Sobre os céus da Síria, um IL-76 lança cargas e logo depois surge um caça Su-30SM que chega bem perto da porta traseira do cargueiro. O video foi feito durante uma missão sobre Deir Ez Zor.

O IL-76 tem sido usado para conduzir programas de ajuda humanitária aos sírios, para lançar alimentos vitais e suprimentos para famílias presas na cidade assediada no nordeste da Síria.

O Su-30SM é um derivado multifunção do Su-27 Flanker. É uma variante especial do Su-30MKI e do MKM produzido pela Irkut Corporation para a Força Aérea Russa.

COLABOROU: Rustam Bogaudinov

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jarb

Podem falar o que quizerem, mas na minha opinião esta é a família de jatos mais linda que ainda está na ativa! Como voa bonito este pássaro.. uma obra prima sobre asas!!

Marcelo Moraes

A unica palavra que sai é “sensacional’.

Bueno

Que imagem maravilhosa !!

Bueno

Existe o risco de liberar a carga acima do SU-30, e ocorre uma colisão?

Ivanmc

Bela matéria.

Bueno

E ai pessoal? Tem uma encomenda para nós ? kkk

Jacinto

Que idiotice.
Este tipo de manobra não tem absolutamente nenhuma função militar e só faz colocar em risco os dois aviões.

Walfrido Strobel

Jacinto, o Su-30 está escoltando o Il-76 e qual foi o risco que vc viu na aproximação?
Se um piloto de caça acostumado a fazer REVO correr risco ao se aproximar de um cargueiro, estão a coisa está feia.
.
Bueno, o caça ficou fora do espaço ocupado pela carga no lançamento, só se aproximou depois.

Ivanmc

Walfrido Strobel 7 de dezembro de 2017 at 14:35.
.
É isso mesmo, Walfrido Strobel. O problema é quem não conhece, não desliga a tv, acha estranho.

Bueno

sim, pensava que ficavam do lado do cargueiro provendo escolta e não abaixo dele

Jacinto

Walfrido, O REVO é uma que é realizada e treinada porque tem uma função militar. Mas é uma manobra arriscada, porque aproximar-se de outra aeronave é inerentemente arriscado, e existem inúmeros relatos de acidentes. Agora, qual é a função militar de se aproximar desta forma de um cargueiro que ele mesmo está escoltando? Não existe nenhuma, e você sabe disso. Tudo o que o piloto está fazendo é elevar o risco de um acidente por pura vaidade pessoal. Era por pura vaidade pessoal que o Ten. Cor. Arthur “Bud” Holland costumava fazer manobras arriscadas em um B-52, até que um… Read more »

carcara_br

Fiquei admirado quando o scud postou o vídeo desta situação noutra matéria! por isso gosto dos caças russos!
Detalhe, quando reclamam de interceptação insegura por parte dos russos imagino que nem deva ser por maldade, simplesmente os pilotos possuem maior liberdade e se divertem um bocado quando podem.

Bosco

Estranho nisso tudo pra mim não é o que o caça fez mas sim a altura do lançamento da carga. Parece muito alto para ter qualquer precisão mínima.
Em relação à manobra do caça sem dúvida é muito bela, independente do risco envolvido e da desnecessidade da mesma.
Vale salientar que acrobacias aéreas em shows aéreos também não têm nenhuma função prática apesar de altamente arriscadas mas apesar disso são feitas diariamente e tendo alguns milhares de civis embaixo.

Clayton

Incrível mesmo.

donitz123

Deixem de mimimi. Aquela saída do Flanker foi cinematográfica.

ScudB

Amigo Bosco!
Como exemplo .A plataforma P-7 permita lançamentos de 1500m ate o solo com ero re;ativo de 100-150m. Ja a plataforma P-16M – de 4000m (erro um pouco maior , é claro). Como se trata das plataformas menores (de peso “morto”) a atura máxima é limitada somente pelo sistema das paraquedas MKS-5 (8000m).Neste caso o atraso de abertura garante a precisão minima aceitável.
Um grande abraço!

Clésio Luiz

Jacinto me desculpe, mas você está fazendo tempestade num copo d’água. Esse tipo de manobra é comum no ocidente, inclusive aqui no Brasil. Geralmente é feito em exercícios militares, quando um grupo de fotógrafos se amontoa na traseira de um C-130 para fotografar os caças durante as operações. . Muito bacana, especialmente para a tripulação do cargueiro. Além da adrenalina de ver o caça no ar, tão próximo, deve ser surreal. . Além do mais, deve dar uma boa levantada de moral para os tripulantes do cargueiro, vendo um monstrengo armado daqueles, sabendo que ele está fazendo a sua escolta… Read more »

Clésio Luiz

Outro vídeo com o Typhoon, também quase entrando no cargueiro pra tomar um cafezinho:
.
https://www.youtube.com/watch?v=SeclZdJHPtQ

Jacinto

Clésio Luiz 7 de dezembro de 2017 at 17:03 Eu sou sempre contrário a condutas que elevam o risco de acidentes sem uma finalidade a justificá-la – e isso inclui shows aéreos. O fato é que vemos acidentes em apresentações com triste frequência. Este ano mesmo, um piloto espanhol (salvo engano meu) faleceu quando o Typhoon que ele pilotava caiu no mar durante uma apresentação dessas. Teve aquela carnificina na Ucrânia alguns anos atrás na qual morreram dezenas de espectadores. E qual o sentido destas mortes? Todos nós ficamos chateados com o acidente com o ARA San Juan. Mas o… Read more »

ivo

danen-se os riscos, o que eu queria mesmo era estar lá para ver o bichão!

Maurício.

Em 2003 eu fui numa Expoaer na BACO e tinha um AMX dando uns rasantes bem baixo, bem baixo mesmo, e quando chegou a A Esquadrilha da Fumaça ela chegou tão baixo quanto o AMX, foi algo muito bonito de se ver mas é algo perigoso ao mesmo tempo, infelizmente naquele ano só que na Expoaer de Santa Maria caiu um T-25 vitimando seu piloto, na minha opinião acho que depois desse ano a FAB deu uma segurada nas apresentações nas Expoaer.

Wagner

Muito, muito legal! Agora, reparem que quando vc vê o loadmaster de algum avião da OTAN, vc vê o cara cheio de cinto de segurança, uniforme top, capacete, óculos, luvas, tudo padrão top gun. Aí você olha o vídeo russo tem um tiozão barrigudão padrão boteco de vila, só de camiseta listrada e sem capacete e nem nada! Faltou só o maço de “óliuood” e estar de chinelo havainas com preguinho na tira e short de nylon daqueles de jogar bola em várzea! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Caramba, Bosco, alto pra caramba! A galera lá embaixo vai ter que se virar para achar… Read more »

ederjoner

Wagner 7 de dezembro de 2017 at 18:53
Eu também reparei nisso!!! kkkkk

Quanto a cena do caça saindo… Fenomenal, rolou no eixo, top de mais, não bastava apenas uma guinada, o piloto quis impressionar mesmo, TOP, TOP, TOP.
Reparem que o Typhoon tentou fazer igual, mas não conseguiu ou não tem a mesma capacidade de manobra…

Mauro Cambuquira

Simplesmente surreal essa manobra de saída da frente da rampa! Só faz quem tem habilidade pra tal né!

ARC

\o/

Carlos Alberto Soares

Clésio Luiz 7 de dezembro de 2017 at 17:16

Show de vídeo,
ótima música no áudio (raro, normalmente só colocam porcaria),
Tufão, o Iväny Jr deve estar gozando (Kkkk).

__________________________________________

“Rustam Bogaudinov”

Movies and Advertising Agent

Good video.
___________________________________________

Bosco,
Não esta muito alto não, impressão da névoa (?).
___________________________________________

4 CABIDES VÁZIOS. alguém pode indentificar os outros mísseis (bombs) ?

Bosco

Nesse aqui não houve provocação de ninguém e ninguém saiu do tema.
A provocação (e devo confessar que na maioria absoluta das vezes é do lado antiocidental) é que faz degringolar a discussão sadia.

Rafa_positron

Caramba
Que video espetacular!!!

e que povo louco

O pessoal ali sem nenhuma proteção ou paraquedas

Rommelqe

E tem um detalhe: o Flanker estava armado…..
Independentemente de outras consideraçoes, dos tres videos postados – seja com Mirage, Thyphon ou Su-30 – todos sao fantasticos. Caro Jacinto, me perdoe, mas impedir essas manobras é o mesmo que pedir para um Neymar evitar fazer embaixadas no treino…..abs

Jacinto

Rommelqe
Eu também acho lindo ver aviões manobrando. Mas eu assisti a um acidente aéreo no Rio Grande do Norte no qual um oficial da FAB morreu na frente de sua esposa e 3 filhos ao fazer uma manobra desnecessariamente arriscada em um F5. Acho que foi em 1995 ou 1996 e foi uma coisa horrorosa de se ver. O local estava apinhado de pessoas e acho que aquela plateia toda não fez bem ao piloto porque a manobra que ele tentou fazer me parecia estar bem além da capacidade do avião.

Bosco

Jacinto,
Eu tenho aversão a “shows” aéreos. Pra mim não é questão de “se” vai dar zica, mas de “quando”. Não gosto, não vou e não deixo ir.
Já essa manobra aí do Su-30 não me incomoda tanto. É entre eles lá e eles que se entendam.
Mas ficar fazendo pirueta com civil embaixo aí é de lascar.

Rinaldo Nery

Jacinto, o acidente do Naumann em Natal teve uma série de fatores contribuintes, inclusive a personalidade do próprio. Ele foi meu 4° ano na AFA, em 1983 (Líder do 1° Esquadrão). Depois servimos juntos, lá, como instrutores. Seu pai era general, comandante da Brigada Páraquedista.
Mas, pra contar a história do acidente o texto vai ficar muito grande. O comandante da III FAE, na minha opinião, não deveria ter autorizado aquela demonstração.

Jacinto

Bosco Na época do acidente que eu vi em Natal o pessoal comentava que o piloto era um herói, que ele não se ejetou para salvar o pessoal que estava lá, que o problema foi um defeito na aeronave… Mas depois descobriu-se que a aeronave estava perfeita. O problema foi humano mesmo, ou seja foi um erro do piloto que foi otimista demais. Naquela mesma época também houve um acidente nos EUA em um B52 pelo mesmo motivo. Piloto sendo otimista demais fazendo manobras desnecessariamente arriscadas. E nós dois casos sem absolutamente nenhum justificativa. E nos dois casos os pilotos… Read more »

Bosco

Carlos,
São 4 R-73 e 2 R-27

Rinaldo Nery

Naumann não era nem nunca foi rebelde. Era arrojado, o que é bem diferente. Característica de qualquer piloto de caça. Era até bem disciplinado e correto. Foi Ajudante de Ordens do Ministro Lélio Vianna Lobo. Rebeldia é conclusão sua.

Jacinto

Rinaldo Nery
Lamento muito pelo seu colega. Eu só usei este incidente como exemplo porque ele teve um impacto enorme nas pessoas que estavam lá e em mim também. Houve uma verdadeira comoção na plateia. Era uma grande festa, estava todo mundo alegre e de repente aquela tragédia… quase todas as pessoas que eu olhava em volta saíram chorando de la. Eu também.

Rommelqe

Caro Jacinto: me lembro de um video divulgado deste infeliz episodio em Natal. Realmente muito triste. Sao pertinentes varias ponderaçoes ao tema. Primeira: Esquadrilhas de demonstraçōes aereas cumprem um papel institucional, motivando a populaçao e aflorando novos aviadores, projetistas, operadores, enfim sao atividades arriscadas por um lado mas praticadas em muitas FA e seus resultados operacionais me parecem positivos. Mas tambem ha um risco intrinsico. Eu estava trabalhando na Alemanha quando houve aquele terrivel acidente com a Fleche Tricolori. Terrivel! Segunda: no video com os Mirage da FAB, tratou-se de uma apresentaçao muito interessante e entendo que nao se incorreu… Read more »

Luciano da Cunha

Gostaria de ver essa cena sendo protagonizada, daqui alguns anos, pelo KC-390 e o Gripen NG.

Manock

Fodasticamente plástica a manobra; beleza pura!

o resto, é só jacinto-mimimi

Rodrigues

Carlos,
São 4 R-73 e 2 R-27
Mestre Bosco, pra que uma carga de armas assim, e uma escolta dessas para um ação humanitária, alguém seria louco de engajar um avião cargueiro fazendo uma ação humanitária.
Se é que tinha comida ali né.
Saudações

Geferson

Alguem sabe me dizer que misseis ele ta usando???

Luiz Trindade

Linda a manobra do SU-30. Se tem a impressão que ele simplesmente freia e vira a curva. Só esse caça dá essa sensação! Se Deus quiser Luciano Cunha, veremos o Gripen NG e o KC-390 protagonizando essa cena!

Rodrigo M

Jacinto 7 de dezembro de 2017 at 15:29
.
Se não me engano, Walfrido Strobel é um piloto da FAB.
.
Que bom que vc está aqui para ensina-lo sobre o que é REVO, seus riscos e finalidade, acredito que ele nunca tenho ouvido fala a respeito..
Além é claro, do seu parecer sobre essa operação dos russos, baseado em um vídeo de dois minutos divulgado na internet..

Jacinto

Rodrigo M Eu e o Walfrido temos um relacionamento cordial. Várias vezes trocamos ideias e não acho que ele tenha se ofendido comigo e nem me lembro de ter tido com ele qualquer tipo de briga. Eu admiro o conhecimento quase enciclopedido dele e a grande generosidade dele em compartilha-lo conosco . Nem eu quis, nem dei a ele qualquer lição, porque não tenho a pretensão de ensinar a quem sabe mais do que eu. Tenho o senso do ridículo. Ele perguntou educadamente uma opinião minha e eu respondi. Ele não foi grosseiro eu não fui grosseiro… comportano-nos como adultos… Read more »

Rommelqe

Caro Rodrigues, sem querer entrar no merito e muito menos fazer juizo de valor, os voos de reabastecimento humanitario passaram a ser escoltados apos o abate de um jato russo.

Olha, ver um Gripen biplace sendo reabastecido por um KC-390 sera uma homenagem ao atual estagio em que se encontra a industria aeronautica brasileira. Vai ser fantastico!!!!!

Rinaldo Nery

Rodrigo M, Strobel foi desligado no 3° ano em vôo de formatura. Formou-se Intendente.
Rommelqe, o jato a que você se refere foi o SU-34?