Mirage 2000 de Taiwan

Mirage 2000 de Taiwan

A 499th Tactical Fighter Wing, da Força Aérea da República da China (ROCAF), apresentou quatro Mirage 2000s (seriais 2003, 2017, 2020 e 2055) com pinturas especiais idênticas para comemorar 20 anos de serviço do caça francês.

Uma cerimônia foi realizada na base da ala em Hsinchu em 2 de junho. Atenderam o ministro da Defesa, Feng Shih-kua, e o general do comando aéreo Shen Yi-Ming. Este último fazia parte da primeira turma de pilotos treinados no Mirage 2000. Também estavam presentes oficiais superiores da ROCAF e tripulações de voo anteriores e atauis do Mirage 2000.

O esquema de pintura apresenta um dragão estilizado na cauda, bem como as silhuetas do P-47D, F-86, F-100 e F-104 na parte inferior da aeronave — todos os tipos que a 499 TFW operou durante seus 64 anos de história .

Taiwan adquiriu 60 aeronaves Mirage 2000-5Ei/-5Di em 1993, e os primeiros exemplares foram entregues em 1997. Cinquenta e seis aeronaves estão em serviço com os 41º, 42º e 48º Tactical Fighter Squadrons.

FONTE: AirForces Monthly

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

O digamos, “entusiasmo” francês para vender armamento para Taiwan durou pouco. Aproveitando a oportunidade que os americanos abriram ao se recusarem a vender versões novas do F-16, os franceses embolsaram a venda desses Mirage último tipo. Logo depois a China bateu o pé e os franceses tiveram que recuar, já quer as perdas econômicas seriam muito grandes para justificar negócios com os taiwaneses.
.
Se até os americanos ficam com um pé atrás na hora de vender aos taiwaneses, imagine uma economia muito inferior como a francesa.

sergio ribamar ferreira

Não duvidemos da capacidade bélica da pequena ilha, pois possuem tecnologia suficiente para impedir qualquer intervenção da China continental. são sessenta Mirages 2000, mais não sei quantos F16 e acredito que possuam artefatos nucleares. Lembremos de Israel, bem pequeno mas com estrutura militar bélica excelente. acredito que o mesmo seja Taiwan. Houve décadas de investimento militar americano a Ilha, se não fosse assim a China já teria invadido.

Leandro Costa

Eu não acredito que Taiwan tenha armamento nuclear. A situação deles é um pouco mais confortável que a de Israel, pelo menos até o momento. Literalmente a PRC não tem meios nem experiência suficiente para entrar em Taiwan, mesmo que estejam trabalhando nisso, ainda deve levar algum tempo. . A mudança da política externa americana em relação à China, algo que começou lá com a administração Nixon, causou percalços para Taiwan, que dependia exclusivamente de material fornecido pelos EUA, e deu início ao desenvolvimento interno de equipamentos nativos. Daí temos o surgimento de mísseis, aviões, eletrônicos, etc. Ainda assim, compra… Read more »

Fábio Mayer

A China continental não cairia na besteira de entrar em guerra para reconquistar Taiwan. Sairia caro, e provavelmente destruiria aquilo que é mais interessante na ilha – sua pujança econômica. A China vai levar no banho maria e atrair a ilha com integração econômica.

Leandro Costa

Eu não tenho muito uma opinião formada sobre isso. Acho que ao mesmo tempo em que seria tolice a China tentar alguma ação armada no futuro próximo, e concordando que seria mais interessante a China tentar subjulgar Taiwan economicamente, ainda acredito que o Taiwanês padrão é bem aguerrido e interessado em se manter independente, não importando o custo disso. Ao mesmo tempo acho difícil a China continental conseguir esgoelar Taiwan sem que isso atraia atenção externa indevida e uma grande comoção internacional ao ponto de tornar a tentativa de subjulgar Taiwan uma sangria aos recursos Chineses, por mais amplos e… Read more »

donitz123

Um casamento forçado, diga-se de passagem. Foi a recusa americana em fornecer mais F-16 e pacotes de modernização aos modelos antigos que forçou Taiwan a comprar o Mirage 2000.
.
Não tem sido um relacionamento feliz. Alto custo de operação, falta de peças de reposição que dependem dos humores e joguinhos diplomáticos franceses levando a canibalização de parte da frota e problemas em operação.

sergio ribamar ferreira

Provavelmente possuem artefatos nucleares, talvez de médio alcance, visto Israel que há bem pouco tempo negava que possuía e descobriu-se um arsenal de 80 bombas. Houve a guerra fria e os EUA abasteceram e muito a ilha e creio que a tecnologia taiwanesa ajudou e muito a obtenção destes meios de dissuasão. Fato: Taiwan é um país(opinião minha) desenvolvido, rico com uma economia bem acelerada e creio que os EUA jamais deixaram de ter influência na sua esfera geopolítica. Perguntem ao SR. Bosco. Abraços.

Leandro Costa

Eu acredito que Taiwan não tenha armamento nuclear pelo simples fato de que não consigo imaginar os EUA entregando armamento nuclear à Taiwan quando se negaram à vender F-16’s para eles devido à reaproximação com a China. Até recentemente houve um certo embarasso relativo à venda de F-16C/D novos para os Taiwaneses. . Uma coisa é ter armamento nuclear americano deslocado para instalações na ilha, outra coisa seria passar o controle desse armamento para os Taiwaneses. Mesmo que a sejam países aliados, os EUA tem um controle bastante forte sobre suas armas nucleares. . E por mais que todo mundo… Read more »