Primeira mulher piloto de caça na Força Aérea Afegã está buscando asilo

62

Niloofar Rahmani, primeira piloto de caça afegã

Niloofar Rahmani, primeira piloto de caça afegã

Em 2013, Niloofar Rahmani tornou-se o primeiro piloto feminino da Força Aérea Afegã, um passo em direção à igualdade e enviando uma mensagem de esperança às mulheres de todo o mundo.

No entanto, a conquista de Rahmani resultou em uma reação considerável contra ela e sua família, já que de repente ela se tornou uma figura reconhecível em um país onde o Talibã ainda reina. Agora, Rahmani está buscando asilo nos Estados Unidos.

Nos três anos desde que ela se tornou piloto de caça, Rahmani, que agora tem 25 anos, recebeu ameaças de morte de insurgentes e até de funcionários do governo, de acordo com seu advogado. Falando para a CNN, a advogada de Rahmani, Kimberly Motley, disse: “Se ela voltasse para o Afeganistão, ela teria medo por sua segurança”.

Rahmani treinou em bases aéreas em todo o sul dos Estados Unidos durante o ano passado. Durante sua entrevista com Jake Tapper da CNN, Rahmani elaborou seu pedido de asilo: “Há guerra, há violência e há discriminação contra a mulher no Afeganistão”.

Enquanto militares afegãos acusaram Rahmani de fabricar ameaças de morte para fortalecer seu caso de asilo, suas críticas parecem apoiar seu caso.

Rahmani, cujo caso está pendente, apelou diretamente ao presidente eleito com a determinação de continuar a luta contra o ISIS nos Estados Unidos. “Infelizmente, como uma mulher afegã muçulmana, sempre tento lutar contra o ISIS”, disse ela.

FONTE: www.popsugar.com

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Walfrido Strobel

Foi para os EUA mandada pelo seu governo e agora quer ganhar dinheiro com esta conversinha mole de ser contra o ISIS e estar sendo perseguida.
Vai ficar bonito para ela se os EUA para não provocarem o governo pró-americano negarem seu asilo.

Robert Smith

Não conheço as reais condições das mulheres num pais como o Afghanistan… nunca pise la, e pra ser sincero espero nunca ter … tudo que sei é o que leio e vejo sobre o país e o Taleban… não me parece um lugar muito agradável especialmente se você for mulher…. Essa moça, Niloofar Rahmani, só em ter conseguido ser tornar uma piloto de caças já é algo notável em qualquer lugar do mundo! algo difícil mesmo para homens… agora conseguir isso num lugar como o Afeganistão é mesmo impressionante… a reação já era esperada… ela tem a opção de retorna… Read more »

Carlos Alberto Soares

Deveria servir as forças americanas no Afeganistão, em bases dos Âmis.
Família recebida nos USA etc ….

Alex Nogueira

Acredito que seja verdade, pois ela provavelmente serve de “símbolo” para outras mulheres, para muitas culturas é inaceitável a quebra de certos paradigmas.

MForest

Pode vir morar aqui!!!

carvalho2008

“Walfrido Strobel 4 de dezembro de 2017 at 13:26 Foi para os EUA mandada pelo seu governo e agora quer ganhar dinheiro com esta conversinha mole de ser contra o ISIS e estar sendo perseguida….” . Conversinha ou não, exagerando ou não…que seja…….deveriamos conceder não somente o Asilo mas incorporar nas forças Americanas que lá atuam….não existiria simbolo maior de contra opressão do Ocidente para estes arcaismos….sem ajuda e hombridade da defesa de valores, o outro lado somente tem a ganhar e se arraigar ….os americanos estão perdendo o terreno e controle lá….ela como simbolo que é vai ficar esperando… Read more »

Walfrido Strobel

O que vcs propuseram seria muito simples e fácil se o governo atual não fosse pró-americano.
Conceder este asilo agora seria um tapa na cara do governo aliado, só serviria de munição para os mais radicais contra os EUA.
O mais indicado é que segurem esta mulher nos EUA até esfriarem suas declarações na mídia e depois mandar de volta com um acordo de não punição pelo governo atual.
Vários países muçulmanos como Irã e Paquistão estão com suas pilotas na aviação militar e civil, que estão batalhando pelo fim do preconceito sem pedir asilo na primeira oportunidade.

Wagner

Essa aí se voltar para o Afeganistão estará frita.

Tiger 777

Um grande mérito, para ela ter se formado como piloto. Ainda vai levar muito tempo para as mulheres conseguirem os direitos básicos. Infelizmente, muitos árabes veem a igualdade de direitos, a liberdade de imprensa e liberdade religiosa, como algo que coloca em risco sua sociedade. Um exemplo disto, são os países que não permitem, a abertura de igrejas/templos em seu território, contudo eles abrem mesquitas nos países ocidentais. No meu entender, esta é uma das fraquezas do Ocidente, pois deve-se usar o princípio da reciprocidade. Ou seja, somente permitiremos o funcionamento de sua religião, se você permitir o mesmo no… Read more »

Rafael Oliveira

Walfrido, não dá para dizer que é conversinha mole. O Irã e o Paquistão (pelo menos em suas regiões mais desenvolvidas) são bem mais civilizados que o Afeganistão, onde o Talibã ainda tem muita força e luta fortemente contra os direitos das mulheres e coloca a cabeça a prêmio daquelas que tem algum destaque.
Em 2008 uma policial afegã ficou famosa, saiu na National Geographic e etc. Veja o que fizeram com ela.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL776719-5602,00-ASSASSINADA+A+AGENTE+POLICIAL+MAIS+CONHECIDA+DO+AFEGANISTAO+MALALAI+KAKAR.html

Wagner

Walfrido, conheço um casal de missionários que voltou fugido de lá. A coisa é bem feia mesmo para a mulherada. E governo pró-amerika é só papo para pegar grana e manter os interesses dos americanos lá (aliás, alguém já parou para se perguntar o que realmente alguns setores do governo americano querem por lá? Uma dica: começa com hero e termina com ína).

Walfrido Strobel

O que eu acho feio na história é que essa mulher foi logo arrumando advogados da linha exibicionista que devem a ter orientado a procurar a mídia e expor sua história para tornar sua volta impossivel, eu pessoalmente gostaria que quebrasse a cara. Com certeza tem muitas mulheres no Afeganistão lutando e conseguindo seu espaço sem este tipo de humilhação que é pedir asilo se fazendo de coitadinha em uma situação que ela mesmo criou. Todos os paísrs muçulmanos estão dando mais liberdade e chances profissionais as mulhetes, e isso vai chegar tambem ao Afeganistão, pena que foram dar espaço… Read more »

Professor

“No entanto, a conquista de Rahmani resultou em uma reação considerável contra ela e sua família, já que de repente ela se tornou uma figura reconhecível em um país onde o Talibã ainda reina. ”

Onde o Talibã ainda reina? como assim? que eu saiba, o Afeganistão foi invadido pela maior força militar do planeta. Os americanos são invencíveis, indestrutíveis, inabaláveis. Está aí o Rambo, para comprovar. Então, como pode o talibã ainda reinar no Afeganistão?

Bruno wecelau

E…Taliban no Afeganistão achei que os 16 anos de ocupação americana tinha purificado aquele pais deste mal….
E pelo visto a vergonha da união soviética lá durou bem menos , foram espertos e saíram foram …

Walfrido Strobel

Professor e Bruno, eu por anos li que a Rússia tinha quebrado a cara e agora os Americanos mostraram como se faz, mas na prática não é o que tenho visto, esta semana mostraram que ainda controlam o plantio do opio e a venda de heroína, então alguma coisa está errada.

Jorge F

Pede asilo para China, mas não enche a paciência, esse é o ônus ocupacional, pensasse nisso antes de se alistar…

Professor

Walfrido Strobel 4 de dezembro de 2017 at 18:14 “Professor e Bruno, eu por anos li que a Rússia tinha quebrado a cara e agora os Americanos mostraram como se faz, mas na prática não é o que tenho visto, ” … Walfrido, se eu fosse acreditar em tudo que escrevem por ai: – “O tanque M1-Abrahams é o tanque dos tanques, jamais vencido em batalha” – “Os americanos deram um tipo ao pato nos avisões russos na guerra da Coréia de 10 x 1 e no Vietnã idem. Vantagem estratosférica.” – “A Hillary Clinton está em enorme vantagem nas… Read more »

JT8D

O Brasil poderia oferecer asilo a ela, já que aceitamos até terroristas assassinos italianos

HMS TIRELESS

Olha “Teacher” eu não sei se o M-1 Abrams é o melhor MBT do mundo mas eu sei que ele é superior ao T-90 da sua amada “mãe” Rússia! E também o Merkava é superior ao carro russo…?

Agnelo

Pra quem não sabe, o Talibã atua no Afeganistão desde o interior de algumas regiões, mas principalmente de países vizinhos. Esse foi o pior efeito da guerra do Iraque, sobre as operações no Afeganistão. Meios q eram imprescindíveis naquele local foram enviados pro Iraque. Na verdade, eles mais atrapalham, pois o povo lá detesta eles e é difícil sua retomada do poder. O livro Boots on The Ground fala disso. Não se compara a guerra soviética, onde houve união popular contra eles e,com muito menos q o Vietnã, impuseram derrota aos soviéticos. Já a questão da mulher, é bem difícil… Read more »

HMS TIRELESS

Já que está se discutindo a sorte do Afeganistão nada como recorrer à história, e ela é implacável em mostrar que a origem de todo o caos que assola o país foi a invasão soviética em 1979. Nesse sentido basta ver as fotos de como era o Afeganistão antes da referida invasão:

http://www.hypeness.com.br/2014/03/fotos-do-afeganistao-na-decada-de-60-mostra-um-pais-diferente/

JT8D

HMS TIRELESS 4 de dezembro de 2017 at 19:18
Aí os anti-americanos vão dizer que o que causou a ascensão do radicalismo islâmico foi a CIA ter financiado e armado os fundamentalistas para que expulsassem os russos. Eu que não tenho nada a ver com isso, quero que os dois lados se explodam

Doug385

HMS TIRELESS 4 de dezembro de 2017 at 19:18

Lembrando que foi em plena intervenção soviética mal-sucedida que surgiu Bin Laden e sua Al Qaeda.

Delfim Sobreira

Este pedido de asilo deveria ser tratado da forma mais sigilosa possível.
.
E sim, deve ser aceito e esta moça incorporada à USAF.
.
O Taleban deve existir em todo o país de forma dissimulada, apenas esperando o momento oportuno para agir.

Pedro Santos Jr

Para quem esqueceu: os americanos deram sim dinheiro (e muito) para os islâmicos que combatiam os soviéticos no Afeganistão. Colheram o que plantaram.
P.S. também quero que os dois se explodam.

Silva

Essa mulher que fique no seu devido país e lute por aquilo que ela ache justo ou certo. Se vir para o ocidente, as Feminazis vão usá-la como bandeira para suas pautas políticas misândricas, anti-democráticas e anti-ocidente.

Quanto mais eu conheço o feminismo ou Feminazismo, como prefiro chamar esse movimento supremacista, mas e mais eu começo a gostar e a admirar os muçulmanos. Antes viver sob o domínio do Islã, do que sob o domínio do feminismo! Hoje eu reconheço que os muçulmanos sabem com ninguém, protegerem sua cultura e civilização. Burros ou ingênuos eles não. Segue:

https://www.youtube.com/watch?v=GGhMvSFxQX0

JT8D

Isso aqui está ficando esquisito rsrs

HMS TIRELESS

Pedro Santos Jr., se os soviéticos não tivessem invadido covardemente o Afeganistão nada disso tinha acontecido

Rinaldo Nery

Gostei do vídeo. Argumentou com inteligência e racionalidade. Confesso que pensei que era um extremismo. Me enganei.

Rinaldo Nery

Mas não gostaria de viver sob o domínio do Islã.

SmokingSnake ?

O Paquistão e o Irã dão suporte ao talibã… quanto ao surgimento do extremismo acho que essa matéria abaixo foi a menos tendenciosa que já vi dessa mídia mas mesmo assim tem umas besteiras como falar que sob a união soviética tinham proteção social, sendo que os cidadãos podiam ser mortos ou presos a qualquer momento por discordar do governo, e emprego sendo que foi justamente o comunismo que deixou as republicas soviéticas na miséria enquanto outros países da europa e oriente médio enriqueciam e se desenvolviam.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/como-a-uniao-sovietica-influenciou-o-surgimento-e-a-expansao-do-radicalismo-islamico.ghtml

José

O islã é o mal,o mal é o islã!

Satyricon

Eu confesso que fico estupefato quando pessoas que só vivenciaram a guerra através de livros ou filmes conseguem tecer comentários sobre o que outros seres humanos deveriam fazer nessa situação. É muito fácil fazer esse tipo de comentário do sofá.
Afinal, não é a sua vida (ou a de sua família).
Não julguem.
Sejam humildes.
Vocês não tem ideia do que se trata (na real).

Farroupilha

O Talibã não foi extinto, e vem existindo apenas pelo uso da força e não da razão, até os muçulmanos normais o repelem. Infelizmente essa praga se enraizou no Afeganistão.
Quanto a piloto, certamente vai ser assassinada se voltar para aquela terrinha amaldiçoada. Concordo com um exílio no Ocidente, se acontecer nos EUA, que seja apenas trabalhando na vida civil, pois ter uma funcionária muçulmana dentro de um órgão do governo (USAF que trata da Defesa), não acho de forma alguma aconselhável.
Falou que é contra o ISIS, mas….

Luiz Carlos Porto

Eu achava que piloto de caça fosse top gun e não temia a morte… Essa aí mijou prá trás.

JT8D

Luiz Carlos Porto 4 de dezembro de 2017 at 22:16
Não confunda coragem com burrice

João Bosco

Venha para o Brasil e pilote nossas latas velhas incrementadas e pegue um brinze em nossas praias… Vc não vai querer voltar para a sua terra natal!!!!!!!

João Bosco

Ops… bronze.

Professor

HMS TIRELESS 4 de dezembro de 2017 at 19:18 “… Nesse sentido basta ver as fotos de como era o Afeganistão antes da referida invasão” Que tal mostrar as fotos da Líbia durante a época do Kadaffi. Nessa época, a Líbia era país mais desenvolvido da África, de melhor IDH. E hoje, depois que a Líbia foi “democratizada” pela OTAN, tornou-se o que? um país devastado pela guerra e onde reinam inúmeros grupos radicais. O caos impera na Líbia. Mas é democrática agora, a “Primavera Árabe” levou a liberadade aos confins da Líbia. Você tem mais direitos lá que aqui,… Read more »

Luciano

JT8D 4 de dezembro de 2017 at 19:57
Isso aqui está ficando esquisito rsrs

Concordo!

Flanker

Professor, cuidado com o que você escreve, pois pode ser mal interpretado. Entendo que escreveu com ironia, mas mesmo sendo de modo figurado, tecer elogios à escravidão e lastimar por não poder ter escravos aqui, pode ser mal interpretado. E a escravidão no Brasil…..e suas ideias…..foram abolidas há mais de cem anos. E escravidão, no Brasil, é crime!!!

HMS TIRELESS

Como de costume o sedizente “teacher” tenta inutilmente tergiversar! Ao contrário do Afeganistão Kadafi era um ditador sanguinário cujas mãos estavam sujas de sangue! Foi pela mala diplomática da embaixada Líbia em Bonn que entraram as armas usadas no massacre de Munique, foi Kadafi o responsável pelas bombas colocadas no 747 da Pan Am que caiu em Lockerbie e no DC-10 da UTA que caiu no Saara. E não custa lembrar da intervenção Líbia no Chade, de onde foram enxotados pelos franceses.

Professor

Flanker 4 de dezembro de 2017 at 23:39

É óbvio que fui irônico, qualquer pessoa com o mínimo de inteligência interpreta isso. Mas os pró-americanos vão querer encontrar um crime em tudo que escrevo, é verdade. Estou dizendo que os Estados Unidos levaram a liberdade para a Líbia, ou seja, permitiram que as pessoas tenham até escravidão lá. E isso é real, a escravidão na Líbia é real e agradeça à OTAN.

Professor

E o Obama, a Hillary e o Sarcozy jamais irão a um tribunal de Haia pagar por esses crimes que cometaram contra a humanidade.

HMS TIRELESS

E deveriam ser levados ao Tribunal de Haia por que motivo sedizente “teacher”? Se Kadafi não fosse um ditador e a Líbia fosse uma democracia nada disso tinha ocorrido….

Billy

Assassinam, escravizam, vendem mulheres, jogam viadinhos do alto dos prédios, espancam deficientes e a culpa é do…Trump ou do Bolsonaro!!

HMS TIRELESS

Billy, é fato que a retórica de Trump e Bolsonaro estimula o ódio…

karlbonfim

“Walfrido Strobel 4 de dezembro de 2017 at 13:26” “Foi para os EUA mandada pelo seu governo e agora quer ganhar dinheiro com esta conversinha mole de ser contra o ISIS e estar sendo perseguida. Vai ficar bonito para ela se os EUA para não provocarem o governo pró-americano negarem seu asilo”. Discordo completamente (em gênero, número e grau) Walfrido, as mulheres no mundo islâmico são discriminadas, perseguidas e completamente submetida primeiro a dominação masculina e depois a religião. Não sei por que milagre essa mulher conseguiu ser piloto militar numa sociedade ultra radical como a afegã. Ninguém sabe de… Read more »

Rodrigo Martins Ferreira

Vocês criticam esta mulher porque não estão no lugar dela.

Simples assim..

É fácil criticar com a buzanfa sentadinha na cadeirinha aqui no Ocidente.

Quero ver quando o islã começar a empatar a vossa cervejinha de final de tarde, se vocês vão gostar tanto assim da sharia.

HMS TIRELESS

Rodrigo, embora eu não generalize minhas críticas ao islã eu concordo com você! A galerinha que critica a piloto não sabe como é ser mulher nesses países e fica a destilar críticas vazias motivada apenas por antiamericanismo rastaquera