Caças chineses voaram invertidos sobre avião WC-135 americano

Caças chineses voaram invertidos sobre avião WC-135 americano

9953
23
“Because I was inverted”, cena do Top Gun

Dois caças chineses Sukhoi Su-30 interceptaram um avião militar WC-135 dos Estados Unidos no Mar da China Oriental esta semana, afirmaram hoje as forças armadas norte-americanas, descrevendo o encontro como “não profissional”.

A BBC informou, segundo relatos de oficiais americanos, que os caças chineses chegaram a 45 metros de distância do avião WC-135 e voaram invertidos sobre ele, imitando a famosa cena do filme “Top Gun”.

As aeronaves estavam sobre espaço internacional. Os dois países mantém conversas em privado para tratar do assunto.

WC-135 Constant Phoenix

23 COMMENTS

  1. Só dizendo que Top Gun foi lançado dia 12 de maio de 1986 nos EUA. 31 anos, os chineses não perderam a oportunidade de comemorar 🙂
    .
    Agora se os EUA querem rasgar a calcinha por causa da imaturidade de um piloto do país que eles espionam na cara dura, sempre existe a opção de parar com os voos de espionagem no quintal dos chineses. Se acham estão no direito deles, então que aguentem. Quem provoca tem que aguentar a provocação dos outros também.
    .
    Lembrei também de uma reportagem, sobre o pouso de emergência no Brasil durante a Guerra das Falklands, de um Vulkan inglês voando em emergência por falta de combustível, por F-5s da FAB no litoral do Rio de Janeiro. O piloto inglês estava recusando-se a proceder com a comunicação via rádio, quando um dos pilotos brasileiros deu uma “asada” (expressão que o piloto usou) no inglês que deixou de se fingir de desentendido e passou a falar no rádio.

  2. Foi só uma brincadeira dos pilotos chineses, brincadeira muito criativa, e até respeitosa, cultuando um filme do país “inimigo”.

  3. Que continuem a brincadeira. Mais dia menos dia alguém vai se entusiasmar muito e fazer uma besteira.

  4. Clésio Luiz 19 de maio de 2017 at 12:47
    Só dizendo que Top Gun foi lançado dia 12 de maio de 1986 nos EUA. 31 anos, os chineses não perderam a oportunidade de comemorar
    .
    Muito boa!!!! kkkkkkkkkkkkkkk
    .
    Antonio Palhares, já aconteceu. Ocorreu um incidente um tempo desses por lá, acho que o caça chinês caiu, mas me lembro direito.

  5. Esses voos ocorrem dos dois lados, russos e chineses (eu acho) também fazem voos nas fronteiras de países considerados adversários. Os russos (eu acho) são os únicos que costumam mandar bombardeiros para avaliar a reação da defesa aérea do oponente.
    .
    Existem muitas estórias sobre esses encontros, especialmente com as tripulações dos Tu-95 “Bear”. Consta por exemplo tripulantes mostrarem garrafas de Coca-Cola e revistas Playboy para os pilotos dos interceptadores, num gesto no mínimo camarada diante do tipo de encontro entre aviadores de nações inimigas.
    .
    Outras falam de brincadeiras mais perigosas, como diminuir a velocidade até o pré-estol em altitudes elevadas (9-11.000 metros) onde caças com alta carga alar acabam tendo dificuldade de acompanhar o intruso. A maior vítima teria sido o Tornado ADV, que com asas e motores voltados para voo ao nível das árvores tinha sérias dificuldades em acompanhar o Bear nessas brincadeiras. Consta até que ele perdia as “arrancadas” de pré-stol para velocidade de cruzeiro.

  6. Horatio, embora não envolva os mesmo países, mas provocações entre caças aconteceram e muito entre gregos e turcos. E algumas vezes a coisa acabou mal, sendo comum aeronaves danificadas ou mesmo abatidas. A única derrota documentada do F-16 foi a perda de uma unidade turca para um Mirage 2000 grego.

  7. Sim Clésio,
    .
    São milhares de invasões do espaço aéreo todos os anos lá na Grécia…
    .
    Além do F-16 abatido (acho que é mais correto do que chamar de acidente, o Mirage grego inclusive foi fotografado com a marca de uma vitória na sua fuselagem tempos depois) existiram também acidentes de fato com a imperícia ou o choque entre aeronaves em manobras mais ousadas e infeliz perda de pilotos…
    .
    A situação é muito delicada entre Grecia e Turquia há muitos anos e ameaças são constantes pra quem vive por lá, não é uma fronteira estável e é disputada.
    .
    Sds

  8. Os chineses gostam muuuuuuito do filme Top Gun, eles até fazem poses no Liaoning, imitando aqueles caras de jalecos coloridos que liberam o avião na catapulta antes de lançar, eles se abaixam e apontam pra frente, os chinos simplesmente adoram Top Gun, já vi fotos de pessoas comuns em casa imitando o filme, um dos motivos para eles terem adquirido um porta-aviões é por causa do filme, não duvido disso. kkkk

  9. Esse WC-135 é um avião para ” farejar ” particulas nucleares no ar, ou seja é pra saber se alguem detonou uma bomba nuclear, devia estar espionando a CN não a China o ato chines foi sim imprudente e os EUA estão certos em responder, se fosse eu da proxima vez ainda mandava uma escolta

  10. “Clodorencio Piloto 19 de maio de 2017 at 13:49

    Só pode ter sido o “Mavelik” quem pilotava o caça chinês”

    Muito boa Clodorencio, ri alto aqui.

  11. Clésio Luiz:

    Por favor, o Senhor ou alguém aqui do site poderia me esclarecer o que seria uma “asada”?

    Conheço a história da interceptação do Vulcan há décadas, mas sempre fico encafifado com essa expressão. O que seria?

LEAVE A REPLY