Home Equipes de Demonstração Esquadrilha da Fumaça faz voo inédito com réplica do 14 Bis

Esquadrilha da Fumaça faz voo inédito com réplica do 14 Bis

1641
8

O evento “3º Arraiá Aéreo – Inspirando Gerações” em Bauru, neste final de semana, foi especial para a equipe da Esquadrilha da Fumaça. Foi a primeira vez que as aeronaves A-29 Super Tucano da Fumaça voaram junto com a réplica do 14 Bis, relembrando a história do início do século XX quando o inventor Alberto Santos Dumont voou, pela primeira vez, o avião no Campo de Bagatelle, em Paris, iniciando todo o legado da aviação para a história da humanidade.

A equipe chegou em Bauru no sábado, dia 10, sendo recebida por um grande público que assistiu à escrita da Fumaça no céu: “Inspirando Gerações”. A frase fez alusão ao nome do evento que pretendeu, com atividades e atrações diversas, estimular a educação e oferecer novos conhecimentos profissionais para crianças e jovens de Bauru e região. Às 15h30 do mesmo dia, o Major Aviador Ubirajara Pereira Costa Júnior apresentou uma palestra sobre demonstração aérea e trajetória profissional para ser piloto da Esquadrilha da Fumaça dentro do projeto chamado “Carreiras em Foco”. Outros profissionais de diversas áreas também apresentaram suas carreiras em um auditório montado dentro de uma carreta.

No domingo, os participantes do evento puderam assistir às manobras da Esquadrilha da Fumaça, com cerca de 50 acrobacias. Espectador assíduo das demonstrações, o fotógrafo Alcides Galancine Neto afirma que a Esquadrilha é um exemplo a ser seguido. “Achei sensacional como sempre e, desta vez, percebi como o treinamento intenso da equipe espelha a perfeição nas acrobacias. Foi excelente ver também que a manobra Coração ainda é a preferida de todas as famílias. É a mais aplaudida. Excelente!”. A exibição terminou de forma histórica com o voo inédito dos aviões da Fumaça com o 14 Bis, réplica criada pelo goiano Allan Calassa, grande admirador da aviação e da história de Santos Dumont.

Assista ao vídeo com o voo inédito da Fumaça e a réplica do 14 Bis:

FONTE: FAB

8 COMMENTS

  1. Como encheu-me de orgulho este vídeo, trasendo-me lembrança da história dos grandes feitos do povo brasileiro, sem dúvida alguma este foi um deles. Parabéns Dumont, a NAÇÃO encontrarar o seu caminho digno e merecedor!!!!!!

  2. Uma pena que na comemoração do centenário a replica levada para Paris tenha quebrado. De bom apenas saber que no centenário do Flyer não conseguiram fazer voar nem com um vendaval 🙂

  3. Seria interessante que os políticos – vereadores, deputados, senadores, ministros – fizessem um estágio na Esquadrilha da Fumaça para aprender a trabalhar em conjunto, com coordenação, confiança e honestidade profissional para executar manobras perigosas que são realizadas por Suas Excelências os pilotos da FAB, com total perfeição e segurança. Assim, o juiz Sérgio Moro poderia se dedicar a outros afazeres!

  4. Pois é. Nas comemorações do Flyer, infelizmente teve até morte acidental, quando um aficionado tentou voar numa réplica que ele construiu. Depois de tanta discussão bizantina, parece que pelo menos uma verdade se impõe – o 14 Bis voa!!! O Flyer até agora não!?!? Vai dar pano para mais uns 100 anos de discussão.

  5. Parabéns à Esquadrilha da Fumaça e ao Allan Calassa!
    Os Thunderbirds e os Blue Angels não conseguem e nem conseguirão repetir o feito com uma réplica do Flyer rsrs.

  6. Parabéns aos pilotos da Esquadrilha pela excelente demonstração bem como ao Allan Calassa! Dentro dos tristes momentos em que vivemos, temos o prazer de assistir a este vídeo, que ainda nos dá alguma esperança neste País, tão deteriorado pelos maus brasileiros. Nelson Mariano

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here