O vídeo mostra um cargueiro militar Lockheed C-130 Hercules da Dinamarca fazendo um exercício de pouso e decolagem em uma praia.

O Lockheed C-130 Hercules é um avião de transporte militar turboélice de quatro motores projetado e construído originalmente pela Lockheed (agora Lockheed Martin). Capaz de usar pistas despreparadas para decolagens e pousos, o C-130 foi originalmente projetado como transporte de tropas, medevac e cargueiro.

A célula versátil encontrou usos em uma variedade de outros papéis, inclusive como um gunship (AC-130), para assalto, busca e resgate aéreo, apoio à pesquisa científica, reconhecimento do clima, reabastecimento aéreo, patrulha marítima e combate aéreo a incêndios.

Ainda é o principal cargueiro tático para muitas forças militares em todo o mundo. Mais de quarenta variantes e versões do Hercules, incluindo uma civil comercializada como Lockheed L-100, operam em mais de 60 países.

O C-130 entrou em serviço com os EUA na década de 1950, seguido pela Austrália e outros. Durante seus anos de serviço, a família Hercules participou de inúmeras operações de ajuda militar, civil e humanitária.

Em 2007, o C-130 tornou-se o quinto avião – depois do English Electric Canberra, B-52 Stratofortress, Tupolev Tu-95 e KC-135 Stratotanker – a marcar 50 anos de serviço contínuo com seu cliente primário original, neste caso, a Força Aérea dos Estados Unidos.

O C-130 Hercules é o avião militar mais produzido continuamente em mais de 60 anos, com o atualizado Lockheed Martin C-130J Super Hercules atualmente sendo produzido.

Como o F-16 é na Aviação de Caça, o C-130 é na Aviação de Transporte o “bechmark”, o avião a ser batido.

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
camargoer

Ola Colegas. Uma curiosidade de química no contexto deste post. A areia molhada (tem que ser molhada) é um fluido não newtoniano que aumenta sua viscosidade quando recebe pressão. Este tipo de fluido é chamado dilatante. Por isso que a areia molhada pode funcionar como pista de carro ou de avião. O peso do veículo faz a viscosidade do material aumentar muito no ponto de contato ao ponto de ficar duro. POr exemplo, se alguém correr na areia molhada dá para sentir o ponto de contato do pé com ela ficar muito duro. Se andar não fica tão duro. Se… Read more »

Marcos

Haja água. Ainda mais no Egito antigo

sergio ribamar ferreira

Excelente aeronave. Transporte carga…tudo nesta categoria. 60 anos em produção. Show!!!!!!

Marcos

Outro dia perguntei sobre pistas preparadas, semi preparadas, não preparadas e o kc-390. Volto a perguntar, esse piso aí é não preparado, correto? Nosso kc-390 conseguirá pousar nessas condições?
Mais, a Embraer diz que o kc-390 poderá operar a partir de pistas semi preparadas e que operará na Antártida. Aquelas pistas são o quê?

Thiago

Resumindo tudo o que o colega camargoer disse

Água + areia + pressão = compactação do solo

Rinaldo Nery

Semi preparada. É cascalho.

Walfrido Strobel

Marcos, a Antártida é um caso a parte, mesmo as pistas não preparadas são extremamente duras e suportam muito peso.
A Australian Antarctic Division tem um Airbus A-319 para suas missões, pousando na Base onde os EUA usam os C-17, até viagem prêmio a crianças de escola de 5 a 8 anos fazem para lá, mostrando como é seguro.
. http://www.antarctica.gov.au/news/2017/australian-school-children-take-their-place-in-antarctic-history

camargoer

Olá Marcos. O Nilo esta ali ao lado. Por favor, dê uma olhada em “Sliding Friction on Wet and Dry Sand”. Se você digitar “Ancient Egyptians transported pyramid stones over wet sand” chegará a uma excelente descrição. Boa leitura.

camargoer

Olá Marcos. Olha que legal.
https://www.youtube.com/watch?v=QzKgknx8ysQ

Rafael M. F.

Pensei que fosse na Marambaia…

Walfrido Strobel

Marcos, esta é a pista que a Autralia usa agora, não é de cascalho como a chilena que o Brasil usa, é de gelo puríssimo azulado, veja no vídeo como é preparada para o pouso.
. https://m.youtube.com/watch?v=T8iQYcvz-IU

Marcos

Haja água do Nilo para transportar pedra.
?

Walfrido Strobel

Mas como a Austrália é chique, quando não pode pousar ou tem que apoiar um grupo isolado na Missão Antártida, o faz com lançamento de carga com o C-17 em uma missão de 10.000 km reabastecidos em voo pelo KC-30A.
. http://www.antarctica.gov.au/news/2017/mid-air-refuel-extends-reach-of-australian-antarctic-program

camargoer

Olá Marco, considerando o fluxo médio do Nilo e que foram necessários 20 anos para construir uma das pirâmides, eles tiveram 1 quatrilhão de litros de água disponíveis (1 seguido de 15 zeros). Para ter uma comparação, o Tio Patinha tem em sua caixa forte cerca de 100 bilhões de moedas, ou 1 seguido de 11 zeros. Os egípcios antigos tiveram 10.000 vezes mais água do que o Tio Patinhas tem de moedas de 1 guardadas em sua caixa-forte.

Antonio de Sampaio

Pessoal, nosso grande pássaro decolou de Jacksonville e está voando alto agora, creio que não deve estar fazendo voos de testes, e sim indo para outra base. Hoje cedo ele voou bastante na região de Melbourne, e pousou na pista daquele aeroporto, só que agora ele saiu de onde fica a fábrica da Embraer, ou seja, saiu de Melbourne e foi ara Jacksonville antes. Agora não sei para onde está indo, voando alto agora. ____________ camargoer 25 de novembro de 2017 at 14:50 Boa sua explicação, faz um tempo e eu vi no Discovery Channel uma borracha usada por atletas… Read more »

Delfim Sobreira

Foi citado o Camberra como uma das aeronaves de mais de 50 anos em uso, qual o operador ?
.
Logo o F-5 entrará na lista.

Fresney

Tem um vídeo autentico na web de um C-130 pousando num NAE

Walfrido Strobel

Delfim Sobreira, a NASA ainda usa 3 Martin B-57 Canberra, a versão americana com motores Wright J65-W-5 turbojets, 7,220 lbf para ensaios a grande altitude.
. http://www.bbc.com/future/story/20160309-why-nasa-still-flies-an-old-british-bomber-design

Fernando Jesus

Parece Ilha Comprida no litoral sul de São Paulo. Lembrei porque é uma praia onde passa até ônibus circular.

Walfrido Strobel

Só complementando, a Austrália também está pousando na Antártida com seus C-17 na pista de gelo, ja foram cinco missões de sucesso carregando material que não cabia no A319 e um treinamento de evacuação de emergencia.
Portanto com certeza um KC-390 pousaria onde um C-17 e um A319 pousam.
. http://www.antarctica.gov.au/news/2016/c-17a-antarctic-flights-prove-a-huge-success

Clésio Luiz

Na lista das aeronaves com mais de 50 anos de uso, o An-2 voou em 1947 e ainda está operando lá na Rússia.

luiz antonio

Desculpem minha ignorância e pela inocência da minha pergunta:
Quais as possibilidades e frequências baseadas em necessidades reais de uma aeronave de transporte do porte do C-130 ou maior pousar em uma praia?
Obrigado

Walfrido Strobel

Clésio Luiz, o Antonov An-2 foi fabricado até 2001 e tem hoje 3 modernizações turbohélices de 3 países disponíveis, portanto ainda vai voar por um tempo. Na Rússia a Força Aérea e a Marinha ja o aposentaram, só o Exército ainda tem alguns para curso de paraquedistas, orgão civis como o Ministério da Emergencia que equivale a Defesa Civil de alguns países estão modernizando alguns.
Até na China onde era fabricado como Y-5 estão sendo substituidos por Y-12, um avião parecido com o DHC-6, veja o vídeo.
. https://m.youtube.com/watch?v=jUQyQlFwuKc

Walfrido Strobel

luiz antonio 25 de novembro de 2017 at 18:07 L. A., os russos quando perguntados por um jornalista sobre o porque de suas aeronaves Il-76 ainda usarem glass cockpit com navegador , disseram que em uma guerra de grandes proporções desaparecerá o apoio a navegação aérea e grande parte das pistas, por isso a capacidade de prover sua navegação e pousar em pistas improvisadas é importante. A Europa ja viu o que é destruição em uma grande guerra e sabe da necessidade de se improvisar nessa hora, quem puder operar em locais improvisados terá uma maior chance de sobrevivência no… Read more »

luiz antonio

Walfrido Strobel 25 de novembro de 2017 at 18:21 Obrigado pelas informações. Porém pelas suas considerações onde grande parte das pistas ficariam inoperantes me vem a cabeça outra pergunta: O avião decolaria de onde? Entendo ser um pouco exagerada essa preocupação sendo mais uma propaganda de divulgação de capacidades da aeronave (muito bem feita por sinal). Na pratica o mesmo C-130 já teve suas capacidades exaustivamente comprovadas ao longo da sua longa carreira de sucessos. Como curiosidade valeu, mas não acrescenta nada ao que ja é conhecido. Na minha opinião a melhor aeronave de transporte até os dias de hoje.… Read more »

Rinaldo Nery

Operação bem marginal. Poucas Forças Aéreas operam na Antártida. Pena que um piloto, não tão excelente, descontou um C-130 lá.

Paulo Jorge

Excelente vídeo.
Pensar que o C-130 já fez ensaios de pouso e decolagem num porta-aviões, local impossível de operar o KC-390, C-17, A-400M e por aí vai.

Nonato

O cara disse que ainda sente frio na barriga.
Claro, com aquela temperatura lá…
Por que uma pista tão curta e estreita, que coloca em risco os pousos e decolagens?

Nonato

Sobre pistas preparadas ou não preparadas.
Essa pista da Dinamarca foi “preparada”.
Imagino que nenhum avião militar, exceto em caso de emergência, pousaria num local sem saber se há buracos, poças de água, etc.
Sobre testes.
Imagino que há testes de bancada e testes “da vida real”.
Mas no caso de pousos, por exemplo, do KC 390 no gelo, em pista não preparada, num porta aviões.
E o risco de não dá certo já que imagino não haver teste de bancada para isso?
Em tese tem haver certeza que dará certo ou será um risco enorme.

Marcos

KC390 em Phoenix!

luiz antonio

O pouso do C-130 da FAB faz o pouso do C-130 na praia parecer um pouso no Galeão. Muita pericia dos patricios.

Antonio de Sampaio

Acabo de chegar em casa, fui ver a inauguração da árvore de natal do Ibirapuera, um programa bem paulistano.
Entrei para ver onde nosso pássaro tinha ido….mais de 4 horas de voo, bem, o que será que ele foi fazer na capital do estado do Arizona???
Alguém sabe informar ou tem alguma ideia do motivo da ida do KC-390 de um extremo a outro dos EUA, saindo da Flórida ao Arizona??? para Nevada (Área51) é um pulo.

ScudB

Amigo Luiz Antonio!
Como possível opção os russos consideram exatamente qq lugar plano pois Il-76 permita fazer pouso (e decolagem) ate num campo de flores.Veja os dois deles fazendo pouso “a-la Afeganistão” :
https://www.youtube.com/watch?v=ra8uEo9HAgI
Um grande abraço!

Marcos10

Já tiraram o c130 lá da base chilena?

luiz antonio

Bom dia.
A aviação de transporte da FAB faz muito bem tudo isso tambem. Os indígenas da Amazonia que o digam. Aliás a aviação de transporte da FAB não deve nada a ninguém em termos de proficiência.
Abraços

luiz antonio

Marcos10 26 de novembro de 2017 at 9:33
O C-130 foi desmontado em fevereiro de 2017 e suas partes aproveitáveis trazidas para o Brasil. Todo o local onde estava encalhado na Antartida foi limpo para manutenção do meio ambiente.

Walfrido Strobel

Roberto F. Santana 25 de novembro de 2017 at 18:42 R. F. S., um detalhe que não tira o mérito da FAB e em especial dos pilotos do “Gordo”, a base chilena na verdade não é continental da Antartica, está em uma ilha a 120 km da peninsula antartica, um prolongamento do continente fora do circulo polar o que tem suas vantagens, tem solo firme rochoso e é menos frio que o continente antantico. A maioria das pistas continentais são cobertas de grossas camadas gelo azul o ano todo e em locais bem mais frios. O pedaço pretendido pelo Brasil… Read more »

Walfrido Strobel

Uma curiosidade, a China comprou dois C-47 modernizados (Basler BT-67) para seu programa antartico, feito com cooperação da Austrália onde operam na pista australiana e tem acordo de apoio mútuo.
Bacana ver estes senhores de 80 anos na ativa, o Basler tem experiencia na operação no gelo no Canadá e Alasca, eles não tem a menor vergonha de comprar um avião com 80 anos modernizado, aqui seria um escândalo.
. http://www.antarctica.gov.au/__data/assets/image/0009/193860/varieties/antarctic.jpg

Marcos

Teve gente que apostou alguma coisa aqui no Aéreo dizendo que esse avião iria sair voando de lá.
Acho que era uma garrafa de whisky Macallan 50 anos.

Walfrido Strobel

A vantagem dos Basler BT-67 que são DC-3 e C-47 modernizados em uso na neve é o sistema do trem de pouso que permite o uso de skis, não impedindo que o trem de pouso seja recolhido com este dispositivo. O ski permite que o DC-3 seja usado sem a remoção da neve fofa sobre o gelo, como visto na base australiana quando chega o A319. Vejam este DC-3 ainda com motores radiais operando na neve, coisa que sempre fez bem, incrível como ainda tem coisa que o DC-3 com 80 anos é a melhor opção, por isso as modernizações… Read more »

Marcos

Franco Ferreira 28 de novembro de 2014 at 14:15
Vader
28 de novembro de 2014 at 12:09 #
Vader;
Vamos apostar um doce? Eu aposto num voo de traslado sem carga ou passageiros; talvez até com o trem em baixo.
Se der “PT” eu perco!
—-
🙁
Foi o Franco quem perdeu a aposta. Mas foi só um doce, não um Macallan.

Walfrido Strobel

Marcos, é tudo questão de custo, como o C-130 na FAB está no fim de linha, completando 15 anos da modernização com a chegada dos KC-390, não valeria a pena recuperar o C-130 no local, o que podia ser aproveitado foi retirado para fazer os outros voarem. Mas ja teve avião com danos maiores recuperados na Antartica, como este BT-67 acidentado em Holtanna Glacier, um ponto localizado diretamente abaixo da Africa do Sul. que precisou de toda a dianteira novo com recuperação da asa com novo motor, hélice e trem de pouso, tiveram que instalar todos os aviônicos e cabeamento… Read more »

Marcos

Walfrido:
Apenas destaquei a aposta do Ten. Cel. Av. Franco Ferreira, que o fez com o Vader.
E perdeu!
Com um doce!
Talvez um pirulito!
—-
Vader: você tem um pirulito em haver.
🙂

Fresney

Devido ao clima frio e os ventos queria saber quantas pistas de pouso em na Antárctica e se toda área na Cantarítica pode ser sobrevoada???

Walfrido Strobel

Fresney existem várias pistas na Antartica ou Antartida, da no mesmo….eu ficava me preocupando em qual estava certo, achei uma explicação que as duas formas estão certas…. Aqui estão as pistas, divirta-se: . https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_airports_in_Antarctica . Hoje não existem mais restrições em se voar sobre os polos, antigamente existia, pois as bússolas não funcionam nos polos e não havia auxílios para comunicação e navegação que cobrissem toda a área com segurança. Para se ir ao sudeste da Ásia era necessário ir a costa oeste dos EUA depois Hawaii, fazendo um grande caminho, hoje se voa da Argentina ou Chile para a… Read more »

Walfrido Strobel

Roberto Santana, ainda existem voos de turistas para sobrevoar a Antartica, e existem ainda turismo para lá, o acidente com o DC-10 do Air New Zealand foi uma fatalidade por erro humano.
Para diminuir o impacto ecológico existem tratados e regulamentos sobre o desembarque de turistas, deem uma olhada neste artigo.
. https://en.m.wikipedia.org/wiki/Tourism_in_Antarctica

Caerthal

Nonato,

Há um filme recente de guerra que se passa na Dinamarca chamado “Land of Mine”, que trata do uso forçado de jovens soldados alemães para realizar serviço de remoção de minas após a capitulação. O exército alemão de ocupação tinha posto minas em muitas praias, porque pareciam locais adequados ao desembarque aliado.

Neste filme você vê claramente que existem quilômetros de praias planas, iguais às usada pelo C-130. A cada ciclo de marés elas ficam perfeitamente lisas.

Audax

Uma pena esse acidente da FAB. Pelo que soube a célula do C 130 acidentado era a que tinha mais horas disponíveis de todos os Hércules da Força Aérea.

karlbonfim

Pousar e decolar de pista não preparadas.
Essa é grande vantagem do avião turbo hélice como o C-130J.
O Boeing C 17 já demonstrou essa capacidade, e o KC-390?
https://www.youtube.com/watch?v=GshuIq6XXtQ

Walfrido Strobel

Que problema o KC-390 teria ao fazer um pouso ou decolagem nesta pista em que o C-17 pousou, é uma pista cheia de poeira porem lisa, da para ver que o trem de pouso trabalha pouco. O piloto de jato nestas pistas tira o reverso quando o avião já está lento e podem ver que nem existe a situação de ingestão pelos motores, é uma questão de técnica de pilotagem e não do avião em si. Na decolagem não se da o motor a pleno para depois soltar o freio, vai se acelerando a medida em que o avião ganha… Read more »