Observadores militares russos e o F-35A da Noruega ao fundo

Observadores militares russos e o F-35A da Noruega ao fundo

A nova base de Ørland da Força Aérea da Noruega, recentemente expandida, foi proibida aos jornalistas noruegueses e muitos outros, mas  oficiais militares russos fizeram uma visita a ela na semana passada. A turnê pode ser vista como um movimento importante para aliviar as recentes tensões entre a Noruega e a Rússia, enquanto o jornal Aftenposten descreveu isso como um “paradoxo”.

Os próprios oficiais de defesa relataram na semana passada que um grupo de três militares e inspetores russos tinham sido autorizados a “visitar e avaliar” a 132ª Ala da Força Aérea da Noruega em Ørland. Tornou-se uma unidade importante para a defesa aérea e helicópteros de resgate, mas é mais conhecida como base para os novos aviões de combate F-35 da Noruega. As instalações novas e em expansão da Ørland são um produto de uma fusão de esquadrões, incluindo pilotos, técnicos e outros militares de suporte para os aviões de combate F-16 e F-35.

O departamento de defesa da Noruega (Forsvaret) escreveu em um comunicado de imprensa divulgado na sexta-feira que a visita ocorreu depois que as autoridades russas apresentaram um pedido de inspeção em conformidade com os acordos internacionais em matéria de controle de armamentos. O pedido dos russos foi enviado em 27 de novembro, apenas duas semanas depois que o rei Harald V, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, e os principais funcionários do governo noruegueses estavam em Ørland para comemorar a chegada dos primeiros caças F-35.

O ministério estrangeiro da Noruega respondeu ao pedido dos russos no dia seguinte, de acordo com o comunicado de imprensa. Em seguida, demorou menos de uma semana antes de três oficiais russos terem sido recebidos e levados em torno da nova base na terça-feira, 5 de dezembro.

De acordo com as autoridades norueguesas, os russos receberam “grande abertura” durante a sua inspeção e avaliação. “Os oficiais russos fizeram uma série de perguntas durante a avaliação”, afirmou o tenente coronel Sven Svensson. “Eles mostraram, como esperado, o maior interesse pelos novos aviões de combate F-35, mas também pelas demais capacidades da 132ª Ala”.

Os russos foram informados sobre a organização, material de defesa, pessoal, educação e treinamento realizado na nova casa da operação de caças da Noruega. Eles foram autorizados a ver várias operações e helicópteros, ao mesmo tempo que foram orientados sobre projetos de construção adicionais em andamento em Ørland, que está sendo transformada na principal base aérea da Noruega, após 35 anos em Bodø, mais ao norte.

Svensson confirmou que era “a primeira vez que os F-35s haviam sido mostrados à Rússia”. Ele afirmou que houve “uma boa cooperação e um tom positivo entre os oficiais russos e noruegueses” durante toda a visita, que terminou com os russos colocando uma coroa de flores em um memorial em Ørland para russos que foram mantidos prisioneiros de guerra e morreram durante a ocupação da Noruega pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Oficiais russos na Noruega

O Aftenposten informou, no entanto, que a vontade dos oficiais noruegueses de mostrar aos russos a base de Ørland parecia estar em desacordo com a falta de vontade mostrada com a mídia norueguesa. O jornal afirmou que seus repórteres e fotógrafos desejam “mostrar como o dinheiro dos contribuintes noruegueses foi gasto em Ørland”, que desempenha um papel importante no que o Aftenposten calculou como um investimento total de NOK 80 bilhões (quase US$ 10 bilhões) em defesa Aérea. No entanto, os seus fotógrafos tiveram o acesso negado às novas instalações de Ørland, assim como os de outras mídias norueguesas, aparentemente por razões de segurança.

O Aftenposten reconheceu que o departamento de defesa ofereceu tirar fotos próprias, como muitas vezes faz de uma ampla gama de atividades militares, e compartilhá-las com o jornal. Isso não satisfez a publicação.

Os principais oficiais militares do país, questionados pelo Aftenposten, “como vêem o paradoxo de que a imprensa norueguesa tem a visita negada, enquanto os oficiais russos receberam uma visita guiada aberta”, não quisem comentar. O próprio relato do departamento de defesa da visita russa observou, no entanto, que os três oficiais russos estavam “sob escolta” durante todo o tempo na Noruega por uma equipe do escritório de controle de armamento com os militares noruegueses. Svensson também enfatizou que os russos têm direito a uma inspeção ao abrigo de acordos internacionais e que “toda a informação e a fotografia (durante a visita dos russos) estavam sob controle norueguês e no âmbito da informação não-secreta”.

FONTE: newsinenglish.no

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
donitz123

Vizinhos civilizados. Os poloneses poderiam aprender um pouco com os noruegueses.

marcelo km

Será que riscaram o F-35 com uma faca e levaram as lascas para um laboratório russo?

Silva

donitz123 16 de dezembro de 2017 at 13:56

Sim claro, os poloneses deveriam esquecer por completo, as mais de 4 décadas de violência, repressão, atraso e isolacionismo que sofreram nas mãos da União Soviética, atrás da Cortina de Ferro. (Modo irônico ON).

Delfim Sobreira

Quem precisa de aliados como a Noruega ?

Adler Medrado

Os noruegueses abaixaram as calças para os russos agora…

Ivanmc

Agora já era. Se bem que nem precisa.

Fernandes

Com certeza, as fotos dos russos já estavam com a LM antes dás publicação da notícia, enviadas de maneira autônoma pelos F-35. Afinal, foram os noruegueses que descobriram que os F-35 tem essa capacidade de enviar dados à LM, independentemente de autorização prévia do usuário.

Farroupilha

Isso aconteceu na Noruega? Eita! Paradoxo?… Essa atitude com a imprensa e povo norueguês foi é absurda, patética. Independente de tratados. Já que tem o tal tratado ok os russos podem ir lá dar uma olhada então. Mas o problema criado é o povo norueguês que pagou pela base ser proibido (através da imprensa) de entrar. Tanto é patético de mais, que os oficiais noruegueses ficaram quietinhos com essa bola fora. – Imaginem que se por ocasião do funcionamento pleno da Base de Submarinos de Itaguaí, que foi paga com nossos impostos, nossa imprensa for impedida de ir lá fazer… Read more »

HMS TIRELESS

Senhores, os oficiais russos não viram nada daquilo que outros setores das forças armadas russas já não sabiam. Então meus caros sputpenikos, menos…?

Ivanmc

Nem precisa, o Cy-35 já botou o Raptor para correr 2 vezes, para o F-35 pode mandar até o Mig-29smt. Kkkkk

carcara_br

Fernandes 16 de dezembro de 2017 at 15:04
“Com certeza, as fotos dos russos já estavam com a LM antes dás publicação da notícia, enviadas de maneira autônoma pelos F-35.”

Eu rir um bocado, é possível!

Tava pensando esses dias aquele pássaro que acertou o F-35 de israel não podia ser… uma inspeção mais detalhada na fuselagem da aeronave???

Adriano A.R.

Ninguém percebeu que, na verdade, era o F-35 que estava espionando a comitiva russa? Rsrsrsrsrs…

Farroupilha

O problema da notícia acima não tem nada a ver com os russos do lado dos F-35 numa nova base da Noruega. Pelo jeito tem gente aqui que acha que em várias outras partes do mundo, principalmente em apresentações nos EUA, os agentes russos nunca tiraram todas as fotos que queriam do F-35 e F-22. No próprio Chile aqui do lado o F-22 já esteve se apresentando. O detalhe do artigo é… Como o Povo norueguês foi tratado por seu próprio governo. E os russos na base apenas deixou mais evidente o absurdo da tal proibição de entrada da imprensa… Read more »

HMS TIRELESS

Exatamente Farroupilha! Esse é o (baixo) nível da argumentação dos sputpenikos! Um pensa que é Goebbels e repete ad nauseam que o Su-35 teria botado o F-22 para correr (quando na verdade o F-22 chegou até os aviões de ataque russo sem que as escoltas percebessem). Outro continua a dar crédito à farsa de um portal russo chinfrim…

Pelo visto a Trilogia quer desbancar o PlanoBarril…rs!

Clésio Luiz

Hoje o nível está baixo hein?
.
Até parece que os noruegueses entregaram o código fonte da aeronave, os manuais de operação e manutenção e todas as informações do link 16 da OTAN…
.
Para quem tem preguiça em estudar história, os próprios russos fizeram visitas à países vizinhos na Europa, nos anos 80, apresentando os então novíssimos MiG-29, antes mesmo da apresentação das aeronaves em Farnborough e Le Bourget. Depois levaram os Flanker para os EUA, com direito a voo no assento de trás nos combates simulados ocorridos durante a visita.
.
https://www.youtube.com/watch?v=g9NycyNlkLs

sub-urbano

Esse F-35 nunca foi grande coisa…

É um F-16 com uma casca “stealth”.

Ninguém liga pra eles. Tem vantagem BVR, ok certo, mas a chance de acerto de um missil BVR hoje: 5% a distancia é muito grande. Ninguém leva mais que 2 BVRs.

O Flanker encurtaria a distancia e assoberbaria o ocidental com seus recursos de empuxo vetorado.

Seria um remake da WarII entre os space age jatos nazi Me-262 perdendo para os mais manobraveis e antiquados P-51 mustangs

Pangloss

Será que os russos conseguiram obter alguma informação sensível? Não me parece crível.
Os noruegueses cumpriram formalidades, recebendo os russos de modo protocolar.
Nada além disso.
Quanto à imprensa norueguesa, também não me parece que colocariam em risco a segurança do país, se fossem até a base para ver o mesmo que os russos viram.

HMS TIRELESS

Repetindo o padrão de sempre meu caro Relojoeiro? Não se esqueça que além do Pk dos mísseis hoje estar bem acima de 5%, o Flanker tem RCS de árvore de natal e vetoração de empuxo só tem utilidade em show aéreo…

Ivanmc

Bela reportagem, como sempre no Poder Aéreo.

SmokingSnake ?

ué pensei ter visto a Rússia sempre dizendo que o F-35 não presta, por que tanta preocupação?

rustam bogaudinov

SmokingSnake ? 16 de dezembro de 2017 at 17:45 ué pensei ter visto a Rússia sempre dizendo que o F-35 não presta, por que tanta preocupação? ___ Because the military of Norway and other countries of Nato do the same in Russia .. ___ Porque os militares da Noruega e outros países da Otan fazem o mesmo na Rússia … O Documento de Viena de 2011, aprovado na sessão plenária do Fórum para a Cooperação em matéria de segurança, desenvolve e complementa as medidas de fomento da confiança consagradas no Documento da Conferência de Estocolmo de 1986, bem como nos… Read more »

_RR_

sub-urbano ( 16 de dezembro de 2017 at 16:12 ); Nos ultimos combates BVR reais ( ocorridos, salvo melhor juízo, no Kosovo; ou seja, ha vinte anos atrás ), chance de acerto aumentou para 55%… Esse “F-16 com casca stealth” tem sistemas que o tornam simplesmente o mais letal vetor em combate próximo manobrado… Simples assim… A começar pelo DAS, que é capaz de plotar alvos em 360°, permitindo uma solução de tiro. E junto a isso, combina-se o JHMCS, fornecendo consciência completa ao piloto e “escravizando” o míssil a sua visada. Em suma, tem muito mais coisa além de… Read more »

F - 5

Boa noite!

Todos sabem que existem acordos de inspeção de bases, de equipamentos, de uniformes, de Pokemóns…mas essa torcidinha ideológica por A ou B, enche…

Sou fã dos equipamentos russos, mas como me identifico aqui? F-5. Acho que há uns oito anos mais ou menos.

Sejamos técnicos, objetivos. Querem torcida? Esperem os campeonatos estaduais de futebol…

Marcos

Clésio:
Em relação ao vídeo: tem mais B2 estacionado ali que caça supersônico na FAB.

SmokingSnake ?

rustam bogaudinov – So what? The request of a inspection just few days after the first F-35 arrived and their interest mostly toward the F-35 shows concern about the F-35 anyway.

Antônio Schaab

Agora os russos vão saber dos segredos do f_35. Não sei se os EUA não vão gostar disso.

Bruno wecelau

Lamentável as torcidinhas aqui…Vcs Sabiam que Russos e Americanos se respeitam muito , esta briguinha e rivalidade de torcida aqui no PA e por que alguns indivíduos não sabem nada tecnico não tem nada a acrescentar ,então parte para o amadorismo das peladas…
Uns dizem eu sou mais os EUA, outros eu sou mais a Rússia , mas nunca vejo ninguém dizer eu sou mais o Brasil por que amo meu país…Isso e patético sabia…..

Andre

Me 262 tomando pau de p51…su-35 botando f22 para correr…eu realmente preciso saber onde o povo está comprando LSD. O meu não dá tanta alucinação assim.

César A. Ferreira

A Noruega faz parte da OTAN, mas, ironicamente teve a única parte do seu território, ao norte, libertado em combate pelo… Exército Vermelho. Quando se deu a rendição alemã a Noruega encontrava-se ocupada, ainda…
Que coisa, não?

Paulo Jorge

Russos interessados no F-35 que muitos russofilos julgam inepto.

Sds

Rinaldo Nery

Noruegueses traíras! Deixaram os russos chegarem perto dos F-35! Hahahaha
As torcidas vão à loucura!

Fabiano Martins

Caro Hms Tireless ,uma pergunta você é engenheiro militar tecnico ou outra coisa ? Você acredita nas coisas que você escreve kkkk , fanatismo com cabresto faz mal a saúde rsrsrs.Ouvir outras opiniões sempre é bom para o mundo,passar bem e bom dia .

HMS TIRELESS

Olha Fabiano eu gosto de ouvir opiniões mas o fanatismo dos fiéis da Igreja Putinista do Flanker dos últimos dias é duro de aguentar

HMS TIRELESS

Ah! Tem também a não menos deletéria brigada dos mártires de al Rafale mas depois do FX-2 eles acalmaram

Rodrigo M

Fabiano Martins
.
É a cultura “ocidentalizada” por décadas de Hollywood, se não tem o selo “Made in USA” não presta.
.
Não importa o equipamento, apenas sua origem.
Discutir com esses trolls é perder tempo.

WFonseca

Fabiano, uma coisa é ler/ouvir opiniões diversas, algo salutar e necessário, outra coisa são os comentários vazios movidos apenas por achismos ou preferências. Nossos olhos/ouvidos não são pênicos para receber excreções. Desculpe soar rude mas é o que temos aqui muitas vezes. Abraço!

Fabiano Martins

Tireless as armas que os caras do lado de lá fazem não são feitas de açucar de confeiteiro rsrsrs.Ficar com um pé atrás sempre é bom.

Fabiano Martins

Quanto aos heli de ataque para o EB , não vindo a bucha do tiger já agradeço a Deus .

Fabiano Martins

Editores o comentario heli não é daqui descupe fiquem a vontade para apagar.

HMS TIRELESS

Fabiano, eu sei disso! Aliás quem subestimar o adversário vai perder a guerra. Vide os EUA no Vietnã e os russos no Afeganistão. Particularmente os sistemas de armas russos são caracterizados por baixo custo, robustez e simplicidade no uso, o que as torna muito boas e atraentes. E não raro são copiadas aqui no Ocidente vide o fuzil israelense Galil, que copia descaradamente o AK-47. Agora o que não dá é considerar armas russas invencíveis e infalíveis como os integrantes da seita que aqui citei fazem.

Fabiano Martins

Um F35 na mão de russos ou chineses quem copiaria mais rapido ?

HMS TIRELESS

Os chineses Fabiano! Os russos iam quebrar cabeça tentando aperfeiçoar o aparelho.

Aéreo

Se alguem se deu ao luxo de interpretar esta parte do texto,

“O departamento de defesa da Noruega (Forsvaret) escreveu em um comunicado de imprensa divulgado na sexta-feira que a visita ocorreu depois que as autoridades russas apresentaram um pedido de inspeção em conformidade com os acordos internacionais em matéria de controle de armamentos”

Vai perceber que há um acordo entre ambos e que este tipo de visita é reciproca. Assim os noruegueses podem também inspecionar instalações militares russas. Não há nada de anormal no ocorrido.

Luiz Trindade

Oohhh Meu Deus… Tantos discursos de ódio que são meramente blá, blá, blá… Vcs acham sinceramente que os EUA iam deixar os russos inspecionarem o F-35 sem o consentimento deles?!?
Vou te contar heim… Ainda tem gente aqui que acredita no conto da carochinha… Essa mesmo, do tempo de Mil Novecentos e guaraná de rolha…