JF-17M de Myanmar

Um primeiro JF-17M para Myanmar realizou seu primeiro voo em 13 de junho, de acordo com fotografias que apareceram em sites chineses. A aeronave, serial 1702, usa o típico esquema de cores de dois tons de azul associado à Força Aérea de Myanmar.

A aeronave havia sido descoberta no dia anterior no aeródromo da fábrica CAC em Chengdu. No dia 15 de junho, apareceram fotos adicionais, aparentemente mostrando o primeiro voo do 1701, o primeiro JF-17M do lote inicial.

Esta primeira venda de exportação para o caça JF-17 foi divulgada em junho de 2015, mas no momento o cliente não tinha sido identificado. Rumores logo começaram a circular que o cliente era Myanmar.

O contrato de US$ 560 milhões inclui um lote inicial de 16 aeronaves e atualmente há negociações em andamento para um contrato adicional.

FONTE: AirForces Monthly

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivanmc

O Thunder ficaria perfeito para a FAB.

Ivanmc

Eu gosto desse caça.

Leandro Costa

Não consigo gostar dele ainda. Além de ser feio pra chuchu, pensando de forma menos emotiva, se sabe muito pouco sobre ele e nem sobre a logística necessária para sua o operação, etc. Acho que seria arriscado.

Wellington Góes

Acho que é um cacinha honesto, mas não faria mais sentido na FAB com o Gripen E/F a caminho. Faria sentido à Argentina, Peru, Equador, ou Venezuela.

JPC3

Ah, o gripen é um lixo e esse caça é bom pra FAB!!!

Com base em quê!!?

Parece piada…, mas falam sério.

JPC3

Caça produzido pelas empresas líderes mundiais em tecnologia e eletrônica não presta.
Mas um caça chinês, feito para ser barato e de menor capacidade no mundo é perfeito para o Brasil!?

Vai entender essa lógica de ser do contra sem base nenhuma.

Tamandaré

Concordo com o Wellington! Este avião me parece ser uma espécie de “Mig-21 / F-5 moderno”. Bom pra jogar bomba na cabeça de terrorista, interceptar além de mach 1 e combater alvos mais fracos, além de ser barato. Se formos olhar os armamentos integrados, até que não faz feio. Mas um pangaré não dá pra apostar corrida com alazões, né verdade? A grande incógnita será a confiabilidade dos sistemas/logística.

Alex Faulhaber

Esse avião é feito de quê? 560 milhões por 16 aeronaves?

GeneralSofá

JF-17 ta longe de ser ideal para FAB, é do mesmo porte que o Gripen C/D e Tejas, não está na mesma categoria do Gripen N/G ou F-16 Block 70.

GeneralSofá

É ideal na versão Block III com radar AESA, CFT, e outras possíveis melhorias para países como Perú e Argentina, e na atual Block II para países como Uruguai. Acho que vai ser um grande sucesso de exportações, só muito mais o Thunder do que o Tejas

Fábio Mayer

Claro que não há como comparar este caça com um Gripen NG.

Mas ele se compara ao F-5, ao A-1, ao A-4… é segunda linha, não de superioridade aérea.

Não é muito certo dizer que não presta, o Tamandaré disse correto: “Bom para jogar comba na cabeça d terrorista, interceptar além de mach 1 e combater alvos mais fracos”…

Claro que o Brasil não compraria essa aeronave, mas melhor não desdenhar…