‘Eu o avisei’, disse piloto russo sobre o acidente com o tenente-coronel Schultz

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Tenente coronel Eric "DOC" Schultz, 28º piloto a voar o F-35

Su-27P da USAF fotografado voando sobre Groom Lake no estado do Nevada, EUA, em novembro de 2016

Magomed Tolboyev, piloto de testes, herói da Federação Russa, presidente honorário do show aéreo MAKS disse ao site russo “Говорит Москва” que ele estava em contato com o tenente-coronel Eric Schulz há um mês.

“Eu conversei com ele, eu falei a ele há um mês: não faça o que fazemos. Eu mostrei os “dead loops”, mas disse: não faça isso. Este é nosso avião, querido, sabemos o que fazer com ele. Primeiro você precisa saber o que está fazendo. “Um Cossaco* é apenas um Cossaco em seu cavalo”.

Acabei de avisá-lo: você não pode fazer isso. A diferença é de 1 grau, exatamente um grau. Ele era um bom cara, ele voava bem, mas seu destino foi esse. Ele era experiente, sem dúvida. Devemos prestar homenagem: pilotos americanos e ingleses — são ótimos pilotos, nós os apreciamos e nunca falamos mal deles como profissionais.

Mas há algumas sutilezas muito profundas, que só nós, os pilotos de teste conhecemos. Eu disse a ele: “você perecerá, você não pode fazer o que eu faço”. Esta é a realidade.”

De acordo com Tolboyev, nos Estados Unidos desde 1967, há um esquadrão equipado com tecnologia soviética, no qual os pilotos treinam manobras de combate aéreo.

Na véspera dos exercícios em Nevada, um caça russo caiu, de acordo com algumas versões — Su-27 ou Su-30. O acidente da aeronave militar ocorreu na base aérea secreta da Força Aérea dos EUA “Área 51”. No comando da aeronave estava o tenente-coronel Eric Schulz, que veio a falecer.

Tenente coronel Eric “DOC” Schultz, 28º piloto a voar o F-35

* Cossaco é um indivíduo do povo denominado Cossacos, que é um povo nativo das regiões do sudeste da Europa, principalmente da Ucrânia e do sul da Russia. Os Cossacos são famosos pela sua coragem, bravura e capacidade militar, especialmente na arma de cavalaria. Sua importância militar era tão grande que o governo russo criou uma unidade militar formada somente por Cossacos.

FONTEgovoritmoskva.ru

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Carlos Alberto Soares

Eae, acredito ou não ?

wwolf22

Poderia a Venezuela ter fornecido alguns F16 para a Russia ???

Ederson Joner

O texto trás uma arrogância enorme, se é verdade não sei, mas uma coisa deve ser dita: Da mesma forma que é difícil para um piloto americano fazer certas manobras em jatos russo, é também para pilotos russo as fazerem em jatos americanos. Quando o piloto não é treinado exaustivamente na aeronave, vai ser sempre arriscado. De maneira grosseira, seria o mesmo que um piloto de F-5 brasileiro pilotar um F-15, com poucas horas de treino ele poderia voar o F-15, mas para se tornar efetivo em todo o envelope da aeronave, leva-se anos de treino. Não é por que… Read more »

Bosco

A cor do traje do piloto na foto acima é muito bonita.

Delfim Sobreira

O trabalho de um piloto de testes é achar o limite da aeronave, fazer o que um piloto normal em uso normal não faz.
Declaração abusada mas tem sentido.
Adicione-se que o F-35 no qual o piloto americano era acostumado é travado em 7G e pegou um Flanker.

Delfim Sobreira

E era um Tenente-Coronel, pra lá de voado…
.
Saindo um pouco do tópico, me lembrei de um certo país que optou por não adquirir LIFT porque seus turboélices estado-da-arte seriam suficientes.

Passar de 320 nós para 900 nós e 7G… em alguns anos para 1200 nós e 9G…

Bosco

A minha finada avó (que Deus a tenha) uma vez me disse para eu nunca, nunca, ser comandante de submarino nuclear lançador de mísseis balísticos. Me lembro como se fosse hoje…
Eu obedeci e estou vivo até hoje graças a ela.

Delfim Sobreira

Ou seja Bosco, o risco faz parte, é isso ?

Walfrido Strobel

Cel. Magomed tinha uma boa relação com os americanos, eles até deixaram ele conhecer o interior de um B-52 operacional e posar nesta foto na Russia neste show. . ZHUKOVSKY, Russia — Russian air force Col. Magomed Tolboev looks out from the cockpit of the U.S. B-52 Stratofortress bomber that landed here Aug. 20 for the 6th Moscow Space and Aviation Show. In Russia, Tolboev is revered much like test pilot Chuck Yeager is in the United States. He is a former Soviet Union pilot and cosmonaut who tested military aircraft at this once secret air base. The B-52 is… Read more »

Bosco

Não Delfin! O “conselho” do cossaco é que não tem nada a ver. Igual ao da minha avó. rsrsss

Alfredo C S

Quanta balela, quanto marketing, quanta desculoa…um aviao russo, provavelmente “soltou pecinha” quando nao devia. Nao ė a toa que a disponibilidade dos caças russos na India mal chegam a 50%…Preferiram arriscar com o Rafale.

Alex Nogueira

Acho que o que o piloto russo quis dizer é que piloto de teste acaba conhecendo melhor os limites da aeronave, pois tem que testar ao extremo e definir os parâmetros de utilização e que o piloto “comum” utiliza a aeronave no dia a dia dentro desses parâmetros pré estabelecidos, e que o piloto americano não deveria ter tentado fazer essas manobras quase parado no ar que os russos fazem em show aéreo, que tirando o F-22 acho que nenhum outro caça americano consegue fazer.

Maynard

Houve muitos acidentes na India com aviões russos, também.

E o AZ-no russo foi de uma arrogância não profissional.

Carlos Alberto Soares

Âmis aprendam conosco:
MUTE É MELHOR
https://www.youtube.com/watch?v=5gnLeEURZFg

SmokingSnake ?

Os pilotos russos já caíram até em apresentações na Paris airshow, isso mostra que esses caças não são essa maravilha toda que alguns gostam de falar e que essas manobras são inviáveis em situação real de combate com o caça armado.

Clésio Luiz

SmokingSnake: “essas manobras são inviáveis em situação real de combate com o caça armado.” . Eu não acho que isso seja verdade. A única regra numa guerra é não ser o cara que vai voltar para casa num caixão. Por mais que uma tática seja bem desenvolvida, ela só se aplica em determinadas situações. Duvido que algum piloto vá respeitar doutrinas de treinamento se aquilo lhe custar a vida num combate de verdade. . Veja o exemplo do típico piloto de F-16. Por ter o limite de ângulo de ataque programado no software do FBW, ele não consegue entrar num… Read more »

J.Silva

Ederson Joner 18 de setembro de 2017 at 16:39 . “Da mesma forma que é difícil para um piloto americano fazer certas manobras em jatos russo, é também para pilotos russo as fazerem em jatos americanos.” . Ederson, em que parte do texto você conclui que essa suposto entrevistado falou o contrário da sua afirmação? . “Quando o piloto não é treinado exaustivamente na aeronave, vai ser sempre arriscado.” . Foi exatamente isso que falou o piloto russo: “Mas há algumas sutilezas muito profundas, que só nós, os pilotos de teste conhecemos. ” . “Não é por que o piloto… Read more »

Augusto

Caindo ou não com avião, é assim que se aprende, quantos pilotos russos morreram para aprenderem a voar com o bicho ?

SO

Delfim Sobreira 18 de setembro de 2017 at 17:41
O trabalho de um piloto de testes é achar o limite da aeronave, fazer o que um piloto normal em uso normal não faz.
Declaração abusada mas tem sentido.
Adicione-se que o F-35 no qual o piloto americano era acostumado é travado em 7G e pegou um Flanker.

Então seguindo o exem-plo e concordando que a repetição e treinamento que se atinge proficiência, logo a FAB ta phodia en~tao … na hora que precisar ….

Abs
SO

Sandro

Antes da “arrogancia” do russo, houve a teimosia do americano.Afinal de contas seria uma arrogancia quando alguem diz conhecer algo mais que você? As pessoas por causa de seu egocentrismo se consideram acima das outras pessoas e tem muita gente se ferrando por causa disso.

Corsario137

Kkkkkkkkkkkk….
Ainda bem hein Bosco.

Ederson Joner

J.Silva 18 de setembro de 2017 at 21:03 “Temos que ter cuidado para não permitir que o preconceito interfira no que realmente estamos lendo.” Caro Silva, respeito sua opinião, mas não retiro uma palavra do que eu escrevi. Não tenho preconceito algum, inclusive sou fã de aeronaves Russas como o MIG 29 e a familia SU-27/30, assim como qualquer aficionado por aviação militar. Este suposto piloto russo poderia ter dito a mesma coisa, mas de forma menos arrogante, ele dá a impressão que deseja deixar bem claro que ele é “o cara”, mas não é bem assim, ser um piloto… Read more »

Bosco

Joner, E ele já chegou à conclusão que a causa do acidente foi “falha humana”. A USAF e a família do piloto deviam mandá-lo catar coquinho. Mas eu ainda acho que isso é só mais uma sputinice fora de contexto que a mídia anti-ocidental russa utiliza para denegrir o Ocidente e fazer autopromoção das capacidades russas. É meio que patológico, entende!?? Tem a ver com uma baixa autoestima. Para se sentir melhor o infeliz denigre o outro, mas o efeito dura pouco e muita das vezes tem efeito contrário ao desejado e sempre é preciso mais e mais nunca ciclo… Read more »

Bosco

nunca = num

Marcelo Andrade

Quando a julgar se um estrangeiro é arrogante ou não temos, antes de tudo , de conhecer seus usos e costumes e como é a sociedade em que ele vive.o importante para as partes é tentar se entender, nós brasileiros somos amigáveis, aberto ao diálogo até mesmo com estranhos, nada pontuais, falamos demais; não espere ver festas de recepção lá fora quando vocês saírem do Brasil e, para terminar, vá se acostumando a uma recepção e diálogos frio, cada nação tem sua dose de sal, espero que você não aterrise no Jaba(carne de sol).por isso é bom saber escolher o… Read more »

J.Silva

Ederson Joner 19 de setembro de 2017 at 8:21, . Joner, em relação a este segundo comentário você está, na minha opinião, 99% correto. Acompanho seus comentários há anos, que inclusive são muito bons, e por isso sei que você não tem preconceito às aeronaves russas. Mas alguns pontos que você tinha colocado no seu primeiro comentário foram contra o que o suposto piloto russo afirmou, pelo que entendi do texto ele tem uma opinião muito convergente com a sua. Quando me referi ao pré-conceito, no sentido de conceito previamente formulado, foi em relação a uma provável reação sua à… Read more »

Ederson Joner

É isso ai, todos sabemos que para estar no cockpit de um caça o piloto é ou esta entre os melhores, ambos, piloto e vetor estão sempre no limite, quer seja ele ocidental ou oriental, mas espero não precisar descobrir quem são os melhores caçadores do mundo…
Abraços 🙂

Edcarlos

‘ Roberto 18 de setembro de 2017 at 20:50

Manobras de combate aéreo se resumem a isso (o resto é show aéreo):
.
https://www.youtube.com/watch?v=4cefiZrl354

O piloto se contorce todo, faz mais manobras que a aeronave! O cara tem que praticar Yoga pra chegar a esse nível!

Saudações!

Hawk

Eu sempre achei que um piloto de caça formado podia pilotar qualquer avião de caça!
Claro que pode ter alguns fatores a mais ou a menos como tecnologia, mas no básico é a mesma coisa de uma pessoa que dirige há anos se acidentar com um carro importado e falarem que isso aconteceu porque ela estava acostumada somente com carros nacionais!
Será que o piloto russo não disse: não faça isso, não faça aquilo porque o avião pode cair e o piloto americano desconfiado dele foi lá e fez para ver se não era verdade?

Alfredo C S

Fico imaginando quantas horas de voo em media tem um piloto russo e quantas horas tem um piloto americano…provavelmente a proporçao de 10 pra 1…do lado americano. So nao morrem mais pilotos russos em suas latas velhas porque nao tem dinheiro pra voar.

Alfredo C S

Ė realmente uma questao cultural. Os russos nao compreendem que sao arrogantes…

Alfredo C S

…Os pilotos, é claro. O povo ė vitima de uma armadilha de um KGB.

Bosco

Totalmente off-topic: Me lembro de uma sputinice que ultrapassou qualquer limite. O “jornal” certa feita (há uns 5 ou 6 anos) alegou que um míssil Minuteman III em testes disparado da costa oeste americana em direção ao Pacífico havia sido interceptado por um míssil dotado de ogiva PEM que passou por cima do Polo Norte vindo de um submarino SSBN russo estacionado no Mar de Barents. rsrsss Apesar de inúmeras inconsistências dessa notícia houve uma rebuliço geral por parte dos fieis que de imediato a colocaram como verdade absoluta e como mais uma demonstração do poder da gloriosa Mãe Rússia… Read more »

Jorge F.

Não acredito muito na entrevista, mas não achei arrogante. Todo piloto sabe que manobras fora do envelope, só para pilotos de ensaio…

kaleu

“Eu avise, não faça o que fazemos. Eu mostrei os “dead loops”, mas disse: não faça isso. Este é nosso avião, querido, sabemos o que fazer com ele. Primeiro você precisa saber o que está fazendo. “Um Cossaco* é apenas um Cossaco em seu cavalo”

Em outras palavras, segundo o piloto russo, aeronaves russas só podem ser pilotadas por pilotos russos, cossacos, e super habilidosos … estrangeiros nunca o farão … assim, podemos concluir : melhor não comprar essas porcarias que soltam pecinhas, sobretudo fora da Russia !!!

Paulo Jorge

O texto é bem prolixo e em algumas passagens sem sentido. Não entendo como um tenente coronel acostumado a “puxar” no F-15 e no F-16, tenha cometido algum erro infantil a ponto de derrubar a aeronave em simulação. Sei das diferenças entre as aeronaves ocidentais e as russas e também sei que o cara não pegou o Sukhoi de primeira e saiu puxando 9G pra lá e pra cá… Sei lá, aposto mais em falha do equipamento, já que a manutenção clandestina nunca é a mesma com o Know how do fabricante e duvido muito que os russos tenham dado… Read more »

Luiz Trindade

Bom… O que eu posso dizer essa declaração esta mais para teorias da conspiração do que fato. Tem o fato de que como um piloto russo sabia dessa missão numa base, que até agora dizem que foi na famigerada “área 51”? Como dizem os americanos, uma base secreta?
Essas declarações, me desculpem, me soam como marketing da Sukoi em cima de infeliz acidente que ceifou a vida de um piloto experiente e condecorado!

Bosco

Luiz,
Se foi para refastelar os egos utilizando um evento mórbido o tiro saiu pela culatra. Como observou o Kaleu, os caças russos só são bons quando pilotados por legítimos cossacos.

JT8D

As declarações do militar russo são bem polêmicas. Mas, vamos combinar, a porquíssima tradução do texto não ajuda em nada a compreender o que ele quis dizer

Farroupilha

Como assim..
Lá na Rússia já sabem exatamente o que ocasionou o acidente?
O que estava sendo testado em voo?
Que tipo de manobras foram feitas?
Que aparelho se acidentou?
O acidente fatal sem maiores detalhes por parte dos americanos é estranho e provoca várias perguntas sem respostas.
Mas agora surge esse piloto russo querendo se promover em cima da morte de seu colega de profissão. É até mais que arrogância é pura babaquice e falta de respeito com quem não pode mais contrapor sua versão real dos fatos.

JT8D

Não se fazem mais programas militares secretos como antigamente. Agora os russos sabem antes mesmos das investigações quais as causas dos acidentes nas bases americanas

Farroupilha

kaleu 19 de setembro de 2017 at 16:05
Muito boa observação.
O negócio é esse então… Que ninguém, fora os russos, pilotem seus aviões de guerra que só os cossacos conseguem domar… Declarado e assinado por um de seus principais pilotos de testes.

Clésio Luiz

Caro Bob Santana

Infelizmente não, já faz alguns anos que os lançamentos não me empolgam. Mas nos tempos que jogava online encontrei todo tipo de gente, de novatos que caiam sozinhos sem que eu disparasse um tiro, a gênios do manche que revertiam situações de desvantagem de forma brilhante.

Gilmar

Bom dia Roberto, pode me informar qual o valor que está pedindo. Não venderia apenas o Yoke e manetes? gilmagnifico@gmail.com

Agnelo

Prezado Clésio Luiz 18 de setembro de 2017 at 20:13 SmokingSnake: “essas manobras são inviáveis em situação real de combate com o caça armado.” . Eu não acho que isso seja verdade. A única regra numa guerra é não ser o cara que vai voltar para casa num caixão. Por mais que uma tática seja bem desenvolvida, ela só se aplica em determinadas situações. Duvido que algum piloto vá respeitar doutrinas de treinamento se aquilo lhe custar a vida num combate de verdade. Nas FFAA se treina e se pratica como se vai combater. Seguir Tática e doutrina é nossa… Read more »

Clésio Luiz

Presado Agnelo, boa tarde.

Por favor releia meu comentário, procurando entender o contexto em que foi dito.
.
Não estou dizendo que um militar deve rasgar doutrinas e fazer o que bem entender. O que eu disse é que você aplica as coisas dependendo da situação. A doutrina ocidental de pilotos militares se vangloria de formar pilotos pensadores, que tomam a iniciativa na hora de resolver problemas. Quem segue regras cegamente é piloto “robô” em países comunistas.

Clésio Luiz

Meu caro Bob Santana, com relação ao filme mostrado, depois daquele projeto da CIA de extração de agentes no solo com o C-130, não duvido nadinha que em alguma gaveta perdida nos confins do Pentágono ou outra instituição americana, haja pelo menos um plano de ação definido para situações como a apresentada no filme.

Rinaldo Nery

Interessantes os comentários dos “caçadores de Flight Simulator” e dos “pilotos de ensaio de Flight Simulator”. “Conheço as diferenças entre os aviões ocidentais e os russos”. Nossa! Nunca voei avião russo… Tenho um companheiro de turma, piloto de ensaio de “verdade”, que foi à Rússia avaliar o SU-35 no processo do FX-2.
Como curiosidade, os caçadores devem treinar musculação, a fim de melhorar a irrigação periférica, bem como fortalecer a musculatura do pescoço. Academias foram montadas nas Bases Aéreas.

Bardini

Os suecos treinavam a manobra Cobra…
.
https://youtu.be/jqiDEcfSnXs?t=1m47s