Neste vídeo da Saab, o caça Gripen E é apresentado por Johan, um especialista em aviônica e Marcus, piloto de testes da Saab. Eles compartilham o pensamento que norteia a produção de um sistema de combate adaptável para as futuras ameaças.

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guizmo

Esses vídeos da Saab são ótimos. Ao que parece é realmente uma incrível plataforma de aviônica, o Gripen NG. Que bom!

Leandro Costa

Sinceramente ele me lembra um velho sistema operacional que foi o melhor que já usei, mas que infelizmente foi descontinuado. BeOS.

Guilherme Poggio

Esse vídeo mostra uma particularidade interessante. Já foi discutido aqui que o protótipo está sem o EOS, embora não se saiba o motivo da sua ausência. No entanto, a aeronave está pronta para recebe-lo. Basta ver uma cobertura diferenciada na frente do windshield.
.

Antonio M

O Gripen é uma evolução de outros desenvolvimentos da SAAB, como o Viggen, e mantém o que é bom e adicionam novas tecnologias. Espero que a versão naval também possa vingar.

kfir

Na minha modesta opinião, vendo o erro frances com o Rafale , aproveitou a oportunidade e desenvolveu um substituto para o Mirrage,
.
Up grade de computadores não vejo como algo excepcional, pelo que entendo é que o caça Gripen foi construido com espaço para novos equipamentos que possam surgir…
.
https://www.youtube.com/watch?v=F_LK-Gv6iCw

Guilherme Poggio

Sim, Galante. Disse isso em outro post. O Gripen Demo voa com o EOS.

Paulo Jorge

É normal esse tipo de procedimento. Remoção de equipamentos para instalação de sensores, principalmente o 39-8 que é o primeiro protótipo. Só quero ver se os demais protótipos irão passar por todos aqueles testes de resistência antes da aeronave se tornar operacional.

Tico

Não consigo entender como a FAB, preferiu a tal tela WAD, em vez disso não optou pelos tanques conformais no gripen ng que utilizará,tudo bem que eu não entenda de nada sobre o que a FAB acha melhor ou pior pra si,mas como entusiasta de assuntos militares eu questiono isso.Antes que venham dizer que os tanques conformais não podem ser alijaveis em vôo, eu penso que o seu uso ajudaria a diminuir o arrasto da aeronave,além de diminuir o seu RCS , e se me lembro bem, já li acho que foi aqui no PA que os tanques levados embaixo… Read more »

Bardini

De certa forma o Gripen E recebeu “tanques conformais” com a mudança do trem de pouso… Tem 40% mais d e combustível.

Tico

Bardini,eu também observei isso,mas o caça utilizará de tanques pendurados debaixo das asas,e não tô dizendo que isso seja ruim,haverá missões em que uma configuração com tanques externos será necessário.Mas é se em vez de tanques em baixo da ‘barriga’, o caça os levassem nas ‘costas’? certamente teria um RCS menor.

Tico

*Tanques em baixo das asas.

Bosco

Tico,
Sem querer ser preciosista mas só lembrando que apesar dos tanques conformais dos caças F-16, F-18, Typhoon, Rafale, J10, AIDC F-CK-1, serem dorsais, os do F-15 são ventrais.
Ou seja, nem todo tanque conformal é dorsal.

Tico

Ok Bosco,mas no lugar dos tanques que foram instalados onde ficavam os trem de pouso, poderiam de repente ser instalados dois mísseis,se coubessem é claro, já os CFTs seriam instalados no dorso da aeronave,aí teríamos uma aeronave bem mais próxima da quinta geração,já que os mísseis nas pontas das asas devem acrescentar pouco no RCS,mas isso aí é com você que entede bem de o quanto determinados armamentos influência no RCS das aeronaves.E mesmo que não fossem instalados mísseis,e continuassem como tanques teríamos uma aeronave com um alcance muito maior e sem os tanques debaixo das asas.Mas são só conjecturas,a… Read more »

Kobáuca

Gostaria de saber isso também… sobre os tanques conformal!!! Se haveria algum impedimento no futuro de se projetar, e atualizar os nossos!!! E se fosse possível, quanto de combustível a mais séria capas de levar no dorso??? Aumentaria em quanto seu raio de ação??? Vou procurar algo sobre os f16.. só para ter algum parâmetro….

Bardini

Eu acho que não vale a pena o Brasil investir em tanque conformal para o Gripen E. Não teria lá muita utilidade no nosso caso. Poderíamos colocar o dinheiro em algo mais útil. Se alguém pagar para desenvolver esse equipamento, ou a SAAB sair com essa novidade, ai é um caso a se pensar… . Mas ainda não vejo muita vantagem, no nosso caso. . Os F-16 C/D Block 50/52+ e F-16 E/F Block 60 que voam com tanques conformais ainda utilizam-se de tanques subalares. F/A-18 E/F fazem o mesmo. Existe o caso do Rafale e do Typhoon, que tem… Read more »

LucianoSR71

O que me parece é que como a FAB só operou caças supersônicos c/ curto alcance ( Mirage-III e F-5 ), ela meio que se acostumou a isso, se precisa bota uns tanques extras ou faz revo.

Nonato

Deveriam ter reduzido ainda mais o RCS do gripen.
E seria ótimo se os mísseis fossem stealth…
Seria ótimo também esses tanques conformais e baia interna para mísseis.
Poderiam já ir trabalhando nisso.
No computador.
Fazendo projeções e ensaios…
E colocar a tinta ram que o Brasil desenvolveu…

Zmun

Sobre os sistemas do Gripen, eu soube que a sua arquitetura é dividida em duas, uma para o voo e outra para o combate. Eles fizeram isso para que não seja necessário reescrever os programas básicos toda vez que for precisa instalar um novo armamento. Ver o Gripen voando sem o EOS acaba gerando dúvidas sobre o real estado de integração dos sistemas de combate. Chego até a impressão (espero que eu esteja errado) de que apenas os sistemas básicos estejam totalmente operacionais. Essas dúvidas aumentaram ainda mais depois da postura misteriosa da Saab depois do segundo voo, quando vez… Read more »

Zmun

Reli o que eu escrive e vi que troquei um monte de palavras, acho que estou com sono…

Luiz Antonio

Fora do assunto:
Alguem sabe o que um C-130 sem identificações, esta fazendo circulando na região de Deodoro neste momento? Não é da FAB. Não possui nenhuma identificação pelo F.Radar.

kfir

É a coisa mais comum do universo haver c 130 voando na região dos campos do Afonsos…

SmokingSnake

Por enquanto só vejo muito ufanismo.

Kobáuca

Gostaria de perguntar. Agora começando os testes do Ng … não seria só da estrutura do caça, falo isso porque grande parte do sistema, sensores, hardwares, e tudo mais não foi integrado e testado no “demo”???….
Isso não vai tornar mais rápido a certificação do caça e consequentemente estará pronto para ser utilizado pelo Brasil e Suécia em suas forças aéreas!!!!!

Kobáuca

Deixa eu melhorar a pergunta, os testes de integração do sistema.. hardwares, sensores e armas!!! Foram testados e integrados no gripen demo!!! Essas dificuldades já não foram superadas, teoricamente não teriam nenhuma surpresa, no processo de certificação, IOC…??!!

Juarez

Não, não foram, e a demora em realizar o primeiro voo demonstras que entre o CAD e a realidade tem um Grand Canyion no meio. Eles tem alguns problemas para resolver de aerodinâmica e de geração de energias. Vamos ver como vai daqui por diante.

G abraço

Miguel Felicio

Zmun: A FAB optou pela WAD porque precisava dar leite para o bebê chorão chamado AEL, simples assim……Nós somos incríveis; se não fazemos criticamos, se fazemos criticamos….temos que ser do contra mesmo e acho que é por isso e outros que somos TEMENDAMENTE competentes e avançados.

Antonio de Sampaio

Zmun 1 de julho de 2017 at 4:53
Seus comentários são simplesmente maravilhosos.

Wilton Feitosa

Off topic
Alguém tem novidades sobre o mistério do reabastecimento, ou não, do último translado do KC-390?

Wellington Góes

Ainda estão muito no falatório e o pessoal, por defesa de interesses próprios (publicidade), ou ufanismo puro e simples (ingenuidade), compra a coisa como se já estivesse pronto e operando a uma década.
.
Essa é uma das poucas coisas em que eu e o Juarez concordamos, mesmo que por motivos diferentes, entre o projeto e a realidade, há uma grande distância. Nos resta dar tempo ao tempo pra ver o que teremos.
.
Até mais!!! 😉

Antonio de Sampaio

Roberto Santana 2 de julho de 2017 at 13:16
Esse voo já terminou faz tempo, voou escoltado por F-16, mas já pousou tem tempo.
Decolou às 14:21, e já são 17:23 em Lisboa agora, já faz tempo que aterrissou.

Alex Nogueira

O Gripen E/F tem o tamanho exato que precisa ter, leva o combustível interno que poderia levar e a quantidade de armas que pode sem comprometer seu desempenho, tenho certeza que sua autonomia sem tanques externos será em muito maior do que o dos atuais vetores da FAB, unido ao supercruise de certo terá excelente desempenho em combate e o que precisamos é de mais unidades além das 36 já contratadas, assim pode se cobrir decentemente todas regiões do país e garantir uma boa defesa da costa em apoio a MB e nas fronteiras em apoio ao Exército.

Nonato

Não sei como está a política quanto a postar links.
Vou mandar um, caso não seja considerado adequado podem.excluir.
https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2017/07/02/novo-caca-brasileiro-comeca-a-alcar-voo.htm

Alex Nogueira

Esqueci de mencionar… quanto ao “WAD” é como muitos dizem, temos que desenvolver tecnologia nacional e apoiar as empresas do setor de defesa nacionais, pois só assim conseguiremos tecnologia própria, claro, penso que o dinheiro poderia ter sido utilizado em outros projetos e aproveitar a mesma aviônica da versão sueca que ficará pronta (ou já está) mais rápida, mas ai já entra outros fatores que todos nós já conhecemos.

Antonio de Sampaio

Alguém sabe sobre a construção da unidade da SAAB em São Bernardo??? li em algum lugar que a SAAB era contra, ou que alguém no Brasil era contra, enfim, havia uma objeção a isso.
Sabemos que essa decisão foi política, 100% motivada por lobby político, se quer faz sentido do ponto de vista econômico, creio.
Sabem em que pé está?

Fernando "Nunão" De Martini

Roberto, essa estação do lado diteito, sob a tomada de ar, não é para armamento, é para instalação de pod designador de alvos. Excetuando-se alguma ligeira alteração de posição e ângulo, é uma estação que já existia na versão anterior do caça.

Sobre o trem de pouso principal, o reposicionamento do original que era na fuselagem para as raízes das asas, que permitiu a ampliação do espaço para combustível interno, também permitiu instalar duas estações ventrais de armas extras.

Alex Nogueira

teste

Zmun

Miguel Felicio, quando se faz bem feito, se faz uma vez, ninguém critico, só elogia.

JT8D

Fico impressionado com a preocupação das pessoas em relação ao Gripen. Só através das fotos já surgem dúvidas se o avião estaria ou não com os todos os seus computadores instalados, se o armamento vai caber, se o combustível será suficiente para as missões que terá que executar … Tenho a impressão que nesses quase 15 anos que durou o FX o pessoal da FAB deve ter tido a oportunidade de verificar todos esses itens. Além disso, os engenheiros da Saab já tem “alguma” experiência no projeto de caças e usam softwares de CAD e de simulação muito bons. Sei… Read more »

Leandro Costa

J8TD, como ousa desdenhar de nossas preocupações!? Estou aqui no meio de um email forte para a SAAB, exigindo fotos e explicações do Coffee Dispenser! Equipamento inestimável para longos vôos e mais importante que um OBOGS da vida, mas que até o momento não tocaram no assunto em nenhuma literatura oficial! Se for assim, que cancelem tudo e optem pelo Su-35 logo e vamos esperar que tenha pelo menos um Vodka Dispenser!

JT8D

Leandro Costa 2 de julho de 2017 at 18:25
Não tem coffee dispensar !!?? Parem tudo !!! Se a Saab não providenciar imediatamente o projeto de um coffee dispenser conformal teremos de comprar um caça de prateleira que atenda nossos requisitos

Fernando "Nunão" De Martini

Não tem coffe dispenser, posso garantir isso pois vi o avião de perto. Nem como opcional. Mas vem de fábrica com um super torrador de café na parte posterior da aeronave.

JT8D

Roberto Santana 2 de julho de 2017 at 18:49
Não creio que tenha sido mal educado. Da mesma forma como muitos aqui se preocupam com o caça, eu não consigo deixar de me preocupar com certos comentários

JT8D

Roberto Santana 2 de julho de 2017 at 19:10
De qualquer modo peço desculpas se meu comentário lhe ofendeu. Não foi minha intenção

Rodrigo M

JT8D 2 de julho de 2017 at 18:15
.
Também já fiz comentários nesse sentido.
Caso o F-22 (Em uma nova versão mais avançada, com tecnologia copiada de uma nave alienígena) estivesse disponível e caso o comprássemos também haveria a turma do contra, tenha certeza.

Juarez

T8D 2 de julho de 2017 at 18:15 Fico impressionado com a preocupação das pessoas em relação ao Gripen. Só através das fotos já surgem dúvidas se o avião estaria ou não com os todos os seus computadores instalados, se o armamento vai caber, se o combustível será suficiente para as missões que terá que executar … Tenho a impressão que nesses quase 15 anos que durou o FX o pessoal da FAB deve ter tido a oportunidade de verificar todos esses itens. Além disso, os engenheiros da Saab já tem “alguma” experiência no projeto de caças e usam softwares… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini
Juarez

Sim Roberto, eles já sabem como é o “padrão” Brasileiro faz algum tempo.

G abraço

Antonio de Sampaio

“”””um país totalmente despreparado para tocar projetos que exijam persistência, conhecimento e aporte de recursos.”””” a sequência é de tal sorte complexada que nem vale a pena expor, peguei só a parte digamos, tragável…
_________
Caraca, véi, olha só o que a gente é obrigado a ler por aqui… kkkkkkkkkkkk…
Pega mais leve, rapaz… tem horas que se torna contraproducente até mesmo aos objetivos que se desejam alcançar, se é que me entende.