J-20 com suas baias de armas abertas

BEIJING — O caça furtivo J-20 da China foi oficialmente incorporado no serviço militar, de acordo com Wu Qian, porta-voz do Ministério da Defesa chinês na quinta-feira.

Os testes de voo estão sendo realizados conforme previsto, disse Wu em uma coletiva de imprensa.

O J-20 é o avião de combate de médio e longo alcance da China de quinta geração da China. Fez seu primeiro voo em 2011 e foi apresentado ao público pela primeira vez no 11º Airshow China, em Zhuhai, província de Guangdong, em novembro do ano passado.

A China colocou em serviço seu caça furtivo de nova geração J-20 para reduzir o “gap” militar com os Estados Unidos, ao mesmo tempo em que os chineses constroem uma Marinha de “primeira classe” e desenvolvem um forte Corpo de Fuzileiros Navais.

No entanto, questões permanecem se o novo caca chinês pode igualar as propriedades de evasão de radar do avião de combate Lockheed Martin F-22 Raptor, ou o último jato de ataque no arsenal americano, o Lockheed F-35.

A China revelou outro caça furtivo que está desenvolvendo, o J-31, no show aéreo de Zhuhai em 2014. A China espera que o J-31, ainda em desenvolvimento, venha a competir com os aviões stealth F-35 fabricados nos EUA no mercado internacional.

J-20
Vista ventral do J-20
Shenyang J-31

FONTE: Xinhua

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio Mayer

É um feito!

Mal ou bem, com limitações ou não, colocaram em operação um caça stealth de 5ª geração antes da Rússia.

Washington Menezes

Resta saber quantos serão fabricados

Jeff

Chineses comendo pelas beiradas… Admiro esse país.

Ederson Joner

Washington Menezes 29 de setembro de 2017 at 14:36
Serão fabricados as centenas, é a China!!!

Daniel

A China e suas cópias.

Eduardo von Tongel

Farão quantos forem necessários. Os China não andam de brincadeira não.

Nunão

Daniel, acho o J-20 bastante original em vários aspectos. Não vejo muita cópia nele não, a não ser neste ou naquele detalhe específico (o que também pode ser solução similar para um problema similar), quando pensamos nos caças furtivos já em serviço ou na fase de protótipo no mundo.

Ronilson

O que conta é ter dinheiro, com grana se compra tudo e a todos

Jefferson Ferreira

O J31 parece bem mais cópia do f22 e do f35 do que o J20… Mas dentro de um conceito firmado é difícil ter muita variação.

Alex Nogueira

Washington Menezes 29 de setembro de 2017 at 14:36

Resta saber quantos serão fabricados

Cara, pode esperar que vai ser uns 400+ se tiver alcançado o desempenho desejado.

*O acabamento da fuselagem e dos motores está show de bola.

Ivanmc

Depois que engrenar serão construídos algumas centenas desse caça J-20.

claudio

tendo grana se faz tudo . lá se político for pego roubando é bala na cabeça , aqui não sobra nada ,.

Wellington Góes

Vai ser interessante saber das escaramuças entre esta aeronave e os navios e aviões da USNavy.

Top Gun Sea

Não subestimem a China, no que tange tecnologia para as forças armadas e civil, não há nada de “Ching Ling”. Os adolescentes que são submetidos a testes de QI com resultados elevados (quociente de inteligência) passam a ser funcionário do governo com bolsa de estudo em uma escola de tecnologia só para Nerds na China. Formam precocemente na melhor escola do governo e em seguida vão fazer mestrados e doutorados nas melhores escolas da Alemanha, Inglaterra e EUA. Retornando para as forças do seu país de origem como grandes engenheiros para desenvolver tecnologia com ou sem benchimarkting, engenharia reversa ou… Read more »

Tiger 777

Enquanto a China acelera, a Índia, sua rival segue com projetos nebulosos…
É bom os indianos, botarem as barbas de molho, num eventual conflito, a China está abrindo vantagem.

Marcos

A China tem problemas sérios a enfrentar no futuro. Tem uma população que já passou de 1 bilhão, que precisa ser alimentada e está envelhecendo. Embora tenha dado liberdade ao empreendedorismo, permanece o problema estatal, engessado, burocrático e centralizado, gastando enormes quantidades de dinheiro em estradas e pontes que não dão em lugar nenhum. Todo esse poderio econômico está sendo conquistado passando por cima de questões ambientais sérias. A China enfrentará um problema de contaminação de ar, solo e água em pouco tempo, gerando extensos problemas de saúde a sua população. E todo esse poderio militar precisa ser mantido, a… Read more »

Dr. Mundico

O maior problema da China é justamente o seu quase bilhão e meio de habitantes. É muita gente para ser instruída, garantir moradia, emprego e saúde. Mas o maior problema é alimentar essa gente toda num país onde as terras aráveis estão se esgotando e a desertificação avança. O meio ambiente chinês é o mais degradado do planeta. Assim, a China já pratica seu imperialismo na África, trocando financiamentos em obras de engenharia (estradas, pontes, usinas) por alimentos e terras aráveis. Resultado: estão detonando o meio ambiente africano, o que aumentará ainda mais a desgraça desses países num futuro bem… Read more »

Agnelo

A china já compra 25% do q produzimos. Tende a aumentar. Chineses se alimentarão cada vez de produtos Made in Brazil.

Johan

Ter dinheiro não é tudo. Há várias reportagens de supostos ganhadores de jogos que voltaram a ficar pobres. O Brasil tem dinheiro, mas é mal gerido e ainda tem a corrupção absurda. Lá assim como a Coréia do Sul, se investiu muito em educação e aqui…zzzzzz

Tamandaré

Eu acho lindo esse J-20. Mas a questão é: qual dos dois será “melhor”? J-20 ou J-31 ? Alguém tem ficha técnica confiável deles?

Adler Medrado

Apesar de ter pé atrás com eles, não posso deixar de admira-los.

Bavaria Lion

Belíssimo avião. Assim que a China dominar a fabricação da saturn, ele vai ser produzido em escala bem maior.

Wellington Góes

Tamandaré, no meu entendimento, não há como fazer uma avaliação de qual seria o melhor, sem levar em consideração o que pretende e deseja a força aérea chinesa. Aliás, cada caça foi desenvolvido para uma função em específico. Entretanto, acredito que o caça que tem tido maior importância aos chineses é, justamente, o J-20 e não (pelo menos até aqui) o J-31, isto porque o segundo foi ofertado no mercado internacional, mesmo antes de está pronto e o primeiro nem se cogita (e pelo visto não se pretende ofertar tão cedo). Isto dá a entender que o J-20 é, tecnologicamente,… Read more »

Zé

Parece um hibrido de Lavi (se escreve assim?), SU-30 e F-35.

ADRIANO M.

Os chineses roubaram projetos do PAC-3,Osprey,BlackHawk,Globe Master III,Thaad, F/A-18 e JSF… E com a ambição dos chineses,duvido muito que eles irão gastar dinheiro em uma aeronave para que ela dê pau ou desmonte em pleno ar… O mar do sul da china é oque eles querem,não irão entrar para perder,irão querer ganhar… E alguns projetos já nasceram. Tecnologia militar dos EUA roubada pela espionagem cibernética chinesa Informação comprometida QinetiQ, contratado militar dos EUA Mais de 13.000 senhas do servidor comprometidas QinetiQ Drones QinetiQ Satélites secretos Marinha Dados comprometidos U.S. Navy F-35 Schematics roubados pela Unidade 61398. Tecnologia Stealth, resfriamento do… Read more »

Johnny Walker

Os EUA roubam dados do mundo todo e todos só falam da China, vamos deixar de puritanismo, não existe santo. Os EUA roubam tanto informações sobre tecnologia quanto a recursos estratégicos, aliás, um rouba do outro. Deve ser por isto que a China está investindo tanto em transmissão quântica para a área militar.

E outra, os chineses não comprometeriam sua reputação num caça que não funcionasse adequadamente, mesmo porque isto e para ser utilizado em jogo de poder, então se seu produto for desacreditado, como fica o jogo do poder.

Helano Moura

Ta mesmo tendo 80% da capacidade furtiva dos americanos, o que impede eles de chegar a 100% ?

Gustavo

Muito bonito e provavelmente tão letal quanto o F-22. Que venha o J-31, que só de sair do hangar já será melhor que o F-35.

José

Triste o viés ideológico!
Mesmo quando um produto é uma manjada cópia de um já existente,surgem as desculpas esfarrapas com intuito de justificar o seu demiurgo.
A aeronave chinesa é uma cópia de outra aeronave,ponto final.
Os USA sempre foram e ainda são lideres em vários ¨campos¨, não deixemos que nossas preferencias pessoais interfiram em nossa razão,assim,pois sejamos coerentes e honestos!

_RJ_

José, ainda não entendo como os chineses copiam tão mal: dizem que o J-20 é cópia do F-22, só que os chineses copiaram errado, e o avião saiu com outro porte, com canard ao invés da configuração tradicional, com cabine diferente, com motorização diferente, entradas de ar diferentes, mas ainda sim é uma cópia descarada, embora não tenha nada de parecido com o avião que ele copiou. Da mesma forma, dizem que o J-10 é cópia do Lavi, embora as asas sejam diferentes, o canard ter uma proporção diferente, a motorização ser outra e os dois nem serem do mesmo… Read more »

Ronaldo de souza gonçalves

Vejo que os chineses projetam arregassam a margas e fazem . Vejo que a pouco tempo eles evoluíram bastante,e não só na aviação,mas na fabricação de navios em submarinos em tudo .Degradam o meio ambiente isto é um problema,mas em nome do progresso fazem vista grossa,a natureza vai cobrar um preço alto.