com pod ventral de canhão
Uma ladainha de deficiências e falhas
Seria inútil descrever todas as falhas e problemas que o Diretor de OT&E enumera em seu relatório, mas alguns dos principais problemas destacados fornecem uma imagem clara do estado atual do programa F-35. Um link é fornecido no final para baixar o relatório completo.
Aqui está uma seleção das observações mais interessantes:
  • A partir de meados de novembro de 2017, o programa de desenvolvimento do JSF estava monitorando um total de 2.769 relatórios de deficiência. Estes foram reduzidos a (…) uma lista prioritária de 301 deficiências de prioridade 1 e 2 consideradas necessárias para o programa abordar a eficácia do combate e os testes operacionais, mas apenas 88 das 301 deficiências de prioridade 1 e 2 estavam sendo trabalhadas, com as restantes 213 não resolvidas. (ênfase do editor)
  • O programa tem muitas falhas conhecidas e reconhecidas para atender aos requisitos de especificação do contrato. O programa pretende buscar alívio do contrato SDD devido à falta de tempo e ao financiamento restante.
  • As equipes de teste de desenvolvimento e operacional continuam a descobrir deficiências e descobrirão mais antes e durante o IOT&E.
  • O F-35 Joint Program Office (JPO) suspendeu os testes de durabilidade para o F-35B após a conclusão da segunda vida útil dos testes em fevereiro de 2017, pois o artigo de teste tinha tantos reparos que não era mais representativo da aeronave de produção.
  • O Laboratório de Reprogramação dos EUA (USRL) começou a criar arquivos de dados de missão do Block 3F (MDFs) no verão de 2017 e levará de 12 a 15 meses para entregar uma carga de dados de missão (MDL) totalmente verificada … para o IOT&E.
  • O desenvolvimento e a produção simultâneos do F-35 resultaram em várias configurações de F-35 em campo, muitas das quais permanecerão ativas durante a fase C2D2.
  • Os eventos de armas ar-terra identificaram deficiências relacionadas aos sistemas de missão que afetaram negativamente a conclusão de busca, travamento, rastreamento, designação, engajamento e avaliação da “kill chain”.
  • O teste de precisão de armas do F-35A mostrou que ele tinha um grande desvio de mira para a direita, uma deficiência que o JPO e o Lockheed Martin estão investigando.
  • O JPO e o DOT&E não receberam um relatório da Marinha sobre os resultados dos testes de vulnerabilidade concluídos em 2016, que testaram os sistemas elétricos e de missão do F-35B contra pulsos eletromagnéticos.
  • A adequação operacional da frota de F-35 permanece abaixo dos requisitos e depende dos trabalhos que não atendem às expectativas do Serviço em situações de combate.
  • As taxas globais de disponibilidade mensal de toda a frota permanecem em torno de 50%, uma condição que existe sem uma melhoria significativa desde outubro de 2014, apesar do número crescente de novas aeronaves. Uma tendência notável é um aumento na porcentagem da frota que não pode voar enquanto aguarda peças de reposição.
  • O programa continuou trabalhando para resolver deficiências técnicas não resolvidas. Estes incluem relatórios de deficiência aberta identificados durante o teste de desenvolvimento, modificações no sistema de escape do piloto, um número crescente de incidentes fisiológicos, lapsos de qualidade da linha de produção, durabilidade do pneu inadequada para o F-35B, deficiências com o visor do capacete e câmera de visão noturna e restrições no reabastecimento aéreo para o F-35B e F-35C.
  • O canhão do F-35A tem constantemente perdido alvos terrestres durante os testes de strafe; O programa ainda está solucionando problemas.

Clique aqui para obter o relatório completo (30 páginas PDF).

FONTE: defence-aerospace.com
Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge Augusto

Alguém sabe dizer se isso é normal para um equipamento militar?

Digo, é um programa de mais de 17 anos de idade, com mais de 1 trilhão gastos e ainda tem 2.700 erros e problemas a serem corrigidos.

Me parece simplesmente absurdo e para alguém leigo, até parece que a LM deu a volta no governo americano com um projeto problemático.

Balazs

Sera caro manter. Mas a proposta do 35b é poder ser reabastecido em terra em diversos sítios no fronte. Mesmo com o sistema funcionado, de forma quente. Não haveria retorno imediato aos porta aviões em caso de conflito com china ou russia. Ou seja, uma guerra sem descanso.

Walfrido Strobel

Jorge Augusto, muitos dos 2700 relatórios de deficiências são redundantes, no final são 301 problemas, o que não deixa de ser muita coisa, pois só 88 estão sendo corrigidos.
Mas ja era sabido que o F-35 é um programa inovador, porém problemático.

Jorge Augusto

Walfrido Strobel, você que está mais tempo aqui, durante a disputa do programa JSF, na sua opinião qual das aeronaves era melhor? O X-32 ou o X-35?

E se o X-32 fosse escolhido, alguma coisa sairia diferente? Ou no fim de tudo o que se pedia do programa é que é a parte problemática, logo o X-32 seria tão problemático quanto o F-35?

Walfrido Strobel

Os dois seriam problemáticos pela inovação, o maior problema que eu vejo foi tocarem o projeto sem amadurecer as tecnologias aplicadas, saem comprando em um ritmo acelerado sem ter resolvido os problemas, para depois corrigir.
Mas como a Boeing é mais conservadora pode ser que tivesse tido menos problemas, mas isso é achismo meu.

Gustavo

F-Bug.

Nonato

Bom pode existir alguns exageros. Que entidade é essa que avalia os aviões? Não sabia que existia. É do próprio executivo ou se trata de uma agência independente tipo o GAO? Mas as forças armadas não já tinham declarado a operacionalidade do avião? Trump precisa tomar uma atitude. Claro que o F35 é mais inovador do que um F 18 ou KC 390. Mas talvez nem tanto. A principal característica é ser stealth (e é bem menos do que o F22). Então, qual seria a inovação? Tem que dar uma prensa na LM. Só faturando sem entregar o produto pronto.… Read more »

Nonato

E o normal seria concluir o avião para produzir. E não sair concluindo para depois testar em definitivo.
Quem vai pagar essa conta?

Bruno wecelau

O maior erro foi o desenvolvimento aberto e a venda desenfreada para aliados …Melhor seria se fosse tudo na base do secreto ,duvido se teria estes problemas de agora ….
Mas com certeza o projeto da Boeing seria melhor e com menos problemas …Mas acho que o cx 2 da LM foi melhor ,agora pagam o preço…

Silva

Desse jeito, os EUA serão obrigados a reabrirem a linha de produção do F-22.

Bosco

Nada demais! A maioria são pequenos problema.
Esse relatório do F-18E também apontou muitos problema e hoje o avião está aí tranquilão.
https://media.defense.gov/1999/Jul/07/2001713884/-1/-1/1/99-205.pdf

Marcos

Só estão garantindo mais recursos para o SR91, seja lá o que for isso.

BrunoFN

Q ”jaca ” em … a versão ”B” e a de longe a mais problemática …n e por nada n . mas acho q em breve teremos uma AV-8 Harrier ”3” .. embora pessoal tem gostado de especular os V-22 numa versão de ataque … vida longa ao .. f-15 .. f-18 … f-16 .. etc

Bosco

Eu particularmente acho um equívoco um relatório que englobe as três versões. Devia haver relatórios individualizados. Há muito isso deixou de ser um “programa” conjunto.

Joli Le Chat

O mais incrível não são os problemas, mas sim a divulgação dos mesmos.
Mas, vendo pelo lado otimista, qual é o projeto complexo que não tem problemas? São tantos requisitos, são tantas exigências e tantos testes que o normal é ser assim mesmo, com inúmeros problemas a serem resolvidos. Resolver as não conformidades vai dar trabalho, e o resultado final vai ser bem satisfatório.

Ozawa

Joke Strike Fighter ?

Bosco

Joli Le Chat,
Pelo visto não há nenhum relatório “secreto” mais lá nas forças armadas americanas. rsrss
Há algum tempo um relatório desses se vazado seria colocaria a segurança nacional em risco. Hoje, os “inimigos” dos EUA sabem exatamente quais os pontos fracos em todo o projeto do F-35.
Sinais claros de que realmente os EUA estão em franca decadência e abrindo mesmo mão de sua hegemonia no mundo.

Baschera

Hardware vc resilve de um jeito ou de outro…cedo ou tarde.
Mas os enormes dasafios de software …. estes vão levar maisc17 anos…
Anos atrás, o multibilionário pacote de software desta aeronave foi orçado em Us$ 40 bilhões…e em 2014, se não me engano, só haviam criado pouco mais de 4% do trilhão de linhas de códigos fontes programados. Mas era o mínimo necessário para o JSF voar.

Sds.

Washington Menezes

Estranho é alguns acharem que esta aeronave não é um grande problema depois de 17 anos, como se isto fosse só um problema corriqueiro em aeronaves em desenvolvimento. Tente imaginar isto em qualquer outro país, gastando os mesmos valores e o mesmo tempo, seria considerado um retumbante fracasso e motivo de chacota de todos sem exceção.

Mauricio_Silva

Olá.
Definitivamente, alguém ganhou e está ganhando muiiiito dinheiro com este aparelho.
Pergunta que não precisa (nem deve…) ser respondida aos colegas foristas que são entusiastas do modelo F-35 (em suas diferentes versões): se o mesmo processo estivesse sendo feito em outro país, que não os EUA, haveria tanta “condescendência” quanto a aqui demonstrada?
Para a reflexão…
SDS.

joao brasil

Acho melhor meter o pé no freio e dar uma marcha ré nesse projeto.
Eliminar todas as deficiências apontadas no projeto e produzir pelo menos 5 protótipos com as correções aplicadas.
Na minha opinião o que a Lockheed Martin está fazendo é consertar avião voando.

Bosco

Nonato,
Ele é tão ou mais stealth que o F-22.
Quanto ao canhão, só a versão A (da USAF) o tem integrado. As versões B e C não têm canhão.
Quem desvia pra direita é o canhão. Até isso eles colocaram. É só mandarem aqui na borracharia perto de casa que os caras alinha direitinho. rrss

Dranuits

E essa jaca é bem vinda em qualquer FA

Sérgio Luis

Esse natimorto nunca me enganou!

Ivan BC

Uma pergunta, digamos que o avião tem todos esses problemas relatados, mas então qual foi o grande erro? Onde esta a raiz do problema? Os EUA já tem o F-22, um avião que não tem os problemas do F-35 e que muitos consideram ser o melhor caça do mundo, avião que os EUA não exportam…
O F-35 não era para ser uma espécie de F-22 com capacidade de exportação? Por que tanta diferença entre um avião e outro?

Clésio Luiz

Bosco 4 de Fevereiro de 2018 at 19:50
Ele é tão ou mais stealth que o F-22.

Sei. Todas aquelas ondulações na fuselagem inferior e asas, mais o bocal redondo, realmente ajudam na assinatura radar. Todo aquele esforço em manter o F-22 reto é em vão.

Se for assim, então nada de mal pode ser dito da assinatura do Su-57, afinal bocais de escape redondos e ângulos agudos na parte inferior da fuselagem não atrapalham, não é mesmo?

Clésio Luiz

Ivan BC, eu pessoalmente considero 3 passos que descarrilharam o programa do JSF: 1 – Aceitar a versão STOVL junto com as outras duas. Devia ter sido um programa separado, usando componentes já prontos do JSF terrestre/naval. Desse problema, era só cancelar; 2 – A USN, no meio do ensaio do protótipo, resolve mudar a carga interna de duas Mk. 83 (454 kg) para duas Mk. 84 (907 kg). Pense nisso. De uma hora para outra, algum almirante, em sua infinita sabedoria, resolve literalmente dobrar o peso da carga interna. Os volumes na fuselagem inferior do F-35 são resultado desse… Read more »

Hawk

Eu fico pensando se um caça assim com tanto investimento tem tantos defeitos, imagina então os do outros países que não é divulgado nenhum problema e segundo os “fabricantes e defensores” são mais perfeitos que um X-Wing!

Bardini

No meu achismo: . O F-35B é a versão que acaba fazendo mais sentido das 3. É a versão mais útil. Mas poderia ser algo melhor, se o projeto base não tivesse que atender requisitos de outras versões. . O F-35A virou uma gambiarra, por conta das outras versões. Poderia ser algo melhor, para aposentar talvez F-15 e F-16. . O F-35C nem deveria existir! Deveriam ter investido no desenvolvimento de F/A-XX, para substituir o Super Hornet e cobrir a lacuna deixada pela aposentadoria do Tomcat no tocante a superioridade aérea. . Mas hoje, em 2018, é fácil falar qualquer… Read more »

BrunoFN

Bom aos q defendem ao aparelho lembro .. ja são mais de 1 TRILHÃO investido nesse JSF ….quem pode pode .. isso e certo (cheque em branco ta ai pra isso ) .. mas ja passou a ser um desperdício imagine se metade disso investido numa familia de F-22 …uma versão naval quem sabe ..ou mais F-22A substituindo de vez o F-15 ao menos na USAF … lembrando q tal caça (LE-JACA-35 ) deveria estar full la pro ano de 2008 .(lembram daquele programa do ”discovery” sobre ”armas do futuro” ?? pois e kkkk) . e ate agora nada ….… Read more »

Julio

Isso é o que dá em tentar desenvolver um produto que atenda a três forças diferentes com requisitos diferentes. Além de tentar por na aeronave tudo o que fosse mais recente em tecnologia, mesmo sem estas estarem maduras. Mas verdade seja dita, foi necessário muita coragem para desenvolver esse avião. Pois o mesmo e um super computador alado. Uma central de processamento de informações voadora. Na teoria, esse avião é capaz de trocar informações e processa-las em tempo real com navios, satélites, estações de radares, tanques, drones e outras aeronaves. Isso nunca tinha sido feito antes. Toda vez que eu… Read more »

Bosco

comment image
Clesão,
Há várias referências às novas estimativas de RCS do F-35 e esse quadro dá uma visão geral.

Eduardo de Castro

Não acho que dá pra comparar os problemas de desenvolvimento do F-35 com nenhum outro caça moderno. Seria comparável se ele estivesse SOMANDO como um equipamento a mais, um plus, como foi o F-22. Mas não. A decisão pelo F-35 interrompeu o desenvolvimento de caças e conceitos que poderiam operar JUNTO com ele. O conceito multi-role, e de produção em massa, praticamente soterrou o desenvolvimento de outras opções que poderiam operar simultaneamente com o F-35. Consequentemente, seus problemas de desenvolvimento afetam todo o sistema de ataque e defesa aérea. O F-22 teve centenas de problemas no desenvolvimento. O mesmo vale… Read more »

Bosco

A redução do RCS em relação ao F-22 pode ser devido à características do material RAM (denominadas de 5ª G) e a 40 anos de aperfeiçoamento da técnica de forma. Do F-117 ao F-22 já houve uma evolução na forma, ficando o F-22 mais “convencional” apesar de ter menor RCS que o angulado F-117. Esse processo deve ter se repetido em relação ao F-35 e o Raptor.

Rinaldo Nery

Tecnologias imaturas….

Wellington Góes

O F-35. está pagando pelo exagero nos requisitos. Alias, o F-35 não e sim o contribuinte dos EUA, mas os acionistas da LM. agradecem (engordaram muito seus cofres).

Ramon

Com o dinheiro gasto nesse avião acho que daria para modernizar toda a força armada brasileira com o melhor que tem no mercado e ainda sobraria uma boa quantia.

Robsonmkt

Os EUA conseguiram a proeza de determinar um novo paradigma de caças que eles mesmo nao conseguiram implementar plenamente. O F-22, embora operacionalmente bem-sucedido, se mostrou tão caro que nem mesmo os EUA conseguiram suportar se custo e sua produção foi encerrada prematuramente e até hoje os poucos F-22 tem de conviver com os mais antigos e mais numerosos F-15 da USAF. Os EUA pretendiam compensar o número menor de F-22 com os F-35, mas os sucessivos problemas técnicos dele o impedem de ser considerado plenamente operacional até hoje. Acompanho (como leigo) o mundo dos aviões militares e não lembro… Read more »

EduardoSP

O mais complicado é que os EUA apostaram todas as fichas no F-35 e ele não deu os resultados esperados. Hoje além do F-35 qual outro caça moderno está em produção ou desenvolvimento por lá?
Investiram tanto que não podem abandonar o projeto, e ainda que quisessem, não tem nada para colocar no lugar.

RL

Sei não. Pra mim tem uma forte atuação da maior arma americana. O marketing. Não é lógico isso. A matéria assim como inúmeras outras anteriores tendem a apontar ou mesmo desvendar “problemas infinitos” com a aeronave, bem como todo o seu projeto. Ao mesmo tempo as vendas desse bicho não param. Eu penso que este marketing negativo sobre todo o projeto é justamente a maior maravilha militar americana neste caso. Ao mesmo tempo é exatamente isso que eles (EUA), querem que os inimigos pensem… Que o avião é limitado, cheio de problemas, quase uma porcaria. Quando na verdade ele é… Read more »

shambruno

o manu ai de cima tem razao isso se chama anti propaganda de guerra os Americanos tem o fator surpresa o meu caca ta cheio de problemas o inimigo cai de pau em cima confidente e serao arrasados e melhor o inimigo cair dentro pensando que sou boiola e na hora do pau se revela um monstro fator surpresa kkkkkkkkk

Victor Moraes

Os americanos são inteligentes, e embirrados. Eles vão resolver os problemas do avião ao longo do tempo, mesmo que isto custe mais alguns bilhões de dólares. Eles difundem entre o seu povo, que é muito inventivo (pensar, preparar meios e executar) que “o acerto vem após diversas falhas”. “Se aprende errado”. Então, eu acredito que, considerando que o F35 é uma avião completamente novo em termos de tecnologia (estrutura de fibra de carbono, desenho furtivo em avião de caça, conjunto de eletrônicos e sistemas informacionais, etc) e forma de produção, estes erros servem como aprendizagem. Além do mais, não há… Read more »

Helio Eduardo (o outro)

Eduardo de Castro 4 de Fevereiro de 2018 at 21:10 , bela análise. O F-35 padeceu de alguns problemas, ou apostas, ou desafios, a denominação não importa! Ter uma aeronave para substituir TODAS as outras e para Força Aérea, Marinha e Fuzileiros foi uma baita aposta, coisa que só os EUA poderiam fazer (o que responde aos foristas que se perguntam “e se fosse em outro país”…). Só os EUA poderiam apostar tanto, gastar tanto e, acreditem, investir tanto para consertar. Todos focaram muito no custo, no atraso e no provável erro em pretender ter uma arma para tudo e… Read more »

Helio Eduardo (o outro)

Rinaldo Nery 4 de Fevereiro de 2018 at 21:48 , concordo coronel. Mas não acha que, como escrevi logo acima, o programa terá como legado o amadurecimento destas tecnologias?

Christian F. Santos

Pergunta viajandona: o projeto do concorrente do Lightning II entraria na mesma onda, ou era mais “conservador? E ignorância minha mesmo, não sarcasmo.

Sds

Rinaldo Nery

Helio, 09:16h.
Não acho. Acho um fiasco. E não dá pra acreditar em todas as notícias : tem notícia paga contra e notícia paga a favor.

Marcos

Não quero aqui abordar a teoria da conspiração, mas eu acho que o grande volume de dinheiro utilizado no programa do F35, por si só, não se justifica,….é só fachada…, o dinheiro deve estar sendo usado, para outro programa secreto….

Emmanuel

Não entendo como um caça tão ruim, mas tão ruim, continua vendendo e agradando seus compradores, que sinalizam querer mais unidades.
Vai entender né.

Robsonmkt

Se compararmos o programa F-35 com o Rafale que também visava substituir todos os modelos da aviação de caça francesa, veremos que o processo de desenvolvimento – embora lento – foi menos problemático no que tange a questões técnicas.
Sim, o Rafale é um caça igualmente caro e sem as características furtivas do F-35, massa encontra plenamente operacional, tanto em sua versão naval quanto de pista convencional.
Talvez se o F-35 não tivesse englobado uma versão STOL/VL seu desenvolvimento teria sido menos traumático e oneroso.