F-35A proving its worth at Red Flag combat exercise

O Lockheed Martin F-35A Lightning II da USAF tripulado pelo piloto de testes Billie Flynn se apresenta no Paris Air Show deste ano.

No ano passado o F-35B variante STOVL se apresentou no Farnborough Air Show.

A apresentação do F-35A apresenta um envelope expandido das capacidades do avião em relação à do ano passado.

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Eu vou soltar uma que vai deixar os fanboys do F-35 muito felizes: O 360 dado pelo F-35 nessa demo em Paris é tão bom ou melhor que o demonstrado pelo Pak-Fa nas demos da MAKS na Rússia.

Nonato

Não há o risco de russos e chineses usarem radar nesse evento para medir a assinatura radar do caça?

Nonato

Em que minuto é isso, Clésio?

Flick

E o KCzão, quando se apresentará?

Rafael Oliveira

Flick, já se apresentou.

Bosco

Nonato,
O caça deve estar utilizando algum dispositivo que amplifica/modifica a assinatura radar.

Alexandre Galante

O dispositivo que se usa nesses eventos se chama transponder.

Bosco

O barulho ensurdecedor desse caça endiabrado deve ter estourado tímpanos a 5 km de distância.

Clésio Luiz

Nonato, é aos 4:25. Mas o 360 que eu falo é uma curva alto G de 360 graus, não aquelas piruetas que os Flanker com empuxo vetorado costumam fazer nas apresentações.

Clésio Luiz
donitz123

Com a plaquinha do lado do modelo a mostra no chão: “Cuidado – Frágil”.

Bosco

Galante,
Pelo menos o F-117 utiliza placas metálicas cobrindo algumas estruturas de modo a incrementar o RCS quando em trânsito, etc.

Rinaldo Nery

Impressionante essa relação peso/potência que os novos motores proporcionam. Fiz mta acrobacia a baixa altura com T-27. Na AFA tinha um chefe, ex fumaceiro, que dizia: “se o coração começar bater rápido demais você está fazendo m…”. O do piloto Billie Flynn com certeza não estava.

Guilherme Poggio

Clésio, não me impressionei com o 360 dele. Achei bem lento , por sinal perto de outros aviões.

Fernando "Nunão" De Martini

Muito bom!
Gostei demais!
Fiquei especialmente impressionado pela excelente manobrabilidade em curva de baixa velocidade, seguida de ascensão a partir de situação de baixa energia.
Ainda mais por ser um avião bem corpulento.
E com cauda em T.
Sim, estou falando do vídeo do KC-390 postado pelo Clésio às 16:55.

Clésio Luiz

Poggio, vai ser interessante observar a retórica dos defensores do F-35 daqui para frente. Ele mostrou que pode operar bem em curvas instantâneas e altos ângulos de ataque. Mas a taxa de curva sustentada ainda é bem inferior ao demonstrado pelo F-16, os eurocanards e os russos. Antes, quando se queria falar mal dos russos, se dizia que o importante era manter a energia alta. Agora que o F-35 se mostrou adepto de manobras bruscas, vamos ver se de firulas isso se transformou em qualidades.
.
Você quase me enganou Nunão, quase.

Kobáuca

Até que achei uma boa demonstração…. pelo que falavam do f-35, achava mesmo que as manobras dele seriam muito inferior aos casas de 4˚ geração.. mas não, tem sim boa manobrabilidade…

Galli

Pedindo licença para colar aqui uma prosa (boa) com o Clésio Luiz, em outro tópico: “Galli 19 de junho de 2017 at 15:13 Para os aviões russos, só se for com pouco combustível. O fato é que os caças americanos sempre levaram vantagem em termos de energia sustentada. Tanto Mig quanto Sukhoi tem bastante arrasto para uma situação de giro sustentado. Não possuem um desenho clean. O bam bam bam sempre foi o F-16 (baixas e médias altitudes), com o F-15 logo atrás. Agora, partiu para alto AOA, baixa velocidade, o Sukhhoi certamente teria vantagem, embora sejam parâmetros pouco usados… Read more »

Alexandre Galante

Sinceramente, não impressiona.

Galli

O louco… por tudo que falavam, achei que fosse mais travado, mais duro…
Quero 16-18 desses na FAB, lá pelo final da década de 2020, formando uma força estratégica que possa operar também em um ou dois porta helicópteros. Acredito que até o início da década de 30, o orçamento de custeio da FAB já tenha melhorado bastante, permitindo a operação de uma pequena quantidade de caças de quinta geração, mesmo a US$ 55.000,00 a hora vôo.

Delfim Sobreira

Não achei nada extraordinário. As características que o fazem ser superior, como sua aviônica e stealth, não aparecem em demonstração.
Fico imaginando que um piloto que saia de LIFTs extremamente ágeis e assuma um F-35 possa achar monótono.
E que, se um caça 4G+/++ bem pilotado chegar perto, o F-35 pode se ver em maus lençóis.

Agnelo Moreira

Muito show!
Interessante, q no cômputo geral, as aeronaves americanas venceram as russas… Os pilotos e a doutrina fizeram diferença? Sem dúvida!
Mas…. quem vence mostra resultados e quem perde produz desculpas…

Hernâni

O “gordo” até é bem ágil…!! em combate quem o vir assim de perto está morto…

carcara_br

Feijão com arroz…

_RR_

Vídeo magnífico o do KC-390…!!!

Corsario137

Sinceramente, não impressiona (2).

Bosco

Os dispositivos de incremento do RCS são denominados de “lentes de Luneburg”.
https://www.pistonheads.com/gassing/topic.asp?h=0&f=191&t=886026&i=5400
Quanto às “placas” do F-117, vou ver se acho.

Bosco

Aqui está uma “lente” do F-22, mais de perto:comment image

Mauricio_Silva

Olá.
O F-35 cumpriu o seu dever: voo bem.
Espetacular, não foi. Mas deixou boa impressão. Fez o básico, mas bem feito.
Quanto as demais características (as VERDADEIRAMENTE IMPORTANTES), bom essas não são assim (com o perdão do trocadilho) tão visíveis.
SDS.

Wellington Góes

Nunão, kkkkkkkk
.
Compartilho o que disseram o Poggio, Galante é o Corsário 137, não impressiona. Quem já viu F-16, F-15, A-50 Golden Eagle dando show, isto daí não é nada. É bonito, como toda apresentação de um caça, mas não impressiona.
.
O estranho, pelo menos para mim, é terem colocado um piloto de testes e não um piloto da própria USAF. Aliás, não é estranho não, quando a aeronave não está realmente pronta, quem apresenta são os pilotos de teste mesmo e não os operacionais.

Bosco

Eu sou completamente leigo e incapaz de avaliar o desempenho “manobrístico” de um caça fazendo manobra em show aéreo. O que sei é que esse caça foi desenvolvido de forma a romper com os paradigmas dos caças anteriores, inclusive que influenciaram o desenvolvimento do F-22, que tem alta manobrabilidade e utiliza mísseis SRAAM como norma. Na verdade o F-35 já deveria ser considerado de 6ªG tendo em vista ter rompido com esses paradigmas que levam em conta a manobrabilidade que amarraram o desenvolvimento até do F-22. A manobrabilidade não é fundamental num caça que pretende ser onisciente num raio de… Read more »

Corsario137

Eu estou quase certo de que está havendo uma discussão paralela neste fórum. Está se criando o melindre do F-35. Bastou uma meia dúzia (me incluo ai) dizer que não se impressionou com a performance de MANOBRAS da dita aeronave, para que prontamente os queridos amigos Bosco e Roberto Santana, viessem a sua defesa. Caro Bosco, em sua excelente explanação você mesmo “justifica” que o F-35 não precisa de supermanobralidade para vencer, ele não foi projetado pra ganhar concurso de miss, o que eu tbm concordo plenamente. Assim, não é porque alguns aqui não se impressionaram com o apresentado, que… Read more »

August

Pra que manobrabilidade se vc tem mira no capacete é anda armado com um míssil capaz de fazer 90g ?

WFonseca

Ih!… Ele não fez a cobra de Pugachev, gostei não. Sem ofensa, há uns vídeos legais com Super Tucanos na esquadrilha da fumaça, Blue Angels com Hornet, Patrouille de France com Alpha Jet, Russian Knights com Su27 etc… Enquanto isso: “Lockheed close to massive F-35 fighter jet deal with 11 nations” – “This more than doubles the total amount of airplanes under contract, and that we’ll be building,” http://money.cnn.com/2017/06/19/news/companies/lockheed-martin-f35-fighter-jet-deal/index.html

Arariboia
Leandro Costa

São aeronaves de diferentes gerações e filosofias diferentes. Mas sempre me admiro com a beleza do Su-34.

Nikiti

Eu sei leandro Costa. Verdade mas postei porque a manobrabildade me impressiona, para uma aeronave que leva 12t e mede 23 metros! E no primeiro vídeo que é um pouco longo tem uma curva de 360 graus bem feita. Lá pros 8:00min pra frente
E Pütz é sim uma bela aeronave!

Junto com as novas versões do F-15SA/E/K são os melhores atacantes na atualidade.

RicardoNB

Quando vier a 6 geração até menos manobravel que o F-35 a velha guarda vai morrer do coração rs. F-35 mostrou q tem manobrabilidade adequada, nem mais, nem menos. Ele é o que tem que ser. Quem dera nossa FAB com algo assim …

Vader

Ai ai ai, esta aeronave vai estar com centenas de abates confirmados, milhares de vendas, eu vou morrer, e não vou ler toda a merda que escrevem a respeito dela…
.
E eu vejo gente morta, kkkkkkkkk… é incoerente, é bizarro, mas pode mudar de posição no meio do jogo, rsrsrs… 🙂
.
No mais, belo show, linda aeronave.
.
PS: Bosco, já cantei essa bola aqui há muito tempo e concordo contigo: o F-35 jamais foi um caça de 5a geração, mas sim de 6a.

Guilherme Poggio

Performance muito melhor que a do F-35
.

Guilherme Poggio

Roberto Santana – Acho que você vai gostar no próximo vídeo publicado aqui no Poder Aéreo. O piloto de testes do F-35 explica todas as manobras que foram feitas na apresentação. Só clicar no link abaixo.
.
http://www.aereo.jor.br/2017/06/21/le-bourget-2017-norman-explica-as-manobras-da-apresentacao-do-f-35/

Herbert Moraes

Falta de respeito deixar os comentários por último… AFF. Em fim esse F35 para mim eh apenas um F22 melhorado com capacidades melhoradas Tô com a Itália, esperava no minimo um transformes num projeto de 400 bi dólares e nave de 80 mi. Mas eh oque tem pra hoje na 5° geracao… OK. Quando comprar meu PS4 e jogar simulador terei a certeza dessa minha análise amadora. Amadora ?… OK. Salve POCCHh Os Su sao ainda os melhores que já pilotei no simulado PS. O Mais caro do Pentágono eh isso. Hahaha. Para man… Ótimos os US são ótimos vendedores…… Read more »