Home Conflitos em andamento Rússia considerará aviões dos EUA sobre a Síria como alvos

Rússia considerará aviões dos EUA sobre a Síria como alvos

5322
77
Sukhoi Su-35 sobre a Síria

O Ministério da Defesa da Rússia disse em comunicado que as ações dos EUA na Síria são realmente agressões militares e que deixará de cooperar com os americanos no âmbito do memorando sobre a prevenção de incidentes no céu sobre a Síria.

Os militares russos disseram que nos céus sobre a Síria, a oeste do rio Eufrates, “os aviões e os drones da coalizão internacional serão rastreados pela defesa aérea da Rússia como alvos”.
Essas medidas são tomadas após a destruição do caça-bombardeiro sírio Su-22 por um F/A-18 Super Hornet da Marinha dos EUA.

O Ministério da Defesa acrescentou que as ações de combate da aviação dos EUA contra as “forças armadas legítimas de um estado membro da ONU” — “na verdade são uma agressão militar contra a República Árabe da Síria”.

COLABOROU: Rustam Bogaudinov

77 COMMENTS

  1. E eis a reação…
    .
    Como disse no tópico anterior, a derrubada do Su-22 abria um sério precedente. E vemos que na realidade somente deu munição a Putin, que certamente vinha buscando mais liberdade de ação. E os americanos, inadvertidamente, deram isso a ele…
    .
    E nesse caso, me arrisco a dizer que é legítimo da parte dos russos… Não há como garantir que aeronaves russas não sejam alvejadas por aeronaves americanas. E está claro que os americanos andam com o “dedo muito mole” no gatilho…
    .
    Tá na hora do tio Trump botar ordem nessa bagunça e delimitar claramente até onde suas forças podem chegar… Curdos: OK. Iraque: OK. Síria: out. Esta última é problema dos árabes, se quiserem ainda se meter naquele vespeiro…

  2. O Ministério da Defesa Russo é só mais um cachorro latindo dizendo que vai derrubar aviãozinho norte-americano.
    Os turcos foram lá e abateram na cara dura o Sukoizinho deles e ficaram todos quietinhos. Mudaram foi de rota, isso sim.
    Não vão fazer nada. Só mais do mesmo. Muita gritaria para uma propagandazinha interna para mostrar aos seu povo que Moscou ainda tem poder num mundo em que não manda mais em nada.
    Não se fazem mais russos como antigamente.
    Abraços.

  3. Continuando,
    .
    A partir do momento em que essa situação se instalou, com declaração e decisão tão inflamada dos russos, então a situação ganha contornos nos quais ela pode se degenerar rapidamente…
    .
    Os russos se colocam numa sinuca de bico, porque se as aeronaves americanas continuarem intervindo, então os russos passam imagem de fraqueza frente a seus potencias aliados ( uma situação que já é virtualmente presente, pela própria forma como as coisa estão se desenrolando ). Se os americanos pagarem pra ver, podem deixar os russos numa posição delicadíssima…
    .
    Os americanos, por outro lado… Trump pode perder muito se simplesmente abaixar a cabeça. Daria aos russos uma força política que não tinham na região, além de colocar-se em posição ainda mais complicada para com seus aliados, tanto externamente como internamente. Contudo, caberia a ele a decisão ousada de encerrar a questão Síria de uma vez por todas ( uma retirada gradual de apoio aos rebeldes ) e focar-se onde realmente é indiscutível que o faça, isto é, Iraque e curdos…
    .
    As consequência políticas de uma retirada seriam suportáveis para os EUA, mas não creio que o mesmo pode ser dito dos russos, que tem muito mais a perder…

  4. _RR_, só não concordo com o “inadvertidamente…”. Isso não existe em geopolítica, ainda mais em players como EUA e Rússia…

    Não estou desmerecendo ninguém – quem sou eu para isso!! – mas diante de uma notícia como a derrubada do caça-bombardeiro sírio eu sempre me pergunto: a quem interessa isso? Qual a consequência desejada? Eu não consigo reduzir tudo a lado A e lado B, bonzinhos e mauzinhos, etc.

    Uma super potencia como os EUA, que participaram nãos ei de quantas guerras, conflitos, enroscos, duelos, etc, sabe, e certamente o fez, avaliar todo o leque de consequências de um abate como esse.

    Minha modesta opinião? O novo inquilino de uma certa casa de muros brancos está mostrando os dentes, se por convicção ideológica ou por necessidade de lançar um fato novo diante de seus inúmeros problemas no front interno, não sei. Mas que mostrou os dentes, mostrou!

  5. Ou…
    .
    Tudo pode ser simplesmente resolvido com essa sendo uma medida temporária… Daqui um punhado de semanas, ambos os lados celebram mais um acordo de cooperação e fim de papo… Segue a vida…

  6. É simples, frente a uma agressão dos EUA à soberana Síria que a Síria e sua alidada , a Rússia, declarem formalmente um estado de guerra entre eles. Do jeito que era antigamente!
    Uma injusta agressão demanda uma ação radical que com certeza os russos poderão bancar em nome dos mais nobres valores e da justeza de sua causa, em favor de seu aliado.
    Quem tiver o picolé maior que vença.
    Simples assim!!! O resto é mi-mi-mi.

  7. Em algum momento isso iria acontecer, o que não estava no script é o Trump no poder.
    Bravata ou não, é algo que será posto na mesa pelos americanos e seus aliados.
    Será que pagaram pra ver?
    Você está certo no que tange que os EUA deram munição a Putin.

  8. Basta instalar uma bateria de S-300 que acaba com essa palhaçada de avião americano fazendo graça nos céus da Síria.
    Os pilotos de Su-35 podem continuar em seus alojamentos tranquilos assistindo aos jogos das copa das confederações e aguardar o noticiário noturno da CNN informado sobre um caça desaviado da USAF abatido por um míssil russo.
    Formiga sabe que folha corta.

  9. hélio,
    .
    Não creio que Trump simplesmente chamou Putin pra dançar… Mesmo sendo um apostador por natureza, custo a crer que chegaria a tanto apenas pra provocar…
    .
    Esse abate, pra mim, tá mais pra uma palhaçada unilateral de alguém… Pode não parecer, mas essas coisas acontecem. A Guerra Fria está cheia de episódios assim…
    .
    É claro que Trump pode querer mostrar força e manter-se com aquela cara de rocha para o mundo. Mas tenho certeza que está, por entre paredes, pensando em como contornar mais esse problema que criaram pra ele… Na certa já bateu um fio pro Putin…

  10. O argumento “os aviões e os drones da coalizão internacional serão rastreados pela defesa aérea da Rússia como alvos” é um bom jeito de dar pinta de machão sem dizer algo que possa incomodar demais. “Rastrear como alvo” é como assistir na telinha, sem ter que sentir o calor da rua.

    Pois eu digo o que vai acontecer: os EUA continuarão voando sobre “sua” parte da Síria, enquanto os russos vão mandar os Sírios ficarem longe daquele espaço aéreo. Porque se os Americanos puserem para baixo mais um avião sírio, só restará a Putin arrancar e pisotear as calcinhas. Vai fazer o quê?! Abrir uma Guerra aérea contra os EUA e seus aliados?! E levar um pau sem tamanho?!

  11. RR

    E se foi o Trump que deu a ordem liberando o abate?
    No fim das contas, tudo vai se apaziguar, nenhum avião americano levanta voô por um tempo, e temos um novo acordo.
    Mas nada impeça que um boi de piranha, Inglaterra ou França, façam um tour na Síria e sejam abatidos ou abatem, que seja, e pronto, teremos mais sanções, bem mais duras, e todo o mundo contra a Rússia.
    Cenário perfeito.

  12. Vamos ver as cenas do próximo capitulo… Quero ver os americanos derrubar mais um avião depois dessa ameaça… Ao contrário dos defensores dos EUA aqui no blog, eu não creio que os EUA sejam doidos de derrubar mais um avião sírio depois do alerta dado pela Rússia!

  13. Marcelo-SP 19 de junho de 2017 at 12:19
    Eu não sei se você lembra, mas quando os russos instalaram seu sistema S-300 na Síria, os aviões da “coalizão” pararam de voar no espaço aéreo Sírio, incluindo aviões da USAF que bombardeavam posição na fronteira com a Turquia. Rabinho entre as pernas e foram assistir o superbol comendo Big Mac.

  14. O recado é simples: ninguém voa sobre a area patrulhada pela coalizão dos EUA! Capice? Os EUA não vão entrar nessa conversa de “cospe aqui, de novo!”. Já cuspiram uma vez… É vida que segue! Os sírios pagaram para ver e levaram. É só não ciscar no galinheiro do Trump…

  15. Antonio de Sampaio, quem disse que pararam de voar? A notícia de ontem é a própria evidência de que continuaram e continuam voando. E “de acordo com as regras de engajamento e na autodefesa coletiva das forças parceiras da Coalizão”. Ou seja, segundo suas próprias regras.

  16. Richard,
    .
    Creio que a resposta que dei ao hélio, mais acima, cabe a sua pergunta…
    .
    Ingleses, franceses, alemães e europeus de forma geral, sabem que a conversa entre americanos e russos é outro nível… Não creio que venham a fazer besteira…

  17. Marcelo-SP 19 de junho de 2017 at 12:38
    Isso foi na época de Obama, os F-16 e Super Hornet da USAF pintavam e bordavam na Síria com a fronteira turca, Putin instalou seus sistemas S-300 na Síria, Obama entendeu a mensagem e pararam de voar.
    Se estão voando novamente, é outro acordo, já com Trump, o problema é que essa coisa de abater caça um caça sírio, dentro do espaço aéreo sírio, com eles tendo a costa quente de Putin não cola.
    Putin já mandou o recado, e que eu eu saiba amigo, quem blefou mas blefou muito a vida inteira foram os EUA e seu presidente Obama, cansou de dizer isso e aquilo e nunca agiu, era só retórica barata e nada mais.
    E outra coisa, Wladimir Putin não é de falar, ele é homem de ação e atitudes.
    Sobre Trump ainda não de pode falar nada, está apenas começando seu mandato.

  18. Eu ia dar meu pitaco, mas vi que já tem muito especialista em estratégia militar desvendando o assunto..
    Sendo assim vou me limitar a dizer: Que foto linda essa do SU-35! Vai virar papel de parede!

  19. Parece que tem gente que não leu… não é sobre toda a Síria, podem continuar voando tranquilamente lá pelo outro lado do rio que corta o país, o exército sírio que fez besteira atacando os curdos, os EUA ainda contataram a Rússia para falaram para o governo sírio parar mas eles insistiram mandando o su-22.

  20. A Wikipedia pode não ser 100% confiável, mas na página sobre a intervenção Americana na Síria há uma timeline, mês a mês, com detalhes de diversos ataques aéreos dos EUA e da coalisão, citando até os equipamentos (drones, mísseis, A-10, F-15, F-18, etc.). Até os chefes terroristas que eram os alvos aparecem no histórico. Os EUA e a coalisão nunca deixaram de voar sobre a Síria.

  21. Essa maluquice de “Primavera Árabe” veio varrendo toda a região, derrubando ditadores que na semana anterior eram apoiados pelos EUA e países da Europa, e eles vinham que vinham em hordas de terror e destruição, derrubando regimes e destruindo países, todos terroristas dos mais sanguinários, apoiados pelos EUA que renegavam ditadores que não mais lhes serviam, e que principalmente, este o pior lado de Obama, cedia a tudo o que a imprensa do “Politicamente Correto” dos EUA comandada pelo NY Times lhe mandava fazer, com apoio do jornalismo do mundo todo, inclusive no Brasil.
    Beleza, até aí beleza, só que isso foi até que esse horda de vândalos assassinos chegasse na Síria, quando eles chegaram, o pescoço de girafa bateu de frente, e os russos disseram: “Até aqui vocês chegaram, só que na Síria mando eu, e aqui vocês não entram”, então o que vemos é um banho de sangue, com terroristas da pior espécie de um lado, apoiado por EUA, e de outro lado os russos, que nunca vão deixar a Síria cair nas mãos dessa gente. Essa é a verdade.
    Pouca gente se dá conta, ou talvez nem tanto, mas a eleição de Trump é um protesto contra essa ditadura do “Politicamente Correto”, ninguém aguenta mais isso, Trump foi a resposta.
    Outra coisa, cadê o valentão do Obama e seu país hiper ultra potência na Crimeia?? onde estão??? caíram fora, lá é terra do Urso, e onde o Urso não quer, eles não entram.

  22. Só para fechar, os EUA tem “boots on the ground”, tanto ao norte, perto da Turquia, como ao sul, nas fronteiras com Israel, Jordânia e Iraque. E faz incursões pontuais em outras partes do território sírio com tropas especiais para caçar chefes específicos do EI. O apoio aéreo é parte essencial da doutrina militar americana para tropas em solo. Por isso é uma sandice especular que os EUA deixariam de voar sobre a Síria porque Putin não quer…

  23. …serão RASTREADOS pela defesa aérea….
    Algum coisa ficou perdida na tradução, ou então quase consigo ouvir os russos pularem de trás de uma moita gritando “PEGADINHA DO MALANDO RAH!”
    Parece que os aviões americanos vão precisar ajustar os sistemas de alerta pra não ficarem ouvindo o sinal de rastreio.
    Agora falando sério, não é a primeira vez que isto acontece nas próximas dias veremos os próprios russos procurando restabelecer os acordos. Virá uma calmaria e nada vai mudar…

  24. A tal Primavera Árabe foi um movimento que nasce um tanto espontâneo e que foi rapidamente capturado pela Irmandade Muçulmana. Posteriomente, foi replicando-se em vários países árabes, já sob a tutela de grupos islâmicos radicais, na tentativa de substituir ditaduras seculares por governos religiosos.

    Os governos ocidentais, de início, como gatos escaldados pelo caso iraquiano, preferiram assistir à distância. Mas a “opinião de esquerda”, que não fosse contraditória não seria de esquerda, urgiu que se fizesse alguma coisa pelas hordas de refugiados e pelos perseguidos dos ditadores. Obviamente que, assim que “se fez alguma coisa”, os governos ocidentais que foram empurrados a agir contra os ditadore com os quais conviviam, tornaram-se “intervencionistas”.

    Ou seja, se deixa que os ditadores trucidem os opositores, o Ocidente é “cego às barbaridades de seus ditadores de estimação”. Se resolvem, então, opor-se aos ataques das forças oficiais, são intervencionistas na Guerra civil dos outros. Vai entender essa turma…

  25. Muito mi-mi-mi, blá-blá-blá e tró-ló-ló.
    Mais do mesmo e continuará sendo….
    Putin não é isso tudo que pregam.

    Próximo capítulo, por favor!

  26. No caso sírio, é muito mais fácil ser Putin do que um chefe de governo ocidental. Você manda suas tropas para lá, sem ninguém esperar que você tente criar um ambiente democrático entre gente que não está nem aí com democracia. E se algum jornalista, em casa, perguntar por que você está apoiando um ditador que usa armas químicas contra etnias opositoras você só manda prender o jornalista…

  27. Tendo a concordar com colega _RR_. A Rússia foi posta contra a parede pelos EUA pela segunda vez e os russos trataram de dizer “não haverá a terceira”. Nunca ouviram a expressão de nunca se encurralar um animal selvagem?! Ao que, alguns membros das forças armadas dos EUA ainda não aprenderam isto.

  28. A Rússia vai fazer o que sempre faz. Vai latir na imprensa, principalmente nas “Sputnik” da vida, vai publicar uns dois ou três vídeos da sua aviação sobre a Síria, os canais de comunicação ocidentais vão publicar a bravata russa, inclusive este ótimo site, e quando vc menos esperar os Russos já vão ter refeito o acordo com os Americanos. Isso é só jogo pra torcida, os russos não são nem loucos de atacar um avião ou drone da coalizão, da mesma forma que não fizeram nada quando os Turcos abateram o Su-24 russo. O que vai a acontecer é os Russo levarem o Assad na coleira mais firme, pra não puxar briga.

  29. Olá.
    Ação e reação esperada. O problema é que o Trump não parece muito afeito a ações de diplomacia (a não se a “diplomacia do Big Stick”).
    Pode dar um embate e tanto na região. Vamos ver o que os próximos capítulos vão contar…
    SDS.

  30. A ursinha late mas não morde… sabe muito bem que derrubar qualquer avião americano é dar o pretexto que o Trump precisa pra mandar o Assad morar numa caverna pro resto de seus dias.
    .
    O primeiro avião americano que Putin ou sua cadelinha Assad derrubarem será o último.
    .
    Aliás, é até engraçado: o turco, que não é nem um milésimo do que é o Tio Sam, enfiou um Fox Three na goela do Putin e ficou por isso mesmo! Até parece que o Mafioso Russo vai se arriscar com quem pode mandar sua Força Aérea Expedicionária inteira pro chão com meia dúzia de surtidas…

  31. PS: e os tais S-300/400 que, segundo algumas russófilas, trava até uma bactéria na cloaca de uma pulga nos Anéis de Saturno, cadê? Tava fazendo o que? Será que o operador de radar tava chapadão de vodka e deixou o SH passar? 🙂

  32. E a ONU nessa história? Essa instituição ainda recebe dinheiro do Brasil? Baita cabide de emprego do pessoal politicamente correto (só tem gênio na ONU), se eu fosse presidente do Brasil (graças a deus não sou) sairia no primeiro dia dessa Organização das nações desunidas.

  33. Olá.
    Se a Síria tem (ainda…) alguma defesa anti aérea, essa agora vai ficar mais ativa.
    “Numa guerra, o pior erro e subestimar o inimigo.”
    SDS.

  34. Antonio de Sampaio 19 de junho de 2017 at 12:26

    Marcelo-SP 19 de junho de 2017 at 12:19
    Eu não sei se você lembra, mas quando os russos instalaram seu sistema S-300 na Síria, os aviões da “coalizão” pararam de voar no espaço aéreo Sírio, incluindo aviões da USAF que bombardeavam posição na fronteira com a Turquia. Rabinho entre as pernas e foram assistir o superbol comendo Big Mac.
    Antonio Sampaio, a Navy não Força Aérea Turca, a Navy é a Navy, uma força profissional, moderna e capaz e ao primeiro blem blem blem no RWR de uma anv, Os EF 18 vão tirar até os radinhos de pilha dos russos do ar, simples assim.

    G abraço

  35. Vader a questão é que existiam até o fato ocorrido, acordo e comunicação sobre ações dentro da Siria entre EUA e Russia, sendo assim as aeronaves da coalisão não eram vistas como alvos a serem abatidos.
    Meu caro, não rotula as pessoas não, fica muito feio, vc gostaria de ser chamado de americanófila??? Caso já o tenham rotulado, não se nivele por baixo se igualando a quem te ofendeu os ofendendo tbm não.
    Já critiquei de igual modo e fui criticado, mas aprendi a ficar na minha e ser não resistente e mais respeitoso, fica a dica. Deus abençoe a todos!!!
    Sds.

  36. Nesses anos que acompanho a política internacional aprendi uma coisa. Quem quer fazer alguma coisa não avisa faz.
    Por isso digo que os Yankees estão afim de porrada e os Soviéticos não.

  37. Já perguntaram uma vez… “Combinaram com os russos?”. Bom, agora o mané de cara vermelha vai ter que decidir… Roer a corda ou pagar pra ver. De uma forma ou outra os EUA perdem.

  38. Ok, já mudaram o tom, declaração do Lavrov:
    “Apelamos aos EUA e a todos os outros que têm suas forças ou conselheiros no terreno [sírio] para que garantam a coordenação no nosso trabalho. As zonas de desescalada são uma das possíveis variantes de avanço. Convidamos todos a evitar ações unilaterais, a respeitar a soberania da Síria e a se juntarem a nós no nosso trabalho comum, que é coordenado com o Governo da Síria”

    Será que ninguém viu um padrão aqui? é sempre a mesma coisa, primeiro fazem declarações duras depois alguma figura do alto escalão ameniza a situação, normalmente o Lavrov…

  39. O inimigo n1 dos EUA são a China e não a Rússia.
    Trump tem que se concentrar na China.
    E nos radicais islâmicos.
    Se continuarem entrando islâmicos a rodo daqui a pouco, além de prefeito de Londres haverá presidentes, reis e rainhas da Europa…

  40. Muitos dizem que quando os turcos abateram o Su-24 russo, estes nada fizeram. Muito pelo contrário, pois pouco depois disso o PKK passou a desfilar de IGlas e a Rússia teve sua vingança
    .

  41. Duvido que os russos derrubarão algum avião americano na região… Só acredito vendo… Porem se derrubar… Duvido que os americanos façam algo mais incisivo… rsrsrsrsrsrs

  42. Carcará_br
    Era até esperado esse movimento. O que não está no script é que: ou os militares estão no poder e o Trump é que abaixa a cabeça ou Trump autorizar esses movimentos.
    Já que o Trump é “aliado” dos russos, esses movimentos desconstroem essa narrativa.

  43. De boa, concordo com o RR. Os americanos abriram um precedente.
    .
    Se os russos abaterem algum avião americano sobre o território sírio, não vai acontecer absolutamente nada. Os americanos vão chorar e não vão ter coragem de elevar o tom. Ninguem vai começar uma guerra mundial por causa de um caça americano derrubado na Síria. No maximo uma reunião de emergencia na ONU cheia de vetos de ambos os lados e só.
    .
    E se fosse eu, derrubaria um avião americano sobre a Síria na primeira oportunidade que eu tivesse.

  44. Muito mimimi e joguete de palavras de ambos os lados!!!

    Tudo é business is business!!

    Ambos ficam desfilando seus arsenais mas quem está se ferrando é o povo de país que não tem nada com isso e fica no meio do fogo cruzado!!!!

    Essa é a verdade!!!

  45. Me chame de louco mas o tempo dirá.
    Se a Rússia cumprir o que fala. E o EUA for como historicamente é arrogante.
    Este será o pontapé da terceira guerra mundial.
    Abraços
    Só uma opinião.

  46. Eita o igla retalhou o helicoptero turco , o bichinho é de curto alcance mas quando pega é estrago na certa.

  47. ZorannGCC,
    .
    Não creio que os russos fossem tão longe… Afinal de contas, nenhuma aeronave tripulada da VKS foi abatida diretamente por mãos americanas até aqui… Mas, como disse anteriormente, poderiam considerar utilizar sua própria aviação com mais intensidade contra grupos apoiados por americanos.
    .
    Basta os russos anunciarem na imprensa que vão reforçar a aviação síria, e fazerem isso de fato, que a coisa, penso eu, ganha novos contornos; e todo mundo vai tender a deixar o dedo fora do gatilho…
    .
    E se os russos abaterem de propósito uma aeronave americana, tenha a certeza de que os americanos se sentiriam no direito de retaliar de outras formas, como, por exemplo, empanturrando tudo quanto é grupo anti-Assad com mais armas ( de preferência ‘Stinger’ e armas anti-carro ), além de forçar uma posição política quanto aos curdos, que a tempos clamam por um país…
    .
    Enfim, é o Oriente Médio… Sempre dá pra por mais lenha na fogueira…

  48. Quem não se curva para os EUA, são demonizados. Quem combate os terroristas são inimigos dos EUA. Porém, acho que agora a situação muda de figura, eles foram avisados.

  49. Putin é um ditador que precisa mostrar macheza para se manter no poder. Não pode ser humilhado, do contrário sua popularidade despenca. Trump está às voltas com acusações gravíssimas de irregularidades em sua campanha e sempre que um presidente americano está acuado internamente, voilá, uma guerra resolve tudo. Eu acho a maioria das análises aqui um tanto infantis, cada um torcendo pelo seu troglodita preferido. Na verdade o mundo não merece ter sua segurança nas mãos desses dois políticos de quinta categoria

  50. 1. Informação cruzada mas não confirmada 100%: foram disparados dois AIM-9X de 1km aprox (a distancia tão curta so pode ter uma explicação – piloto americano queria ter certeza que se trata de avião sírio).Um deles errou , o outro atingiu a parte traseira do Su-22.
    2. Piloto (Ali Fahed) esta OK. Foi montada uma operação de busca e salvamento dentro do território controlado pelo DAESH (30km atras da “linha de confronto”).
    3. Conforme Col. Ryan Dilon vai ser recomendado que aviões da coalizão EVITEM entrar nas áreas onde a Russia diz que vai “observar” e , como ato prudente , “REPOSICIONARAM” a frota sobre a Síria : http://www.washingtonexaminer.com/us-pilots-will-defend-themselves-as-russia-threatens-aircraft-over-syria-pentagon-says/article/2626381
    4. Amigo Carcara_br! Lavrov comentou sobre Su-22 ANTES(!!!!) da declaração do MO Russa.Inclusive o texto que Você passou é bem distorcido , incompleto , adaptado. A fala do Lavrov tem muito mais coisa a ver com a sequencia dos ataques contra forcas pro-Assad nas regiões at-Tanf , Deir ez-Zor indicando possível “ajuda” americana para DAESH exercendo papel da Forca Aérea dos jihadistas.
    4. E ultima.Ninguém vai começar a 3GM por causa duma sucata-voadora. Aqui tem que ver O PORQUE é no papel dos curdos e aposta dos yankees na carta amarela – Curdistão. Eis a principal preocupação da Casa Branca. O resto – é especulação do tipo daquela certeza de 120% que ja ja EUA vão detonar CN.Que nada.Tempo atras ja falei que nadinha vai acontecer.
    Um grande abraço!

  51. Scud
    retirei o texto do próprio sputnik, foi exatamente o que o ministro falou no momento que falou? não sei, não entendo russo, mas como o governo gosta de mandar recados pela mídia, acho válido a postagem, ou seja, fazem declarações exageradas e logo em seguida propõe o diálogo e cooperação, ou pelo menos querem que assim seja visto. E veja bem isso corrobora meu ponto desde o inicio não vão fazer nada. Como muitos comentários acima sugeriram se realmente quisessem fazer alguma coisa não fariam esse estardalhaço todo, simplesmente colocariam a própria aviação para atacar.

    A força aérea do Assaf é saco de pancada de todos naquela região, grande novidade, estou mais interessado no ataque iraniano, sinceramente demonstraram uma capacidade e organização incríveis, tudo filmado por drones lançamentos realizados a centenas de quilômetros, todo mundo foi rápido em tirar sarro do photoshop deles anos atrás, mas ninguém parece ta dando muito importância para um ataque indiscutivelmente real e inacreditavelmente organizado….

  52. Mais um crime praticado pelos Mocinhos Âmis….
    Criam os monstros e depois inventam desculpas para invadir um pais soberano criar bases e abate avios de uma nação independente e tem um monte de zumbis que batem palmas..e gritam USA….USA…USA….

  53. SmoKingSnake 19 de junho de 2017 at 12:55
    Quem não deveria estar na Síria é o EUA e os Curdos. A Síria tem o direito legal de intervir em qualquer lugar da Síria. Que vença o melhor.

  54. Putin é um incompetente, se ele quisesse essa guerra já teria acabado. Usou a Síria como ´´papel higiênico´´, fazendo somente o mínimo possível para manter Assad no poder para impedir a passagem de gasodutos vindos do Qatar e da Arábia Saudita para a Europa.

  55. Quem não deveria estar na Síria são os EUA e os Curdos? Putin incompetente? É bom deixar claro que isso é a SUA opinião, que por mais risível que seja, merece ser respeitada. Pelo menos até certo ponto.
    .
    Que os EUA não deveriam estar na Síria, eu até concordo, mas é fato consumado. A administração Bobama criou outro atoleiro (algo que se tornou típico das administrações democratas), que basicamente fomentou o surgimento do EI, e antes disso a Guerra Civil Síria, e posteriormente acabou procurando formas de intervenção direta, o que acabou ocorrendo. Agora que está lá é simples fato consumado. E ainda vão ficar lá um tempo até conseguirem desengajar devido à compromissos feitos com forças locais e os Curdos, que por sinal tem todo o direito de estarem por lá, até porque sempre estiveram e espero sinceramente que um dia o Curdistão venha de fato à acontecer.
    .
    Isso é interferência em assunto interno de outro país? Sim, também é, e francamente no caso sírio eu não ligaria a mínima se eu não achasse uma total perda de tempo. Assad não é flor que se cheira, mas o cara é totalmente previsível e eu prefiro ver a Síria sob controle dele do que no caos como o que se encontra na Líbia. Mas mais uma vez, isso é coisa do louco do Obama, e espero que o Trump consiga pular fora assim que puder. Enquanto isso, já que estão lá, é bom deixar os militares trabalharem.
    .
    A Síria tem o direito legal de intervir aonde quiser dentro da Síria, e isso é bem óbvio. Mas em uma área conflagrada, esse negócio de liberdade legal de ação meio que voa pela janela. E sinceramente a culpa final do atoleiro sírio é do próprio Assad que simplesmente não soube responder aos anseios de sua própria população e acabou perdendo o controle dentro do próprio país e ulteriormente causou o levante que ganhou ímpeto com a ‘primavera árabe.’
    .
    E o Putin incompetente? Se ele quisesse a guerra já teria acabado? Aí você está sendo contraditório. SE ele quisesse a guerra teria acabado, e ao mesmo tempo você o chama de incompetente. Então você leva à acreditar que ele não quer que a guerra acabe, portanto estaria da forma como ele quer, assim sendo ele está sendo competente em levar à cabo seus próprios desejos. Não faz sentido o que vc disse. De qualquer forma, ignorando sua falta de clareza, mesmo se o Putin quiser, a guerra não acaba. Se os EUA, a maior potência militar do Mundo atualmente quiser, a guerra também não acaba. Mesmo se Assad for removido pelos Russos, em um movimento nada provável, a guerra ainda não acaba.
    .
    Mas eu também acredito que o Putin não quer se esforçar para acabar com a Guerra. Ele quer manter o garoto dele, Assad, no poder, quer manter Tartus e quer que o circo pegue fogo pelo máximo de tempo possível, cansando o Ocidente, chamando atenção na região enquanto ele faz o que bem entender na Ucrânia com o mínimo de atenção midiática possível enquanto planeja seu próximo movimento, provavelmente no Báltico, aonde por enquanto tem atenção demais por parte da OTAN e aliados. Enquanto isso ele testa armas e equipamentos na Síria, exercita um pouco de power politics e fica em posição confortável. Nada tira da minha cabeça que o Putin meio que deixa o Assad fazer algumas merdas, como o ataque químico e esse bombardeio, para medir a reação do Trump, que ainda é visto por muitos políticos profissionais ao redor do mundo como uma incógnita.
    .
    Essa declaração aí é latido simples, algo protocolar que os russos sempre fizeram. Aliás, que todos sempre fizeram quando algum movimento mais forte ‘do outro lado’ é feito.

  56. Interessante esta discussão. Vou me meter nela. Pesquisando na internet descobri que:
    1) Sim, a Rússia pode derrubar qualquer objeto que voe a oeste do Rio Eufrates. Só não o fez porque ainda bem que a humanidade tem a sorte de ter um presidente russo sério e responsável.
    2) Os americanos é que estão zonzos e não a Rússia. O Exército Árabe Sírio praticamente já ganhou a guerra. Os terroristas estão na encruzilhada. Tanto é verdade que os EUA estão tentando desesperadamente embaralhar as peças para ver se mudam o que já não pode ser mudado.
    3) O que aconteceu nesses dias é um sinal de que Putin deu um show em se tratando em de acabar com o terrorismo na Síria. Sabem quando usamos a expressão “está apelando”? Pois bem, Os EUA estão apelando ao ver o jogo perdido nos minutos dinas do segundo tempo.
    4) Pois qual a importância militar de derrubar um Su-22, de 47 anos, relíquia da velha era soviética? E derrubar um drone pilotado à distância? E atacar uma base militar síria sem importância?
    5) O que significa «В районах выполнения боевых задач российской авиацией в небе Сирии любые воздушные объекты, включая самолёты и беспилотные аппараты международной коалиции, обнаруженные западнее реки Евфрат, будут приниматься на сопровождение российскими наземными и воздушными средствами противовоздушной обороны в качестве воздушных целей»? Que todo piloto americano ou sob seu comando terá mais ou menos 90 segundos para tomar uma decisão que vai lhe custar sua vida.
    6) Desqualificar os russos é furada. A cultura russa não é de fazer exibicionismo. Se ela precisar abater qualquer objeto ela vai abater.
    7) A partir de agora a Rússia vai tomar todas as medidas possíveis para que em nova oportunidade ela é que vai decidir o que fazer e não seu oponente.
    8) O problema é que os neoconservadores querem é realmente isso: que a Rússia responda. Que ela perca a cabeça. Caso isso aconteça os neoconservadores ganham e a humanidade perde.
    9) Os russos não se importam com a aprovação ou não com que os internautas estrategistas pensam dela ou não. Justamente por se referir a este último incidente de maneira tão ambígua para um lado e outro é que podemos esperar uma mudança no cenário da Síria.
    10) Agora que estão no fim de seu objetivo na Síria é que a Rússia vai ser mais fria do que nunca: os russos quando entram numa guerra entram para ganhar, não importa quanto tempo demore para chegar a vitória.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here