Caças F-35A da USAF estão impedidos de voar após pilotos sofrerem hipoxia

19
F-35A Lightning II aircraft receive fuel from a KC-10 Extender from Travis Air Force Base, Calif., July 13, 2015, during a flight from England to the U.S. The fighters were returning to Luke AFB, Ariz., after participating in the world's largest air show, the Royal International Air Tattoo. (U.S. Air Force photo/Staff Sgt. Madelyn Brown)

F-35A Lightning II

F-35A

Depois que os pilotos sofreram “sintomas semelhantes a hipoxia”, F-35As em uma base são aterrados

Por Sea Gallagher

A 56th Fighter Wing da US Air Force na Base da Força Aérea de Luke no Arizona cancelou “operações locais de voo” para caças F-35A após cinco incidentes em que os pilotos “experimentaram sintomas semelhantes a hipoxia”, disse um porta-voz da Força Aérea em um comunicado. A hipoxia é uma deficiência de oxigênio que atinge o corpo através do sistema circulatório.

“Para sincronizar as operações e os esforços de manutenção para operações de voo seguras, cancelamos o voo local de F-35A”, disse o Brigadeiro General Leonard, o Comandante da 56th Fighter Wing. “A Força Aérea leva esses incidentes fisiológicos a sério e nosso foco é a segurança e o bem-estar de nossos pilotos. Estamos tomando as medidas necessárias para encontrar a causa raiz desses incidentes”.

O cancelamento das operações com F-35A está atualmente restrito à Base da Força Aérea de Luke, a base de treinamento de pilotos para o F-35A. A Força Aérea também treina pilotos de F-35A na Base da Força Aérea de Eglin, na Flórida. Os esquadrões da 56th Fighter Wing em Luke treinam os pilotos da Força Aérea dos EUA, bem como de outras nações que compram o F-35A, incluindo a Noruega, a Itália e a Austrália. Todo o treinamento de pilotos em Luke será informado sobre os incidentes e sobre os procedimentos que os pilotos afetados usaram para restaurar o oxigênio com sucesso e pousar a aeronave com segurança, disse um porta-voz da 56th Fighter Wing. O 56th’s Air Operations Group também realizará um fórum com pilotos para discutir suas preocupações.

De acordo com um porta-voz da Força Aérea, o Escritório do Programa Conjunto F-35 “formou uma equipe de ação formal de engenheiros, mantenedores e especialistas aeromédicos para examinar os incidentes para entender melhor a questão. Esses especialistas em assuntos vão compartilhar os dados em toda o Programa F-35 e com países parceiros”.

Não houve anteriormente impedimentos de voo do F-35 para problemas de suporte de vida, embora existam outros problemas de segurança que impuseram restrições aos pilotos que já foram abordados. Em maio, a Força Aérea levantou as restrições de peso nos pilotos de F-35 que haviam sido implantadas por causa de um risco para pilotos mais leves pelo sistema do assento ejetor da aeronave — foi mostrado em teste que o capacete que os pilotos F-35 usavam poderia quebrar o pescoço dos pilotos com menos de 136 libras de peso.

A hipoxia era anteriormente uma preocupação para o F-22 Raptor da Força Aérea. Em julho de 2012, a USAF reconheceu que o F-22 não estava fornecendo oxigênio suficiente para pilotos devido a uma coleção de problemas com o equipamento de suporte de vida dos pilotos. O chefe de gabinete da Força Aérea na época, general Norton Schwartz, explicou em um briefing em 2012 que o problema do F-22 foi parcialmente devido ao “vestuário de pressão superior da montagem de g-suit” — a equipamento usado pelo piloto para aumentar o fluxo sanguíneo na parte superior do corpo e evitar apagões (G-LOC). Outra parte do problema “tem a ver com a mangueira e válvula do hardware de conexão no cockpit”, explicou Schwartz.

O problema não poderia ser simplesmente corrigido trocando-se pelo avião de combate favorito do Presidente Trump. A Marinha e o Corpo de Fuzileiros também tiveram problemas de hipoxia em pilotos com o F/A-18 Hornet e todas as suas variantes. Houve inúmeros e crescentes problemas com “episódios fisiológicos”, de acordo com testemunhos apresentados pela Marinha ao Congresso em março. A Bloomberg informou que um memorando de pessoal preparado para uma audiência do Comitê de Serviços Armados da Câmara de março afirmou: “Desde 1º de maio de 2010, todos os modelos [de F-18] mostram aumentos anuais constantes no número de episódios fisiológicos”, como hipoxia e descompressão da cabine. E os oficiais da Marinha disseram à comissão que o problema era a “questão de segurança número 1” da aviação da Marinha.

FONTE: arstechnica.com

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Trindade

Problemas parecidos com dos sofridos pelos pilotos dos F-22. O que tá acontecendo com o TIO SAM e a qualidade dos seus produtos heim?!?

Alexandre Galante

O sistema de fornecimento de oxigênio desses aviões deve ser de apenas um fabricante. Pode ser um problema de projeto.

Clésio Luiz

alguns meses atrás instrutores de T-45 se recusaram a voar a aeronave porque a USN estava ignorando relatórios de problemas de hipoxia nessas aeronaves. Antes disso foi o F-18.
.
Fico imaginando porque ninguém até agora, colocou o nome do fabricante dos geradores OBOGS dessas aeronaves na mídia.

Alexandre Galante

Exatamente, Clésio!

bruno

coloquem mais algumas bombas de oxigenio e transforma o bixo em um caca naval submarino kkkkkkkkkk o que sera que o tio Jacob fez nos adirs?? sera que apresentaram o mesmo problema?? vamos ver no que vai dar

Marcelo Andrade

Se fosse no Brasil…….

Clésio Luiz

Galante, da frota da FAB eu sei que o A-29 tem OBOGS. Será que é da Honeywell também? E os F-5EM, receberam esse sistema?

Clésio Luiz

Respondendo a minha própria pergunta, parece que a Cobhan é a fornecedora para os F-5 e nesse panfleto fala em AL-X, então é possível que a atual frota da FAB use sistemas da Cobhan e não Honeywell:
.
http://www.cobham.com/mission-systems/oxygen-systems/military-aerospace-oxygen-systems/on-board-oxygen-generation-systems-obogs/f-5-obogs/docview/

Mauricio_Silva

Olá.
Mais um para a “coleção”. Nada de novo no front.
SDS.

jmgsboston

Nada que não possa ser resolvido.

Emmanuel

Problema que será resolvido em um caça operacional, moderno e sem igual.
Podem criticar o quanto quiser mas o F-35 não tem adversários a sua altura.
Abraços.

Vader

Eu acho que a culpa e do aquecimento global… 🙂

Marcelo Andrade

Isso, Emmanuel, tirem o piloto e tá resolvido!!!! Por 100 milhões a unidade, para que piloto???

Emmanuel

Marcelo Andrade, o F-35 vale cada centavo que custa.
Podem criticar o quanto quiser mas não há nada hoje que faça frente a ele.
Vai ter muito fanboy falando de caça russo, chinês ou europeu. Mas, infelizmente, ou felizmente, o F-35 não tem rivais a sua altura. E o tempo e os exercícios estão mostrando isso.
Ele vai cobrar um preço muito alto em perdas inimigas. Vamos ver quem vai querer pagar pra ver.
Abraços.

Marcelo Andrade

Sim, não quero desmerecer o F-35 que é o mais letal avião de combate de nossos dias, mas , tem que ser igual ao inseticida SBP “terrível! contra os insetos, só contra os insetos!

Acho que nem a USAF pode se dar ao luxo de deixar um projeto desses groundeado por motivos técnicos até banais, levando em conta a tecnologia embarcada. Imagine quando precisar dele e a taxa de disponibilidade ser abaixo de 50%??

É claro que tudo será sanado, mas vai levar um tempo precioso .

Emmanuel

Marcelo Andrade concordo com você.
Mas vejo, como leigo, que mesmo nesse período o USA vai ter uma vantagem tecnológica sobre aqueles que estão tentando desenvolver caças de 5ª geração, como China e Rússia.
O tempo dirá…
Abraço.

Jeff

“Emmanuel 12 de junho de 2017 at 14:02
.
…o F-35 vale cada centavo que custa.
Podem criticar o quanto quiser mas não há nada hoje que faça frente a ele.
Vai ter muito fanboy falando de caça russo, chinês ou europeu. Mas, infelizmente, ou felizmente, o F-35 não tem rivais a sua altura. E o tempo e os exercícios estão mostrando isso…”
.
Só acredito que é bom quando isso se prova em combate, até lá é tudo propaganda e prospecto atendendo “intere$$e$” diversos.

Rinaldo Nery

Já tem algo que faz frente ao F-35: a falta de oxigênio! Vai cair por hipoxia. Vergonha…