A Saab divulgou essas fotos no Twitter, no dia 11 de setembro, do Gripen JAS 39C realizando campanha de ensaios em voo para integração de armas (weapons integration, test & eval).

O caça Gripen C aparece equipado com bombas GBU guiadas a laser, bombas SBD – Small Diameter Bombs e mísseis ar-ar Iris-T, além de um pod de designação de alvos.

As novas armas integram a última atualização de software versão 20 (MS20) do Gripen feita em 2016. A nova versão traz grandes mudanças, tanto em hardware quanto em software. A maior mudança é o míssil Meteor, já integrado.

A versão 20 também permite a integração da bomba de pequeno diâmetro (Small Diameter Bomb, SDB).

As SDB são armas de precisão para alvos terrestres que são lançadas da aeronave a uma grande distância “stand-off”. A SDB é carregada com os dados dos alvos antes do lançamento e, em seguida, orienta-se para o alvo.

A proteção CBRN (contra ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares) também foi reforçada na versão 20.

Outra inovação foi o sistema anticolisão contra o solo, que automaticamente impede a aeronave de se chocar com o solo, se ela entrar em uma situação descontrolada.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares

Lindas fotos.

Wellington Góes

Mais um exemplo de que o desenvolvimento do Gripen E/F era desnecessário. Mas claro, somos “ispertos”, rsrsrsrs ?

Matheus

Adoro os “ispicialistas” daqui.

Alex Nogueira

Para mim, o Gripen E/F é sim necessário, da mesma forma que foi e é o F/A-18 E/F.

Junior

Wellington Góes , ao que tudo indica você tem mais conhecimento que os engenheiros da SAAB, militares suecos e outros especialistas ao redor do mundo , esta perdendo dinheiro cara , vá la e mostre a eles como se faz .

Nonato

Se todas as novas funcionalidades do ng puderem ser instaladas no gripen C, realmente fica estranha uma nova versão. Mas sempre falo, o gripen E é um gripen C alongado. Com isso leva mais combustível, o que é muito importante. Nova turbina mais potente e com supercruzeiro. Acredito não haver como colocar mais combustível no C nem mudar a turbina. O maior espaço do E talvez facilite a colocação de outros radares eventualmente maiores futuramente. Não deixa de ser um C alongado… O problema talvez seja a falta de um torneiro mecânico para fazer esse “alongamento”. Rs. E ver se… Read more »

Leandro Costa

No momento em que não houver mais espaço físico para mais algumas novas ‘black boxes,’ não importa o quão inteligente o software pode ficar, mas não vai acrescentar novas capacidades. O Gripen E/F resolve isso. Para não falar em melhor motorização, espaço para combustível, etc. . Existe um limite físico para até onde se consegue aumentar a capacidade de alguma aeronave. Coisas como mudanças de carenagens (nariz, por exemplo), e adesão de tanques conformais, por mais bem feitas e pensadas que sejam, acabam causando um impacto na performance da aeronave. . É bom ver a SAAB desenvolvendo ao máximo seus… Read more »

Agnelo

Não é igual Gol e Voyage….

Felipe Morais

Nonato, como já dizia um grande filósofo da atualidade:

“Cala a boca Magda”, Caco Antibes.

No outro post você diz:

“O gripen E/F não passa de um gripen C/D alongado, com novo motor, novo radar e novos aviônicos.

O que mais poderia ser alterado na aeronave?

Felipe Morais

Antes, ele, ao menos, tinha o cuidado de dizer: “Galera sou totalmente leigo, mas isso e aquilo”. Agora não, leu dois ou três textos na internet e já comenta como engenheiro aeronáutico. Eu sei que é chato pegar no pé de A ou B, mas quem não acompanha o site e vê um comentário desses, acredita e replica as besteiras que são faladas. E, amigo, eu sou leigo no assunto. Fiz a pergunta na humildade. Se souber o que falta de substancial para alterar na aeronave, me informe. E quando não souber de algo, faça o mesmo. Pesquise adequadamente e/ou… Read more »

Nunão

Depois de oito anos co-editando o site, apurando notícias, trazendo informações e conhecimento para serem debatidos, respondendo a dúvidas de pessoas realmente interessadas, pesquisando e conversando com quem realmente entende dos assuntos, militares, engenheiros, especialistas, cobrindo matérias em indústrias e em exercícios das Forças Armadas, conhecendo os equipamentos pessoalmente, enfim, depois de tudo isso e de ter lido milhares de comentários e participado de centenas de debates altamente proveitosos, tenho que ressaltar que nem tudo é positivo. De fato, entre tantas coisas positivas, o lado negativo de certos comentários é claríssimo: . A burrice e a preguiça de aprender, em… Read more »

Alfredo Araujo

“Nunão 16 de setembro de 2017 at 11:52 A insistência nessa burrice e nessa preguiça é progressiva é irresistível.” . hahahaha Essa é a melhor de todas !! Se aplica a aquele colega, q não citarei nomes, que acha que tudo é fácil ! Já que a Embraer “monta” aeronaves comerciais, não deve ser tão dificil fazer um caça multifuncional de 4º geração… Afinal, outros países já estão pesquisando a 6º !! . Mas o melhor é são aqueles que insistem em achar q é só o AMRJ modernizar as Fragatas Niteroi com os reatores nucleares do SUBNUC-BR, instalar lançadores… Read more »

gustavo

Antes muita gente não queria o Gripen NG (E/F), Agora estamos todos de boca aberta com modelo C . De cair o queixo mesmo. Imagino a chegada dos primeiros NG e o pessoal literalmente babando.

Nunao

Alfredo, só faltou dizer que precisa instalar com urgência alguns lançadores do Astros 2020 no KC-390, instalar um pod com o canhão do Osório no Super Tucano e os mísseis e canhões da versão naval do Pantsir no Guarani, para ser uma plataforma móvel de defesa antiaérea sobre o convoo do Ocean, em conjunto com Gepards com lançadores de A-Darter acompanhando o navio nas novss embarcações de desembarque de viaturas e material. E, é claro, instalar o reator nuclear do Labgene no casco do São Paulo e uma versão submersa do Saber 60 no lugar do domo de sonar do… Read more »

ivo

daqui a pouco vão falar na “rebimboca da parafuseta”

Bueno

ótima noticia, Com isto será bem mais fácil a integração das armas no Gripen E/F ganhando tempo para coloca-lo operacional e com custo reduzido da integração, MS21 será o de lançamento e é a evolução da versão MS20

leonel testa

os gripens c sul africanos estao nesse nivel dos suecos ?