A-29 da FAB intercepta avião que transportava 500kg de cocaína

56

A-29 Super Tucano

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica comunica que neste domingo (25/06) um avião A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira interceptou o avião bimotor, matrícula PT-IIJ, na região de Aragarças (GO), resultando na apreensão de cerca de 500kg de cocaína. A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal e órgãos de segurança pública.

O avião decolou da Fazenda Itamarati Norte, no município de Campo Novo do Parecis (MT) com destino a Santo Antonio Leverger (MT).

A interceptação, feita pela aeronave de defesa aérea A-29 Super Tucano da FAB, iniciou-se às 13h17 da tarde deste domingo. O piloto de defesa aérea seguiu o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo, conforme estabelece a Lei 7565/1986 e o Decreto 5.144/2004, interrogando o piloto do bimotor e comandando, na sequência, a mudança de rota e o pouso obrigatório no aeródromo de Aragarças (GO).

Inicialmente, a aeronave interceptada seguiu as instruções da defesa aérea, mas ao invés de pousar no aeródromo indicado, arremeteu. O piloto da FAB novamente comandou a mudança de rota e solicitou o pouso, porém o avião não respondeu. A partir desse momento, foi classificado como hostil. O A-29 da FAB executou o tiro de aviso – uma medida de persuasão para forçar o piloto da aeronave interceptada a cumprir as determinações da defesa aérea – e voltou a comandar o pouso obrigatório.

O avião interceptado novamente não respondeu e pousou na zona rural do município de Jussara, interior de Goiás.

Um helicóptero da Polícia Militar de Goiás foi acionado e faz buscas no local. O avião será removido para o quartel da Polícia Militar de Goiás em Jussara. A droga apreendida será encaminhada para a Polícia Federal em Goiânia.

Brasília (DF), 25 de junho de 2017.

Brigadeiro do Ar Antonio Ramirez Lorenzo
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guizmo

Nao entendi. Houve abate?

Zmun

Guizmo, não houve abate.

Antonio de Sampaio

Pousou e o piloto fugiu, tá na hora de derrubar um para aprender a respeitar, tiro de abate letal.

Ivanmc

Os A-29 só usam munição M1A1 recarregada não acontece nada, teve aquela tentativa de abate do Neiva, encheu de chumbo e nada aconteceu. É um crime com o piloto da FAB, levantar voo com munição de manejo. O Tucano tem que levantar voo pleno, com munição Tracer With Steel+TNT, no mínimo. Tem que comprar munição de verdade, usar um pouco da verba dos uísques para algo de verdadeira importância. É uma vergonha. A metralhadora .50 da nó se usa cartuchos recarregados, quem conhece sabe esse problema nos tucanos, tenham dúvidas disso. O resto é especulação.

Jorge Ferreira

Como sempre quando se esgotam as possibilidades, entre obedecer o avião interceptador e o pouso forçado, eles sempre escolhem o pouso forçado.

Jorge Ferreira

Ivanmc

Não há nada de errado com as 0.50 dos tucanos e a munição das aeronaves de alerta. Uma coisa é utilizá-las sem restrições, outra completamente diferente é usá-las sob regras de engajamento restritas. Pela lei de abate a aeronave pode cair sob sucessivos TDE, tiros de detenção. Politicamente é incorreto abater a aeronave no primeiro passe. Para mim é uma demonstração do alto nível de adestramento dos pilotos da FAB que se necessário são capazes de atingir pontos estruturais secundários sem destruir a aeronave com armamento letal.

Edcarlos

E os donos dessas aeronaves nunca aparecem?!

Saudações!

Tikuna

Jorge Ferreira 25 de junho de 2017 at 23:03
Tem cara que viaja.

Fersan

Falcão 02 do GRAER-PMGO na última foto, muito lindo e imponente essa máquina

Ivanmc

Ok, Jorge Ferreira. Num primeiro momento, eu tinha esse pensamento, porém as coisas se repetem dezenas de vezes por dia nas nossas fronteiras. O politicamente correto resulta nas drogas que chegam nas escolas, nas famílias destruídas., no trabalhador pagador de impostos que tem uma bala na cabeça tendo o seu carro roubado para o vagabundo pagar a sua dívida com o traficante… Não se pode ter compaixão com traficantes, essa ideologia de ter pena de bandidos tem que acabar. Por causa de Leis condescendentes o nosso país está essa bagunça, para não dizer coisa pior. Contudo, respeito o seu ponto… Read more »

Ivanmc

Edcarlos, eles nunca aparecem é bem por aí. Eles apenas trocam de avião e tocam o negócio, numa boa.

sergio ribamar ferreira

“Não se pode ter compaixão com traficantes.” Concordo. Estamos em uma guerra contra este narco-terrorismo. Rio de Janeiro é um bom exemplo.

Marcelo Andrade

Caraca, parecem até a Rede Globo aqui falando. Só comentam as consequências e esquecem sondados. Parabéns a todos envolvidos na operação, todos os protocolos cumpridos. É isso aí mesmo. Não estamos em guerra e não se sabe quem está pilotando a aeronave. Querem conhecer mais sobre a Operação Ostium , leiam na Revista Força Aérea que acabou de sair ou no site da FAB. E outra coisa, enquanto não pararem de cheirar e fumar , todas estas operações só servirão para enxugar gelo!!!!

Rodrigo M

Ivanmc 25 de junho de 2017 at 23:28
.
Também penso assim. Vamos mudar isso em 2018…

Ivanmc

Rodrigo M 26 de junho de 2017 at 9:14.
É isso aí.

Ricardo Da Silva

“Perrela Cargo”?

José Carlos

Mais ou menos assim: o piloto não é o traficante.

Jr

Tikuna, pois é, tem certas coisas que a gente lê que depois fica com muita vontade de desler , mas a gente tem que relevar, é gente que não conhece as consequências para o piloto caso ele derrubasse a aeronave, mal sabem eles que caso o piloto derrubasse essa aeronave a vida do mesmo se transformaria em um inferno e o pior é que não faria a menor diferença para os traficantes, enquanto tiver gente cheirando nas grandes cidades, e cada vez mais tem gente fazendo isso, o traficante vai arranjar um jeito de trazer a droga para o Brasil… Read more »

SmokingSnake

Tem que mudar isso, o piloto sempre acaba fugindo… desse jeito outros vão acabar se sentindo mais a vontade para fazer esse tipo de coisa. O fato dele inicialmente obedecer as ordens mostra que conseguia escutar e que não era boa coisa quando resolveu arremeter para tentar fugir.
Prender o chefão por trás de tudo também é um problema em um país onde os bandidos chegaram ao poder.

Tikuna

Ricardo Da Silva 26 de junho de 2017 at 9:37
Deve ser o PCC financiado o projeto de poder do PT.

Kornet

Engraçado nos outros países funcionam que o digam Colómbia,Peru e Venezuela aqui não pode ,o pobre do piloto,a relva vai ficar danificada,é pena de morte e um monte de besteira.
A FAB segue protocolos internacionais e se não obedecerem as ordens pra descer atira pra forçar o pouso,não é pra mata e nem destruir aeronave. Mas como estamos num país em que houve uma revoluçao cultural marxista que começou em 1994 e se aprofunda a cada dia,a inversão de valores tá insuportável.
Quem sabe alguém em 2018 mude isso,e acabe com o politicamento correto pros incorretos.

Ricardo Da Silva

Tikuna 26 de junho de 2017 at 11:25
Parece que teve um “Investirdor”, uns 2milhões, mas a PF “atrapalhou” . . .
Acho que não era com o PT não . . . .

Possani

Não da pra abater? Sera que o motivo é que os donos das drogas são os senadores e deputados e não um bando de favelado? Enquanto Fernandinho Beira Mar e Marcola recebe a fama, como anda o helicóptero do Perrela? E este avião da matéria que saiu da fazendo do ministro Blairo Maggi? Como que fica, é a sindrome do Lula? Ninguém viu, nada sabe?

Guilherme Poggio

Avião com 500 kg de cocaína decolou de fazenda do grupo de Blairo Maggi . Brasil 26.06.17 12:59 A Força Aérea Brasileira comunicou, em nota, que interceptou ontem um avião bimotor que transportava cerca de 500 kg de cocaína. A aeronave, segundo a FAB, decolou da Fazenda Itamarati Norte, no município de Campo Novo do Parecis (MT), que pertence ao Grupo Amaggi, empresa da família do ministro da Agricultura, Blairo Maggi. . Diz trecho da nota: . “Inicialmente, a aeronave interceptada seguiu as instruções da defesa aérea, mas ao invés de pousar no aeródromo indicado, arremeteu. O piloto da FAB… Read more »

Antonio Palhares

O avião foi ou não abatido? Saiu da fazenda do ministro e ninguem sabe? Esta legislação ridiculariza nossos pilotos. Não obedeceu na primeira, deveria levar tiro. Quem sabe não seria da turma do Aécio e Perrela?

Rodrigo

Estão complicando o financiamento de campanha de 2018! 🙂

Mauro

“Tikuna 26 de junho de 2017 at 11:25
Ricardo Da Silva 26 de junho de 2017 at 9:37
Deve ser o PCC financiado o projeto de poder do PT.”

Será?
“Avião interceptado pela FAB com cocaína decolou de fazenda da família de Maggi”

http://g1.globo.com/politica/noticia/fab-intercepta-aviao-com-cocaina-que-decolou-de-fazenda-da-familia-de-blairo-maggi.ghtml

Agnelo

Senhores
Se a aeronave for abatida e o piloto morrer, o FABiano vai responder a justiça por um tempão, mesmo sendo “no estrito cumprimento do dever legal”. Estando Sub judice, não é promovido, não é transferido, por não ser transferido e promovido perde cursos… atrapalha TUDO!
No final, sendo inocentado, teve muita dor de cabeça e perdeu muitas oportunidades na carreira.
Tem q mudar MUITO, a nossa lei.

Guilherme Poggio

Primeiramente ele responderia na justiça militar.
.
Em segundo lugar o piloto é o último elo de uma cadeia de comando.

Delfim Sobreira

O esquerdume na rede atacando o Maggi… como se precisasse traficar, a sétima fortuna do Brasil, de acordo com a Forbes.

Gilson Moura

Nunca é demais para esses caras, Aécio deve estar envolvido nessa parada ae.

Leandro Costa

É muito fácil um cara como o Maggi simplesmente ter pouco, ou nenhum controle no dia a dia de suas próprias possessões. Pode ser mesmo que ele simplesmente nem tenha idéia do que rola em algumas de suas propriedades. Não que ele simplesmente fique atento cada vez que seja necessário que um avião precise decolar e pousar de suas terras. Para alguém ocupando um cargo de Ministro de Estado ou simplesmente no escritório tocando seus negócios, esse tipo de preocupação é loucura. . O que cabe agora é simplesmente deixar as instituições responsáveis investigarem o caso e ver o que… Read more »

Valdez A

Leandro Costa, garanto a você que não foi a primeira vez que o avião usa essa pista. Além disso, se ele decolou de lá, pra que pousou? Reabastecimento? Ou viu um pé de manga e pousou pra chupar? Por favor…..

Space Jockey

Em 2018, em 2018 vcs terão a oportunidade de mudar

Nonato

A MAV máfia em ação. Tentando queimar políticos não comunistas.
A mesma turma que apoia marcha da maconha e nunca fez nada para acabar com a Cracolândia e critica o governo de são Paulo quando age.
É um pessoal perigoso.
Age sorrateiramente.
Orientado pela cúpula da esquerda na tentativa de iludir a população.
E ainda ficam fazendo insinuações contra Blairo Maggi. Isso foi o piloto que disse…

Sierra Charlie

É uma pena que não houve o abate, pq assim o Estado não precisaria fazer buscas com helicóptero da PM, gastando verbas públicas desnecessariamente.

Agnelo Moreira

Guilherme Poggio

Os militares q mataram bandidos na Maré em 2014 estão sendo julgados pela justiça comum, e ninguem da cadeia de comando está respondendo.
Eles mataram em troca de tiro.
Não lembro dos detalhes da lei do abate, mas se não estiver especificado q é da alçada da justiça militar, a lei diz q, não sendo homicídio culposo, é da justiça comum.
Sds

Agnelo Moreira

Pelo q li na lei, parece haver respaldo, mas deixa brecha para interpretações do Juiz/promotor, o q pode levar ao q falei. Como acontece com os militares q citei.
Sds

Delfim Sobreira

Hoje em dia até os Promotores são de esquerda.
Deus…

camargoer

Caro Delfim,
O ingresso na carreira de promotor é feito por concurso, de tal modo que você encontrará promotores de esquerda, direita, centro-isso, centro-aquilo. O que vale é o mérito de ingresso.

Leandro Costa

Valdez A, eu não faço idéia se foi a primeira vez ou não que ele usa aquela pista. Se eu tivesse que chutar, eu diria que não foi a primeira vez mesmo não. Poderia nos mostrar como sabe que não foi a primeira vez para sanar essa dúvida? Poderia apresentar essas provas para a instituição que investiga o caso? Já que estamos em espaço público, poderia nos contar como é saber dessas coisas em primeira mão para ter certeza de tudo isso? É fonte secundária? Se for, não peço para revelar, mas se você for jornalista, poderia escrever uma matéria… Read more »

camargoer

Caro Leandro,
Também não avisaram um presidente que ele estava sendo grampeado e que estavam filmando o seu homem da mala.

Leandro Costa

carmagoer, a diferença é que no caso que citou era uma investigação em curso, enquanto que no caso da matéria é uma operação relativamente grande e que não era lá mantida em segredo, que envolve uma área geográfica significativa, mas bem definida.

SmokingSnake

A PF analisou o GPS do avião e viram que não partiu da fazendo do ministro, parece que o Nonato no comentário aí em cima acertou rs

http://g1.globo.com/goias/noticia/pf-analisa-gps-de-aviao-interceptado-com-cocaina-e-descarta-decolagem-de-fazenda-dos-maggi.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1

Leandro Costa

E a certeza de muitos vai por água a baixo…

carcara_br

O nome do piloto me chamou atenção: “Apoena Índio do Brasil Siqueira Rocha “.

Rinaldo Nery

Na data de hoje sabemos que a aeronave decolou da Bolívia. Como também sabemos, não foi abatida porque obedeceu a ordem de Mudança de Rota. Após a arremetida jogou-se no chão antes do TDE. As ordens para o TDE serão emitidas sim, respaldadas na lei. Não há NENHUM problema nas .50 ou na sua munição. E, finalmente, parabéns ao Esquadrão Guardião pela sua participação na missão. Como sempre…

Ricardo Da Silva

SmokingSnake 27 de junho de 2017 at 20:39
G1?
Deve ser a mesma equipe que investiga a queda do avião do Teori Zawaski, do Eduardo Campos e do helicóptero do Ulisses Guimarães .
Eu não ponho a mão no fogo . . .

Carlos E. Goes

E novamente o piloto se evade….

E tem gente que ainda critica a aquisição de mais SABRES…. Deveriam vir mais ainda, e bem distribuidos, com unidades de infantaria em pronto emprego…. Qualquer avião não respondeu, aciona as unidades em solo ou já requisita apoio que esteja em patrulha….

Rinaldo Nery

O piloto e o passageiro já foram presos. A PF investiga o dono da cocaina.