Imagens exclusivas mostram A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira atirando contra avião suspeito

Imagens obtida com exclusividade pelo programa Fantástico, gravada pela câmera a bordo de um caça da Força Aérea Brasileira (FAB), mostra um caça brasileiro atirando contra outro avião em defesa do espaço aéreo. O caça da FAB intercepta um avião que vinha do Paraguai e entrou no espaço aéreo do Brasil sem autorização. O piloto desobedeceu todas as ordens para pousar e sofreu as consequências.

É o que a FAB chama de “tiro de detenção”. O objetivo é avariar o avião suspeito para que ele não consiga mais voar e pouse no aeroporto mais próximo. Nesse caso, que aconteceu em 2015, o avião conseguiu escapar e voltou para o espaço aéreo paraguaio, e a FAB teve que interromper a perseguição.

No dia seguinte, no aerodromo de Paranavaí, perto da fronteira com o Paraguai, a polícia encontrou o monomotor, crivado de balas. O avião só tinha o banco do piloto. De acordo com a polícia, para liberar espaço para o transporte de drogas. Veja tudo na reportagem acima.

FONTE: G1

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato Carvalho

Essa é a nossa guerra, o ST é mais que suficiente pra esse cenário, e tem gente pedindo SU`s gigantescos pra esse papel, nada a ver.

Rinaldo Nery

Diferente da Suíça, que só opera no expediente.

Rafael Oliveira

Infelizmente a ação não foi um sucesso, dado que a aeronave voltou ao Brasil e entregou a carga ilícita. . Obviamente o piloto da FAB estava tenso e com certo receio de abater a aeronave – justificadamente, a bem da verdade, pois não duvido que houvesse pressão de ONGs, imprensa e políticos de esquerda para que o piloto fosse julgado pelo Tribunal do Júri, caso o piloto-traficante morresse com a queda do avião, ainda que a lei seja clara de que a competência é da Justiça Militar, há a tese, a qual não endosso, de que a lei seria inconstitucional,… Read more »

gustavo

A matéria começa com uma interceptação , depois tiros e tal. Depois muda de assunto falando do caso passado no ano de 2015. Difícil para o telespectador normal entender tanta informacao ao mesmo tempo e ainda por cima intercalar interceptacoes da Forca Aerea e deixando para o final o que estava acontecendo no começo de tudo. Nao gostei da forma que foi feita a materia. Poderia ser mais cadenciada e elucudativa.

gustavo

Correção: Elucidativa.

Ádson

É ai que o MI 35 ´3 interessante, intercepta, pousa fora se necessário, leva a infantaria (Polícia da Aeronáutica).

Ádson

Errata:”É ai que o MI 35 é interessante”

carcara_br

Estão querendo ressuscitar os dirigíveis no papel de vigilantes aéreos e acho que se adequam perfeitamente a nossa situação teríamos uma rede de monitoramento muito eficiente!

Não custa sonhar né kkkk….

Ivanmc

Que desempenho! impressionante! Fabuloso! Quanta habilidade é o Top Gun brazuca. Estou sem palavras.

gustavo

Quem sabe o pessoal da Globo convide especialistas em defesa, para um Globo Repórter com o tema : A defesa nacional ( no ar, na terra e no mar) . Tenho certeza que ao longo do programa com a participação desses especialistas, muita coisa seria explicada de forma que meros civis entendam tanto da necessidade do tema defesa, como o que esta sendo feito por nossas forcas armadas. Fica a dica.

Hawk

Desculpe minha ignorância, mas esse tipo de imagem não era pra ser confidencial? Não consegui ouvir direito o áudio no meu celular, a FAB cedeu as imagens?

J.Silva

Também não gostei da abordagem da reportagem, a própria trilha sonora me parece inapropriada, não passa a seriedade que deveria ter. Estamos numa guerra, com organizações criminosas, como o PCC, em franca expansão. O interior do Brasil virou um verdadeiro faroeste, com o narcotráfico entrando agora no ramo do assalto a banco e a caixas eletrônicos. Estão se capitalizando para atuar nos países produtores, com Paraguai, Bolívia, etc… Quando chegarem neste nível, começarão a intimidar as autoridades, subornando o sistema, e atuando de dentro, como aconteceu na Colômbia, aí a coisa sairá do controle. Diante deste cenário, entendo que reportagens… Read more »

Clésio Luiz

Ádson, se um Mi-35 com aquele canhão anti-blindados de 23 mm atira contra um teco-teco desses do tráfico, os militares a bordo não vão pousar para fazer apreensão, vão recolher corpos.

Heyarth

Eu gostaria que as interceptações fossem como essa aqui na Colômbia, onde não respeitou a ordem o ST vai lá e derruba.

https://www.youtube.com/watch?v=8XtNjEfru3k

Leandro Costa

Na verdade essa interceptação foi feita com Tucanos T-27 na época.

SmokingSnake

Mi-35 levaria é poeira dos aviões dos traficantes, já seria difícil acompanhar um monomotor imagina um bimotor como o Cessna 402 que chega a uns 430 Km/h? Ainda gastaria bem mais $ do que um super tucano.

Heyarth

Leandro Costa 3 de julho de 2017 at 17:08
Obrigado pela informação! Fui enganado pelo título do vídeo…

Roberto Santana 3 de julho de 2017 at 17:28
Pena que a resolução é baixa…

Pessoal, sei que é um pouco off-tópic (mas nem tanto), eu andei lendo sobre o Gripen e verifiquei que a Stall Speed é por volta de 97 kts, isso me pareceu baixo para um caça supersônico, chega próximo dos 80 kts do Emb-314.
Minha dúvida é:
Será que o gripen poderá ser utilizado em interceptações contra aeronaves do tipo cesna?

oganza

Roberto Santana 3 de julho de 2017 at 13:43
“Para o tipo de gente que assiste ….Fantástico”…
Infelizmente PERFEITO.

Walfrido Strobel

Heyarth, sou totalmente contrário a este tipo de abate e isto é uma pena de morte aplicada a nível administrativo, nem judicial é. Na Espanha foi mostrado um vídeo onde um helicoptero da Polícia persegue uma lancha com drogas vinda do Marrocos para a Espanha e os traficantes jogam a droga fora e voltam para a África, no vídeo o policial explica que não pode atirar na lancha, somente atiram se os traficantes estiverem armados. Aqui na Bahia um policial atirou em uma moto que não parou em uma fiscalização e matou a garupa, uma estudante de 16 anos desarmada,… Read more »

Walfrido Strobel

Este é o site do abate errado no Peru do post acima.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/reuters/ult112u730.shtml

Walfrido Strobel

Roberto Santana, eu sou contrário a pena de morte, mesmo a decidida a nível judicial e dentro da lei.
.
Não foi sua pergunta, mas aproveito para mostrar o P-3 AEW antes que digam que o P-3 não tem esta função.
“P-3AEW&C – Originally nicknamed “Sentinel”. Eight P-3B aircraft were converted into Airborne Early Warning and Control aircraft. In the early 90s.
The P-3-AEWs are used by U.S. Customs and Border Protection’s Office of Air and Marine for drug interdiction and homeland security missions.” wikipedia
Os remanecentes foram modernizados a pouco tempo, vídeo do modernizado com detalhes do interior.
https://m.youtube.com/watch?v=qX1xZlO0zgM

Rafael Oliveira

Atirar em alguém em fuga não é pena de morte. Pode ser homicídio, tentativa de homicídio ou lesão corporal ou não ser crime, como nos casos de legítima defesa, estado de necessidade, estrito cumprimento de dever legal, coação irresistível e obediência hierárquica (nesses dois últimos casos, pune-se o coator ou o superior hierárquico). Pena é a sanção prevista em lei e aplicada pela autoridade competente. E dela obrigatoriamente deve-se obter o resultado morte. Atirar num avião ou em um motociclista em fuga pode ou não resultar em morte. Ou seja, essas condutas não são pena e podem não resultar em… Read more »

Leandro Costa

Heyarth, talvez até fosse tecnicamente possível que um F-39 executasse esse tipo de missão. O problema é que não é nada economicamente viável. Na minha opinião é um baita desperdício. Deixe o pessoal da Defesa Aérea selecionar o vetor mais apropriado para cada tipo de interceptação mesmo. . Strobel, nesse caso vamos concordar em discordar. Justamente para salvaguardar vidas que valem à pena serem protegidas, é necessário que certas atitudes mais firmes sejam tomadas. Existem erros? Sim, claro, e aprende-se com eles. De qualquer forma, as etapas do processo de interceptação são muito claras, e mitigam em muito a probabilidade… Read more »

Leandro Costa

Roberto, excelente filme, por sinal.

Agnelo Moreira

Para o EB não existe obediência hierárquica pra descumprir a lei. Nunca ouvi da AMAN a ECEME. O q sempre aprendi e foi MUITO BEM frisado é: Ordem somente é cumprida se for legal. Talvez, elucubrando as ideias, se um Sd índio, semianalfabeto, se é q existe algum, pq há muito as RM buscam o mínimo de educação escolar, o fizer… Outra coisa importante: Guerra é guerra…tem tiro, morre gente… Se não estamos em guerra (por mais q as coisas estejam terríveis), estrito cumprimento do dever legal cabe caso haja ameaça iminente a vida de alguém. Seria muito bom, se… Read more »

Leandro Costa

Agnelo, a analogia que eu faço da FAB é mais ou menos como aqueles vídeos de perseguições policiais que vemos lá dos EUA. Os caras fazem de tudo para pararem o suspeito. Abalroam, furam pneus, fazem o que for mesmo. Geralmente isso termina com o carro perseguido acidentado. A lógica é que o cara está sim colocando vidas em risco ao dirigir daquela maneira, por mais que se tente isolar a área por onde ele passa, muitas vezes o veículo pode se tornar imprevisível ante a ânsia de seu motorista em escapar da lei. Da mesma forma que uma aeronave… Read more »

Rafael Oliveira

Agnelo Moreira, Nem para o EB e nem para ninguém do Brasil. Eu apenas expus as hipóteses sem maiores detalhes. Friso que estou falando do Código Penal e não do Código Penal Militar. . Art. 22 – Se o fato é cometido sob coação irresistível ou em estrita obediência a ordem, não manifestamente ilegal, de superior hierárquico, só é punível o autor da coação ou da ordem.(Redação dada pela Lei nº 7.209, de 11.7.1984) . Ou seja, o comandado não é obrigado a cumprir ordens ilegais, muito menos manifestamente ilegais. Mas caso cumpra uma ordem ilegal, que não seja manifestamente… Read more »

Ivanmc

Eu queria ver esse avião de traficantes invadirem o espaço aéreo de Israel, China, Rússia até dos EUA. Seria abatido fulminantemente. Nas fronteiras da Amazônia, Acre, Rondônia, Roraima é muito comum, é realizado dezenas de voos clandestinos diariamente. Não tem como a FAB dar conta, logo os traficantes sabem dessa realidade em nosso país.

Nonato

Por causa de algumas mentalidades o país está inundado de drogas. Um bandido pilota um avião a serviço de quadrilhas. Transportando substâncias que destroem vidas. Não está nem aí para as leis para as autoridades, para as vidas humanas. E as forças armadas tem que cruzar os braços? Seria o equivalente à polícia encontrar bandidos armados de fuzil, pedir para eles se entregarem, e eles saírem andando e a polícia​ ficar só observando ou seguindo a pé. Estado sem autoridade, o bandido manda. Vide a Cracolândia. Chega de palhaçada. Bandidos explorando zumbis e pseudodefensores dos direitos humanos atrapalhando o trabalho… Read more »

Rinaldo Nery

É por aí, Nonato. O politicamente correto está destruindo o mundo. A aeronave é de bandidos. Tem uma Lei Federal que ampara o abate. Bala neles! O Tenente não estava nervoso bosta nenhuma. Já interceptei aeronave ilicita no interior do Paraná em 1996 e sei o que o piloto sente: repetir corretamente o que treina diariamente . “Você luta como treinou”. E ele acertou onde queria acertar. Essa discussão ideológica de pena de morte é uma idiotice. Reclamam das drogas, da violência, das fronteiras desprotegidas, mas acham que a aeronave não pode ser abatida. Hipocrisia pura. Parece papo de de… Read more »