Saab Gripen

Brazil-Sweden Seminar on Aeronautical Cooperation tem como propósito catalisar a cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor Aeronáutico

No dia 31 de maio São José dos Campos receberá novamente representantes da Suécia para o Brazil-Sweden Seminar on Aeronautical Cooperation e a quinta edição do Brazilian Swedish Workshop in Aeronautics. O encontro, que será realizado no Parque Tecnológico a partir das 8h00, contará com o forte engajamento de cinco Ministérios: o da Defesa (MD), o da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o das Relações Exteriores (MRE) e o do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG), na definição de diretrizes estratégicas para o Setor Aeronáutico e de Defesa.

O Brasil é um parceiro estratégico para a Suécia e de longe o seu maior mercado exportador na América Latina. São mais de 200 subsidiárias suecas e as empresas de origem sueca estabelecidas no Brasil empregam mais de 70 mil pessoas. Porém, existe um enorme potencial inexplorado em novos setores como, por exemplo, tecnologias de informação e comunicação e biociências. Mas também em setores tradicionais como mineração e florestal, nos quais ambos são líderes, existem grandes oportunidades para o desenvolvimento de negócios e cooperações.

Os países, que já possuem projetos em andamento, propõem para o encontro um debate sobre as perspectivas futuras para criar ambientes favoráveis a interação entre as áreas tecnológicas e científicas relacionadas com o setor aeronáutico civil e militar.

Outro ponto de intenção é a possibilidade de ampliação do leque de parcerias para segmentos tecnológicos como manufatura avançada, propulsão, biocombustível aeronáutico e eletrônica, entre outros.

Esse é o terceiro ano consecutivo que os países se reúnem, através de dois encontros anuais, com a intenção de alcançarem projetos mais maduros tecnologicamente e não apenas os de pesquisa básica e acadêmica.

Na agenda desse encontro, a parte da manhã será reservada para palestras e trocas de informações. Já no período da tarde, serão realizados painéis de discussão temáticos que visam identificar os desafios para um plano de cooperação sustentável e de longo prazo entre os dois países, incluindo indicação de tecnologias a serem abordadas, aspectos relativos a financiamento, interação academia-indústria, e participação de startups, SMEs e grandes empresas do Setor.

“Esse é um encontro para buscar identificar oportunidades de interesse comum aos dois países reforçando os laços de amizade e respeito mútuos”, destacou o Diretor de Planejamento Estratégico de C&T do Estado-Maior da Aeronáutica.

Em outubro, a reunião acontecerá na Suécia, aonde as discussões terão continuidade e novas ações entre os dois países poderão ser estabelecidas.

DIVULGAÇÃO: Factual Comunicação

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gonçalo Jr.

O Brasil também deveria dar atenção à indústria naval suéca. Eles possuem excelentes projetos nessa área.

Antônio de Sampaio

Sinto um regozijo incontido em saber que o Brasil possui uma empresa como a Embraer, e toda a teia de empresas satélites que orbitam sob sua égide tecnológica de reconhecimento mundial, algo que proporciona ao Brasil frequentar um ambiente que poucos, pouquíssimos países do mundo são capazes de atuar. Não estamos neste campo de jogo como convidados pró-forma, a verdade que neste jogo atuamos como protagonistas mundiais respeitados. Estou gostando dessa sinergia Embraer/Saab, Brasil/Suécia, só temos a ganhar, e eu diria que não apenas com produtos e resultados materiais palpáveis e tangíveis, mas também algo além do físico, entrando já… Read more »