Mi-35M da Nigéria

A Rússia fornecerá 10 helicópteros do tipo Mi-35M para a Nigéria em 2018, disse Anatoly Punchuk, vice-diretor do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar (FSVTS) da Rússia, à agência RIA Novosti. As aeronaves fazem parte de uma encomenda de 12 unidades, duas das quais já foram recebidas esse ano.

O Mi-35M (Hind E), versão modernizada do clássico Mi-24V da Guerra Fria, é um helicóptero de combate e transporte russo desenvolvido no Mil Moscow Helicopter Plant e produzido em série Rostvertol desde 2005.

Em comparação com as versões anteriores, o Mi-35M possui recursos aprimorados, maior autonomia, “glass cockpit” e sistemas modernos de mira que minimizam o risco de danos colaterais.

COLABOROU: Rustam Bogaudinov

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Eu acho que atualmente o Mi-35 é a maior e mais pesada aeronave armada operada pelo Brasil. Com mais de 8 toneladas vazio ele é mais pesado que qualquer caça já operado pela FAB. E o peso máximo de decolagem é pouca coisa inferior ao AMX.
.
Em termos de ter cara de mau então, ele ganha de longe.

Leandro Costa

Concordo, Clésio. Quando eu era pequeno ficava vendo aquelas fotos dos Mi-24 do Pacto de Varsóvia e ficava imaginando como seria ver um monstro desses vindo para cima de você. Não devia ser nada agradável. Parece um inseto daqueles bizarros de filmes de ficção científica.
.
Espero que realmente esteja sendo bem eficiente na FAB. Não tenho certeza em relação à disponibilidade e custo operacional, mas certamente, nas CNTP é um bicho bastante imponente.

donitz123

Roberto Santana 27 de junho de 2017 at 16:13
.
A opção pela “canela dura” (trem de pouso fixo) reduziu peso e custos de manutenção sem muito prejuízo aerodinâmico.

donitz123

Também tem sido noticiado a venda de 12 Su-30 para a Nigéria. Aguardando a confirmação oficial, ou seja, fotos do Flanker nas cores nigerianas.

Diego

O Helicóptero é impressionante ao vivo, vi um em Anápolis, o MI35 chama muita atenção em voo, apresenta ser muito maior que os F-5, realmente é um gigante.

Rommelqe

Essas carenagens envolvendo os bocais de saida das turbinas devem ser isolantes termicos e atenuar em muito a assinatura IR, dando maior segurança contra inimigos dotados com misseis portateis. Acho que a FAB poderia pensar dotar seus MI35 com esse acessorio.

Bardini

Rommelqe, a FAB possui estes supressores de calor, mas raramente usa.
comment image

Bardini

Quem eu não sei se tem são os H225M, mas deveria vir no pacote:comment image

Leandro Costa

Bardini, de acordo com essa matéria do Poder Naval, eles devem receber esses supressores sim:
.
http://www.naval.com.br/blog/2017/06/23/forca-aeronaval-recebe-helicoptero-h-225m-c-sar/

Bardini

Pois é, por isso falei que deveria vir no pacote, mas nunca vi foto de um deles usando. Só H225M estrangeiro.

Leandro Costa

Nem eu. Não me lembro de ter visto, mas acho que não estavam equipados com eles na LAAD também. Só fiquei chocado que os H225M da MB não dobram a cauda.

Clésio Luiz

Esses supressores devem tirar um pouco de potência dos motores, por isso raramente são usados por essas bandas. Não existe ganha-ganha em engenharia. Mas obviamente é sempre bom dispor delas em caso de necessidade.

Bardini

Nossos UH-14 são os únicos Super Pumas que dobram a cauda. O bicho voa até desnivelado por conta do peso do kit de dobragem da cauda.
.
http://www.naval.com.br/anb/ANB-aeronaves/Aerospatiale_Super_Puma/Aerospatiale_Super_Puma.html
.
Já o UH-15 vem sem mesmo.
Haja espaço…

fonseca

mas helicópteros de ataque não deveriam ser ágeis e leves?
um trambolho desses deve ter dificuldade para mudar o curso, etc.
neste aspecto o apache não é melhor?

Jr

Fonseca, é óbvio que o apache é melhor, por isso ele é muito mais caro do que o MI-35M. Agora eu te pergunto, você acha que um país como a Nigéria, caso os EUA aprovassem a venda, teria dinheiro para comprar e operar um apache?

donitz123

Jr 28 de junho de 2017 at 10:46
.
A Nigéria tentou comprar Cobras usados mas a venda não foi autorizada por causa de preocupações com violações de direitos humanos. A Rússia(até os EUA quando conveniente) não tem muito dessas frescuras.

Jr

Sim Donitz123, eram Cobras usados de Israel que foram barrados pelos EUA, por isso disse no meu comentário “caso os EUA aprovassem a venda”, mas creio que a Nigéria não teria dinheiro para operar o apache mesmo que os EUA aprovassem, o que não é o caso, por isso eles escolheram o MI-35M, bom, barato e principalmente sem restrições de uso pelos russos

Fábio Mayer

Em teoria, ao menos, o MI35 é bem adequado ao cenário amazônico, e no sentido de combater tráfico de drogas e defender as fronteiras.

Christyano

Diego 27 de junho de 2017 at 19:39

Diego, quando você os viu em Anápolis? Sou de Goiânia e tava doido pra ver eles lá.

Artur

Oi, alguém tem a lista dos armamentos que os nossos AH2 Sabres estão utilizando?
E além do mais, o que acham deles serem adaptados, assim como os helis da MB e EB, quando receberem os de ataque para lançarem os A-Darter, ou outro? Sabemos que a integração de link é difícil e necessita não só de software assim como de abertura de códigos fontes das máquinas, mas eles teriam uma ótima capacidade de auto defesa e até no caso de abate de pequenas aeronaves em caso de fuga. Sonhar não custa nada, não é?

Artur

E mais uma pergunta aos prezados, será que com a visita do “Michel Tenebroso” à Federação Russa trará bons negócios, principalmente relacionado à defesa aérea e mais helis como os MI35 ou outros??? Qual a ideia de vocês?

XFF

JR, você conhece a Nigéria para saber que não tem dinheiro para operar APache? Não fala o que você não sabe. Nigéria tem dinheiro para operar um SU-30 e não vai ter dinheiro para manter Apache.. Na verdade, os EUA estão que meio que boicotando a ajuda a Nigéria na luta contra terrorismo. No governo de OBAMA proibiram a Nigéria de comprar vários equipamento militares para lutar contra grupo terrorista Boko Haram.

Jr

XFF, se você não sabe, aquela possível compra de 12 sukhoi que foi noticiada em um meio Russo, estava errada, eles confundiram esses 12 MI35 M com 12 sukhois, alguns sites de defesa ocidental que replicaram essa notícia até já retiraram essa “notícia” do ar. Quanto a saber se a Nigéria tem ou não dinheiro para operar apache eu te respondo fazendo uma pergunta, Você já viu o orçamento do ministério da defesa Nigeriano para esse ano? Acho que não né, pois eu sim , por isso eu afirmo que a Nigéria não tem dinheiro nem para comprar e muito… Read more »