Home Operações Aéreas Jungmann: ‘Não vamos dar mole com criminoso’

Jungmann: ‘Não vamos dar mole com criminoso’

4602
34

 

O ministro da Defesa Raul Jungmann, disse nesta quarta-feira em Vilhena (RO) que o país não tolerará voos irregulares, sejam de traficantes ou não. A FAB realiza na região a Operação Ostium.

A Operação Ostium é uma operação que irá reforçar a vigilância no espaço aéreo sobre a região de fronteira do Brasil com a Bolívia e o Paraguai. O objetivo é coibir voos irregulares que possam estar ligados a crimes como o narcotráfico.

As atividades devem prosseguir até o fim do ano e envolvem a instalação temporária de radares móveis em cidades próximas às fronteiras, como Chapecó (SC) e Corumbá (MS); reforço das atividades aéreas nas bases da Força Aérea Brasileira (FAB); e deslocamento de aeronaves militares para cidades como Cascavel (PR), Foz do Iguaçu (PR) e Dourados (MS). Em todas essas cidades, haverá tropas para promover a segurança de equipamentos e aeronaves.

O serviço de alerta da área de fronteira permanecerá ativado 24 horas e a atuação será imediata caso os radares da defesa aérea do País localizados nessas cidades sejam ativados.

Havendo necessidade, as aeronaves estão autorizadas a abater os suspeitos em áreas não populosas.

As ações serão coordenadas a partir do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), localizado em Brasília (DF), e fazem parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), do Ministério da Defesa.

34 COMMENTS

  1. Urunnn, tá bom , me engana que eu gosto. Chama a ADV geral da união, dá segurança jurídica e carta branca para a FAB entrar em ação e fazer um terra arrasada, com autorização para bombardear todas as pistas clandestinas até 100 Mn dentro da Bolívia e do Paraguai, que em sessnna dias o traficantes do Hell de Janeiro vão ter que vender coco cavalo por crack.

    g abraço

  2. então vai fechar o congresso Nacional , o planalto e o STF ? kkk aliás hohe acabaram com a LAVA JATO …tudo como antes na terra de Abrantes,,, ´´as instituições ainda funcionam ´´ ..nunca vou me esquecer dessa frase do comandante ….só uma dúvida ..funcionam pra quem?

  3. nas ultimas 48 horas houveram 43 tiroteios no Rio de Janeiro, este $@$@$@ fica fazendo gracinha… tem cada foto cada video sobre
    PRF esta parando, PM do rio perdeu 4100 policiais nos ultimos meses, 83 pms mortos só neste ano…

  4. Pois é. E hoje, vejo uma reportagem de que a Polícia Rodoviária Federal teve metade do orçamento para o resto do ano cortado. Com isso, as viaturas ficam paradas, as operações de peneira acabam, etc etc etc.
    .
    Nem parece que tem gente no governo interessada em ver certas cargas chegarem aos seus destinos…

  5. O que tenho a indagar é como um país com uma força aérea muito pequena para os padrões atuais ainda se aventura a conseguir deter traficantes na fronteira….

  6. Qual o melhor negocio dos políticos brasileiros?
    Trafico de drogas.
    Voces acham que o Fernandinho Beira Mar é chefe de alguma coisa?
    Ele é laranja de algum ou de alguns políticos.
    Tá explicado o corte de verbas para policia.

  7. Como todo ministro da defesa e político deste país este senhor não passa de mais um “brincante”, se for pra acabar com o crime no país todos sabemos por onde começar!

  8. Eu gosto destas “Teorias da Conspiração “, se cortaram a verba da PRF é para eles não incomodarem os traficantes….
    Quanto ao Min. Def., nada mais natural este tipo de jogo perante a imprensa para que seja divulgado ao povão.

  9. Se faz alguma coisa criticam, se não fazem também criticam, uma coisa é defesa outra é segurança pública outra coisa é o ministério público. Não da pra jogar tudo nas costas do ministro da defesa.

  10. “Cbamaral 7 de julho de 2017 at 9:28
    Se faz alguma coisa criticam, se não fazem também criticam, uma coisa é defesa outra é segurança pública outra coisa é o ministério público. Não da pra jogar tudo nas costas do ministro da defesa.”
    .
    Como não jogar tudo nas costas dele?? Ele não tem um saco no meio das pernas?? ELE é o responsável, tem que bater no peito e assumir a bronca toda. Aceitou o cargo de MINISTRO pra quê? Pra ficar de choramingos que o presidente não libera verbas? Vai lá e bate na mesa do Temer, é função de um ministro assessorar o Presidente no seu assunto e na sua pasta.
    .
    Aliás, deveriam explicar porque a PRF teve a verba cortada. Cortem o cafezinho do congresso e do senado que sobra muita verba pra polícias do pais todo.
    .
    Desculpem o OFF TOPIC, mas dá muita raiva disso tudo.

  11. Jungmann: ‘Não vamos dar mole com criminoso’
    Pode rir agora? Dar mole com bandido é o que o Brasil mais faz… Veja nossos governantes. Quem eles tem que pegar, não pegam. e ainda tiram a grana da PF que investiga quem são realmente os bandidos deste país.

  12. Jeff 7 de julho de 2017 at 10:49
    Não que você tenha afirmado isso, mas só para esclarecer caso alguém não saiba.
    Ministro da Defesa- Marinha, Exército e Aeronáutica. Policia RF é órgão do Ministério da Justiça.

    Considero ele um bom ministro, caso não fosse os militares não teriam pedido sua permanecia. Pelo menos este diferente de alguns outros anteriores, parece se importar com os assuntos militares.

  13. Gustavo, se praticamente todos os orgãos públicos do Brasil estão perdendo recursos, porque a PF e A PRF que são do Ministério da Justiça e Cidadania (MJC) não perderiam.
    A PF ja mostrou o quanto é mal administrada, quando tinham recursos compraram os 2 UAV IAI Heron por US$350 milhões que não tinham como operar, recebeu o Bell 412 só para tirar fotos e praticamente não voou, os helicóptero Bell 412 foram considerados pela Polícia Federal como antieconômicos e inadequados à corporação e doados à Secretaria de Segurança de Santa Catarina que tambem não tem condições de operar, estavam parados a anos, não sei a situação dos Bell 412 hoje e comprou três veículos blindados Sherpa Light APC (Armored Personnel Carrier – carro blindado para transporte de pessoal), que pesam mais de 10 tonelada sem manutenção no Brasil da Renault Trucks Defense por R$ 5,24 milhões para tirar fotos nas Olimpíadas.

  14. Mais do mesmo… O que comentar? Espero que seja verdade mas… Deixa só um piloto da FAB abater um avião com traficantes e matar todos eles para começarmos a vermos matéria no Fantástico do tipo “Abuso de poder: um caça contra um teco-teco… E blá…Blá… Que podia ser um avião cheio de inocente… E mais Blá.. Blá… Blá.” e com certeza não vai ser tão “bonitinha” quanto aquela que eles passaram sobre a FAB.

  15. O que eu acho bizarro é que o Minsitro da Justiça disse que essa operação fecha a fronteira, que 80% do tráfego ilegal não está passando, que a cobertura é boa, e cheio de radares temporários, etc.
    .
    E é temporário. Alardeado para os sete cantos que aquela área é vulnerável demais, que essa operação tem data para terminar, e que os radares são temporários. O ideal era realmente a lacuna ser efetiva e definitivamente fechada. Sabemos que não temos recursos para isso agora, mas ele não precisava enfatizar a temporariedade da operação.

  16. Porque a mídia , encabeçada pelas Organizações Globo, não fazem uma campanha intitulada ” Um mês sem cheirar e sem fumar!?

    Todos mundo ataca a polícia, o governo, a violência, etc, e esquecem de que quem financia tudo isso são os “tapinhas” que você dá nas festinhas ou as “carreiras” sem compromisso das reuniões com os amigos!!

    Não adianta atacar só um lado, o consumidor tem que ser punido também!! Senão é “enxugar gelo”

  17. Nas últimas semanas houve um rodada de sessões com os Comandantes militares e o MD na CRE.
    Foi abordado que o Brasil faz fronteira com 4 países cujo o cultivo e tráfico de drogas é a principal atividade econômica. Não foram nomeados esses países, mas dá para saber quais são. Não é fácil fazer um trabalho de prevenção e repressão quando do outro lado das extensas fronteiras está cheio traficante com conivência das autoridades do lado lá querendo mandar mandar droga para o Brasil.
    Embora a ideia do Juarez de atacar do outro lado seja praticamente impossível de acontecer, ele está com a razão.

  18. Este negócio de combate às drogas tem que ser repensado. Há o famoso enxuga gelo que parece que foi, a aceitação disto, glorificado no filme Tropa de Elite. O Capitão Nascimento disse que sabia que o serviço deles era enxugar gelo, mas como obrigação, eles deveria fazer isto. Sim. Mas isto não impede de se pensar politicamente. Fato é que existe uma enormidade de consumidores. Pode-se afirmar sem sombra de dúvidas que são todos vítimas. Geralmente começaram a usar drogas com menos de 18 anos de idade, na adolescência, onde o jovem é cheio de curiosidade, muitas vezes quer coisas novas, e devido a diversos fatores não encontra uma atividade que o afaste das drogas. As drogas são glamourizadas nos filmes, na música, e entre os jovem, é algo “legal”. Então, o que fazer? Continuar chutando bunda de criança e matando traficante que faz mais senão do que suprir a demanda? Eu acredito que uma política de minoração de danos seria o ideal. O governo deveria fornecer um tipo de permissão para uso de drogas, para comprar drogas em farmácias, cobrando imposto, cadastrando as vítimas para reorientá-las e medicá-las se for necessário, retirando da bandidagem um meio de financiamento do crime. Todos sabem os altos valores que são transacionados no comércio de drogas. E, bem, quem vai preso geralmente, em grande número, é o pobre, o favelado, o peão. Então, tem que ser repensado. Eu acredito que os grandes entraves para se fazer isto seja a opinião pública má formada e a oposição externa que pode existir. Mas a alternativa para a América Latina parar de matar seus cidadãos, é legalizar as drogas.

  19. Apenas para complementar, esta legalização deveria ter um prazo. Após a concorrência do Estado na distribuição de drogas retirar todo comércio de drogas da ilegalidade, isto talvez demore vinte anos, duas ou três gerações, você começa a diminuir a distribuição, até que não existam mais traficantes nem plantações de drogas ilegais, e consumidores. Isto talvez demore vinte ou trinta anos. Obviamente que todo dinheiro arrecadado com os impostos sobre drogas deveria ser destinados a campanhas publicitárias anti drogas, instrução educacional na escolas, melhoria nas condições de atividades esportivas e artísticas e a continuidade de uma repressão ao ilegal. Eu acredito que dentro de vinte anos você tem todos os usuários cadastrados, nenhum plantio ou transporte de drogas ilegais, renda de impostos, e a chance de então, começar a diminuir o número de permissões de uso até que não se tenha mais usuários na sociedade, ou que serão de um número muito pequeno. Uns vão nascendo e outros morrendo, até que não exista mais crime e violência advindas da droga. Mas antes que eu receba criticas ferozes, eu digo que isto é uma ilação. Um ideia. Um comentário.

  20. sinto ´´vergonha´´ desse país ,,vergonha da classe política eleita por um povo vergonhoso , vergonha do SILÊNCIO DOS MILITARES que se submetem a ´´isso´´, silêncio do povo ( eleitor de ladrões ) ..simples assim…somente sinto ´´vergonha ´´ …. aliás esse deveria ser o nome desse país .

  21. Ele combinou com os Amis???..e se tiver um traficante Americano e for abatido?….o que acontece?..pelo que sei os Amis são contra lei do Abate!!!.

    E todos sabem que quem manda nesse quintal que pertence aos Amis.

  22. Soldat, os Amis são contra a lei do abate???
    Se na Colombia e Peru os americanos que direcionavam os AT-27e os A-29 para fazer o abate dos aviões, naquele episódio do abate por engano da família de missionários americanos no Peru, os americanos que estavam coordenando a operação, mas verdade seja dita, neste caso os americanos disseram não ter certeza que era avião do tráfico e mesmo assim o irresponsável peruano disse ter certeza que era o avião de traficante e o abateu.
    A gravação na época foi divulgada mostrando isso.

  23. Concordo com Marcelo Andrade. A mídia influencia e muito a propagação do uso de drogas. As novelas atuais que o digam. Inversão de valores completa. Se for para descriminalizar as drogas, façam o mesmo com a corrupção, com os assaltos, com tudo que se refere ao código penal( deveria ser atualizado com rígidas leis para crimes como tráfico, latrocínios, uso de entorpecentes e crimes relacionados a estes). infelizmente nossa CF só permite pena de no máximo trinta anos e com as “gambiarras jurídicas”, o criminoso permanece impune, livre, podendo dar palestras, discursar em áudios sobre política e outras mazelas que já conhecemos . Por que não se aumenta para sessenta a pena máxima? Por que jamais se investiu em instalações adequadas para o sistema carcerário, tornando o ser humano(mesmo o mais pernicioso) pior do que já é. País que não investe adequadamente em Educação vai investir em sistema carcerário? Na verdade não se investe adequadamente em Instituição alguma e quando se faz os governantes e respectivos gestores ?????

  24. Às vezes eu vejo algumas pessoas falando de bandidos como se eles fosse lixos. Eu fui advogado por um tempo e a coisa que eu aprendi é que 99% dos ladrões são pobres famintos, mansos, que fazem rir, e que por desgraça do destino não puderam usufruir da maioria dos prazeres que a vida moderna oferece. Uns pobres coitados. Os assassinos, quando não envolvem pessoas comuns em situações de ignorância momentânea, o que poderia caracterizar uma psicopatia oculta, são sim pessoas comuns que pelos caminhos da vida tiveram uma tendência, um impulso para que se juntassem a outros violentos. O fato é que a violência é algo comum ao ser humano, e só a educação pode afastar o homem da selvageria. Então, considere um pobre garoto sem pai, com uma mãe pobre, que a única diversão foi jogar futebol em uma quadra improvisada no alto do morro, e que tinha como diversão bailes funk e pinga. Além das drogas. O que pretende fazer se este cara matar alguém? Difícil solução senão trancá-lo pelo resto da vida. Mas os radicais pró encarceramento, deveria estar cientes que as penitenciárias estão lotadas, e que existe nas ruas ainda uma enormidade de criminosos, que cometem todo tipo de crime, desde violentos até aqueles parecidos com estelionato ( poder-se-ia incluir os caloteiros? – calote é crime?). Só para políticos dever-se-ia construir uma penitenciária, e ficaria lotado. Mas deve-se fazer isto antes de jogar pobres almas, sim, vítimas de uma sociedade corrupta, egoísta e insensível que não foi capaz ao longo de décadas, séculos, dar à sociedade uma qualidade de vida ao nível da riqueza do país. Nossa cultura é esta, e não é totalmente ruim, mas peca por não reagir contra tais coisas. Se não houver um posicionamento forte do povo contra o rumo que as coisas estão tomando, nós nos condenaremos à desgraça eterna.

  25. Eu não quero defender bandido, mas este discurso do ministro parece, se não for hipocrisia, é de tendências nazistas, onde coloca em um determinado grupo da sociedade a culpa pelas desgraças sociais do país. Não tem peito nem razão para colocar a culpa em uma país estrangeiro então coloca a culpa no próprio povo. E diz: vamos caçá-los! O perigo é a coisa ser tipo do livro de Machado de Assis, o Alienista, onde começa a prender os loucos da cidade até que ele conclui que por serem tantos, o louco era ele. Pode acontecer. Vamos colocar todos os criminosos na cadeia e pode acontecer de eles serem maioria no país. Aí fodeu. Então, nós Brasil nem tudo pode ser levado a ferro e fogo, mas que se faz urgente um amadurecimento cultural, faz. Alguns dizem que as futuras gerações de Brasileirinhos serão “menos” inteligentes devido ao péssimo sistema de ensino ( demonstrado em notas e em outros índices), mas eu acredito que pelo menos eles vão saber quebrar tudo.

  26. “Bandido vítima da sociedade injusta”. Essa conversa de quem usava camiseta do Che na faculdade cansou. Bandido bom é bandido morto, enterrado em pé p não ocupar espaço. Manda essa lenga lenga pra aquela mãe daquele menino morto, arrastado, pendurado no carro por 6 km. Vc já foi assaltado? Se mijou de medo?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here