APG-83 AESA

A Força Aérea dos EUA selecionou o Scalable Agile Beam Radar (SABR) APG-83 da Northrop Grumman Corporation como o radar AESA (Active Electronically Scanned Array) para sua atualização de radar do F-16.

A Northrop Grumman atualizará inicialmente 72 caças F-16 da U.S. Air National Guard para atender a uma Necessidade Operacional Emergente Conjunta do Comando Norte dos Estados Unidos para a defesa do território.

“As atualizações de radar AESA são criticamente importantes para dar à comunidade F-16, a vantagem tática que ela merece e estamos orgulhosos de fornecer essa tecnologia diferenciadora para a segurança e a eficácia da missão de nossos combatentes”, disse Bob Gough, vice-presidente de aviônica de sistemas de combate da Northrop Grumman. “O sistema APG-83 SABR está em produção de cadência total e está disponível agora para atualizações internacionais de F-16 nos EUA”.

A atualização do radar amplia a viabilidade operacional e a confiabilidade do F-16 e fornece aos pilotos capacidades de radar de combate de 5ª geração para combater e vencer ameaças cada vez mais sofisticadas.

A maior largura de banda, velocidade e agilidade do APG-83 SABR da Northrop Grumman permitem que o F-16 detecte, rastreie e identifique maior número de alvos de forma mais rápida e em distâncias mais longas. Além disso, o radar pode operar em ambientes eletrônicos hostis e apresenta mapeamento de radar de abertura sintética de alta resolução, que apresentação em quaisquer condições meteorológicas, que apresenta ao piloto uma grande imagem de superfície que permite a identificação e ataque de alvos com precisão.

O APG-83 SABR também foi selecionado por um número crescente de clientes internacionais e é o radar de base para o F-16 Block 70 da Lockheed Martin. A Northrop Grumman começou a fornecer a produção de radares APG-83 para seu primeiro cliente internacional no cronograma no final de 2016.

DIVULGAÇÃO: Northrop Grumman

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nonato

Esse radar é melhor do que o do gripen NG?
E em relação aos do f18, f22, f 35, rafale, typhoon?

Galli

Os dados são evidentemente classificados. Vi alguns falando em alcance de 90 nm (milhas náuticas) para radares AESA de caças menores, e na faixa das 110-120 nm para caças pesados. Só que isso quase que certamente já é para busca setorizada, onde os alcances são maiores. Sei lá, a 20 graus.
Então, o alcance “normal” numa varredura padrão desse radar (e do Gripen) devem ficar aí na casa das 60 nm contra um alvo caça (RCS armado de 5 m2), com 90 nm em modo de busca setorizada.
A título de exemplo, para melhor visualização:
comment image?w=540&h=611

Galli

*deve ficar.
Ademais, complementando, aqueles números mastodônticos que volte e meia vemos por aí, referem-se a “cued search”, quando o caça recebe uma pista de meio externo, concentrando a busca num único ponto do espaço.

Rommelqe

Um link interessante com definições “radarianisticas” http://www.radartutorial.eu/02.basics/Multifunction%20Radars.en.html

August

O gripe ng tem um radar de alcance maior que o do gripe normal, uns 180 km para 5 rcs o mesmo que o f-18 e o f-35

camargoer

Olá Colegas.

Há bastante tempo publiquei aqui que “nm” é usado para nanômetros. Segundo o Birô Internacional de Pesos e Medidas, responsável pelo SI, milhas náuticas são indicadas por “M” (1 M = 1852 m)

http://www.bipm.org/en/publications/si-brochure/table8

abraço a todos.

Rommelqe

Prezado Camargoer, a proposito das unidades de medida, embora o SI não defina “nm” como sendo milhas nauticas, os americanos empregam esta nomenclatura para esta grandeza (vide link que o Galli publicou acima). Ha uma outra unidade no grafico desta referencia grafada como “Bar” cujo equivalente no SI fica sem definição. Acho. Abs

Rommelqe

Definição do parâmetro Bar: The emitted radar beam covers a 120 degree (horizontally) arc in front of the jet, while the radar beam covers up to 8 bars – that is it can scan a line from right to left (that is called a bar), then drop down a bit and do another scan (bar) from left to right, etc. at a maximum of 8 bars. While changing bars the radar beam drops down approximately 1 degree at 40 nm or greater range, and it drops down approximately 2.5 degrees at 20 nm range. Antenna elevation can be adjusted, thus… Read more »

Marcelo Bardo

O Brasil podia tentar desenvolver um AESA em parceria com a Suécia.

carcara_br

Rommelqe, acho que bar, pelo menos no sentido empregado no texto abaixo nem pode ser considerado unidade de distância. é apenas um parâmetro do radar. Bar = Nº Linhas horizontais escaneadas simultaneamente… Uma analogia muito interessante seria a formação de imagens nas antigas (nem tão antiga assim) TVs de raios catódicos. E a julgar pelo texto você precisa entrar com um parâmetro de distância primeiro para saber o quanto o feixe se moverá na vertical, quanto mais próximo mais movimentação, o objetivo é claramente manter a mesma “resolução” de varredura, variando muito pouco com a distância. Sobre o parâmetro de… Read more »

Rommelqe

Prezado Carcara, sim, sem duvida, o parametro Bar nao é uma unidade que expresse distancia, mas sim, no caso especifico, refere_se a uma ” barra” (secante) correspondente à varredura efetuada pelo facho no arco de 120^ (No caso que citei que é de um radar APG63 ). Interessante que a primeira varredura se da na horizontal e da direita para a esquerda; atingido o limiar da “barra” ha um decrescimo de um bit e o radar faz uma nova varredura no sentido contrario, e assim sucessivamente. Veja no link http://www.radartutorial.eu que citei acima. Muito legal. No caso do APG 83… Read more »

humberto

Ola camargoer.
Sim a SI (International System of Units ou Sistema Internacional de Medidas) o nm é o simbolo para nanometro (nunca sei se tem sinal ou não).
Já o National Oceanic and Atmospheric Administration (o famosos NOAA americano) padronizou como nm (em minusculo) e a International Civil Aviation Organization (ICAO) no qual o Brasil é signatário padronizou NM (em maisculta) como o valor da milha náutica.
Imagina se os gringos vão usar o que? Um padrão deles ou que é de fora (no caso França)..

igortepe

A crise chegou ao Tio Sam. Vão ampliar para 13 mil horas a vida util de 800 celulas do F-16 C/D.
Resta saber se essas aeronaves estão na ativa ou armazenadas no deserto.
E agora upgrade nos radares.

Rommelqe

So uma observação adicional: entendo que a barra sobre a qual se faz a varredura seria uma ” corda” enquanto que a “secante” seria a distancia entre o ponto emissor (radar) e o ponto refletor. Abs

camargoer

Olá Humberto,
Sem querer criar uma polêmica desnecessária, o SI não é francês, mas internacional. O Brasil é membro desde 1921 e a sede do BIPM possui, inclusive, direito de extraterritorialidade.
http://www.bipm.org/en/about-us/member-states/br/
Um amistoso abraço.

Guilherme Poggio

Esse é o radar do F-16V e também o radar escolhido por Taiwan.

André Luiz.'.

camargoer 18 de junho de 2017 at 20:14
Muito pertinente sua observação, camargoer. Apesar de convivermos com várias e várias unidades de peso e medidas do antigo sistema britânico, usadas até hoje pelos Estados Unidos, deveríamos dar mais ênfase ao uso das respectivas unidades SI, em tudo! Pergunta de leigo, meio retórica: por que mensurar distâncias de alcance de radar de um avião de combate em “milhas náuticas” ao invés de kilômetros?!…
Aliás, nos meios científicos também existe essa discussão quanto aos EUA não adotarem o Sistema Métrico e demais unidades SI : , e
Abraços!

Galli

camargoer 17 de junho de 2017 at 19:12
Observação aceita e acatada. Sempre vi o pessoal da FAB usando “nm” como referência e eu fui na onda. De qualquer modo, o comentário do Humberto esclarece que não há um único padrão, sendo o Brasil inclusive signatário da ICAO.