Caças F-35B do USMC impedidos de voar após atualização de software

16

F-35Bs, assigned to the 3rd Marine Aircraft Wing, Marine Corps Air Station Yuma, Az., sit on the flightline during Red Flag 16-3 at Nellis Air Force Base, Nev., July 12, 2016. This Red Flag marks the first time Marine F-35s will be participating in Red Flag. (U.S. Air Force photo by Airman 1st Class Kevin Tanenbaum)

F-35B

“O major-general Mark Wise, comandante da 3rd Marine Aircraft Wing, tomou a decisão de suspender temporariamente as operações de voo do Esquadrão VMFA-211 por causa de correções pendentes na atualização recente do software ALIS na versão 2.0.2 que apresentou algumas anomalias.

O ALIS é abreviação do Autonomic Logistic Information System Standard que é o backbone de Tecnologia da Informação do F-35. O ALIS é um sistema de apoio à missão “off-board” que gerencia operações, treinamento, manutenção e cadeia de suprimentos.

Não há nada de errado com o desempenho ou a segurança da própria aeronave, mas é imperativo garantir que o sistema ALIS terrestre esteja funcionando corretamente antes que as operações de voo continuem.

O Joint Program Office e a Lockheed Martin enviaram engenheiros de sistemas para ajudar a resolver esses problemas associados à atualização do software ALIS.

As anomalias específicas estão relacionadas aos códigos de manutenção que não estão refletindo corretamente no sistema e só afetam o Esquadrão VMFA-211 em Yuma, Arizona e nenhuma outra unidade de F-35.

O F-35B é uma aeronave altamente capaz com um excelente registro de teste e de segurança do desenvolvimento”.

FONTE: 3d Marine Aircraft Wing

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Já faz algum tempo que a parte de software é a que mais está atrasando o desenvolvimento do F-35. Só dá munição pro empresariado americano que diz que a mão de obra local é deficiente e tem que complementar com pessoal estrangeiro. O F-35, por ser militar e com uma boa dose de restrições sobre quem pode trabalhar nele, acaba pagando o pato.

donitz123

Cuidado com os pen drives.

Wellington Góes

Ê aviãozinho dor de cabeça!

João Bosco

Ma\is um capítulo da novela ” F-35, o caça mais acaro da história!” Episódio de hoje, o software ALIS.

Victor Moraes

Os americanos das forças estavam com dificuldades de contratação de pessoal especializado em programação porque o edital exclui toxicômanos e bem, quase todo programador, ainda mais se for da Califórnia, é maconheiro. Então…

Mauricio_Silva

Olá.
Mais uma.
SNAFU!
SDS.

Jeff

Não dá pra ligar o Bluetooth do jato pra atualizar conectado no Smartphone?? Hein?? hein??? E já atualiza o antivírus…

HMS TIRELESS

Sinto dizer aos pessimistas mas o problema já foi resolvido…..

http://www.defensenews.com/articles/marine-corps-f-35s-at-yuma-restart-flight-operations-after-software-fix-is-found

É, a vida dos detratores do F-35 não anda muito fácil, especialmente os apreciadores da Jaca francesa e dos Flankers..rs!

Ricardo Da Silva

F-35 Aadvark II
C O N T I N U E . . . .

Guilherme Poggio

Tava na cara que esse seria um problema mais simples de ser resolvido. Mas pequenos problemas vinculados aos softwares deverão ocorrer com mais frequência nessa aeronave. E mesmo que sejam pequenos, reduzirão a disponibilidade do avião.

Jorge Alberto

HMS TIRELESS… Ja leu a respeito da “teoria do codigo perdido”?
.
Isso… m preoculpa muito mais q “atualizacao” de software…

Flamenguista

A jaca francesa e os flankers voam sem restriçoes ha muito tempo….

Sergio Prado

E toma-lhe dinheiro e mais dinheiro……..
Tomalhe TRUMP…

JPC3

Parece que nem se deram o trabalho de ler o texto antes comentar.
O que tem a ver o Flanker que entrou em serviço nos anos 80? ( também cheio de problemas)?

Cada comparação sem nexo…

Flamenguista

JPC3
Descupe, mas nao estou comparando o Flanker ao F35, apenas comentando o post do nosso colega HMS Tireless..
SRN

Uboot

Pra mim, essa é a área mais crítica nas atuais FFAA. Quando o EB mostrou seu núcleo com meia dúzia de pessoas, que eu lembre todos do próprio EB, eu pensei: tomara que tudo aqui fique no mecânico…
.
Imagino o cenário: 1º envia um vírus de alta propagação, sem vacina privada; 2º, derruba a rede que ainda funciona, inclusive desconectando os satélites; 3º, o país alvo não tem como enviar seus meios para o mar ou ar… E, se tudo voltar ao normal, ainda dá pra enviar mensagens falsas pros subs…
.
Doutor Fantástico…