KC-390

Segundo o Flightradar, o cargueiro militar Embraer KC-390 voltou da Nova Zelândia passando pela Austrália e agora está na Tailândia.

A Tailândia é um dos países que operam o caça Saab Gripen.

Subscribe
Notify of
guest

99 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Oliveira

Parte do inventário da Royal Thai Air Force:
34 F-5
66(?) F-16
11 Gripen
12 C-130
4 EC-725 Caracal

André Bueno

Uma pergunta: qual a idade desses C-130. Imagino que não seria necessário repor na quantidade 1×1. Poderiam encomendar 8 unidades, não?

Matheus Ugraita

Eu esperava mais na Nova Zelândia…

Rafael Oliveira

André, eles são da década de 80.
.
Matheus, eu também imaginava que os testes seriam mais intensos. Talvez, por causa da certificação em andamento, testes mais intensos só sejam possíveis no futuro, o que demandaria uma nova visita do KC-390, se houver interesse dos kiwis.

Wilton Feitosa

Matheus Ugraita 13 de julho de 2017 at 11:41
eu acho que na NZ era isso mesmo, pois estão em processo de “licitação” né?
já devem ter muita informação sobre o KC-390, queriam mesmo era dar um rolê, pra ver se existe e voa, e logo mais pra frente irá solicitar novas informações e demonstrações, que ao me ver podem ser por aqui mesmo …

wfeitosa

Antônio

Quase nada de notícias sobre essas viagens.
Se bem que são viagens comerciais e só estamos sabendo devido ao flight radar.

Alex Tomich

Até a Tailândia está melhor de força aérea do que o Brasil, não?….

Gilmar

Penso que a EMBRAER poderia explorar melhor essa viagem como marketing. Ou seja, boletins diários, fotos, enfim. Provavelmente depois esta viagem renderá muitas imagens boas para a divulgação da aeronave, mas o depois é depois. Agora ela está lá e isso poderia ser melhor utilizado. Acho que somente os aficionados estão acompanhando via Flightradar.

Jr

Matheus Ugraita, o KC-390 fez a mesma coisa que o A-400M fez no ano passado quando visitou a NZ e a mesma coisa que o C2 japonês fez no inicio desse ano, apresentou a aeronave para o ministro da defesa e deu uma volta com o pessoal do ministério da defesa. A Nova Zelândia nem lançou um RFP para a substituição dos C-130 ainda, a prioridade deles é o lançamento de um RFP para aeronaves de patrulha marítima para substituir os P-3K2 Orion. Parece que a concorrência para substituir os C-130 só vai ser lançada ano que vem

Rafael Oliveira

Alex, isso que eu coloquei só uma parte do inventário. Ela está bem melhor que a FAB, pode ter certeza.
.
Gilmar, concordo plenamente. A Embraer deveria divulgar fotos e vídeos, pois a aeronave sobrevoou locais incríveis.

André Luiz.'.

Gilmar 13 de julho de 2017 at 12:54
Penso que a EMBRAER poderia explorar melhor essa viagem como marketing. Ou seja, boletins diários, fotos, enfim.” — mas, pensando no aspecto do ‘marketing’ do produto KC-390: o esforço de produzir boletins diários, fotos, etc, iria influenciar em quê nas intenções de compra do KC-390 por seus potenciais operadores?… Embora concorde que uma maior divulgação das imagens desse tour mundial do KC-390 seria fantástica para os entusiastas, receio que isso não seria relevante para os tomadores de decisão.

Antonio de Sampaio

Alex Tomich 13 de julho de 2017 at 12:40
Eles estão ótimos com certeza, agora só falta eles fabricarem seus próprios aviões, de transporte, treinamento, passageiros, caça…. acho que não demora e a Tailândia está lançado no mercado mundial algo como o KC-390, ou até melhor.

kfir

quando vc quer vender o ideal é passar desapercebido da concorrência… eles até podem saber que vc visitou… mas a coisa muda quando solta fogos.. o concorrente acaba por resolver ir pessoalmente ver o que esta acontecendo, paga almoço puteiro e tudo mais para saber o que rolou… e sair na foto.
descrição para vender… ganhar tempo, e tirar tempo dos outros é assim que funciona

Rafael Oliveira

Kfir, num mercado de milhões de dólares, eu tenho certeza que os representantes da LM mantém contato permanente com os países visitados pelo KC-390. Não será por falta de visitas pessoais e outros “que tais” que a LM irá perder esses mercados.

João Argolo

Como ja havia opinado em outro post, a EMBRAER tem tudo pensado pelos melhores profissionais do mundo. Não é mais uma empresinha brasileira. Tudo isso em relação a marketing. logística, agenda, teste de avaliação de limites, acúmulo de horas voadas etc etc são meticulosamente estudados. Como alguém já falou aqui, se não há uma certa divulgação certamente faz parte pois há países que certamente não gostariam de alardear o interesse devido a questões políticas (internas e externas) estratégicas, diplomáticas e tal. Pra nós, resta-nos observar daqui de cima do Flight

kfir

Rafael Oliveira
.
concordo com vc, mas note também muita descrição…

Alexandre Conde

Pode ter certeza que a EMBRAER tem um Marketing agressivo e eficaz, trabalhei lá!
E os produtos dela são surpreendentes, se consolidam, à despeito da enorme inveja dos Canadenses e outros concorrentes.

Só espero que seus programas dos caças não sejam cancelados pelos EUA, muito desinteressados em ter uma Potência Militar e Econômica sob o Equador [ nas palavras do maquiavélico Henry Kissinger…].

Temos que ser discretos e certeiros, e a EMBRAER sabe disso.

Saudações.

Conde.

Alexandre Conde

Joåo Argolo: excelente comentário . É bem assim na EMBRAER.

Walfrido Strobel

Muita gente pensa que a Tailandia é pobre, mas não é, ela tem o tamanho um pouco menor que o estado da Bahia e tem um PIB de 400 bilhoes de dólares, o nosso é de 1,8 trilhao de dólares, mas somos muito maiores. A PIB per capita deles é 17.000 dolares por ano(71°lugar), o nosso é de 15.000 dólares, (80° lugar). Quando eles propuseram pagar os Gripen e a modernização dos F-16 com frango e arroz, muita gente deu risada, mas como são dois produtos com venda certa no mercado internacional e eles tem fama de entregar o que… Read more »

Antonio de Sampaio

Segundo dados oficiais, no ano de 2014, o PIB da Tailândia era de nada menos que U$ 990,09 bilhões de dólares, ou seja, 2,475 vezes os U$ 400 bilhões de dólares informados acima, segundo essas fontes, o PIB capita da Tailândia era de US$ 14 442. Ou seja, com um PIB duas e vezes maior que o informado, seu PIB per capita, ainda é menor que os 17.000 mil dólares informados, e bem menor, isso com o crescimento muito maior. Tendo por base o mesmo ano de 2014, segundo dados divulgados, o PIB do Brasil foi de US$ 2,417 trilhões… Read more »

JT8D

Antonio de Sampaio 13 de julho de 2017 at 20:28
Bem vindo ao pré-capitalismo, já que nós ainda trocamos helicopteros por carne de segunda

Everton Matheus

Bangladesh, China, Cazaquistão,… É pedir muito? kkkk

Rafael Oliveira

Antonio, Os dados dos PIBs do Walfrido estão de acordo com o ano de 2016, os mais atuais disponíveis. Não faz sentido usar dados de 2014, antes da crise que o PT nos enfiou. De qualquer forma, as flutuações do dólar impactam significativamente nesses dados. O Brasil não precisa crescer, basta valorizar o real que os números do PIB em dólar disparam. . Mas, de fato, o PIB per capita que ele citou não bate. Você está certo. O Brasil é mais rico (ou menos pobre, melhor dizendo) que a Tailândia. . Espero que a Tailândia compre o KC-390 e… Read more »

JT8D

Gente, vamos parar com esse ufanismo. Sim, somos uma economia muito maior que a Tailandia, mas olha a força aérea deles. Militarmente estão num outro patamar

Antonio de Sampaio

Rafael Oliveira 13 de julho de 2017 at 21:52 O meu comentário foi até benéfico ao Storbel, ou seja, os dados do PIB que eu postei sobre a Tailândia, são mais que o dobro do que ele havia publicado. Mas se são de 2016, a economia da Tailândia despencou de lá pra cá. Não importa. Banco privado estrangeiro tem taxa de juro alta, principalmente para países com um PIB tão acanhado e produtor de bens primários, acho que no final das contas, se houver interesse e concretização de alguma venda, a Tailândia tenha que recorrer mesmo é a financiamento público… Read more »

JT8D

Antonio de Sampaio 13 de julho de 2017 at 22:47
Explica isso pros americanos

JT8D

KC390 (PT-ZNJ) com transponder ligado no aeroporto de Rayong. Deve voar a qualquer momento

Antonio de Sampaio

JT8D 13 de julho de 2017 at 23:02 O Brasil é dono das maiores empresas do mundo de alimentos processados, aliás, o Brasil é o maior exportador do mundo de comida processada, e seu maior mercado, é justamente o mercado norte americano. A JBS exporta carne in natura a partir de solo americano, para vários países do mundo, e o que o Brasil exporta daqui pra lá in natura é apenas marginal, praticamente vale apenas pelo nome do mercado e nada mais. Ou seja, a JBS vende carne a partir dos EUA, e seu lucro, alimenta sua rede mundial de… Read more »

JT8D

Antonio de Sampaio 13 de julho de 2017 at 23:24
Obrigado pelo rapaz. Você não deve acompanhar o noticiário sobre os bloqueios às nossas exportações de carne. Devem fazer isso pelo excesso de qualidade

Ivanmc

JT8D 13 de julho de 2017 at 23:20
.
É isso aí, JT8D, eu já fiz um print.
.
http://imgur.com/a/wJdm4

JT8D

Ivanmc 13 de julho de 2017 at 23:30
Gostaria de acompanhar pelo Flightradar, mas tenho de acordar muito cedo amanhã. Boa noite pra quem fica. Abs

Walfrido Strobel

Antonio de Sampaio, este valor maluco de 990 bilhoes de dólares do PIB da Tailândia eu tambem vi, no wikipedia.
Mas como parecia absurdo eu fiz uma nova pesquisa procurando com o termo em ingles, GDP e vi que realmeste era um absurdo o dado do wikipedia.
Existem várias fontes melhores, aqui vai uma para a Tailândia.
.comment image?s=wgdpthai&v=201707092232v

Walfrido Strobel

Complementando o post acima, estes são os dados do Brasil.
https://tradingeconomics.com/brazil/gdp

Walfrido Strobel

E foi daqui que o Antonio de Sampaio tirou este valor maluco do PIB da Tailândia.
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Tail%C3%A2ndia

Rafael Oliveira

Antonio, Na verdade a Tailândia pode se financiar por títulos públicos. Surpreendentemente, a taxa de juros do BC tailandês é de meros 1,5% a.a e os títulos da dívida pública de 10 anos tem taxa de juros de 2,5% a.a. Você deve saber que no Brasil a taxa de juros é 10,25% a.a e os títulos da dívida pública de 10 anos tem taxa de juros de 10,34% a.a. Duvido que o BNDES ofereça taxa de juros menor que 3,5%, ainda mais agora que deixou de ser a casa da mãe Joana. Enfim, compensa a Tailândia emitir títulos de dívida… Read more »

Capoeira

E estará na AFA este ano. Estático só? fazer o quê… nos vemos lá!!!

João Argolo

Essa parada de mais de 24 horas na Tailândia foi bem estranha, espero que pra coisa boa como reuniões, avaliações.

Rafael Oliveira

Pois é, Capoeira, pena que estará só estático na AFA. Mas vou prestigiar mesmo assim.
.
João Argolo, vai ver que é o descanso semanal remunerado da tripulação rsrs. Ou deve ser a parte “teórica” da apresentação e hoje ocorrerão os voos.

João Argolo

Rafael Oliveira, espero que você acerte em cheio. Alexandre Conde. obrigado 40 dias de “estrada” com essa máquina com certeza vai render alguma coisa boa mesmo com todos os entraves políticos e estratégicos. Fico imaginando o Trump olhar nossa máquina e perguntar aos seus fabricantes o que eles estavam fazendo enquanto os Hércules envelheciam e aquele Brasilzinho desenvolvia esse aparelho super avançado. Venhamos e convenhamos, é o mesmo que olhar um Jeep Cherokee 1980 e o uma Grand Cherokee 2018. O antigo pode até levar uma coisinha a mas aqui e outra ali mas o custo com manutenção/ atualização/modernização/ cirurgia… Read more »

Jr

João Argolo, em uma entrevista no Paris Air Show foi dito que o presidente da divisão de defesa da Embraer estaria presente em um país do Sudeste Asiático cuja as conversas estariam mais avançadas para assinar um contrato de venda, na época especulamos aqui vários países, de Filipinas a Indonésia, bom agora já sabemos de qual país se trata. Pelo que foi dito nessa entrevista em Paris no mês passado, essa parada na Tailândia talvez seja a mais importante dessa tour de 40 dias

João Argolo

Jr. Na torcida. Tem ideia de quantas unidades? Em se confirmado o interesse os mais avançados seriam então eles e Portugal. Correto?

Wilton Feitosa

meus queridos amigos …
alguém fez uma pergunta básica ao interessados/visitados: Vocês querem visibilidade?
o governo que vai gastar alguns milhões de dólares em equipamento bélico quer ficar expondo isso?
acho que os caras querem mais é manter tudo na moita, e só publicam o que a legislação obriga.

Walfrido Strobel

É nesta troca dos 12 C-130H anos 80 que tiveram modernização concluida em 2012 que a Embraer está de olho.
O Y-9 chinês tem grandes chances.
. https://thaimilitaryandasianregion.wordpress.com/2016/09/20/thailand-looks-to-buy-new-transport-planes-to-replace-ageing-c-130h-hercules/

Walfrido Strobel

A Tailândia está comprando produtos chineses para suas Forças Armadas, este é o sistema terra-ar de defesa KS-1C recebido em 2016.
KS-1C https://m.youtube.com/watch?v=l0t6qXpHsaw

Walfrido Strobel

Este é um dos 4 modelos de lançadores de foguetes que a Tailândia está fabricando em cooperação com os chineses. Tem a opção da versão guiada que é praticamente um míssil
. https://m.youtube.com/watch?v=jUjGAbfy5ZU

Walfrido Strobel

Completando os posts sobre a relação da Tailandia com a China, agora decidiram pelos submarinos.
A Embraer pode até conseguir vender o KC-390 que é muito mais moderno que o Y-9, uma evolução do An-12/Y-8. Mas pode dar o Y-9 que ja provou que da conta do recado.
. http://www.smh.com.au/world/thailand-buys-530-million-submarine-from-china-a-move-opposed-by-most-thais-20170506-gvzjiq.html

Jr

João Argolo, não foi feito nenhum comentário sobre a quantidade de aeronaves que poderiam ser vendidas na entrevista. O que foi dito é que o presidente da divisão de defesa de Embraer estaria nesse país do sudeste asiático onde as conversas estavam mais avançadas, agora se eles estão ou não no mesmo estágio de interesse de Portugal(onde já se abriu negociações concretas para aquisição da aeronave) eu não sei dizer.

João Argolo

Jr. Obrigado. O que estou estranhando agora (positivamente) é essa demora em terra. Vão completar 48 hs.

Rafael Oliveira

João Argolo, acho que não vai completar 48 horas no solo. Deu umas 34/35 horas e daqui umas 5/6 horas, quando começar o dia, ele deve voar.
.
A Tailândia é governada por uma junta militar, após um golpe de Estado em 2014. Em tese, eles deveriam comprar os melhores equipamentos para seus comandados. Na prática, podem se vender por qualquer propina sem medo de serem punidos. Concorrência dura para o KC-390, em razão do avião chinês disputá-la.

H.Saito

Transponder ligado no solo:

https://www.flightradar24.com/PTZNJ/e1861ed