C-130E lançando bombas Mk 84

A Força Aérea do Irã (IRIAF – Islamic Republic of Iran Air Force) testou o lançamento de bombas de queda livre de 2.000 libras de um cargueiro C-130E durante um exercício sobre Anorak.  Cada C-130  pode carregar até 6 bombas Mk.84.

O Irã iniciou exercícios aéreos no dia 31 de outubro com aviões F-7, F-5 e Saeqeh (Lightning) que dispararam bombas inteligentes, bombas de longo alcance com precisão pontual e foguetes, informou o general Massoud Roozkhosh, porta-voz do jogo de guerra.

De acordo com o general, os aviões de combate F-5 e jatos Saeqeh (Lightning) também lançaram bombas de 500 quilos em vários alvos na zona de operação.

Dezenas de bombardeiros, caças, aeronaves de transporte militar, aviões de comunicação e reconhecimento, aviões-tanque e veículos aéreos não tripulados (UAVs) participaram do jogo de guerra.

Durante o primeiro dia, as unidades de guerra eletrônica da Força Aérea exerceram várias táticas e os aviões de transporte C-130 Hercules também exerceram práticas de lançamento tático com apoio aéreo de jatos F-14.

A Força Aérea do Irã realiza jogos de guerra anuais com o objetivo de aumentar as capacidades de defender o espaço aéreo do país.

Subscribe
Notify of
guest

149 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto Messa

corretíssima a ideia!

o kc390 pode ser adaptado p disparar misseis de cruzeiro antinavio

e tb ser adaptado p portar canhoes e ser gunship

os irarianos sao exemplo p o Brasil no assunto defesa

Walfrido Strobel

A IRIAF é limitada pelos embargos que sofre, sem embargo seria uma poderosa Força Aérea.

PRAEFECTUS

Hó Deus,

e tu disseste; “Ele será como um jumento selvagem entre os homens; a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos”.

Assim foi determinado, assim agem os filhos do valoroso Ismael!!!

Glórias a Deus que é Senhor de todas as coisas e tem infinita sabedoria!!!

PRAEFECTUS

Qualquer um vai até onde Deus permitir, inclusive Israel. E tudo é no tempo de Deus. Israel sabe disso. E, louvo a Deus que ainda sabem!!!

Ps. precisava dizer isso, não me levem a mal.

Grato

Ivan BC

Islamic Republic of Iran
Fim da picada!

hammadjr

Os Persas sabem das limitações de sua Força Aérea e para o desespero dos xenotupiniquimcionista ainda bem que é de conhecimento geral que eles não um bom sistema de defesa terra-ar

Top Gun Sea

Que salada russa!

Marcos

Não dá para dizer que são incompetentes, já que se mostraram competentes na gueta Irã x Iraque, operando com embargos e tudo, tendo de fazer engenharia reversa para manter aeronaves operacionais.

Top Gun Sea

Se fosse uma necessidade da FAB a Embraer tem um mix de jatos civis que um deles poderia ser aproveitado e adaptado, para um bombardeiro brasileiro, recebendo asas ombrais e reforçadas, motorização capaz e redistribuída, abertura ventral e até alguns Hards Points. Um exemplo de leigo:

https://www.youtube.com/watch?v=lQ89ycekAgU

Aloisio Adib

Desculpe-me Roberto F. Santana… Aceito o teu pensamento mas não concordo com ele. Como podem ser incompetentes os iranianos que refizeram um F-5 ( engenharia reversa) e até o melho
raram ( embora não saibamos a que ponto) … É um país que ainda tem os Grumman Tomcat F-14 voando… Eles dominam o jato que não tem peças de reposição enviadas por americanos. São incom
petentes? Não acredito, sei que são fantasiosos mas não incompetentes.

sanney

A galera sonha de mais…

Bardini

“Se fosse uma necessidade da FAB a Embraer tem um mix de jatos civis que um deles poderia ser aproveitado e adaptado, para um bombardeiro brasileiro”
.
Quem poderia cumprir quebrar o galho como bombardeiro seria um Patrulha Marítima.
.
http://www.navyrecognition.com/index.php/news/defence-news/year-2015-news/august-2015-navy-naval-forces-defense-industry-technology-maritime-security-global-news/3028-first-air-strike-with-gbu-12-against-isil-in-iraq-for-french-navy-atl2-maritime-patrol-aircraft.html

Jaques Kugelmass

Os argentinos jogaram bombas, ou algo parecido tipo napalm, de um Hércules, nas Falklands, ou estou errado?

Farroupilha

“hammadjr 7 de novembro de 2017 at 19:53
xenotupiniquimcionista”
kkkkkkk! Não é que ficou bonita a palavra.

Quanto a foto de divulgação do bombardeiro ET, mais parece que C-130 está um caco, com a camuflagem mais parecendo ferrugem, e perdendo suas peças em voo.
Uma boa imagem faz parte da propaganda de sucesso.

Marcos
Marcos

IAIO Qaher-313,
Tenho de concordar que isso ai é um embuste.
Mas qual o objetivo de apresentarem esse embuste? Que qualquer desinformado sabe tratar-se de um brinquedo.
Prefiro esse:
https://youtu.be/KepoiVNdIz8

Agnelo

Phantom das 5 horas. Já ouviram??

Há muitos anos atrás li uma matéria em uma revista especializada, q um colega me confirmou faz poucos meses, pois seu avô foi adido militar no Iraque.
Chama-se o Phantom das 5 horas.
TODOS os dias, um Phantom do Irã surgia NA MESMA HORA ( cinco da tarde), vindo NA MESMA ROTA, e atacava Bagdá em um local específico, e NUNCA acertou …
Ah… a SEMPRE pegou a AAAe iraquiana desprevenida…
Dai dá pra imaginar como as coisas são por lá…
Sds

Antonio de Sampaio

Aloisio Adib 7 de novembro de 2017 at 20:37 Quando eu li o comentário desse sujeito eu pensei exatamente a mesma coisa, e iria fazer um comentário nessa mesma linha, mas você fez antes. Os EUA aposentaram o F-14 pelos elevados custos de operação e complexidade para manter o equipamento, e até hoje o Iran continua voando com esses aviões, sem apoio algum, com logística “absolutamente zero”, e um avião que nem mesmo o país que o fabricava foi capaz de mantê-lo voando por mais tempo. E a gente é obrigado a ler que a “IRIAF é comandada por um… Read more »

Antonio de Sampaio

Agnelo 7 de novembro de 2017 at 22:12 Amigo, não entendi o contexto ou a intenção do seu comentário, se foi desprestigiar o F-14 ou o piloto da IRIAF. Ambas as coisas ou nenhuma delas. Mas apenas esclareço que fazer esses ataques todos os dias e na mesma hora, é um forma conhecida de guerra psicológica a fim de levar inquietação e desmoralização ao inimigo. Um MIG-25 sírio fazia isso todos os dias sobre Israel, as três horas da tarde, voava impune pois os F-4 da IAF eram incapazes de alcança-lo, mas este MIG-25 não fazia ataques, apenas entrava e… Read more »

hammadjr

Antonio Sampaio apenas uma observação na sua opinião, os combates foram em outros contextos, eu vejo que a realidade da IRIAF em termos de capacidade de dissuasão hoje não seria capaz de fazer frente ao que opera Riad por exemplo. Mas como diz a matéria é teste e não poderia ser diferente devido ao embargo então faz sentido eles procurarem ter alguma alternativa inclusive tapete voador. Depois das eleições do trump o Iran virou a bola da vez, bastou vistar a Arábia Saudita e logo em seguida a visita dos Sauditas há Israel e para completar uma purga geral na… Read more »

MadMax

Dependendo do inimigo até um latão de gasolina com um pavio atirado de um avião agrícola serve.

Bosco

Que embargo os iranianos têm? Dos EUA? Da Europa?
E quem embarga os EUA e a Europa? Os ETs???
Um país pequeno e isolado como Cuba ou mesmo a Coreia do Norte até podem reclamar de “embargo”, mas o Irã? O Brasil??
Ora! O Irã e o Brasil têm tudo pra fazer qualquer coisa e se nos falta intelecto, expertise, necessidade, vontade, motivação…. não culpemos os outros.

Leandro Costa

Pessoal, não sejam tão 8 ou 80. É pura besteira isso. O fato é que a IRIAF não está boa das pernas não. Seus F-14 e F-4 voam sim, mas até que ponto estão realmente operacionais. Já fazem umas boas décadas desde a Guerra Irã x Iraque e essas aeronaves não estão ficando mais novas. Tiveram total mérito em mantê-las operacionais durante a Guerra, e muito disso foi ajuda do caso Irã-Contras, o que de forma alguma diminui seu mérito, claro. Mas não se sabe ainda ao certo nem se os AWG-9 estão operacionais nos F-14, nem exatamente qual o… Read more »

Leandro Costa

Aliás, tentando lembrar agora de quem já poderia ter feito algo semelhante e lembrei que os Argentinos usaram bombas ‘Mk’ em C-130 durante as Falklands. Só que eles fizeram tudo certinho, adaptaram cabides próprios para as bombas debaixo das asas com MRE’s e tudo. Salvo engano chegaram à acertar um petroleiro com um desses, mas de todas as bombas lançadas pelo C-130, apenas uma atingiu o alvo e não detonou. Pararam de usar o Hércules como bombardeiro de longo alcance devido à possibilidade da presença de Harriers, uma aeronave de pernas curtas e que na época tinha radar e mísseis… Read more »

Nonato

Não estou entendendo. Me parece que já existe versão de ataque do C 130, inclusive com canhões. Falar em falta de autodefesa, a maioria dos bombardeiros é assim. Tanto é que após a derrubada do SU 24 na Síria, a Rússia passou a usar mais o SU 34, bombardeiro com características semelhantes a caças de superioridade aérea, e a escoltar os outros com SU 30. Quem não tem cão caça com gato. Interessante que a Síria ultimamente até parece melhor armada com aviões do que o Irã. Não compra caças. Nem ocidentais usados nem russos ou chineses… Podia pelo menos… Read more »

donitz123

Não precisa de nada luxuoso para jogar bomba na cabeça dos jihadistas de Hillary e Obama.

Bueno

PRAEFECTUS, bom dia, Os Iranianos e Iraquianos não são dessedentes e Isamaelm , Os Árabes sim.

wwolf22

com embargo ou não a industria militar iraniana poe a mediocre industria militar brasileira no chinelo…

Jeff

Bosco, como assim o Irã não sofreu embargos? Restrição ou proibição na venda de petróleo, grandes restrições na compra de armamentos, aeronaves e suas peças de reposição (que já causaram acidentes com jatos civis). Até para vender açúcar e carne brasileira para eles, o Brasil o faz driblando esse embargo e triangulando via Dubai. Nada contra ou a favor deles, mas tenho que reconhecer que fazem muito com aquilo que eles possuem e com toda a limitação de recursos. Incompetência é o que temos de sobra por aqui, com toda a abertura que temos, poder de negociação e bom relacionamento… Read more »

Bueno

Ismael. Iranianos e Iraquianos são Persas. Jordanianos São irmãos de Jacó, filhos de Esaú, Árabes são irmão por parte de Abraão via Ismael -Iêmen, Omã, Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein e Arábia Saudita.

Jagderband#44

Qual o sistema de mira que um C130 usaria?

Bosco

Jeff, Sem dúvida! O embargo comercial existe, mas a ironia do meu comentário é direcionada aos que falam de embargo tecnológico, como se o conhecimento não estive livre a todos e apenas a alguns privilegiados mortais tenha sido dado o direito a ele. Ficamos na janela vendo a bunda passar e ainda queremos que quem conquistou sua expertise e desenvolveu um know-how à duras penas nos dê de mão beijada sob pena de tirarmos nossa viralatice (a isso eu chamo de viralatice) vitimista e cara de pau do armário e alegarmos estarmos sendo “boicotados’. Somos um país continental com 200… Read more »

Bosco

bunda = banda. rsrs (ato falho). Freud explica. rsss

Antonio de Sampaio

wwolf22 8 de novembro de 2017 at 7:14 É por isso que eles compram nossos produtos de defesa quando autorizados desde os anos 80, por que temos uma “indústria militar medíocre”. Salvo engano a décima em exportação de produtos de defesa do mundo, e a segunda em armas leves. Você tem toda razão, e o Gripen só vai chegar ao Brasil em 2035, a gente te manja. O Brasil está negociando a venda de uns 50 aviões Embraer para o Iran, tentando convencer Trump, ou seja, nós mesmo sendo medíocres, eles ainda nos procuram para comprar… Além de milhares de… Read more »

kfir

OFF kc 390 incidente nova versão

Segundo um engenheiro envolvido no projeto, que pediu anonimato, a aeronave realmente quase se envolveu em um acidente fatal. O motivo teria sido o deslocamento do centro de gravidade durante uma das manobras do ensaio em voo.

Equipamento se desprendeu

Original: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/confirmado-falha-no-voo-de-testes-do-kc-390_3704.html#ixzz4xqBFg8mc
Follow us: aeromagazine on Facebook

Farroupilha

Pergunta: O Irã é obrigado a comprar caças apenas do ocidente?
O mundo inteiro o está boicotando?
Que coisa estranha.
Coitados.
Vixe mainha!

Bosco

Boa Farroupilha!

Fábio Mayer

Esses dias eu li na Revista Força Aérea que a Força Aérea Colombiana ainda opera 6 vetustos Douglas C-47 (um deles esteve na Normandia) como bombardeiros. Claro que devidamente modernizados e adaptados. Mas se um C-47 consegue, porque um C-130 não? O caso do Irã é de ser estudado. Se é verdade que eles ainda voam F-5, F-14 e C-130 mesmo com embargos de peças, também é fato que não se envolveram mais em conflitos desde a guerra contra o Iraque. Mas se pode ir mais longe, trata-se de um país sem recursos, apesar de sua diplomacia as vezes falar… Read more »

costamarques

A nação mais embargada do mundo esta com misseis balísticos nucleares rs, é como o Bosco escreveu, o intelecto não depende de embargos, somos uma nação abençoada, poderíamos ter naves espaciais por aqui, recursos materiais não faltam, mas o intelecto……..

Fábio Mayer

costamarques, Eu já penso que intelecto não nos falta, nos falta intelecto para o bem, para o que é inteligente, para o que leva a progresso. Porque os esquemas que os brasileiros (especialmente os políticos) montam para burlar a lei e se dar bem, comprovam que inventividade e intelecto há de sobra por aqui. O Brasil, como nação, é um país que despreza a inteligência e o conhecimento, e celebra todos os dias a esperteza e a facilitação. É mais fácil fazer sucesso usando a Lei Rouanet para cantar coisas como “beber e pegar” do que estudar e carrear recursos… Read more »

wwolf22

nao conseguimos nem projetar/produzir pistolas que funcionem… diz ai IMBEL…

Bosco

Costa,
Sem contar que o país é do tamanho de Alagoas e tem 10 x menos gente que aqui. A CN tem até capacidade de colocar satélites em órbita enquanto nós aqui culpamos os americanos e dizemos que eles explodiram o nosso foguete na rampa de lançamento e que eles não nos passam sua tecnologia de seeker térmicos, de plataformas inerciais, buá… buá… buá… buá…. buá …

Bosco

Pelo jeito Prometeu quando deu o fogo à humanidade deve ter imposto alguma restrição ao Brasil. rsrsss
O culpado são os militares que quando estavam no poder inventaram um monte de slogans ufanistas tipo: Deus é brasileiro! Hoje, sabemos a verdade!
Nem asfalto que presta damos conta de fazer e queremos colocar satélites em órbita. rsrss Seria cômico se não fosse trágico.

Jeff

“Bosco 8 de novembro de 2017 at 8:35
bunda = banda. rsrs (ato falho). Freud explica. rsss”.
.
😀

Jeff

Farroupilha, se os barbudinhos não conseguem vender seu petróleo, não tem grana pra comprar nada de país algum. Até avião que solta pecinha custa dinheiro.
Vide Argentina.
O problema do Brasil é só o povo, o resto tem conserto. Pena que cabral não errou (acertou) o caminho pras índias, demos um azar tremendo mesmo antes de existir.
Devíamos ter sido descobertos por nórdicos, franceses, japas, alemães ou ingleses. Sem desmerecer os outros povos, poderíamos estar melhor.

Farroupilha

Mudando um pouco de alho para bugalho… Apesar de nossas limitações sociais por n motivos, históricos-geográficos (no passado)-culturais-educacionais (presentemente), me situo em São Paulo, nas proximidades da cabeceira norte de congonhas, da janela da minha escrivaninha, 14ºandar, do note que digito, fico vendo o dia todo a aproximação ou decolagem das aeronaves Boeing, Airbus e Embraer. E nossos aviões da Embraer (todos) são lindos. Agora a pouco teve a aproximação de um Legacy com partes pintadas num verde bem claro e outras em prata, simplesmente lindíssimo, parecia uma nave espacial. O Legacy parece uma agulha, me lembra um pouco o… Read more »

André Luiz.'.

Bosco 8 de novembro de 2017 at 10:07 “…A CN tem até capacidade de colocar satélites em órbita” — Bosco, a Coreia do Norte tem realmente tal capacidade?… Pergunto porque, pelo que saiu na imprensa, o incremento ‘expresso’ no alcance dos mísseis balísticos testados por PyongYang não foi graças ao desenvolvimento puramente autóctone; eles teriam, na verdade, comprado no mercado negro tecnologia ucraniana!. Isso soa bem mais coerente. Agora, essa mesma tecnologia demonstrada de mísseis balísticos é suficiente para colocar satélites em órbita ? E vice-versa?! (sem nem entrar no mérito de se a Coreia do Norte teria capacidade tecnológica… Read more »

André Luiz.'.

Farroupilha 8 de novembro de 2017 at 10:56
Talvez, Farroupilha, porque as mais lindas aeronaves civis do mundo (também acho! 🙂 ) são projetadas e construídas visando mercados que não se limitam ao nosso quintal nacional!… O foco da empresa era maior e mais ousado, e sujeito a uma concorrência que jamais permitiu à Embraer entregar resultados — seus produtos — que não tivessem um nível de qualidade, excelência menores que os exigidos pelo mercado!
Abraços!

carvalho2008

É incrivel como as pessoas adoram e simplesmente adotam espirito de torcida futebolistica, um é preto, o outro é verde , o outro é vermelho, encerram-se nos desejos e preferencias particulares e propositadamente obstam-se de realmente analisar os casos…. . Cansei de ver piadas…piadas…e piadas sobre xing ling….a mais de 30 a 20 anos….hohje em dia, todos reconhecem os caminhos percorridos pela China… . Com o Irã entre outros o mesmo. Não analisam o contexto …apenas dão lance de torcida de bingo…. . Obvio que não ha no mundo aparato militar sozinho ou mesmo conjugado que possa chegar perto dos… Read more »

Leandro Costa

Roberto, o Irã nunca recebeu o 80o F-14. A revolução Iraniana aconteceu antes do recebimento desse último, que acabou na USN. Então eram 79 F-14’s.