Aposentado, mas ainda voando, o F-117 Nighthawk pode logo desaparecer

21

O 49º Esquadrão de Manutenção realiza manutenção no F-117 Nighthawk na Holloman Air Force Base, NM, em 13 de março de 2014. Embora aposentado, o F-117 permanece no status de "armazenamento em condições de voo", usado para fins de treinamento em Nevada. A USAF em 2017 começará a remover quatro F-117s todos os anos para desativá-los totalmente – um processo conhecido como desmilitarização da aeronave

O 49º Esquadrão de Manutenção realiza manutenção no F-117 Nighthawk na Holloman Air Force Base, NM, em 13 de março de 2014. Embora aposentado, o F-117 permanece no status de “armazenado em condições de voo”, usado para fins de treinamento em Nevada. A USAF em 2017 começará a remover quatro F-117s todos os anos para desativá-los totalmente – um processo conhecido como desmilitarização da aeronave – Foto: USAF

Por Oriana Pawlyk

O F-117 Nighthawk foi visto no deserto de Nevada ocasionalmente nos últimos anos, levantando questões porque um avião “aposentado” abriu caminho para a linha de voo.

Tecnicamente categorizado como “armazenado em condições de voo”, o avião monoposto de dois motores no inventário da Força Aérea, está operando escondido em testes e treino em Tonopah, Nevada.

Mas, de acordo com a Lei de Autorização de Defesa Nacional de 2017, aprovada em 23 de dezembro, a Força Aérea removerá quatro F-117s todos os anos para desativá-los — um processo conhecido como desmilitarização da aeronave, disse um oficial de serviço ao Military.com na segunda-feira.

Os aviões de “armazenamento em condições de voo” não são classificados como secretos, disse o oficial, que pediu anonimato para discutir o programa livremente. É por isso que os entusiastas da aviação podem ter visto o avião furtivo voando em 2014 e novamente em 2016 quando eles foram usados para voos de treinamento.

“Tivemos que manter todos os F-117 em armazenamento até que a NDAA “17” nos deu permissão para dispor deles”, disse o oficial. “Antes da permissão, [o Congresso] não nos permite livrar-se de nada, mas podemos fazê-lo em fases, como mantê-los em estoque de backup, aeronave primária designada ou armazenamento”.

O Congresso deu autorização em 2007 e 2008 para retirar um total de 52 F-117 do inventário, mas queria que eles fossem mantidos para que pudessem ser acionados para futuro serviço, caso fossem necessários para uma guerra de ponta, disse o funcionário.

Mas nos próximos anos, o avião de ataque furtivo — capaz de atacar alvos de alto valor sem ser detectado pelo radar inimigo — pode desaparecer permanentemente.

“Nós devemos dispor de um [Nighthawk] em 2017 e aproximadamente quatro a cada ano depois disso”, disse o oficial.

Um está programado para ser alienado este ano.

A transição para “desmilitarizar” e diminuir o inventário da aeronave é definida no Defense Department’s 41-60.21, “Defense Materiel Disposition Manual”.

Dependendo do que a aeronave faz ou o que o DoD planeja fazer com ela — como colocá-la em um museu, por exemplo — o manual determina como descartar eliminando as capacidades funcionais do avião.

“Às vezes, o boneyard faz isso, às vezes não”, disse o funcionário, referindo-se à Base da Força Aérea Davis-Monthan, no Arizona, onde os aviões aposentados permanecem depois que foram desativados.

Além disso, uma vez que a aeronave é declarada como “excess after deactivation”, às vezes a aeronave pode ser vendida para outras agências federais que precisam, se ela se aplica.

O F-117 primeiro viu o combate durante Operation Just Cause em 19 de dezembro de 1989, de acordo com a Força Aérea, mas permaneceu sob sigilo por anos.

O F-117 voou como um programa não reconhecido por quase nove anos antes de ser considerado em serviço ativo na década de 1980. Alguns sofreram acidentes durante os testes.

As perguntas surgiram sobre o papel do Nighthawk recentemente depois que um piloto foi morto em um acidente de avião “secreto” na semana passada no Nevada Test and Training Range.

O tenente-coronel Eric Schultz, de 44 anos, morreu por lesões sofridas quando sua aeronave caiu na terça-feira passada na área de testes, localizada a cerca de 100 milhas a noroeste da base da Força Aérea de Nellis.

O chefe de gabinete da Força Aérea, general David Goldfein, no sábado, anulou a especulação de que a aeronave envolvida no incidente era um F-35 Joint Strike Fighter, que teria marcado o primeiro acidente para a aeronave mais nova e tecnicamente mais avançada do serviço.

“Eu definitivamente posso dizer que não era um F-35”, ele disse a um repórter do Military.com que o acompanhava em uma viagem à National Guard Association dos Estados Unidos, em Louisville, Ky.

A aeronave envolvida no acidente não foi identificada.

FONTE: Military.com

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Luiz.'.

Por que a designação “F” (de ‘fighter’) ao invés de “A” (‘attack’) ?… O Nighthawk não é um caça…
Aliás, qual o critério para a escolha desses códigos/nomes dos aviões na USAF? … Por que ‘117’ ?, se esse avião foi concebido muito depois da série ‘100’ (os aviões orados pela USAF até meados da década de 60) , e em meio a ‘F-4’, ‘F-5’, ‘F-15’, ‘F-16’, ‘F/A-18’ (Ah! Esse aqui também é um avião de ataque!), etc?!…

LucianoSR71

Roberto 13 de setembro de 2017 at 13:56
Minha contribuição p/ sua lista:
https://www.youtube.com/watch?v=hwwN2i94iUc

Bosco

André,
Tem avião de ataque com “F assim como tem caça-bombardeiro com A, haja vista o AV-8B Plus.
Já com o “F” indevido tem também o F111, que também era um avião de ataque.

LucianoSR71

Roberto 13 de setembro de 2017 at 14:54
Acompanho o relator. Alguns parecem ter sido desenhados por Pablo Picasso, ou pelo menos os projetistas bebiam e fumavam o mesmo que ele. Abs.

tomcat3.7

O origami voador vai aposentar hein, o pai ou avô do F-22/35 no que tange a questão da “invisibilidade” no radar.

Bosco

Já o EA-18G inventaram de colocar um A no lugar do F. Tudo bem que a missão primária dele seja o ataque eletrônico, mas ele não deixou de ser um caça bombardeiro competente.

Clésio Luiz

André Luiz, existem muitos números que foram reservados mas não foram usados. O F-110, por exemplo, era a designação do Phantom II na USAF até a unificação das designações, empurrada goela abaixo por McNamara.
.
Depois do F-111, que surgiu antes da unificação, os números posteriores foram basicamente empregados em aeronaves secretas, como os MiG adquiridos clandestinamente. Imagino que se tal numeração aparecesse em um documento vazado, a USAF poderia argumentar que pertenceria à algum projeto antigo que foi cancelado, já que todos os novos projetos tem numeração baixa, como os “teen series” que apareceram nos anos 70.

Clésio Luiz

Roberto, a FAB, por sua ligação com a USAF desde a sua criação, utiliza a nomenclatura americana, como você deve saber. Assim, como na época do surgimento do Mirage as aeronaves americanas estavam na faixa de 100 em diante, e a nomenclatura F-103 não foi usada operacionalmente pela USAF, ficou fácil usar esse número.
.
Vale lembrar que a coisa é até certo ponto recíproca, pois inicialmente o EMB-314 foi chamado A-14 nos EUA, mas depois os americanos adotaram a designação brasileira A-29.

GeneralSofá

Acho meio estranho a USAF pedir permissão ao congresso, se comunicar e trocar informações até que vai, mas pedir autorização é excesso de burocracia

André Luiz.'.

Bosco 13 de setembro de 2017 at 14:59
Roberto 13 de setembro de 2017 at 15:03
Clésio Luiz 13 de setembro de 2017 at 15:20
Obrigado, amigos! 🙂
Mais uma pergunta: por que afinal modelos de aeronaves militares (ou mesmo a civis) têm que ser designadas por códigos?… Por que não apenas ‘nomes’?… Se depois vão ganhar apelidos mesmo (“Lightning”, “Phantom”, “Fighting Falcon”, “Eagle”, etc…)!

Wellington Rangel

André Luiz.’. 13 de setembro de 2017 at 14:25

Certa vez eu li que essa designação foi solicitada pelos pilotos, tendo em vista a forma de pilotagem da aeronave, que também pode carregar mísseis ar-ar, para defesa.

corrijam-me se eu estiver errado.

Clésio Luiz

André Luiz, imagino que o uso de designações seja para identificar corretamente e sem sombra de dúvidas, o tipo de aeronave a que o nome se refere. Hercules e Phantom são apenas nomes, mas C-130 e F-4 dão uma ideia exata que tipo de aeronave e a função a que os nomes se referem. . Mas nem todos são assim. . O Reino Unido usa nomes para designar aeronaves, mas são invariavelmente acompanhados de letras que indicam a sua função e números que indicam o avanço da versão, como por exemplo Phantom FGR2. Os franceses usam apenas nomes e letras,… Read more »

Carlos Alberto Soares

Não creio em retirada definitiva, ficarão estocados e preservados.
Precisou ….

Gilson Moura

Não sei por qual motivo de eu olhar um F-117 e pensar no filme “O homem do presidente” com Chuck Norris. rs
https://www.youtube.com/watch?v=d9attp5ee3s#t=1h28m57s

Maynard

Quem sabe a USAF bão faz um “combo” de quatro unidades anuais oara o Brasil, hum?
Nem em sonho fariam isso com uma nação não alinhada com os EUA como a nossa.
“Ser inimigo dos EUA é perigoso…mas ser amigo dos EUA é fatal!
Henry Kissinger”.

Carlos Alberto Soares

Maynard
Único país na face da terra com chance de receber equipamento militar sensível é a Inglaterra.
Até para Israel há restrições, caso Tomahawk.

Plissken

André Luiz.’. 13 de setembro de 2017 at 14:25

Certa vez li numa publicação dos anos 90, não me pergunte qual…, que o “F” no lugar do “A” era para esconder, camuflar a operação da aeronave secreta, e também, para atrair pilotos de caça para voar / ingressar no programa F-117.

Se é verídico não sei… mas é uma publicação da época.

Topol

pseudo stealth sem serventia

Lorenço

Foi esse avião que abriu caminho para a invasão do Iraque em 1991, numa madrugada de janeiro daquele ano, alguns deles atacaram o sistema de radar do Iraque, deixando o espaço aéreo livre para a colisão atacar Bagdá.

Rodrigo Riboski

Bom dia a todos! Dizer que o F 117 é feio??? Cara, você está louco? Esta aeronave foi a precursora e a primeira a utilizar, testar e positivar a tecnologia furtiva até mesmo em razão de suas formas “defletoras” de ondas de radares e de compostos moderníssimos que dissipavam as mesmas ondas eletromagnéticas evitando assim a “precisão de sua localização” mas não lhe garantia sua total invisibilidade como muitos acreditam. Observe os atuais F 22 e outros tantos furtivos modernos e verá que suas formas foram concebidas com o intuito de minorizar ao máximo as superfícies que pudessem criar uma… Read more »