Delegação brasileira visitou a linha de montagem final dos caças Gripen após a 6ª edição do Workshop Sueco-Brasileiro em Aeronáutica, na Suécia. Na foto, o primeiro Gripen E da FAB sendo montado

Após a 6ª edição do Workshop Sueco-Brasileiro em Aeronáutica, na Suécia, a delegação brasileira visitou a linha de montagem final dos caças Gripen que serão fornecidos para a Força Aérea Brasileira. Na foto, o primeiro caça Gripen E da FAB sendo montado

A 6ª edição do workshop Sueco-Brasileiro em Aeronáutica, realizada no Instituto Real de Tecnologia (Royal Institute of Technology), em Estocolmo, na Suécia, contou com a participação de mais de 100 participantes, sendo que quase a metade era composta por brasileiros. Durante o encontro, em 25 de outubro, foram discutidos temas de relevância ao setor, como a colaboração entre governos, indústria e comunidade acadêmica, com o objetivo de fortalecer a cooperação em Aeronáutica entre os países.

Para Magnus Ahlström, chefe de Inovação Global da Saab, a parceira bilateral de inovação e tecnologia em Aeronáutica entre a Suécia e o Brasil, baseada na hélice tripla, é única. “A cooperação com o Brasil inclui, além do programa Gripen, nossos parceiros em universidades suecas e nossos novos parceiros na indústria e comunidade acadêmica brasileira por meio do programa de docência, de pesquisadores convidados e do novo programa de pesquisa aeronáutica internacionalizada da Suécia (NFFP)”, destacou.

Na abertura do evento, Marcos Jorge de Lima, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Elton Santa Fé Zacarias, do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) e Oscar Stenström, do Ministério de Relações Exteriores da Suécia, comemoraram a excelente iniciativa para impulsionar a pesquisa bilateral entre os dois países e um grande exemplo a ser seguido para cooperações em outras áreas.

“Este workshop sempre reuniu pessoas com interesse pela pesquisa aeronáutica e com um desejo comum de cooperação bilateral. Essa abordagem única tem sido uma plataforma importante para a reunião da comunidade acadêmica, da indústria e do governo para desencadear ideias conjuntas e dar início a projetos que não teriam sido possíveis de outra forma”, disse Anders Blom, diretor de Programas da Innovair.

Um dos projetos em andamento é o Human Factors Lab, desenvolvido em colaboração entre a Saab, a Universidade de Linköping (LiU) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que aplica um conceito de laboratório holístico de fatores humanos em pilotos civis e militares. A pesquisa concentra-se em considerar o fator humano na modelagem e decisão de pilotos, possibilitando que eles operem no melhor ambiente possível.

Programa Gripen em destaque:
Durante o workshop, o programa Gripen foi destaque em reunião liderada pelo embaixador brasileiro na Suécia, Marcos Pinta Gama, que contou com palestrantes das Forças Aéreas do Brasil e da Suécia, membros do Instituto Real de Tecnologia (KTH), da Saab e do Ministério de Empresas e Inovação da Suécia.

O desenvolvimento do caça continuou em pauta na noite seguinte ao evento, em encontro realizado na Embaixada Brasileira, quando o CEO da Saab, Håkan Buskhe, apresentou um vídeo contando a história da transferência de tecnologia do Gripen.

No dia seguinte, aproximadamente 30 pessoas da delegação brasileira visitaram as instalações da Saab, em Linköping, para uma visita à linha de montagem final do Gripen para o Brasil.

FONTE: Saab

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments