F-16 lançando AGM-154

A Agência de Cooperação de Segurança e Defesa dos EUA (DSCA) notificou o Congresso de que a administração Trump liberou a venda de 56 mísseis AGM-154C JSOW e 50 mísseis anti-radiação AGM-88B para Taiwan.

O pacote JSOW custará a Taiwan US$ 185,5 milhões e os AGM-88B vão custar de US$ 147,5 milhões.

A China já protestou contra esta possível venda de armas, pois considera Taiwan uma província rebelde.

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Jorge

Estão certos. Na adianta gastar bilhões em aeronaves ultramodernas para lançar Mk82 e congêneres.

Bosco

AGM-88B??? Nem sabia que ainda estava sendo fabricada. Já tão na versão E.

Nonato

Essas bombas terão pouca utilidade. Taiwan não vai atacar a China. Se ocorrer ataque da China, certamente tentarão destruir os aviões e pistas de pouso. Provavelmente lançariam mísseis de cruzeiro. Só depois de liberado o ambiente é que levariam aviões, navios e desembarcariam tropas. Mas pode ser que não haja alguma invasão pré meditada, mas apenas algum confronto… Aí essas bombas poderiam ser úteis… Soltar contra navios? O que acha Bosco? Você entende muito de características de armas. Mas poderia também tratar aqui de estratégias militares. Sinto falta disso na trilogia. Só se fala em equipamentos específicos sem se discutir… Read more »

Nonato

Acho que Taiwan precisa muito é de mísseis antiaéreos, antinavio, antimísseis, inclusive contra mísseis balísticos.

Bosco

Nonato, Não é fácil para a China invadir Taiwan por 2 motivos: 1- não tem como fazê-lo sem muitas baixas por parte dos habitantes da ilha e isso não é desejado; 2- a proteção dada pelos EUA. Se as ilhas forem atacadas haveria uma feroz resistência e isso iria causar baixas que acho os próprios chineses não estão dispostos a bancar. Os chineses podem destruir a ilha com “certa” tranquilidade, mas não podem recuperá-las assim tão fácil. Em mesmo a superioridade chinesa pode ser bem comprometida tendo em vista que ela não conseguiria concentrar toda a sua força para a… Read more »

Nonato

Valeu, Bosco.
Só não entendi porque seria mais complexo do que esses outros casos.
A Coreia do norte não é tão fraca e poderia atacar Seul.
O Irã também não é tão fraco.

Bosco

Nonato,
No caso de Taiwan o que a China quer é a anexação e daí o imenso poder de fogo da China teria que ser empregado com parcimônia. Já no caso do Irã e da CN o que se pretende é um ataque “punitivo” onde se tem objetivos específicos (o programa nuclear e de mísseis) que podem ser alcançados (ou não) em poucos dias de operações.

Jorge Ferreira

Politica contra A2AD em andamento… É bom os chineses abrirem os olhos e continuarem fazendo o dever de casa.

Paulo Cesar

a FAB usa algo semelhante a isso, ou ira usar futuramente no Gripen?

Bosco

Paulo, O Brasil fabrica (ou fabricava) um míssil antirradar, o MAR-1, que é da mesma categoria do AGM-88B. Não faço a mínima ideia se a FAB adquiriu esse míssil para os AMX. Penso que não!! Quanto à JSOW também a FAB não tem nada parecido. A única arma ar-sup guiada que a FAB tem (ou tinha) eram bombas guiadas a laser de “queda livre” Lizard, semelhantes à Paveway americana. Há algum tempo foi noticiado que a FAB teria adquirido (acredite quem quiser) para o Gripen E (que ainda nem se sabe ao certo quando estará pronto e acabado) bombas planadoras… Read more »