Saab Gripen E, em foto feita durante o primeiro voo

A empresa de defesa e segurança Saab completou hoje o primeiro voo bem sucedido do caça de próxima geração inteligente, Gripen E.

Às 10:32 na quinta-feira, 15 de junho, o Gripen E decolou no seu primeiro voo, tripulado por um piloto de teste da Saab. A aeronave (designação 39-8) saiu do aeródromo da Saab em Linköping, na Suécia, e voou sobre as partes orientais de Östergötland por 40 minutos. Durante o voo, a aeronave realizou uma série de ações para demonstrar vários critérios de teste, incluindo a retração e a extensão do trem de pouso.

“O voo foi exatamente como esperado, com o desempenho da aeronave combinando com a experiência em nossas simulações. Seu desempenho de aceleração é impressionante com um bom manuseio. Não preciso dizer que estou muito feliz por ter pilotado este voo inaugural”, diz Marcus Wandt, Piloto de Teste Experimental da Saab.

“Hoje, voamos esse caça de classe mundial pela primeira vez. Nós conseguimos isso com o software totalmente qualificado para o revolucionário sistema de aviônica. Trata-se de dar aos nossos clientes um sistema de combate inteligente com o futuro projetado desde o início. As atividades de teste de voo continuarão a desenvolver essa conquista com o programa no caminho certo para alcançar o cronograma de entrega de 2019 para nossos clientes suecos e brasileiros”, diz Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios Saab Aeronautics.


 
FONTE: Saab

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
_RR_

Magnífico…
.
E não era sem tempo…
.
Enfim, não dá mais para os críticos ficarem remoendo que é um “caça de papel”…

ederjoner

Muito bom, e ainda “Nós conseguimos isso com o software totalmente qualificado para o revolucionário sistema de aviônica. Trata-se de dar aos nossos clientes um sistema de combate inteligente com o futuro projetado desde o início.” A SAAB prestou bastante atenção nas cagadas que a LM tem feito no F-35, e salvo suas proporções, (se é que existem), se comprovado que o produto esta PRONTO, é um fato digno de louvou para as equipes da SAAB.
Novamente Parabéns aos envolvidos.

Kobáuca

Esperei por isso tanto tempo, e a notícia vem assim, de supetão!! Nem acordei direito!!! Mas a alegria e satisfação são imensas!!! Acredito que a demora é justificada, o produto na minha opinião, e achismo, deve estar muito avançado, devem estar entregando a aeronave com os componentes e sistemas muito mais maduros e calibrados Do que outras aeronaves estiveram em seu primeiro vôo!!! No mais, feliz pelos suecos, por nós brasileiros, pela fab, pelo Poder Aéreo, e por nós leitores, leigos entusiastas da aviação!! Saudação a todos que aguardaram este primeiro vôo com ansiedade e expectativa…. sauve, sauve, aleluia e… Read more »

Alex Nogueira

Vida longa ao Gripen, que venha os do Brasil, para fechar agora só falta o voo junto com o KC-390!

Ivanmc

Antes tarde do que nunca.

Nonato

Algo inacreditável.
Um caça tão inovador.
Tudo novo.
Fuselagem nova, asas novas, stealth…
E voou…
E ainda recolheu trem de pouso em pleno vôo…

JT8D

Nonato 15 de junho de 2017 at 10:28
Você já ouviu falar em software ?

humberto

Ola ederjoner, bom dia.
Claro que o F-35 é uma boa lição mas creio que ainda está na lembrança deles os problemas de software que foi a causa do acidente do prototipo do Grippen em 89.

https://www.youtube.com/watch?v=vgTQ3eDkCn0

João Bosco

Até que enfim!!! Ele voou!!!!

MBP77

Ótima notícia!
Quem sabe agora o “mimimi” de que escolhemos uma aeronave que sequer voou, entre outros argumentos risíveis e típicos de torcedor, arrefeça por estas bandas.
Como se desenvolver uma aeronave a partir de uma plataforma já existente fosse algo que a SAAB não domine há tempos.
A Boeing que o diga.
Sds.

Tamandaré

Ué, mas num estavam dizendo que era só um “avião de AutoCAD”?? Kkkk #GoGripen

RL

Muito feliz com essa notícia.

Que venham…..

Clésio Luiz

Vale um update aí na matéria: saiu um vídeo no canal oficial da Saab no Youtube. O vídeo é mais longo e mostra o piloto de testes, a aeronave em voo com o trem recolhido e o pouso com 2 gripens de paquera.
.
https://www.youtube.com/watch?v=2FZlOWIJWCo

ivo

alguém aí falou em caça stealth??????
onde????????
o gripen??

Antonio Palhares

Vai ter muito sucesso. Maravilhoso. O entusiasmo da “torcida” na beira da pista é contagiante

Wellington Góes

Enfim voou!!!! Tirou o dedo!!!! Ainda bem!!!! Mas…… Rsrsrs
.
Sem festejos antes do tempo. Para ter demorado assim, eu pensava que iria decolar com algumas coisas a mais, como o IRST. Não entendi também aquele barbatana ventral, parecendo um pilone para pode.
.
Agora é esperar para que mais voos ocorram, com mais celeridade possível.
.
Ah tá, é digno de nota a presença do ministro Jungmann e de parlamentares brasileiros neste primeiro voo.
.
Até mais!!! 😉

Marcelo Andrade

Posso estar enganado, afinal só somente um entusiasta da aviação mas, este avião hoje tem o melhor custo-benefício dentre os seus concorrentes, sem ufanismos e sem puxar a sardinha para a FAB, mas, foi a melhor escolha mesmo! E olha que sou fã do Rafale hein!!!!

Vai conquistar muitos mercados futuramente, haja vista o envelhecimento das frotas de vários países mundo afora!!

Se a decisão for técnica e não política, ninguém segura a SAAB!!! Salvo melhor juízo de especialistas aqui do foro que sei que tem!!!

timuskukii

Mais um passo para a FAB entrar no século 21 na aviação de caça em breve

Antonio de Sampaio

2:05 O novo piloto de testes da SAAB: Cap Pauderney “Killer” Avelino, Raul Jungmann também estava por lá.
Afinal pode ter sido apenas uma coincidência, entre Le Bourget, visita do KC-390 à Suécia e primeiro voo do Gripen E com a presença do pessoal da defesa do Brasil e da Embraer presentes, mas acho que não, planejaram para tudo coincidir.
Belíssimo avião, e pensar que será fabricado no Brasil.

timuskukii

Marcelo, o Gripen foi de fato a melhor escolha que o governo fez para a FAB no FX2, aliado ao bom preço de compra e baixo custo de manutenção. Ainda bem que não foi uma escolha politica como seria com a Rafale.

Nonato

Sobre avião de papel… Participou da concorrência na qual Lula falou que o Rafale levava… Em 2009… Ou seja, passaram-se uns dez anos do início da concorrência é somente agora voou… Sem falar que se trata apenas de um gripen C alongado ou um gripen D o qual no lugar do segundo assento colocaram um tambor de combustível. Por isso as críticas pela demora. Nada contra o avião. A crítica é à demora. É um grande upgrade o fato de levar radar aesa, ter link, etc. Mas isso não justifica a demora. Na verdade sequer se trata de um novo… Read more »

JT8D

Nonato 15 de junho de 2017 at 12:49
Vou repetir a pergunta: você já ouviu falar em software ?

Antonio de Sampaio

Nonato 15 de junho de 2017 at 12:49
Relaxa e goza.

Nonato

Ah, sim. 10 anos para desenvolver o software…
E daí o software?
Vai fazer o que de novo?
No f35 faria o piloto olhar e mirar no alvo, o que acho antiquado.
Pensei que depois de tanto avanço a mira não fosse mais pelo olhar.
Passa um segundo o alvo muda de lugar…

ederjoner

Nonato 15 de junho de 2017 at 12:49 Com todo respeito amigo, suas palavras revelam que você não é do campo das engenharias, e provavelmente não tenha conhecimento nas áreas de software, hardware, cálculo, física e procedimentos de logística, tampouco visão comercial, se eu estiver errado, sugiro você a rever sua tese. Você tem ideia do que precisa ser feito para alterar a fixação do trem de pouso de uma aeronave? Você tem ideia do que precisa ser feito para acomodar mais combustível (colocar um tambor de combustível)? Você sabe o que é CG, empuxo, inércia, gravidade, RCS, e etc?… Read more »

JT8D

Nonato 15 de junho de 2017 at 13:19
Então, A Lockheed gasta bilhões e ainda atrasa o cronograma para fazer um simples caça monomotor. A Saab demora pra caramba pra desenvolver um caça baseado numa plataforma já existente. Todas essas indústrias aeronáuticas gastando rios de recursos pra fazer meros aviõzinhos, que no fundo são todos iguais: asas, fuselagem, motor. Você, caro Nonato, não vê aí uma grande oportunidade? Afinal, a Nonato Aircraft poderia fazer essas coisas em muito menos tempo e com muito menos dinheiro.

Cbamaral

Nonato, se fazer um site ou programa em html, c+,c++, java etc. já é complicado, fazer um software de última geração totalmente do zero, que seja imune a ataques eletrônicos e de hackers é extremamente trabalhoso. Perfeitamente explicável o atraso.

Wellington Góes

Fora todo o entusiasmo deste primeiro voo, mesmo com o atraso, a questão é, será que valeu apena​ mudar substancialmente o airframe, apenas para acomodar mais combustíveis e um novo motor?! Não teria sido menos traumático apenas o uso de CFTs e de melhorias no motor RM-12?! O futuro dirá, mas como a SAAB percebeu que o antigo airframe do Gripen ainda tem muito potencial de venda, tudo indica que este novo Gripen vai ter concorrente dentro da própria casa. Mas esperamos pra ver o que o futuro nos aguarda. . A título de nota, os novos F-16 estão tendo… Read more »

JT8D

Wellington Góes 15 de junho de 2017 at 14:09
Imagina então um Gripen NG com CFTs

Dranuits

O que me impressiona mesmo é a alegria e o orgulho dos suecos que estavam assistindo
Vale muito a pena morar em um país assim
Só uma nota: o nosso país tem muito, muito e muito dinheiro, é só ver o que foi roubafo, tingido até agora. E continuam

Corsario137

Notícia do Ano!
Calando a boca de muita gente…
E já no primeiro voo ele recolheu os trens de pouso. Lembro que no primeiro voo do F-35 eles não recolheram. O que é normal no primeiro voo.
Resta saber o que mais a Saab vai divulgar nas próximas semanas como velocidades atingidas, capacidades testadas, etc…
SALVE GRIPEN!

Marcelo Bardo

Excelente notícia! Que venha o Gripen, e que venha com todo o suporte.
Que a FAB faça excelente uso desta bela máquina.

Tomcat3.7

Nonato, numa boa vc leu o que escreveu?
Pensou minimamente antes de escrever?
Está totalmente fora de contexto/embasamento o que vc insiste em repetir.
Na verdade se retirarmos a questão stealth(a tal da pintura somada ao formato poligonal do vetor que absorve quase toda a radiação/ondas emitidas pelos radares) do F-35 e só olharmos a eletrônica embarcada ,o Gripen bate de frente com o F-35 na boa e sem deixar a desejar.

Bille

Parabéns pela escolha sensata. Tudo tem prós e contras, mas o pacote final veio do jeito que o país e a FAB precisavam: avião bom que voará por um bom tempo com tecnologia adequada a um custo que podemos pagar. #gogripen

De compra governamental acabaxi já bastam os H725, que dão muito trabalho, muito custo e voam pra uvo. Se fosse compra de nação seriam H60…

Um dia nossos políticos aprenderão a parar de pensar em si e pensar na sociedade (kkkkkkkkkkkkkkkkkk)…

Antonio M

Nonato,

Deveria pesquisar sobre a Dassault também, que cansou de alongar diversos modelos da família do Mirage, e foram excelentes aviões com capacidades melhoradas e distintas. E até sucesso de exportações.

Kobáuca

Assisti o vídeo umas cinco vezes seguidas!!! É nítido a felicidade do piloto, mesmo não entendendo uma palavra do que ele diz, nota-se a alegria estampada na cara dele!!!
É de como os profissionais que estão assistindo orgulhosos!!! É exclusivamente mérito da Saab, e de seus engenheiros e técnicos!!! Os brasileiros merecem elogios, mas o crédito tem que ser dado aos suecos!!! A plataforma e o projeto é deles tanto quanto o Kc390 é mérito da Embraer, mesmo com a participação dos outros sócios do projeto, o mérito é da Embraer!!!

Antonio Ferreira

Parabéns aos envolvidos no projeto! Será que esta demora não deu aos técnicos brasileiros mais intimidade com o desenvolvimento do caça!? Por que falar em PAK FA, F35, RAFALE, se temos a nossa realidade financeira, e precisamos de aeronaves que atendam as nossas necessidades com menor custo de operação e manutenção!? Sinceramente estou otimista! Que não fiquemos apenas nas 36 unidades, é isso que eu realmente espero!

sergio ribamar ferreira

Emoção me tocou bem alto ao assistir o voo. Seja bem-vindo….

Farroupilha

Um momento aeronáutico histórico destes todos os aficionados por Defesa não podem deixar de participar… A felicidade impossível de ser contida do piloto de testes, desde as primeiras horas do nascer do dia deste primeiro voo do Gripen E é linda de se ver. “E”, Não me falhe a crítica, creio que pela primeira vez a FAB terá em mãos um caça realmente de ponta, que não deixa nada a desejar. Ainda que em suas épocas de aquisição os F5 e Mirage fossem bons caças não o eram tops. Desta forma a FAB a partir da próxima década de 20… Read more »

José lemos filho

alguém pode me informar o ano da queda deste gripen e quantas vezes isso aconteceu até chegar ao atual, que voou hoje?

Heyarth

Olá Pessoal,

Vi o comentário do Nonato e não sei por que mas lembrei de alguns pedreiros querendo fazer serviço do engenheiro. Amigo, criar carros ou aviões não é igual bicicleta q você troca os pneus, mudas os freios e o sistema de amortecimento. Não menospreze a engenharia…

Hamilton Dos Santos

Muito bom ver isso bom ver que o nosso país está progredindo e reforçando cada vez mais nossa segurança e isso ai

Galli

Se vc não tem o stealth, essa é a melhor opção existente: um caça eficiente, barato, com hora vôo barata. Foi nessa linha linha que os Suíços decidiram: todos cumpriam a missão e a diferença entre caças de quarta geração simplesmente não era relevante !! Mesmo pq cada um tem vantagens e desvantagens. Então que se escolha o mais acessível economicamente…
Enfim, não tem stealth, que tenha o combo bom AEW + datalink + caça com bom míssil (Meteor).

Rommelqe

Realmente emocionante! Que o BRASIL tenha no Gripen mais um elemento de apoio à sua afirmação enquanto nação e que seja um versor muito significativo para o nosso desenvolvimento tecnologico e social.

Alfredo Araujo

ederjoner 15 de junho de 2017 at 13:28
.
Não… ele não sabe de nada disso !
A anos que esse cara escreve esse tipo de baboseira por aqui…

Wilton Feitosa

JT8D 15 de junho de 2017 at 12:59
Relaxa meu velho, quando falta capacidade cognitiva não adianta… rss

Bueno

FAB também entra para historia pela melhor escolha técnica. o Aéreo entra para a historia na divulgação das matérias do FX. Nós, brasileiros, fazemos parte desta historia!!
Muito feliz

Fábio Mayer

Eu só ficarei feliz e realizado quando ver essas aeronaves operando no Brasil. E mesmo assim, na ansiedade de que venham mais que as 36 já adiadas por quase 20 anos!

Wellington Góes

JT8D, vai depender de como vai se sair nos próximos voos de testes. Dizem por aí que, apesar do aumento de potência, mesmo assim a aeronave deve perder em capacidade de manobra e carga em relação ao antecessor (por incrível que pareça). Vai ganhar em raio de ação, por conta de mais combustível, mas com um airframe maior e mais pesado, devido as alterações, deve perder em outras capacidades, segundo se comenta, imagina então com mais CFTs, que em tese não seriam mais necessários. É aguardar pra ver o desenrolar disso (se é que irão divulgar a verdade). Ah tá,… Read more »

zorannGCC

Wellington Góes . Eu duvido que a FAB não tenha garantido em contrato as capacidades da aeronave. Portanto, custos de manutenção, hora de voo, com valores a serem alcançados ao longo de toda vida da aeronave, bem como os requisitos desejados, cronograma de entrega devem estar em contrato. . Se algum problema, atraso ocorrer, a SAAB terá de se virar para entregar o produto que está em contrato. . A FAB teve acesso a dados sigilosos das tres aeronaves finalistas e tomou sua decisão que foi/deveria ter sido técnica. O Gripen NG é a aeronave que melhor atende aos requisitos… Read more »